Política

Perfil de Bolsonaro em rede social foi invadido e roubado, diz Carlos

24/01/2025


Evaristo Sá – 19.jan.25/AFP

A conta de Jair Bolsonaro (PL) no X (ex-Twitter) foi hackeada na noite desta quinta-feira (23), segundo o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente.

O perfil do ex-mandatário na rede exibiu publicações com fotos de Bolsonaro com o presidente americano, Donald Trump, afirmando ter lançado uma criptomoeda brasileira.

Um dos posts dizia que a moeda virtual seria “mais do que apenas um token; é um movimento pela liberdade, prosperidade e união de todos os brasileiros”. Em outro, dizia-se que a criptomoeda seria “a nova moeda oficial do Brazil”, e que representaria orgulho, liberdade e força do povo brasileiro.

Entre as imagens, estavam uma bandeira do Brasil, além de fotos de Bolsonaro e Trump se cumprimentando, e outra, de ambos na Casa Branca, em que o ex-presidente brasileiro entregava uma camisa da seleção ao republicano.

A primeira publicação foi ao ar às 23h08 e ficou quase 40 minutos no ar. Os outros ocorreram por volta das 23h20, e foram posteriormente removidos. Alguns internautas que seguem o ex-presidente já comentavam que a conta tinha sido invadida.

Antes, haviam posts de trecho da entrevista do ex-presidente à CNN, quando ele citou a hipótese de uma candidatura da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro à Presidência, e compartilhamentos de conteúdos de seus filhos, Eduardo e Flávio Bolsonaro.

Carlos Bolsonaro, então, avisou, minutos após os posts envolvendo a criptomoeda, que a conta havia sido “invadida e roubada” e que o processo de “tentativa de recuperação” do perfil já havia sido iniciado.

No último sábado (18), antevéspera da posse nos Estados Unidos, Trump anunciou a criação de uma criptomoeda com seu nome. A chamada “memecoin” atingiu US$ 8,3 bilhões (R$ 50 bilhões) em valor de mercado na segunda-feira.

O visual da memcoin de Trump, por exemplo, é uma foto em que o republicano aparece com o pulso erguido com a palavra “fight” (lute, em português) sobreposta três vezes. A imagem faz referência a momentos após o americano ser alvo de um atentado a tiros na Pensilvânia em julho do ano passado.

 

Folha de São Paulo

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Efeitos do clima em escolas brasileiras demandam mudanças urgentes, alerta Unicef

24/01/2025


Gustavo Mansur/Palácio Piratini

As enchentes no Rio Grande do Sul, a seca na região amazônica e outros eventos climáticos no Brasil afetaram ao menos 1,1 milhão de estudantes em 2024, segundo dados da Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância).

Ao R7, o especialista em clima e meio ambiente da organização Danilo Moura entende que o Brasil precisa adaptar as estratégias climáticas para garantir o melhor funcionamento e andamento de serviços públicos essenciais, como escolas, em crises ambientais.

“O clima mudou, e as estratégias para garantir segurança e funcionamento de equipamentos essenciais, como escolas, precisam mudar junto. Mesmo que a gente cumpra todos os compromissos internacionais que o Brasil assumiu e que outros países assumiram, a gente tem décadas pela frente, e eventos extremos vão se tornar mais frequentes e intensos. Você precisa ter políticas climáticas que reconheçam esse cenário e que preparem os serviços públicos essenciais para lidar com esse clima alterado”, disse.

O especialista cita que deve haver uma melhora na infraestrutura das escolas, atualização de protocolos e o desenvolvimento de um sistema educacional flexível o suficiente para manter jovens vinculados ao ensino.

No cenário global, ao menos 242 milhões de estudantes, em 85 países, sofreram impactos na vida escolar por eventos climáticos extremos, incluindo ondas de calor, ciclones tropicais, tempestades, inundações e secas. De acordo com o relatório, o Sul da Ásia foi a região mais prejudicada, com 128 milhões de estudantes afetados, enquanto na Ásia Oriental e no Pacífico o número chegou a 50 milhões.

“Globalmente, os sistemas educativos já estavam falhando com milhões de crianças. A falta de professores qualificados, as salas de aula sobrelotadas e as diferenças na qualidade e no acesso à educação têm criado, há muito tempo, uma crise de aprendizagem que os riscos climáticos estão exacerbando”, diz o Unicef.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA VENÂNCIO

Notícias

Aulas nas escolas estaduais do RN começam em 10 de fevereiro

24/01/2025


Foto: Magnus Nascimento 

As aulas nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte deste ano começam no dia 10 de fevereiro, com 200 dias letivos obrigatórios divididos em quatro bimestres. O calendário escolar para 2025 foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec) em novembro de 2024 no Diário Oficial do Estado. O cronograma conta, ainda, com jornadas pedagógicas e períodos dedicados à formação de professores, além de apontar os feriados e períodos de recesso.

A secretária de Educação do RN, Socorro Batista, diz que o calendário tem papel estratégico no planejamento das ações educacionais. “Ele leva em consideração as necessidades formativas dos professores e o desenvolvimento integral dos estudantes potiguares, promovendo um ambiente escolar que respeite o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios”, destacou.

O primeiro bimestre está previsto para ocorrer entre 10 de fevereiro e 25 de abril, seguido pelo segundo, de 28 de abril a 25 de julho. O terceiro bimestre será realizado entre 28 de julho e 2 de outubro, enquanto o quarto e último bimestre acontecerá de 6 de outubro a 18 de dezembro. Ainda em dezembro, o calendário prevê a realização de exames finais entre os dias 19 e 22, com a divulgação dos resultados no dia 23.

O planejamento contempla, ainda, feriados e recessos importantes. O Carnaval será comemorado nos dias 3 e 4 de março, e a Semana Santa, nos dias 17 e 18 de abril. Entre os feriados nacionais, estão Tiradentes (21 de abril), o Dia do Trabalho (1º de maio) e a Proclamação da República (15 de novembro). Também constam os feriados estaduais, como os Mártires de Cunhaú e Uruaçu (3 de outubro).

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio matriculados nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) também iniciarão as aulas no dia 10 de fevereiro. O primeiro semestre será encerrado em 28 de julho, enquanto o segundo semestre terá início em 1º de agosto e se estenderá até 23 de dezembro. O período de matrículas para o segundo semestre e validação de vagas para a EJA acontecerá entre os dias 23 e 25 de julho.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

TOWN FOR MAN

Notícias

Escape barulhento: 11 motocicletas foram apreendidas na zona Oeste de Natal

24/01/2025


Foto: PFRN

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio do *BATALHÃO RODOVIÁRIO* realizou, na noite desta quinta-feira mais uma “Operação Sossego” em Natal.

A ação, que contou com o apoio do Esquadrão Águia, foi realizada na zona oeste da cidade, culminando com a remoção de 11(onze) veículos que causavam poluição sonora.

Um jovem de 19 anos sem habilitação e conduzindo motocicleta com escape barulhento, desobedeceu ordem de parada e empreendeu fuga pelas ruas do bairro de Cidade da Esperança. Ao ser interceptado recebeu voz de prisão, sendo encaminhado à Central de Flagrantes.

 

Portal BO

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Juiz bloqueia decreto de Trump que veta direito à cidadania para filhos de imigrantes irregulares

23/01/2025


Foto: Instagram/ Reprodução

A Justiça Federal dos Estados Unidos suspendeu uma ordem de Donald Trump que acabava com o direito à cidadania para filhos de imigrantes ilegais. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (23).

Logo após tomar posse, na segunda-feira (20), Trump publicou uma série de decretos para combater a imigração ilegal. A questão da nacionalidade para bebês de estrangeiros nascidos no país está entre as medidas.

A ordem de Trump determinava que as agências federais não reconheçam a cidadania americana de crianças nascidas nos Estados Unidos cujos pais estão no país ilegalmente ou temporariamente, como portadores de visto.

Com a implementação da medida, qualquer criança nascida após 19 de fevereiro, cujos pais não sejam cidadãos ou residentes permanentes legais, estaria sujeita à deportação. Ela também seria impedida de receber benefícios sociais ou trabalhar legalmente quando fosse adulta.

Após o decreto, grupos civis e procuradores-gerais de 22 estados governados por democratas entraram com ações na Justiça. O argumento é que a ordem de Trump viola a 14ª Emenda da Constituição, que estabelece que qualquer pessoa nascida nos Estados Unidos é cidadã.

Uma das ações foi analisada pelo juiz John Coughenour, em tribunal de Seattle, que resolveu suspender a medida. O magistrado chamou a ordem de Trump de “flagrantemente inconstitucional”.

Com a decisão, a ordem assinada por Trump fica temporariamente suspensa. Ainda cabe recurso.

O Departamento de Justiça do governo Trump argumenta que a 14ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos nunca foi interpretada como extensão universal de cidadania a todos os nascidos no país.

 

Fonte: g1

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Juiz bloqueia decreto de Trump que veta direito à cidadania para filhos de imigrantes irregulares

23/01/2025


Foto: Instagram/ Reprodução

A Justiça Federal dos Estados Unidos suspendeu uma ordem de Donald Trump que acabava com o direito à cidadania para filhos de imigrantes ilegais. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (23).

Logo após tomar posse, na segunda-feira (20), Trump publicou uma série de decretos para combater a imigração ilegal. A questão da nacionalidade para bebês de estrangeiros nascidos no país está entre as medidas.

A ordem de Trump determinava que as agências federais não reconheçam a cidadania americana de crianças nascidas nos Estados Unidos cujos pais estão no país ilegalmente ou temporariamente, como portadores de visto.

Com a implementação da medida, qualquer criança nascida após 19 de fevereiro, cujos pais não sejam cidadãos ou residentes permanentes legais, estaria sujeita à deportação. Ela também seria impedida de receber benefícios sociais ou trabalhar legalmente quando fosse adulta.

Após o decreto, grupos civis e procuradores-gerais de 22 estados governados por democratas entraram com ações na Justiça. O argumento é que a ordem de Trump viola a 14ª Emenda da Constituição, que estabelece que qualquer pessoa nascida nos Estados Unidos é cidadã.

Uma das ações foi analisada pelo juiz John Coughenour, em tribunal de Seattle, que resolveu suspender a medida. O magistrado chamou a ordem de Trump de “flagrantemente inconstitucional”.

Com a decisão, a ordem assinada por Trump fica temporariamente suspensa. Ainda cabe recurso.

O Departamento de Justiça do governo Trump argumenta que a 14ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos nunca foi interpretada como extensão universal de cidadania a todos os nascidos no país.

 

Fonte: g1

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Médico neurologista é preso em Mossoró por importunação sexual a paciente

23/01/2025


Foto: Reprodução ilustrativa/Internet

Na manhã desta quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, um médico neurologista foi abordado no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, acusado de importunação sexual contra uma paciente. A operação policial ocorreu por volta das 10h, após viaturas do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) atenderem a uma denúncia de assédio.

As primeiras informações, inicialmente divulgadas pelo Blog do Bronca, indicavam um possível caso de abuso sexual infantil. No entanto, a Polícia Militar esclareceu que a situação se refere a uma importunação sexual envolvendo uma adolescente, e não a um abuso sexual mais grave.

A Assessoria de Comunicação do 2º BPM, em nota oficial, afirmando que, em resposta à denúncia, ambas as partes foram conduzidas à delegacia para os devidos esclarecimentos. A identidade do médico e da vítima ainda não foram divulgadas.

Nota à Imprensa do 2º BPM:

“Na manhã de hoje, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma denúncia de importunação sexual envolvendo uma paciente e um médico. A equipe policial se deslocou ao local, onde realizou o atendimento inicial. Para fins de esclarecimento dos fatos, ambas as partes envolvidas foram encaminhadas à delegacia de polícia. A ocorrência segue em andamento.”

A investigação segue sob responsabilidade da Polícia Civil, e o Mossoró News continua acompanhando o caso, reforçando a importância de assegurar a segurança dos pacientes em ambientes hospitalares e a necessidade de denunciar qualquer ato de assédio ou importunação.

 

Fonte: Mossoró News

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA VENÂNCIO

Notícias

Agências reguladoras gastaram R$ 5,6 mi em viagens internacionais de diretores

23/01/2025


Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em um ano de restrições orçamentárias, que resultou inclusive na publicação de uma carta conjunta das 11 agências reguladoras alertando para problemas decorrentes das limitações orçamentárias, os diretores desses órgãos gastaram ao longo de 2024 mais de R$ 5,6 milhões, entre diárias e passagens, em viagens ao exterior.

Quem lidera esse ranking, conforme dados do Portal da Transparência e do Painel de Viagens analisados pela coluna, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cujo diretores gastaram R$ 1,2 milhão em missões internacionais.

Só o contra-almirante Antonio Barra Torres, que foi diretor-presidente da Anvisa até 21 de dezembro de 2024, consumiu R$ 632 mil em passagens e diárias. Foram 12 viagens para Lisboa, Coimbra (Portugal), Havana (Cuba), Assunção (Paraguai), Washington, San Diego, Irvine, Silver Spring (Estados Unidos), Basiléia, Genebra (Suíça), Cidade do México (México), Nova Delhi (Índia) e Beijing (China). No total, ele passou 106 dias, ou seja, mais de três meses, no exterior.

Na sequência está a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O órgão gastou R$ 772,1 mil com viagens internacionais de seus diretores. O presidente, Rafael Vitale, ficou 45 dias fora do país, ao custo de R$ 134,5 mil. Ele viajou para Hong Kong, Beijing (China), Londres (Reino Unido), Nova York, Houston (Estados Unidos), Guarda (Portugal) e Montevidéu (Uruguai).

A ANTT foi um dos órgãos que mais reclamou dos cortes do governo. A agência chegou a dizer, em nota, que os cortes do início de 2024 resultaram inclusive na demissão de “grande parte da mão de obra terceirizada”.

A redução orçamentária foi objeto de reclamação da ANTT especialmente em agosto, após novo corte. Na ocasião, nota da agência indicou que a medida “[colocava] em risco o funcionamento das atividades” do órgão. Três das viagens de Vitale ocorreram depois disso.

Na terceira colocação está a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com um gasto de R$ 746,2 mil com passagens e diárias de diretores durante viagens internacionais.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Governo do RN pede que médicos voltem ao trabalho e promete pagar Coopmed no dia 10 de fevereiro

23/01/2025


Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte pediu que os profissionais ligados a? Cooperativa Me?dica (Coopmed) suspendam a paralisac?a?o iniciada nesta quarta-feira (22).

Como mostrou a 98 FM, me?dicos interromperam procedimentos de alta e me?dia complexidade via SUS em seis hospitais de Natal: Liga Contra o Ca?ncer, Rio Grande, Paulo Gurgel, Memorial, Hospital do Corac?a?o e Varela Santiago.

A causa e? um atraso no pagamento de parcelas de um acordo fechado entre Coopmed e Governo do Estado.

Uma reunia?o aconteceu nesta quarta-feira para discutir o assunto. Participaram do encontro representantes das secretarias estaduais de Sau?de (Sesap) e Fazenda (Sefaz) e da Coopmed, ale?m de representantes do Ministe?rio Pu?blico (MPRN).

Durante a reunia?o, o governo descreveu as dificuldades financeiras enfrentadas e reforc?ou que so? pode efetuar o pagamento no dia 10 de fevereiro. Segundo o governo, este foi o u?nico atraso dentro desse acordo de pagamento.

A Coopmed ficou de realizar uma assembleia ainda nesta quarta-feira para discutir o assunto junto a? categoria me?dica.

 

Portal 98FM

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

Penduricalhos levam ministros do TST a receberem até R$ 419 mil líquidos em um mês

23/01/2025


Aldo Dias – 5.ago.15

Penduricalhos garantiram a ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho) rendimentos líquidos de até R$ 419 mil em dezembro, segundo dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Embora os pagamentos de verbas extras a magistrados tenham alcançado valores vultuosos em diferentes instâncias do Judiciário pelo país, os valores recebidos na corte trabalhista se destacam entre os tribunais superiores —e com benefícios que se estendem a quase todos os seus integrantes.

Dos 27 ministros do TST, 26 receberam em dezembro uma remuneração acima de R$ 250 mil líquidos. A média por magistrado, já com os descontos, chegou a R$ 357 mil —em valores brutos, R$ 514 mil.

O cálculo inclui salário fixo (remuneração fixa e mensal de magistrados, que não chega a R$ 42 mil), pagamentos retroativos e benefícios como abonos e auxílios, após os descontos de previdência, Imposto de Renda e retenção pelo teto constitucional (correspondente a R$ 44 mil).

Os dados relativos à folha de pagamento constam em painel mantido pelo CNJ com base em informações disponibilizadas pelos próprios tribunais.

Quem liderou o ranking pelo rendimento líquido no período foi o ministro Sergio Pinto Martins, que obteve R$ 419 mil livres (ou R$ 533 mil brutos). Já com base no rendimento bruto foi o vice-presidente da corte, Mauricio Godinho Delgado (R$ 394 mil líquidos e pouco mais de R$ 706 mil brutos).

A exceção no TST que não obteve ganhos livres na faixa das centenas de milhares de reais foi Antônio Fabrício de Matos Gonçalves. Empossado em julho de 2024, ele embolsou R$ 102 mil brutos e R$ 83 mil líquidos em dezembro.

No STJ (Superior Tribunal de Justiça), a remuneração de maior valor de um ministro no período foi de R$ 119 mil líquidos. De acordo com dados do painel, a média de dezembro entre os magistrados da corte ficou em R$ 88 mil. Já no STM (Superior Tribunal Militar), a maior quantia chegou a R$ 318 mil —e a média, R$ 286 mil.

O STM diz que a remuneração dos ministros ficou acima do vencimento mensal normal em razão de pagamentos de indenizações de exercícios anteriores.

Foram pagos valores relativos a, por exemplo, adiantamento de gratificação natalina, remuneração antecipada de férias e terço constitucional de férias, além de direitos eventuais, incluindo licença compensatória, gratificação por exercício cumulativo de jurisdição e verbas de exercícios anteriores.

Procurado, o STJ disse que não se manifestará sobre o tema.

As verbas dos ministros do TST foram incrementadas por rubricas sob o guarda-chuva de “direitos eventuais”, entre elas abono constitucional de um terço de férias, antecipação de férias e gratificação natalina.

Mas, em geral, nenhuma foi maior que a dos pagamentos retroativos. A soma que compõe a remuneração bruta do ministro Delgado, antes dos descontos, bateu R$ 536 mil. No caso de Pinto Martins, atingiu R$ 366 mil.

De acordo com o TST, o pagamento dos valores retroativos foram previamente autorizados pelo CNJ em procedimentos relativos ao quinquênio, ou ATS (Adicional por Tempo de Serviço), e à licença compensatória.

O quinquênio prevê um adicional de 5% a cada cinco anos de serviço até o limite de 35%. A licença compensatória autoriza a conversão de dias de folga em dinheiro. Os dois são penduricalhos do Poder Judiciário.

A remuneração básica de um ministro do TST corresponde a 95% do que recebe um ministro do STF, o teto do funcionalismo público, mas os valores podem ultrapassá-lo.

Verbas de natureza indenizatória, como a licença compensatória, não entram no cálculo do teto. O quinquênio, por ter natureza remuneratória, está sujeito a ele, mas contribui para inflar os rendimentos, considerado o limite.

A corte disse que os valores “são considerados na conta do teto constitucional quando possuírem natureza remuneratória, sendo que o cotejo com o teto constitucional é observado tendo por referência a competência a que se referir a parcela objeto do pagamento”.

O CNJ não respondeu se queria se posicionar quanto a decisões que permitem ganhos acima do teto.

A diretora-executiva da ONG Transparência Brasil, Juliana Sakai, diz que aprovar pagamentos como o da licença compensatória é um “completo descalabro” que poderia até contrariar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Ficamos em um beco sem saída”, diz ela. “O Judiciário, que deveria prezar pela legalidade, se usa de uma série de mecanismos para desafiar o que está dito na Constituição, para desafiar o teto constitucional.”

“E são eles mesmos que interpretam a lei”, continua Sakai. “O que vamos fazer se os responsáveis pela defesa da lei estão fazendo esse serviço a seu próprio favor corporativista?.”

Um relatório de dezembro da Transparência Brasil indicou que a licença compensatória custou R$ 819 milhões à Justiça entre julho de 2023, quando o benefício começou a ser pago em maior escala, e outubro de 2024.

O economista André Perfeito diz que penduricalhos dão a impressão de que “o Brasil é país do puxadinho” e de que não há clareza sobre a máquina pública. Além disso, para ele, essas remunerações criam distorções na economia.

“O Judiciário tem que entrar na discussão sobre gastos do Estado”, afirma ele. “Se o objetivo do Judiciário é trazer mais justiça, talvez ele tenha que cortar. A eficácia de reais por justiça social tem que ser melhor balanceada.”

Felippe Angeli, advogado e coordenador de advocacy da Plataforma Justa, evita qualificar se os penduricalhos e a remuneração dos magistrados são razoáveis ou mesmo justificáveis diante das funções desempenhadas por eles.

Afirma que o debate deve se concentrar no descumprimento do teto e critica o conflito de interesse na aprovação de penduricalhos pelo próprio Judiciário. Diz que, se os adicionais servem para burlar o teto, deveria haver um limite específico para eles.

No direito, existe uma expressão chamada fumus boni iuris (fumaça do bom direito), lembra Angeli. Do jeito que está, diz ele, “não vejo fumaça do bom direito, não vejo valor constitucional, não vejo justiça”.

 

Folha de São Paulo

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notícias

JÁ ESTAVA NA HORA: Procon fiscaliza prática de preços abusivos na praia de Ponta Negra

23/01/2025


Foto: Divulgação

O Procon Natal iniciou nesta quarta-feira (22) uma campanha de fiscalização na praia de Ponta Negra, na zona Sul da capital. Dentre as atividades monitoradas, está a prática de preços abusivos. A diretora-geral do órgão, Dina Pérez, informou que os consumidores relataram que os preços cobrados pelo aluguel das barracas de praia estão excessivamente altos, dificultando o acesso aos serviços por boa parte da população. As ações vão seguir em outros dias pela orla da cidade até a praia da Redinha.

“Para caracterizar um preço como abusivo, analisamos se há desproporção evidente entre o valor cobrado e o praticado no mercado, além de observarmos se os custos violam os princípios da razoabilidade e da equidade previstos no Código de Defesa do Consumidor. Lembrando que a Constituição Federal defende o livre comércio, sendo um direito basilar”, disse Dina Pérez.

A diretora disse também que a prática de venda casada e a ausência de publicidade na cobranca das taxas de uso das cadeiras, espreguiçadeiras e quebra-sol foram irregularidades observadas nesta quarta.

As leis municipais não estipulam uma média fixa para o aluguel de barracas. O Procon faz pesquisas comparativas com valores de mercado e verifica se os preços são compatíveis com as condições oferecidas, como localização e estrutura. O foco, de acordo com o órgão, é assegurar que não haja práticas que configurem vantagem excessiva ao fornecedor, prejudicando os consumidores.

 

“Em casos de abusividade, orientamos os responsáveis a ajustarem os valores e, se necessário, aplicamos as medidas cabíveis para garantir o equilíbrio nas relações de consumo”, afirmou Dina Pérez.

Essa publicação é um oferecimento

SHOPPING 20

Notícias

MAIS UMA: Empresa terceirizada paralisa serviços na saúde do RN por falta de pagamento

23/01/2025


Desde o início da semana, a saúde do RN  vem sofrendo com a falta de pagamento pelo governo do estado, e com isso, empresas terceirizadas paralisaram seus serviços. Veja: Estado não paga e terceirizados do hospital Walfredo Gurgel fecham Hermes da Fonseca

Na manhã desta quinta-feira (23), a Justiz Terceirização protocolou o indicativo de paralisação na próxima segunda-feira (27), nos serviços de higienização no Walfredo Gurgel; enfermagem no hospital João Machado e cirurgias nos hospitais Santa Catarina, em Natal, e Lindolfo Gomes Vidal, em Santo Antônio.

“A medida acontece devido a falta de repasse financeiro, que em alguns contratos ultrapassa 4 meses”, afirma o comunicado, que ainda diz “por se tratar de um serviço essencial, médicos, enfermeiros, técnicos e higienistas que atuam em contratos com o Governo do RN passarão a trabalhar em escala mínima de 30% do quantitativo total, até que haja o pagamento das folhas em atraso”.

 

Nesta quarta-feira (22), a empresa esteve reunida com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para buscar informações sobre os repasses quando não recebeu previsão de pagamento da Sesap e tomou a referida medida.

BG

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

[VÍDEO] Barraco: Mulher descobre traição e confronta marido e amante no McDonald’s

23/01/2025

Vídeo: Reprodução Uma mulher acabou viralizando na última semana ao descobrir a traição do marido e confrontá-lo durante encontro do novo casal em uma praça de alimentação.

A mulher flagrou os dois aproveitando um lanche do McDonald’s em um shopping. A informação é do Metrópoles. Nas imagens, a mulher sobe as escadas rolantes com vários prints impressos nas mãos enquanto filma tudo: “E aí, gostoso? Tá bom o corno aí? Gostou de me trair? Gostou? Agora você vai dizer que não me traiu, né? Aqui ó”, diz a mulher enquanto bate na mesa e joga todos os prints comprovando a traição.

“Não tem dinheiro pra comprar as coisas das crianças, me deixa passando necessidade dentro de casa, e vem pra cá comer McDonald’s com mulher, né? E ainda me bota como se eu fosse a errada disso tudo, né”, desabafa a mulher enquanto o marido permanece calado.

Após mostrar os prints e dizer que o marido precisa pagar as contas de casa, ela finaliza: “Agora a gente se separa, agora a gente pede o divórcio ó. Seis anos jogados fora. Agora a gente pede o divórcio. A própria mulher mandou pra mim.”, finalizou a esposa.

96 FM

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 96FMNATAL (@96fmnatal)

Essa publicação é um oferecimento

CJ HOME CENTER

Notícias

Fernanda Torres faz história mais uma vez e é indicada ao Oscar de melhor atriz

23/01/2025


Foto: Robyn Beck

Vencedora do Globo de Ouro, a atriz Fernanda Torres voltou a fazer história no cinema brasileiro ao ser indicada ao Oscar na categoria de melhor atriz por sua atuação como a personagem Eunice Paiva, no filme Ainda Estou Aqui. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira 23. A cerimônia da 97ª edição do Oscar acontece em 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Produzido pela GloboPlay e dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui é o primeiro filme brasileiro a ser indicado na categoria Melhor Filme. Além disso, concorre também pelo troféu de Melhor Filme Internacional.

A indicação de Fernanda Torres acontece 25 anos após a mãe dela, Fernanda Montenegro, concorrer na mesma categoria, em 1999, pelo papel em Central do Brasil, filme também dirigido por Walter Salles que concorreu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Apesar da expectativa, os prêmios não vieram. Mãe e filha são, agora, as únicas atrizes brasileiras indicadas na categoria.

A brasileira concorre com nomes de peso na categoria, são elas: Cynthia Erivo, por Wicked; Karlaa Sofía Gascón, em Emília Pérez; Mikey Madison, por Anora; e Demi Moore, protagonista de A Substância.

Em um feito inédito para o cinema brasileiro, Fernanda Torres venceu, em 5 de janeiro, o prêmio de melhor atriz de drama no Globo de Ouro 2025. Surpresa com a conquista, a atriz revelou não ter preparado um discurso, já que um artista brasileiro jamais havia conquistado o troféu. Para críticos do cinema, indicações ao Globo de Ouro servem como um ‘termômetro’ do que esperar no Oscar.

Em entrevista à BBC antes da confirmação de que estava na lista do Oscar, Fernanda Torres destaca que, embora fique honrada com a indicação ao Oscar, o Globo de Ouro já é uma conquista inesperada. “No Brasil, é como se tivéssemos vencido a Copa do Mundo”. “Eu odeio expectativas. Sou uma pessimista por natureza, e o que vier, vou ficar feliz. Sabe, estou mais do que feliz com o meu pesado Globo de Ouro”, destacou na quarta-feira 22.

Baseado na história real de Eunice Paiva, escrita por seu filho Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui, que leva o mesmo título do livro, conta a trajetória da mãe e advogada na busca pela verdade sobre seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, desaparecido em 1971 após ter sido levado por agentes a serviço da ditadura.

 

Carta Capital

Essa publicação é um oferecimento

CALIFORNIA GASTROBAR - PETISCARIA E AÇAITERIA

Notícias

Idoso morre após sofrer infarto em motel em Pendências, interior do RN

22/01/2025


Idoso morre após sofrer infarto em motel em Pendências, interior do RN

Um homem de 69 anos faleceu após sofrer um infarto na noite de terça-feira 21 em um motel na cidade de Pendências, no Vale do Açu, no Rio Grande do Norte. Segundo informações de socorristas do Hospital de Pendências, a vítima foi encontrada sem vida no local.

Ainda conforme relatos locais, o homem e sua parceira, que vieram de Alto do Rodrigues, estavam no motel quando ocorreu o infarto. Uma ambulância foi acionada para prestar socorro, mas o óbito foi confirmado no local. Até o momento da publicação desta matéria, a identidade da vítima não havia sido divulgada, e também não havia confirmação sobre o uso de medicamentos que possam ter contribuído para o infarto.

 

O corpo foi removido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e encaminhado para a realização da autópsia. A Polícia Militar esteve no local e efetuou o isolamento da área.

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notícias

Queda da ponte entre MA e TO completa um mês; ainda há 3 desaparecidos

22/01/2025


Foto: Corpo de Bombeiros TO / Reprodução

O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) pela BR-226, completou um mês nesta quarta-feira (22).

Bombeiros e a Marinha resgataram os corpos de 14 vítimas, mas ainda falta encontrar os corpos de Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos; além de Salmon Alves Santos, de 65 anos e Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos – avô e neto que estavam em uma caminhonete.

Não há previsão para que os corpos sejam encontrados, já que os mergulhos no rio Tocantins estão suspensos devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito.

O tenente-coronel Nilton Rodrigues Santos, do Corpo de Bombeiros do Tocantins, afirmou que as equipes vão continuar no local para que os mergulhos sejam retomados quando o nível de água baixar.

Economia fragilizada

Segundo a Associação Comercial de Estreito, 70% das empresas da região sobreviviam das atividades relacionadas aso transporte rodoviário. Ou seja, empresários estão somando prejuízos e há registro de demissões.

Enquanto não há meios de transporte por terra, a população se arrisca em embarcações menores para fazer a travessia. Desde o fim de dezembro existe a promessa de travessia por balsa, mas até o momento não há o serviço para os pedestres ou veículos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmou que os acessos necessários para receber as balsas nas margens ainda estão em fase final de execução e que as equipes do Departamento atuam para atender as exigências da Marinha do Brasil para poder iniciar o serviço.

 

Fonte: g1

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Notícias

Faustão é internado em hospital de São Paulo

22/01/2025


Foto: Reprodução

O apresentador Fausto Silva, de 74 anos, foi internado no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, zona sul de São Paulo, para o tratamento de uma infecção. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Faustão, nesta quarta-feira (22/1).

“Fausto está encerrando o tratamento de uma infecção desde o final de dezembro e terá alta no final de semana.” – Declaração de Luciana Cardoso

Ele foi submetido a um transplante de coração, em agosto de 2023, e outro de rim, em fevereiro de 2024.

 

Fonte: Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

TOWN FOR MAN

Notícias

Vacina contra chikungunya mantém anticorpos após 1 ano de aplicação

22/01/2025


Estudo vem sendo realizado no Brasil desde 2022, e inclui jovens que vivem em regiões endêmicas

A vacina contra a chikungunya produzida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica franco-austríaca Valneva mantém a produção de anticorpos em 98,3% dos adolescentes imunizados após um ano de aplicação, segundo o resultado de um ensaio clínico de Fase 3 realizado pelo instituto com 750 adolescentes de 12 a 17 anos de idade que vivem em áreas endêmicas do país.ebcebc

Em setembro do ano passado, os primeiros resultados do estudo feito com adolescentes foram divulgados na revista científica The Lancet Infectious Diseases, revelando que, 6 meses após a vacinação, 99,1% dos voluntários do estudo ainda mantinham proteção contra a doença.

O estudo vem sendo realizado no Brasil desde 2022, e inclui jovens que vivem em regiões endêmicas ou de grande circulação do vírus tais como São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Laranjeiras (SE), Recife, Manaus, Campo Grande (MS) e Boa Vista.

Antes, nos Estados Unidos, ensaios técnicos de Fase 3 já haviam sido realizados com cerca de 4 mil voluntários entre 18 e 65 anos, que demonstraram uma imunogenicidade de 98,9%, que se sustentou por pelo menos 6 meses. Esse resultado levou à aprovação da utilização da vacina para pessoas acima dos 18 anos de idade nos Estados Unidos, pela Food and Drug Administration (FDA), e na Europa, pela European Medicines Agency (EMA). 

Foi também esse resultado obtido com voluntários adultos, que levou a Valneva e o Butantan a solicitarem à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para ser aplicada no país de forma definitiva.

Estudos

Para que uma vacina seja aplicada na população, ela inicialmente passa por uma fase de estudos em laboratório, depois por uma fase pré-clínica de testes em animais e por uma fase clínica de testes em voluntários humanos, dividida em três fases, que avaliam a produção de anticorpos e a segurança e a eficácia do imunizante.

Até o momento, tanto o estudo brasileiro como o norte-americano atestaram que a vacina contra a chikungunya é segura e bem tolerada entre adolescentes e adultos. Nenhum problema de segurança foi detectado pelo comitê independente e a maioria das reações adversas foi leve e moderada, informou o Instituto Butantan.

Depois das conclusões dos testes, a vacina ainda precisa de aprovação de um órgão regulador. No caso brasileiro, da Anvisa. Só depois de análise e autorização da agência reguladora é que uma vacina pode ser utilizada pela população brasileira.

Doença

A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite dengue e Zika, que provoca uma dor crônica nas articulações. Os sintomas mais comuns são febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça, dor muscular, calafrios, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas no corpo. Em casos graves, os pacientes podem desenvolver dor crônica nas articulações que podem durar anos.

A principal forma de prevenção é o combate ao mosquito, eliminando criadouros em água armazenada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso. É na água parada que o mosquito deposita seus ovos.

 

Só nos primeiros dias deste ano, o Brasil já registrou três mortes por chikungunya, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde. No ano passado foram 214 óbitos provocados pela doença.

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Nísia Floresta é a primeira cidade do Brasil a pagar o piso salarial dos professores

22/01/2025


Foto: Divulgação

Nísia Floresta se tornou a primeira cidade do Brasil a efetuar o pagamento do piso salarial atualizado dos professores. O projeto de lei que sancionou o reajuste foi aprovado pela Câmara Municipal na última quinta-feira (16), e o pagamento foi realizado nesta segunda-feira (20).

O prefeito Gustavo Santos destacou a importância da medida para a valorização dos profissionais da educação. “Este é um momento histórico para Nísia Floresta. A educação é uma prioridade da nossa gestão, e assegurar o pagamento do piso salarial atualizado demonstra nosso compromisso com os professores e com a qualidade do ensino público”, afirmou o prefeito.

O reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da rede municipal está alinhado à atualização definida pelo Governo Federal para o ano de 2025. A sessão extraordinária que aprovou o projeto foi convocada por ato administrativo do presidente da Câmara, vereador Luiz Henrique, e contou com a aprovação unânime dos vereadores.

 

Com a incorporação do reajuste aos salários já no pagamento de janeiro, Nísia Floresta reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a garantia de seus direitos. A iniciativa é um exemplo de gestão pública comprometida com o desenvolvimento social e educacional.

Essa publicação é um oferecimento

SHOPPING 20

Notícias

Bancada do PL vê candidatura de Marcos Pontes como “irrelevante”

22/01/2025


Foto: Pedro França

Em entrevista à Rádio Auriverde de Bauru, Bolsonaro afirmou que o senador “não tem chance de vencer” e que a candidatura do aliado “atrapalha a articulação” política do partido para ocupar cargos em comissões na Mesa Diretora do Senado.

Senadores da sigla avaliam que a repercussão não tem sido boa nem para o próprio Pontes, que é visto pela direita bolsonarista como um bom parlamentar alinhado aos valores da direita.

Há no contexto a lembrança com a tentativa frustrada de lançar Rogério Marinho (PL-RN) como opositor de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) dois anos atrás.

A bancada bolsonarista calcula que tem 36 votos, no máximo no Senado e ressalta que houve muita discussão interna para o alinhamento à candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP).

A chancela para a aliança foi dada pelo próprio ex-presidente Jair Bolsonaro. O senador amapaense conseguiu aglutinar apoios da direita e da esquerda e é visto como candidato isolado à presidência da casa.

Na avaliação de membros do PL ouvidos pela CNN, foi na divisão do Senado que se abriu margem para um enfraquecimento do legislativo perante o judiciário. Há uma queixa recorrente no Congresso Nacional de que é preciso avançar com reações contra o Supremo Tribunal Federal, o que exigiria mais união.

À CNN, Pontes reforçou que mantém a candidatura e e que não vê como o gesto prejudicaria o acordo do partido com Davi Alcolumbre.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Primeira páginaAnterior Próxima Última página