RN terá novo voo direto entre Natal e Buenos Aires
22/06/2026

O Rio Grande do Norte ganhará um novo voo internacional direto entre Natal e Buenos Aires. A rota foi anunciada nesta sexta-feira (19) pelo Governo do Estado e pela Latam Airlines e será operada durante a alta temporada, entre 15 de dezembro de 2026 e 28 de fevereiro de 2027.
Segundo o anúncio, os voos serão realizados três vezes por semana, às terças-feiras, sextas-feiras e sábados. A nova ligação amplia a conexão do estado com a Argentina, principal mercado emissor de turistas internacionais para o Rio Grande do Norte.
De acordo com dados da Anac, o fluxo de passageiros argentinos para o estado cresceu 313,2% entre janeiro e abril de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para o governo estadual, a nova rota deve fortalecer o turismo e ampliar a chegada de visitantes durante o verão.
Essa publicação é um oferecimento
PRF registra cinco prisões em fiscalizações nas rodovias federais do RN
22/06/2026

Entre as ocorrências estão apreensão de 2 mil maços de cigarros contrabandeados, drogas e arma de fogo. Fotos: NUCOM-RN
Ações envolveram contrabando, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, receptação e cumprimento de mandado judicial
Fiscalizações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte resultaram em cinco prisões entre os dias 19 e 20 de junho. As ocorrências envolveram contrabando, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, cumprimento de mandado de prisão preventiva e receptação.
A primeira ocorrência foi registrada na manhã de sexta-feira (19), em Natal. Durante fiscalização no km 85 da BR-101, policiais abordaram um veículo GM/Celta e encontraram 2 mil maços de cigarros de origem estrangeira transportados irregularmente.
O condutor, um homem de 55 anos, foi preso por contrabando. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal.
No sábado (20), em Assú, a PRF cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça do Ceará pelos crimes de falsidade ideológica e furto qualificado. A abordagem ocorreu no km 113 da BR-304 e resultou na prisão de um caminhoneiro.
Também no sábado, em Upanema, no km da BR-110, um homem de 38 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Durante a fiscalização de uma Toyota Hilux, os policiais encontraram uma pistola calibre 9 milímetros sem a documentação necessária para o porte.
Em Mossoró, na BR-110, um motociclista de 24 anos foi preso por tráfico de drogas. Com ele, os policiais apreenderam cinco invólucros contendo aproximadamente 13 gramas de maconha e R$ 2,4 mil em espécie.
Segundo a PRF, o dinheiro estava distribuído em notas fracionadas, situação frequentemente observada em ocorrências relacionadas à comercialização de entorpecentes.
Encerrando o balanço do fim de semana, os policiais recuperaram em Natal uma motocicleta Traxx JL125 que possuía registro de furto desde janeiro de 2020.
O veículo circulava sem placa e era conduzido por um homem de 65 anos, que foi preso pelo crime de receptação.
Todas as ocorrências foram encaminhadas às unidades competentes da Polícia Civil e da Polícia Federal para os procedimentos legais.
As ações ocorreram durante fiscalizações realizadas nas BRs 101, 304 e 110. Segundo a corporação, o trabalho de combate ao crime e fiscalização das rodovias federais segue sendo realizado em todo o estado.
Essa publicação é um oferecimento
Garis paralisam atividades em seis cidades do RN nesta segunda-feira
22/06/2026

Garis iniciaram paralisação nacional nas primeiras horas desta segunda-feira. - Foto: Reprodução Sindlimp.rn
Categoria reivindica aprovação do PL 4146/2020, que prevê piso salarial, aposentadoria especial e adicional de insalubridade em grau máximo
A coleta de lixo e os serviços de limpeza urbana foram afetados em seis municípios do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira 22 após o início de uma paralisação nacional dos garis. A mobilização ocorre em diversos estados do país e tem como principal pauta a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que regulamenta a profissão e cria direitos específicos para a categoria.
No Rio Grande do Norte, a mobilização ocorre em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró. Em Natal, os trabalhadores realizam um ato na manhã desta segunda em frente à Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), localizada na Rua Dr. Mário Negócio, no bairro das Quintas.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do Rio Grande do Norte (Sindlimp-RN), o movimento começou às 6h e manterá 40% do efetivo em atividade, conforme determina a Lei de Greve.
Em publicação nas redes sociais, o sindicato informou que a sede da entidade permanecerá fechada durante a mobilização para que a direção acompanhe as ações ao lado dos trabalhadores.
O sindicato afirmou que a mobilização busca pressionar o Congresso Nacional pela aprovação do projeto que trata da regulamentação da profissão. “É uma mobilização nacional pela aprovação do PL 4146, que garante piso salarial, aposentadoria especial e o reconhecimento do trabalho insalubre para quem cuida da limpeza urbana.”
Ainda segundo a entidade, os trabalhadores enfrentam condições adversas diariamente sem que parte das reivindicações tenha sido transformada em lei. “Quem recolhe o lixo, varre as ruas e cuida das praças enfrenta sol, chuva e risco todos os dias. Mesmo assim, ainda espera um direito básico: ser reconhecido por lei.”
O Sindlimp-RN também informou que a mobilização continuará até que o projeto avance no Congresso.
O sindicato concluiu afirmando que acompanha o movimento nacional da categoria. “O SINDLIMP-RN estará na luta junto com a categoria no Rio Grande do Norte. Sem gari, a cidade para. E o Brasil precisa enxergar isso.”
O que prevê o projeto
O Projeto de Lei 4146/2020 estabelece regras para os trabalhadores da limpeza urbana e reconhece como atividades da categoria a coleta de resíduos domiciliares, resíduos de serviços de saúde e resíduos recolhidos nos serviços de limpeza, além da conservação de áreas públicas, varrição de calçadas, sarjetas e calçadões, acondicionamento de lixo e encaminhamento para aterros sanitários ou unidades de tratamento e reciclagem.
A proposta fixa jornada semanal de 40 horas e cria um piso salarial nacional equivalente a dois salários mínimos mensais, com reajuste anual baseado no salário mínimo nacional.
O texto também prevê adicional de insalubridade em grau máximo, correspondente a 40% do salário-base, sem incidência de gratificações, prêmios ou participação nos lucros.
Outro ponto do projeto é a concessão de aposentadoria especial aos profissionais da limpeza urbana.
Serviços podem sofrer impacto
Com a paralisação, o sindicato alertou para a possibilidade de interrupções ou redução dos serviços de coleta de lixo em alguns bairros dos municípios atingidos.
Até o momento, não havia balanço oficial sobre os impactos da mobilização nos serviços de limpeza urbana nas cidades participantes do movimento.
Essa publicação é um oferecimento
Casal morre após moto ser atingida e arrastada por caminhão na Grande Natal
22/06/2026

Foto: Sérgio Henrique
Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.
As vítimas foram identificadas por familiares como:
Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto;
Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.
Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.
A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão.
Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.
Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.
O caso será investigado pela Polícia Civil.
Essa publicação é um oferecimento
Nova lei no RN cria campanha permanente contra casamento infantil
22/06/2026

Semana Estadual de Mobilização terá como foco ampliar a visibilidade das ações da campanha permanente. Foto: Marcelo Cabral Jr/Agência Brasil
Legislação estabelece ainda ações de acolhimento e orientação para meninas, adolescentes e famílias em situação de risco de uniões precoces
O Rio Grande do Norte passou a contar com uma campanha permanente de prevenção e enfrentamento ao casamento infantil e às uniões precoces. A medida foi instituída pela Lei Estadual nº 12.782, sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) e publicada em 18 de junho de 2026.
A nova legislação também cria a Semana Estadual de Mobilização pelo Enfrentamento ao Casamento Infantil e às Uniões Precoces, que será realizada anualmente na primeira semana de outubro e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.
De acordo com a lei, a campanha tem como objetivo fiscalizar o cumprimento da legislação que proíbe o casamento infantil e combater uniões precoces, além de orientar famílias sobre os riscos e as violações de direitos associados a essas práticas.
Entre as finalidades previstas estão a conscientização da sociedade sobre os prejuízos emocionais, sociais, educacionais e de saúde relacionados ao casamento infantil, o estímulo ao debate público sobre o tema e a disseminação de informações voltadas à prevenção de situações de vulnerabilidade, violência sexual e evasão escolar.
O texto também prevê a mobilização de instituições religiosas, associações de pais e famílias, escolas, conselhos de direitos, organizações da sociedade civil e demais entidades ligadas à proteção da infância e adolescência. A legislação estabelece ainda ações de acolhimento e orientação para meninas, adolescentes e famílias em situação de risco de uniões precoces.
Outro ponto previsto na norma é o reforço da informação de que o casamento ou união conjugal envolvendo menores de 16 anos é proibido pela legislação federal vigente.
As ações da campanha poderão ser desenvolvidas de forma contínua e voluntária por órgãos públicos, instituições de ensino, conselhos e entidades interessadas. A lei determina que as atividades sejam realizadas sem criação de novas despesas para o Poder Executivo estadual.
A Semana Estadual de Mobilização terá como foco ampliar a visibilidade das ações da campanha permanente. Durante o período, poderão ser promovidas palestras, debates, rodas de conversa, oficinas, seminários e outras atividades educativas voltadas à conscientização sobre os impactos das uniões precoces.
A legislação também prevê discussões nas áreas de educação, saúde, assistência social e proteção de direitos, além do fortalecimento da articulação entre famílias, escolas, conselhos e redes de proteção. Outro objetivo é ampliar o acesso da população a informações sobre prevenção da violência sexual, gravidez precoce e uniões forçadas.
A participação de órgãos e entidades nas ações será facultativa e dependerá da disponibilidade de recursos humanos, materiais e orçamentários já existentes. A lei entrou em vigor na data de sua publicação.
Essa publicação é um oferecimento
SUS passa a oferecer vacina que amplia proteção contra pneumonia e meningite
22/06/2026

Ministério da Saúde prevê distribuir mais de 6,1 milhões de doses da Pneumo 20 até o fim deste ano - Foto: José Aldenir
Imunizante passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação e protege contra 20 sorotipos da bactéria responsável por pneumonia, meningite, infecções no sangue e otite.
O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (20) a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20) em todo o país. O imunizante passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação e amplia a proteção contra doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, conhecida como pneumococo, responsável por casos de pneumonia, meningite, infecções no sangue e otite.
A nova vacina substitui a pneumocócica 10-valente utilizada até então na rede pública. Enquanto a versão anterior protegia contra 10 sorotipos da bactéria, a Pneumo 20 amplia a cobertura para 20 variantes.Segundo o Ministério da Saúde, crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal poderão receber o novo imunizante nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde maio, mais de 570 mil doses foram distribuídas aos estados. A previsão do governo federal é entregar mais de 6,1 milhões de doses até o fim do ano.
A vacina já estava disponível na rede privada desde 2024, onde o custo pode ultrapassar R$ 500 por dose.
Entre as mudanças trazidas pela nova formulação está a inclusão de sorotipos atualmente associados a parte dos casos mais graves da doença pneumocócica no Brasil, como os tipos 3, 6A e 19A.
Dados divulgados anteriormente pelo Ministério da Saúde indicam que a cobertura contra os sorotipos mais relacionados a quadros graves em crianças menores de 5 anos passa de 3% para 77% com a adoção da nova vacina.
Além da proteção contra formas invasivas da doença, como meningite e infecções generalizadas, o imunizante também reduz o risco de otite média, uma das infecções mais frequentes na infância e que pode causar complicações auditivas em casos mais graves.
A vacinação contempla crianças menores de 5 anos, crianças a partir de 2 anos com condições clínicas especiais, idosos institucionalizados com 60 anos ou mais e povos indígenas a partir de 5 anos sem histórico vacinal.
Para os bebês, o esquema segue o calendário infantil, com aplicação da primeira dose aos 2 meses, segunda dose aos 4 meses e reforço aos 12 meses de idade.
Já para idosos institucionalizados e demais grupos elegíveis, a aplicação ocorre em dose única, de acordo com os critérios definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A ampliação da vacinação ocorre em um cenário de circulação persistente do pneumococo no país. A bactéria pode habitar as vias respiratórias sem provocar sintomas, facilitando a transmissão, especialmente entre crianças pequenas. Em alguns casos, porém, consegue atingir outras partes do organismo e causar doenças potencialmente fatais.
Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou cerca de 4,6 mil casos de meningite pneumocócica entre 2023 e 2025, com aproximadamente 1,4 mil mortes no período.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica permanece entre as principais causas de mortalidade infantil por enfermidades que podem ser prevenidas por vacinação.
A expectativa do governo federal é imunizar cerca de 2,4 milhões de bebês por ano com a Pneumo 20, ampliando a proteção contra formas graves da doença desde os primeiros meses de vida.
Essa publicação é um oferecimento
Pitbulls soltos assustam moradores, causam ataques e revolta na Grande Natal
22/06/2026
Pitbulls soltos causam medo em Nísia FlorestaMoradores do município de Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal, manifestam profunda preocupação e indignação com a circulação de três cães da raça pitbull que andam soltos e sem supervisão por vias públicas. Conforme relatos e imagens compartilhadas por populares nas redes sociais, os animais de grande porte já atacaram e mataram diversos gatos e outros animais de pequeno porte na região, gerando comoção e uma constante rotina de insegurança. A situação acendeu um alerta urgente entre as famílias com idosos e crianças, diante do risco iminente de novos acidentes em áreas residenciais. A população local cobra providências das autoridades competentes para identificar os donos e recolher os cães.fonte: novonoticias? Acesse nosso site para matéria completa blogdonetinhofaustino.com.br link na bio, ? Siga @netinhofaustinoblog , o maior e melhor blog do mato grande.Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Garis fazem paralisação em seis cidades do RN nesta segunda-feira (22)
22/06/2026

Foto: Sérgio Henrique
Os garis paralisaram as atividades em seis cidades do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22). A manifestação ocorre em outras unidades da federação para cobrar a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que estabelece o piso salarial nacional da categoria.
A manifestação começou às 6h. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp), a categoria vai atuar com 40% do efetivo, respeitando a Lei de Greve.
Os garis buscam a aprovação de um projeto de lei de 2020 conhecido como PL dos Garis e Margaridas. Atualmente, o projeto aguarda apreciação no Senado.
A paralisação acontece em:
Natal;
Parnamirim;
São Gonçalo do Amarante;
Extremoz;
Ceará-Mirim;
Mossoró.
Segundo o Sindlimp, as atividades retornam ao normal na terça-feira. A princípio, explicou Milklenilson Leite, presidente do Sindlimp, a categoria não pretende realizar greve.
“A nossa PL já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está no Senado esperando só ser pautada. Essa regulamentação da categoria é super importante porque há uma diferença gigantesca de piso de salário. Só aqui no RN são 4, 5 pisos. São seis tipos de vale. E isso acontece em todo o Brasil. E tendo em vista que o lixo é o mesmo, o trabalho é o mesmo. Então, o que que nós queremos? Regulamentar essa categoria”, falou Milklenilson Leite.
A recomendação do sindicato é para que as pessoas não coloquem o lixo para ser recolhido nesta segunda-feira.
“Vai estar comprometido. Então a gente pede à população que não coloque o lixo para fora hoje. Mas amanhã [terça-feira] volta ao normal”.
G1RN
Essa publicação é um oferecimento
Simone Mendes deixa o palco às pressas após sentir forte dor de barriga no Mossoró Cidade Junina
22/06/2026
Simone Mendes interrompe show em MossoróA cantora Simone Mendes protagonizou um momento inusitado durante sua apresentação na cidade de Mossoró, no Oeste potiguar, na noite desta sexta-feira (19). Em meio ao show, a artista precisou interromper o evento para ir ao banheiro após sentir fortes desconfortos intestinais. Diante de todo o público presente, Simone explicou a situação de forma bem-humorada, relatando que estava com dores há dois dias, e pediu a compreensão dos fãs antes de deixar o palco temporariamente. ???fonte: novonoticias? Acesse nosso site para matéria completa blogdonetinhofaustino.com.br link na bio, ? Siga @netinhofaustinoblog , o maior e melhor blog do mato grande.
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
PEDRA GRANDE: INGRATIDÃO OU CONVENIÊNCIA POLÍTICA?
22/06/2026

Nos bastidores da política de Pedra Grande, comentários dão conta de que o prefeito sinalizou que não pretende apoiar a reeleição do deputado federal Benes Leocádio, alegando que o parlamentar “virou as costas” quando mais precisou.
Mas a pergunta que fica é: qual foi a ingratidão?
Benes destinou mais de R$ 15 milhões em emendas parlamentares para Pedra Grande, recursos que contribuíram para investimentos no município. Diante disso, surge outro questionamento: será que o deputado realmente virou as costas ou a insatisfação surgiu porque não apoiou diretamente o projeto do prefeito para a presidência da FEMURN e uma possível candidatura de sua esposa à Prefeitura de São Bento do Norte?
Se essa for a motivação, o debate deixa de ser sobre gratidão e passa a ser sobre interesses políticos. Enquanto isso, o apoio estaria sendo direcionado à pré-candidata Nina Souza, esposa do prefeito de Natal.
Para muitos observadores, o problema não seria a falta de compromisso dos aliados, mas a dificuldade do próprio prefeito em manter compromissos políticos. Integrantes do grupo afirmam que acordos com vereadores e lideranças locais não teriam sido cumpridos, gerando desgaste interno.
Na política, a lealdade deve valer para todos. Antes de acusar alguém de ingratidão, é preciso refletir: quem realmente deixou de cumprir os compromissos assumidos? A população acompanha os fatos e tira suas próprias conclusões.
Essa publicação é um oferecimento
Policiais penais identificam danos em cela e impedem possível fuga em Alcaçuz
22/06/2026

Policiais penais localizaram danos no teto de uma cela durante fiscalização em Alcaçuz. - Foto: reprodução
Alteração na estrutura foi encontrada durante fiscalização de rotina; internos identificados poderão responder por infração disciplinar e dano ao patrimônio público
Uma inspeção de rotina realizada por policiais penais na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, levou à identificação de danos no teto de uma cela e interrompeu uma possível tentativa de fuga na unidade prisional. A ocorrência foi registrada na manhã deste domingo 21.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), a alteração na estrutura foi percebida pouco tempo após o início da ação dos internos. Durante a fiscalização, os servidores localizaram os danos e identificaram os presos envolvidos.
Segundo a pasta, os internos responderão administrativamente por meio de sindicância disciplinar e também poderão ser responsabilizados pelos prejuízos causados ao patrimônio público.
A Seap informou que os policiais penais realizam diariamente inspeções nas carceragens, revistas estruturais e ações permanentes de monitoramento e controle voltadas à manutenção da ordem e à prevenção de fugas.
Em nota, a secretaria afirmou que a rápida identificação dos danos demonstra o funcionamento dos protocolos de segurança adotados na unidade.
Embora a alteração tenha sido localizada em uma cela, a Seap ressaltou que o espaço não representa o único mecanismo de contenção existente na penitenciária. Conforme a secretaria, outros dispositivos de segurança precisariam ser superados para que uma fuga fosse concretizada.
Fiscalização permanente
A Secretaria da Administração Penitenciária informou que as ações de fiscalização e controle são realizadas de forma contínua em todas as áreas da unidade prisional.
Segundo a pasta, os procedimentos incluem inspeções estruturais, revistas nas celas e monitoramento permanente, com o objetivo de preservar a segurança interna e evitar ocorrências envolvendo fugas ou danos às instalações.
Caso ocorre após fuga registrada em maio
O episódio acontece menos de dois meses após a fuga de cinco detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, registrada em 2 de maio deste ano.
Na ocasião, os presos conseguiram escapar após danificarem uma cela localizada na área de triagem do Pavilhão 1.
A fuga encerrou um período de quase cinco anos sem registros semelhantes na unidade. Até a atualização mais recente divulgada pelas autoridades, três dos cinco fugitivos haviam sido recapturados.
Unidade passa por reformas
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz está passando por obras de recuperação estrutural nos pavilhões.
Segundo a Seap, as intervenções incluem reforço das paredes das celas, substituição e reforço do concreto das áreas de ventilação, modernização das instalações, revisão das redes elétrica e hidráulica e reforço dos dispositivos de segurança.
As obras também contemplam adequações destinadas às condições de custódia, trabalho e operacionalidade da unidade prisional.
Essa publicação é um oferecimento
Messi, Mbappé e Haaland voltam a campo nesta segunda-feira; veja horários
22/06/2026

Messi, Mbappé e Haaland entram em campo pela segunda rodada da Copa. Foto: X/@Argentina
Argentina, França e Noruega disputam a segunda rodada da fase de grupos em busca da liderança
A segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 continua nesta segunda-feira 22 com a presença de três dos principais nomes do futebol mundial. Lionel Messi, Kylian Mbappé e Erling Haaland estarão em campo por Argentina, França e Noruega, respectivamente, em confrontos que podem encaminhar a classificação de suas seleções para a próxima fase do torneio disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
A programação começa às 14h, com o duelo entre Argentina e Áustria pelo Grupo J. As duas equipes venceram na estreia e somam três pontos, mas os argentinos ocupam a liderança da chave pelo saldo de gols.
O técnico Lionel Scaloni poderá promover mudanças na equipe. A principal novidade pode ser a entrada de Julián Álvarez entre os titulares. O atacante do Atlético de Madri iniciou a partida contra a Argélia no banco de reservas após se recuperar de uma inflamação no tornozelo esquerdo. Acionado no segundo tempo, teve boa participação e passou a ser opção para começar jogando.
A Argentina, porém, terá um desfalque confirmado. O lateral Gonzalo Montiel, do River Plate, foi diagnosticado com uma lesão leve nos músculos isquiotibiais da coxa direita e está fora da partida.
França tenta embalar após vitória na estreia
Às 18h, a França enfrenta o Iraque pelo Grupo I. Os franceses estrearam com vitória sobre Senegal, mas encontraram dificuldades para criar oportunidades durante o primeiro tempo da partida.
Na etapa final, Bradley Barcola e Kylian Mbappé marcaram os gols que garantiram os três pontos para a equipe europeia.
Com a vitória, a França também chegou aos três pontos, mas aparece atrás da Noruega na classificação por causa do saldo de gols.
Haaland lidera Noruega contra Senegal
Líder provisória do Grupo I, a Noruega entra em campo às 21h para enfrentar Senegal.
A seleção comandada dentro de campo por Erling Haaland tenta manter os 100% de aproveitamento e dar mais um passo rumo à classificação para a fase eliminatória.
A partida terá arbitragem do brasileiro Wilton Pereira Sampaio.
Jordânia e Argélia fecham a rodada
O encerramento da programação será na madrugada de segunda para terça-feira, à meia-noite, com o confronto entre Jordânia e Argélia pelo Grupo J.
As duas equipes entram em campo buscando recuperação e pontos importantes na disputa por uma vaga na próxima fase.
Confira os jogos desta segunda-feira 22
14h – Argentina x Áustria
Onde assistir: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo, SBT, NSports e Cazé TV
18h – França x Iraque
Onde assistir: Cazé TV
21h – Noruega x Senegal
Onde assistir: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo e Cazé TV
00h – Jordânia x Argélia
Onde assistir: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo e Cazé TV
Essa publicação é um oferecimento
Neymar treina com o grupo e se aproxima de estreia na Copa do Mundo
22/06/2026

Foto: Rafael Ribeiro e Nelson Terme/CBF
Neymar voltou a treinar com o elenco da seleção brasileira neste domingo, no campo do Columbia Park, em Morristown, e avançou na preparação para uma possível estreia na Copa do Mundo, conforme informações do Estadão.
O atacante participou da atividade junto com os companheiros que foram ao gramado, em mais uma etapa do processo de recuperação de uma lesão na panturrilha.
Esta foi a terceira vez que Neymar treinou no campo com o grupo desde o início da preparação para o Mundial. A tendência é que ele fique à disposição no banco de reservas na partida contra a Escócia, na próxima quarta-feira, em Miami, pela última rodada do Grupo C.
Durante parte do treino aberto à imprensa, não houve esboço de equipe. Sete jogadores considerados titulares fizeram atividades na academia, entre eles Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha.
A comissão técnica trabalha com a possibilidade de utilização gradual do atacante, dependendo do andamento da partida.
O Brasil precisa de uma vitória com boa margem de gols para tentar a primeira colocação do grupo, já que a disputa segue equilibrada na tabela.
Outro desfalque confirmado é Raphinha, que trata uma lesão muscular na coxa direita. Ele já iniciou o processo de recuperação e pode voltar apenas nas fases finais da competição, caso a seleção avance.
Com isso, Luiz Henrique surge como principal opção para a vaga, enquanto Rayan também aparece como alternativa no setor ofensivo.
Essa publicação é um oferecimento
STF vê risco de constrangimento e ministros temem ser barrados em estádios da Copa nos EUA
22/06/2026

Foto: Victor Piemonte/STF
Ministros do STF têm evitado planejar viagens para assistir aos jogos da Copa do Mundo nos Estados Unidos. O motivo é a incerteza sobre possíveis restrições de visto e o receio de serem barrados em aeroportos ou estádios devido a efeitos ainda não totalmente esclarecidos de sanções aplicadas no passado.
Segundo relatos internos, ainda não há confirmação oficial se os magistrados seguem, total ou parcialmente, sujeitos a eventuais restrições associadas à Lei Magnitsky, conforme a coluna Andreza Matais do Metrópoles.
Nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump chegou a aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na legislação. Na ocasião, também houve restrições de visto a autoridades brasileiras, enquanto outros ministros, como Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques, não teriam sido atingidos.
Embora parte das medidas tenha sido revista posteriormente após articulações diplomáticas envolvendo o presidente Lula, permanece a dúvida sobre a situação atual dos vistos de autoridades brasileiras, o que alimenta a cautela dentro do STF.
O ex-presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, chegou a comentar publicamente o tema, classificando a restrição de vistos como “desagradável” e afirmando que se trata de uma decisão soberana de cada país, ainda que considerada injusta por ele.
Essa publicação é um oferecimento
Saúde ENAMED: Estudantes de medicina terão de obter nota mínima em exame para exercer profissão
22/06/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta sexta-feira, 19, uma medida provisória (MP) estabelecendo a obrigatoriedade de uma nota mínima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) para que o estudante de medicina possa exercer a profissão.
A medida passa a valer imediatamente, mas apenas para quem começar a faculdade a partir de agora.
Os estudantes deverão fazer a prova em dois momentos: ao fim do 4º ano e na conclusão do último ano do curso. Quem não obtiver a nota mínima na última fase não perderá o direito de se formar, mas deverá fazer o exame novamente para obter a licença e poder se inscrever nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Além disso, a nota obtida no Enamed na conclusão do curso ficará registrada no histórico escolar.
Para que todos os estudantes possam fazer a prova assim que se formarem, o Enamed, que era anual, vai passar a ser semestral. A edição deste ano, que acontece em 13 de setembro, está com as inscrições abertas até o dia 29 deste mês.
Por se tratar de uma MP, a iniciativa vigora por até 180 dias. Até o final desse prazo, deve ser analisada pelo Congresso e transformada em lei, ou perderá a validade.
Os ministérios da Saúde e da Educação disseram que essa medida foi construída em conjunto com vários setores governamentais e entidades representativas da área da saúde. O objetivo é verificar a capacidade dos estudantes e garantir que os novos médicos tenham condições de atender as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
30% dos cursos de medicina tiveram resultado insatisfatório
As mudanças na formação médica acontecem após os resultados da última edição do Enamed mostrarem que 107 cursos de medicina tiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias. Isso equivale a 30% de todos os cursos do país.
As instituições que não tiveram a avaliação mínima estão passando por supervisão ou sanções: dependendo do caso, podem ficar proibidas de abrir novas turmas.
Essa publicação é um oferecimento
SMS Natal divulga locais de vacinação contra Covid-19 para adultos
19/06/2026

Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal divulgou os locais de referência para vacinação contra a Covid-19 destinados aos grupos prioritários do município. A estratégia concentra a aplicação das doses em unidades específicas para otimizar o uso dos imunizantes disponibilizados pelo Ministério da Saúde e garantir o atendimento dos públicos contemplados pelo calendário vacinal.
Segundo Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), a medida considera o quantitativo de doses recebidas pelo município e busca evitar desperdícios. “A concentração em pontos específicos tem como intenção otimizar a utilização desses frascos para não haver desperdício de doses, principalmente porque estamos recebendo poucos imunizantes”, explicou.
Ela reforça que o público prioritário deve manter a caderneta de vacinação atualizada. “É importante que os grupos mais vulneráveis continuem se vacinando, pois o vírus continua circulando pela cidade. Só com a imunização podemos evitar casos mais graves e até óbitos pela doença”, afirmou.
A vacinação contra a Covid-19 integra o Calendário Nacional de Vacinação para idosos com 60 anos ou mais, que devem receber uma dose do imunizante a cada seis meses. As gestantes também fazem parte do público-alvo e devem receber uma dose a cada gestação, em qualquer período da gravidez.
Também devem se vacinar pessoas a partir de 5 anos que integram grupos especiais e devem receber uma dose anual ou semestral, conforme a recomendação para cada grupo. Estão incluídos trabalhadores da saúde; puérperas; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; imunossuprimidos; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional; além da população em situação de rua.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de pertencimento a um dos grupos prioritários, como contracheque, crachá, laudo ou receituário médico.
A vacina contra a Covid-19 também faz parte da rotina vacinal de crianças de seis meses a menores de cinco anos. Em Natal, a imunização infantil está disponível em todas as salas de vacina das Unidades de Saúde, nos pontos extras de vacinação dos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping e no SESI Clínica Natal.
Confira os locais de referência para vacinação contra a Covid-19 em adultos:
A vacina está disponível em unidades de referência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, conforme a organização de cada serviço.
Distrito Sanitário Norte I
Unidades de Saúde Nova Natal, Pajuçara e Redinha.
Distrito Sanitário Norte II
Unidades de Saúde Igapó, Panatis e Jardim Progresso
Distrito Sanitário Leste
Unidades de Saúde São João, Alecrim e Unidade Mista de Mãe Luíza
Distrito Sanitário Oeste
Unidades de Saúde Esperança, Felipe Camarão II e Unidade Básica de Saúde Quintas
Distrito Sanitário Sul
Unidades de Saúde Satélite, Mirassol e Ponta Negra.
Pontos extras de vacinação
Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h.
Essa publicação é um oferecimento
Casos de viroses respiratórias atingem pico anual e lotam unidades de saúde
19/06/2026

Imunização não impede todos os casos de gripe, mas reduz o risco de internações - Foto: José Aldenir
Luiz Roberto Marinho afirma que pico anual dos casos ocorre entre abril e julho e alerta para sinais que exigem atendimento médico
Com unidades de pronto-atendimento e hospitais registrando aumento na procura por pacientes com sintomas respiratórios, o médico infectologista Luiz Roberto Marinho reforçou a importância da vacinação contra a influenza e explicou os motivos que levam ao crescimento dos casos neste período do ano. Em entrevista ao Jornal da Cidade, da 94 FM Natal, nesta quarta-feira 18, o especialista afirmou que o período entre abril e julho corresponde ao pico anual de incidência das viroses respiratórias.
Segundo o médico, embora essas infecções ocorram ao longo de todo o ano, a elevação dos casos está relacionada ao aumento das chuvas. “As viroses respiratórias existem praticamente durante os 365 dias de cada ano. No entanto, a incidência maior começa a partir do aumento da precipitação pluviométrica, das chuvas”, explicou.
De acordo com ele, a expectativa é de redução gradual dos casos nos próximos meses. “Espera-se que em agosto a gente tenha já uma maior tranquilidade em relação ao acometimento da população por essas enormes e diversas viroses respiratórias”, disse.
Ele destacou que existem atualmente duas vacinas voltadas para os vírus respiratórios que mais causam formas graves da doença. A principal delas é a vacina contra a influenza, disponibilizada anualmente para toda a população. “Essa vacina impede ou pelo menos dificulta a influenza, que é uma das mais frequentes e mais comuns e talvez a mais potencialmente grave dessas viroses respiratórias”, afirmou.
Ele explicou que a imunização é direcionada aos vírus que mais frequentemente levam pacientes a quadros graves e internações em unidades de terapia intensiva (UTI). Outra vacina citada pelo especialista é a destinada ao vírus sincicial respiratório, ainda não disponível de forma ampla pelo Ministério da Saúde para toda a população.
Segundo o infectologista, o vírus sincicial respiratório costuma atingir com maior gravidade crianças menores de dois anos e idosos acima de 65 anos. “Esses grupos populacionais são os que mais são susceptíveis de desenvolver as formas graves”, observou. Apesar da existência dessas vacinas, ele ressaltou que o universo das viroses respiratórias é muito maior. “Nós temos aproximadamente 200 vírus diferentes causadores dessas chamadas viroses respiratórias”, afirmou.
O médico lembrou ainda que os vírus da influenza possuem histórico de causar epidemias e pandemias. “A influenza e os vírus pertencentes a essa família conseguem até causar pandemias. Como nós tivemos a última grande pandemia, em 2009, pelo vírus influenza”, disse. Ele também citou a pandemia de Covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, entre 2020 e 2022.
Vacina
Ao comentar a resistência de parte da população à vacinação, especialmente entre pessoas que afirmam ter adoecido mesmo após receber a dose no ano anterior, o infectologista explicou que a imunização não garante proteção absoluta contra qualquer infecção respiratória.
Ele explicou que mesmo pessoas vacinadas podem contrair influenza, mas tendem a desenvolver quadros menos graves. “Dificilmente o paciente anualmente vacinado contra influenza terá a maior gravidade que a doença pode causar, que é a chamada Síndrome da Angústia Respiratória”, destacou.
O médico também manifestou preocupação com a queda da procura pelas campanhas de imunização. Segundo ele, as doses continuam disponíveis nos postos de saúde das redes estadual e municipal. “A gente tem visto que a vacina contra influenza continua sobrando nos postos de saúde”, afirmou.
Ele lembrou que o Brasil já apresentou índices de cobertura vacinal considerados ideais. Segundo o especialista, a influenza continua sendo a principal preocupação entre as viroses respiratórias por sua capacidade de causar complicações e mortes. “Ela é a que mais contribui com casos graves e a que mata mais quando você vai analisar a letalidade de todas essas viroses respiratórias”, afirmou.
O infectologista explicou que os sintomas iniciais das viroses respiratórias costumam ser semelhantes e, na maioria dos casos, afetam apenas as vias aéreas superiores. Entre os sintomas mais comuns estão febre, dor de garganta, coriza, obstrução nasal, tosse e produção de secreção. Segundo ele, a maioria dos pacientes evolui de forma benigna.
O médico alertou, porém, para sinais que exigem avaliação médica imediata. Entre eles estão alterações no estado de consciência e dificuldade respiratória. “Aqueles pacientes que apresentam alteração do nível de consciência, pacientes que, de uma hora para outra, começam a não contactar as pessoas de maneira correta”, explicou.
Outro sinal importante é a falta de ar. “Na hora que você tem uma dificuldade de respirar, o que a gente chama de dispneia, aquela dificuldade que o paciente faz força para manter a oxigenação dos seus tecidos”, afirmou. Segundo ele, esses sintomas podem indicar comprometimento pulmonar e necessidade de exames ou até mesmo internação.
Entre os pacientes mais vulneráveis, ele destacou pessoas com doenças pulmonares crônicas e fumantes que já apresentam dificuldades respiratórias. Ele recomenda reforço da hidratação, com água, sucos, chás e sopas, para facilitar a eliminação das secreções respiratórias.
Para controle dos sintomas, o médico citou medicamentos de uso comum para dor e febre, como dipirona e paracetamol. O médico esclareceu ainda uma dúvida frequente da população sobre a vacinação após um episódio de gripe ou resfriado.
Segundo ele, pessoas sem febre e sem comprometimento importante do estado geral podem receber a vacina, mas o ideal é aguardar a recuperação clínica. “Não tem mais febre, já está disposto, com alimentação normalizada, já pode fazer uso dessa vacina”, explicou.
Essa publicação é um oferecimento
PIB avança apesar de juros e petróleo
19/06/2026

PIB cresce em ritmo lento na relação de um mês para outro, porém, quando comparado ao ano passado, a elevação é maior com o peso da indústria - Foto: marcelo frazão / agência brasil
Monitor do PIB da FGV aponta avanço de 0,1% no mês e expansão de 1,8% em relação a abril de 2025
A economia brasileira manteve trajetória de crescimento em abril, mesmo diante de um cenário marcado por juros elevados e pela alta do petróleo no mercado internacional. O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,1% na comparação com março e registrou expansão de 1,8% em relação a abril de 2025, segundo o Monitor do PIB, divulgado nesta quinta-feira 18, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
O levantamento mostra que, no trimestre móvel encerrado em abril — compreendendo os meses de fevereiro, março e abril —, a atividade econômica cresceu 1,8% na comparação com igual período do ano anterior. No acumulado de 12 meses, a expansão alcançou 2%. O estudo reúne indicadores da indústria, comércio, serviços e agropecuária e é acompanhado pelo mercado como um dos principais termômetros da economia antes da divulgação oficial das contas nacionais pelo IBGE.
Para a economista Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, o resultado evidencia a capacidade de resistência da atividade econômica diante de fatores adversos. “A maior parte dos componentes da economia teve desempenho positivo, indicando certa resiliência em meio ao cenário de juros elevados e aumento do preço do barril do petróleo, como uma das consequências da guerra no Oriente Médio”, afirmou. Durante quase todo o mês de abril, a taxa Selic permaneceu em 14,75%, nível considerado restritivo para consumo e investimentos. No fim do mês, o Banco Central iniciou um ciclo gradual de redução dos juros, repetido nesta quarta-feira 17, quando a taxa foi reduzida para 14,25%.
Entre os componentes da demanda, o destaque foi o consumo das famílias, que avançou 2,6% no trimestre móvel encerrado em abril, na comparação com o mesmo período de 2025. Trata-se do maior ritmo de crescimento desde o trimestre encerrado em fevereiro do ano passado. As exportações também contribuíram para a expansão da atividade, com crescimento de 9,3%, impulsionadas principalmente pela indústria extrativa, cujas vendas externas aumentaram 27,8% no período e responderam por cerca de 60% do desempenho exportador.
Os investimentos apresentaram sinal de recuperação após um período de enfraquecimento. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador que mede os investimentos em máquinas, equipamentos e construção, registrou expansão de 0,7% no trimestre móvel encerrado em abril. Foi o primeiro resultado positivo após quatro trimestres móveis consecutivos de retração. Segundo a FGV, a taxa de investimento da economia alcançou 18% em abril.
Em valores correntes, o Monitor do PIB estima que a economia brasileira movimentou R$ 4,376 trilhões entre janeiro e abril deste ano. Os números reforçam o quadro de desaceleração gradual, mas sem interrupção do crescimento, em um ambiente ainda marcado por incertezas externas. A cautela do Banco Central na condução da política monetária continua associada aos riscos inflacionários decorrentes do encarecimento do petróleo e de seus reflexos sobre combustíveis e cadeias produtivas.
Os dados da FGV convergem com outros indicadores recentes de atividade. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na quarta-feira 17, apontou crescimento de 0,5% entre março e abril e expansão de 1,6% no acumulado de 12 meses. O resultado oficial do PIB brasileiro será divulgado pelo IBGE em 1º de setembro, quando serão conhecidos os números referentes ao segundo trimestre de 2026. No primeiro trimestre do ano, a economia havia crescido 1,1%.
Essa publicação é um oferecimento
Mais de 17 mil trabalhadores usaram recursos do FGTS para quitar dívidas pelo Desenrola 2.0
19/06/2026

Desenrola 2.0 proporcionou 17 mil operações com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) - Foto: Joédson alves / Agência Brasil
Valor médio utilizado para renegociação foi de R$ 604,73; governo aponta melhora na saúde financeira das famílias
Os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm ganhado relevância como instrumento de reorganização financeira das famílias brasileiras. Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que mais de 17 mil operações utilizaram valores do fundo para quitação de dívidas por meio do programa Desenrola 2.0. O valor médio retirado pelos trabalhadores para pagamento de débitos junto a instituições financeiras foi de R$ 604,73.
A iniciativa integra a segunda fase do programa federal de renegociação de dívidas, que reservou R$ 10,3 milhões para facilitar acordos entre trabalhadores e credores. A proposta é ampliar o acesso à regularização financeira por meio de descontos, alongamento de prazos e redução de encargos. O Desenrola foi criado pelo governo federal para reduzir os índices de inadimplência e ampliar o acesso ao crédito, especialmente para famílias de baixa renda e trabalhadores com restrições cadastrais.
O levantamento também mostra o impacto da liberação extraordinária de recursos vinculados ao saque-aniversário. Segundo o ministério, 14,6 milhões de trabalhadores com contratos de trabalho encerrados ou suspensos entre 2020 e 2025 foram beneficiados pela medida. Ao todo, R$ 16,7 bilhões foram disponibilizados para saque, dos quais R$ 14,9 bilhões já foram efetivamente pagos aos beneficiários.
A modalidade saque-aniversário permite ao trabalhador retirar anualmente uma parcela do saldo do FGTS, mas impõe restrições ao acesso integral dos recursos em caso de demissão sem justa causa. Desde sua criação, o modelo tem sido alvo de debates entre governo, centrais sindicais e especialistas, que apontam efeitos sobre a proteção financeira do trabalhador em momentos de desemprego.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o volume de recursos liberados por meio de saques extraordinários desde 2023 alcançou R$ 34,7 bilhões. Essas liberações ocorrem em caráter excepcional e costumam ser adotadas em períodos de crise econômica, calamidades públicas, emergências sanitárias ou como mecanismo de estímulo à atividade econômica e ao consumo das famílias.
O uso crescente do FGTS para quitação de dívidas reflete um cenário em que parte dos trabalhadores busca reduzir o comprometimento da renda em um ambiente ainda marcado por juros elevados e restrições de crédito. Para o governo, a combinação entre renegociação de passivos e ampliação da liquidez das famílias contribui para melhorar a saúde financeira dos consumidores e sustentar o nível de atividade econômica.
Essa publicação é um oferecimento
Fogos podem transformar celebração em emergência
19/06/2026

Fogos devem ser adquiridos apenas em estabelecimentos autorizados - Foto: Divulgação / CBMRN
Corporação alerta para riscos de queimaduras, incêndios e danos materiais e orienta população a adotar medidas preventivas durante as comemorações
O período de festas juninas e a mobilização dos torcedores durante a Copa do Mundo costumam aumentar o uso de fogos de artifício em todo o Rio Grande do Norte. Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRN) reforçou orientações de segurança para evitar acidentes que podem resultar em queimaduras graves, incêndios e outros danos materiais.
A corporação orienta que os consumidores adquiram fogos apenas em estabelecimentos autorizados e sigam rigorosamente as instruções dos fabricantes. Também é recomendado manter crianças afastadas dos artefatos e nunca tentar reacender fogos que falharem após a primeira tentativa de disparo.
Segundo os bombeiros, os fogos devem ser utilizados exclusivamente em áreas abertas, longe de residências, veículos, vegetação seca, redes elétricas e materiais inflamáveis. O CBMRN alerta ainda que o consumo de bebidas alcoólicas compromete os reflexos e aumenta o risco de acidentes, motivo pelo qual pessoas sob efeito de álcool não devem manusear esse tipo de material.
Em casos de queimaduras, a orientação é lavar imediatamente a região atingida com água corrente em temperatura ambiente e procurar atendimento médico. A corporação ressalta que substâncias caseiras, como pasta de dente, manteiga ou pó de café, não devem ser aplicadas sobre a lesão.
De acordo com o capitão Henrique, a prevenção é o principal caminho para garantir comemorações seguras. “As festas juninas e a Copa do Mundo são momentos de alegria e confraternização, mas é preciso que a diversão venha acompanhada de responsabilidade, pois o uso inadequado de fogos de artifício pode provocar acidentes graves e até incêndios”, afirmou.
O oficial reforçou que a população deve seguir todas as recomendações de segurança e, em situações de emergência, acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. O CBMRN destaca que medidas simples de prevenção podem evitar ocorrências e contribuir para que as comemorações ocorram sem incidentes.
Essa publicação é um oferecimento

























