Religião

Religião

Papa Francisco aprova simplificação de rituais funerários e pede para ser enterrado em caixão simples de madeira

20/11/2024


Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O papa Francisco aprovou nesta quarta-feira (20) uma reforma dos ritos funerários papais que flexibilizarão e simplificarão cerimônias do tipo para pontífices.

A mudança passará a permitir também que o sepultamento de corpos aconteçam fora do Vaticano, o que não era permitido até agora. E retira a obrigação que pontífices fiquem sob três caixões tradicionais de chipre, chumbo e carvalho.

A simplificação, segundo o mestre de cerimônias litúrgicas do Vaticano, Monsenhor Diego Ravelli, visa “enfatizar ainda mais que o funeral do Romano Pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo e não de um homem poderoso deste mundo”.

A mudança está livro litúrgico atualizado que Francisco aprovou em 29 de abril e que substitui a edição anterior, publicada pela última vez em 2000. O jornal do Vaticano L’Osservatore Romano publicou nesta quarta detalhes nova edição.

Embora os papas frequentemente mexam nas regras do Vaticano, uma revisão dos ritos funerários papais se tornou necessária após a morte do papa Emérito Bento XVI, em 31 de dezembro de 2022.

Na ocasião, o Vaticano teve de elaborar um funeral para o primeiro papa aposentado em 600 anos. Meses depois, Francisco revelou que estava trabalhando com o , para revisar os ritos funerários papais e simplificá-los.

O mestre de cerimônias litúrgicas do Vaticano disse ao L’Osservatore Romano que a nova reforma inclui também a eliminação da exigência de que o papa seja colocado em um caixão elevado na Basílica de São Pedro para exibição pública.

Francisco já revelou que decidiu que seria enterrado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, não nas grutas sob a Basílica de São Pedro, onde a maioria dos papas está enterrada. Em vez disso, ele estará em exibição em um caixão simples.

Francisco completa 88 anos em dezembro e, apesar de alguns problemas de saúde e mobilidade, está em boa forma, segundo médicos.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Religião

28ª Semana Espírita de Ponta Negra promove reflexões com tema “Espiritismo é Vida”

25/10/2024


Semana de palestras reunirá personalidades renomadas do movimento espírita brasileiro.

Entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, a comunidade espírita de Natal e região será presenteada com a 28ª Semana Espírita de Ponta Negra, com o tema “Espiritismo é Vida”. O evento será realizado no auditório central do Centro Espírita Irmãos do Caminho (CEIC), localizado na Avenida Praia de Muriú, 9150, em Ponta Negra. Com início às 19h30 todas as noites, a semana de palestras reunirá personalidades renomadas do movimento espírita brasileiro, oferecendo reflexões profundas sobre a vida, a espiritualidade e os valores eternos do ser humano.

O tema da semana inspira-se na máxima de Allan Kardec: “A vida espiritual é a vida normal do Espírito: é eterna. A vida corporal é transitória: não passa de um instante na eternidade”, destacando a visão espírita sobre a continuidade da vida e a importância de enxergarmos nossa existência terrena como uma etapa de aprendizado e evolução.

Palestrantes Confirmados

A 28ª Semana Espírita contará com nomes ilustres do movimento espírita nacional, que trarão reflexões valiosas e abordagens diversificadas sobre temas de interesse universal:

Geraldo Campetti: Vice-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) na área de divulgação da doutrina, Geraldo é coordenador da FEB Editora, editor, autor, apresentador e esperantista. Atuando de forma ativa na divulgação dos ensinamentos de Kardec, Geraldo será responsável por abrir o evento com a palestra “Espiritismo e Vida: Tempo de Regenerar”, no dia 28 de outubro.

Tatto Savi: Com mais de 10 anos de atuação no movimento espírita, Tatto é dirigente de reuniões mediúnicas e trabalhador em diversas instituições espíritas em Bauru, SP. Ele realiza palestras pelo Brasil e no exterior, incluindo Portugal, Singapura, Inglaterra e Dubai, e promove o Espiritismo através das redes sociais. Tatto abordará o tema “Reencarnação e Evolução” na noite do dia 29 de outubro.

Anete Guimarães: Palestrante espírita dedicada ao estudo da doutrina desde jovem, Anete abordará temas sensíveis e urgentes. Em sua palestra “Depressão e Suicídio na Visão do Espiritismo”, no dia 30 de outubro, ela trará a visão espírita sobre questões emocionais e de saúde mental. Anete também conduzirá a palestra “A Disciplina do Pensamento e o Bem Viver”, no dia 31 de outubro.

Cesar Soares de Reis: Oficial do Exército Reformado e professor universitário, Cesar é diretor-presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, membro do Conselho Superior da FEB, e autor de obras voltadas à evangelização infantil. Ele encerrará o ciclo de palestras com “O Cristo como Consolador”, no dia 1º de novembro, e “Fora da Caridade não Há Salvação”, em 2 de novembro.

Programação Completa

28/10 – Geraldo Campetti: Espiritismo e Vida: Tempo de Regenerar

29/10 – Tatto Savi: Reencarnação e Evolução

30/10 – Anete Guimarães: Depressão e Suicídio na Visão do Espiritismo

31/10 – Anete Guimarães: A Disciplina do Pensamento e o Bem Viver

01/11 – Cesar Soares de Reis: O Cristo como Consolador

02/11 – Cesar Soares de Reis: Fora da Caridade não Há Salvação

O evento é uma oportunidade para refletir sobre os ensinamentos espíritas e sua relevância para a vida cotidiana. Ao reunir temas de grande relevância e contar com renomados palestrantes, a 28ª Semana Espírita de Ponta Negra convida a todos a explorarem as lições espirituais, promovendo um momento de regeneração e transformação pessoal.

Serviço:

28ª Semana Espírita de Ponta Negra

Data: de 28 de outubro a 2 de novembro de 2024

Horário: 19h30

Local: Auditório Central do Centro Espírita Irmãos do Caminho (CEIC)

 

Endereço: Av. Praia de Muriú, 9150, Ponta Negra, Natal – RN

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Religião

Festa de Sant’Ana de Currais Novos é lançada em dia de reencontro com imagem restaurada após 20 anos

17/07/2024


Foto: César Lima

O povo de Currais Novos reencontrou a imagem da padroeira Sant’Ana, restaurada após mais de 20 anos. Ela saiu nas ruas da cidade nesta terça-feira (16), marcando o início da 216ª edição das festividades da padroeira da cidade.

A solenidade foi conduzida pelo pároco local, padre Cláudio Dantas. A programação começou com carreata, com a imagem sendo levada uma viatura da Polícia Militar.

“Ela voltou mais esplendorosa para a sua festa. Muito emocionante ver tantos fiéis e devotos lotando a matriz para esse reencontro com Sant’Ana”, contou Padre Cláudio.

Ao chegar na Paróquia de Sant’Ana, a emoção tomou conta dos fiéis. Este foi o primeiro de 12 dias de programação religiosa.

As novenas diárias serão realizadas na igreja matriz a partir desta quarta-feira (17), às 19h. A parte religiosa conta ainda com missas, confissões e a procissão, realizada no próximo dia 26.

O festejo também terá uma vasta programação social, com destaque para o Festival Cultural, que teve sua primeira noite já nesta terça-feira (16), e a tradicional Feirinha de Sant’Ana neste sábado (20). O Pavilhão de Sant’Ana voltará a atrair pessoas para os aguardados shows no centro do município. Serão três noites, com apresentações entre os dias 23 e 25 de julho.

Imagem restaurada tem mais de 200 anos

A imagem de Sant’Ana é talhada em madeira e mede 96 centímetros de altura. Ela foi comprada em 1806.

Sua restauração foi executada pelo artista Thierry Cavalcante, especialista em arte sacra. Foram quase 5 meses de trabalho até o resultado, apresentado ao município nesta terça.

“O trabalho consistiu em dar dignidade a um bem que é super precioso para o povo de Currais Novos. A imagem de Sant’Ana nada mais é do que a identidade de fé de um povo que ama a sua padroeira”, afirmou o artista.

De acordo com o profissional, a peça chegou até ele com rachaduras e tinha desprendimento em suas camadas de gesso que faziam parte da estrutura.

 

Na restauração, o artista seguiu o estilo do barroco pernambucano que a imagem possuía. A imagem entregue teve mudança nas cores do veú, que deixou de ser vermelho e azul para ter tons de verde.

Essa publicação é um oferecimento

RR CONTABILIDADE

Religião

Papa Francisco confirma a canonização do primeiro santo influencer, o inglês Carlo Acutis

02/07/2024


Foto: Reprodução/Vaticano

O papa Francisco e o Conselho de Cardeais do Vaticano aprovaram nesta segunda-feira (1º) a canonização do primeiro santo influencer da igreja católica: o beato Carlo Acutis, que morreu de leucemia aos 15 anos em 2006, em Monza (na Itália).

Nascido de pais italianos em Londres, na Inglaterra, em 1991, o beato Carlo era um webdesigner da geração Y, os nascidos entre 1981 e 1996 conhecidos como millennials.

Apesar da aprovação, Acutis deve ser proclamado santo apenas no ano que vem, durante o Jubileu da Esperança da igreja católica, que ocorre a cada 25 anos.

Carlo Acutis era conhecido por sua devoção aos milagres Eucarísticos e aparições Marianas, os quais catalogou em um website que ele mesmo desenhou. Sua habilidade em divulgar os ensinamentos da igreja na internet o levou a ser chamado de “influenciador de Deus” e “padroeiro da internet”.

Ele foi beatificado em 2020, após o Vaticano reconhecer um milagre realizado por ele no Brasil: um menino com um pâncreas malformado que foi curado após a criança ter contato com uma camiseta de Acutis.

O segundo milagre, que levou à canonização do influenciador, foi a recuperação de uma estudante universitária da Costa Rica que sofreu um grave traumatismo craniano após cair de bicicleta em Florença. Após os médicos afirmarem que ela corria risco de morrer, a mãe foi ao santuário da Renúncia, em Assis, também na Itália, onde orou pela intercessão de Acutis. Dias depois, a hemorragia cerebral desapareceu e a estudante melhorou.

Após aprovação da canonização, o Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP), a 238 km de São Paulo, recebe nesta terça uma relíquia de primeiro grau do beato (fios de cabelo), segundo a emissora Canção Nova.

A relíquia ficará exposta para a veneração dos fiéis durante a missa das 12h, presidida pelo padre Francisco Fábio da Costa Vieira, diretor espiritual do movimento DCA (Devotos de Carlo Acutis) no Brasil.

 

Folhapress

Essa publicação é um oferecimento

PREFEITURA DE PARAZINHO - RN

Religião

Estátua de Nossa Senhora de Fátima no Pajuçara terá 35 metros, custará R$ 5 milhões e será feita por escultor pernambucano

03/06/2024


Foto: Reprodução

A Prefeitura do Natal escolheu o escultor pernambucano Ranilson Vieira Barbosa para fazer a estátua que vai integrar o Complexo de Adoração à Nossa Senhora de Fátima.

O complexo será erguido na área da paróquia localizada no bairro Pajuçara, Zona Norte da capital, e deve se transformar num forte pólo atrativo para o turismo religioso.

O extrato do contrato foi publicado na última sexta-feira (31) no Diário Oficial do Município. A estátua vai custar quase R$ 5,2 milhões. A imagem terá uma altura de 35 metros, além de uma base de 8 metros. A título de comparação, a estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, mede 56 metros.

“É um projeto muito importante que vai trazer divisas para Natal, incrementar o turismo religioso e, por consequência, a geração de emprego e renda, uma das prioridades da nossa gestão. Por tudo isso, é uma obra fundamental para qualquer gestor e cidadão natalense que quer ver a cidade progredir, caminhar em direção ao futuro”, disse o prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

Detalhes do projeto

O Complexo contemplará uma praça em forma do Espírito Santo, dedicada aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, além de um anfiteatro para pequenas apresentações e um prédio administrativo com a proposta de oferecer cursos de formação para crianças.

A construção também terá uma réplica da Capelinha das Aparições, com a mesma medição da que foi erguida no Santuário de Fátima, em Portugal.

Haverá um vitral de 13 metros, um espelho d’água e a imagem do Anjo para simbolizar as aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Essas obras cabem à Arquidiocese de Natal. A estátua é de responsabilidade do Município.

Fonte: Portal 98Fm

 

 

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Religião

Lula recebe Lira no Alvorada

23/04/2024


Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou a sós com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no início da noite de domingo (21). O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada.

A reunião ocorreu em meio à briga pública de Lira com o ministro da Secretária de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo com o Congresso.

Auxiliares de Lula avaliaram a reunião como positiva e que a conversa deve garantir um pouco de “tranquilidade” na relação do executivo com a Câmara.

Segundo interlocutores, Lula teria admitido na conversa que houve um erro de seus auxiliares na demissão do primo de Lira do comando do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas. Wilson Cesar de Lira Santos foi exonerado na última terça-feira (16).

No início de abril, Lira criticou o trabalho do ministro-chefe da SRI, Alexandre Padilha. O deputado afirmou que o ministro, responsável pela articulação do governo Lula, era “incompetente” e que plantava notícias falsas sobre negociações parlamentares.

Depois da fala do presidente da Câmara, Lula disse que manteria Padilha no cargo “só de teimosia”.

 

Por CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Próxima