Notícias
COLOCANDO ORDEM: Moraes determina multa de R$ 100 mil por dia se X desbloquear perfis
08/04/2024

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou multa diária de R$ 100 mil por perfil, caso o X, antigo Twitter, descumpra determinações feitas por ele sobre o bloqueio de usuários. Após ameaças do bilionário Elon Musk, dono da rede social X, Moraes determinou também a abertura de uma investigação contra o empresário. A decisão é no âmbito do inquérito que apura a existência de milícias digitais.
Dono da rede social X, o bilionário decidiu usar a própria plataforma para atacar Moraes nesse fim de semana. Musk pediu a renúncia do magistrado, contestou sua atuação e o chamou de “traidor” do povo e da Constituição brasileira. Além disso, o empresário ameaçou remover restrições de perfis bloqueados pelo STF, fechar as operações da sua empresa no Brasil e a publicar todas as requisições judiciais enviadas à rede social pela Justiça.
“Brevemente, X publicará tudo o que foi exigido por @Alexandre e como esses pedidos violam a lei brasileira. Este juiz tem descaradamente e repetidamente traído a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou ser impugnado”, escreveu ele no X, anunciando que irá desrespeitar decisões judiciais tomadas pelo Supremo.
Na decisão, Moraes diz ser inaceitável, que “qualquer dos representantes dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada, em especial o ex-TWITTER atual “X”, DESCONHEÇAM A INTRUMENTALIZAÇÃO CRIMINOSA que vem sendo realizada pelas denominadas milícias digitais, na divulgação, propagação, organização e ampliação de inúmeras práticas ilícitas nas redes sociais, especialmente no gravíssimo atentado ao Estado Democrático de Direito”.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Brasil tem queda nas mortes por homicídio
08/04/2024

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Brasil teve uma média de 103 mortes violentas por dia em 2023, segundo o Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O país teve 37.639 vítimas de homicídio doloso, quando existe a intenção de cometer o ato, contra 38.926 casos de 2022. A queda, de 3,31%, é a primeira registrada desde 2020. As cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Manaus foram as com as maiores quantidades de vítimas.
Os números mostram que o Nordeste teve a maior quantidade de homicídios dolosos, com 16.479, seguido pelo Sudeste, que registrou 9.668. No Norte foram 5.071; no Sul, 3.917; e no Centro-Oeste, 2.504. Centro-Oeste e Sul apresentaram as maiores reduções nos casos de homicídios dolosos em relação a 2022, com 7,87% e 7,55%, respectivamente.
De acordo com o estudo, 34.542 vítimas do crime no ano passado eram do sexo masculino. O número caiu 3,8% em relação ao ano anterior, quando 35.921 homens morreram por homicídio doloso. Segundo o relatório, houve um aumento de 2,1% na quantidade de vítimas do sexo feminino em relação a 2022, que passou de 2.572 para 2.628.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Mulher fica presa às ferragens após colisão entre dois carros na Av. Roberto Freire, em Natal
07/04/2024


Um grave acidente foi registrado na manhã deste domingo (7) na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal. A colisão entre dois carros deixou quatro pessoas feridas. As vítimas foram socorridas inicialmente pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Na altura da Rua Walter Fernandes, um carro branco foi atingido por um veículo cinza – com três ocupantes – que seguia na via principal no sentido Ponta Negra.
O carro cinza capotou e parou no canteiro da avenida. A frente do veículo branco ficou destruída.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu romper o teto para retirar uma mulher que ficou presa às ferragens do carro cinza.
O condutor do carro cinza se negou a fazer o teste do bafômetro e, na delegacia, assinou um termo de constatação de embriaguez por apresentar sinais visíveis de ingestão alcoólica. Ele foi encaminhado para a UPA da Cidade da Esperança. As demais vítimas foram levadas ao Hospital Walfredo Gurgel.
A motorista do carro branco recebeu a ajuda de familiares e foi conduzida a um hospital privado.
g1-RN
Essa publicação é um oferecimento
Anatel deixa operadoras de telefonia de prontidão para retirar ‘X’ do ar, em caso de ordem judicial
07/04/2024

Foto: Andressa Anholete/Getty Images
Interlocutores do ministro do Supremo Alexandre de Moraes procuraram na manhã deste domingo (7) a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo informações sobre quais os procedimentos para tirar do ar o X (antigo Twitter). A informação é da coluna de Andreza Matais, no UOL.
Segundo a colunista, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, já acionou as principais operadoras de telefonia para que fiquem de prontidão caso venha uma ordem judicial nesse sentido seja cumprida imediatamente.
Para que o ‘X’ seja retirado do ar no Brasil é preciso de uma ordem judicial. A partir disso, são as operadoras que fazem o bloqueio.
O movimento ocorre depois de o empresário Elon Musk ter postado na conta do ministro Alexandre de Moraes questionamentos sobre decisões judiciais no Brasil que determinam a retirada de posts no X.
“Esse juiz tem traído repetidamente e descaradamente a constituição e o povo do Brasil”, escreveu. “Ele deve renunciar ou ser alvo de um impeachment”, postou Musk, dono da rede social X.
Coluna de Andreza Matais, no UOL
Essa publicação é um oferecimento
Jovem que teve reação ao cheirar pimenta é internada: “Está fraquinha”
07/04/2024

Segundo a família, Thais Medeiros teve uma intercorrência, começou a baixar a pressão, muita sudorese e foi levada ao hospital e Goiânia
A jovem Thais Medeiros (foto em destaque), que teve uma grave reação alérgica ao cheirar pimenta, voltou a ser internada nesse sábado (6/4). A notícia foi dada pela família de Thais nas redes sociais. Ela está internada em um hospital de Goiânia (GO).
“Teve uma intercorrência, começou a baixar muito a pressão, muita sudorese, ela teve uma pequena intercorrência e os médicos acharam melhor trazê-la para o hospital”, explicou Sérgio Alves, padrasto de Thais.
Em um vídeo, Sérgio afirmou que Thais foi internada no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), está medicada e passará por uma bateria de exames. “Ela estava muito fraquinha hoje, rebaixada, muito debilitada”, descreveu o padrasto.
Há um ano, a jovem está em recuperação após ter um edema cerebral provocado pela grave reação alérgica ao cheiro de pimenta.
Alesão de Thais chegou a ser considerada irreversível para os médicos, mas a mãe sempre se mostrou esperançosa com a melhora da filha.
Recentemente, a mãe Adriana Medeiros postou vídeo do momento em que conversava com Thais e a filha expressava reações.
“Ver a Thais tentando falar é um sopro no meu coração”, comentou Adriana. “Eu te amo, tá? Você está bem, tem um monte de gente cuidando de você, para Thais melhorar. Tem um Brazilzão torcendo por você. Você é o maior milagre da mamãe”, disse Adriana.
Essa publicação é um oferecimento
Reta Tabajara será entregue em maio, garante ministro Padilha em visita ao RN
07/04/2024

Foto: Adriano Abreu
Cumprindo agenda no Rio Grande do Norte, nesse sábado (6), o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha visitou a Reta Tabajara, em Macaíba, na Grande Natal, e prometeu a conclusão das obras para até o mês de maio. Ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT), o ministro também visitou o terreno onde será construído o Hospital Metropolitano do RN, em Emaús.
Padilha disse que esperar retornar ao Estado entre o fim de abril e início de maio, com o ministro dos Transportes Renan Filho, para detalhar o cronograma de obras para a duplicação da BR-304.
“Esperamos não só entregar definitivamente o viaduto da Reta Tabajara, mas também já detalhar a duplicação da BR-304. O presidente Lula também tem muito vontade de estar junto nessa agenda no mês de maio, disse para mim quando soube que eu estava vindo aqui para Natal”, comentou.
A Reta Tabajara é um trecho de 16,6 quilômetros da BR-304 dentro do município de Macaíba, e é um das principais vias de conexão da capital com o interior do Rio Grande do Norte.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Dengue: epidemia entra na fase mais crítica nesta semana; entenda
07/04/2024

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti têm um ciclo natural de aumento e redução que segue variáveis sazonais e, pela média do que ocorreu na última década, o Brasil está hoje bem no meio do período anual mais crítico para essas enfermidades, revela uma análise independente.
O período entre a 15ª e a 17ª sétima semana do ano é o que costuma concentrar o maior número de ocorrências de dengue, zica e chikungunya, e nós entramos hoje na 16ª semana. A notificação de casos ainda deve levar algum tempo para retratar o que está acontecendo neste momento, mas quem se assustou com o tamanho dos recordes batidos ainda pode esperar ver uma piora nos próximos dias.
O alerta foi dado na última semana pelo pesquisador Wanderson Oliveira, ex-chefe da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde (SVS) e epidemiologista do Hospital das Forças Armadas. Uma análise que o especialista publicou na semana passada inspira preocupação ainda com a dinâmica da doença no Brasil.
— Leva-se um tempo entre a detecção do caso, com o preenchimento da ficha do paciente e a digitação dessa informação no banco de dados. Então o que a gente está visualizando hoje é um retrato de algumas semanas atrás — afirma Oliveira.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
AGU defende regulamentação das redes após Musk desafiar Moraes
07/04/2024

Foto: Renato Menezes/AscomAGU
O ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, defendeu no sábado (6.abr.2024) a regulamentação das redes sociais depois do empresário Elon Musk fazer um desafio público a determinações do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e dizer que vai remover todas as restrições impostas pela Justiça a perfis de usuários do X (ex-Twitter).
“É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A Paz Social é inegociável”, escreveu Messias na rede social controlada por Musk.
Não está claro quais restrições impostas ao X Musk vai mandar que sejam desrespeitadas a partir de agora. O perfil oficial do X é mais cauteloso, e diz que vai recorrer na Justiça das decisões brasileiras.
Poder360
Essa publicação é um oferecimento
Feto é encontrado dentro de sacola após ser carregado por cachorro
06/04/2024

Caso aconteceu em Bonfinópolis (GO). Cachorro de rua estaria passeando com bebê dentro de sacola na boca
Goiânia – Um feto foi encontrado na cidade de Bonfinópolis, na região central de Goiás, após ser carregado por um cachorro às margens da GO-010. Ainda em formação, o feto estava dentro de uma sacola e foi visto no pátio de um estabelecimento comercial nessa sexta-feira (5/4).
Segundo testemunhas, um cachorro de rua passeou com a sacola na boca até que um homem apareceu e espantou o animal. A Polícia Militar de Goiás (PMGO), a Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados.
De acordo com as autoridades, os militares foram até unidades de saúde próximas ao local para averiguar se alguma paciente teria sofrido hemorragia. No entanto, funcionários dos hospitais negaram terem recebido pacientes com esse histórico.
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) ressaltou que abriu um inquérito para investigar o caso.
Essa publicação é um oferecimento
60% dos brasileiros com 18 anos ou mais não fazem atividade física; Falta de exercícios está relacionada a uma série de problemas de saúde
06/04/2024

Foto: Freepik
Seis em cada dez adultos brasileiros não praticam atividades físicas no tempo livre nos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que traz riscos para quem é sedentário, como o desenvolvimento de doenças, e prejuízos para a saúde pública.
Neste Dia Mundial da Atividade Física, celebrado neste sábado (6), confira quais são os malefícios do sedentarismo e os benefícios de uma vida fisicamente ativa.
A OMS recomenda a realização, por semana, de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos em intensidade vigorosa. O ideal é que isso esteja associado a duas sessões semanais de musculação.
No Brasil, só 40,6% das pessoas com 18 anos ou mais, na média das 27 capitais brasileiras e do Distrito Federal, realizam atividade física nos níveis estipulados pela OMS, segundo dados de 2023 do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.
O número é referente a exercícios no tempo livre – excluindo-se o deslocamento para trabalho ou escola e atividades ocupacionais – e está em linha com os achados de outros levantamentos.
Uma pesquisa de 2023 encomendada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com cidadãos acima de 16 anos, mostrou que 39% das pessoas nunca fazem atividade física e outras 13% as fazem raramente, o que dá 52% do total. O montante de pessoas que praticam exercícios diariamente é só 22% da amostra.
Sedentarismo e os riscos para a saúde
Trata-se de quadro preocupante, segundo especialistas, pois o sedentarismo está ligado a uma série de complicações, de acordo com o Ministério da Saúde:
Mortalidade por diversas doenças crônicas não transmissíveis;
Desenvolvimento de câncer (cólon, mama, próstata e outros);
Diabetes mellitus tipo 2;
Dislipidemia (aumento do colesterol total/LDL e diminuição do colesterol HDL);
Hipertensão;
Deficiências imunológicas;
Síndrome metabólica;
Distúrbios neurológicos (declínio funcional, depressão, demência);
Osteoporose (quedas, fraturas);
Excesso de peso e obesidade;
Estresse oxidativo (desequilíbrio metabólico que gera danos celulares e acarreta no desenvolvimento de diversas doenças);
Ocorrência de dores;
Sarcopenia (perda de massa muscular).
Dicas para deixar o sedentarismo:
Comece aos poucos, com pequenas atividades, como utilizar escada em vez do elevador, andar o máximo possível no deslocamento para trabalho ou escola;
Escolha uma atividade física da qual goste. Não adianta fazer um exercício no qual não se sinta bem, pois não haverá continuidade;
Considere as opções logísticas e escolha a de maior facilidade. Não dá para fazer natação se não há piscina disponível;
Caminhada e corrida são duas atividades acessíveis e democráticas, pois não são necessários equipamentos especiais e dá para praticá-las até nas ruas perto de casa;
Inclua a atividade física como hábito obrigatório, assim como são escovar o dente, tomar banho e se alimentar. Não deixe para se exercitar só quando tiver tempo na rotina.
Benefícios da atividade física para a saúde
Confira os benefícios dos exercícios, segundo o Guia de Atividade Física da População Brasileira, do Ministério da Saúde:
Promove o desenvolvimento humano e bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida com melhor qualidade;
Previne e diminui a mortalidade por diversas doenças crônicas, tais como pressão alta, diabetes, doenças do coração e alguns tipos de câncer (como mama, estômago e intestino);
Ajuda a controlar o peso, melhorando não apenas a saúde, mas também a relação com o corpo;
Diminui os sintomas da asma;
Ajuda a diminuir o uso de medicamentos em geral;
Colaboração para a diminuição de dores;
Reduz o estresse e sintomas de ansiedade e depressão;
Melhora o sono e o humor;
Promove prazer, relaxamento, divertimento e disposição;
Ajuda na inclusão social, e na criação e fortalecimento de laços sociais, vínculos e solidariedade;
Resgata e mantém vivos diversos aspectos da cultura local.
ge
Essa publicação é um oferecimento
Lei Seca prende três e autua 27 condutores por dirigirem alcoolizados em blitz na avenida Roberto Freire
06/04/2024

Foto: Reprodução
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, promoveu uma operação na zona sul de Natal, na madrugada deste sábado (6), e autuou 27 condutores por misturar álcool e direção.
Um dos autuados, ao perceber a presença policial, estacionou o veículo antes da barreira e permutou a direção com uma mulher. Ambos se recusaram a realizar o teste de alcoolemia e foram notificados.
A blitz, montada na avenida Roberto Freire, culminou ainda na prisão de dois condutores – de 39 e 41 anos – por se encontrar em estado de embriaguez e uma detenção por porte de entorpecentes. As ocorrências foram encaminhadas à Central de Flagrantes.
Essa publicação é um oferecimento
Poupança: depósitos superam retiradas em R$ 1,3 bi em março, após 2 meses de saques
05/04/2024

Foto: Marcello Casal
A caderneta de poupança registrou depósitos líquidos de 1,339 bilhão de reais em março depois de dois meses de saques, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira.
Em janeiro, a poupança havia registrado retirada de 20,149 bilhões de reais, seguida de saques de 3,824 bilhões de reais em fevereiro.
Em março, houve entrada de 341,1 milhões de reais no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), enquanto a poupança rural registrou depósitos de 997,9 milhões de reais.
O Banco Central embarcou em um ciclo de afrouxamento monetário que tirou a taxa básica de juros Selic do pico de 13,75% para os atuais 10,75%, mas sinalizou novo corte de meio ponto percentual apenas em junho — e não necessariamente no encontro seguinte, de julho. Isso ocorreu em função do aumento da incerteza.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Ministério Público emite recomendação para prefeitura de Extremoz (RN)
04/04/2024

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação para que Prefeitura de Extremoz retome, em caráter de urgência, o processo de revisão do Plano Diretor do município. O documento deve, obrigatoriamente, estar em consonância com a legislação federal em vigor, corrigindo divergências do atual plano da cidade. A recomendação concede prazo de 10 dias úteis para resposta.
O documento leva em consideração que a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público Municipal, deve ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar social de seus habitantes, conforme artigo 182, da Constituição Federal. A legislação define ainda que o plano diretor é o “instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana”.
Essa publicação é um oferecimento
Após 4 anos, Anvisa volta a proibir venda de álcool líquido 70%; comercialização havia sido liberada por causa da pandemia
04/04/2024

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a proibir a comercialização de álcool líquido 70%. A venda do produto havia sido autorizada em 2020 e prorrogada algumas vezes por causa da pandemia de Covid.
Porém, o prazo da última autorização acaba em dezembro do ano passado e estabelecimentos têm até 30 de abril para esgotarem os estoques.
A partir dessa data, comercialização do álcool líquido voltará a ser proibida.
A venda do produto 70% em gel, porém, continua liberada.
A venda de álcool líquido 70% foi autorizada em 2020, no início da emergência sanitária de Covid. Ela chegou a ser revogada em 2022 devido ao grande volume de acidentes, já que o produto é altamente inflamável. A Anvisa, porém, voltou atrás e reautorizou a venda pouco tempo depois.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Após 13 anos o açude Gargalheiras começou a sangrar em Acari no Rio Grande do Norte
04/04/2024
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Pai que matou a filha esganada morre do mesmo jeito em prisão de SP
03/04/2024

Foto: Reprodução
Wellington da Silva Rosas morreu esganado por um colega de detenção após desentendimento; homem estava preso há uma semana após matar filha
O homem suspeito de matar filha esganada e depois pagar um morador de rua para atear fogo no corpo foi encontrado morto dentro de cela, no Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Pinheiros, em São Paulo. Wellington da Silva Rosas, de 39 anos, morreu ao ser esganado por companheiro de detenção, após um desentendimento na noite dessa terça-feira (2/4).
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por volta das 20h, os servidores ouviram pedidos de socorro vindo do local que o preso estava. Ao chegar no ambiente, os agentes afastaram os detentos que participavam da cena e levaram Wellington a um pronto socorro na região, onde foi confirmado sua morte.
A pasta afirmou que abriu uma apuração preliminar para checar o ocorrido e que registrou Boletim de Ocorrência no 91º DP (Ceasa). Além disso, revelou que a direção do presídio entrou em contato com os familiares para informar a morte do homem.
Filha foi morta esganada
Wellington estava preso desde a última quarta-feira (27/3), quando confessou ter matado a filha, Rayssa Santos da Silva Rosas, de 18 anos, esganada. As investigações responsáveis pelo caso acreditam que Wellington teria cometido o crime para se vingar da mãe da jovem, visto que não aceitava o fim do relacionamento.
O assassinato teria ocorrido após a filha defender o fim do relacionamento do suspeito com a mãe. Em depoimento, o preso afirmou à polícia que esganou a filha até a morte na noite do dia 24 de março, e depois dormiu com o cadáver no apartamento em que morava, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
Na madrugada do dia 25 para o dia 26 de março, câmeras de segurança registraram Wellington saindo do apartamento com uma caixa de papelão, onde, supostamente, estaria o corpo de Rayssa. O cadáver da vítima foi deixado em uma buraco na Avenida 23 de maio e, após se desfazer do defunto, o homem teria pago R$ 10 a um morador de rua para atear fogo ali mesmo.
Wellington foi preso em flagrante e teve a detenção convertida em preventiva, por tempo indeterminado, antes de ser morto.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil passa de mil mortes por dengue em 2024
03/04/2024

Reprodução
O Brasil passou de mil óbitos por dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta quarta-feira (03), o país registrou 1.020 mortes nas primeiras treze semanas deste ano.
Este é o terceiro maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde de óbitos ocorreu em 2023, com 1.094. Já o segundo ano com maior número foi 2022 com 1.053.
No mesmo período do ano passado, em 3 meses, o Brasil tinha 388 mortes. Além disso, até o momento, 2.671.332 casos foram registrados nas primeiras treze semanas deste ano, uma taxa inédita. Em 2023, foram 589.294 casos entre as semanas 01 e 13.
Em fevereiro, a a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa do Ministério da Saúde é que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.
Apesar disso, nesta semana, o governo afirmou que a maioria dos estados brasileiros já superou o pico de casos de dengue.
Das 27 unidades da federação, oito estão em “tendência de queda consolidada” e 12 estão em “tendência de estabilidade”.
Ao todo, 11 unidades da federação decretaram emergência por causa da dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Morre o Padre Philipe Villeneuve, aos 27 anos
03/04/2024

Foto: reprodução
Faleceu aos 27 anos o Padre Philipe Villeneuve Oliveira Rêgo. Ele foi internado nesta terça-feira (02) em uma UTI do Hospital Wilson Rosado após apresentar um quadro respiratório grave.
A informação foi confirmada pela Diocese de Mossoró por meio de nota. “É com tristeza que a Diocese de Mossoró comunica o falecimento prematuro de Pe. Philipe Villeneuve Oliveira Rego, 27 anos, na noite desta terça-feira, 2, na UTI do Hospital Wilson Rosado”.
Durante o tratamento intensivo, o sacerdote sofreu quatro paradas cardíacas, mas foi reanimado pela equipe médica. Infelizmente, devido a gravidade do quadro, ele acabou não resistindo
Vários fiéis foram até a frente do hospital para orar e acompanhar notícias sobre o jovem padre. O momento de oração contou com a presença dos Bispos Dom Francisco Sales, Dom Mariano Manzana, dos padres Flávio Melo, Charles Lamartine e demais sacerdotes.
Padre Villeneuve era natural de Pau dos Ferros e estava prestes a completar um ano de ordenação sacerdotal. Ele celebrou a missa de Páscoa no último domingo (31) e na segunda apresentou o Programa Reflexão na FM 105 – Santa Clara. A causa da morte não foi informada pela Diocese.
Blog Ismael Sousa
Essa publicação é um oferecimento
Servidores da UFRN, em greve desde 14 de março, farão Assembleia Ato na Av. Salgado Filho na tarde desta quarta, 03 de abril
03/04/2024
A greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), deflagrada no dia 11 de março, segue crescendo a cada dia.
Prestes a completar 1 mês, a greve mostrou algo que já se percebeu na primeira semana do movimento: o crescimento da adesão. Na assembleia de deflagração, assinaram a lista de presença cerca de 350 pessoas, enquanto que na última assembleia, no dia 27 de abril, o número de presentes subiu para 520.
Em nível nacional, o movimento também vem crescendo, pois das 69 instituições, 62 universidades e 4 Institutos Federais já estão em greve pelo país. Fortalecendo o movimento, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que tem a mesma carreira das UFs, aprovou a greve para o dia 03 de abril, em assembleia realizada no dia 26 de março.
Com o auditório da reitoria da UFRN lotado, a Assembleia do dia 27 de abril aprovou, por ampla maioria, a continuidade da greve e ainda a realização de uma Assembleia Ato no dia 03 de abril, a partir das 15 horas, no cruzamento do Midway Mall. O local e data vem a calhar com a adesão dos servidores do IFRN à greve e para dar maior visibilidade às pautas de reivindicações dos trabalhadores da educação pública federal que lutam pela recomposição orçamentárias das universidades que vem caindo ano após ano, além de um reajuste salarial justo, da reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação, o PCCTAE, criado em 2005 através da Lei nº 11.091, entre outras reivindicações específicas.
Essa publicação é um oferecimento
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em três cidades do RN
03/04/2024

Reprodução
A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em três cidades do Rio Grande do Norte em virtude de períodos de seca e estiagem. Entre os municípios estão Luís Gomes (seca), São Tomé (seca) e Almino Afonso (estiagem). As informações foram publicadas nesta quarta-feira (3), por meio de portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), no Diário Oficial da União (DOU).
Além do Rio Grande do Norte, outros dois estados do Nordeste aparecem com cidades contempladas pelo reconhecimento: Pernambuco, devido a estiagem enfrentada em Poção, e Paraíba. No caso deste último, as cidades atingidas são Fagundes (estiagem) e Boqueirão (estiagem).
De acordo com o Governo Federal, uma vez com reconhecimento federal, os municípios estão aptos a solicitar recursos do MIDR para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos. Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.
Como solicitar recursos
A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, também repassa recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento


























