Cinthia amplia presença no Mato Grande com apoio do vice-prefeito de Pedra Grande
24/06/2026

O avanço da pré-candidatura de Cinthia de Allyson à Assembleia Legislativa segue conquistando novos apoios em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Em Pedra Grande, no Mato Grande potiguar, Cinthia recebeu o importante reforço do vice-prefeito Agrício Pereira, o que amplia a base de apoio e fortalece presença na região.
A família de Agrício (esposa e filha) passou a apoiar Cinthia, assim como Fernando do Gelo. No município, a pré-candidatura de Cinthia já contava com a liderança do vereador Allesson e agora amplia as bases, fortalecendo a presença na região.
Estes apoios mostram que é constante o crescimento da pré-candidatura de Cinthia, que vem construindo uma rede de apoios nas diferentes regiões do RN.
“O crescimento da nossa pré-candidatura é resultado da confiança das pessoas e da construção de um projeto coletivo. Queremos ampliar a representação de quem acredita em uma política de diálogo, de causas e de compromisso com os municípios e com a população do Rio Grande do Norte”, destacou Cinthia.
Essa publicação é um oferecimento
Operação mira grupo criminoso e prende dois homens em Canguaretama
24/06/2026

Drogas, arma de fogo, munições e celulares foram apreendidos durante as diligências. - Foto: PMRN
Ação conjunta das polícias Militar e Civil resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de crack, maconha, munições e um revólver
Uma operação integrada das polícias Militar e Civil resultou na prisão de dois homens, de 24 e 40 anos, suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Canguaretama, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. A ação, denominada Operação Liberdade, foi deflagrada nesta terça-feira 23 e também levou à apreensão de drogas, arma de fogo, munições e outros materiais utilizados na atividade criminosa.
De acordo com as investigações, os dois suspeitos seriam integrantes de um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas na região. Durante o cumprimento das diligências, as equipes localizaram 38 porções de crack, 12 porções de maconha, uma balança de precisão, aparelhos celulares, um revólver calibre .38 e munições dos calibres .38 e 9 milímetros.
As investigações também identificaram que um dos presos estava na condição de foragido da Justiça.
Após a ação, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Canguaretama para os procedimentos legais. Em seguida, foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A operação foi realizada pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM), em conjunto com a Polícia Civil.
Segundo as forças de segurança, a ação integra o trabalho de combate ao tráfico de drogas e à atuação de grupos criminosos na região de Canguaretama e municípios vizinhos.
Essa publicação é um oferecimento
Jogo da Seleção Brasileira altera funcionamento do comércio em Natal nesta quarta-feira
24/06/2026

Foto: Alex Régis
O funcionamento do comércio em Natal terá alterações nesta quarta-feira (24) em razão da partida da Seleção Brasileira conta a Escócia pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. A mudança afeta shoppings centers e supermercados, que terão horários especiais durante o período do jogo.
As alterações foram informadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, que divulgou a programação específica para os estabelecimentos comerciais da capital potiguar. A entidade orienta os consumidores a consultarem os horários de funcionamento antes de se dirigirem aos estabelecimentos. A seguir, confira a lista completa com a programação divulgada.
Confira a programação para está quarta (24):
Midway Mall
Fechamento opcional às 18h30;
Reabertura opcional às 21h30
Natal Shopping
Fechamento operacional às 18h30;
Reabertura opcional às 21h30
Via Direta
Lojas, boxes, quiosques e praça de alimentação: das 8h30 às 18h
Partage Norte Shopping
Lojas e quiosques: das 10h às 18h30h;
Praça de alimentação: das 10h às 22h;
Supermercado: das 7h às 18h;
Cinema: funcionamento até 18h30
Praia Shopping
Lojas e quiosques: das 10h às 18h;
Praça de alimentação: das 11h às 22h
Shopping Cidade Verde
Lojas e quiosques: das 10h às 18h30;
Praça de alimentação: das 10h às 22h
Shopping Cidade Jardim
Lojas e quiosques: das 9h às 18h30;
Praça de alimentação: das 9h às 21h (funcionamento facultativo)
Shopping 10
Fechado durante os dias dos jogos.
Supermercados
Os supermercados irão encerrar suas atividadesuma hora antes do início de cada partida da Seleção Brasileira.
Essa publicação é um oferecimento
Fim da escala 6×1 deve elevar preço do imóvel em todo país, diz entidade
24/06/2026

Foto: Ilustração
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 pode provocar um aumento médio de 5,5% no preço dos imóveis no Brasil, segundo estudo da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).
De acordo com a entidade, o prazo de transição previsto no texto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente tramita no Senado Federal, é insuficiente para que o setor se adapte às mudanças.
Em entrevista, o presidente da Abrainc, Luiz França, afirmou que o período de transição proposto não atende às características do mercado imobiliário, marcado por ciclos longos de produção.
“Você faz o lançamento e, após o lançamento, ainda leva de 36 a 40 meses para entregar aquele empreendimento”, explicou.
Na avaliação do executivo, uma transição tão curta dificulta o planejamento e a adaptação das empresas.
França também destacou que países frequentemente citados como referência na discussão da PEC, como México, Colômbia e Chile, adotaram períodos de transição entre quatro e oito anos ao implementarem mudanças semelhantes.
Segundo o presidente da Abrainc, a discrepância entre os exemplos internacionais e a proposta brasileira gera preocupação não apenas no setor imobiliário, mas em diversos segmentos da economia.
Além dos impactos para as empresas, a Abrainc alerta para possíveis consequências sociais. De acordo com França, o aumento projetado nos preços dos imóveis poderia excluir cerca de 2,5 milhões de famílias da possibilidade de adquirir a casa própria.
O efeito seria ainda mais significativo para os beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida, uma vez que o aumento das prestações reduziria o acesso ao financiamento habitacional.
O presidente da entidade também relacionou a medida ao desafio do déficit habitacional brasileiro, atualmente estimado em cerca de 6 milhões de moradias. As projeções indicam que o país precisará construir entre 9 e 11 milhões de novas unidades nos próximos dez anos para atender à demanda.
Nesse contexto, França avalia que o aumento dos custos da construção pode dificultar ainda mais a redução desse déficit.
Por fim, o presidente da Abrainc argumenta que os impactos da mudança na jornada de trabalho não se limitariam ao setor imobiliário. Na avaliação da entidade, a medida teria potencial para elevar os preços de produtos e serviços em diferentes áreas da economia, reduzindo o poder de compra da população.
Essa publicação é um oferecimento
Cliente acumula R$ 12 mil em créditos de energia solar sem desconto na conta na Grande Natal e Justiça manda corrigir erro
24/06/2026

Foto: Reprodução
A Justiça determinou que a Cosern corrija uma falha no sistema de compensação de energia solar após uma consumidora de Ceará-Mirim, na Grande Natal, relatar cobranças sem o abatimento dos créditos gerados pela própria produção de energia.
Segundo o processo, a cliente usa energia solar há mais de cinco anos e sempre recebeu normalmente os descontos referentes à energia excedente produzida pelo sistema. No entanto, a partir de outubro de 2024, as contas passaram a chegar com valores mais altos.
A consumidora afirma que continuou pagando as faturas e descobriu que os créditos de energia deixaram de ser utilizados corretamente. De acordo com os autos, o saldo acumulado e não compensado chegou a R$ 12.218,20 até março deste ano.
Mesmo após contatos com a distribuidora e a promessa de regularização do problema, as cobranças continuaram sendo emitidas sem o abatimento dos créditos. Conversas apresentadas no processo e publicações da própria empresa nas redes sociais foram consideradas pelo juiz como indícios de falha operacional no sistema.
Na decisão, o juiz Peterson Fernandes destacou que uma das unidades beneficiadas pela energia solar funciona como açougue e depende de refrigeração constante para preservar mercadorias. Por isso, entendeu que o risco de suspensão do fornecimento poderia causar prejuízos graves.
Com a sentença, a Justiça determinou que a Cosern não suspenda o fornecimento de energia por causa das cobranças contestadas, suspenda a cobrança das faturas com erro e corrija o sistema para garantir que os créditos de energia solar sejam usados corretamente para reduzir o valor das contas.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil em campo e ‘ETs no estádio’? Previsão de abdução em massa viraliza e divide a web
24/06/2026

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Uma previsão divulgada nas redes sociais pela influenciadora conhecida como Vó Bahiana ganhou repercussão ao citar uma suposta “abdução em massa” durante o jogo entre Brasil e Escócia, nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. As informações são do Correio Braziliense.
Segundo a publicação, a vidente afirmou ter tido sonhos no início de junho envolvendo uma possível “invasão extraterrestre” durante a partida. No relato, ela descreve a suposta presença de uma nave e a retirada de pessoas do estádio durante o evento esportivo.
A influenciadora também menciona, em seus relatos, cenas de correria e pânico no local, além de uma “nave-mãe” com dezenas de seres extraterrestres que, segundo ela, estariam envolvidos na ação.
A publicação repercutiu nas redes sociais, onde internautas comentaram a previsão com curiosidade e, em muitos casos, ceticismo. Parte do público tratou o conteúdo como entretenimento, enquanto outros questionaram a seriedade da afirmação.
Até o momento, não há qualquer evidência ou confirmação oficial que indique qualquer ocorrência fora do comum relacionada à partida. A previsão segue circulando apenas no ambiente das redes sociais.
Essa publicação é um oferecimento
ABC e América podem subir juntos para a Série C 2027
24/06/2026

Foto: Guilherme Drovas
Os torcedores de ABC e América entraram no mata-mata da Série D carregando uma dúvida que já começa a mexer com os admiradores dos clubes: os dois rivais podem conquistar juntos o acesso para a Série C de 2027? Pela nova fórmula da competição, a resposta é sim. Mas, para isso, os clubes terão de atravessar um caminho longo, com quatro fases eliminatórias antes do ponto decisivo da disputa.
A Série D deste ano passou a ser disputada por 96 clubes, divididos em 16 grupos com seis equipes. Os quatro primeiros de cada chave avançaram para a segunda fase, iniciando o primeiro mata-mata com 64 participantes. A partir daí, todos os confrontos são em jogos de ida e volta. No caso de ABC e América, integrantes do Grupo A-8, não existe possibilidade de o clássico se repetir logo nas primeiras etapas eliminatórias, já que os cruzamentos separam os classificados da mesma chave.
Se confirmarem a vantagem nos jogos do próximo final de semana, contra Altos e Fluminense-PI, respectivamente, ABC e América ainda terão pela frente a terceira fase e as oitavas de final. Somente depois disso chegarão às quartas, fase que ganhou peso no novo regulamento. Quem vencer nas quartas garante automaticamente o acesso para a Série C. Quem perder ainda terá uma segunda chance no playoff, que reunirá os quatro eliminados para definir mais duas vagas e completar a lista dos seis novos integrantes da Série C na próxima temporada.
Esse detalhe na nova fórmula de disputa é o que torna possível o sonho duplo. ABC e América podem subir juntos de duas formas. A primeira, mais direta, ocorre se ambos chegarem às quartas de final e vencerem seus confrontos. Nesse caso, os dois estariam entre os semifinalistas e carimbariam o retorno do futebol potiguar à Série C com força máxima. A segunda possibilidade é mais sofrida: caso um deles perca nas quartas, ainda poderá buscar o acesso no playoff de consolação. Até mesmo se os dois forem derrotados nas quartas, ainda haverá chance de ambos subirem, desde que não se enfrentem no cruzamento decisivo.
Como mostram as projeções, o clássico só pode voltar a acontecer em um estágio avançado da competição. Antes das quartas, o regulamento impede um reencontro entre clubes que vieram do mesmo grupo. A partir das quartas, dependendo da composição das chaves e da campanha acumulada, ABC e América podem voltar a se enfrentar. Se isso ocorrer nas quartas, um deles garante o acesso direto e o outro ainda poderá buscar a vaga extra no playoff. Se o reencontro ficar para a semifinal ou para a final, os dois já estarão garantidos na Série C.
ABC e América não dependem da queda do rival para subir. Secar a campanha do principal adversário será apenas um hábito mantido pelos torcedores, mas sem impacto real no caminho das equipes. O essencial é que ambos podem transformar a Série D de 2026 em uma jornada histórica para o futebol potiguar.
O acesso conjunto vai exigir regularidade, força mental e capacidade de decisão dos dois elencos. Os maiores clubes do estado têm a oportunidade de recolocar o futebol do RN em um novo patamar no cenário nacional, fazendo da atual temporada o ponto de partida para a reação tão sonhada por alvinegros e alvirrubros.
Essa publicação é um oferecimento
Homem ateia fogo em salãoda ex-companheira no RN
23/06/2026

Estabelecimento foi atingido por incêndio após o ex-companheiro da vítima - Foto: reprodução / tv tropical
Vítima afirma que suspeito descumpriu medida protetiva, enviou ameaças de morte e ateou fogo ao imóvel onde ela mora e trabalha
Uma mulher denunciou ter sido vítima de uma tentativa de feminicídio após o ex-companheiro incendiar o imóvel onde ela mora e trabalha no Rio Grande do Norte. Segundo o relato da vítima, que será identificada nesta reportagem como Maria para preservar sua identidade, o suspeito invadiu a área externa da propriedade, espalhou gasolina e ateou fogo ao local após enviar ameaças de morte.
De acordo com a mulher, o ataque ocorreu nesta semana, cerca de dois meses após o fim do relacionamento, que durou aproximadamente 13 anos. Ela afirmou que já possuía medida protetiva contra o ex-companheiro e que vinha sendo ameaçada desde a separação.
“Fazia dois meses que eu estava separada dele, sempre ele vinha me ameaçando. Senti o cheiro da fumaça e, quando eu me levantei, estava nas câmaras ele botando gasolina aqui de fora a fora da calçada. Ele conseguiu jogar gasolina pelas escadas, pelas brechas da escada e tocou fogo. A sorte é que não entrou no espaço nem jogou por cima, porque estava fechada a janela aqui na parte de cima, porque senão não tinha ficado nada”, relatou, em entrevista à TV Tropical.
Segundo a vítima, as ameaças se intensificaram na noite anterior ao incêndio. Como o ex-companheiro estava bloqueado em seus canais de comunicação, ele teria enviado mensagens de áudio para a irmã dela.
“Ele mandou bastante áudio para minha irmã dizendo que ia me matar e ontem pela manhã ele fez isso. Ele tentou me matar, só que ele não conseguiu. Ainda tentou arrombar o portão e não conseguiu e ateou fogo na frente da casa”, afirmou.
Maria também informou que possui um botão do pânico instalado em razão da medida protetiva, mas disse que o equipamento não funcionou durante a ocorrência.
“Só que o botão do pânico na hora não funcionou, não funcionou. Não sei o que aconteceu, o que não funcionou. O botão estava funcionando e que tinha sido a tornozeleira dele que estava sem sinal”, declarou.
Durante o ataque, a mulher acompanhava a movimentação por meio das câmeras de segurança instaladas no imóvel. Segundo ela, a fumaça tomou conta da residência e foi necessário buscar uma forma de escapar enquanto observava a ação do suspeito.
A vítima afirmou ainda que tentou dialogar com o ex-companheiro para que ele interrompesse o ataque. Segundo seu relato, ele reiterava as ameaças de morte e a acusava de traição.
Abalada, a mulher disse viver sob constante temor de novos ataques e teme que o suspeito tente concretizar as ameaças caso deixe a prisão.
“Eu estou morrendo de medo dele ser solto e querer terminar o que ele não conseguiu”, declarou.
Essa publicação é um oferecimento
Internações por cocaína crescem 19,8% no País
23/06/2026

O aumento das internações não se restringe à rede pública. Entre usuários de planos de saúde, foram registradas 12.496 internações relacionadas à dependência de cocaína em 2022. Em 2024, o número chegou a 22.273
Estudo aponta aumento de hospitalizações relacionadas à droga; jovens entre 18 e 44 anos concentram cerca de 80% dos casos
As internações hospitalares relacionadas à dependência de cocaína no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentaram 19,8% nos últimos cinco anos, segundo levantamento realizado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O estudo utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), consolidados por meio da plataforma analítica da TechTrials.
Os números revelam que homens continuam sendo a maioria dos pacientes internados por complicações relacionadas ao uso da droga. Eles representam 74,2% das internações registradas no período analisado, enquanto as mulheres correspondem a 25,8% dos casos. O levantamento também mostra que a dependência afeta principalmente a população mais jovem. Pessoas entre 18 e 44 anos concentram cerca de 80% das hospitalizações.
Apesar da elevação dos atendimentos hospitalares, pesquisas nacionais não indicam crescimento expressivo no consumo da droga. Dados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) apontam que o uso de cocaína no Brasil tem se mantido relativamente estável nos últimos anos.
Para o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, a alta das internações está ligada a fatores que ampliam os danos causados pela substância.
“O Brasil é o segundo país em termos de consumo de cocaína no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. A disponibilidade da droga com baixo preço faz com que a população jovem tenha fácil acesso e o uso ocasional se torne mais frequente”, diz Laranjeira.
Segundo ele, a combinação entre preço reduzido, consumo associado ao álcool e facilidade de acesso favorece a evolução mais rápida dos quadros de dependência.
“Então o baixo preço, associação com o álcool e facilidade do uso mais sistemático acabam produzindo um dano biológico, cerebral, mais rápido na população mais jovem e que produz uma demanda por internações.”
A psiquiatra Joana Rodrigues Marczyk, do Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, afirma que o crescimento das internações não necessariamente significa que há mais usuários.
“Ele pode indicar também maior gravidade dos casos que estão chegando aos serviços de saúde.”
De acordo com a especialista, o cenário pode estar relacionado ao aumento da frequência e da quantidade consumida, ao agravamento de transtornos psiquiátricos associados, ao crescimento de situações de vulnerabilidade social e às limitações na oferta ou integração dos serviços especializados.
As internações analisadas pelo estudo não se referem, necessariamente, ao tratamento da dependência química. Em geral, esse acompanhamento ocorre em serviços ambulatoriais. Os registros hospitalares estão relacionados principalmente a emergências médicas provocadas pelo consumo da droga.
Entre as ocorrências mais frequentes estão arritmias cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), acidentes de trânsito e episódios de violência associados ao uso de cocaína.
A predominância masculina acompanha uma tendência observada historicamente no consumo de drogas. Embora a diferença entre homens e mulheres tenha diminuído nas últimas décadas, especialistas apontam fatores que influenciam o acesso ao tratamento.
“Outro fator é que as mulheres têm mais facilidade de procurar tratamento antes do que o homem. Por outro lado, elas nem sempre encontram ajuda porque são poucos os locais que oferecem serviço para elas”, pontua o psiquiatra.
Os dados também evidenciam o caráter recorrente da dependência química. Embora tenham sido identificados 36.861 pacientes únicos no SUS, ocorreram mais de 45 mil internações.
Essa publicação é um oferecimento
Justiça quebra sigilos bancário e fiscal do bispo Edir Macedo, da Universal e do Banco Digimais; operação da PF mira esquema de fraudes financeiras
23/06/2026

Foto: Facebook/ Reprodução
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (23/6), a Operação Miragem, contra um esquema de fraudes financeiras relacionadas ao Banco Digimais, do bispo evangélico Edir Macedo. O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus foi alvo de quebra de sigilo bancário e fiscal.
Além do religioso, também foi autorizada a quebra dos sigilos de outros 17 alvos da operação e o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra nove alvos em São Paulo. De acordo com a corporação, Edir Macedo não é alvo dos mandados por residir no exterior.
Segundo a investigação, os alvos teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar sua real situação financeira do Banco Digimais. O objetivo seria criar uma aparência de solvência para burlar a fiscalização dos órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares.
A decisão judicial também autorizou a PF a sequestrar e bloquear bens do bispo e dos outros nove alvos de busca e apreensão. O montante é de mais de R$ 670 milhões e, segundo a corporação, corresponde ao ganho patrimonial com a suposta fraude.
Quem são os alvos da operação:
Mandados de busca e apreensão
Marcelo de Lima Brasil
João Alves de Campos
Rodrigo Ruggero
João Luiz Urbaneja
Thiago Rodrigues Urbaneja
José Roberto Giancoli Filho
Rodrigo Balassiano
Banco Digimais S.A.
ID Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.
Quebra de sigilo fiscal
B.A. Empreeendimentos e Participações S/A
Banco Digimais S.A.
Bless Capital Gestora de Recursos
Digimais Securitizadora de Créditos Financeiros S.A.
Edir Macedo Bezerra
EXP 1 FIDC-NP
Guidare FIM CP
Hermon Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizados (FIDC-NP) RL
ID 112 FIDC-NP
ID Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.
João Alves de Campos
João Luiz Urbaneja
José Roberto Giancoli Filho
Marcelo de Lima Brasil
Rocha Silva Consultoria e Estruturação (Marcos Serviços de Consultoria Ltda)
Rodrigo Balassiano
Rodrigo Ruggero
Thiago Rodrigues Urbaneja
Segundo a corporação, os investigados poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedada.
Essa publicação é um oferecimento
TST mantém multa de R$ 300 mil à Ortobom por falta de mulheres na chefia
23/06/2026

Foto: Tribunal Superior do Trabalho/Divulgação
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve por unanimidade a condenação da Ortobom ao pagamento de R$ 300 mil por danos morais coletivos em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho por discriminação contra mulheres na promoção a cargos de chefia.
O caso envolve a unidade da empresa em Arapongas (PR), onde, segundo o processo, todos os 22 cargos de gerência e os dois de subgerência eram ocupados por homens. Para o relator, ministro Alberto Balazeiro, a empresa não apresentou critérios objetivos que justificassem a ausência de mulheres nos postos de liderança, caracterizando discriminação indireta.
Durante o julgamento, o ministro Maurício Godinho Delgado afirmou que os dados apresentados são evidência de uma discriminação estrutural no ambiente de trabalho. A decisão da Terceira Turma manteve a condenação já imposta pelo tribunal regional.
Em nota, a Ortobom afirmou que o caso se refere apenas a uma de suas 13 unidades fabris e não representa a realidade da empresa. A companhia destacou que, por tramitar sob sigilo, não pode comentar detalhes do processo.
“A Ortobom reafirma seu compromisso com a legislação, com a igualdade de oportunidades e com uma gestão pautada pela meritocracia. Atualmente, a companhia tem uma mulher como CEO, reflexo de uma cultura organizacional que valoriza competências, desempenho e potencial no desenvolvimento de seus profissionais.”
A empresa acrescentou que mantém investimentos em ações voltadas à atração, desenvolvimento e permanência de talentos femininos, visando fortalecer um ambiente de trabalho inclusivo e alinhado às melhores práticas de gestão de pessoas.
Essa publicação é um oferecimento
Chuvas desafiam previsões no RN, mas nova ameaça climática surge no horizonte
23/06/2026

O período chuvoso no litoral e no Agreste do Rio Grande do Norte deve se estender até meados de julho e início de agosto. A previsão é do chefe da unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, que também alertou para os efeitos do fenômeno El Niño no segundo semestre, com aumento das temperaturas e da sensação térmica em diversas regiões do Estado.
Em entrevista à rádio Mix FM Natal, Bristot afirmou que as chuvas registradas em 2026 surpreenderam os meteorologistas, uma vez que os indicadores oceânicos apontavam para um cenário menos favorável. “Nós tivemos uma grata surpresa este ano. Não estava tão favorável para chuvas, nem o Atlântico Sul, e nós tivemos chuvas de normal acima do normal em algumas regiões”, afirmou.
Segundo ele, o período chuvoso já chegou ao fim no semiárido potiguar, abrangendo as regiões Oeste e Central, onde o principal sistema meteorológico atuante é a Zona de Convergência Intertropical entre fevereiro e maio. “No interior do Estado, as chuvas já estão começando a diminuir. Ainda tem algumas pancadas de chuva acontecendo no interior, mas a tendência é diminuir”, explicou.
De acordo com o meteorologista, os maiores volumes foram registrados em áreas do Alto Oeste, Vale do Açu, região de Mossoró e Chapada do Apodi. Já no Seridó Oriental, onde estão municípios como Currais Novos e Parelhas, as precipitações ficaram ligeiramente abaixo da média histórica.
“O Seridó Oriental teve chuvas um pouco abaixo do normal. Mas, nas demais áreas do Seridó, as chuvas ficaram dentro do normal”, disse. Ele destacou ainda a recuperação dos reservatórios da região. “Tivemos boa recarga dos açudes na região do Seridó. Na região Oeste também tivemos boas recargas.”
Essa publicação é um oferecimento
INSS amplia exigência de biometria em benefícios sociais; entenda as novas regras
23/06/2026

Governo amplia uso de biometria no INSS; medida será obrigatória de forma gradual e prevê exceções Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom
ortaria publicada no Diário Oficial amplia uso de identificação biométrica para aposentadorias, auxílios e BPC/Loas; governo prevê transição gradual e lista exceções para grupos vulneráveis
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma nova portaria que amplia a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais. A medida atinge aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e faz parte de uma estratégia do governo federal para reforçar a verificação de identidade e reduzir fraudes no sistema.
As regras foram publicadas na edição mais recente do Diário Oficial da União e consolidam a expansão de um modelo que já vinha sendo aplicado de forma parcial em alguns serviços, como o BPC/Loas e operações de crédito consignado.
O cadastro biométrico utilizado pelo governo inclui coleta de impressões digitais das duas mãos e fotografia facial, integrados a bases oficiais de identificação civil.
Como será a exigência na prática
Para novos pedidos de benefícios ao INSS, o cidadão deverá comprovar que possui registro biométrico em pelo menos uma base oficial reconhecida pelo governo federal. Entre elas estão:
Carteira de Identidade Nacional (CIN), novo documento unificado;
Justiça Eleitoral (título de eleitor com biometria);
Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Passaporte, em casos específicos.
A verificação será feita por cruzamento de dados em sistemas federais. Segundo o governo, a intenção é evitar pagamentos indevidos a terceiros e aumentar a segurança na concessão de benefícios.
A medida não interrompe automaticamente pagamentos já em andamento. Para beneficiários atuais, a adoção será gradual, respeitando um período de transição.
Quem está dispensado da biometria
A portaria estabelece exceções para situações em que a exigência pode ser inviável ou desproporcional. Ficam dispensados:
Pessoas com idade superior a 80 anos;
Migrantes, refugiados ou apátridas, mediante documentação específica;
Brasileiros residentes no exterior com comprovação consular ou acordos internacionais;
Pessoas com incapacidade de locomoção, com atestado médico recente;
Moradores de regiões classificadas como de difícil acesso, mediante comprovação de residência;
Casos previstos na própria norma para benefícios específicos, como salário-maternidade, pensão por morte e auxílio por incapacidade.
Como saber se você já tem biometria cadastrada
O governo considera válidos registros biométricos já existentes em bases oficiais. O cidadão pode verificar se já está incluído por meio de:
Carteira de Identidade Nacional (CIN);
Título de eleitor (Tribunal Superior Eleitoral);
Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Passaporte.
A checagem pode ser feita em plataformas digitais como o portal gov.br, além de sistemas da Justiça Eleitoral e dos Detrans estaduais. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, mais de 150 milhões de brasileiros já possuem algum tipo de biometria registrada.
Cronograma de implantação e regras de transição
A exigência será implementada de forma escalonada para evitar impacto imediato na concessão e manutenção de benefícios.
Até 31 de dezembro de 2026: governo mantém período de adaptação e consolidação de bases biométricas;
A partir de janeiro de 2027: passa a ser obrigatória a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem ainda não possui biometria em nenhuma base oficial;
Até 31 de dezembro de 2027: ainda serão aceitas biometrias registradas no TSE, CNH ou passaporte, desde que coletadas até o fim de 2026;
A partir de 1º de janeiro de 2028: a CIN passa a ser o padrão oficial para concessão, manutenção e renovação de benefícios sociais.
Durante esse período, não haverá bloqueio automático de benefícios já ativos. O governo afirma que o objetivo é permitir adaptação gradual da população ao novo sistema.
O que acontece se não houver biometria
Nos casos de novos pedidos, a ausência de comprovação biométrica dentro das regras poderá levar ao encerramento do processo, que poderá ser considerado desistente.
O INSS afirma que a medida busca reforçar a segurança dos pagamentos e reduzir fraudes em benefícios sociais, especialmente em um contexto de ampliação do uso de bases digitais integradas no país.
Essa publicação é um oferecimento
Metade da população pode ter alergias até 2050, alerta OMS
23/06/2026

Alergias respiratórias, como rinite e asma, atingem milhões de pessoas e tendem a se agravar durante o inverno. O diagnóstico precoce ajuda a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. - Foto: magnific
Semana Mundial da Alergia alerta para o avanço das doenças alérgicas, que já atingem cerca de 30% dos brasileiros
As doenças alérgicas já afetam cerca de 30% da população mundial e continuam avançando em ritmo acelerado. No Brasil, o cenário acompanha a tendência global e preocupa especialistas, principalmente diante da projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que, até 2050, metade da população do planeta poderá desenvolver algum tipo de alergia.
A estimativa está relacionada, entre outros fatores, às mudanças climáticas e às alterações ambientais que favorecem a exposição do organismo a agentes capazes de desencadear respostas exageradas do sistema imunológico.
Para a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Fátima Rodrigues Fernandes, o número de brasileiros afetados já representa uma parcela expressiva da população.
“São vários tipos de doença ocasionadas por uma alteração do nosso sistema imunológico, que responde de uma maneira mais exacerbada a estímulos, causando as inflamações”, afirmou à Agência Brasil.
Segundo a especialista, os alérgicos brasileiros formam praticamente “uma multidão, um país dentro de outro”, diante da elevada incidência dessas doenças. Entre as alergias mais frequentes está a rinite alérgica, que afeta aproximadamente 30% da população brasileira.
Dados do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (ISSAC) indicam que a doença atinge cerca de 26% das crianças e aproximadamente 30% dos adolescentes no país. Caracterizada por sintomas como espirros frequentes, coriza, coceira no nariz e nos olhos e obstrução nasal, a rinite costuma ser negligenciada por muitos pacientes.
“A pessoa dorme com a boca aberta, tem perturbação no sono, mas não liga. Ela acostumou e pensa que aquilo é o normal dela. Mas não é”, alertou Fátima Fernandes. “A pessoa pode ter uma qualidade de vida melhor se ela se cuidar.”
Outra condição de grande impacto é a asma alérgica, que atinge cerca de 20% dos brasileiros. No mundo, a doença afeta aproximadamente 260 milhões de pessoas e está associada a mais de 450 mil mortes por ano.
Os sintomas incluem falta de ar, chiado no peito, tosse persistente, sensação de cansaço e desconforto torácico, muitas vezes agravados por esforço físico ou até mesmo durante atividades simples do cotidiano. Segundo especialistas, o inverno é um dos períodos mais críticos para pacientes asmáticos, quando aumentam as crises respiratórias e a procura por atendimento médico.
“Os prontos-socorros ficam cheios de crianças, adolescentes e idosos com problemas pulmonares e respiratórios. A asma é uma doença que pode ser bem mais grave, colocando, inclusive, em risco a vida do paciente”, destacou a presidente da Asbai.
Dermatite atópica afeta principalmente crianças
Entre as doenças alérgicas que mais afetam o bem-estar está a dermatite atópica, enfermidade crônica e não contagiosa que provoca inflamações na pele e intensa coceira.
A condição afeta principalmente crianças. Estima-se que cerca de 20% delas apresentem a doença, sendo que aproximadamente 5% desenvolvem formas mais graves. Segundo a Asbai, cerca de 60% dos casos começam ainda no primeiro ano de vida. Entre adultos, a prevalência é estimada em torno de 3%.
Além dos sintomas físicos, a dermatite pode provocar impactos emocionais importantes, favorecendo quadros de ansiedade, baixa autoestima e depressão.
Diante do crescimento contínuo dos casos, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia promoverá, entre os dias 21 e 27 deste mês, a Semana Mundial da Alergia, iniciativa coordenada internacionalmente pela Organização Mundial de Alergia (WAO). Neste ano, a campanha tem como tema “Cuidado com a Alergia é Cuidado Essencial”.
O objetivo é ampliar a conscientização sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas, além de incentivar a procura por atendimento especializado. A programação inclui ações presenciais em diversas regionais da entidade, entrevistas com especialistas, atividades educativas e orientações à população sobre exames diagnósticos e formas de controle das doenças.
Diagnóstico e controle são fundamentais
Embora a maioria das alergias tenha origem genética, os especialistas ressaltam que elas podem ser controladas quando identificadas corretamente.
“A especialista afirmou que, na maioria das vezes, a alergia é genética e, portanto, não tem cura, mas tem controle. ‘Se controlada, o indivíduo pode ficar totalmente sem sintomas’.”
Segundo Fátima Fernandes, o primeiro passo consiste em identificar o agente responsável pelas crises alérgicas para definir o tratamento adequado. Esse diagnóstico pode ser realizado por meio de testes cutâneos ou exames laboratoriais feitos a partir de amostras de sangue.
“A presidente da associação afirma que seja qual for o teste, ele ajuda a diagnosticar a causa da alergia e previne novos sintomas que forem aparecendo, preparando a pessoa para lidar melhor com a doença e ter uma vida mais saudável.”
“O importante é diagnosticar, cuidar e permitir que o indivíduo tenha uma vida normal e não, simplesmente, isolada”, ressaltou.
Além das alergias respiratórias, a Asbai chama atenção para outras condições que também podem provocar complicações importantes. Entre elas estão as alergias alimentares, que podem desencadear reações graves, as dermatites, que comprometem a qualidade de vida, e as urticárias, caracterizadas por lesões e coceiras intensas.
A entidade também destaca a importância de olhar para toda a família durante o tratamento. Como muitas alergias possuem componente hereditário, é comum que diferentes integrantes da mesma casa apresentem sintomas semelhantes.
“A gente costuma dizer que, quando se fala de alergia, o tratamento não é só do paciente; é de toda a família. A alergia à poeira, a ácaros em casa acende o alerta, porque todos vão estar influenciados por esse tipo de exposição.”
“Nesses casos, deve-se cuidar da casa e da família como um todo, até para melhorar a qualidade geral de vida”, afirmou Fátima Fernandes.
Especialistas reforçam que sintomas persistentes não devem ser considerados normais. Tosse frequente, espirros constantes, coceiras na pele, falta de ar e congestão nasal recorrente podem indicar doenças alérgicas que necessitam de avaliação médica.
A Asbai também alerta para o risco da automedicação e do uso de receitas caseiras sem orientação profissional. Outra recomendação é manter atenção ao ambiente doméstico, reduzindo a exposição à poeira, mofo e ácaros, fatores frequentemente associados ao agravamento dos sintomas.
Para os especialistas, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado continuam sendo as principais ferramentas para reduzir o impacto das doenças alérgicas e garantir melhor qualidade de vida aos pacientes.
Essa publicação é um oferecimento
Restituição do Imposto de Renda destina R$ 193,8 milhões a mais de 100 mil contribuintes no RN
23/06/2026

Foto: Marcelo Casall
Mais de 101 mil contribuintes do Rio Grande do Norte foram contemplados no segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. Ao todo, 101.308 potiguares vão receber R$ 193.886.177,73, com o crédito bancário previsto para o dia 30 de junho. A consulta foi liberada pela Receita Federal na manhã desta terça-feira (23).
Em todo o país, o segundo lote da restituição contempla 9.585.797 contribuintes e soma R$ 16 bilhões, tornando-se o maior da história em número de beneficiados. O valor iguala o recorde registrado no primeiro lote, pago em maio.
Somando os dois primeiros lotes de 2026, a Receita Federal prevê devolver R$ 32 bilhões a aproximadamente 18,3 milhões de contribuintes, o equivalente a cerca de 80% do total estimado de restituições deste ano. Segundo o órgão, a agilidade no processamento das declarações permitiu antecipar os pagamentos, beneficiando tanto os contribuintes com prioridade legal quanto aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX.
Além do Rio Grande do Norte, outros estados da região também foram contemplados com valores expressivos neste segundo lote de restituição. Em Pernambuco, 252.159 contribuintes receberão R$ 501.280.331,27. Somente em Caruaru, serão beneficiados 50.245 contribuintes, com pagamentos que somam R$ 74.699.258,52.
Na Paraíba, 100.048 contribuintes terão direito à restituição, totalizando R$ 185.135.234,40. Já em Alagoas, 81.064 contribuintes receberão R$ 147.133.726,27.
Essa publicação é um oferecimento
PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões
23/06/2026

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga supostas irregularidades em uma instituição financeira ligada ao bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.
A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em São Paulo, com participação de mais de 50 policiais federais. Um dos alvos da investigação é a cúpula do Banco Digimais.
Além das buscas, a Justiça Federal determinou a quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do bloqueio de até R$ 670,3 milhões em bens e valores.
Segundo informações da investigação, o caso teve início a partir de relatórios do Banco Central, que apontaram indícios de possíveis irregularidades na condução da instituição financeira.
A PF apura suspeitas de que administradores teriam utilizado mecanismos contábeis para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, incluindo possíveis alterações em informações e geração artificial de receitas.
Os investigados podem responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, como gestão fraudulenta, prestação de informações falsas em demonstrativos contábeis e operações de crédito vedadas pela legislação.
Essa publicação é um oferecimento
Casal morre após moto ser atingida por caminhão em Monte Alegre, na Grande Natal
23/06/2026

Casal morre após moto ser atingida por caminhão em Monte Alegre, na Grande Natal - Foto: Reprodução/Redes sociais
Acidente ocorreu durante a madrugada em trecho da RN-022
Duas pessoas morreram em um acidente registrado na madrugada desta segunda-feira 22 no município de Monte Alegre, na Região Metropolitana de Natal. A colisão ocorreu por volta das 4h30, em um trecho da RN-022.
De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), as vítimas estavam em uma motocicleta quando o condutor tentou realizar uma ultrapassagem. Durante a manobra, o veículo colidiu frontalmente com um caminhão que trafegava no sentido contrário da pista.
Com o impacto, a motocicleta pegou fogo e os dois ocupantes morreram ainda no local. Até a última atualização, as vítimas não haviam sido identificadas.
Equipes do CPRE foram acionadas para atender a ocorrência e realizar o isolamento da área. Peritos da Polícia Científica também estiveram no local para os procedimentos necessários.
Segundo a polícia, o motorista do caminhão permaneceu no local do acidente e prestou esclarecimentos às autoridades.
Após a perícia, os corpos foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), onde passarão pelo processo de identificação antes de serem liberados para os familiares.
Essa publicação é um oferecimento
Bombeiros retiram vítima presa em carro após capotamento na BR-304
23/06/2026

Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram no resgate de vítima presa em veículo após capotamento registrado na BR-304, em Macaíba - Foto: Corpo de Bombeiros
Acidente ocorreu nas proximidades da Reta Tabajara, em Macaíba; vítima foi resgatada e encaminhada ao atendimento do Samu
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou o resgate de uma vítima presa às ferragens após um capotamento registrado na tarde desta segunda-feira (22) na BR-304, nas proximidades da Reta Tabajara, em Macaíba.
De acordo com a corporação, as equipes foram acionadas para atender a ocorrência e, ao chegarem ao local, iniciaram os procedimentos de segurança para estabilizar o veículo. A medida teve o objetivo de evitar movimentações que pudessem comprometer as condições da vítima durante o atendimento.
Na sequência, os bombeiros utilizaram equipamentos e técnicas de salvamento veicular para realizar cortes na estrutura do automóvel e criar acessos seguros ao interior do carro. O procedimento permitiu o desencarceramento e a retirada da vítima.
Após o resgate, a pessoa ferida foi entregue aos cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pela continuidade da assistência médica.
O Corpo de Bombeiros reforçou a importância do acionamento imediato pelo telefone 193 em casos de acidentes de trânsito. Segundo a corporação, a rapidez na comunicação contribui para a chegada das equipes especializadas em menor tempo, permitindo a realização dos procedimentos necessários para garantir a segurança das vítimas, dos socorristas e das demais pessoas envolvidas na ocorrência.
Essa publicação é um oferecimento
CONFIABILIDADE: São Gonçalo do Amarante conquista Nota A do Tesouro Nacional em qualidade das informações fiscais
23/06/2026

Fotos: Divulgação
São Gonçalo do Amarante alcançou mais um importante reconhecimento nacional na área da gestão pública. O município recebeu Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e conquistou a 3ª colocação entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte avaliados.
O resultado coloca São Gonçalo entre os seis municípios potiguares que obtiveram a classificação máxima na avaliação referente ao exercício de 2025, consolidando a cidade como referência estadual em transparência, organização e qualidade das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.
No ranking estadual, São Gonçalo do Amarante alcançou 186,71 pontos, correspondendo a um índice de 95,75% de acertos, ficando atrás apenas de Timbaúba dos Batistas (96,54%) e São João do Sabugi (96,16%), empatado tecnicamente com Rafael Godeiro. O desempenho evidencia o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal e a excelência na prestação de contas.
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional avalia a consistência e a confiabilidade das informações enviadas pelos municípios ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A análise verifica a conformidade entre documentos como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anual (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), atribuindo notas de A a E aos entes públicos.
A conquista da Nota A demonstra o compromisso da gestão do prefeito Jaime Calado com uma administração responsável, transparente e alinhada às boas práticas da administração pública, garantindo maior credibilidade às informações fiscais e contábeis do município perante os órgãos de controle e a sociedade. Além de fortalecer a transparência, um bom desempenho nesse indicador contribui para ampliar a confiança institucional e pode favorecer o acesso do município a operações de crédito e investimentos públicos.
Essa publicação é um oferecimento
Cinegrafista da TV Tropical é agredido durante entrada ao vivo e vai parar no hospital
23/06/2026
Um cinegrafista da TV Tropical foi agredido na manhã desta terça-feira 23 durante uma transmissão ao vivo para o programa Balanço Geral realizada nas proximidades da Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, na Zona Leste de Natal. O profissional precisou de atendimento médico após o ataque.De acordo com o relato feito pelo apresentador Alanzinho do Povo, um homem apareceu atrás da equipe durante a transmissão fazendo gestos que, segundo ele, seriam associados a uma facção criminosa. O comportamento chamou a atenção dos profissionais que estavam no local.Ainda segundo o apresentador, o cinegrafista teria pedido para que o homem não realizasse os gestos enquanto a equipe estava ao vivo. Após a abordagem, o suspeito teria reagido de forma agressiva e partido para cima do profissional, iniciando uma confusão que resultou em agressões físicas.“O nosso cinegrafista foi agredido por esse camarada aí. Ele foi para o hospital. Ele estava lá agredindo a nossa equipe”, afirmou Alanzinho durante a transmissão.? Acesse nosso site para matéria completa blogdonetinhofaustino.com.br link na bio, ? Siga @netinhofaustinoblog , o maior e melhor blog do mato grande.Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
























