BRASIL: Dívida pública federal cresce R$ 234 bilhões em maio e chega a R$ 9,03 trilhões
26/06/2026

Foto: RafaPress/Getty Images
A dívida pública federal do Brasil chegou a R$ 9,032 trilhões em maio, alta de 2,66% em relação a abril (um aumento nominal de R$ 234,4 bilhões), quando o estoque era de R$ 8,798 trilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Tesouro Nacional.
O crescimento foi impulsionado pela emissão líquida de R$ 135,62 bilhões em títulos e pela apropriação de R$ 94,17 bilhões em juros.
A dívida interna alcançou R$ 8,46 trilhões, enquanto a dívida externa somou R$ 340,9 bilhões (US$ 67,33 bilhões).
Já a reserva de liquidez da dívida aumentou 10,9% no mês, chegando a R$ 1,21 trilhão, valor suficiente para cobrir os vencimentos da dívida pelos próximos 9,14 meses.
Essa publicação é um oferecimento
Inmet emite alerta de chuvas intensas e coloca 29 cidades do RN em nível laranja
26/06/2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios do Rio Grande do Norte — Foto: José Aldenir/Agora RN
Aviso vale até 23h59 desta sexta-feira 26 e inclui risco de ventos fortes, alagamentos e queda de energia elétrica
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira 26, um alerta de perigo por chuvas intensas para municípios do Rio Grande do Norte. O aviso é dividido em dois níveis: um alerta amarelo, válido para todos os municípios do estado, e um alerta laranja, que abrange 29 cidades potiguares. Ambos seguem em vigor até as 23h59.
Confira as cidades sob alerta laranja nesta sexta-feira 26:
Arês
Baía Formosa
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Jundiá
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Parnamirim
Pedro Velho
Pureza
Rio do Fogo
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
Senador Georgino Avelino
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Vera Cruz
Vila Flor
No alerta amarelo, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Há possibilidade de alagamentos, queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
No alerta laranja, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Essa publicação é um oferecimento
Governo do RN reconhece falhas no Censo Escolar e cita ações para corrigir dados da educação
26/06/2026

Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) - Foto: Seec / Reprodução
Secretaria afirma que tem adotado medidas para corrigir inconsistências no Censo Escolar e aprimorar a gestão dos dados educacionais
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) informou nesta sexta-feira 26 que tem adotado medidas para fortalecer a qualidade das informações prestadas ao Censo Escolar, após o reconhecimento de perdas estimadas em R$ 230,52 milhões em recursos da educação entre os anos de 2024 e 2026.
O tema ganhou repercussão após a divulgação de que inconsistências cadastrais no sistema Educacenso teriam impactado o repasse de recursos federais destinados ao Rio Grande do Norte. Apenas em 2025, a perda estimada chega a R$ 44,8 milhões.
Em nota enviada à reportagem, a SEEC afirmou que vem implementando ações “voltadas ao fortalecimento e à qualidade dos dados do Censo Escolar, com foco na prevenção de inconsistências cadastrais, no aperfeiçoamento dos processos de registro e validação das informações e na modernização da gestão educacional”.
A reportagem questionou a secretaria sobre quais municípios potiguares foram mais afetados pelas inconsistências, mas a pasta informou que não dispõe desse detalhamento.
Também foram solicitadas informações sobre a possibilidade de recomposição dos recursos junto ao Ministério da Educação (MEC) e sobre o andamento da contratação da plataforma Zaori Astrea, anunciada pelo governo estadual como ferramenta para corrigir as falhas identificadas no sistema. Até a publicação desta matéria, não houve detalhamento adicional sobre esses questionamentos.
As perdas impactam repasses vinculados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e à complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
A situação levantou questionamentos sobre os mecanismos de controle e validação dos dados educacionais no estado, uma vez que as informações declaradas no Censo Escolar servem como base para o cálculo de diversos repasses federais destinados à educação básica.
Entenda o caso
O Rio Grande do Norte registra uma estimativa de R$ 230,52 milhões em perdas de recursos federais da educação entre 2024 e 2026, em razão de falhas no cadastramento de estudantes no Censo Escolar.
De acordo com informações de um processo administrativo, as inconsistências estão relacionadas a falhas operacionais e à ausência de uma ferramenta adequada para o cadastramento e validação dos dados no sistema Educacenso, utilizado pelo Ministério da Educação.
Apenas em 2025, o Estado deixou de receber cerca de R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de aproximadamente 4,48 mil estudantes no Censo Escolar. Esses dados influenciam diretamente repasses como Fundeb, PNAE, PNATE e complementações do VAAR.
Segundo o documento, parte das perdas também está relacionada ao não cumprimento de condicionalidades do VAAR, que depende de participação mínima no Saeb. O texto aponta prejuízos estimados em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026.
O grupo técnico da Secretaria de Educação aponta que parte das inconsistências ocorre quando estudantes que realizaram avaliações não são contabilizados corretamente no Educacenso, afetando indicadores usados pelo Ministério da Educação.
Diante do problema, a SEEC afirma que tem adotado medidas para aprimorar a qualidade dos dados, com foco na prevenção de falhas e modernização dos processos de registro e validação.
O governo também discute a contratação da plataforma Zaori Astrea, por inexigibilidade de licitação, sob justificativa de solução técnica específica para correção das inconsistências e cruzamento de dados do sistema.
Essa publicação é um oferecimento
Loja de roupas escondia esquema de tráfico e venda ilegal de cigarros eletrônicos em Jardim de Piranhas
26/06/2026

Um homem de 21 anos de idade foi preso em flagrante, em Jardim de Piranhas, durante uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) com apoio da Polícia Militar. Ele é suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, contrabando e comercialização de produtos nocivos à saúde.
De acordo com as investigações, o suspeito utilizava uma loja de roupas e perfumes como fachada para atividades ilícitas. No local, além da venda de mercadorias, também seriam comercializadas drogas e cigarros eletrônicos.
A prisão, executada na última quinta-feira (25), aconteceu durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos no âmbito das investigações conduzidas pela Polícia Civil.
Drogas, cigarros eletrônicos e dinheiro foram apreendidos
Durante as ações, os policiais encontraram porções de maconha e skunk, cigarros eletrônicos, frascos contendo substâncias utilizadas na fabricação de “loló”, balanças de precisão e embalagens para fracionamento de drogas.
Também foram apreendidos uma réplica de arma de fogo, munições de calibre .22, comprimidos conhecidos como “rebites” e mais de R$ 7 mil em dinheiro.
Todo o material foi recolhido e encaminhado para a delegacia, onde será utilizado para dar continuidade às investigações.
Essa publicação é um oferecimento
Queda no preço do barril do petróleo alivia mundo
26/06/2026

Recuo do barril do Brent após alívio das tensões no Oriente Médio favorece expectativas para a inflação, mas pressiona ações da Petrobras
O recuo do petróleo aos menores níveis desde o início da guerra no Oriente Médio alterou o comportamento dos mercados nesta quarta-feira 25. O barril do Brent, referência internacional, caiu 4,33%, para US$ 73,74, praticamente retornando ao patamar registrado antes da escalada do conflito. A descompressão dos preços da commodity reduziu as pressões inflacionárias, favoreceu a queda dos juros futuros no Brasil e influenciou o desempenho dos ativos domésticos, embora tenha pressionado as ações da Petrobras e contribuído para a valorização do dólar.
O Brent passou a ser negociado apenas US$ 1,26 acima da cotação observada na véspera dos ataques que afetaram o fluxo de petróleo pelo Estreito de Ormuz, rota responsável por cerca de 20% do comércio mundial da commodity. A reversão praticamente anulou o prêmio de risco incorporado ao mercado durante as últimas semanas, quando investidores reagiram às tensões geopolíticas na região.
barris de petróleo
No mercado brasileiro, a redução do preço do petróleo impulsionou um terceiro dia consecutivo de queda das taxas dos contratos futuros de Depósito Interfinanceiro (DI). O contrato para janeiro de 2028 encerrou o dia em 14,30%, ante 14,82% registrados na sexta-feira 19 da semana passada. Já a taxa para janeiro de 2029 recuou de 14,94% para 14,35%, refletindo a percepção de menor pressão sobre a inflação nos próximos meses.
“Com a reversão do choque do petróleo, pode haver impacto nas revisões de projeções de inflação daqui para a frente”, afirmou Milena Landgraf, chefe de investimentos da Jubarte Capital. Segundo ela, os juros também passaram por um ajuste após a forte volatilidade observada na semana passada, quando o mercado reagiu com cautela à comunicação do Comitê de Política Monetária (Copom).
Apesar da melhora, Landgraf avalia que as taxas permanecem em patamar elevado diante de outros fatores que continuam pressionando as expectativas inflacionárias. Entre eles estão medidas fiscais e parafiscais adotadas pelo governo, além dos impactos climáticos associados ao fenômeno El Niño, especialmente sobre os preços dos alimentos.
Essa publicação é um oferecimento
Petróleo cai a menor patamar desde o início da guerra, mas consumidor ainda não vê reflexo na bomba
26/06/2026

Foto: Reprodução
O petróleo recuou para o menor nível desde o início do conflito no Oriente Médio, reflexo do arrefecimento das tensões geopolíticas que desde o começo do ano pressionavam a oferta global. A queda chegou inclusive às refinarias brasileiras: a Refinaria Clara Camarão (Brava Energia), em Guamaré/RN, acumula duas reduções seguidas nos preços da gasolina A e do diesel S500 nas últimas semanas, com recuos de R$ 0,18 e R$ 0,25 por litro, respectivamente.
O problema está no meio do caminho: as distribuidoras. Relatos de revendedores em diferentes estados do país apontam que, na prática, o que tem ocorrido são aumentos nos preços de aquisição, não reduções. O motivo alegado pelas distribuidoras é a chamada “restrição de estoque” — um eufemismo amplamente utilizado no setor para indicar que o produto está escasso, sem chegar a declarar formalmente o desabastecimento.
Postos de bandeira branca relatam dificuldades para adquirir combustível, com distribuidoras priorizando o atendimento às redes próprias bandeiradas. A ANP informou que acompanha permanentemente o mercado e, até o momento, não identifica desabastecimento generalizado ou restrição sistêmica.
Na prática, porém, o impacto da restrição tem se mostrado desigual ao longo da cadeia: empresas com contratos diretos com grandes distribuidoras seguem sendo atendidas, enquanto quem depende de fornecedores intermediários enfrenta maior dificuldade para garantir o combustível. A prioridade de entrega tende a ser direcionada aos clientes recorrentes, deixando parte do mercado desabastecida.
As distribuidoras têm alternado entregas de gasolina e diesel e estão em contenção no envio, o que impacta diretamente a oferta na bomba — mesmo com a demanda mantida no patamar anterior.
O cenário expõe uma assimetria estrutural do mercado: a queda no custo da matéria-prima não se transmite automaticamente ao preço final. Especialistas do setor alertam que o processo de repasse pode ser longo, levando meses para se completar, a depender dos estoques existentes, dos contratos já firmados e das condições de abastecimento ao longo da cadeia.
Enquanto as distribuidoras reorganizam seus estoques e o governo federal mantém vigilância sobre as margens praticadas, o consumidor que abastece nos postos — especialmente nos independentes — segue pagando preços que ainda não refletem a queda registrada lá na ponta da produção.
Essa publicação é um oferecimento
CBF envia carta à Fifa e contesta anulação de gol de Vini Jr. contra a Escócia
26/06/2026

CBF enviou documento à Fifa contestando a anulação do gol de Vini Jr. diante da Escócia. - Foto: Reprodução/@fifaworldcup_pt
Documento afirma que revisão do lance contra a Escócia não seguiu o padrão adotado durante a Copa do Mundo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou à Fifa uma carta contestando a anulação do gol de Vini Jr. na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. No documento, a entidade afirma que a decisão do árbitro de vídeo não seguiu o padrão adotado ao longo do torneio e solicita maior uniformidade na aplicação dos critérios de intervenção do VAR.
O lance aconteceu aos 21 minutos do primeiro tempo. O gol foi validado inicialmente pela arbitragem de campo, mas acabou anulado após revisão do VAR, que identificou uma suposta falta cometida por Vini Jr. na origem da jogada. As informações são do Estadão, que teve acesso ao documento enviado pela CBF à Fifa.
Na carta, a confederação afirma que, durante a competição, a orientação predominante foi limitar a atuação do árbitro de vídeo a situações de erro claro e evidente.
“Ao longo da competição, parece ter havido uma clara ênfase em respeitar a interpretação do árbitro em campo e limitar a intervenção às situações que envolvam erros claros e evidentes. Acreditamos que essa filosofia beneficia o futebol, preserva a autoridade do árbitro e contribui positivamente para a fluidez do jogo. O gol anulado do Brasil contra a Escócia, aos 21 minutos, não parece estar alinhado com a filosofia adotada ao longo da competição”, afirma a entidade.
Segundo a CBF, a anulação do lance destoou do entendimento adotado em outras partidas da Copa do Mundo.
Entidade cita reação dos jogadores
Outro ponto levantado pela confederação diz respeito à reação dos atletas em campo. Para a entidade, tanto brasileiros quanto escoceses demonstraram surpresa com a revisão da jogada.
No documento, a CBF afirma que “a decisão pareceu inesperada não apenas para a equipe brasileira, mas também para os jogadores escoceses, cujas reações imediatas sugeriram que não esperavam uma revisão nem a posterior anulação do gol”.
A carta também menciona a escalação do árbitro mexicano César Ramos para a partida, lembrando que o juiz já esteve envolvido em uma arbitragem considerada polêmica em jogo da Seleção Brasileira em outra edição da Copa do Mundo.
Pedido é por uniformidade
Apesar das críticas à decisão, a CBF afirma que o objetivo do documento não é reverter o resultado da partida nem questionar um lance específico, mas defender a aplicação uniforme dos critérios do VAR durante toda a competição.
“Nosso principal interesse não é revisitar decisões individuais, mas assegurar que os critérios que regem a intervenção do VAR sejam aplicados de forma consistente, transparente e igualitária a todas as equipes ao longo do torneio”, conclui a entidade.
Mesmo com o gol anulado, o Brasil venceu a Escócia por 3 a 0, garantiu a classificação antecipada para as oitavas de final e encerrou a fase de grupos na liderança da chave.
Essa publicação é um oferecimento
Amanhã é o grande dia: Natal recebe o Maior Cuscuz do Mundo, promovido pelo Queiroz Atacadão
26/06/2026

A expectativa chegou ao auge. Amanhã, Natal será palco de um momento histórico com a realização do Maior Cuscuz do Mundo - Foto: divulgação
Ação acontece no Ginásio Nélio Dias, a partir das 17h
A expectativa chegou ao auge. Amanhã, Natal será palco de um momento histórico com a realização do Maior Cuscuz do Mundo, uma grande celebração da cultura nordestina que promete reunir o público em um evento inesquecível.
A ação acontece no Ginásio Nélio Dias, a partir das 17h, e é idealizada pelo Queiroz Atacadão, que vem transformando tradição em experiências marcantes para a população.
Além da produção e distribuição do cuscuz gigante, quadrilha e música ao vivo, o evento contará com um momento de pura adrenalina e diversão: o concurso de quem come mais cuscuz, valendo R$ 500 por rodada. Para participar, é simples: basta chegar ao local e demonstrar interesse. O locutor do evento fará a seleção dos participantes ao vivo, garantindo interação total com o público.
Com estrutura especial, clima de festa e muita identidade nordestina, o Maior Cuscuz do Mundo vai além do recorde: é encontro, cultura e emoção compartilhada.
A contagem regressiva terminou. Amanhã, Natal entra para a história com o Maior Cuscuz do Mundo.
Essa publicação é um oferecimento
PF faz nova operação sobre fraude contábil na Americanas
26/06/2026

Polícia Federal cumpre mandados no Rio de Janeiro e em São Paulo para apurar supostas manipulações contábeis e associação criminosa
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira 25, a segunda fase da Operação Disclosure, que apura um suposto esquema de fraude bilionária nas demonstrações financeiras da Americanas. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal e inclui o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens de investigados.
Ao todo, policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. A operação foi autorizada pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que também determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que os alvos tinham conhecimento de supostas irregularidades contábeis praticadas durante vários anos. As suspeitas envolvem operações de risco sacado e contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) registrados sem respaldo econômico, o que teria distorcido os resultados financeiros da companhia.
De acordo com os investigadores, há indícios da prática dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa. A nova fase da investigação ocorre poucos meses após a empresa solicitar, em 25 de março, o encerramento de seu processo de recuperação judicial.
As apurações indicam que as supostas fraudes atribuídas à antiga diretoria inflaram artificialmente os resultados financeiros da companhia em R$ 25,3 bilhões, valor correspondente ao lucro fictício acumulado ao longo de vários anos. A empresa, no entanto, nunca informou por quanto tempo as irregularidades teriam ocorrido.
Essa publicação é um oferecimento
Sua agência mede resultado ou mede vaidade? A IA sabe a diferença
26/06/2026

Foto: Reprodução
Curtidas, visualizações, impressões. Números que impressionam em relatórios mas não necessariamente movem o caixa. O mercado publicitário viveu décadas apresentando métricas de vaidade como prova de sucesso. A inteligência artificial acabou com essa zona de conforto.
Na Ratts Ratis, usamos IA para rastrear o que realmente importa: conversão, custo por aquisição, lifetime value do cliente, retorno sobre investimento publicitário. Não porque as outras métricas não existam, mas porque elas são meios, não fins. E a IA é implacável em separar uma coisa da outra.
Nosso sistema de análise cruza dados de múltiplas plataformas em tempo real e entrega um painel que responde uma pergunta simples: o dinheiro investido em publicidade está gerando mais dinheiro? Se sim, quanto. Se não, por quê.
Essa clareza muda a relação entre agência e cliente. Em vez de reuniões onde todo mundo concorda que a campanha foi boa porque teve muita visualização, temos reuniões onde os números mostram exatamente o que funcionou, o que precisa de ajuste e onde realocar verba para o próximo ciclo.
A IA também identifica padrões que o olho humano perde. Uma queda sutil de conversão em determinado horário. Um canal que performa bem em awareness mas não converte. Um segmento de público que engaja mas não compra. Essas micro-informações, acumuladas, fazem a diferença entre uma campanha que gasta e uma campanha que rende.
Se a sua agência ainda apresenta relatório de vaidade como resultado, é hora de mudar de conversa. A Ratts Ratis entrega números reais — e a estratégia para melhorá-los.
Quer saber como a inteligência artificial pode transformar os resultados da sua empresa? Venha conhecer a Ratts Ratis. Entre em contato pelo nosso perfil @rattscom ou envie uma mensagem para o número 99215-9781. Será um prazer receber você.
Essa publicação é um oferecimento
FAB envia avião com bombeiros e equipes de busca para auxiliar vítimas dos terremotos na Venezuela
26/06/2026

KC-390 Millennium transporta 9 toneladas de equipamentos, 36 bombeiros, técnicos da Defesa Civil e da Anatel para reforçar buscas por mais de 40 mil desaparecidos
Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decola às 10h desta sexta-feira (26), da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), levando equipes especializadas e equipamentos para reforçar as operações de busca e resgate na Venezuela. O país enfrenta as consequências de pelo menos dois fortes terremotos registrados na noite da última quarta-feira (24), que deixaram mais de 40 mil pessoas desaparecidas, além de milhares de desabrigados e áreas inteiras destruídas.
A missão é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e reúne profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos Corpos de Bombeiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em nota, a FAB informou que a aeronave pertence ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus e será empregada no transporte de uma equipe de Busca e Resgate Urbano de nível pesado.
“A missão contará com uma equipe de Busca e Resgate Urbano, nível pesado, reunindo profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos corpos de bombeiros militares de Minas Gerais, São Paulo e do Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações.”
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a missão contará com 36 bombeiros, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Anatel. Os especialistas em telecomunicações atuarão no rastreamento de sinais de telefones celulares para auxiliar na localização de possíveis sobreviventes sob os escombros.
Além das equipes, o KC-390 transportará cerca de nove toneladas de equipamentos destinados às operações de busca e salvamento. De acordo com Lula, um segundo voo está programado para sábado (27), levando materiais para a montagem de um hospital de campanha na Venezuela, além de 100 purificadores de água movidos a energia solar e medicamentos.
País enfrenta corrida contra o tempo para encontrar sobreviventes
Os terremotos atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) e provocaram o desabamento de edifícios, danos em rodovias, interrupção de serviços e grandes operações de resgate em diferentes regiões do país. Equipes locais seguem trabalhando para localizar sobreviventes em meio aos escombros, enquanto o número de desaparecidos ultrapassa 40 mil.
A dimensão dos danos levou diversos países a oferecer ajuda humanitária. Além das equipes brasileiras, autoridades venezuelanas mobilizaram forças de segurança, bombeiros, profissionais de saúde e voluntários para atender a população afetada. As buscas continuam concentradas em áreas onde ainda há possibilidade de encontrar vítimas com vida.
O envio da aeronave brasileira integra a cooperação internacional para ampliar a capacidade de resposta às consequências dos terremotos. A expectativa é que as equipes especializadas reforcem as operações de busca urbana, utilizando equipamentos de localização, comunicação e resgate em estruturas colapsadas.
O KC-390 Millennium é a principal aeronave de transporte da FAB para missões humanitárias e já foi empregado em operações de ajuda internacional, transporte de cargas, evacuação aeromédica e apoio a desastres naturais no Brasil e no exterior.
Essa publicação é um oferecimento
Suspeito de estuprar os três filhos é preso no interior do RN
26/06/2026

Policiais localizaram, no telefone celular do investigado, arquivos contendo imagens de abuso sexual infantil, o que resultou também em sua prisão em flagrante
Um homem suspeito de estupro de vulnerável contra os seus três filhos menores de idade foi preso na tarde desta quinta-feira 25, no interior do Rio Grande do Norte. A ação se deu no âmbito da Operação Sombra Paterna deflagrada pela Polícia Federal para apurar crimes de abuso sexual infantil e compartilhamento, pela internet, de imagens envolvendo crianças vítimas de violência sexual. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva no interior do estado do Rio Grande do Norte. A polícia não informou em qual município aconteceu a ação.
Segundo a polícia, as investigações apontam que o suspeito praticava abusos sexuais contra os filhos desde que as vítimas tinham aproximadamente quatro anos de idade. Durante o cumprimento dos mandados, os policiais localizaram, no telefone celular do investigado, arquivos contendo imagens de abuso sexual infantil, o que resultou também em sua prisão em flagrante.
O material apreendido será submetido à perícia e as investigações prosseguem para esclarecer todos os fatos e identificar eventuais envolvidos. O homem poderá responder pelos crimes de estupro de vulnerável, produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil.
Essa publicação é um oferecimento
Cachorro é resgatado de escombros após terremotos na Venezuela
26/06/2026

Animal foi encontrado sob prédio que desabou após tremores
Um cachorro foi resgatado por bombeiros após ficar preso sob os escombros de um prédio que desabou na Venezuela depois dos terremotos que atingiram o país na quarta-feira 24. As imagens do resgate, divulgadas nesta quinta-feira 25, repercutiram nas redes sociais.
O vídeo mostra equipes de resgate escavando o local até localizar o animal, que aparece com a cabeça para fora dos destroços. Durante a operação, um dos socorristas oferece água ao cachorro, que é retirado em segurança pouco depois.
As equipes de resgate seguem atuando em diferentes regiões da Venezuela na busca por pessoas e animais soterrados após o desabamento de edifícios causado pelos tremores. Até a última atualização, as autoridades confirmaram a destruição de 250 prédios e a morte de mais de 150 pessoas.
Um site mantido por iniciativa da sociedade civil aponta que há quase 40 mil desaparecidos, número que ainda não foi confirmado oficialmente pelo governo venezuelano.
Além do resgate do animal, as operações contam com o auxílio de cães especializados. Um deles, chamado Tsunami, ajudou a localizar um homem preso sob os escombros em Caracas nesta quinta-feira 25. Segundo as autoridades, o cão identificou a posição da vítima, permitindo que equipes da Defesa Civil realizassem o resgate após horas de trabalho.
Essa publicação é um oferecimento
Conheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil
26/06/2026

Futebol cresceu no país com ajuda de brasileiros
Após empatar com a Suécia, o Japão garantiu vaga na próxima fase e será o adversário da seleção brasileira na Copa do Mundo 2026. Os dois vão se enfrentar na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos, um dos países-sedes da competição.Conheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil - Agora RNConheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil - Agora RN
A partida marca o início do mata-mata do Mundial, fase que reúne 32 seleções na disputa pelo título.
A seleção japonesa ficou em segundo lugar no Grupo F, liderado pela Holanda. Na fase de grupo, a equipe asiática goleou a Tunísia, marcando quatro gols contra o time africano, desclassificado da competição. Na disputa contra a Holanda, o placar ficou empatado em 2 a 2, na primeira rodada do Mundial.
O Japão é uma seleção com nível técnico crescente e o confronto não tem favorito, avalia a comentarista de futebol da TV Brasil e da Rádio Nacional, Luciana Zogaib.
“[O Japão] É uma seleção que joga em transição rápida, é uma equipe que tem equilíbrio emocional, mesmo quando sai atrás, consegue buscar o resultado, como aconteceu na partida contra a Holanda”.
Em 2025, o Japão também derrotou o Brasil de virada, em um amistoso, no final de 2025, em Tóquio, por 3 a 2. Na ocasião, o técnico do time brasileiro, Carlo Ancelotti, pediu que os jogadores brasileiros desenvolvessem “resiliência mental” e disse que a equipe precisava aprender com os erros.
“Os japoneses têm o mental forte e nós vamos colocar o nosso [emocional] à prova neste jogo”, brincou Zogaib.
A comentarista também lembrou que, desde o confronto com o Brasil, ano passado, o Japão não perdeu nenhum jogo. “Eles chegam motivados à Copa”, frisou.
A evolução do futebol japonês é nítido, acrescentou Rachel Motta, também comentarista esportiva da TV Brasil. Ela chama atenção para a agilidade do time no contra-ataque.
“A equipe japonesa pode não ter tantos jogadores habilidosos ou com mais nome, porém, o contra-ataque japonês é a arma deles, que marcam muito bem, e aí, a gente precisa mostrar habilidade”, cobrou.
“Além do Vini Jr. não temos visto tanta habilidade na seleção brasileira”, criticou.
Zico e o futebol japonês
A perspectiva do duelo mexe com os torcedores brasileiros, que viram o crescimento do futebol japonês. O país contou com experts brasileiros, como o jogador Zico, Arthur Antunes Coimbra. Ele contribuiu para a profissionalização do esporte no país asiático e comandou a seleção nipônica na Copa de 2006.
“Que o flamenguista não fique chateado, mas com o Flamengo foram 20 anos e com o Japão foram 22”, brincou, em entrevista à Agência brasil, em abril.
Fora de campo, os dois países possuem uma longa relação, considerando como marco a chegada de 800 japoneses no navio Kasato Maru, em 1908, que vieram trabalhar nas lavouras de café, em São Paulo.
Atualmente, o Japão é um dos principais parceiros do Brasil na Ásia. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os países, nos últimos anos, vêm buscando estreitar parcerias e cooperações na área comercial em ciência e tecnologia.
Entre as áreas mais promissoras, de acordo com o órgão, destacam-se tecnologias da informação e das comunicações, aeroespacial, robótica, ciências médicas e saúde e energias renováveis.
O Japão é também um dos maiores investidores do Brasil, com US$ 22,8 bilhões em estoque (investido ou em circulação). Os investimentos japoneses são diversificados e incluem setores como o automotivo, de materiais elétricos e siderurgia.
Em 2023, o dado mais recente indica que o intercâmbio comercial bilateral foi de US$ 11,7 bilhões, com superávit para o Brasil de US$ 1,5 bilhão. As exportações brasileiras para o Japão foram, na maior parte, de produtos como minério de ferro, frango, café, alumínio e milho, enquanto as importações incluíram autopeças, compostos químicos, instrumentos de medição e controle e circuitos integrados.
Japoneses escolheram São Paulo
Desde a chegada do navio Kasato Maru a São Paulo, a comunidade nipônica cresceu. A Embaixada Japonesa estima que 2 milhões de japoneses e seus descendentes vivem no país, a maior população nipônica fora do Japão. E, como não poderia ser diferente, a influência cultural deixou marcas, em diversas áreas, como agricultura, gastronomia e artes marciais.
São Paulo conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade chega a ter toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e arquitetura oriental.
Mas há outras cidades brasileiras também marcadas pela presença desses imigrantes, como Assaí, no Paraná; Ivoti, no Rio Grande do Sul; e Tomé-Açu, no Pará.
De acordo com o MRE, os japoneses são cerca de quatro em cada dez dos 1 milhão de estrangeiros vivendo no Brasil. Já no país insular, do outro lado do globo, vivem 200 mil brasileiros, nas contas do governo japonês.
“O elo humano é um dos principais patrimônios das relações Brasil-Japão e fomenta o diálogo e a cooperação”, afirmou o ministério.
Essa publicação é um oferecimento
Indústria movimenta R$ 12,8 bi no RN
26/06/2026

Indústria alimentícia do RN gerou mais empregos e renda, segundo IBGE - Foto: marcelo camargo / agência brasil
Pesquisa do IBGE mostra avanço do setor em 2024 no RN, com liderança dos alimentos em produção e do petróleo na geração de valor agregado
A indústria do Rio Grande do Norte gerou R$ 12,77 bilhões em valor de transformação industrial (VTI) em 2024, equivalente a 6% de toda a riqueza produzida pelo setor industrial do Nordeste, que somou R$ 213,3 bilhões no período. Os dados constam na Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa), divulgada nesta quarta-feira 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e reforçam o peso da atividade industrial na economia potiguar, especialmente nos segmentos de alimentos e petróleo.
Segundo o levantamento, o Estado contava com 2.057 empresas industriais com cinco ou mais pessoas ocupadas. Juntas, elas empregavam 66.548 trabalhadores e desembolsaram mais de R$ 2,38 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. A remuneração média dos empregados da indústria potiguar foi equivalente a dois salários mínimos.
A receita líquida de vendas das indústrias do Rio Grande do Norte alcançou R$ 28,32 bilhões em 2024. Entre as atividades com maior participação nesse resultado, destacaram-se a fabricação de produtos alimentícios, responsável por R$ 6,74 bilhões em receitas, a extração de petróleo e gás natural, com R$ 3,09 bilhões, e os serviços de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, que movimentaram R$ 2,34 bilhões.
A pesquisa também mostra que os custos das operações industriais chegaram a R$ 15,30 bilhões no período. A diferença entre o valor bruto da produção e esses custos resulta no Valor da Transformação Industrial, indicador considerado uma das principais medidas da riqueza efetivamente gerada pela atividade industrial.
A fabricação de produtos alimentícios manteve posição de destaque na estrutura produtiva potiguar. O segmento liderou 12 dos 13 indicadores analisados pelo IBGE, incluindo número de estabelecimentos, emprego, receita líquida, salários e valor bruto da produção industrial. Ao todo, eram 550 unidades locais em operação, empregando 16.472 pessoas. O setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios apareceu logo atrás em número de trabalhadores, com 15.514 ocupados.
No valor bruto da produção industrial, a indústria alimentícia respondeu por R$ 6,70 bilhões, o equivalente a 23,89% de toda a produção industrial do Estado, estimada em R$ 28,07 bilhões. O resultado foi mais que o dobro do registrado pela atividade de extração de petróleo e gás natural, que ocupou a segunda posição com R$ 3,07 bilhões.
Apesar da liderança dos alimentos em praticamente todos os indicadores, a atividade petrolífera assumiu o primeiro lugar quando analisado o Valor da Transformação Industrial. O setor de extração de petróleo e gás natural gerou R$ 2,49 bilhões em VTI, correspondendo a 19,55% da riqueza industrial produzida no Estado. A fabricação de produtos alimentícios ficou na segunda posição, com R$ 2,09 bilhões, ou 16,35% do total.
A diferença entre os dois segmentos está diretamente ligada à estrutura de custos. Enquanto a indústria alimentícia desembolsou cerca de R$ 4,60 bilhões em custos das operações industriais, a atividade de extração de petróleo e gás registrou custos de aproximadamente R$ 577 milhões. Isso significa que uma parcela maior da receita gerada pelo setor extrativo converte-se em valor agregado.
O analista da pesquisa do IBGE, Marcelo Miranda, explica que o VTI mede a riqueza efetivamente criada pela indústria após descontados os custos de produção. Segundo ele, atividades extrativas costumam apresentar elevada capacidade de geração de valor mesmo sem liderar indicadores como emprego ou massa salarial.
“Dessa forma, a extração de combustíveis fósseis pode apresentar um VTI elevado mesmo sem liderar as demais variáveis. Geralmente, as atividades extrativas possuem um alto valor agregado por unidade produzida, ou seja, mesmo empregando menos trabalhadores, mesmo tendo menor participação em salários totais, entre outras variáveis, a extração gera maior riqueza a partir da exploração de recursos naturais”, afirmou Miranda.
A divulgação dos dados de 2024 também marca uma nova etapa metodológica das pesquisas econômicas do IBGE. O instituto informa que houve uma ruptura definitiva da série histórica em razão da substituição das bases administrativas utilizadas para atualização do Cadastro Central de Empresas (Cempre). A mudança envolveu a troca da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) pelo eSocial e, posteriormente, a incorporação de um novo indicador de atividades oriundo dos registros da Receita Federal.
Segundo o IBGE, essas alterações modificaram o universo de empresas pesquisadas e os critérios de seleção das amostras, tornando inadequadas comparações diretas entre os dados mais recentes e aqueles produzidos antes das mudanças metodológicas. Em 2023, o instituto adotou procedimentos de calibração para reduzir distorções decorrentes da transição. Já em 2024, foi iniciada oficialmente uma nova série estatística para as pesquisas estruturais econômicas.
Os resultados mostram que a indústria potiguar mantém uma estrutura produtiva diversificada, com forte presença dos setores de alimentos, petróleo, vestuário e serviços industriais. Ao mesmo tempo, evidenciam o peso da atividade extrativa na geração de riqueza e seu papel estratégico para a economia do Rio Grande do Norte, que continua entre os principais produtores terrestres de petróleo do País.
Essa publicação é um oferecimento
Alunos da UERN atacam e ameaçam professoras de morte em Caicó
26/06/2026

O Departamento de Odontologia do Campus Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) publicou uma Nota de Repúdio após duas professoras do curso relatarem terem sido alvo de mensagens ofensivas, de teor misógino e até ameaças de morte praticadas por alunos do 4º período de Odontologia.
O documento publicado nesta quinta-feira 25 de junho de 2026, informa que os fatos foram oficialmente apresentados durante reunião plenária do departamento, após uma das docentes ter recebido capturas de tela (prints) encaminhadas por estudantes que tiveram acesso às mensagens.
Segundo a nota, os ataques teriam ocorrido em um grupo privado de aplicativo de mensagens, externo às atividades acadêmicas. De acordo com o Departamento de Odontologia, o conteúdo extrapolou os limites da divergência acadêmica e provocou profundo desconforto profissional e pessoal às professoras envolvidas.
Embora os prints não tenham sido divulgados publicamente por questões jurídicas, o caso é de conhecimento do corpo docente e discente da instituição, uma vez que foi debatido em sessão plenária, conforme registrado no próprio documento oficial.
As informações apontam que a motivação dos ataques estaria relacionada à insatisfação de alguns estudantes com a metodologia e os critérios pedagógicos adotados pelas docentes durante a disciplina. Ainda assim, o colegiado reforça que eventuais críticas ao processo de ensino não justificam manifestações ofensivas, discriminatórias ou ameaçadoras.
Na nota, o Departamento de Odontologia reafirma seu compromisso com o respeito mútuo, a valorização do corpo docente e a manutenção de um ambiente acadêmico seguro. O colegiado também informa que o caso está sob análise da Ouvidoria da UERN, por meio de processo administrativo, e manifesta expectativa de que as instâncias competentes adotem as providências cabíveis, observando o devido processo legal.
Essa publicação é um oferecimento
RN perde até R$ 230 milhões na educação por falhas no Censo Escolar e sistema de dados
26/06/2026

Foto: Reprodução
O RN deixou de receber cerca de R$ 230,52 milhões em recursos federais destinados à educação entre 2024 e 2026 devido a falhas no Censo Escolar e inconsistências no cadastramento de estudantes na rede estadual, conforme informações da Tribuna do Norte.
Somente em 2025, o Estado perdeu R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de aproximadamente 4,48 mil alunos no sistema do Educacenso, utilizado como base para repasses da União.
As informações constam em processo administrativo da Secretaria de Estado da Educação (SEEC/RN), que trata da contratação de uma empresa para tentar corrigir os gargalos no sistema de dados educacionais da rede.
Segundo o documento, o problema afetou diretamente repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
No caso do VAAR, as perdas são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026, somando parte relevante do prejuízo total identificado pelo Estado.
O grupo técnico da Secretaria aponta que as falhas estão ligadas à ausência de uma ferramenta mais eficiente para o processamento e cruzamento de dados do Educacenso, o que teria gerado subcontagem de estudantes e impacto direto nos repasses federais.
Diante do cenário, a SEEC/RN propõe a contratação da plataforma Zaori Astrea, por meio de inexigibilidade de licitação, com argumento de solução técnica específica para correção das inconsistências cadastrais e melhoria na alimentação dos dados junto ao Inep.
O processo segue em análise administrativa. O Ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de recomposição dos valores perdidos.
Essa publicação é um oferecimento
Emprego público cai no RN, e setor privado amplia contratações, diz IBGE
26/06/2026

Dados mostram crescimento de 6,2% no número de empregados das empresas em 2024, enquanto administração pública reduz quadro, mas mantém os maiores salários médios do Nordeste
O setor privado ampliou sua participação no mercado de trabalho formal do Rio Grande do Norte em 2024 e passou a concentrar mais de dois terços dos empregados com carteira assinada no Estado. Levantamento divulgado nesta quinta-feira 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as entidades empresariais empregavam 460.096 trabalhadores, alta de 6,2% em relação a 2023, respondendo por 68,1% do total de assalariados potiguares.
No sentido oposto, a administração pública reduziu seu quadro de pessoal. O número de empregados caiu 5,4% em um ano, para 189.017 trabalhadores, equivalentes a 28% do pessoal ocupado assalariado. As entidades sem fins lucrativos também avançaram, com crescimento de 3,5%, chegando a 26.090 empregados, ou 3,9% do total.
Os dados fazem parte das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2024. Segundo o IBGE, o Rio Grande do Norte encerrou o ano com 675.203 trabalhadores assalariados e outros 136.308 sócios e proprietários distribuídos em 126.558 unidades locais dos setores público, privado e terceiro setor.
O levantamento mostra ainda que o ambiente empresarial permanece predominante no Estado. As entidades empresariais representam 86,4% das unidades locais existentes no Rio Grande do Norte, enquanto as organizações sem fins lucrativos correspondem a 12,1% e a administração pública, a 1,4%.
Embora tenha reduzido o número de empregados, o setor público continuou oferecendo as maiores remunerações. Em 2024, o salário médio mensal da administração pública no Rio Grande do Norte foi de R$ 5.115,66, cerca de duas vezes superior ao pago, em média, pelos demais setores. O valor também colocou o Estado na liderança do Nordeste entre as administrações públicas com maior remuneração média.
Ao longo do ano, as unidades locais instaladas no Rio Grande do Norte desembolsaram R$ 28,5 bilhões em salários e outras remunerações, montante 5,4% superior ao registrado em 2023. No recorte por atividade econômica, o comércio manteve a liderança em número de estabelecimentos. O segmento de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas somava 41.028 unidades locais, equivalente a 32,4% do total existente no Estado.
Entre os setores que mais cresceram, destaque para outras atividades de serviços, que registraram expansão de 20% e alcançaram 11.757 empresas. Em seguida aparecem saúde humana e serviços sociais, com crescimento de 15,4% e 9.277 unidades, e informação e comunicação, que avançou 13,2%, chegando a 2.951 estabelecimentos.
A educação foi a única atividade econômica a registrar retração. O número de unidades caiu 10,4% em relação ao ano anterior, passando para 4.920 estabelecimentos. Na comparação dos salários médios por atividade, o segmento de eletricidade e gás permaneceu na liderança, com remuneração média de R$ 7.451,88 por mês, apesar da queda de 1,3% frente a 2023. O setor reunia 762 unidades locais e empregava 1.559 trabalhadores.
As indústrias extrativas ocuparam a segunda posição no ranking salarial, pagando, em média, R$ 5.706,54, alta de 9,4% em um ano. O segmento contava com 676 empresas e empregava 9.879 pessoas. Em terceiro lugar ficou a educação, com remuneração média de R$ 5.108,92, mesmo após redução de 2,1% em relação ao ano anterior. O setor reunia 36.667 trabalhadores.
Na outra ponta, artes, cultura, esporte e recreação apresentou o menor rendimento médio do Estado. As 2.461 unidades locais da atividade empregavam 3.345 trabalhadores, com salário médio mensal de R$ 1.697,02. Os dados reforçam uma mudança na composição do emprego formal no Rio Grande do Norte, marcada pelo avanço da iniciativa privada, ao mesmo tempo em que evidenciam diferenças relevantes de remuneração entre os setores da economia e entre as atividades produtivas.
Essa publicação é um oferecimento
Quando será o próximo jogo do Brasil na Copa? Veja
25/06/2026

Rafael Ribeiro / CBF
Seleção de Carlo Ancelotti entra em campo na segunda-feira 29, às 14h, em Houston; definição do próximo rival depende de jogos desta quinta-feira 25
Líder do grupo C, o Brasil está garantido na fase 16 avos de final, que antecede as oitavas, da Copa do Mundo. O time comandado pelo treinador Carlo Ancelotti aguarda a definição do adversário, que poderá ser Alemanha, Japão ou Suécia, a depender dos resultados desta quinta-feira 25.
A partida da Seleção está marcada para segunda-feira 29, às 14h, em Houston, nos Estados Unidos. A liderança assegurada com a vitória sobre a Escócia também permitiu que a delegação permanecesse atuando em território norte-americano durante a preparação.
Em caso de classificação, o Brasil jogará em Nova Jersey, Miami, Atlanta e novamente Nova Jersey, cidade escolhida pela Fifa como palco da final.
Se tivesse terminado em segundo lugar no grupo, o Brasil teria um caminho diferente até a final, passando por Monterrey, no México, além de Houston, Boston e Dallas, com decisão também em Nova Jersey.
Essa publicação é um oferecimento
Acidentes de motos no RN custam R$ 8 milhões ao SUS em 10 anos
25/06/2026

Dados apontam que motociclistas responderam por 74,9% das internações por acidentes de trânsito no RN entre 2015 e 2025
Os acidentes envolvendo motocicletas responderam por 74,9% das internações hospitalares por acidentes de transporte registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte entre 2015 e 2025. No período, foram realizados 33.344 atendimentos a condutores e passageiros de motos na rede pública estadual, segundo levantamento com base em dados do DataSUS e do Valor Saúde Brasil.
Ao todo, o Estado registrou 44.503 internações hospitalares causadas por acidentes de trânsito nos últimos dez anos. O impacto financeiro para o SUS foi de aproximadamente R$ 84 milhões. Apenas nos últimos cinco anos, a média anual de gastos ficou em torno de R$ 8 milhões.
Em entrevista à Band RN, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, afirmou que os acidentes com motocicletas representam a maior parte da demanda relacionada ao trauma nos hospitais da rede estadual.
“O Walfredo Gurgel hoje é um hospital que é sobrecarregado invariavelmente por pessoas com esse perfil. De cada 10 acidentes de trânsito, um número que chega à beira de 90% é de acidente de moto”, declarou.
Segundo o secretário, os acidentes envolvendo automóveis reduziram em razão de avanços na segurança veicular e do uso de equipamentos de proteção.
“Aquilo que tínhamos no passado de acidentes por carro diminuiu substancialmente, porque as pessoas hoje usam o cinto de forma obrigatória, os carros se tornaram mais seguros. Isso é um dado positivo. Motocicleta ainda é um grande gargalo”, afirmou.
Os dados mostram que a taxa média de mortalidade entre motociclistas hospitalizados foi de 2% no período analisado. O maior número de mortes em ambiente hospitalar em um único ano foi registrado em 2020, quando 87 vítimas faleceram.
Alexandre Motta também relacionou a elevada ocupação dos hospitais estaduais aos acidentes com motocicletas.
“Se não existisse moto, uma suposição, se não existisse moto no mundo hoje, certamente o Walfredo Gurgel e o Tarcísio Maia seriam hospitais esvaziados”, disse.
Foi mencionado que parte dos acidentes está associada a práticas consideradas de risco, como excesso de velocidade, disputas em vias públicas, manobras conhecidas como “grau” e a pressão enfrentada por motociclistas que trabalham com entregas.
Os números reforçam o peso dos acidentes com motocicletas na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte, tanto pelo volume de internações quanto pelos custos hospitalares e pela ocupação de leitos destinados ao atendimento de traumas.
Essa publicação é um oferecimento

























