Notícias
Zenaide relatora: programa Mais Médicos tem mais de 500 profissionais atuando em todo o RN
19/11/2024

Aprovado no Congresso Nacional com relatório favorável e liderança política da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o programa federal Mais Médicos tem 510 profissionais atuando em todo o Estado do Rio Grande do Norte, segundo dados recentes divulgados pelo governo federal: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias-para-os-estados/rio-grande-do-norte/2024/outubro/avanco-do-programa-mais-medicos-beneficia-populacao-do-rio-grande-do-norte).
Para a parlamentar – também médica do serviço público com mais de 30 anos de trabalhos prestados -, esse contingente de jovens profissionais, alocados em todo o território nacional, diariamente salva vidas e trata da saúde da população em regiões distantes e mais vulneráveis. Eles atuam em comunidades historicamente desassistidas pelos serviços públicos de saúde – as quais atraem pouca mão de obra especializada, visto que muitos médicos recém-formados optam por grandes cidades para construir carreira.
“Sou médica infectologista formada em universidade pública, sempre atendi na rede pública. Sei bem – porque vivi – que um atendimento médico humanizado faz toda a diferença em uma comunidade. Que uma atenção primária robusta evita o agravamento de doenças, reduz internações, diminui a mortalidade infantil e, sobretudo, também é uma forma de o Estado dizer que enxerga, respeita e reconhece a cidadania que é todos e de cada um, independentemente do local de moradia!”, frisa Zenaide.
Atendimento médico gratuito
Tendo também atuado na gestão municipal como secretária de saúde em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, a senadora destaca, entre os avanços propostos pela nova versão do programa, a prioridade dada à formação dos profissionais com mestrado e especialização, além de benefícios para atuação em locais de difícil provimento e de pagamento da dívida do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (o FIES, programa do ministério da Educação).
Isso porque um dos principais desafios no atendimento às localidades de difícil acesso, que sofrem com a falta de médicos, é a permanência dos profissionais. Levantamento feito pelo ministério da Saúde aponta que 41% dos participantes do programa desistem em busca de qualificação.
“Atendimento médico é direito de todos, e não de poucos. Temos mais de 500 médicos cuidando do povo norte-rio-grandense com a retomada desse programa revolucionário que tive a honra de relatar no Senado Federal. Estamos garantindo atendimento de graça para a população. É atenção básica à saúde. Como médica, tenho isso como missão, e prossigo na luta por mais recursos orçamentários federais e por mais investimentos na saúde potiguar. País feliz é país com saúde em dia”, assinala a parlamentar.
A retomada do programa Mais Médicos permitiu aos profissionais oportunidade de aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas de maior vulnerabilidade social. Desde 2023, eles têm a possibilidade de fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Retomada
Em 2023, o governo federal retomou o Mais Médicos para responder ao desafio da presença de profissionais nos municípios distantes dos grandes centros e nas periferias das cidades. Menos de dois anos depois, o programa já alcança cerca de 80% dos 4,9 mil municípios com menos de 52 mil habitantes. Hoje, o Mais Médicos está presente em 3.901 dessas cidades, garantindo atendimento, sobretudo nas regiões de vazio assistencial. O ministério da Saúde calcula 26,9 milhões de pessoas com acesso à saúde.
“Essa interiorização e essa multiplicação da oferta de medicina pública e gratuita é uma política pública estratégica para o Rio Grande do Norte e todo o país. Significa ter médicos perto de casa, e de graça! É o Estado cuidando do ser humano em primeiro lugar e gerando desenvolvimento social. O programa voltou muito mais forte. Digo isso porque sou médica por amor ao ser humano e tenho o orgulho de ter ajudado a salvar muitas vidas em décadas de trabalho dentro de hospital e de pronto-socorro”, enfatiza Zenaide.
O Mais Médicos avançou, principalmente, entre os municípios de maior vulnerabilidade social: 60% dos médicos estão nessas áreas. O programa também cresceu na assistência à saúde indígena. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu o crescimento do programa como uma conquista: “É essencial, para o SUS, chegar a todo o país. O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia menos 13 mil profissionais em atividade. Hoje, já ultrapassamos 25 mil médicos atuando no Brasil e queremos alcançar os 28 mil daqui para frente”.
Essa publicação é um oferecimento
Médicos e servidores do Detran são afastados em operação contra fraudes em exames de vista
19/11/2024

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR), deflagrou, nesta terça-feira (18), a “Operação Vista Grossa”. A ação teve como objetivo desarticular um esquema de fraude em exames oftalmológicos nos processos de habilitação de condutores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). A ação contou com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).
As investigações constataram que candidatos pagavam pela aprovação ilícita nos exames de vista. O esquema envolvia dois médicos credenciados, uma servidora da autarquia e dois despachantes, que direcionavam os processos às clínicas onde os médicos investigados atuavam. Em alguns casos, os despachantes manipulavam sorteios de atendimento para garantir as aprovações fraudulentas.
A operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, além da aplicação de medidas cautelares diversas da prisão. Durante as diligências, foi identificada a tentativa de destruição de provas por parte de uma mulher, de 67 anos, que trabalha como despachante, configurando o crime de fraude processual. Ela foi localizada no bairro Tirol, Zona Leste de Natal.
A Justiça determinou, ainda, o afastamento imediato dos dois médicos e da servidora das suas funções públicas. A Polícia Civil reforça que as investigações prosseguem para a responsabilização de todos os envolvidos no caso.
“Operação Vista Grossa”
O nome “Vista Grossa” faz alusão direta ao foco da investigação, que envolve a realização de exames oftalmológicos. Ele remete tanto à avaliação de “vista” dos candidatos quanto à forma como o processo era conduzido de maneira irregular, com aprovações fraudulentas que ignoravam os critérios técnicos necessários. A operação utiliza o termo para enfatizar o objeto principal da fraude: os exames de visão.
Essa publicação é um oferecimento
PF prende grupo que planejou golpe e mortes de Lula, Alckmin e Moraes
19/11/2024

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/11) a Operação Contragolpe, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado em 2022 para impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atacar o Poder Judiciário, no caso o Supremo Tribunal Federal (STF).
A operação mira os “kids pretos”, que seriam militares da ativa e da reserva. Além deles, um policial federal foi preso.
Segundo a PF, havia um planejamento operacional, denominado “Punhal Verde e Amarelo”, para matar Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, além do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo.
A operação, autorizada por Moraes, cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas da prisão.
Um dos alvos é o general da reserva Mário Fernandes, que foi secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo Jair Bolsonaro e hoje é assessor do deputado federal Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde de Bolsonaro.
Outros “kids pretos” presos:
- tenente-coronel Helio Ferreira Lima
- major Rodrigo Bezerra Azevedo
- major Rafael Martins de Oliveira.
- Também foi preso o policial federal Wladimir Matos Soares.
O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados, em ações no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.
“As investigações apontam que a organização criminosa se utilizou de elevado nível de conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022. Os investigados são, em sua maioria, militares com formação em Forças Especiais (FE)”, diz a PF.
As investigações apontam que o planejamento elaborado pelos suspeitos “detalhava os recursos humanos e bélicos necessários para o desencadeamento das ações, com uso de técnicas operacionais militares avançadas, além de posterior instituição de um ‘Gabinete Institucional de Gestão de Crise’ para o gerenciamento de conflitos institucionais originados em decorrência das ações”.
Ainda segundo a PF, o plano “Punhal Verde e Amarelo” seria executado no dia 15 de dezembro de 2022, com os assassinatos de Lula e Alckmin.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
PRFs alugavam carros para tentar despistar polícia e transportar drogas
19/11/2024

Reprodução
Alugar veículos para transportar cocaína atravessando o Brasil em direção ao Nordeste brasileiro. Essa foi a estratégia usada pelos policiais rodoviários federais Diego Dias Duarte (vulgo Robocop) e Raphael Ângelo Alves da Nóbrega para tentar despistar os colegas de farda e a fiscalização pelas rodovias brasileiras.
A droga tinha como destino a facção Comando Vermelho (CV) no Ceará. Os agentes da PRF cobravam até R$ 2 mil por quilo de cocaína transportada.
Diego e Raphael foram alvos da Operação Puritas, deflagrada em 7/11 pela Polícia Federal. Eles obedeciam aos comandos do traficante José Heliomar de Souza, apontado pela PF como mentor intelectual, coordenador e líder da organização criminosa sediada em Porto Velho, em Rondônia.
A Polícia Federal, em colaboração com a Corregedoria da Polícia Rodoviária Feral, identificou que Raphael Ângelo alugou sete veículos em menos de dois anos. Já Diego Duarte alugou carros em 16 situações no mesmo período, tendo inclusive emprestado um dos veículos para Heliomar.
A estratégia foi adotada para driblar a fiscalização, segundo a PF. Caso eles utilizassem um mesmo veículo para transportar drogas várias vezes, o sistema de inteligência da instituição acusaria a frequência do automóvel.
A partir da quebra de sigilo bancário, de notas fiscais e de metadados de GPS dos aparelhos celulares dos suspeitos, a PF conseguiu traçar o caminho da droga.
Saiba mais
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
MP pede arquivamento de investigação contra o cantor Gusttavo Lima
18/11/2024

Foto: Reprodução/ Instagram
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou o arquivamento da investigação contra o cantor Gusttavo Lima no âmbito da Operação Integration, em relação à compra e venda de um avião.
A operação investigava possíveis irregularidades envolvendo a venda de uma aeronave e a relação do artista com a empresa HSF Entretenimento e Promoção de Eventos, do empresário Darwin Henrique da Silva Filho, dono da Esportes da Sorte.
O MP justificou que o indiciamento do sertanejo ocorreu em razão das transferências das empresas Zelu Brasil Facilitadora de Pagamento e Pix 365 Soluções Tecnológicas (Vai de Bet) à GSA Empreendimentos e Participações, de Gusttavo Lima, sem qualquer indicação de como teria ocorrido a suposta ocultação ou dissimulação dos valores, necessária para caracterização de lavagem de dinheiro.
De acordo com o documento do MP obtido pela coluna Grande Angular, “a realização desses negócios, todos documentados e com as respectivas movimentações bancárias registradas, a toda evidência, não demonstram a prática de crimes de lavagem de dinheiro pelo investigado Nivaldo Batista Lima (Gusttavo Lima)”.
O MPPE reforça ainda que eventuais investigações por lavagem de dinheiro deveriam ocorrer na Comarca de Campina Grande (PB), e não de Recife (PE).
“Assim, especificamente em relação à conduta de contratar e distratar a venda da aeronave Cessna Aircraft, modelo 560XLS, com a empresa HSF Entretenimento e Promoção de Eventos, pertencente a Darwin Henrique da Silva Filho, o Ministério Público requer o arquivamento da investigação em relação ao investigado Nivaldo Batista Lima, por falta de justa causa para o exercício da ação penal”, destacou o parecer.
Há pouco mais de um mês, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPE já havia emitido um parecer indicando fragilidades nas acusações apresentadas pela Polícia Civil de Pernambuco.
Segundo o órgão, não havia evidências suficientes para sustentar uma denúncia contra o cantor.
Em setembro deste ano, a juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal de Pernambuco, emitiu um mandado de prisão preventiva contra Gusttavo Lima, Deolane Bezerra e outras 16 pessoas, além de 24 mandados de busca e apreensão.
No entanto, o próprio MPPE se manifestou contra a prisão, solicitou a liberdade de todos os investigados e se posicionou contra medidas cautelares, como o bloqueio de bens.
Fonte: Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
IFRN corta verba de professores que fizeram greve, diz sindicato
18/11/2024

Foto: Google Street View
O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Natal (SINASEFE) afirmou, por meio de nota, que a Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) cortou verbas indenizatórias para os servidores que aderiram à greve de 2024. Ainda de acordo com o SINASEFE, a medida aconteceu apesar do acordo nacional de greve não prever nenhum tipo de desconto.
Ainda segundo o sindicato, a gestão do IFRN afirmou que “o desconto é ônus inerente à greve” e reafirmou que irá dar prosseguimento aos descontos de auxílio transporte, pois no período de greve não houve deslocamento casa-trabalho-casa por parte do servidor, e que irá manter os descontos dos adicionais laborais, porque o servidor se manteve afastado da exposição ao risco nos dias de greve.
Para o assessor jurídico do SINASEFE Natal, Carlos Alberto Marques, “mais uma vez a Reitoria do IFRN se arvora de interpretar o que não cabe a ela e decide cobrar as verbas indenizatórias, mesmo quando o Acordo de Greve orienta o contrário”.
“A Diretoria do SINASEFE Natal reafirma seu compromisso na luta pelo não desconto das verbas verbas indenizatórias e informa que solicitará uma audiência pública com o reitor, José Arnóbio de Araújo Filho, para que ele possa dar uma explicação a respeito dessas deduções para a comunidade escolar do IFRN”, diz nota do SINASEFE .
Fonte: Portal 98Fm
Essa publicação é um oferecimento
Por unanimidade, STF mantém prisão de Domingos Brazão
18/11/2024

Foto: ALRJ
Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (18) manter a prisão do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, acusado de envolvimento como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018.
O entendimento foi formado no julgamento virtual no qual a defesa do acusado pretendia reverter a decisão do relator, ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão de Domingos, cumprida em março deste ano. Brazão está preso na penitenciária federal em Porto Velho.
Além do relator, os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino e Luiz Fux se manifestaram pela manutenção da prisão.
Ao manter o entendimento favorável à prisão, Moraes disse que sua decisão está fundamentada na jurisprudência do Supremo e nas suspeitas de interferência nas investigações do assassinato. Dessa forma, não cabe a substituição da prisão por medidas cautelares, como quer a defesa.
“A presença de elementos indicativos da ação do agravante para obstruir as investigações (fatos que estão sendo objeto de apuração autônoma, no Inq 4.967/RJ, de minha relatoria), também reforçam a necessidade da manutenção da sua prisão preventiva e impedem a sua substituição por medidas cautelares diversas da prisão”, justificou Moraes.
Além de Domingos, o deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa também estão presos pelo suposto envolvimento no assassinato.
De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que têm ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio.
Conforme a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora, os irmãos Brazão e Barbosa atuaram como os mandantes do crime.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Autor de atentado segurou bomba com a mão direita próximo à cabeça, concluem peritos da PF
18/11/2024

O exame necroscópico feito por peritos médicos da Polícia Federal (PF) concluiu que Francisco Wanderley Luiz, o Tiü França, autor do atentado a bomba próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF), morreu de traumatismo cranioencefálico causado pelos explosivos que ele próprio acionou.
A tomografia apontou uma fratura extensa no lado direito do crânio. Os exames também atestaram que os dedos da mão direita foram amputados pela explosão.
Os peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC) concluíram que essas regiões estavam próximas no momento da explosão, ou seja, Francisco Wanderley provavelmente segurou a bomba com a mão direta próximo à cabeça.
Um exame toxicológico foi feito para verificar se ele estava sob efeito de alguma substância psicotrópica no momento do atentado.
Pelo menos oito bombas improvisadas foram encontradas na casa alugada por Francisco em Ceilândia, no entorno de Brasília. A Polícia Federal identificou que elas foram montadas com pólvora e fragmentos metálicos, como porcas e arruelas, e que esse mesmo padrão foi usado nas explosões na Praça dos Três Poderes.
Esse tipo de bomba cria uma contenção que aumenta a pressão dentro do tubo. Ao ser detonado, o tubo se rompe, lançando estilhaços com grande força e alcance, o que pode causar ferimentos graves em quem estiver próximo.
A PF prepara um pedido de quebra de sigilo telemático para que seus peritos possam analisar os históricos de buscas e mensagens e dados armazenados na nuvem do celular de Francisco para verificar se ele planejou o ataque sozinho. Outros bens apreendidos, incluindo um trailer carregado com explosivos, também estão sendo periciados.
Além disso, os investigadores estão ouvindo testemunhas. O dono da loja que vendeu os fogos de artifícios, seguranças do STF, o policial militar que recebeu o chamado da ocorrência na Praça dos Três Poderes e vizinhos prestaram depoimento.
Fonte: Estadão
Essa publicação é um oferecimento
Jovem cai ao fazer fotos em janela de carro e morre atropelada
18/11/2024

Foto: Reprodução
Na madrugada desta segunda-feira (18/11), vários casos de violência foram registrados no Bairro dos Bancários, em João Pessoa. Durante a madrugada, uma jovem morreu depois de ser atropelada.
De acordo com a Polícia Militar, Amanda Barbosa dos Santos, de 24 anos, estaria sentada na janela de um carro fazendo fotos com duas amigas, quando teria se desequilibrado e caído do veículo em movimento.
Um carro que vinha logo depois não conseguiu desviar e atingiu a jovem. Ela foi socorrida e levada para o Hospital de Trauma, mas já chegou sem vida. As jovens que estavam com Amanda foram levadas para a Cidade de Polícia. no Geisel para prestar esclarecimentos.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Hospital Walfredo Gurgel entra na terceira semana de superlotação
18/11/2024

23 dias passaram desde a primeira denúncia do Sindsaúde/RN sobre o cenário no Walfredo Gurgel
“Pensei que já tinha visto o pior nesse hospital. Simplesmente tem setores que não dá para se locomover” desabafa Rosália Fernandes, coordenadora do Sindsaúde/RN e servidora do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel que entra na terceira semana de superlotação acima da média. Segundo as informações, na manhã desta segunda-feira 18, existem 132 pacientes internados no pronto-socorro.
23 dias passaram desde a primeira denúncia do sindicato sobre o cenário de guerra vivido pelo Walfredo Gurgel e as novas imagens, registradas na manhã desta segunda-feira 18, mostram 22 pacientes internados em uma pequena sala de atendimento clínico, onde eram para ter apenas pacientes que virem fazer exames, ficar em observação e aguardar para serem internados ou não, o setor de politrauma também se encontra intransitável devido a superlotação.
O Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó, também enfrenta uma grave crise de superlotação. De acordo com informações, na sexta-feira 15 todas as alas do hospital estavam com seus leitos ocupados, incluindo a UTI. Outra grave situação no local é a falta de medicamentos e insumos básicos.
O cenário de guerra da assistência em um contexto em que faltam insumos básicos, só reforça a falta de planejamento e investimento por parte da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e do Governo do Estado.
Sindsaúde também denuncia falta de recursos
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) denunciou, nesta segunda-feira 11, a superlotação e a escassez de recursos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, a maior unidade de saúde pública do estado. De acordo com o sindicato, a unidade começou a semana, no domingo 10, com 101 pacientes internados no pronto-socorro, sendo 60 deles no corredor, em condições precárias.
A situação se agravou ainda mais com a formação de uma fila dupla de macas em um dos corredores, enquanto outros pacientes estavam amontoados ao lado do elevador e em áreas de circulação, como na frente dos setores de raio-X e tomografia. Na manhã da segunda-feira 11, o quadro continuava alarmante: 98 pacientes ainda estavam internados no pronto-socorro, sendo 48 no corredor.
Além da superlotação, o Sindsaúde apontou a falta de itens básicos de saúde. O hospital está operando, desde o final de semana, sem materiais essenciais como álcool, medicações, e antibióticos. A lista de itens em falta é extensa e inclui água destilada, cloreto de potássio, sondas uretrais, luvas cirúrgicas e cânulas para traqueostomia, entre outros produtos fundamentais para o atendimento adequado dos pacientes.
Outro ponto crítico da denúncia é a superlotação nas salas de recuperação. Segundo o sindicato, 27 pacientes estão sendo mantidos na sala de recuperação, enquanto duas salas de cirurgia estão bloqueadas, sendo utilizadas para abrigar pacientes pós-operatórios devido à falta de leitos adequados.
Essa publicação é um oferecimento
Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para este domingo (17/11)
17/11/2024

ÁRIES (nascimento entre 21/3 a 20/4)
A vida continua sendo o que ela é, e não o que a gente gostaria que ela fosse, ou o que deveria ser. A vida é o que é, e melhor você se adequar a ela, a não ser que tenha disposição para o ato heroico de a desafiar.
TOURO (nascimento entre 21/4 a 20/5)
Ninguém se salva sozinho e ninguém nem sequer se perde sozinho, nossa humanidade é muito mais grupal do que gostaria de aceitar, mas continua batendo na tecla do “salve-se quem puder”, e perde muito tempo assim.
GÊMEOS (nascimento entre 21/5 a 20/6)
Se a vida anda dando mais trabalho do que o habitual para manter tudo em ordem, procure não se queixar por isso, mas aproveitar a situação para treinar o aperfeiçoamento das atitudes que você toma em relação a tudo isso.
CÂNCER (nascimento entre 21/6 a 21/7)
É ótimo conhecer pessoas novas, inclusive porque está chegando a hora de você tomar distância de algumas das antigas, e as novas ocuparão o espaço delas. O que está em andamento é uma espécie de dança das cadeiras.
LEÃO (nascimento entre 22/7 a 22/8)
Faça o que estiver ao seu alcance para ajudar as pessoas dentro do seu círculo de influência, mas não espere gratidão por isso; se tomar essa iniciativa que seja com pureza de intenção, na boa vontade de ajudar e colaborar.
VIRGEM (nascimento entre 23/8 a 22/9)
Saia por aí em busca de experiências, porque só assim sua inteligência ficará mais clara e sua percepção será mais nítida também. Sem experiências, todo o conhecimento de nossa humanidade não passa de teoria.
LIBRA (nascimento entre 23/9 a 22/10)
Melhor você não se deixar subjugar pela inércia do final de ano, que sequestra a consciência de nossa humanidade, exausta e preocupada, para uma dimensão de fantasia que, no fim, acaba custando muito caro. Evite.
ESCORPIÃO (nascimento entre 23/10 a 21/11)
As pessoas que você busca também buscam você. Portanto, é melhor sair de casa e se dedicar a socializar em eventos, reuniões ou momentos de descontração, mantendo a atenção lúcida para o que você anda buscando.
SAGITÁRIO (nascimento entre 22/11 a 21/12)
Talvez você não tenha o controle que gostaria, mas talvez, também, você não deveria fazer essa demanda, e praticar na atualidade o ato de entrega, confiando nos mistérios da vida, que são favoráveis a você.
CAPRICÓRNIO (nascimento entre 22/12 a 20/1)
Em vez de você se repetir, procure inovar, e não precisa ser em grandes coisas, mas, por exemplo, no roteiro de caminhada que você faria, tentando seguir por vias diferentes das habituais. Promova a surpresa.
AQUÁRIO (nascimento entre 21/1 a 19/2)
Você existe num mundo complicado que não dá sinais de melhorar, e ainda assim haverá margem para você realizar suas pretensões. Portanto, se trata de você não depender de circunstâncias, mas da sua força de vontade.
PEIXES (nascimento entre 20/2 a 20/3)
Quantas vezes mais será necessário sua alma constatar que é capaz de dar conta do recado para, a qualquer momento, não se preocupar sem razão? Mais uma vez você fará essa constatação, exorcize as preocupações.
Essa publicação é um oferecimento
G20 no Brasil custou R$ 139,8 milhões e teve 1 ano de reuniões
17/11/2024

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Cúpula de Líderes do G20 começa nesta terça-feira (18) no Rio. A presidência brasileira do bloco gastou ao menos R$ 139,8 milhões para organizar este e os outros 151 eventos do grupo no Brasil. Os encontros começaram no fim de 2023 e aconteceram em 15 cidades-sede.
Os dados são do Portal da Transparência até 14 de novembro e contam as despesas do governo federal. Os custos, na prática, devem ser maiores por haver eventos de entidades privadas que aproveitam o G20 para também realizarem suas agendas.
As discussões do G20 no Brasil foram divididas em 2 “caminhos” diferentes. No 1º, estavam os representantes diretos dos chefes de Estado que participam do bloco, a chamada “Trilha de Sherpas”. Nesses debates, entram temas da geopolítica mundial, dos órgãos multilaterais e de assuntos sociais.
Já na “Trilha de Finanças” estão os ministros da Fazenda e os presidentes de bancos centrais dos países e entidades representadas no bloco. Além dos temas próprios da economia e do comércio internacional, também debateram questões sociais e ambientais.
O Brasil escolheu 3 temas para serem debatidos prioritariamente durante sua presidência do G20. São eles:
- Combate à fome, pobreza e desigualdade;
- Desenvolvimento e transição energética sustentável;
- Reforma da governança global.
O Ministério das Relações Exteriores, a Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação foram questionados se havia outros gastos ainda não contabilizados, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Polícia Militar prende dupla suspeita de tráfico de drogas em Arez
17/11/2024

Os homens tentaram fugir, abandonando uma bolsa contendo os entorpecentes
Na tarde deste sábado 16, policiais militares do 2º Pelotão de Arez da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), prenderam dois indivíduos acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico na cidade de Arez, no Rio Grande do Norte.
Durante patrulhamento os policiais receberam uma denúncia indicando que dois homens estariam comercializando entorpecentes no bairro Sítio Monte Castelo. A equipe policial se deslocou ao local informado, onde identificou os suspeitos em uma residência. Ao perceberem a aproximação policial, os homens tentaram fugir, abandonando uma bolsa no trajeto.
Na bolsa, os policiais encontraram os seguintes materiais: 50 porções de substância semelhante a crack; 18 porções de substância semelhante a maconha; uma porção maior de substância semelhante a maconha; 18 porções de substância semelhante a cocaína; três aparelhos celulares; R$ 168 em cédulas fracionadas, característico do tráfico e sacos plásticos utilizados para embalar entorpecentes.
Diante das evidências, os suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados.
Essa publicação é um oferecimento
Vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo, destaca OMS
17/11/2024

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Brasil recebeu certificado de país livre da doença graças à vacinação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, desde o ano 2000, vacinas contra o sarampo salvem cerca de cinco vidas por segundo. Mesmo assim, dados divulgados esta semana pela entidade apontam que, apenas em 2023, aproximadamente 10,3 milhões de casos da doença foram registrados em todo o planeta – 20% a mais que em 2022.ebcebc
Em nota, a OMS avalia que a cobertura vacinal inadequada impulsiona o aumento de casos. “O sarampo pode ser evitado com duas doses; no entanto, mais de 22 milhões de crianças perderam a primeira dose em 2023. Globalmente, estima-se que 83% delas receberam a primeira dose no ano passado, enquanto apenas 74% receberam a segunda dose recomendada.”
As vacinas contra o sarampo é a tríplice viral, que está disponível gratuitamente nos postos de saúde do Brasil. A recomendação do Programa Nacional de Imunizações é que vacina seja aplicada em duas doses, aos 12 e aos 15 meses de idade.
A OMS destaca a necessidade de uma cobertura vacinal de pelo menos 95% de ambas as doses em todos os países e territórios para prevenir surtos e para proteger a população de “um dos vírus humanos mais contagiosos em todo o mundo”. A vacina contra o sarampo, segundo a OMS, já salvou mais vidas ao longo dos últimos 50 anos que qualquer outro imunizante.
O comunicado alerta que, como resultado de lacunas globais na cobertura vacinal, 57 países registaram surtos de sarampo em todas as regiões, exceto nas Américas – um aumento de quase 60% em relação aos 36 países identificados no ano anterior. África, Mediterrâneo Oriental, Europa, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental lideram o aumento substancial de casos, sendo que quase metade de todos os surtos ocorreu no continente africano.
“Dados recentes mostram que cerca de 107,5 mil pessoas – a maioria crianças com menos de 5 anos – morreram por causa do sarampo em 2023. Embora isso represente uma queda de 8% em relação ao ano anterior, são crianças demais ainda morrendo em razão de uma doença evitável”, avaliou a OMS.
“Mesmo quando as pessoas sobrevivem ao sarampo, podem ocorrer efeitos graves para a saúde, alguns dos podem durar por toda a vida toda. Bebês e crianças pequenas correm maior risco de complicações graves, que incluem cegueira, pneumonia e encefalite (infecção que causa inchaço cerebral e, potencialmente, danos cerebrais).”
Brasil livre graças as vacinas contra o sarampo
Cinco anos após perder o certificado de eliminação do sarampo, em 2019, o Brasil recebeu esta semana da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o status de país livre da doença. O último registro de sarampo no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, aconteceu em junho de 2022, no Amapá.
Dados da pasta indicam que, entre 2018 a 2022, foram confirmados 9.329, 21.704, 8.035, 670 e 41 casos de sarampo, respectivamente. Em 2022, os estados que confirmaram casos foram: Rio de Janeiro, Pará, São Paulo e Amapá, sendo que o último caso confirmado foi registrado no Amapá, com data de início do exantema (erupções cutâneas) em 5 de junho.
Em 2024, o Brasil chegou a registrar dois casos confirmados, mas importados, sendo um em janeiro, no Rio Grande do Sul, proveniente do Paquistão; e um em agosto, em Minas Gerais, proveniente da Inglaterra.
O ministério define o sarampo como uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças e pode causar complicações graves, como diarreias intensas, cegueira, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro). “A maneira mais efetiva de evitar o sarampo é por meio da vacinação”, ressaltou a pasta.
Essa publicação é um oferecimento
Justiça da Argentina ordena prisão de 61 foragidos do 8 de janeiro
16/11/2024

Dois brasileiros já foram detidos no país vizinho
A decisão é do juiz da 3ª Vara Federal da Argentina, Daniel Rafecas, e ocorre após a embaixada do Brasil em Buenos Aires enviar 63 pedidos de extradição para a chancelaria argentina, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que é o relator das ações penais do 8 de janeiro na Corte.
A decisão é do juiz da 3ª Vara Federal da Argentina, Daniel Rafecas, e ocorre após a embaixada do Brasil em Buenos Aires enviar 63 pedidos de extradição para a chancelaria argentina, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que é o relator das ações penais do 8 de janeiro na Corte.
Há cerca de um ano, Moraes mandou soltar Joelton Gusmão de Oliveira para cumprimento de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica. Conforme a decisão, ele estava proibido de sair do país, as autorizações de porte de arma e de certificado de colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC) foram suspensas, deveria entregar o passaporte e apresentar-se semanal à Justiça.
Em fevereiro deste ano, Joelton foi condenado pelos atos de 8 de janeiro, juntamente com outros 14 réus, por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
O relatório policial diz que ele foi detido após uma agente que patrulhava as ruas da cidade observar que o brasileiro tinha uma atitude suspeita. O documento relata que, ao averiguar os dados do brasileiro, as autoridades policiais argentinas identificaram haver um pedido de captura e detenção contra ele, após solicitação de extradição pela Justiça brasileira.
Essa publicação é um oferecimento
8° BPM/CPR III prende foragido da justiça na cidade de Nova Cruz
16/11/2024

Foto: Ilustrativa/José Aldenir/Agora RN
Mandado de prisão foi aberto pelo Tribunal de Justiça
Policiais Militares do Grupo Tático Operacional (GTO), pertencente ao efetivo do 8° BPM/CPR III, faziam patrulhamento na manhã desta sexta-feira 15 na cidade de Nova Cruz/RN.
Ao realizar uma abordagem, a um homem de 24 anos, em um bairro da cidade, foi constatado que em desfavor do indivíduo havia um mandado de prisão em aberto, mandado este da unidade de delitos de organizações criminosas, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte – TJRN.
Assim o homem foi detido e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos cabíveis.
Essa publicação é um oferecimento
Praias de Natal e Região Metropolitana estão todas próprias para banho
16/11/2024

Foto: José Aldenir/Agora RN
Natal e Região Metropolitana estão com todas as suas praias próprias para banho. É o que aponta o último boletim divulgado pelo Idema, nesta quinta-feira (14).
O boletim de balneabilidade N° 46/2024 mostrou que todos os trechos de praias analisados pelos institutos estão adequados para o banho de mar.
Os municípios analisados são Natal, Parnamirim, Extremoz, Nísia Floresta, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos, Tibau, Tibau do Sul, Canguaretama, Baía Formosa.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para este sábado (16/11)
16/11/2024

ÁRIES (nascimento entre 21/3 a 20/4)
Para que esperar que a vida puxe o tapete? Melhor tomar a dianteira e se dispor a fazer o melhor com as circunstâncias atuais, ainda que sejam muito distantes do que você desejaria. A vida continua sendo o que ela é.
TOURO (nascimento entre 21/4 a 20/5)
Por pior que seja o cenário, sua alma vai conseguir dar um jeito em tudo. São movimentos que requerem muita destreza de sua parte e, particularmente, sua alma não se sente tão destra assim. A prática dirá outra coisa.
GÊMEOS (nascimento entre 21/5 a 20/6)
Tudo que é repetido automaticamente na rotina é a plataforma sobre a qual você poderia, como efeito da boa vontade, utilizar para se aperfeiçoar em técnicas e modos de fazer tudo. Assim, não haveria tédio algum.
CÂNCER (nascimento entre 21/6 a 21/7)
O mundo é feito de pessoas, e como o mundo está de ponta-cabeça, são as pessoas que produzem esse efeito. Como resultado, os laços de amizade estão em revisão, é bom você começar a passar em revista suas amizades.
LEÃO (nascimento entre 22/7 a 22/8)
Cuide para que sua tentativa de ajudar as pessoas seja desprovida de vontade de receber gratidão, porque ainda que você receba a gratidão, muito provavelmente as pessoas imaginam que você não faz nada além de sua obrigação.
VIRGEM (nascimento entre 23/8 a 22/9)
Nossa humanidade só conhece de verdade aquilo que seja capaz de perceber, todo o resto é apenas teoria. Portanto, amplie sua percepção, saia por aí em busca de experiências que promovam uma percepção mais nítida.
LIBRA (nascimento entre 23/9 a 22/10)
Organize as finanças, evite cair na tentação de sair gastando por conta das festas de fim de ano. Agora é um momento para pensar no futuro além das festividades, e se preparar para grandes movimentos nos próximos meses.
ESCORPIÃO (nascimento entre 23/10 a 21/11)
Ainda que pareça impossível encontrar as pessoas certas para você realizar suas pretensões, vale a pena continuar tentando, porque essas pessoas existem, e provavelmente se encontram em marcha para encontrar você.
SAGITÁRIO (nascimento entre 22/11 a 21/12)
Difícil mesmo é se entregar confiante aos mistérios da vida, porque a gente nunca sabe se esses seriam favoráveis aos nossos intuitos ou não. Pois é, mas se a gente soubesse não seria necessário treinar a confiança.
CAPRICÓRNIO (nascimento entre 22/12 a 20/1)
Procure fazer algo diferente hoje, renovar seu programa de divertimento e distração tentando algo fora da curva, algo que você tenha desejo de fazer há tempos, mas ainda não tenha se atrevido a tentar.
AQUÁRIO (nascimento entre 21/1 a 19/2)
Busque a companhia de pessoas brilhantes para que a presença delas motive sua alma a continuar lutando a favor dos objetivos pretendidos. Você existe num mundo complicado, mas ainda assim é possível realizar.
PEIXES (nascimento entre 20/2 a 20/3)
De uma forma ou de outra, sua alma conseguirá, mais uma vez, arrumar a bagunça e colocar as principais questões, que hoje preocupam, numa trilha evolutiva. Evite gastar tempo em lamúrias inúteis e contraproducentes.
Essa publicação é um oferecimento
Turista morre em acidente de quadriciclo na região da Lagoa de Pitangui
15/11/2024

Foto: Reprodução
Um homem morreu na tarde desta sexta-feira (15) em um acidente envolvendo quadriciclos na região da Lagoa de Pitangui, em Extremoz, na Grande Natal. Segundo relatos de testemunhas, a vítima, um idoso que estava a passeio com a família, colidiu com outro veículo durante o trajeto. Com o impacto, ambos os quadriciclos caíram em um barranco, exigindo o resgate das vítimas por helicóptero.
Após o acidente, o idoso ficou desacordado. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram manobras de reanimação, mas ele não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado no local. A informação foi confirmada pelo major Moisés, subcomandante do 16º Batalhão da Polícia Militar.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
PF pedirá ao STF quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico de homem que morreu após causar explosões na Praça dos Três Poderes
15/11/2024

Foto: Reprodução
A Polícia Federal levará ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de quebra de sigilos bancário, fiscal, telemático e telefônico de Francisco Wanderley Luiz. Na quarta-feira, ele morreu após explodir bombas em um atentado na Praça dos Três Poderes.
A PF também tem feito outras diligências para acelerar as investigações. Além de analisar todos os dados abertos de Wanderley Luiz, que usava o codinome de Tiü França nas redes sociais, os investigadores estão buscando imagem na Câmara dos Deputados e em estabelecimentos comerciais e endereços onde ele esteve em Brasília.
Para traçar o roteiro, a PF está localizando e intimando, para depor, várias pessoas que tiveram algum contato com Vanderley Luiz na capital federal.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento

























