Mossoró Cidade Junina

Notícias

Emprego no setor público cai no RN, enquanto empresas privadas ampliam contratações

25/06/2026


Administração pública concentrou 189.017 trabalhadores com carteira assinada no Estado, o equivalente a 28% do total de empregados formais

O número de trabalhadores assalariados vinculados à administração pública no Rio Grande do Norte diminuiu em 2024, enquanto as entidades empresariais ampliaram o quadro de empregados. Os dados são das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre), divulgadas nesta quinta-feira 25 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, a administração pública concentrou 189.017 trabalhadores com carteira assinada no Estado, o equivalente a 28% do total de empregados formais. O contingente representa uma redução de 5,4% em comparação com 2023.

Na direção oposta, as entidades empresariais registraram crescimento de 6,2% no número de empregados, chegando a 460.096 trabalhadores. O segmento passou a concentrar 68,1% do pessoal ocupado assalariado do Rio Grande do Norte, consolidando sua liderança na geração de empregos formais.

As entidades sem fins lucrativos também ampliaram o número de trabalhadores. Em 2024, o setor empregava 26.090 pessoas, alta de 3,5% em relação ao ano anterior, respondendo por 3,9% do total de assalariados.

Ao todo, o Rio Grande do Norte contabilizou 675.203 trabalhadores assalariados e 136.308 sócios e proprietários distribuídos em 126.558 unidades locais dos setores público, privado e do terceiro setor.

Do total de estabelecimentos existentes no Estado, 109.404 eram entidades empresariais, o que corresponde a 86,4% das unidades locais. As entidades sem fins lucrativos representavam 12,1%, enquanto a administração pública respondia por apenas 1,4%.

Apesar da redução no número de servidores, a administração pública manteve a maior remuneração média entre os três segmentos. O salário mensal chegou a R$ 5.115,66, mais que o dobro da média registrada nas entidades empresariais (R$ 2.319,53) e superior à das entidades sem fins lucrativos (R$ 2.638,69). O rendimento também foi o maior entre as administrações públicas dos estados do Nordeste.

No conjunto dos setores analisados, foram pagos R$ 28,5 bilhões em salários e outras remunerações aos trabalhadores potiguares em 2024, montante 5,4% superior ao registrado no ano anterior.

Comércio segue liderando; setor de serviços cresce

Entre as atividades econômicas, o comércio e a reparação de veículos automotores e motocicletas permaneceram como o principal segmento do Estado. O setor reuniu 41.028 unidades locais, o equivalente a 32,4% do total.

O maior avanço percentual foi observado em “Outras atividades de serviços”, que cresceram 20% em relação a 2023 e alcançaram 11.757 empresas, representando 9,3% das unidades locais.

Também apresentaram crescimento expressivo as atividades de saúde humana e serviços sociais, com alta de 15,4% e total de 9.277 unidades, além do setor de informação e comunicação, que avançou 13,2%, chegando a 2.951 empresas.

A educação foi a única atividade econômica a registrar retração no período. O número de unidades locais caiu 10,4%, encerrando 2024 com 4.920 estabelecimentos.

Eletricidade e gás têm os maiores salários

Mesmo com redução de 1,3% na remuneração média, o segmento de eletricidade e gás continuou oferecendo os maiores salários do Rio Grande do Norte. Em 2024, a remuneração média chegou a R$ 7.451,88. O setor contava com 762 unidades locais e empregava 1.559 trabalhadores.

As indústrias extrativas apareceram na segunda colocação entre os maiores salários, com média de R$ 5.706,54, valor 9,4% superior ao registrado em 2023. O Estado possuía 676 empresas do segmento, responsáveis por 9.879 empregos.

A terceira maior remuneração foi observada na educação, com salário médio de R$ 5.108,92. Apesar disso, o valor ficou 2,1% abaixo do registrado no ano anterior. O setor reunia 4.920 unidades locais e empregava 36.667 pessoas.

Na outra ponta, o menor salário médio foi registrado nas atividades de artes, cultura, esporte e recreação. O segmento possuía 2.461 unidades locais, empregava 3.345 trabalhadores e pagava, em média, R$ 1.697,02 por mês.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Notícias

OAB-SP suspende Deolane Bezerra após influenciadora virar ré por lavagem de dinheiro

25/06/2026


A OAB-SP suspendeu Deolane Bezerra do exercício da advocacia após a influenciadora se tornar ré por lavagem de dinheiro e organização criminosa - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Medida impede exercício da advocacia com efeito imediato; defesa afirma que decisão desrespeitou o direito de defesa e anuncia recurso

A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) suspendeu a advogada e influenciadora Deolane Bezerra Santos e a impediu de exercer a advocacia. A decisão tem efeito imediato e foi anunciada após a Justiça de São Paulo aceitar a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP), tornando Deolane ré pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo a OAB-SP, a suspensão tem prazo inicial de 90 dias e pode ser prorrogada sucessivamente até o limite de 360 dias. Nesse período, deverá ocorrer o julgamento definitivo do processo disciplinar instaurado pela entidade.

Em nota, a OAB-SP informou que os procedimentos seguem a legislação da advocacia e tramitam sob sigilo.

“A OAB SP apura todas as infrações que chegam ao seu conhecimento, por representação ou por fatos divulgados publicamente, por meio de seu Tribunal de Ética e Disciplina. Nos termos do art. 72, § 2º, da Lei nº 8.906/94, os processos disciplinares tramitam sob sigilo”, afirmou a entidade.

A defesa de Deolane Bezerra informou que foi surpreendida pela decisão, classificou a suspensão como “equivocada” e “inadequada” e anunciou que recorrerá.

“Tal medida ocorreu sem o devido respeito ao contraditório e ao prévio direito de defesa. A decisão é equivocada, absolutamente inadequada e será objeto de recurso imediato. A defesa reitera sua confiança nas instituições e adotará as medidas cabíveis para restabelecer a legalidade e o pleno direito de Deolane ao trabalho”, declarou.

Deolane foi presa no fim de maio durante operação da Polícia Civil de São Paulo que apura um suposto esquema milionário de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

 

Além da influenciadora, a Justiça paulista também recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola. Com a decisão, ambos passaram à condição de réus pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. O recebimento da denúncia marca o início da ação penal e não representa condenação.

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Saúde em crise? Moradora denuncia falta de atendimento e cobra respostas da gestão em São Pedro

25/06/2026

A situação da saúde pública em São Pedro volta a ser alvo de críticas. Uma moradora denunciou que, segundo ela, recebia atendimento regularmente na gestão passada, mas que atualmente não consegue mais ter acesso ao mesmo serviço.
 
O relato aumenta a insatisfação de parte da população, que também reclama da falta de planejamento em áreas essenciais do município. Para os moradores, problemas na saúde têm se tornado cada vez mais frequentes, gerando preocupação e cobranças à administração municipal.
 
A denúncia levanta questionamentos sobre a organização dos serviços de saúde e a forma como a gestão tem conduzido o atendimento à população. Enquanto isso, quem depende do sistema público segue aguardando soluções e respostas concretas.
 
? A população cobra providências e espera que os problemas sejam resolvidos com urgência, garantindo um atendimento digno para todos os cidadãos.
 
#SãoPedroRN #SaúdePública #GestãoMunicipal #PopulaçãoCobra #RNNews
 
 
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Netinho Faustino ?? (@netinhofaustinoblog)

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Copa do Mundo Feminina de 2027 será disputado em oito cidades brasileiras

25/06/2026


Copa do Mundo Feminina de 2027 será disputado em oito cidades brasileiras - Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Competição começa em 24 de junho e terá 32 seleções

Falta exatamente 1 ano para o pontapé inicial da Copa do Mundo Feminina. O torneio começa em 24 de junho de 2027 no Brasil e será uma competição histórica. A 10ª edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA e a primeira no Brasil e na América do Sul. Além disso, será a última competição com 32 equipes. A partir de 2031, o torneio será ampliado para 48 seleções.Copa do Mundo Feminina de 2027 será disputado em oito cidades brasileiras - Agora RNCopa do Mundo Feminina de 2027 será disputado em oito cidades brasileiras - Agora RN

A Seleção Brasileira chega em busca do título inédito. A melhor campanha verde e amarela é o vice-campeonato em 2007, na China, quando o Brasil foi derrotado pela Alemanha na decisão.

O técnico brasileiro é Arthur Elias, multicampeão pelo Corinthians e que está à frente da equipe nacional feminina desde setembro de 2023. Ele tem a missão de reestruturar o time, mesclando novos nomes e jogadoras consagradas. No ranking de junho da Fifa, que tem a Espanha na liderança, o time nacional aparece em sétimo.

Nomes como a atacante Tainá Maranhão, do Palmeiras, são peças fundamentais para colocar o Brasil entre as melhores seleções. Com 21 anos, ela marcou o primeiro gol com a camiseta principal do Brasil em fevereiro contra a Costa Rica. Mas o auge da jovem talentosa foi o gol que ajudou a virada canarinho por 2 a 1 sobre os Estados Unidos em junho em São Paulo.

Veterana

Se falarmos em atletas consagradas e veteranas, é impossível não citar a Rainha Marta. Em 2027, ela terá 41 anos, mas dificilmente o técnico Arthur Elias abrirá mão de contar com o talento da craque.

Na carreira, a alagoana já foi medalhista de prata nas Olimpíadas três vezes (Atenas, 2004; Pequim, 2008; Paris, 2024), bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) e vice-campeã da Copa do Mundo (2007), foi eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa e lidera o ranking de maiores artilheiras da história da Copa do Mundo Feminina com 17 gols.

Últimas classificadas serão conhecidas em 2027

Serão 32 equipes na disputa, em oito grupos com quatro times cada. Até o momento, 14 seleções garantiram a participação na Copa do Mundo Feminina.

O Brasil estará ao lado de Colômbia e da Argentina. As colombianas garantiram o lugar depois de vencer o Paraguai por 4 a 3 na última rodada da Liga das Nações da Conmebol e de terminar o torneio em primeiro com 20 pontos em 8 jogos.

As argentinas finalizaram em segundo com 18 pontos depois de vencer o Equador por 1 a 0 fora de casa. A Austrália foi o primeiro país não-anfitrião a carimbar o passaporte após o 2 a 1 na Coreia do Norte pelas quartas de final da Copa Asiática Feminina da AFC, em Perth. As Matildas estarão no torneio pela nona vez consecutiva.

A China bateu o Taipei Chinês e confirmou a vaga. O país, que sediou a Copa em 1991 e 2007, garantiu presença em nove de dez edições do torneio.

A Coreia do Norte volta ao torneio depois de 16 anos. As atuais campeãs mundiais das categorias Sub-17 e Sub-20 buscam o título do principal torneio da modalidade.

A Coreia do Sul, conhecida como o time das Guerreiras Taegeuk, se classificou para a quinta edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA com uma impressionante goleada por 6 a 0 sobre o Uzbequistão nas quartas de final da Copa Asiática Feminina.

As Filipinas, após estrearem no torneio na Austrália/Nova Zelândia 2023, se classificaram pela segunda vez ao Mundial ao derrotarem o Uzbequistão na repescagem da Copa Asiática Feminina.

O Japão está entre os países que disputaram todas as edições da Copa do Mundo Feminina. Elas mantiveram essa sequência viva ao atropelar as Filipinas nas quartas de final da Copa Asiática Feminina e chegam entre as favoritas ao título.

A Nova Zelândia passeou mais uma vez nas eliminatórias da Oceania, vencendo todas as cinco partidas e marcando 25 gols sem sofrer nenhum. Será a sexta edição consecutiva do Mundial para elas.

Enquanto isso, a Alemanha disputará em 2027 a décima Copa do Mundo Feminina da FIFA e querem voltar ao topo depois da eliminação na fase de grupos em 2023.

Pela Europa, também estão garantidas a Dinamarca, a França e a atual campeã mundial, Espanha.

Outras sete seleções europeias ainda terão vagas na Copa do Mundo Feminina, mas precisarão disputar os play-offs continentais. Na África, a Copa de Nações dará quatro vagas entre julho e agosto. Já a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe fará torneio decisivo no fim de 2026, entre novembro e dezembro, com 4 vagas diretas.

Oito estádios

As cidades-sede do torneio serão Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Río de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera).

A fase de grupos ocorrerá de 24 de junho a 8 de julho de 2027; as oitavas de final, entre 10 a 13 de julho, quartas de final serão 16 e 17 de julho, as semifinais entre nos dias 20 e 21 de julho. A disputa de 3º Lugar está marcada para 24 de julho e a grande final será em 25 de julho de 2027.

Brasil como sede

A sede da competição foi definida em votação aberta no Congresso da FIFA, em Bangcoc, na Tailândia, em maio de 2024. O Brasil concorreu com a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, e recebeu 119 votos, enquanto os europeus obtiveram 78.

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

Vídeo: Terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingem a Venezuela

25/06/2026

 
Mossoró Cidade Junina retoma shows e prepara encerramento com grandes atrações
Redação25/06/2026 | 08:51
O Mossoró Cidade Junina entra na reta final da programação de grandes shows a partir desta quarta-feira (25), quando o Polo Estação das Artes Elizeu Ventania volta a receber atrações nacionais. Entre os nomes confirmados para os últimos dias da festa estão Alok, Jonas Esticado, Thiago Freitas, Vicente Nery, Zé Cantor, Tarcísio do Acordeon, Zezé Di Camargo & Luciano, Núzio Medeiros e Jotavê. O encerrameUm forte terremoto atingiu a Venezuela na noite desta quarta-feira, provocando momentos de tensão e desespero entre moradores de várias regiões.
 
Relatos apontam que a população ficou em pânico diante dos tremores, com pessoas deixando casas e prédios às pressas em busca de segurança. Autoridades acompanham a situação e avaliam os danos.
 
Os tremores registrados na Venezuela nesta quarta-feira (24) também foram percebidos em diferentes cidades da região Norte do Brasil, causando susto entre moradores de capitais como Belém (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR).
 
Até o momento, não há registro de feridos nem de danos estruturais significativos nas cidades brasileiras. As autoridades seguem monitorando a situação após o terremoto de magnitude 7,1 registrado no território venezuelano, com epicentro próximo à cidade de Morón, no norte do país.
 
? Acesse nosso site para matéria completa blogdonetinhofaustino.com.br link na bio, ? Siga @netinhofaustinoblog , o maior e melhor blog do mato grande.e.
 
A programação desta quarta começa às 19h com a transmissão, em telões, da partida entre Brasil e Escócia, válida pela terceira rodada da Copa do Mundo de 2026. Na sequência, sobem ao palco Thiago Freitas, às 21h, Alok, às 22h30, e Jonas Esticado, à 0h30. O DJ Rocko também integra a programação da noite.
 
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Netinho Faustino ?? (@netinhofaustinoblog)

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Alok abre reta final de shows do Mossoró Cidade Junina; veja a programação até o Boca da Noite

25/06/2026


Mossoró Cidade Junina retoma shows e prepara encerramento com grandes atrações

O Mossoró Cidade Junina entra na reta final da programação de grandes shows a partir desta quarta-feira (25), quando o Polo Estação das Artes Elizeu Ventania volta a receber atrações nacionais. Entre os nomes confirmados para os últimos dias da festa estão Alok, Jonas Esticado, Thiago Freitas, Vicente Nery, Zé Cantor, Tarcísio do Acordeon, Zezé Di Camargo & Luciano, Núzio Medeiros e Jotavê. O encerramento será no sábado (27), com o tradicional Boca da Noite.

 

A programação desta quarta começa às 19h com a transmissão, em telões, da partida entre Brasil e Escócia, válida pela terceira rodada da Copa do Mundo de 2026. Na sequência, sobem ao palco Thiago Freitas, às 21h, Alok, às 22h30, e Jonas Esticado, à 0h30. O DJ Rocko também integra a programação da noite.

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

Vini Jr. brilha, Neymar estreia e Brasil vence a Escócia por 3 a 0

25/06/2026


Adversário nas oitavas pode ser Holanda, Japão ou Suécia

Com dois gols de Vini Jr. e estreia de Neymar, o Brasil venceu a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira 24 no Hard Rock Stadium, em Miami, garantiu a liderança do Grupo C e avançou ao mata-mata da Copa do Mundo de 2026.

O atacante do Real Madrid marcou os dois primeiros gols ainda no primeiro tempo e chegou a quatro na competição. Na etapa final, Matheus Cunha fechou o placar após assistência de Bruno Guimarães, que deu dois passes para gol na partida. Neymar entrou no segundo tempo e fez sua estreia no Mundial, o quarto da carreira, atuando por cerca de 20 minutos.

O Brasil abriu o placar aos 7 minutos, após pressão alta de Rayan sobre McKenna. O desarme resultou na bola para Vini Jr., que driblou o goleiro Gunn e finalizou para o gol vazio. Aos 21 minutos, o camisa 7 voltou a marcar após roubar a bola de Hendry, mas o lance foi anulado pelo árbitro mexicano César Ramos após revisão do VAR, que indicou falta na origem da jogada.

Mesmo com a anulação, o atacante voltou a balançar as redes nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 47 minutos, Bruno Guimarães cruzou da direita, Gunn falhou no corte e Vini Jr. cabeceou para o gol vazio, ampliando o placar. Antes do intervalo, Rayan ainda teve chance de marcar, mas parou em defesa de Gunn.

No segundo tempo, o Brasil manteve o controle da partida e ampliou aos 15 minutos. Casemiro lançou Bruno Guimarães, que entrou na área, driblou o marcador e serviu Matheus Cunha para marcar o terceiro gol. A Escócia tentou responder em jogadas aéreas, com McTominay e Hendry, mas Alisson evitou o gol.

Aos poucos, o técnico Carlo Ancelotti passou a promover mudanças na equipe. Gabriel Martinelli e Fabinho entraram nos lugares de Lucas Paquetá e Casemiro. Após a pausa para hidratação, Neymar foi acionado e fez sua estreia na Copa. Recuperado de lesão na panturrilha, o camisa 10 voltou a campo após mais de um mês e chegou a finalizar aos 44 minutos, mas parou em defesa de Gunn.

Com o resultado, o Brasil chegou a 7 pontos e terminou na liderança do Grupo C. O Marrocos, que venceu o Haiti por 4 a 2, avançou em segundo lugar. A Escócia aguarda a sequência da rodada para saber se avança como uma das melhores terceiras colocadas.

 

A Seleção Brasileira agora aguarda a definição do Grupo F para conhecer o adversário na próxima fase, que pode ser Holanda, Japão ou Suécia. O confronto das oitavas será disputado na segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), em Houston.

Essa publicação é um oferecimento

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDAIRA

Notícias

ABIH investe em conteúdo de vídeos e imagens para fortalecer turismo do RN

25/06/2026


Entre as principais entregas está a produção de um vídeo institucional trilíngue, disponível em português, inglês e espanhol. O material foi desenvolvido para ampliar o alcance da divulgação do Estado junto aos principais mercados emissores de turistas e pode ser utilizado gratuitamente por empresas e instituições em feiras, eventos, campanhas promocionais e apresentações comerciais. O conteúdo está disponível nos canais oficiais da ABIH-RN e integra uma estratégia voltada à internacionalização da promoção turística potiguar.

A entidade também estruturou um banco de imagens profissional de Natal, reunindo fotografias de praias, equipamentos turísticos, experiências gastronômicas, atrações culturais e paisagens urbanas. O objetivo é facilitar o acesso a material qualificado para ações de comunicação realizadas por empresas privadas e órgãos públicos, reduzindo custos de produção e garantindo uma identidade visual mais consistente para a promoção do destino.

 

O projeto foi posteriormente ampliado para outras regiões do Estado. A associação produziu acervos fotográficos específicos para municípios como Caicó, Currais Novos, Tangará, Santa Cruz, Acari, Lagoa Nova, Maxaranguape, Touros, São Miguel do Gostoso e Galinhos. A iniciativa busca dar maior visibilidade a destinos que integram segmentos variados do turismo potiguar, incluindo turismo religioso, cultural, histórico, de aventura, de natureza e de sol e praia.

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Licenças liberam novos investimentos em petróleo

25/06/2026


Autorizações do Idema liberam perfuração de poços, obras de infraestrutura e renovação de operações em Mossoró e Caraúbas, reforçando expectativa de retomada do setor petrolífero

A PetroReconcavo recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) um novo conjunto de licenças ambientais para ampliar suas atividades de exploração e produção de petróleo no Rio Grande do Norte. As autorizações, publicadas na terça-feira 23, contemplam a perfuração de novos poços, implantação de infraestrutura de apoio, construção de linhas de escoamento e renovação de operações em Mossoró e Caraúbas.

No Campo de Paturi, em Mossoró, foram autorizadas as perfurações dos poços PTR-DW-02 e PTR-DW-12, além da implantação de acessos e de linhas de surgência para transporte da produção. A empresa também renovou a licença de operação de 29 poços do Campo de Livramento até 2029. Em Caraúbas, recebeu autorização para instalar quatro novos poços no Campo de Cachoeirinha.

Segundo a companhia, as licenças garantem a continuidade dos projetos de revitalização de campos maduros adquiridos nos últimos anos. A estratégia inclui novas perfurações, intervenções em poços já existentes e projetos para aumentar a recuperação de petróleo.

Para o coordenador-geral do Sindipetro-RN, Marcos Brasil, os investimentos podem ampliar a produção, gerar empregos, estimular fornecedores locais e elevar a arrecadação de royalties. Ele avalia que, apesar da produção estadual estar próxima de 32 mil barris por dia — um dos menores níveis recentes —, há perspectiva de crescimento com novos investimentos e projetos ligados à Margem Equatorial.

O diretor técnico do Idema, Thales Dantas, afirmou que a atividade petrolífera vem registrando aumento na demanda por licenças e destacou que a PetroReconcavo tem ampliado seus investimentos no Estado pelo segundo ano consecutivo. Para o mercado, as novas autorizações representam mais um sinal da retomada da atividade petrolífera terrestre no Rio Grande do Norte.

Essa publicação é um oferecimento

TOWN FOR MAN

Notícias

Filho confessa crime e canta na viatura da PM após decapitar a própria mãe

25/06/2026


Foto: Reprodução

O filho de 27 anos suspeito de matar a própria mãe em Belo Horizonte (MG) chamou a atenção de policiais militares após confessar o crime e, dentro da viatura, cantar e demonstrar comportamento considerado incomum pelos agentes.

Segundo a Polícia Militar, o homem foi encontrado no apartamento onde vivia com a vítima, no bairro Nova Cachoeirinha, na manhã de segunda-feira (22), após vizinhos acionarem a corporação pelo desaparecimento da mulher por cerca de três dias. Após a Polícia Militar arrombar a porta do imóvel e encontrar o corpo decapitado de Jussara Maria Rodrigues da Cruz. 54 anos, ele teria admitido o assassinato.

De acordo com o sargento Gleidson Wellys, o comportamento do suspeito após a prisão surpreendeu a equipe. Ele cantava dentro da viatura e chegou a sorrir em registros feitos pelos policiais. “Ele estava muito tranquilo, muito frio. É raro deparar um filho que mata a mãe da forma que matou, decapitando e tal, e a maneira de ele estar frio, cantando até dentro da viatura, sorrindo nas fotos”, contou ao portal Metrópoles. “É macabro, é estranho”, acrescentou.

Dentro do apartamento, os militares encontraram o corpo de Jussara com sinais de extrema violência, incluindo decapitação e múltiplas perfurações. Um vizinho relatou que chegou a ouvir a mulher implorando pela vida. “Não faça isso, meu filho. Eu te amo”, teria dito Jussara antes de ser assassinada.

O suspeito estava sem camisa e de sandálias no momento da abordagem e permaneceu em silêncio até a confissão. Ele foi encaminhado ao Hospital Odilon Behrens para atendimento médico e depois levado à delegacia.

 

Familiares e vizinhos relataram que o jovem tem histórico de esquizofrenia e teria retornado de Portugal cerca de seis meses antes do crime. Também há relatos de conflitos anteriores entre mãe e filho relacionados ao imóvel onde moravam.

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

NÚMERO ASSUSTA: terremoto deixa quase 8 mil desaparecidos na Venezuela

25/06/2026


Foto: Reprodução/Getty Images

 

Uma projeção preliminar do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indica que os terremotos que atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24) podem provocar um número elevado de vítimas e danos de grande escala. Segundo a estimativa da agência, o total de mortes pode ficar entre 10 mil e 100 mil, conforme informações do Metrópoles.

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

PF prende suspeitos e bloqueia R$ 54 bilhões em bens em investigação das Lojas Americanas

25/06/2026


Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25), uma nova fase da investigação sobre as fraudes contábeis nas Lojas Americanas, caso que revelou um rombo estimado em R$ 24 bilhões e se tornou um dos maiores escândalos financeiros do país.

A operação tem como alvo ex-diretores da companhia, suspeitos de participação no esquema de manipulação de dados contábeis que teria inflado resultados financeiros ao longo de anos, conforme informações da coluna Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

Ao todo, cerca de 180 policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro. A ação também conta com apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério Público Federal (MPF).

Por decisão da Justiça, foi autorizado ainda o sequestro de bens e valores dos investigados. As medidas patrimoniais podem chegar a R$ 54 bilhões, com bloqueios individuais que alcançam até R$ 500 milhões.

Segundo a PF, as investigações apuram a atuação de ex-executivos em um esquema de distorção das demonstrações financeiras da empresa, com uso de mecanismos como as chamadas verbas de propaganda cooperada (VPC), que teriam sido usadas para mascarar resultados.

 

Os investigados podem responder por crimes como manipulação de mercado, falsidade em demonstrações financeiras, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As apurações seguem para identificar a responsabilidade individual de cada envolvido no caso que levou à revelação das inconsistências bilionárias e à recuperação judicial da varejista em 2023.

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Após queda nas vendas, Land Rover deve encerrar produção no Brasil e ceder fábrica a chineses

24/06/2026


Foto: Divulgação

A Jaguar Land Rover (JLR) está se preparando para fechar as operações industriais em Itatiaia (RJ). A marca afirmou que a produção segue normalmente ainda neste mês de junho.

– Não temos informações adicionais para compartilhar neste momento – explicou a Jaguar Land Rover, em um comunicado enviado à revista Quatro Rodas, de quem são as informações.

Paira no ar uma dúvida sobre o que acontecerá com a fábrica, que opera há dez anos no interior fluminense. Por enquanto, o que se sabe é que os últimos modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque previstos foram montados e esperam o momento de envio para as concessionárias até meados de julho.

O desempenho comercial da marca no Brasil é apontado como um dos principais fatores para a saída da produção. Em 2025, foram vendidos apenas 757 veículos no país. Em 2025, conforme dados da Fenabrave, a Land Rover vendeu 425 unidades do Discovery Sport e 332 unidades do Range Rover Evoque no Brasil.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiaia e Porto Real (Sindireal) apontou que, embora a produção da fábrica em Itatiaia tenha diminuído nos últimos tempos, os funcionários estão fazendo cursos de especialização.

 

A Prefeitura de Itatiaia teve uma reunião com representantes da chinesa Chery, no último dia 12. O motivo seria a continuidade de tratativas relacionadas à compra da fábrica da Jaguar Land Rover. Um texto a respeito da reunião, que chegou a ser publicado no site da prefeitura, acabou sendo tirado do ar.

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notícias

Onda de calor eleva alertana Europa com mais mortes

24/06/2026


Temperaturas acima de 40°C provocam mortes e fechamento de escolas - Foto: reprodução / internet

Temperaturas acima de 40°C atingem França, Reino Unido, Espanha, Itália e Bélgica, pressionando sistemas de saúde e levando autoridades a adotar medidas emergenciais

A Europa enfrenta uma das mais intensas ondas de calor dos últimos anos, com temperaturas superiores a 40°C em diversas regiões e impactos que já incluem mortes, interrupções de atividades escolares, alertas máximos de emergência e pressão crescente sobre os sistemas de saúde. França, Reino Unido, Espanha, Itália e Bélgica estão entre os países mais afetados pelo fenômeno, que ocorre em meio a registros de temperatura muito acima das médias históricas para esta época do ano.

Na França, ao menos cinco mortes foram associadas aos efeitos das altas temperaturas durante o fim de semana. Três das vítimas eram idosos com idades entre 80 e 95 anos que morreram na região de Bordeaux após agravamento de problemas de saúde relacionados ao calor extremo. A cidade do sudoeste francês registrava previsão de temperaturas superiores a 42°C, enquanto 49 departamentos do país permaneciam sob alerta vermelho.

“Estamos caminhando para, no mínimo, vários dias de calor muito, muito intenso. Ainda não sabemos quando as temperaturas começarão a cair”, afirmou a ministra da Saúde da França, Stéphanie Rist, à emissora TF1.

As autoridades francesas também registraram a morte de dois irmãos, de 2 e 4 anos, encontrados inconscientes dentro do carro da família na cidade de Carpentras. As crianças não resistiram aos efeitos da exposição prolongada ao calor extremo.

Além dos óbitos diretamente relacionados às altas temperaturas, o país registrou um aumento das mortes por afogamento. Treze pessoas morreram durante o fim de semana em praias, rios e áreas de lazer aquáticas. Segundo a Segurança Civil francesa, o fenômeno tem se intensificado durante os períodos de calor extremo, repetindo uma tendência observada em 2025.

“Nadem somente em lugares supervisionados”, alertou Jerome Boulanger, porta-voz da Segurança Civil da França.

O impacto da onda de calor levou milhares de escolas francesas a suspender atividades presenciais ou adaptar horários para reduzir a exposição de estudantes e profissionais às temperaturas elevadas.

No Reino Unido, o serviço meteorológico nacional, Met Office, emitiu o mais alto nível de alerta para calor extremo em áreas do centro e do sul da Inglaterra. O aviso abrange cidades como Londres, Birmingham e Bath e é considerado incomum para os padrões climáticos britânicos.

“Espera-se um período excepcional de tempo quente e úmido nesta região”, informou o órgão em comunicado.

Meteorologistas estimam que algumas localidades poderão registrar temperaturas acima de 39°C nos próximos dias, superando com ampla margem o recorde histórico de junho no país, de 35,6°C, registrado em 1957 e repetido em 1976. O alerta ocorre poucas semanas após o Reino Unido registrar o maio mais quente desde o início das medições meteorológicas, quando os termômetros atingiram 35,1°C.

Na Espanha, a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) colocou o País Basco sob alerta vermelho. Em San Sebastián, cidade tradicionalmente conhecida pelo clima ameno do litoral norte espanhol, as temperaturas previstas alcançaram 40°C, superando marcas normalmente observadas em centros urbanos do sul do país, como Sevilha e Córdoba.

Segundo a Aemet, diversas regiões espanholas estão registrando temperaturas entre 5°C e 10°C acima da média histórica para o período. O fenômeno também se estende às madrugadas, com registros noturnos acima de 25°C e, em algumas localidades, superiores a 30°C, dificultando o resfriamento natural dos ambientes.

Diante da situação, o Ministério do Trabalho da Espanha informou que monitora a aplicação das normas que permitem a adaptação da jornada laboral durante episódios climáticos severos. A legislação também prevê até quatro dias de licença remunerada para trabalhadores impossibilitados de se deslocar em razão das condições meteorológicas.

Dados de monitoramento climático apontam que a Europa apresenta atualmente o maior desvio positivo de temperatura em relação às médias históricas entre todos os continentes. As máximas registradas estão cerca de 4°C acima dos padrões observados entre 1961 e 1990.

Os efeitos da onda de calor também atingem outros países europeus. Na Itália, 12 cidades emitiram alertas de risco, enquanto turistas e moradores buscavam abrigo em fontes públicas, parques e ambientes climatizados em Roma e outras localidades. Na Bélgica, centros de recuperação de animais silvestres relataram aumento expressivo no número de aves resgatadas após sofrerem com a exposição prolongada ao calor.

 

Especialistas apontam que a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos têm aumentado nos últimos anos, elevando os desafios para sistemas de saúde, infraestrutura urbana e proteção civil. Com a persistência das temperaturas elevadas e sem previsão imediata de alívio, autoridades europeias mantêm o monitoramento em nível máximo e reforçam recomendações para reduzir riscos à população mais vulnerável, especialmente idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Gás do Povo acirra disputa por botijões

24/06/2026


Distribuidoras de GLP e indústrias siderúrgicas em atrito no Programa Gás do Povo - Foto: Ricardo Botelho / MME

Programa abriu uma disputa entre distribuidoras de GLP e a indústria siderúrgica e metalúrgica nacional

O Programa Gás do Povo, criado pelo Governo Federal para garantir recargas gratuitas de gás de cozinha a famílias de baixa renda, abriu uma disputa entre distribuidoras de GLP e a indústria siderúrgica e metalúrgica nacional. O embate chegou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) após o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) solicitar a redução da tarifa de importação de botijões de 13 quilos, os mais utilizados nas residências brasileiras.

A entidade pede que a alíquota de importação, atualmente em 12,6%, seja zerada por 12 meses para uma cota de até 10 milhões de vasilhames. Segundo o Sindigás, a medida é necessária para atender ao aumento da demanda esperado com a expansão do programa social. O pedido foi apresentado com base no mecanismo de desabastecimento, instrumento que permite a redução temporária de tarifas quando a oferta interna é considerada insuficiente para suprir o mercado.

A proposta provocou reação de fabricantes de botijões, fornecedores industriais e grandes grupos da siderurgia. Empresas como Mangels, Aratell, CSN, Usiminas, ArcelorMittal e Gerdau, além do Instituto Aço Brasil e entidades representativas dos trabalhadores, enviaram manifestações contrárias à Camex. O setor argumenta que não há falta de botijões no País e que a importação em larga escala pode substituir a produção nacional, afetando investimentos, empregos e a demanda por aço produzido no mercado interno.

 

Ao SBT News, o presidente do Sindigás, Sérgio Bandeira de Mello, afirmou que o pleito não tem como objetivo reduzir as compras realizadas junto à indústria brasileira, mas atender a um eventual pico de demanda gerado pelo Gás do Povo. A discussão ocorre em um momento de expansão dos programas de assistência energética e coloca em lados opostos dois segmentos que defendem interesses distintos: de um lado, as distribuidoras que buscam ampliar a oferta de vasilhames; de outro, a indústria nacional, que teme perda de competitividade diante da entrada de produtos importados, especialmente da China.

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

Cachorro arrastado por carro em Teresina segue internado e deve se recuperar em cerca de um mês

24/06/2026


Castanha recebe cuidados veterinários após ser resgatado com ferimentos provocados por arrastamento em Teresina - Foto: Rerodução

Animal, batizado de Castanha, recebe tratamento veterinário após sofrer ferimentos nas patas e articulações; caso é investigado pela polícia

O cachorro que foi amarrado e arrastado por um carro na Zona Leste de Teresina continua internado e recebendo cuidados veterinários. O animal, que passou a ser chamado de Castanha pelos cuidadores, apresenta evolução no quadro clínico e deve se recuperar totalmente em cerca de um mês, segundo responsáveis pelo tratamento.

Nas redes sociais, são divulgadas imagens dos procedimentos realizados com o cão, incluindo banho terapêutico e sessões de massagem.

O caso aconteceu na sexta-feira 19. O motorista do veículo foi preso em flagrante por maus-tratos, mas foi liberado após audiência de custódia.

A delegada Adília Klein, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, informou que a investigação continua. A Polícia Civil aguarda o resultado da perícia, além da coleta de depoimentos de testemunhas e análise de imagens relacionadas ao caso.

Segundo a polícia, o cachorro era arrastado atrás do veículo quando pessoas que passavam pela região perceberam a situação e impediram que o motorista continuasse.

Imagens registradas por moradores mostram marcas de sangue no asfalto, indicando que o animal sofreu ferimentos durante o trajeto.

Após o resgate, o cachorro foi encaminhado para a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), onde passou a receber atendimento veterinário e ganhou o nome de Castanha.

Atualmente, o animal está sob os cuidados de Silvane Silva, representante da organização Patinhas de Pandora. Segundo ela, o cachorro apresenta lesões provocadas pelo arrastamento, além de dificuldades de locomoção.

“Também trauma psicológico porque ele tem um comportamento de estado de choque. Hoje ele fará ultrassom para ver a questão interna”, informou Silvane.

Ela explicou que o animal sofreu ferimentos na pele, nas patas e nas articulações, o que exige acompanhamento veterinário diário.

A representante também afirmou que a organização recebe doações para custear o tratamento.

“Os custos da internação são caríssimos, até porque são feitos procedimentos diários”, disse.

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Após chuvas, Praia de Pipa registra novo caso de deslizamento de falésia

24/06/2026


 Município destacou que o deslizamento ocorreu sem vítimas e que segue monitorando as condições do local

Um deslizamento de parte de uma falésia foi registrado na madrugada desta terça-feira 23 na Praia de Pipa, em Tibau do Sul, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. Segundo a Prefeitura da cidade, ninguém ficou ferido.

De acordo com o município, o desabamento pode ter sido favorecido pela intensificação das chuvas registradas ao longo de junho. Com o início do inverno, o aumento da umidade e das precipitações pode acelerar processos naturais de erosão das falésias, formações geológicas características da região.

A Prefeitura informou que mantém ações permanentes de orientação e conscientização junto a moradores, comerciantes e turistas que frequentam a área. O objetivo é reforçar a prevenção de acidentes e alertar sobre a importância de respeitar as áreas de risco identificadas.

O município destacou que o deslizamento ocorreu sem vítimas e que segue monitorando as condições das falésias, especialmente durante o período chuvoso.

O episódio acontece menos de dois meses após outra ocorrência semelhante registrada em 28 de abril deste ano. Na ocasião, o desabamento de uma falésia atingiu três barracas instaladas nas proximidades da praia. Apesar dos danos materiais, também não houve registro de feridos.

Segundo a administração municipal, equipes continuam realizando fiscalização e acompanhamento das áreas consideradas mais vulneráveis. A recomendação é que moradores e visitantes observem as sinalizações existentes e mantenham distância das encostas.

A Prefeitura reforçou que a segurança depende também do cumprimento das orientações preventivas por parte da população, especialmente em um dos destinos turísticos mais visitados do Rio Grande do Norte.

Conhecida pelas praias, falésias e paisagens naturais, Pipa recebe visitantes durante todo o ano. As formações rochosas estão entre os pontos mais procurados por turistas para contemplação e registros fotográficos, o que exige atenção redobrada em períodos de maior instabilidade do terreno.

O município informou que continuará acompanhando a situação e não descarta novas medidas preventivas caso sejam identificados riscos adicionais nas áreas próximas às falésias.

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Aposentados vão receber R$ 2,1 bilhões em atrasados da Justiça; saiba quem pode ter direito

24/06/2026


Foto: reprodução

Aposentados e pensionistas que venceram ações judiciais contra o INSS começarão a receber R$ 2,1 bilhões em atrasados neste mês. Os recursos foram liberados pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e beneficiarão cerca de 141,4 mil pessoas em 100,8 mil processos de concessão ou revisão de benefícios.

O pagamento será feito por meio das Requisições de Pequeno Valor (RPVs), destinadas a dívidas de até 60 salários mínimos. Têm direito ao lote os segurados cuja ordem de pagamento foi emitida pela Justiça durante o mês de maio.

Os valores envolvem ações relacionadas a aposentadorias, pensões, auxílios e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O calendário de depósitos será definido pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs), responsáveis por informar a data exata de pagamento.

Segundo o CJF, o montante total liberado aos tribunais chega a R$ 2,6 bilhões, considerando também outras ações de natureza alimentar. Os segurados podem acompanhar a situação do pagamento no site do TRF responsável pelo processo ou por meio de seus advogados.

Receberá neste lote mensal quem venceu a ação contra o INSS, conquistou atrasados de até 60 salários mínimos e teve a ordem de pagamento emitida pela Justiça no mês de maio.

TRF da 1ª Região (Sede no DF, com jurisdição: DF, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)

Geral: R$ 671.902.805,89

Previdenciárias/assistenciais: R$ 562.242.004,98 (27.460 processos, com 33.891 beneficiárias(os))

TRF da 2ª Região (sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES)

Geral: R$ 192.464.861,23

Previdenciárias/Assistenciais: R$ 131.512.019,09 (5.763 processos, com 8.311 beneficiárias(os))

TRF da 3ª Região (sede em SP, com jurisdição em SP e no MS)

Geral: R$ 397.391.769,28

Previdenciárias/Assistenciais: R$ 315.657.361,75 (10.255 processos, com 13.649 beneficiárias(os))

TRF da 4ª Região (sede no RS, com jurisdição no RS, no PR e em SC)

Geral: R$ 548.828.566,87

Previdenciárias/Assistenciais: R$ 471.508.991,69 (24.559 processos, com 35.247 beneficiárias(os))

TRF da 5ª Região (sede em PE, com jurisdição: PE, CE, AL, SE, RN e PB)

Geral: R$ 528.042.642,66

Previdenciárias/Assistenciais: R$ 454.216.672,00 (21.364 processos, com 36.054 beneficiárias(os))

TRF da 6ª Região (sede em MG, com jurisdição em MG)

Geral: R$ 240.456.800,16

 

Previdenciárias/Assis

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

Em Mossoró, Kelps amplia base e recebe apoio do vereador Vavá Martinho

24/06/2026


O pré-candidato a deputado federal Kelps Lima cumpriu agenda em Mossoró nesta quarta-feira (24) e, além de entrevistas, fez movimentações políticas voltadas à construção de sua candidatura no Oeste potiguar. O principal gesto foi o apoio do vereador Vavá Martinho, que passa a integrar o grupo de articulação de Kelps na cidade.

Vavá Martinho foi eleito vereador de Mossoró em 2024, pela Rede, com 3.461 votos, a quinta maior votação do pleito. Integrante da base política majoritária na cidade liderada por Allyson Bezerra, soma-se a outros nomes da Câmara que caminham com Kelps, como Petras Vinícius, João Marcelo e Lucas das Malhas — três das maiores votações de 2024 para vereador no município.

 

A aproximação com parlamentares de forte votação dá capilaridade à pré-candidatura e enraíza o projeto de Kelps no maior colégio eleitoral do Oeste, reforçando a estratégia de ancorar a disputa federal na força eleitoral de Mossoró e região.

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

Resultado histórico: Colégio Porto conquista 1º e 2º lugares do RN em rankings do Enem

24/06/2026


O Colégio Porto, referência em alto desempenho e formação integral no Rio Grande do Norte, conquistou o 1º lugar do RN no ranking que lista os 15 melhores alunos por escola no Enem, além do 2º lugar geral entre as escolas do estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reforçando a posição da instituição como referência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No ranking das escolas do Rio Grande do Norte pelos 15 melhores alunos, o Porto alcançou média de 793,7, sendo a única escola do RN a superar 790 pontos. Com as notas de redação (912) e matemática (885) contribuindo de maneira relevante para o resultado. Já no ranking geral, que considera o desempenho médio dos participantes, a escola registrou média de 706,8, garantindo a segunda colocação estadual. O número é importante levando em conta que 96 alunos participaram da avaliação, número significativamente maior que de boa parte dos concorrentes diretos.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Porto, Kennia Ísis, os números confirmam a consistência de um trabalho desenvolvido diariamente dentro e fora da sala de aula.

“Recebemos esses resultados com muita alegria porque eles reforçam uma filosofia que faz parte da identidade da escola. O alto rendimento é consequência de uma cultura de estudo construída de forma contínua, mas também de um cuidado permanente com o desenvolvimento emocional dos estudantes. A preparação para o Enem é importante, mas ela está inserida em um projeto maior, que busca formar jovens capazes de enfrentar desafios, fazer escolhas conscientes e conduzir a própria trajetória com autonomia”, destacou Kennia.

A escola destaca que a preparação para o Enem começa muito antes do último ano do Ensino Médio. O processo envolve o fortalecimento gradual de competências acadêmicas e socioemocionais, permitindo que os estudantes desenvolvam segurança, organização e responsabilidade ao longo de toda a vida escolar.

Nesse contexto, a aprovação e o desempenho em avaliações de larga escala aparecem como consequência natural de um percurso educacional construído com consistência e propósito.

Confira o ranking completo:

Ranking por escola dos 15 melhores alunos

1. Colégio Porto — 793,7

1. CEI Romualdo — 787,5

2. Colégio Marista — 781,2

3. Colégio Ciências Aplicadas — 777,4

4. IFRN Natal-Central — 770,0

5. CEI Roberto Freire — 763,8

6. FACEX — 759,1

7. IFRN Mossoró — 756,4

8. Colégio Diocesano Santa Luzia — 753,2

9. CEI Mirassol — 752,4

Ranking geral

1. Colégio Ciências Aplicadas — 726,4 (54 alunos)

2. Colégio Porto — 706,8 (96 alunos)

1. CEI Romualdo — 698,3 (139 alunos)

2. Colégio Marie Jost — 698,0 (15 alunos)

3. Colégio Marista — 697,0 (171 alunos)

4. FACEX — 695,6 (46 alunos)

5. CEI Roberto Freire — 690,7 (70 alunos)

6. Colégio Simples — 684,8 (28 alunos)

7. Salesiano São José — 674,3 (59 alunos)

 

8. Over Colégio e Curso Lagoa Nova — 674,3 (31 alunos)

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Próxima Última página