61 anos de galinhos foi marcado pelo despreparo da gestão e organização do evento
24/03/2024
Galinhos(RN) : A cidade comemorou e ainda continua as festividades dos 61 anos de emancipação política, até aí tudo bem.
Sexta(22) aconteceu a festa com a cantora Mari Fernadez e a gestão municipal mostrou seu despreparo para grandes eventos, contratou uma equipe de segurança totalmente despreparada para uma evento dessa magnitude.
Nosso direct lotou de pessoas relatando que foram agredidas ou até mesmo constrangidas pelos seguranças.
Bateram em pessoas, levaram para salas para bater mais, constrangeram pessoas que estavam a trabalho na festa, fizeram um verdadeiro show de horror.
A festa já mostrava seu fracasso em seu público que não foi o esperado, isso mostra a incompetência do gestor municipal e do responsável pela secretaria de eventos do município.
NOSSO BLOG REPUDIA E LAMENTA QUE TANTAS PESSOAS TENHAM SIDO AGREDIDAS E CONSTRANGIDAS EM ALGO QUE ERA PRA SER DE “ALEGRIA”.
Matéria / Netinho Faustino
Essa publicação é um oferecimento
Aos 81 anos, jornalista Renato Machado é internado em CTI no Rio
23/03/2024
Reprodução
Conhecido por trabalhar há mais de 40 anos na TV Globo, o apresentador foi hospitalizado nesta sexta-feira (22/3); saiba mais detalhes
A coluna Fábia Oliveira descobriu que o jornalista Renato Machado está internado no CTI da Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Ele deu entrada na unidade nesta sexta-feira (22/3).
Até o momento, ainda não se sabe a causa da internação do jornalista. No entanto, fontes afirmam que o quadro de saúde não é considerado grave.
A coluna procurou a assessoria do hospital, que informou: “A Clínica São Vicente tem por política não divulgar informações sem autorização do paciente ou familiares”.
Renato Machado completou 81 anos no último dia 21 e chegou a convidar os seguidores a acompanharem o documentário Uma Semana na Provence com Renato Machado, que estreou na mesma data.
“Hoje, aniversário, comemoro assistindo à estreia do meu passeio pela Provence, no sul da França. Convido vocês a me acompanharem nesta jornada de aromas, sabores e cores, hoje, às 20hs, no canal Sabor & Arte”, escreveu ele.
Renato Machado trabalhou na TV Globo por mais de 40 anos. Apresentou o Jornal da Globo em 1982-1983, o RJTV entre 1989-1990 e 1992, o Jornal Nacional eventualmente de 1995 a 2011, e o Fantástico Especial no dia 31 de dezembro de 1995.
De 1996 a 2011, ele foi o editor-chefe e apresentador do Bom Dia Brasil. A maior parte desse período ele dividiu bancada com Renata Vasconcellos, atual apresentadora do JN. Em novembro de 2021, Machado foi demitido da emissora.
Atualmente, o jornalista apresenta o podcast “Mundo com Renato” e compartilha dicas e viagens com seus mais de 50 mil seguidores no Instagram.
Essa publicação é um oferecimento
Endrick marca e Brasil vence a Inglaterra em Wembley na estreia de Dorival Jr.
23/03/2024
Foto: Rafael Ribeiro/ CBF
O Brasil venceu Inglaterra por 1 a 0 neste sábado (23) em jogo amistoso. No estádio de Wembley, em Londres, Endrick entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória brasileira.
O jogo marcou a estreia do técnico Dorival Jr. no comando da Amarelinha. Dorival assumiu o cargo em janeiro deste ano substituindo Fernando Diniz. A Seleção volta a campo na próxima terça-feira (26) em amistoso contra a Espanha.
Início de jogo “lá e cá”
O jogo começou muito movimentado para os dois lados. Logo aos dois minutos, Foden cobrou falta perigosa para a Inglaterra, a bola passou muito perto do gol de Bento, mas foi para fora.
Em seguida, a Seleção Brasileira criou diversas chances com Rodrygo e Vinícius Jr. A principal aconteceu aos 11 minutos, quando Paquetá lançou Vini Jr., que ficou sozinho de cara para o gol, mas acabou chutando fraco para Walker afastar.
A Inglaterra respondeu com Gallagher também deixando Watkins sozinho, mas o atacante do Aston Villa chutou muito forte por cima do gol.
Inglaterra melhor
A Seleção Inglesa dominou as ações na segunda metade do primeiro tempo. A Seleção Brasileira apelou para as faltas, além de ceder escanteios em sequência.
Apesar do domínio inglês, a chance mais clara de gol foi brasileira. Bruno Guimarães pegou mal depois de cruzamento de Rodrygo, mas a bola sobrou para Vinícius Jr. O craque do Real Madrid rolou para Paquetá, livre no meio da área, que mandou uma bomba na trave.
Bento foi acionado em chute de Gordon, que recebeu na esquerda, corta para o meio e chutou colocado. O goleiro estreante fez boa defesa, espalmando a bola.
Segundo tempo
A segunda etapa do jogo começou como terminou a primeira: com domínio inglês. Logo aos quatro minutos, Bento fez grande defesa em finalização de Gordon.
Apesar de criar mais, a Inglaterra não conseguiu levar tanto perigo ao gol brasileiro. Aos 17, Bruno Guimarães aproveitou uma bola mal afastada pela defesa para dar um lindo passe de trivela para Paquetá, que bateu de primeira. A bola passou muito perto do gol de Pickford, mas foi para fora.
As mudanças de Dorival
As primeiras mudanças do estreante Dorival Jr. aconteceram no meio do segundo tempo. Aos 24 minutos, o técnico substituiu Paquetá por Andreas Pereira e Rodrygo por Endrick. Não foi dessa vez que o futuro trio do Real Madrid jogou junto. Depois, aos 32, Raphinha saiu para entrada de Savinho e Bruno Guimarães deu lugar a Douglas Luiz.
Surtiu efeito
E a mexida de Dorival deu resultado. Aos 34 minutos, Andreas Pereira aproveitou falha da defesa da Inglaterra e lançou Vinícius Jr., que ficou sozinho de cara para o gol. O craque do Real Madrid chutou em cima de Pickford e, no rebote, Endrick balançou as redes.
Os ingleses reclamaram com o árbitro sobre a posição de Vinícius Jr. no início da jogada, mas a partida contava com VAR, que validou o gol.
Próximos jogos
A Seleção Brasileira volta a campo na terça-feira, dia 26 de março, quando enfrenta a Espanha também em jogo amistoso. A partida será no no Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid.
A Inglaterra também joga na próxima terça-feira (26). Os ingleses enfrentam a Bélgica em amistoso.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
“Ambulancioterapia” cresce 77% entre 2017 e 2023 no Hospital Walfredo Gurgel
23/03/2024
Foto: Douglas Lemos/G1 RN
Entre 2017 e 2023 a quantidade de pacientes que chegam ao Hospital Walfredo Gurgel (HMWG) em ambulâncias de cidades do interior aumentou 77%. A informação consta no Levantamento Comparativo de Dados Médios, elaborado pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar do próprio hospital. As razões para o crescimento da chamada “ambulancioterapia” podem estar relacionadas, segundo a Federação dos Municípios do RN à centralização de atendimentos em Natal e Mossoró, fazendo com que os pacientes das outras cidades precisem se deslocar para essas cidades, quando parte desses atendimentos poderiam ser realizados em outras unidades.
Sem um hospital adequado para tratar um fratura que teve na perna após um acidente de moto, Michel Santos, de 19 anos, teve que ser levado do município de Lagoa Dantas para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. “Eu bati em um trator e acabei quebrando o osso da perna. Cheguei ontem e estou aguardando ser encaminhado para a cirurgia”, explicou o jovem enquanto aguardava o encaminhamento na última terça-feira (19). No dia seguinte, ele foi encaminhado para um hospital da rede privada e conseguiu realizar a cirurgia. Posteriormente, recebeu alta.
Também do interior, o repositor Jose Juciel Vicente, de 29 anos, aguardava há 24 horas encaminhamento no Walfredo. Ele havia sofrido um acidente de moto em Vera Cruz. “Eu estava de moto numa estrada de barro e tombei. Acabei quebrando a clavícula e terei que fazer cirurgia. Estou aguardando encaminhamento”, disse ele.
Os dois casos ilustram como é comum pacientes do interior chegarem àquela unidade hospitalar e apontam para outro dado presente no relatório, o de atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de moto, que apresentou também curva de crescimento no período, atingindo um pico de 700 atendimentos mensais em 2023.
“Fechamos a primeira quinzena de março com 427 atendimentos à vítimas de acidentes de moto no HMWG. Se nada mudar, a projeção é de 750 acidentes no mês. A taxa de internação é de 28,34%”, afirma o diretor técnico do hospital Leandro Freire.
Segundo ele, o hospital não tem como explicar as causas do aumento da demanda dos acidentes de moto, mas participa ativamente das discussões levando dados atualizados para que os órgãos responsáveis possam adotar medidas que reduzam esses números. “Recentemente implantamos o monitoramento do local do acidente relatado pelos pacientes e enviamos esses dados ao Detran, STTU e PRF”, diz.
Da mesma forma, não é possível apontar os motivos do aumento da ambulancioterapia, uma vez que excedem a governabilidade do hospital. “Não temos como avaliar as razões do aumento da chegada de ambulâncias do interior. Todavia, estamos sempre alertando a Sesap da alta demanda do interior, e soluções estão sendo buscadas no nível central”, explica o diretor.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que trabalha na organização dos fluxos de atendimento na rede, fortalecendo a rede própria no interior, com a ampliação dos serviços de ortopedia com vistas , por exemplo, a desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
“Outra medida que vem auxiliando nisso é o fortalecimento do processo de regulação, seja por meio do Regula RN, no caso dos leitos, ou pela central de acessos às portas hospitalares, que coordena o fluxo de atendimentos de urgência e emergência”, diz a pasta.
Reportagem completa na Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Governo do RN decreta ponto facultativo na quinta-feira (28), véspera da sexta-feira Santa
23/03/2024
Foto: Augusto César Gomes/Inter TV Cabugi
O governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para os servidores públicos do estado na próxima quinta-feira (28), véspera da sexta-feira Santa.
O decreto foi publicado neste sábado (23) no Diário Oficial do Estado e é assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT).
A Prefeitura de Natal confirmou ao g1 que também vai decretar ponto facultativo na quinta-feira da Semana Santa, porém o documento ainda não foi publicado.
O ponto facultativo estadual abrange órgãos da administração direta e indireta do estado, além de autarquias e fundações ligadas ao governo.
Porém, segundo o decreto, a medida não se estende “às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompido”.
É o caso de serviços de urgência e emergência nos hospitais públicos e o policiamento ostensivo da Polícia Militar, por exemplo.
Judiciário
No calendário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a Semana Santa será ainda mais longa, com feriado forense da quarta-feira (27) até a sexta-feira (29).
g1-RN
Essa publicação é um oferecimento
Para 52% dos brasileiros, mulher que aborta deve ser presa, diz pesquisa Datafolha
23/03/2024
Foto: Free-Photos / Creative Commons / Pixabay
Para 52% dos brasileiros, mulheres que interrompem voluntariamente uma gestação devem ser processadas e presas, segundo o Datafolha.
O percentual é 6 pontos menor do que o levantamento feito em 2018, quando 58% do país era a favor da punição após a interrupção da gravidez. Em 2013 e 2016, o número chegou a 64%, enquanto em 2007, era de 43%.
O apoio à descriminalização, por outro lado, cresceu. Nesta pesquisa, representa 42% dos entrevistados, ante 33%, em 2018.
O levantamento foi realizado com 2.002 pessoas de 147 municípios do Brasil em 19 e 20 de março e está sujeito a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.
Entre as mulheres, 50% defendem que aquelas que fazem o procedimento sejam presas, enquanto os homens são 54%. Para 44% delas, mulheres não deveriam ser encarceradas caso façam aborto, enquanto homens que concordam com a afirmação são 41%.
Em todos esses casos, a diferença entre homens e mulheres dá empate técnico pela margem de erro.
Hoje, o Brasil permite o aborto em casos como estupro, risco para a vida da gestante e, por jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal), anencefalia fetal. Qualquer outra situação é considerada ilegal e tem pena prevista de até quatro anos.
Religião
O levantamento mostra que católicos e evangélicos têm maior tendência a considerar mulheres que abortam como criminosas. Entre os católicos entrevistados, 56% afirmam que a mulher deve ir para a cadeia. No caso dos evangélicos, o número é de 55%.
Os espíritas (ou kardecistas), por outro lado, se mostraram menos propensos à criminalização da prática —39% avaliam que o aborto deve ser punido com prisão, ante 51% contrários à afirmação.
Bolsonaristas e petistas
Com relação ao posicionamento político dos entrevistados, 51% daqueles considerados petistas defendem que a mulher seja processada e presa.
Entre bolsonaristas, 59% avaliam que o aborto como crime passível de encarceramento, ante 36% daqueles que discordam.
A preferência política partidária aprofunda as diferenças entre participantes petistas e bolsonaristas, mas mesmo aqueles que tendem à esquerda veem as mulheres que abortam como criminosas. Eles são 50% dos que preferem o PT, enquanto representam 61% dos identificados com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A preferência de que mulheres que abortam sejam presas aumenta conforme a faixa etária: de 16 a 24 anos, são 38%; de 25 a 34, representam 48%; de 35 a 44, eles são 53%; 45 a 59 anos totalizam 57%; e entre aqueles com mais de 60 anos, são 58%.
Nível de escolaridade
Quanto menor o nível de escolarização do entrevistado, maior a tendência a ver o aborto como caso de prisão. Entre aqueles que têm até o ensino fundamental completo, 67% defendem o encarceramento.
Dos participantes com o ensino médio completo, 49% avaliam que mulheres que abortam devem ser presas, ante 45% contrários. Entre aqueles que finalizaram a graduação, 37% se enquadram no primeiro grupo, enquanto 59%, no segundo.
Renda
Fenômeno semelhante ocorre com a renda: quando menor o ganho salarial, maior propensão a ser favorável à prisão.
Entre aqueles ganham até dois salários mínimos, 57% defendem o encarceramento e 37% são contrários.
O número cai 12 pontos percentuais na faixa salarial seguinte, de dois a cinco salários mínimos, em que 45% dos entrevistados afirmam que mulheres que abortam devem ser presas, ante 48% que discordam da declaração.
Dos entrevistados que ganham mais de cinco salários, mas menos de dez, 41% são a favor da prisão e 58% contrários.
Entre aqueles que recebem mais de dez salários, 44% afirmam que mulheres devem ser presas, e 56%, que não.
Folhapress
Essa publicação é um oferecimento
Allyson demonstra força política e filia 14 vereadores de Mossoró ao União Brasil
23/03/2024
O prefeito de Mossoró e presidente do União Brasil Mossoró, Allyson Bezerra, confirmou nesta sexta-feira (22), a filiação de 14 vereadores de Mossoró ao União Brasil. É a primeira vez na história que um partido consegue reunir essa quantidade de vereadores em uma nominata na cidade, o que demonstra a capacidade de diálogo e a força política do projeto do prefeito mossoroense.
Vereadores que já somam forças com o gestor na Câmara Municipal reforçam a nominata de pré-candidatos para as eleições deste ano.
“Sou muito grato a todos os que estão aqui nesta noite se filiando ao União Brasil, somando forças pelo trabalho e pelo desenvolvimento de Mossoró. Aqui temos vereadores que já trabalham junto com a nossa gestão em prol do povo de Mossoró. E eu tenho o orgulho e a alegria de essa ser a primeira vez que um partido de Mossoró recebe tantos nomes de vereadores de mandato”, destacou Allyson.
Passam a integrar o União Brasil Mossoró, os vereadores e pré-candidatos nas eleições 2024, Genilson Alves, Raério Araújo, Gideon Ismaias, Tony Cabelos, Didi de Arnor, Costinha, Ozaniel Mesquita, Ricardo de Dodoca, Edson Carlos, Lucas das Malhas, Marrom, Wiginis do Gás, Marckuty da Maísa e Francisco Carlos, além do ex-vereador Naldo Feitosa.
Estiveram presentes no encontro, o presidente do União Brasil RN, José Agripino; o deputado federal Paulinho Freire; o deputado estadual Ivanilson Oliveira; a prefeita de Grossos, Cinthia Sonale; o ex-deputado estadual, Souza; ex-prefeito de Assú Ivan Jr., representando o deputado federal Benes Leocádio. Também participaram do evento, os presidentes dos Diretórios Municipais do PSDB, Lawrence Amorim; Wilson Fernandes, do PSB; Narcizio, do Podemos, Jadson, do Solidariedade e Paulo Linhares, do PSD.
Essa publicação é um oferecimento
PF busca identificar destinatário de áudios de Cid e reúne indícios de que gravações foram enviadas por WhatsApp
23/03/2024
Foto: Cristiano Mariz
A Polícia Federal está analisando as gravações em que o tenente-coronel Mauro Cid critica a instituição e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é identificar o destinatário do material, a fim de apurar se trata-se de algum investigado com quem o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está impedido de manter contato.
Os investigadores já reconheceram indícios de que são mensagens áudios enviadas por WhatsApp, e não uma conversa telefônica gravada ou uma escuta ambiental, por exemplo. Procurada, a defesa de Cid disse que não vai se manifestar.
Em depoimento na sexta-feira, no gabinete de Moraes, o oficial foi questionado com quem o diálogo teria ocorrido e respondeu que não se lembrava. Na audiência, o militar citou sete pessoas com quem vem mantendo contato e disse não ter relação com políticos ou com figuras do Judiciário e que não conversa com outros investigados.
Entre os investigados nos inquéritos que envolvem Cid, Bolsonaro e alguns de seus aliados, há o temor de que a suspeita recaia sobre eles. O ex-ajudante de ordens firmou acordo de delação premiada e forneceu informações sobre a tentativa de golpe de Estado, o caso das joias desviadas da Presidência e da suposta fraude no cartão de vacina. O STF agora reavalia se mantém a homologação da colaboração.
As gravações, em que Cid faz críticas à PF e ao Supremo Tribunal Federal (STF) na condução de seu acordo de delação premiada, vieram a público na quinta-feira após reportagem da revista “Veja”. Uma das hipóteses em avaliação pelos investigadores é se o próprio Cid teria repassado as gravações.
A utilização de rede social e a comunicação com outros alvos das investigações caracterizariam o descumprimento de medidas cautelares impostas por Moraes ao revogar a prisão preventiva de Cid, em setembro do ano passado.
Cid teve sua prisão novamente decretada por Moraes nesta sexta-feira, após participar de uma audiência na Corte. Na ocasião, ele foi confrontado com as declarações. Houve o entendimento de que o oficial, além de descumprir as cautelares, praticou o crime de obstrução à Justiça.
Nas mensagens divulgadas, Cid discorre sobre o trabalho dos investigadores e de Moraes, responsável por homologar o acordo de delação premiada assinado por ele. O tenente-coronel também afirma estar sendo vítima de uma “narrativa pronta”, em que não há interesse no esclarecimento dos fatos. “Eles queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu”, sustentou em uma das gravações.
Na audiência, Cid afirmou que não foi coagido e que a delação foi firmada de forma voluntária, reafirmando a intenção de colaborar. “Nunca houve induzimento às respostas. Nenhum membro da Polícia Federal o coagiu a falar algo que não teria acontecido”, disse, segundo a transcrição que consta da ata do depoimento.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Vírus “comedor de ânus” mata pessoas e se espalha. Veja alerta
23/03/2024
Reprodução
Apelidado de “comedor de ânus”, o vírus está se alastrando pelo Japão, causando preocupação por sua alta letalidade. A doença mata aproximadamente 30% dos infectados
Um vírus apelidado popularmente de “comedor de ânus” está se alastrando pelo Japão, causando preocupação devido à sua alta letalidade. A doença mata aproximadamente 30% dos infectados, de acordo com informações do RIC.
Durante os primeiros dois meses de 2024, o país registrou cerca de 378 casos da síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS). No ano passado, foram registrados 941 casos. A estimativa é que este ano o número de casos seja maior.
A STSS é uma forma grave de infecção causada pela bactéria estreptococo A, que pode se desenvolver na garganta, pele, ânus e órgãos genitais, causando diversas doenças.
Os sintomas da STSS incluem febre, dificuldade respiratória, disfunção renal e hepática, pressão arterial baixa, confusão mental, dores de cabeça e musculares, náuseas, vômitos, diarreia, mal-estar e mucosas avermelhadas.
Embora a doença seja mais comum em idosos com 65 anos ou mais, está causando um aumento significativo de mortes entre pacientes com menos de 50 anos.
Um caso chocante envolveu um adolescente de 14 anos de idade que precisou ter ambas as mãos e pés amputados devido a complicações da síndrome do choque tóxico, ocorrido em setembro de 2023.
Os especialistas admitiram que não sabem dizer porque o número de casos está aumentando. “Ainda existem muitos fatores desconhecidos sobre os mecanismos por trás das formas fulminantes (graves e repentinas) de estreptococos, e não estamos no estágio em que possamos explicá-los”, afirmou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) em comunicado.
Essa publicação é um oferecimento
"TADINHO": Cid desmaiou em depoimento e teve de ser atendido por brigadistas do STF
23/03/2024
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, desmaiou durante o depoimento ao Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (22) e precisou ser socorrido por dois brigadistas do STF. O militar foi preso após o interrogatório. Cid foi convocado a depor sobre um áudio no qual fez ataques à Polícia Federal e ao ministro Alexandre de Moraes.
Na gravação, o ex-ajudante de Bolsonaro afirma que a PF o pressionou a relatar fatos que não aconteceram e detalhar eventos sobre os quais não tinha conhecimento. O R7 apurou que o militar corre o risco de ter o acordo de delação premiada firmado com a corporação anulado.
Ele também diz que foi induzido por policiais a corroborar declarações de testemunhas e a reproduzir informações específicas, sob pena de perder os benefícios do acordo de delação premiada. Além disso, o militar critica a atuação de Moraes, afirmando que o ministro faz o que bem entender.
“O Alexandre de Moraes é a lei. Ele prende, ele solta, quando ele quiser, como ele quiser. Com Ministério Público, sem Ministério Público, com acusação, sem acusação. Se eu não colaborar, vou pegar 30, 40 anos [de prisão]. Porque eu estou em [inquérito sobre] vacina, eu estou em joia”, comentou Cid.
Na gravação, o ex-ajudante de Bolsonaro afirma que Moraes “já tem a sentença pronta” dos inquéritos dos quais é relator e que apenas aguarda “o momento mais conveniente” para ordenar as prisões dos investigados.
“O Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta, acho que essa é que é a grande verdade. Ele já tem a sentença dele pronta. Só está esperando passar o tempo. O momento que ele achar conveniente, denuncia todo mundo, o PGR acata, aceita e ele prende todo mundo”, reclamou.
Sobre a PF, Cid diz que “eles queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu”. “Eles já estão com a narrativa pronta. Eles não queriam saber a verdade. Eles queriam só que eu confirmasse a narrativa deles”, afirmou.
R7
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Prefeito Manoel oficializa a entrega de fardamento e material escolar como o Blog do Netinho Faustino noticiou
23/03/2024
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Faustão é submetido a hemodiálise e aguarda adaptação de novo rim, diz boletim
23/03/2024
O apresentador Fausto Silva que, recentemente, foi submetido ao processo de embolização devido ao não funcionamento do rim transplantado, continua internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, mas segue respondendo bem aos tratamentos, segundo aponta o boletim médico.
“O paciente vem se submetendo a sessões de hemodiálise e aguarda a adaptação do órgão e recuperação da função renal”, diz o documento divulgado na sexta-feira (22).
De acordo com os médicos, Faustão “está consciente, conversa normalmente e respira sem ajuda de aparelhos”. O boletim foi divulgado após o apresentador Milton Neves chegar a divulgar que Faustão teria morrido. Neves pediu desculpas e afirmou ter tido o celular hackeado.
Fausto Silva deu entrada no fim de fevereiro para preparação do transplante em função do agravamento de uma doença renal crônica. Na sequência, foi realizada uma avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado.
Essa publicação é um oferecimento
Santos deve tirar foto de camarote, mas vai manter Robinho em Memorial
23/03/2024
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O Santos deve remover as imagens e fotos do ex-atacante Robinho, preso na quinta-feira (21), na Baixada Santista, de alguns locais do clube, mas não mexerá no Memorial de Conquistas.
O que aconteceu?
A diretoria do Santos deve manter os objetos de conquista relacionados a Robinho, condenado e preso por violência sexual coletiva, no Memorial de Conquistas, na Vila Belmiro. A ideia é conservar o espaço como está.
Em contrapartida, a direção do Santos avalia a remoção das imagens e fotos de Robinho em outras partes do estádio, como no camarote da presidência. Em locais pontuais das dependências, as imagens espalhadas de Robinho também devem ser retiradas.
O CT Rei Pelé também deve passar por uma revisão. O local contava com algumas figuras de ex-atletas nas paredes.
“No Memorial das Conquistas são fatos relacionados à história esportiva do atleta.”
UOL
Essa publicação é um oferecimento
Sobe para 93 o número de mortos em ataque terrorista a casa de shows na Rússia
23/03/2024
Foto: REUTERS/Maxim Shemetov
Subiu para 93 o número de mortos em um ataque contra um famoso complexo de concertos perto de Moscou nesta sexta-feira (22), segundo o Comitê de Investigação da Rússia. Outras 100 pessoas ficaram feridas depois que atiradores invadiram o edifício com armas e granadas.
Segundo a agência estatal RIA, citando o ministério regional da saúde neste sábado (23), três crianças estão entre os mortos no ataque.
O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque em um breve comunicado publicado no perfil de notícias do grupo, a Amaq, no Telegram na sexta-feira. O grupo não forneceu evidências para apoiar a afirmação.
Imagens de vídeo do local do ataque, a sala de concertos Crocus City Hall, mostram o vasto complexo, que abriga a área musical e um shopping center, em chamas e com fumaça subindo no ar.
A agência RIA Novosti informou que os indivíduos armados “abriram fogo com armas automáticas” e “lançaram uma granada ou uma bomba incendiária, que iniciou um incêndio”. Eles então “supostamente fugiram em um carro Renault branco”, disse a agência de notícias.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
MP da Espanha recorre de liberdade provisória de Daniel Alves
23/03/2024
Foto: Alberto Estevez/Reuters
O Ministério Público de Barcelona recorreu da decisão da Justiça que permitiu a liberdade provisória de Daniel Alves mediante o pagamento de uma fiança de 1 milhão de euros, equivalente a 5,5 milhões de reais.
O ex-jogador brasileiro foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos em uma boate em Barcelona.
O Tribunal de Barcelona concordou parcialmente com o pedido da defesa de Alves para libertá-lo, enquanto se aguarda a sentença final. Daniel Alves, porém, ainda não pagou a fiança e deve permanecer o fim de semana preso.
Em recurso apresentado na sexta-feira, 22, promotores de Barcelona citaram o risco de fuga.
Daniel Alves teve os dois passaportes espanhol e brasileiro retidos e está proibido de sair do país.
O jogador, de 40 anos, que estava detido desde 20 de janeiro de 2023, também terá de “comparecer todas as semanas” em tribunal e responder “a todas as intimações legais” até ao seu novo julgamento, cuja data é desconhecida.
Ele também está proibido de se aproximar “a menos de um quilômetro da casa” ou “do local de trabalho” da vítima e “de se comunicar com ela por qualquer meio”.
Pedido de liberdade provisória
Daniel Alves solicitou sua libertação provisória na terça-feira, 20, durante uma breve sessão à porta fechada perante o tribunal de Barcelona. A acusação opôs-se a este pedido, considerando que o risco de fuga era significativo.
Ouvido por videoconferência a partir da prisão de Barcelona onde está detido, o antigo lateral da Seleção garantiu ao tribunal que não fugiria, acrescentando que acredita na justiça, segundo fontes judiciais.
A sua advogada, Inés Guardiola, lembrou que o ex-jogador já cumpriu um quarto da pena proferida em primeira instância, um argumento tido em conta pelo tribunal, que até agora se tinha oposto aos vários pedidos de libertação do jogador.
A advogada da demandante, por sua vez declarou que “é um escândalo deixarmos uma pessoa em liberdade quando sabemos que ela pode arrecadar um milhão de euros num instante”, disse Ester García à rádio catalã RAC-1.
O Antagonista
Essa publicação é um oferecimento
9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever, aponta IBGE
23/03/2024
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ao todo, 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais são analfabetas no Brasil — o que representa taxa de analfabetismo de 5,4% —, de acordo com dados presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Educação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22/3).
Em comparação com 2022, o índice do ano passado sofreu redução de cerca de 232 mil analfabetos na população brasileira.
Mais da metade (54,7%) das pessoas que não sabem ler e escrever mora no Nordeste, totalizando 5,1 milhões. Em seguida, aparece o Sudeste, que abriga 2,1 milhões (22,8%) dos analfabetos do país.
A Pnad Contínua Educação retrata o panorama educacional da população do Brasil, com os seguintes indicadores: analfabetismo, nível de instrução e número médio de anos de estudo, taxa de escolarização, abandono escolar de pessoas de 14 a 29 anos, entre outras abordagens.
Analfabetismo nas regiões do Brasil
O Nordeste e o Norte apresentaram as taxas de analfabetismo mais elevadas — 11,2% e 6,4%, respectivamente —, entre pessoas com 15 anos ou mais. Enquanto esses dados eram significativamente menores no Centro-Sul do Brasil.
Apesar da queda considerável de 0,5 ponto percentual, entre 2022 e 2023 (passando de 11,7% para 11,2%), o Nordeste é a única região que ainda não conseguiu cumprir a Meta 9, presente no Plano Nacional de Educação (PNE) — que prevê a redução da taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais para 6,5%.
O Brasil atingiu essa meta intermediária em 2017, enquanto Sul, Sudeste e Centro-Oeste alcançaram esse feito desde 2016. O Norte só cumpriu a meta 9 do PNE em 2022.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
POÇO BRANCO: Homem morre carbonizado dentro de casa na madrugada desta sexta-feira (22)
23/03/2024
Um homem, de 68 anos, conhecido como Damião morreu carbonizado no quarto de sua casa na madrugada desta sexta-feira (22), onde morava com seu irmão Luiz Anselmo, na rua Manoel Roque, 121, conjunto Novos Tempos na cidade de Poço Branco RN.
Segundo o Blog do Rocha apurou junto a seu irmão Luiz Anselmo, ambos tinham bebido e seu irmão Damião foi dormir, por volta das 0h30 minutos da madrugada o quarto do mesmo começou a pegar fogo e o mesmo foi consumido pelas chamas.
Não se sabe ainda a causa do incêndio, mas pode ter sido provocado por um cigarro que queimou o colchão e provocou toda essa tragédia.
Os vizinhos perceberam a fumaça e ainda tentaram salvar o homem, mas as chamas já alcançavam o telhado do quarto, onde Damião foi encontrado sem vida, deitado na cama. O fogo não se espalhou pela casa, ficou restrito ao quarto.
O ITEP foi chamado, recolheu o corpo para perícia e depois ser liberado para sepultamento. O Blog do Rocha se solidariza com a família e que Desu receba Damião em seu Reino.
Fonte: Williams Rocha
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: OPOSIÇÃO MENTE NOVAMENTE: Fardamento escolar e material estão garantidos aos alunos da rede municipal
22/03/2024
FOTO/CECIDA
Em uma tentativa desesperada de montar uma narrativa para tentar desmerecer a gestão do prefeito Manoel Bernardo, alguns membros da oposição gritavam aos cantos canto da cidade, batiam em mesa, publicavam matérias que o fardamento não seria entregue, passaram vergonha.
O prefeito Manoel Bernardo garantiu o fardamento escolar e também o material para os alunos da rede municipal, o material começou a ser destribuído pela Escola Municipal de tempo integral Ivanize Lacerda e CEMEI Fanquinha.
A secretária Ozelia Medeiros nos informou que as demais escolas serão entregues durante a semana, garantindo assim mais conforto e compromisso com a população da cidade.
Mais uma vez a oposição em um ato de desespero comete uma grande falha ao tentar propagar que o fardamento e o material não seriam entregues. Isso mostra que estão absolutamente despreparados para ocupar qualquer cargo público na cidade. Veja bem, não conseguem sustentar uma mentira, será que iriam caso ganhassem sustentar um governo? É SOMENTE UMA PERGUNTA.
MATÉRIA/ Netinho Faustino
Essa publicação é um oferecimento
Homem que fingia ser prefeito de Aracaju para aplicar golpes em empresários é preso em Natal
22/03/2024
Material apreendido com o homem que foi preso — Foto: SSP/SE
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) cumpriu mandado de prisão pelo crime de estelionato contra um homem que fingiu ser prefeito de Aracaju com o objetivo de aplicar golpes em empresários. A ação foi realizada na última terça-feira (19), em Natal, por meio de uma ação integrada com a Polícia Civil de Sergipe. A informação foi divulgada pela PCRN nesta sexta-feira (22).
A investigação foi iniciada no Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de Sergipe, por meio da Delegacia Especial de Repressão à Crimes Cibernéticos (DRCC), quando foram registradas, inicialmente, duas notícias de crimes praticados supostamente pela mesma pessoa e utilizando-se de semelhante modus operandi. A partir daí, houve trocas de informações com a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
O Delegado André Baronto, da PCSE, esclarece que as investigações apontam que o suspeito também se passava por prefeito de outros municípios de Sergipe e de outros estados. “A partir daí, quando identificados que ele residia no Rio Grande do Norte, nós entramos em contato com a Deicor/RN e começamos a trocar informações. Nisso, acabamos representando pela prisão preventiva da busca e apreensão”, complementa.
Segundo ele, ainda, o estelionato consistia no contato do indivíduo com empresários, oportunidade em que ele se passava por assessor dos prefeitos e depois como prefeito, com o objetivo de pedir apoio financeiro no transporte de pessoas e vacinas. O delegado Joacir Rocha, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR/PCRN), afirma que o investigado agora segue à disposição do Sistema Prisional.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
NA CADEIA: Mauro Cid é preso após depoimento ao STF
22/03/2024
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid, voltou a ser preso para a prisão nesta sexta-feira (22) após prestar depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre áudios vazados em que ele critica Alexandre de Moraes e a Polícia Federal (PF).
Após o término da audiência de confirmação dos termos da colaboração premida, que durou cerca de 1h30, foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pelo Ministro Alexandre de Moraes contra Cid por descumprimento das medidas cautelares e por obstrução à Justiça. Cid foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) pela PF.
Os áudios publicados pela “Veja” indicam que Mauro Cid teria afirmado a um interlocutor que os policiais, ao interrogá-lo, queriam que ele falasse coisas que não aconteceram.
“Eles (os policiais) queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu”, teria dito Mauro Cid em uma mensagem de áudio enviada, segundo a revista, a um amigo.
A conversa, afirma a revista, teria durado mais de uma hora. “Eles estão com a narrativa pronta. Eles não queriam saber a verdade, eles queriam só que eu confirmasse a narrativa deles. Entendeu?”, teria dito o militar ao amigo.
Sobre Alexandre de Moraes, a “Veja” informou que Cid fez uma série de considerações sobre a condução do processo. “O Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta”, teria afirmado.
Os áudios teriam sido gravados após o último depoimento de Cid à PF, em 11 de março.
Cid é considerado uma das principais peças da apuração sobre a possível tentativa de golpe encabeçada por Bolsonaro, integrantes de seu governo e aliados. O STF homologou o acordo de delação do ex-ajudante de ordens em 9 de setembro de 2023.
Como a delação está em andamento, o STF mantém sob sigilo o acordo. Cid já prestou sete depoimentos à PF. O último durou aproximadamente oito horas.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento