Notícias
Reforma tributária deve ser votada após eleições municipais, afirma Pacheco
07/08/2024

O projeto de lei complementar da reforma tributária deve ser votado após as eleições municipais, que ocorrerão em outubro, afirmou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nesta terça-feira (6).
Segundo ele, a Casa deve despachar o PL para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, cuja relatoria é do senador Eduardo Braga (MDB-AM). A fala de Pacheco vem às vésperas da retomada de atividades no Senado, com o fim do recesso dos parlamentares.
“Acredito na sua apreciação tanto na CCJ quanto no plenário após as eleições municipais. Evidentemente que vamos começar o trabalho desde já. Se eventualmente for possível votar antes, melhor. O que não podemos é votar de forma açodada, temos que apreciar esse tema, que é o mais relevante nacional neste instante”, disse o presidente da Casa.
A previsão é fazer a leitura nesta semana e discutir com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da CCJ, para que se inicie a apreciação na comissão.O presidente da Casa informou que o objetivo é que as sessões sejam feitas de modo presencial, mas que vai avaliar a necessidade de algumas serem feitas de modo remoto, com a aproximação do período eleitoral, quando as atividades parlamentares fora de Brasília se intensificam.
Essa publicação é um oferecimento
Medidas protetivas podem ser solicitadas através de sistema online da Polícia Civil no RN
06/08/2024

Foto: Agência Brasil
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte disponibilizou um sistema para a solicitação de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) de forma on-line. Disponível a qualquer hora no site oficial, a nova ferramenta é menos burocrática e acelera a solicitação das medidas protetivas. Para ter acesso ao sistema, a vítima precisa antes fazer o login na conta gov.br para poder cadastrar o pedido. A ferramenta, disponível desde o ano passado, é mais uma opção às vítimas, especialmente àquelas que por qualquer razão não conseguem ir pessoalmente a uma unidade especializada da Polícia Civil.
A mulher vítima de violência doméstica não precisa ir até à delegacia, no primeiro momento. A partir do acesso ao site da Polícia Civil, no ambiente da Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/), a usuária passa por algumas etapas iniciais até o preenchimento do Formulário Nacional de Risco.
O sistema foi desenvolvido no intuito de garantir o acesso mais rápido de mulheres vítimas de violência doméstica às solicitações de medida protetivas. A comunicação é registrada por meio da Delegacia Virtual, do SINESP.
Como solicitar:
Para solicitar o pedido de medida protetiva on-line, a mulher vítima de violência acessa o sistema utilizando o número do CPF e a senha da conta gov.br. Quem não tem esse cadastro no gov.br, precisa fazê-lo. Em seguida ela preencherá um formulário eletrônico dividido em etapas: de qualificação da vítima e do agressor, endereços, relatos, histórico da violência, informações adicionais e anexos. As vítimas podem gravar ainda e enviar um áudio relatando a violência sofrida. Após a conclusão do preenchimento do sistema, a Polícia Civil recebe e já encaminha ao Poder Judiciário, para que este possa analisar e deferir as medidas.
Fonte: Portal 98Fm
Essa publicação é um oferecimento
RN será um dos estados beneficiados com a Margem Equatorial na produção de petróleo
06/08/2024

O estado do Rio Grande do Norte – assim como Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá – deve ser um dos mais beneficiados com a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Os investimentos nessa área estratégica podem definir o futuro energético do Brasil. Com cerca de 500 mil km², essa faixa abrange o litoral do Rio Grande do Norte até o Amapá, e tem uma estimativa de abrigar em torno de 16 bilhões de barris de petróleo no subsolo. “O futuro energético do Brasil tem uma excelente oportunidade de dar um salto de produção na exploração petrolífera e de gás. Isso pode diminuir a dependência de importações e impulsionar a economia do país”, ressalta Carlos Logulo, organizador do Oil & Gas Summit, evento que vai debater, em 2025, em Fortaleza, o potencial da Margem Equatorial para a economia brasileira.
A Margem Equatorial também é conhecida por Bacia Equatorial e apresenta grande potencial de contribuir para o desenvolvimento social e tecnológico das regiões costeiras, pois a exploração petrolífera gera royalties e tributos para as esferas governamentais, que podem ser reinvestidos em infraestrutura, educação e saúde.
“Um aspecto importante é que a atividade exploratória petrolífera demanda mão de obra em diversas áreas, como construção civil, logística e serviços especializados. Isso impulsiona o mercado de trabalho, gera renda e oportunidades. Sem contar que a exploração de petróleo atrai investimentos em portos, aeroportos, estradas e redes de comunicação, ampliando os ganhos para a população”, reforça Carlos Logulo.
Potencial
Os primeiros estudos foram realizados na bacia da Foz do Amazonas e no Amapá, além da bacia Potiguar. Em todos os locais foram encontrados indícios de petróleo. Neste ano, a Petrobras anunciou a descoberta de grandes reservas de petróleo no poço exploratório Anhangá, entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.
O organizador do Oil & Gas Summit observa que alguns países já estão se beneficiando da Margem Equatorial, como a Guiana, que há cerca de uma década já incorporou 11 bilhões de barris em reservas, e do Suriname, que encontrou cerca de 4 bilhões de barris. “Esses montantes ultrapassam as reservas brasileiras, de 14,8 bilhões de barris. Por isso, o Brasil não pode perder a oportunidade de investir na Margem Equatorial” avalia Carlos Logulo. “Somente com os projetos petrolíferos em implantação, a produção nacional vai entrar em declínio a partir de 2032 e o país pode voltar a ser importador líquido de petróleo na década de 2040”, alerta.
Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Natal e Mossoró promovem mutirão de reconhecimento de paternidade no dia 17 de agosto
06/08/2024

Foto: Reprodução
O mutirão nacional de reconhecimento e investigação de paternidade chega a Natal e Mossoró, a ação já tem data marcada para a terceira edição no Rio Grande do Norte. A iniciativa é realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RN), os atendimentos da campanha “Meu Pai Tem Nome” vão acontecer no dia 17 de agosto, mas para participar é necessário passar pelo procedimento de inscrição online, disponível até sexta-feira (9).
Segundo Renata Alves Maia, defensora pública, das 38 mil pessoas nascidas no Rio Grande do Norte no ano de 2023, aproximadamente 2 mil não tiveram registro de paternidade na certidão de nascimento. O que representa cerca de 6%. “A importância do reconhecimento tem várias vertentes, como a origem familiar, para saber doenças que podem ser transmitidas geneticamente, além da participação material e socioafetiva”, afirma a defensora pública.
Através da iniciativa da Defensoria Pública, todos os procedimentos de exame de DNA até a emissão do novo documento de registro são gratuitos e para poder aproveitar essa oportunidade, estão aptas pessoas que recebem até dois salários mínimos em renda familiar ou renda per capita de até um salário mínimo.
A entrada como interessado em participar da campanha pode ser gerada por uma iniciativa da mãe ou do pai. Nos casos em que o filho possuir idade igual ou superior a 18 anos, todos os procedimentos podem ser realizados sem obrigatoriedade de autorização da genitora.
Fonte: Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Profissionais da enfermagem do RN iniciam paralisação de 48 horas nesta terça-feira 6
06/08/2024

Além dos retroativos, os enfermeiros também reivindicam o reajuste do Piso Salarial
Os profissionais de enfermagem deram início, nesta terça-feira 6, a uma paralisação de 48 horas, realizando um ato em frente à Governadoria para exigir o pagamento retroativo do Piso Nacional da Enfermagem. O evento inclui uma assembleia conjunta da categoria.
João Assunção, diretor do Sindsaúde/RN e integrante da comissão do Piso, afirmou que o governo ainda não cumpriu as promessas relacionadas ao pagamento dos retroativos de maio a agosto de 2023. “O que vemos em todas as reuniões é a falta de agilidade para resolver essa questão junto ao Ministério da Saúde”, declarou.
Além dos retroativos, os enfermeiros também reivindicam o reajuste do Piso Salarial, a inclusão do Piso no PCCR, o pagamento do Piso aos aposentados e a aprovação da PEC 19/2024. Essas pautas têm como objetivo melhorar as condições de trabalho e remuneração da categoria.
Essa publicação é um oferecimento
Inmet alerta para ventos de até 60 km/h em todo o Rio Grande do Norte
06/08/2024

Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de vendaval para todo o Rio Grande do Norte. O aviso vale até 18h desta terça-feira (6) e prevê ventos de até 60 km/h.
O aviso é da cor amarela, que significa perigo potencial, o nível mais baixo no grau de severidade do órgão (entenda abaixo os níveis).
Grau de severidade
Perigo PotencialCuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário
PerigoMantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
Grande perigoEstão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.
No alerta amarelo, a previsão do Inmet é de que os ventos possam variar entre 40 km/h e 60 km/h. Há ainda baixo risco de queda de galhos de árvores.
Recomendações
Em caso de rajadas de vento, é recomendado pelo Inmet:
não se abrigar debaixo de árvore, pois há leve risco de queda, e também de descarga elétrica;
não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Baixa umidade
Além disso, o Inmet emitiu um alerta de baixa umidade, que dura até 19h desta terça-feira (6), para 36 cidades do Alto Oeste potiguar. O aviso também é da cor amarela.
Entre as recomendações, estão:
- beber bastante líquido;
- evitar desgaste físico nas horas mais secas ;
- evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
As cidades atingidas são:
- Água Nova
- Alexandria
- Almino Afonso
- Antônio Martins
- Coronel João Pessoa
- Doutor Severiano
- Encanto
- Francisco Dantas
- Frutuoso Gomes
- Ipueira
- João Dias
- José da Penha
- Lucrécia
- Luís Gomes
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Martins
- Paraná
- Patu
- Pau dos Ferros
- Pilões
- Portalegre
- Rafael Fernandes
- Riacho da Cruz
- Riacho de Santana
- Rodolfo Fernandes
- São Francisco do Oeste
- São João do Sabugi
- São Miguel
- Serra Negra do Norte
- Serrinha dos Pintos
- Taboleiro Grande
- Tenente Ananias
- Umarizal
- Venha-Ver
- Viçosa
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Vigilante morre após ser baleado em assalto a carro-forte na Zona Sul de Natal
06/08/2024

Os assaltantes, que estavam em uma caminhonete, trocaram tiros com os seguranças do carro-forte durante a ação
Um vigilante de 42 anos faleceu após ser baleado na virilha durante um assalto a um carro-forte em um estabelecimento localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal. A vítima, atingida por um tiro de fuzil, foi socorrida em estado grave e levada para o Hospital Walfredo Gurgel, onde não resistiu aos ferimentos.
De acordo com informações da polícia, quatro homens armados invadiram o local e realizaram o roubo. Os assaltantes, que estavam em uma caminhonete, trocaram tiros com os seguranças do carro-forte durante a ação.
Após o tiroteio, os criminosos conseguiram escapar levando dois malotes de dinheiro. O valor roubado não foi revelado. As autoridades estão conduzindo investigações para identificar e capturar os responsáveis pelo crime.
Essa publicação é um oferecimento
Nova lei prevê cores para bengalas de acordo com grau de deficiência visual
06/08/2024

A lei ainda prevê que o SUS forneça a bengala na coloração solicitada pela pessoa que a utilizará.
Foi publicada nesta segunda-feira 5 a Lei 14.951/24, que designa cores para a chamada “bengala longa”, usada por pessoas com cegueira e baixa visão, para identificar o grau de deficiência visual do usuário.
De acordo com a lei, a cor branca será destinada a pessoas cegas. Usuários com baixa visão (visão subnormal) deverão portar bengalas verdes, enquanto a bengala vermelha e branca será reservada para pessoas surdocegas. A lei prevê ainda:
- O Sistema Único de Saúde (SUS) fornecerá a bengala na coloração solicitada pela pessoa que a utilizará;
- a avaliação do grau de deficiência visual, quando necessária, será realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar;
- o poder público divulgará à sociedade o significado das cores da bengala longa e os direitos das pessoas com deficiência visual;
- as novas regras entram em vigor em 180 dias, tempo necessário para o SUS se adequar a exigência de fornecimento das bengalas com cores.
A nova lei teve origem no Projeto de Lei 4189/19, do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), aprovado pela Câmara dos Deputados com parecer favorável do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), e pelo Senado Federal. O texto foi sancionado sem vetos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Essa publicação é um oferecimento
Medina perde para australiano e fica fora da final do surfe
05/08/2024

Medina perde para o australiano nas Olimpíadas / Foto: COB
Brasileiro surfa apenas uma onda em dia de mar pequeno em Teahupoo
O brasileiro Gabriel Medina foi derrotado pelo australiano Jack Robinson por 12,33 a 6,33 e disputará o bronze no torneio masculino de surfe dos Jogos Olímpicos de Paris (França). Na disputa o tricampeão mundial acabou surfando apenas uma vez na bateria, sendo muito prejudicado pelas condições ruins do mar de Teahupoo (Taiti) e pela aposta em manter a prioridade para pegar uma boa onda
Agora o surfista de São Sebastião disputa a medalha de bronze, ainda nesta segunda, contra o peruano Alonso Correa, que foi superado pelo francês Kauli Vaast na outra semifinal.
A disputa
Após a bateria começar, o australiano Jack Robinson teve que esperar oito minutos para pegar duas ondas na sequência, a primeira muito fraca, que lhe valeu apenas 0,50 ponto, e outra melhor na qual garantiu um 4,50. Logo depois Medina respondeu com uma boa onda, a sua única na disputa, na qual garantiu um 6,33.
Porém Robinson respondeu em grande estilo, conseguindo tirar um tubo da cartola em um mar muito pequeno, que lhe valeu um 7,83, e ficou em situação muito confortável. Com a intenção de assumir a liderança no placar e colocar pressão no adversário, o brasileiro, que passou a ter a preferência para pegar as ondas, apostou na paciência para ter uma boa oportunidade de apresentar seu melhor surfe.
Mas o tempo passou, as boas ondas não vieram e Medina não pegouo mais nenhuma onda, para ver seu adversário vencer para carimbar a passagem para a grande decisão.
Essa publicação é um oferecimento
Quadrilha armada com fuzis assalta em supermercado de Natal
05/08/2024

Segurança é baleado e criminosos fogem com dois malotes em direção a Parnamirim
Uma quadrilha armada com fuzis assaltou uma lotérica no supermercado Nordestão, no bairro de Capim Macio, em Natal, no fim da tarde desta segunda-feira 5. Os assaltantes abordaram um carro-forte no local e balearam um dos seguranças, que foi levado para o hospital.
Imagens das câmeras de segurança mostram a ação dos criminosos. Segundo a Polícia Militar, os assaltantes levaram dois malotes e fugiram em direção a Parnamirim.
Duas equipes da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) estão em perseguição na região de Parnamirim/Macaíba para capturar os criminosos.
Essa publicação é um oferecimento
Homem condenado por estupro de vulnerável contra a própria filha é preso em Natala
05/08/2024

Um homem, de 38 anos, condenado por ter estuprado a própria filha, foi preso nesta segunda-feira (5), em Natal. A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão definitiva contra ele.
As investigações da Polícia Civil apontam que o suspeito cometeu o crime contra sua própria filha, que na época tinha apenas seis anos. O mandado de prisão definitiva foi expedido pela 15ª Vara Criminal da Comarca de Natal.
O investigado foi condenado a quinze anos de prisão em regime fechado. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não informou detalhes como: nomes das pessoas envolvidas e endereços.
Operação Shamar:
A ação faz parte da “Operação Shamar”, nome em hebraico que significa cuidar, proteger e vigiar, é uma ação nacional realizada durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pela defesa da mulher, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Essa publicação é um oferecimento
Segurança é baleado durante assalto em supermercado na zona Sul de Natal
05/08/2024

Um vigilante foi baleado durante um assalto em um supermercado localizado em Capim Macio, na zona Sul de Natal. O fato ocorreu na tarde desta segunda-feira (5). Cápsulas de munições ficaram espalhadas no chão.
Segundo informações preliminares da PM, bandidos abordaram um carro forte no estabelecimento. Houve troca de tiros. Um dos seguranças do local acabou sendo baleado e foi levado para o hospital.
Ainda segundo informações da PM, os criminosos conseguiram levar dois malotes. Os suspeitos fugiram em direção a Parnamirim. Duas equipes da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar (5?BPM) estão em acompanhamento na região de Parnamirim/Macaíba para capturar os criminosos.
Essa publicação é um oferecimento
Delegado suspeito de dar tiro que matou adolescente em rodeio é solto
05/08/2024
Delegado chegou a ser preso em flagrante após ser apontado como responsável por tiro que vitimou jovem em rodeio no interior de SP.
O delegado Vinícius Martinez, suspeito de ser o autor do tiro que matou uma adolescente em um rodeio na cidade de Promissão no último domingo (4/8), no interior de São Paulo, foi solto nesta segunda-feira (5/8) depois de passar por uma audiência de custódia.
De acordo com o boletim de ocorrência, um homem teria tentado entrar com bebidas alcoólicas na festa contrariando as regras do evento. Ele teria insistido e desacatado os policiais militares que estavam no local.
Neste momento, Vinicius teria atirado durante a confusão e o tiro acabou atingindo Katrina Bormio Silva Martins, de 16 anos, que estava na parte de fora da festa esperando seu pai.
A adolescente chegou a ser socorrida, mas morreu pouco tempo depois de dar entrada no Hospital Geral de Promissão. Ela foi enterrada nesta segunda-feira no cemitério de Promissão.
Para a Folha de S. Paulo, o advogado do delegado afirmou que ele obteve a liberdade provisória depois de pagar uma fiança de 20 salários mínimos (R$ 28.240). Ele também disse que Vinicius não foi afastado das suas funções como delegado na Polícia Civil, em que atua nos municípios de Lins e Getulina.
Questionada pelo Metrópoles, a Secretaria da Segurança Púbica (SSP) disse que a arma utilizada foi apreendida e que apura a conduta do delegado. A pasta afirmou ainda que o delegado teria agido na tentativa de prender o homem que desacatava os policiais.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Lins. De acordo com a SSP, a investigação visa esclarecer a origem do disparo e o eventual afastamento do delegado será decidido pela Corregedoria.
Essa publicação é um oferecimento
Bispo Macedo pode ter tido filho fora do casamento, diz site
05/08/2024
Rafael Venâncio, de 45 anos, entrou na Justiça contra o dono da Record TV pedindo investigação de paternidade. Entenda o caso!
Deu ruim pro Bispo Edir Macedo. Ou não. No entanto, o dono da Record TV está sendo acusado de ter traído a atual esposa, Esther Bezerra. Da suposta pulada de cerca, pode ter nascido um filho, que busca o teste de DNA na Justiça.
Rafael Venâncio, de 45 anos, garante que o líder da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) é seu pai. Segundo ele, antes da mãe falecer, Maura Darc teria contado que teve um caso extraconjugal com o bispo, quando trabalhou na residência da família, na década de 70, quando tinha 17 anos.
A Iurd se manifestou sobre o assunto e afirmou que a revelação de Rafael é “ridícula e absurda”. No entanto, a Justiça de Minas Gerais recebeu o processo sobre a investigação da paternidade.
Venâncio nasceu em Belo Horizonte e, na época, Macedo tinha 33 anos e já era genitor de duas meninas, Cristiane e Viviane. Na ocasião, Maura foi contratada para ser babá das crianças. Porém, “a baixinha negra” passou a “ficar incomodada” com as exigências dos chefes, como falou Rafael Venâncio.
“Precisando do emprego, mas sem saber como proceder, a senhora Maura resolveu pedir uma orientac?a?o justamente ao requerido [Edir Macedo], quando passaram a ficar mais i?ntimos em raza?o dos conselhos recebidos, ate? o momento em que tiveram um relacionamento sexual, e ela acabou engravidando do ora requerente [Rafael Venâncio]”, diz a petição inicial.
O rapaz informou que Edir Macedo foi contra a gravidez, se disponibilizando, inclusive, para arcar com os custos de um aborto, alegando que a criança era “fruto do demo?nio, que tinha que ser exterminado”. Macedo ainda classificou que Maura havia “sido enviada do inferno e iria destruir todo seu ministe?rio”.
Rafael Venâncio assegurou que, então, descobriu o motivo de ser diferente da mãe. “Sou negro, mas tenho características de branco, o nariz, a boca”, comentou destacando que a história veio à tona através de uma vizinha de Darc, que frequentava a Iurd, além de relatos de familiares maternos.
O suposto filho do bispo Macedo reforçou que um tio falou que seu pai era “branco de olhos verdes, com um defeito no braço [na verdade, na mão] e diabético”. O processo tramita em segredo de Justiça. As informações são do Notícias da TV.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO ESPONTÂNEA: Jaime tem 39%, Eraldo 25,4% e Geraldo 4,2%
05/08/2024


PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO também avaliou o cenário espontâneo para Prefeitura. Neste, Jaime Calado lidera com 39% contra 25,4% de Eraldo e 4,2% de Geraldo,1 % Flávio, 0,4% Tarcisio e 0,2% Mendes, Poti Neto e Valda, enquanto 23,8% não sabem em quem votar e 5,6% nenhum.
A pesquisa foi realizada nos dias 31 de julho e 1 de agosto, com 500 entrevistas e margem de erro de 4%. O levantamento foi registrado no TSE com o número: RN-07954/2024.
Essa publicação é um oferecimento
“Pobres e negros”: ex-sócios dizem que dono de Porsche debochava deles
05/08/2024
Ex-sócios de Igor Sauceda, 27, afirmaram terem sido chamados de “pobres” e “negros” após romper sociedade de bar na zona oeste de SP
Ex-sócios do empresário Igor Ferreira Sauceda, de 27 anos, afirmaram que ele, que é o motorista do Porsche amarelo que matou o motoboy Pedro Kaique Ventura, de 21 anos, na última segunda-feira (29/7), os debochava e os ofendia após o rompimento da sociedade no bar Beco doUma das ex-sócias do empresário, Beatriz Silva dos Santos, disse que recebia ameaças frequentes de Igor, inclusive de morte. De acordo com ela, o empresário tem um comportamento agressivo e sempre proferia xingamentos, cuspindo e falando que iria matar os ex-sócios.
A família de Beatriz já foi sócia da família de Igor, mas virou concorrente ao abrir um bar na mesma rua do estabelecimento de Sauceda.
Espeto, na zona oeste de São Paulo. Igor chegou a chamá-los de “pobres” e “negros”. As declarações foram dadas em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.
“Ele ficava debochando da nossa cara. Pobres, negros, não vão conquistar nada aqui nesse meio. Porque vocês estão em um bairro de rico e pessoas brancas.” Segundo Beatriz, Igor dizia que a família dela não conseguiria retorno financeiro abrindo um bar próximo ao da família dele, no Itaim Bibi, após deixar a parceria.
Eric Silva dos Santos é irmão de Beatriz e também ex-sócio de Sauceda, e afirmou que o empresário o teria agredido com um soco no rosto em 2021, após uma briga.
Perseguição
Um terceiro ex-sócio do Beco do Espeto afirma ter sido perseguido, há dez dias, por Igor Ferreira Sauceda. Ele é pai de Beatriz e Eric.
Erinaldo Joaquim dos Santos, de 50 anos, disse ao Metrópoles que, no último dia 20 de julho, quando voltava para casa com a família, foi surpreendido pelo Porsche amarelo de Igor, na Avenida das Nações Unidas. Ele contou que Sauceda deu várias “fechadas” no carro dele. A cena foi registrada em vídeo pela filha de Erinaldo.
“A gente correu perigo demais. Ele queria me matar”, afirmou Erinaldo. “Ele fechou a gente do mesmo jeito que ele fechou o Kaique. No dia em que ele perseguiu a gente, ele fez esse mesmo caminho. A gente seguiu nosso caminho. Quando a gente não estava esperando, ele apareceu de novo e passou igual uma bala do nosso lado, para provocar”, complementou.
A filha dele, Beatriz, corroborou a história em entrevista à TV Globo. “Ele passava na nossa frente, fazia zigue-zague, jogava o carro, acelerava e imediatamente ele freava na nossa frente. Aí eu entendi que ele estava usando o carro dele como uma arma. Foi mais ou menos de 100, a 150 metros de onde o Pedro Kaique faleceu.”
Erinaldo contou que o episódio da perseguição na Avenida das Nações Unidas foi mais uma das ameaças que sofreu da família Sauceda. Em 13 de junho, o pai de Igor, Fernando Sauceda — conhecido como Gaúcho — teria ameaçado Erinaldo de morte. A acusação foi registrada em um boletim de ocorrência no 102º Distrito Policial da capital.
Segundo o registro, Fernando Sauceda teria passado por Erinaldo de carro e dito que ele iria morrer “nos próximos dias”.
Erinaldo contou que a rixa entre as famílias começou quando eles eram sócios. De acordo com a versão narrada, o “Gaúcho teria passado a perna nele”.
“A gente virou sócio. Eles abriram o ‘Bequinho do Espeto’, que a gente ajudou na amizade. Era 2014. A prefeitura viu que estava aglomerando muito no meio da rua, fazendo barulho, e decidiu fechar o negócio. Como eu e um amigo tínhamos um estacionamento do lado, a gente fez uma parceria com eles. Primeiro, fizeram a cabeça do meu sócio e passaram a perna em mim. Depois que eles conseguiram o que queriam, passaram a perna no meu sócio também”, lembrou.
Após a repercussão da morte de Pedro Kaique na última segunda, a família decidiu ir até o 15º Distrito Policial apresentar os vídeos da perseguição à equipe de investigação e pedir a instauração de um inquérito policial.
O advogado Daniel Biral, que representa Erinaldo, defendeu que os vídeos são a comprovação de que as ameaças feitas no mês anterior eram reais.
“Fomos à delegacia para dar continuidade ao processo, para que o delegado pudesse instaurar um inquérito. São vídeos que comprovam a ameaça. Passou do campo da ideia, de eles ameaçarem com xingamentos, vociferando contra eles. Eles passaram a perseguir, foi o que aconteceu no dia 20. Isso poderia, de alguma maneira, acabar ocasionando uma violência tamanha que traria prejuízo aos meus clientes”, disse Biral.
Essa publicação é um oferecimento
Convenções partidárias: prazo acaba nesta segunda-feira; 40 mil se inscreveram
05/08/2024

Foto: Ricardo Botelho/Especial Metrópoles
Os partidos e confederações têm até esta segunda-feira (5/8) para realizar suas convenções partidárias. É nos encontros que são escolhidos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, além da deliberação sobre eventuais coligações para as Eleições Municipais 2024. O prazo começou em 20 de julho e está no Calendário Eleitoral do pleito de outubro deste ano.
Nas datas das convenções, em cada município, a legenda que deseje participar das eleições deve ter órgão de direção constituído na circunscrição devidamente anotado no tribunal regional eleitoral, de acordo com o respectivo estatuto partidário. A federação que queira participar do pleito precisa contar, em sua composição, com ao menos um partido político que tenha órgão de direção que atenda a esta regra.
A convenção partidária é um encontro formal entre filiados e uma legenda política, realizado de acordo com as normas da agremiação.
Até o momento, estão inscritas na Justiça Eleitoral cerca de 40 mil pessoas. Quase três mil desejam concorrer ao cargo de prefeito ou vice-prefeito. E aproximadamente 35 mil estão cadastradas para vereador.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
América perde para o Retrô-PE na disputa de pênaltis e é eliminado na Série D 2024
04/08/2024

Após empatar em 1 a 1 na Arena das Dunas no jogo de ida, e novo empate neste domingo (4) na Arena Pernambuco, sem gols, com o Retrô-PE, o América perdeu na disputa de pênaltis e foi eliminado da Série D 2024.
Jogando com um jogador a menos desde o final do primeiro tempo de jogo, quando o zagueiro Rafael Jansen foi expulso, o time americano segurou o ataque da equipe pernambucana, mas não conseguiu a classificação na disputa de pênaltis.
O goleiro americano Renan Bragança até defendeu uma cobrança do time do Retrô-PE. O time do Retrô também mandou uma cobrança pra fora. Mas o lateral Marcos Ytalo, o zagueiro Alan e o atacante Gustavo Ramos desperdiçaram cobranças pelo América.
Essa publicação é um oferecimento
Homem que abrigou suspeito envolvido na tentativa de latrocínio do prefeito de Encanto é preso
02/08/2024

Foto: Divulgação
Mais um suspeito no envolvimento da tentativa de latrocínio contra o prefeito de Encanto, Alberonie Neri, foi preso na quinta-feira (01) em Pau dos Ferros, Região do Alto Oeste Potiguar. O rapaz tem 31 anos, apontado pela própria esposa como responsável por abrigar os suspeitos. Na delegacia, uma das vítimas da tentativa de latrocínio reconheceu um dos autores do crime.
Segundo a Polícia Civil, a ação ocorreu no bairro São Geraldo, em Pau dos Ferros. Mais dois suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. As investigações continuam no intuito de localizar o segundo envolvido na tentativa de latrocínio.
Essa publicação é um oferecimento
Governo do RN sanciona lei que cria Secretaria Estadual de Cultura
02/08/2024

Foto: Reprodução
A governadora Fátima Bezerra sancionou na tarde desta sexta-feira (2) a lei que cria a Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte (Secult-RN). A solenidade aconteceu no Teatro Alberto Maranhão, em Natal.
O projeto de criação da pasta foi de autoria do governo do Estado, sendo aprovado na Assembleia Legislativa no dia 16 de julho, após cerca de oito meses do envio.
Na solenidade, a governadora também nomeou Mary Land Brito como a primeira secretária de Cultura do RN. “Eu gostaria de dizer que a felicidade só não é maior do que a responsabilidade”, disse a nova secretária, no evento.
Com a sanção, a gestão da cultura do RN se desmembra da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer (SEEC), a qual era vinculada.
Segundo o governo do RN, a nova secretaria atuará na implementação de políticas públicas para o setor, na elaboração de instrumentos legais de financiamento e fomento das atividades artísticas e culturais no estado.
Também atuará no alinhamento com parâmetros nacionais e recebimento de recursos federais, implementando o Sistema Estadual de Cultura, integrando o estado ao Sistema Nacional de Cultura.
Ficam vinculados à Secult-RN a Fundação José Augusto (FJA), o Conselho Estadual de Cultura (CEC), o Fundo Estadual de Cultura (FEC) e o Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC).
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento


























