Mundo
Forças Armadas da Alemanha orientam empresas para cenário de guerra
21/11/2024

O primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, e o ministro da Defesa, Boris Pistorius, em entrega de equipamentos às Forças Armadas – Foto: Fabian Bimmer/Reuters
À sombra de mísseis balísticos capazes de alcançar qualquer uma de suas capitais, a Europa começa a se acostumar com a ideia de uma guerra ampliada em seu território. Países nórdicos renovaram cartilhas de instrução para a população e, na Alemanha, empresas estão sendo contatadas para discutir algo que já não parece tão improvável: como o país deve se preparar para a expansão do conflito na Ucrânia.
Segundo o Frankfurter Allgemeine Zeitung, as Forças Armadas alemãs vêm elaborando um documento secreto com instruções detalhadas para os diversos setores da maior economia do continente. O compêndio da Bundeswehr já teria mil páginas e não deve parar de crescer, segundo declarou um oficial ao jornal econômico.
Estariam contemplados distintos cenários, com ou sem envolvimento direto da Alemanha no conflito. Uma guerra que transborde as fronteiras ucranianas deverá provocar intensa movimentação de tropas da Otan, a aliança militar ocidental. O território alemão, pela posição estratégica e pela infraestrutura militar, teria que estar preparado para absorver dezenas ou até mesmo centenas de milhares de soldados, por exemplo.
Também teria que proteger diversas instalações estratégicas para o funcionamento do país e de suas Armas. As instruções de nível privado já estão sendo debatidas em palestras com empresas em algumas regiões do país.
Em um desses encontros, em Hamburgo, uma das instruções a empresários era, a cada cem funcionários, treinar cinco para dirigir caminhões. A medida seria necessária diante de uma eventual falta de mão de obra _70% dos condutores profissionais na Alemanha são oriundos do leste europeu.
Outros tipos de treinamento seriam necessários, como o de manejo de equipamentos de uso eventual, geradores e centrais de energia autônoma.
O plano também contemplaria questões de vigilância interna e externa, que se tornaria muito mais invasiva para coibir ações de sabotagem, drones e desinformação. Os ataques híbridos de Moscou, frequentes na Ucrânia e denunciados pela União Europeia em episódios recentes, como as eleições na Moldova e na Geórgia, também exigirão mais investimento em cibersegurança.
O documento do Exército mencionaria ainda dispositivos já existentes na legislação alemã, como a capacidade do estado em recrutar mão de obra empregada no setor privado para atender demandas de emergência. Dentro de certas condições, as empresas são impedidas de recusar eventuais pedidos.
Outro dispositivo antigo prevê a distribuição de vale-alimentação em caso de escassez ou racionamento, herança de um século 20 em que a Alemanha foi protagonista de duas guerras mundiais.
O arcabouço legal pode ser usado também para intervir em setores ou empresas que possam se tornar ameaça à soberania nacional. Logo após a invasão russa na Ucrânia, em 2022, foi ele que permitiu a rápida intervenção estatal no setor de gás, então dominado por companhias russas.
Ainda que o tom das instruções sugiram um cenário de emergência, os representantes do Exército não miram exatamente o curto prazo. Em uma das palestras, um oficial afirmou que a Rússia levaria cinco para reunir condições de ampliar o conflito no leste europeu. O problema seria justamente que a preparação do potencial oponente já começou.
Folhapress
Essa publicação é um oferecimento
Ucrânia acusa Rússia de lançar míssil balístico intercontinental durante ataque
21/11/2024

Reprodução
A Rússia lançou um míssil balístico intercontinental durante um ataque à Ucrânia nesta quinta-feira (21), disse a força aérea de Kiev, no primeiro uso conhecido na guerra de uma arma tão poderosa e capaz de carregar armas nucleares com um alcance de milhares de quilômetros.
A força aérea informou o lançamento após a Ucrânia ter disparado mísseis dos EUA e do Reino Unido contra alvos dentro da Rússia nesta semana, apesar de avisos de Moscou de que veria tal ação como uma grande escalada na guerra de 33 meses.
A Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, não comentou imediatamente a declaração da força aérea.
Os mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) são armas estratégicas concebidas para lançar ogivas nucleares e constituem uma parte importante da dissuasão nuclear russa. Os ucranianos não especificaram que tipo de ogiva o míssil tinha ou que tipo de míssil era. Não havia nenhuma sugestão de que ele fosse nuclear.
O ataque de mísseis russos atingiu empresas e infraestrutura crítica na cidade centro-oriental de Dnipro, disse a força aérea.
A força aérea não disse o que o ICBM tinha como alvo ou se havia causado algum dano, mas o governador regional Serhiy Lysak disse que o ataque de mísseis causou danos a uma empresa industrial e desencadeou incêndios em Dnipro. Duas pessoas ficaram feridas.
A Rússia também disparou um míssil hipersônico Kinzhal e sete mísseis de cruzeiro Kh-101, seis dos quais foram abatidos, informou a força aérea ucraniana.
“Em particular, um míssil balístico intercontinental foi lançado da região de Astracã da Federação Russa,” disse, sem especificar dizer que tipo de ICBM foi disparado.
Defense Express, uma consultoria de defesa ucraniana, perguntou se os Estados Unidos, principal aliado internacional de Kiev, foram informados sobre o lançamento do míssil com antecedência.
“É também uma questão de saber se os Estados Unidos foram avisados sobre o lançamento e sua direção, já que o anúncio de tais lançamentos é um pré-requisito para evitar o acionamento de um sistema de alerta de mísseis e o lançamento de mísseis em resposta,” Defence Express escreveu após a declaração da força aérea.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Governo implanta imposto para quem tem pet e tutor tem que pagar mais de R$ 700 por mês
19/11/2024

Reprodução
Com um sistema de taxação eficiente, país arrecada milhões com donos de cães e transforma a convivência com pets. Será que o Brasil deveria seguir o exemplo? O modelo ajudaria a combater o abandono animal e melhorar a responsabilidade dos donos. Leia e opine!
A Alemanha, famosa por sua organização, encontrou uma solução inovadora para lidar com a convivência entre pets e sociedade.
Um imposto anual para donos de cachorros transformou a realidade de cidades como Berlim, gerando arrecadação milionária e trazendo benefícios para o controle e cuidado dos animais.
Mas será que essa medida seria viável no Brasil?
Como funciona o imposto alemão?
Em Berlim, os donos de cães pagam uma taxa de € 120 por ano (cerca de R$ 740) por animal. Famílias com mais de um pet enfrentam um aumento progressivo desse valor.
O sistema não é exclusividade da capital: em Hamburgo, por exemplo, a taxa pode ultrapassar € 600 (R$ 3.700) para raças consideradas perigosas, como bull terrier e mastim napolitano.
De acordo com o jornal francês Les Échos, a arrecadação com essa taxação subiu 40% na última década. Em Berlim, a prefeitura utiliza esses recursos para regulamentar a posse de animais e garantir o bem-estar público.
O dinheiro é investido em controle de cães vadios, fiscalização e campanhas de conscientização.
Rastreio e registro obrigatório
Todo cachorro na cidade deve ser identificado com um chip ou transponder.
O registro inicial custa € 17,50 (cerca de R$ 108), e a falta de cadastro pode acarretar multas de até € 10 mil (R$ 62 mil).
Essa exigência faz parte da “Lei Fiscal sobre Cães”, implementada em 2001, que busca responsabilizar donos por seus animais.
A medida trouxe resultados impressionantes. Nas ruas de Berlim, é praticamente impossível encontrar animais abandonados.
Além disso, o sistema ajuda a monitorar o comportamento de donos e cães, como a coleta de fezes em locais públicos, cuja infração pode custar entre € 35 e € 250 (R$ 216 a R$ 1.500).
Lições para o Brasil
Embora o Brasil não tenha leis semelhantes, a realidade aqui é diferente. O país enfrenta problemas graves de abandono animal, com milhões de cães e gatos vivendo nas ruas.
Segundo estimativas do Instituto Pet Brasil, cerca de 4 milhões de cães estão em situação de vulnerabilidade.
A criação de um imposto para pets no Brasil poderia causar controvérsias, mas os benefícios de uma gestão mais organizada, como na Alemanha, são inegáveis.
Com fiscalização eficiente, seria possível reduzir o abandono, responsabilizar donos e até diminuir os gastos públicos com resgates e abrigos.
A polêmica das raças perigosas
Na Alemanha, raças consideradas agressivas, como fila brasileiro e mastim napolitano, enfrentam uma taxação ainda maior.
Enquanto isso, no Brasil, a discussão sobre raças perigosas continua gerando debates calorosos.
Políticas como a alemã poderiam incentivar donos a redobrar os cuidados com animais de grande porte, prevenindo incidentes.
No entanto, o Brasil precisaria adaptar a proposta à sua realidade socioeconômica.
Em um país onde boa parte da população enfrenta dificuldades financeiras, um imposto anual poderia ser visto como um peso adicional.
Vale a pena copiar o modelo alemão?
A implantação de um imposto semelhante no Brasil esbarra em desafios culturais e econômicos. A alta informalidade na posse de pets e a falta de infraestrutura para fiscalização são barreiras consideráveis.
Por outro lado, a receita gerada poderia financiar projetos de castração gratuita, campanhas de adoção e programas educativos.
Além disso, o uso de tecnologia, como chips de identificação, poderia ajudar a rastrear animais e responsabilizar donos negligentes.
Com adaptações, essa ideia tem potencial para transformar a gestão de pets no país.
E você, concorda com a ideia?
Click Petróleo e Gás
Essa publicação é um oferecimento
Trump confirma que vai declarar emergência nacional para deportar imigrantes
18/11/2024

Foto: EFE/Team Trump
O presidente eleito Donald Trump confirmou que pretende declarar emergência nacional para implementar seu plano de deportação em massa de imigrantes ilegais. Trump também indicou que quer usar recursos militares na empreitada, que é uma promessa de campanha.
Vencedor da eleição presidencial contra a democrata Kamala Harris, Trump assumirá o posto em janeiro de 2025.
Em sua rede social, a Truth Social, Trump compartilhou nesta segunda-feira (18/11) uma publicação de Tom Fitton, onde o mesmo afirma que a futura administração do republicano se prepara para declarar emergência nacional, além de usar recursos militares em um programa de deportação em massa.
“Verdade!!!”, disse Trump sobre a postagem do presidente da fundação conservadora Judicial Watch.
Desde a campanha presidencial, uma das principais promessas de Trump é agir contra imigrantes ilegais nos EUA, apontados pelo republicano como problemas para a economia e segurança do país.
A estimativa é de que os EUA abrigue 11 milhões de imigrantes ilegais. O vice de Trump, JD Vance, afirmou que o novo governo pode expulsar cerca de 1 milhão de pessoas por ano.
Essa publicação é um oferecimento
Joe Biden será primeiro presidente dos EUA em exercício a visitar a Amazônia
16/11/2024

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
Em uma visita histórica, Joe Biden se tornará o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a conhecer a Amazônia, segundo o governo do país norte-americano. O democrata chega a Manaus neste domingo (17), e deve visitar o Museu da Amazônia (Musa), localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke.
Durante a passagem pelo Brasil, o atual presidente dos EUA também vai participar da Cúpula dos Líderes do G20, que será realizada no Rio de Janeiro.
A primeira visita de um presidente dos EUA à Amazônia ocorreu entre 1913 e 1914, quando o ex-presidente Theodore Roosevelt, após o fim do mandato, se uniu ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em uma expedição científica pelo então “Rio da Dúvida” – que mais tarde foi renomeado para “Rio Roosevelt” em homenagem à jornada.
Outro ex-presidente americano, Bill Clinton, visitou Manaus em 2011 para o Fórum Mundial de Sustentabilidade, voltado a temas ambientais.
Em 2018, o então vice-presidente dos EUA, Mike Pence, esteve em Manaus, visitando um abrigo para imigrantes venezuelanos na Zona Sul da cidade.
Agora, Joe Biden, atual presidente dos EUA, visitará a Amazônia para dialogar com lideranças locais e indígenas sobre a preservação da floresta, segundo a Casa Branca. Durante a passagem pela capital amazonense, Biden vai explorar o Musa, que será temporariamente fechado ao público para segurança e organização da comitiva presidencial.
Biden encerra o mandato em janeiro, quando o republicano Donald Trump assumirá novamente a presidência após vencer as eleições de 2024.
Visita de Biden à Amazônia
Na semana passada, a Casa Branca confirmou que Joe Biden viria ao Brasil. Após o anúncio, aviões de carga norte-americanos desembarcaram em Manaus com recursos logísticos para apoiar a visita do atual presidente dos EUA.
“O presidente Biden viajará para Manaus e Rio de Janeiro de 17 a 19 de novembro”, disse em nota o governo dos EUA.
Ao g1, a embaixada americana informou, ainda, que a agenda do presidente Joe Biden está sendo finalizada. Até o fechamento desta matéria, não há informações sobre com quem o presidente americano se encontrará durante a permanência no Amazonas.
G1
Essa publicação é um oferecimento
Mike Tyson perde para Jake Paul em retorno ao boxe; lenda do esporte não lutava profissionalmente há quase 20 anos
16/11/2024

Foto: Getty Images
Eram 19 anos sem lutar profissionalmente. Era evidente que, por melhor forma que pudesse apresentar aos 58 anos de idade, mesmo Mike Tyson sentiria o longo tempo afastado, ainda mais contra um garoto 31 anos mais jovem.
Por dois rounds, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados deixou seus fãs sonharem, com pequenos surtos que lembraram seu auge.
Eventualmente, contudo, o youtuber tornado pugilista Jake Paul logo passou a dominar a luta com a velocidade e vitalidade de um rapaz de 29 anos, e saiu vencedor por decisão unânime (80-72, 79-73, 79-73).
Os números mostraram exatamente o tamanho do domínio de Jake Paul. O “Garoto Problema” acertou 78 golpes de 278 jogados, um aproveitamento de 28%. Tyson, por sua vez, jogou apenas 97 golpes e conectou somente 18, um aproveitamento de 18%.
Ao final do combate, os dois fizeram as pazes e o “Homem Mais Durão do Planeta” reconheceu os méritos do adversário. – (Jake) É um lutador muito bom. Absolutamente (é um boxeador de verdade) – declarou.
Combate
Essa publicação é um oferecimento
Zelensky acredita que guerra na Ucrânia ‘terminará antes’ com Trump
16/11/2024

Foto: Shannon Stapleton/Reuters
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (15) que “a guerra terminará antes” sob o governo de Donald Trump nos Estados Unidos. Ele elogiou a conversa que teve com o republicano, apesar do receio de que ele possa reduzir o apoio militar à Ucrânia.
“Não há dúvida de que a guerra terminará antes com as políticas da equipe que irá liderar a Casa Branca. Essa é a abordagem deles, sua promessa à sociedade”, declarou Zelensky em uma entrevista. “A guerra vai terminar, mas não sabemos a data exata”, acrescentou.
Zelensky afirmou que teve uma “interação construtiva” com Trump durante uma conversa por telefone tiveram após a vitória do republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
O presidente eleito “ouviu as bases sobre as quais nos apoiamos. Não ouvi nada que vá contra nossa posição”, disse ele.
Trump, que já questionou as dezenas de bilhões de dólares em ajuda militar americana destinadas à Ucrânia, tem se vangloriado de que poderia pôr fim à guerra em um dia. Ele ainda não explicou como fará isso.
Nesta sexta-feira, o presidente eleito reiterou a promessa de trabalhar “muito duro com a Rússia e a Ucrânia” porque “isso precisa acabar”.
A Ucrânia teme que o apoio dos Estados Unidos enfraqueça em um momento extremamente delicado para suas tropas no front. O país também tem o receio de ser forçado a aceitar um acordo que implique concessões territoriais à Rússia.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Netanyahu admite que deu ‘sinal verde’ para ataque de pagers explosivos de Israel contra o Hezbollah
10/11/2024

Foto: PMO / REUTERS
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reconheceu pela primeira vez neste domingo (10) que deu luz verde ao ataque efetuado contra o grupo extremista libanês Hezbollah por meio da explosão de pagers em setembro, declarou à France Presse o seu porta-voz, Omer Dostri.
Durante uma reunião semanal do Conselho de Ministros, Netanyahu afirmou que havia autorizado esta operação, que até então não havia sido reivindicada, indicou Dostri.
O incidente feriu quase 3 mil pessoas e, combinado com um ataque similar contra walkie-talkies no dia seguinte, deixou mais de 37 mortos.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Vitória de Trump pode dificultar cooperação jurídica internacional com Brasil
07/11/2024

Foto: Reprodução
O retorno do republicano Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos pode dificultar a cooperação jurídica internacional entre o país e o Brasil
A avaliação de procuradores e integrantes do governo que atuam na área é de que, em casos específicos, nos quais há componente político envolvido, a tendência é que a cooperação seja mais difícil. O impacto, no entanto, não deve ser significativo em casos considerados técnicos e menos sensíveis.
Um dos casos de repercussão lembrados é o de Allan dos Santos. O blogueiro está foragido da Justiça brasileira e vive nos Estados Unidos desde 2021.
Fontes ouvidas pela CNN avaliam que na relação entre países com governos ideologicamente contrários há impacto maior em casos com teor político. Processos como esses tendem a ser colocados “na geladeira”.
Há um pedido de extradição de Allan dos Santos em aberto desde o ano passado, ainda na gestão do democrata Joe Biden. O blogueiro é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por calúnia, injúria, ameaça e organização criminosa.
Os Estados Unidos responderam ao Brasil no ano passado que não vão analisar o processo de extradição com base nos crimes de honra: calúnia, injúria e difamação.
O governo Biden informou que esses crimes não estão contemplados no tratado de extradição entre os dois países porque podem ser interpretados como liberdade de expressão.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Homem cheirando a combustível e portando tocha é preso no Capitólio
06/11/2024

Foto: Anna Moneymaker/Getty ImagesAnna Moneymaker/Getty Images
Um homem cheirando a combustível foi preso no Capitólio, o prédio do Congresso americano. Ele ainda portava uma tocha e uma pistola sinalizadora. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (5/11), em meio às eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Em um comunicado, a polícia do Capitólio informou que o homem foi detido durante a triagem do centro de visitantes do local, que reúne o Congresso dos EUA.
“Nossos policiais acabaram de prender um homem que foi parado durante nosso processo de triagem no Centro de Visitantes do Capitólio. O homem cheirava a combustível, tinha uma tocha e uma pistola sinalizadora”, disseram as autoridades.
O local foi temporariamente fechado para passeios enquanto as investigações estão em curso. Até o momento, a polícia do Capitólio não divulgou a identidade do homem preso, nem quais seriam seus objetivos.
Fonte: Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Primeira urna aberta nos EUA dá empate entre Kamala e Trump
05/11/2024

Foto: Reprodução
Os candidatos à Casa Branca Donald Trump (Partido Republicano) e Kamala Harris (Partido Democrata) empataram na 1ª votação finalizada nos Estados Unidos. Dixville Notch, pequena comunidade no Estado norte-americano de New Hampshire, tem tradição de iniciar a votação à meia-noite.
O local tem 6 moradores, segundo o site do Estado. Dos 6 votos computados, 4 foram de eleitores registrados como republicanos e 2 como independentes. Apesar disso, Trump teve 3 votos. Kamala ficou com os outros 3.
Conforme a emissora norte-americana, pela tradição local, os eleitores se reúnem no Balsams Hotel para votar assim que as urnas abrem à meia-noite. Assim, os votos são computados e os resultados anunciados horas antes de qualquer outro lugar nos EUA.
Os eleitores de Dixville Notch votaram, nas últimas duas eleições presidenciais, nos candidatos do Partido Democrata. Em 2020, a comunidade registrou 5 votos, todos em Joe Biden. No pleito anterior, em 2016, Hillary Clinton teve 4 dos 7 votos. Dois foram para Trump e 1 para Gary Johnson.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Itamaraty confirma morte de bebê brasileira de 1 ano no Líbano
04/11/2024

Reprodução/X @sahouraxo
O Ministério das Relações Exteriores informou nesta 2ª feira (4.nov.2024) que Fatima Abbas, uma bebê brasileira de 1 ano, morreu no sábado (2.nov) no subúrbio de Hadeth, ao sul de Beirute (Líbano), em razão de um ataque de Israel.
Segundo o Itamaraty, o conflito no país já resultou na morte de 3 brasileiros, todos menores de idade e vítimas de ataques israelenses. As ofensivas miram o grupo extremista Hezbollah.
No comunicado, o governo brasileiro também voltou a condenar, “nos mais fortes termos” os “contínuos e injustificados ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano” e a pedir para que as partes envolvidas “cessem imediatamente as hostilidades”.
Saiba quem são as outras vítimas brasileiras que morreram no Líbano:
Ali Kamal Abdallah: tinha 15 anos e nasceu em Foz do Iguaçu (PR). O jovem foi morto junto de seu pai no Vale do Beqaa, no Líbano.
Mirna Raef Nassef: tinha 16 anos e nasceu em Balneário Camboriú (SC). Mudou-se para o Líbano com 1 ano junto dos pais e dos irmãos. Morreu no mesmo bombardeio que Ali Abdallah.
Leia a íntegra da nota do Itamaraty:
“O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar e consternação, da morte, em Beirute, de bebê brasileira de um ano de idade, Fatima Abbas, vítima de ataque israelense em 2/11 no subúrbio de Hadeth, ao sul da capital libanesa.
“O conflito no Líbano já resultou na morte confirmada de um total de três brasileiros, todos menores de idade e todos vitimados por ataques israelenses.
“Ao expressar à família de Fatima Abbas as mais sentidas condolências e estender toda a sua solidariedade, o governo brasileiro reitera a condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos e injustificados ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano e renova o apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades.”
Fonte: Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Votação antecipada nos EUA já equivale a quase metade do total geral de votos da eleição passada
03/11/2024

Placa sinaliza votação antecipada enquanto apoiadores de Trump esperam para comício | Foto: Christian Monterrosa/AFP
A votação antecipada nos Estados Unidos já equivale a 46% do total de votos na última eleição. Foram mais de 72 milhões de votos registrados até este domingo, 3, no que promete ser uma disputa voto a voto entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump.
Na Georgia, Estado decisivo, 4 milhões de pessoas já compareceram às urnas, o que corresponde a 80% do total de votos na última eleição. No Arizona e na Carolina do Norte, também decisivos, a metade dos eleitores saiu de casa antes para escolher entre Kamala e Trump.
Os números sugerem uma mudança, intensificada pela pandemia mas duradoura, nos hábitos de votação nos EUA. O dia oficial da eleição é a próxima terça-feira, 5.
A votação antecipada não chegou ao mesmo nível da última eleição, em 2020, marcada pela pandemia, mas superam qualquer pleito anterior. Depois de anos desqualificando o voto adiantado e por correio, Donald Trump passou a emitir sinais mistos e incentivar que os republicanos fossem às urnas o quanto antes.
Reflexo de uma eleição acirrada, em que as pesquisas apontam empate técnico, 40% dos eleitores que depositaram seus votos antecipadamente estão registrados como democratas e outros 40% como republicanos, segundo levantamento da rede americana NBC. 54% foi pessoalmente às urnas e outros 46% enviaram por correio.
O número de cédulas de votos antecipados deve continuar a subir antes do dia da eleição. Em comícios recentes nos Estados decisivos, Trump e Harris incentivaram seus apoiadores e eleitores indecisos a votar antecipadamente. Para as campanhas, a votação antecipada permite garantir o voto dos apoiadores para focar nos indecisos.
As regras de votação variam de acordo com o Estado. Alguns permitem que o processo se estenda por semanas, alguns enviam automaticamente cédulas para todos os eleitores registrados e outros limitam rigorosamente quando um eleitor pode votar antes do dia da eleição.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
Rússia multa Google em US$ 20 decilhões de dólares, valor maior que todo o PIB mundial
02/11/2024

Foto: Gavriil Grigorov/AP
20 decilhões de dólares. Esse valor — maior que todo o PIB mundial, que hoje é estimado em US$ 110 trilhões pelo FMI — é a multa dada por um tribunal russo ao Google pelo bloqueio de canais russos no YouTube.
Com 33 zeros (US$ 20.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000), a multa acumulada ofusca completamente o valor de mercado da Alphabet, dona do Google, que é de “apenas” US$ 2 trilhões (com 12 zeros).
A quantia é tão alta que o Kremlin admitiu à “NBC” que foi mais “um gesto simbólico” e que não há perspectiva de recebimento.
Conforme publicado originalmente pelo canal de notícias russo RBC, o processo discute o bloqueio no YouTube, plataforma de vídeos da gigante, de 17 canais de televisão russos e outros meios de comunicação.
Entre eles, estão os canais “Zvezda”, de TV, “Channel One”, “VGTRK” (canais de TV Rússia 1 e Rússia 24), “Televisão Parlamentar”, “Moscow Media” e “TV Center”, e canais apoiadores do presidente Vladimir Putin sancionados internacionalmente.
No relatório do terceiro trimestre deste ano, a Alphabet apontou que “o Google tem questões jurídicas em andamento relacionadas à Rússia”. “Por exemplo, algumas das disputas estão relacionadas com o encerramento de contas, incluindo as de pessoas sujeitas a sanções. Multas progressivas também foram impostas à empresa em conexão com disputas sobre bloqueio de contas, incluindo contas de indivíduos sancionados”, afirmou o relatório.
Porém, no mesmo texto, a Alphabet disse que “não acredita que essas questões legais terão um impacto material adverso nos negócios do Google”.
Procurado pelo Valor, o Google não se manifestou imediatamente sobre o assunto. O espaço segue aberto.
Multa dobra a cada semana desde 2020
O tribunal exigiu que o Google restaurasse as contas em até nove meses, com multa de 100.000 rublos (cerca de US$ 1.000) por dia após o prazo. Essa multa dobra a cada semana de não conformidade infinitamente desde a primeira decisão em 2020, segundo informou o “RBC”.
O processo judicial foi aberto pela primeira vez em 2020, quando o Google bloqueou canais no YouTube que pertenciam ao chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, e ao oligarca Konstantin Malofeev. A justificativa da plataforma para os primeiros bloqueios foi “devido a violações da legislação de sanções e das regras comerciais”
Em fevereiro de 2022, tropas russas invadiram a Ucrânia pela primeira vez na guerra que ainda está em curso.
Já em março de 2022, o YouTube anunciou que bloquearia mais canais operados pela mídia estatal russa, incluindo “RT” e “Sputnik”, por publicar conteúdo sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia que viole as políticas da plataforma para conteúdo que negue, minimize ou banalize “eventos violentos bem documentados”.
Ainda de acordo com o relatado pela mídia russa na época, os canais foram bloqueados na Europa antes de serem removidos globalmente. O YouTube chegou a informar que mais de 1 mil canais e 15 mil vídeos foram tirados do ar em 15 dias. Não se sabe quantos desses canais continuam bloqueados atualmente. Com isso, mais canais entraram no processo. Atualmente, é reivindicado o desbloqueio de 17 canais de mídia.
Valor Econômico
Essa publicação é um oferecimento
Israel descobre US$ 500 milhões em ouro e dinheiro do Hezbollah escondidos sob hospital
21/10/2024

Foto: Reprodução IDF
As Forças de Defesa de Israel (FDI) relataram, nesta segunda-feira, 21, que Israel identificou um bunker do Hezbollah localizado sob o hospital Sahel, em Beirute. O bunker pertencia ao ex-líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah (morto em ataque no dia 27 de setembro).
No local, disse em coletiva o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, o grupo terrorista armazenava mais de US$ 500 milhões em ouro e dinheiro.
Essas informações foram compartilhadas depois de uma série de ataques direcionados às instituições financeiras do Hezbollah, relata o The Times of Israel.
Segundo Hagari, “esse dinheiro poderia ter sido utilizado para reabilitar o Líbano, mas foi destinado a reabilitar o Hezbollah”. Ele comentou: “O bunker foi deliberadamente construído sob um hospital e contém mais de meio bilhão de dólares em dinheiro e ouro”.
A descoberta foi feita depois que as FDI realizaram bombardeios que atingiram um depósito financeiro subterrâneo durante a madrugada, além de mais de 20 outros alvos. A maioria dessas instalações está localizada no distrito de Dahieh, em Beirute, conhecido como um bastião do Hezbollah.
O porta-voz das FDI afirmou que “o Líbano tem estado atolado em uma crise econômica nos últimos anos, e o Hezbollah explorou isso para fortalecer seu controle sobre o país.”
Ele explicou que “as instalações que alvejamos pertencem ao Hezbollah e estão disfarçadas como locais civis, mas seu único propósito é reforçar as capacidades terroristas da organização.” Segundo o porta-voz, o Hezbollah “efetivamente criou um Estado dentro de um Estado.”
Hagari mencionou que as transferências são feitas por diversos métodos, entre os quais o uso de “frentes financeiras”.
Estas funcionam como intermediárias. Isso permite que o Irã desvie fundos para Hezbollah de maneira a não levantar suspeitas, ao utilizar tanto bancos oficiais quanto instituições não licenciadas para movimentar dinheiro.
Uma destas não licenciadas, segundo informações das FDI, é a associação Al-Qard al-Hassan, uma instituição financeira, vinculada ao Hezbollah.
Ele garantiu que Israel continuará a atacar suas atividades financeiras. E acrescentou: “As aeronaves da Força Aérea [de Israel] estão monitorando o local e continuarão a acompanhar a situação”.
Fonte: Revista Oeste
Essa publicação é um oferecimento
Coreia do Norte fala em guerra e anuncia expansão do exército
16/10/2024

Divulgação/KCNA
O governo da Coreia do Norte anunciou uma expansão do exército em meio à escalada de violência com o país vizinho, a Coreia do Sul. A medida foi anunciada pela mídia estatal do país nesta quarta-feira (16/10).
De acordo com o comunicado divulgado pelo regime de Kim Jong-un, mais de 1,4 milhão de jovens e estudantes procuraram o Exército Popular Coreano para ingressar ou reingressar na força.
Os alistamentos voluntários, que não podem ser confirmados de forma independente, ocorreram em 14 e 15 de outubro.
Dados do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos mostram que a Coreia do Norte tem cerca de 1,2 milhão de soldados ativos, além de outros 600 mil na reserva.
Além de anunciar a expansão do exército, o governo norte-coreano voltou a falar em guerra com o lado sul-coreano.
“A República Popular Democrática da Coreia está cheia de vontade de aniquilar a escória da Coreia do Sul, que violou sua sagrada soberania e segurança”, informa trecho do comunicado.
Segundo o regime de Kim Jong-un, o país vizinho será “varrido do mapa” caso um conflito exploda na península coreana.
A onda de tensão entre os dois países, tecnicamente em guerra desde a década de 1950, ganhou novos capítulos nos últimos dias.
A Coreia do Sul foi acusada de invadir o território da Coreia do Norte com drones. Como resposta, o regime de Kim ordenou a explosão de estradas que ligam os dois países e tem feito ameaças de conflito com o vizinho.
Fonte: Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Líbano diz que Israel já realizou mais de 10 mil ataques no país desde o início do confronto
16/10/2024

Foto: Reuters
Pelo menos 41 pessoas foram mortas e 124 ficaram feridas em ataques israelenses no Líbano nesta terça-feira (15), segundo disseram autoridades libanesas, enquanto um relatório do governo informou que o número total de ataques no país ultrapassou os 10.000.
Houve 146 ataques israelenses no Líbano somente nas últimas 24 horas, de acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira pelo comitê de emergência do governo libanês, que disse que houve um total de 10.012 ataques desde o início da “agressão israelense”.
Ele não especificou a data a que se referia para o início dos ataques.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
EUA: Furacão Milton perde força, mas deixa rastro de destruição
10/10/2024

Foto: Reprodução
A Justiça do Goiás condenou uma empresa a pagar R$ 3 mil a uma funcionária por danos morais, após uma chefe afirmar que ela é “muito bonita para ser gay” e a ameaçar de demissão, caso não cumprisse metas.
A decisão judicial diz que a funcionária sofreu “humilhações e constrangimentos” na empresa, principalmente em razão de sua orientação sexual.
“O comportamento discriminatório no ambiente de trabalho, por meio de declarações homofóbicas, é claramente contrário às normas legais e sociais de harmonia e boa convivência no local de trabalho, sendo suficientemente grave para justificar a indenização por danos morais”, diz a decisão.
A decisão foi dada no dia 9 de julho deste ano pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, de Goiânia. A corte afirmou que o dano moral atinge a imagem, a honra, a privacidade, a intimidade e a autoestima da vítima e determinou o pagamento de indenização no valor de R$ 3 mil.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Oito pessoas morreram em ataque terrorista nesta tarde, segundo o governo de Israel
02/10/2024

Terroristas abriram fogo contra pessoas em Jaffa, no sul de Tel Aviv — Foto: Telegram/Reprodução
Um atentado a tiros ocorreu nesta terça-feira (1º) em Jaffa, pequena cidade nos arredores de Tel Aviv, capital de Israel. Segundo a polícia israelense, dois terroristas saíram do metrô e abriram fogo contra várias pessoas na Avenida Yerushalayim.
O ataque ocorreu praticamente ao mesmo tempo em que o Irã lançou cerca de 200 mísseis contra Israel.
Oito pessoas morreram no ataque, segundo o governo de Israel. Dois dos mortos são os terroristas, segundo a polícia. As autoridades israelenses confirmaram que o ataque a tiros também deixou feridos.
Inicialmente, o diretor-geral do serviço de resgate de Israel, o Magen David Adom (MDA), Eli Bin, informou que nove pessoas ficaram feridas no atentado, sendo que quatro estão em estado crítico, e foram levadas para os hospitais Ichilov em Tel Aviv e Wolfson em Holon.
Ninguém reivindicou a autoria do atentado até a última atualização desta reportagem. No entanto, o Ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, disse que eles eram palestinos da cidade de Hebron, na Cisjordânia.
Imagens de TV mostraram homens armados descendo em uma estação de trem leve e abrindo fogo.
O serviço de ambulância MDA de Israel disse que recebeu um relatório às 19h01 (horário local) de pessoas feridas por tiros.
Médicos e paramédicos forneceram tratamento no local a vários feridos com diferentes graus de lesões, incluindo alguns inconscientes, disse o MDA.
Histórico do conflito Israel x Hezbollah
Nos últimos meses, Israel e Hezbollah viveram um aumento nas tensões. Um comandante do grupo extremista foi morto em um ataque israelense no Líbano, em julho. No mês seguinte, o grupo preparou uma resposta em larga escala contra Israel, que acabou sendo repelida.
Mais recentemente, líderes israelenses emitiram uma série de avisos sobre o aumento de operações contra o Hezbollah. O gatilho para uma virada no conflito veio após os seguintes pontos:
Nos dias 17 e 18 de setembro, centenas de pagers e walkie-talkies usados pelo Hezbollah explodiram em uma ação militar coordenada.
A imprensa norte-americana afirmou que os Estados Unidos foram avisados por Israel de que uma operação do tipo seria realizada. Entretanto, o governo israelense não assumiu a autoria.
Após as explosões, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que estava começando “uma nova fase na guerra”.
Enquanto isso, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu que levará de volta para casa os moradores do norte do país, na região de fronteira, que precisaram deixar a área por causa dos bombardeios do Hezbollah.
Segundo o governo, esse retorno de moradores ao norte do país só seria possível por meio de uma ação militar.
Em 23 de setembro, Israel bombardeou diversas áreas do Líbano. Cerca de 500 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. O dia foi o mais sangrento desde a guerra de 2006.
Em 27 de setembro, Israel matou o chefe do Hezbollah por meio de um bombardeio em Beirute.
Em 31 de outubro, as Forças de Defesa de Israel anunciaram que militares estavam se preparando para uma possível operação terrestre no Líbano. Bombardeios aéreos executados pelos israelenses seriam indícios de uma preparação de terreno.
Fonte: G1
Essa publicação é um oferecimento
Israel invade Líbano em busca do Hezbollah e nova guerra se inicia
01/10/2024

Após meses de tensão, as tropas de Israel invadiram o território do Líbano em busca do Hezbollah e uma nova guerra se inicia no Oriente Médio.
Em um comunicado, as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram o início de “ataques terrestres” contra posições do Hezbollah no Líbano.
Segundo o exército israelense, as ações serão “limitadas, localizadas e direcionadas” contra alvos do grupo libanês em áreas próximas a fronteira.
“De acordo com a decisão do escalão político, há algumas horas, as FDI iniciaram ataques terrestres limitados, localizados e direcionados, com base em informações precisas contra alvos terroristas e infraestruturas do Hezbollah no sul do Líbano. Estes alvos estão localizados em aldeias perto da fronteira e representam uma ameaça imediata para as comunidades israelitas no norte de Israel”, disseram as FDI no comunicado.
Logo após a invasão, o exército israelense disse ter identificado o lançamento de aproximadamente 10 projéteis contra o norte do país, vindos do Líbano. Alguns deles foram interceptados pelo sistema de defesa aéreo, enquanto outros teriam caído em áreas abertas.
Tensão aumentou
Há cerca de duas semanas, a tensão entre grupo xiita e o lado israelense aumentou de forma significativa.
O ponto alto do aumento na violência entre os dois lados aconteceu quando o Hezbollah sofreu um ataque cibernético, com pagers e walkie talkies explosivos. Até o momento ainda não está claro o que provocou a ação, mas acredita-se que o serviço de espionagem de Israel esteja por trás do caso.
Desde então, o governo de Benjamin Netanyahu intensificou os ataques contra posições do grupo libanês, resultando em importantes baixas nos quadros do alto escalão do Hezbollah.
Além de comandantes, o ex-líder do grupo xiita, Sayyed Hassan Nasrallah, foi morto durante um bombardeio na capital Beirute.
De acordo com o governo israelense, a ofensiva contra o Hezbollah é a única forma de garantir a segurança de cidadãos de Israel no norte do país. Desde outubro passado, a estimativa é a de que mais de 60 mil pessoas foram deslocadas da região após o Hezbollah iniciar uma série de ataques na região, como forma de apoio ao Hamas na guerra da Faixa de Gaza.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento



























