Notícias

Notícias

Avião quebra ao meio e revela drogas em pouso forçado após ser interceptado pela FAB; piloto foi preso

09/04/2024



Uma aeronave que transportava cocaína foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em operação com a Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (9). O piloto precisou fazer um pouso forçado em uma plantação de laranja próxima ao distrito de Caporanga, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Com o pouso forçado, a aeronave ficou destruída.

De acordo com a FAB, a corporação identificou a aeronave suspeita na fronteira do Paraguai com o Brasil, na região do Mato Grosso do Sul, e deslocou as aeronaves A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 da FAB para apoio à ocorrência.

Ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF, que utilizou o helicóptero da corporação. A FAB determinou o pouso obrigatório da aeronave, em Londrina (PR).

Segundo a FAB, os pilotos de defesa seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto que transportava a droga, mas não obtiveram resposta.

Com a falta de respostas, a aeronave foi interceptada pela FAB ainda em solo paranaense, e o piloto fez um pouso forçado para tentar fugir por terra já no interior do estado de SP, na região de Santa Cruz do Rio Pardo, por volta das 11h10

Com a queda, o avião de pequeno porte partiu ao meio e parte da carga, aproximadamente meia tonelada de pasta base de cocaína, ficou exposta pelo laranjal.

O suspeito, de 30 anos, ainda tentou fugir pela mata, mas foi localizado pelo helicóptero da PF que acompanhava a ocorrência e preso. Não há informações sobre seu estado de saúde.

A reportagem do g1 apurou que a aeronave estava com Certificado Aeronavegabilidade (CA) suspenso. O CA é documento emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ainda segundo a FAB, a aeronave de modelo CESNA-182 estava com a matrícula clonada.

Equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também foram acionadas para atender a ocorrência. O local foi isolado pela Polícia Militar para o trabalho da perícia. O suspeito será levado pelo helicóptero da PF para a sede da corporação em Marília, onde a ocorrência será apresentada.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

Pacientes são retirados às pressas de UPA devido a princípio de incêndio

09/04/2024


Foto: Reprodução

Pacientes que estavam nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal, precisaram ser retirados devido a um princípio de incêndio na tarde desta terça-feira (9).

Os pacientes foram levados para a área externa da UPA como medida de segurança.

As chamas começaram em um aparelho de ar-condicionado, mas segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas foram contidas pelos próprios funcionários, que utilizaram extintores.

Ao chegarem, os bombeiros fizeram a vistoria do local e interditaram até ser feita a limpeza do local.

 

*Com informações do Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Petrobras anuncia descoberta de petróleo em águas ultra profundas da Bacia Potiguar

09/04/2024


Imagem: reprodução/Petrobras

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (9) que descobriu uma acumulação de petróleo em águas ultra profundas da Bacia Potiguar, no poço exploratório Anhangá. O poço Anhangá está situado próximo à fronteira entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, a cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal, em profundidade d’água de 2.196 metros, na Margem Equatorial brasileira.

Esta é a segunda descoberta na Bacia Potiguar em 2024 e foi precedida pela comprovação da presença de hidrocarboneto no Poço Pitu Oeste, a cerca de 24 km de Anhangá. Segundo a Petrobras, tais descobertas ainda merecem avaliações complementares. A Petrobras é a operadora de ambas as concessões e detém 100% de participação.

Sobre a descoberta em Anhangá

A constatação de reservatórios turbidíticos de idade Albiana portador de petróleo é inédita na Bacia Potiguar e foi realizada através de perfis elétricos e amostras de óleo, que serão posteriormente caracterizados por meio de análises de laboratório. A Petrobras dará continuidade às atividades exploratórias na Concessão POT-M-762_R15, visando avaliar a qualidade dos reservatórios, as características do óleo e a viabilidade técnico-comercial da acumulação.

A perfuração deste segundo poço exploratório foi igualmente concluída com total segurança, dentro dos mais rigorosos protocolos de operação em águas profundas, o que reafirma que a Petrobras está preparada para realizar com total responsabilidade atividades na Margem Equatorial.

A companhia pretende investir US$ 7,5 bilhões em exploração até 2028, sendo US$ 3,1 bilhões na Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. Está prevista a perfuração de 50 novos poços exploratórios no período, sendo 16 na região da Margem Equatorial.

 

 

Essa publicação é um oferecimento

PREFEITURA DE PARAZINHO - RN

Notícias

Policiais civis e servidores da Secretaria de Segurança do RN decidem iniciar mobilização segunda-feira (15)

09/04/2024


Foto: Reprodução/Instagram Sinpol-RN

Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública (Sesed) decidiram iniciar uma mobilização geral na próxima segunda-feira, dia 15 de abril. A partir das 8h, os policiais e servidores irão se concentrar na sede do sindicato para Assembleia Geral e definição de ações de luta.

As categorias se reuniram no Sinpol-RN nesta terça, 9. A diretoria do sindicato repassou informações sobre a reunião que teve com o secretário de Administração, Pedro Lopes, na tarde dessa segunda, 8. Foi dito que, mais uma vez, o Governo recuou do que havia sido acordado anteriormente.

“Nós tínhamos um entendimento, feito logo após o Carnaval, para resolução do problema do CRI [antigo ADTS]. A equipe do Governo, incluindo o próprio Pedro Lopes, havia concordado com a proposta construída. Agora, iríamos negociar a valorização salarial, assim como tem acontecido com outras categorias. No entanto, para surpresa, o secretário de Administração apresentou uma proposta totalmente diferente, desconsiderando tudo que havia sido construído e, pior, sem aplicar uma valorização”, explica Nilton Arruda.

De acordo com o presidente do Sinpol-RN, diante dessa falta de respeito com o sindicato, associações e, principalmente, com os Policiais Civis, houve o entendimento pela deflagração de um movimento de luta.

 

“Infelizmente, o secretário Pedro Lopes tem tido uma postura em mesa que parece pender para o lado pessoal, haja vista que, em 2023, ele foi alvo de uma operação da Polícia Civil e, agora, não tem demonstrado uma postura isenta nas tratativas com essa classe. Além disso, o Governo do Estado, mais uma vez, insiste em massacrar os Policiais Civis e Servidores da Sesed, desrespeitando e desprestigiando essas categorias que tanto têm feito pela Segurança Pública. Então, não nos resta outro caminho que não seja ir pra rua lutar por dignidade e respeito. A partir de segunda, nossa mobilização geral terá início com força total”, completa.

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA VENÂNCIO

Notícias

Moraes nega pedido do X no Brasil para não cumprir ordens judiciais

09/04/2024


Foto: Stefani Reynolds/AFP; Antonio Augusto/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou pedido do escritório no Brasil do X (antigo Twitter) para que a responsabilidade de cumprimento das decisões judiciais fosse repassada para a representação internacional. Mais cedo, os advogados disseram que a representação da rede social no país não tem como garantir o cumprimento das ordem da justiça.

Os advogados alegam “limites jurídicos, técnicos e físicos” do escritório no Brasil e afirmam que o escritório não tem “capacidade alguma para interferir na administração e operação da plataforma”. Ainda segundo os advogados, “o poder decisório e a responsabilidade pelo cumprimento de ordens judiciais, quer preexistentes, quer futuras, recai exclusivamente sobre as operadoras do X, não englobando o X BRASIL”.

Na decisão, Moraes disse que a empresa tem “elo indispensável para que a rede social, desenvolvida no exterior, atinja adequadamente seus propósitos no Brasil. E, como explicitamente revela seu estatuto, isso envolve a promoção da ferramenta, bem como aspectos relacionados a seus objetivos econômicos (comercialização e monetização)”.

“Em outras palavras, a ora peticionária (empresa) envolve-se tanto na atividade de exposição e divulgação da rede social – o que inevitavelmente inclui as mensagens que são objeto do presente Inquérito -, bem como no retorno financeiro que ela proporciona. É evidente que, por meio da sociedade em questão, a rede social inicialmente conhecida por Twitter, depois designada por X, busca adequar-se ao ordenamento jurídico brasileiro, para fins de consecução de seus objetivos – especialmente financeiros. Não obstante esta crucial atuação, a X BRASIL pretende eximir-se da responsabilidade pelo cumprimento das ordens expedidas pela mais alta Corte de Justiça do Brasil, ao singelo argumento de que o poder de decisão pertence às corporações internacionais que criaram a rede social”, disse.

Segundo o ministro, as atividades da X Brasil “revelam sua inequívoca responsabilidade civil e penal em relação à rede social “X”. Como reflexo disso, as consequências de eventual obstrução da Justiça, ou de desobediência à ordem judicial, serão suportadas pelos administradores da referida sociedade empresária”.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

TOWN FOR MAN

Notícias

Cultura “Mossoró Cidade Junina” será lançado em Natal dia 23 de abril

09/04/2024


A Prefeitura de Mossoró apresentará ao trade turístico e à imprensa do RN o “Mossoró Cidade Junina” 2024. O evento acontecerá no dia 23 de abril, no auditório do Sesc Rio Branco, localizado no bairro Cidade Alta, zona Leste, em Natal/RN. Com a apresentação, a Prefeitura amplia a festa, potencializando os aspectos sociais, culturais e de negócios do São João de Mossoró.

A ideia da Prefeitura de Mossoró é projetar ainda mais o período junino da cidade, levando para todo o Estado a potencialidade da festa nos setores turístico e econômico, além de enfatizar a grande relevância da festa que atrai público de diversas regiões do Brasil.

O evento de apresentação do “Mossoró Cidade Junina” 2024 será promovido em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio).

A programação do “Mossoró Cidade Junina” 2024 foi lançada no início de março em Mossoró. Entre as atrações que irão abrilhantar a programação deste ano estão: Alok, Gusttavo Lima, Luan Santana, Murilo Huff, Léo Santana, Jorge e Mateus, entre outros.

 

Os festejos iniciam no “Pingo da Mei Dia”, 1º de junho, e contará com grandes atrações: Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeom e Bell Marques, além de artistas locais que irão embalar ainda mais o maior bloco junino do país.

Essa publicação é um oferecimento

PREFEITURA DE PARAZINHO - RN

Notícias

Mulher conta que fez sexo com 122 estudantes e gravou para o OnlyFans

09/04/2024


A modelo e produtora de conteúdo adulto Bonnie Blue se aventurou em um tipo diferente de férias. A britânica fez uma maratona de sexo, transou com 122 estudantes, no período de três semanas, e registrou tudo para o perfil dela no OnlyFans.

Os encontros com a modelo ocorreram em Cancún, no México, durante o recesso dos universitários. Ela garantiu que a programação “foi um sucesso incrível” e contou que os estudantes faziam fila no quarto de hotel em que ela estava hospedada.

“Os universitários aproveitaram as férias e eu dei a eles uma lembrança inesquecível. Eles aproveitaram cada segundo, assim como eu”, disse ao portal australiano Perth Now.

Para que tudo funcionasse de forma correta, ela explicou que existiam regras e que era necessário os consentimentos adequados. “Os caras precisavam comprovar que são maiores de 18 anos e foram informados de que o conteúdo seria gravado para o OnlyFans. Além disso, usamos camisinha”, detalhou.

Ela contou ainda que vai ganhar uma fortuna com a novidade. Ao todo, Binnie deve levar US$ 250 mil — cerca de R$ 1,3 milhão. O desafio foi encarado ao lado de uma amiga, Leilani May, com quem ela tinha produzido conteúdos do tipo em 2023. A primeira “edição” da criação inusitada de conteúdo foi feita na Austrália e agora deve seguir para outros países. Será que vai chegar a vez do Brasil?

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Número de médicos quase duplica em 13 anos no RN

09/04/2024


Foto: Alex Régis

O número de médicos registrados no Rio Grande do Norte quase duplicou em 13 anos, aponta levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). O estudo, chamado de Demografia Médica 2024, mostra que em 2011, o Estado tinha 4.392 profissionais e hoje conta com 8.038 médicos atuando no RN, o que representa um aumento de 83% no período.

Com a progressão, a taxa de médicos por mil habitantes passou de 1,39 para 2,42 no período, ainda abaixo da média nacional que é de 2,81. O Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremern) diz que o aumento não reflete avanço na saúde.

O presidente do Cremern, Marcos Jácome, diz que embora o número de profissionais tenha crescido, o cenário estadual ainda enfrenta diversas dificuldades para atender todas as demandas da população. “O crescimento do número de médicos no Estado não significa que seja suficiente para atender as demandas da população. Pelo contrário, sem condições de atendimento, esses profissionais terão dificuldades em atuar na prevenção de doenças e na oferta de tratamentos seguros e eficazes”, pontua.

O raio-x do CFM revelou também o perfil é majoritariamente masculino: são 4.317 médicos e 3.721 médicas. A média de idade desses profissionais é de 45,6 anos, enquanto a média do tempo de formado chega a 18,8 anos. Na distribuição pelo território, Natal concentra 69% dos profissionais, isto é, 5.534 profissionais. Os outros 2.504 estão espalhados pelas cidades do interior do Rio Grande do Norte. Na capital, são 7,31 médicos para cada mil habitantes. Já no interior, é 0,97 por mil habitantes.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Notícias

Março é o 10º mês seguido a marcar recorde de calor global

09/04/2024


Foto: Reprodução/Copernicus

O mês passado foi o março mais quente já registrado, informou na segunda-feira (8.abr.2024) o observatório europeu Copernicus. A média global da temperatura do ar no período foi de 14,14°C.

De acordo com os meteorologistas, em tese, esse foi o 10º mês seguido de recorde de calor da série histórica. Isto quer dizer que todos os últimos 10 meses –de junho de 2023 a março de 2024– foram os mais quentes da história se comparados aos mesmos meses dos anos anteriores.

Em março, a temperatura média global do ar ficou 0,73°C acima da média para o mês desde 1991 e 0,10°C acima do máximo estabelecido anteriormente, em março de 2016. O mês também foi 1,68°C mais quente do que uma estimativa da média de março para o período pré-industrial, de 1850 a 1900.

Da mesma forma, os últimos 12 meses –de abril de 2023 a março de 2024– foram, em média, os mais quentes desde 1991, com temperatura 0,70°C superior à média do período desde 1991 e 1,58ºC acima da média da era pré-industrial.

 

Poder360

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Notícias

Estado é condenado por erro médico após estudante de 23 anos ter perna amputada em Natal

09/04/2024


Foto: Reprodução

Uma estudante de 23 anos que sofreu amputação da perna esquerda será indenizada com o valor de R$ 25 mil por danos estéticos e R$ 50 mil, por danos morais. As quantias serão pagas pelo Estado do Rio Grande do Norte . A justiça entendeu que a amputação aconteceu por negligência na prestação de serviço médico.

A jovem de 23 anos relatou no processo que foi atropelada quando voltava da escola para casa em 27 de maio de 2014. Ela contou que foi atendida pelo Samu Natal e, logo em seguida, encaminhada ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. No hospital foi constatada a fratura do 1/3 inferior da perna esquerda (tíbia e fíbula), sem fratura exposta, mas com necessidade de intervenção cirúrgica.

Segundo a paciente, ela foi transferida no dia 28 de maio para um hospital particular localizado na zona Sul de Natal, conveniado com o SUS, para a realização da cirurgia, já que no Walfredo Gurgel não havia profissional adequado para a realização do procedimento necessário. No dia 29 de maio, a jovem foi submetida ao procedimento cirúrgico e recebeu alta no dia 31 do mesmo mês, mesmo sentido fortes dores e inchaço na perna operada, com dedos arroxeados e sangramento.

Por tal motivo, explicou que foi para UPA, localizada no bairro de Cidade da Esperança, onde verificaram a gravidade do fato e a orientaram a ir ao Hospital Walfredo Gurgel. Ainda de acordo com o relatado no processo, ao comparecer à unidade de saúde, verificou-se a urgência de uma nova intervenção cirúrgica, quando foi realizada a cirurgia de amputação da perna. Diante desse contexto, a jovem alegou que a amputação do membro se deu por uma negligência e sucessões de erros dos hospitais.

A 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal julgou a demanda procedente e condenou o Estado do RN a pagar indenização por danos estéticos e danos morais. O Estado recorreu ao TJRN, que manteve a condenação. Segundo o desembargador Glauber Rêgo, o recurso não pode ser admitido porque, para reverter o entendimento firmado no acórdão recorrido seria imprescindível o reanalisar os fatos e as provas dos autos, o que, para ele, é inviável na via eleita.

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Após falas de Musk, Barroso diz que “qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição”

09/04/2024


Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira (8) que “toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal”.

“O Supremo Tribunal Federal atuou e continuará a atuar na proteção das instituições, sendo certo que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras”, afirmou Barroso em nota.

A nota foi divulgada após um embate entre o empresário Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

O bilionário sul-africano fez nos últimos dias uma série de publicações em seu perfil no X acusando Moraes de “promover censura no Brasil” e afirmando que o magistrado deveria renunciar ou sofrer impeachment.

Musk também anunciou que liberaria contas na rede social que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais. O empresário afirma que as “multas pesadas” aplicadas pelo ministro estão fazendo a rede social perder receitas no Brasil.

As postagens o levaram a ser incluído por Moraes no inquérito das milícias digitais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Barroso não citou o caso de forma específica, mas disse que decisões judiciais podem ser contestadas, mas não desrespeitadas.

“Decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado. Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil”, declarou.

O termo usado por Barroso na manifestação, “instrumentalização criminosa das redes sociais”, é utilizado de forma recorrente por Moraes em suas decisões ou falas públicas. Nas sete páginas da decisão em que ele manda investigar Musk, Moraes usou o termo seis vezes.

Leia a íntegra da manifestação do ministro Roberto Barroso:

Manifestação do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luís Roberto Barroso

Como é público e notório, travou-se recentemente no Brasil uma luta de vida e morte pelo Estado Democrático de Direito e contra um golpe de Estado, que está sob investigação nesta Corte com observância do devido processo legal.

O inconformismo contra a prevalência da democracia continua a se manifestar na instrumentalização criminosa das redes sociais.

O Supremo Tribunal Federal atuou e continuará a atuar na proteção das instituições, sendo certo que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras.

Decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado. Essa é uma regra mundial do Estado de Direito e que faremos prevalecer no Brasil.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

RR CONTABILIDADE

Notícias

Polícia Civil prende homem que viralizou nas redes sociais em vídeo rompendo tornozeleira eletrônica em Apodi

09/04/2024


Reprodução

oliciais civis da 57ª Delegacia de Polícia de Apodi (57ª DP de Apodi) deram cumprimento, nesta segunda-feira (08), a um mandado de prisão por regressão de regime contra Iranildo de Sousa Oliveira, de 31 anos, no município de Apodi, região do Oeste potiguar.

No último sábado (06), um vídeo do homem preso cortando a tornozeleira eletrônica e fazendo ameaças circulou nas redes sociais.

Iranildo é conhecido pela Polícia Civil e possui passagens por porte ilegal de arma de fogo, homicídio e outros crimes. Após a exposição do vídeo e o rompimento da tornozeleira eletrônica, a equipe da 57ª DP de Apodi/RN passou a monitorar a situação e, em decorrência de um mandado de prisão, localizou e prendeu o foragido, que teve prisão preventiva decretada pela Comarca de Mossoró.

 

O homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Águas do Açude Gargalheiras abastecem outros reservatórios e ressuscitam rios

09/04/2024


Sangria do Gargalheiras forma o fenômeno do véu de noiva – Foto: Cedida/Novo Notícias

As águas que descem ao longo dos últimos dias pelas paredes do Açude Gargalheiras, cuja cascata forma o fenômeno do “véu de noiva”, formam um cenário convidativo para a contemplação do público. E desde a última quarta-feira (3), quem testemunha a “sangria” do quarto maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, situado no município de Acari, no Seridó potiguar, também vê o renascer de um ilustre desconhecido: o Rio Acauã.

O afluente – um dos rios temporários que abastecem a bacia do Piranhas-Açu – teve o fluxo interrompido com a construção da barreira de concreto de 25 metros do açude, inaugurado em 1959, quando o paredão ligou as serras do Abreu e da Gargalheira. Desde então, as águas do Acauã só voltam a ganhar forma quando há o transbordamento do açude – cujo nome oficial é Marechal Dutra –, e percorrem por entre as veias singulares das serras do Seridó.

A torrente que vaza da gigantesca cachoeira de concreto armado, em seguida, corre até desaguar no rio Seridó. E assim, o caminho das águas também garante a manutenção de outros reservatórios. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), órgão que atua no monitoramento hídrico potiguar, as águas do Gargalheiras municiam primeiramente a barragem Passagem das Traíras, na cidade de Jardim de Seridó. O reservatório segue em construção. A conclusão da barragem, que está com 95% de execução, deve ser finalizada ainda este ano.

Após isso, o fluxo deságua no rio Piranhas, que fica a montante da barragem de Oiticica — cuja construção deve ser finalizada ainda este ano —, nos municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando.

O destino é a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, que se estende pelo território dos municípios de Assu, Itajá e São Rafael. O percurso total é de mais de 170 quilômetros.

A sangria desta semana foi a 30ª de toda a história do Gargalheiras. O ponto de transbordamento foi verificado às 23h15 do dia 03. Ou seja, o reservatório ultrapassou a marca de 100% da capacidade. A última vez que isso ocorreu foi em 19 de maio de 2011.

O Gargalheiras abastece a cidade de Acari e complementa o abastecimento de Currais Novos. Até fevereiro, havia a possibilidade de colapso no fornecimento de água tratada das duas cidades em função do baixo volume armazenado nos dois reservatórios. Em pouco mais de 40 dias, o açude saiu de 1% de capacidade para atingir o esplendor na semana passada.

Com o reservatório Marechal Dutra cheio, a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) estima que o abastecimento de Acari está garantido por até quatro anos, mesmo que não haja recarga ao longo deste período.

 

Novo Notícias

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Notícias

Estudante internada há mais de 4 meses com doença neurológica rara mobiliza hospital e escola para participar de colação de grau

08/04/2024


Foto: Anselmo Ferreira

Internada há quatro meses com uma doença neurológica crônica rara, Raylly Victoria Fernandes Freitas, de 18 anos, mobilizou a equipe do hospital e da escola onde estudava para conseguir realizar o sonho de participar da solenidade de sua colação de grau da sua turma, no último sábado (6).

A jovem foi diagnosticada com a rara Doença de Pompe aos seis anos de idade. Desde então, os desafios começaram. Ela perdeu a fala, iniciou tratamento intenso e, há cinco anos depende da cadeira de rodas para se locomover.

A doença, que provoca fraqueza muscular, progrediu em novembro do ano passado, quando ela foi internada no Hospital Universitário Onofre Lopes, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com uma grave complicação respiratória.

No entanto, as limitações físicas não paralisaram os sonhos de Raylly. Um deles era o de concluir o Ensino Médio e o curso técnico em comércio no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ela concluiu os trabalhos enviados pelos professores, mas não conseguiu participar das fotos com a turma, nem participar da segunda etapa do Enem. Com isso, temia também perder a colação de grau.

Porém, a equipe de neurologistas, enfermeiros e fisioterapeutas que acompanhavam Raylly no hospital se sensibilizou com o desejo dela e começou a viabilizar a ida da paciente para o evento de colação de grau, no último fim de semana.

Mesmo sem poder falar, a jovem respondeu, escrevendo pelo celular, o que a faz resistir aos desafios e conquistar o sonho de se formar:

“Muita coragem, força de vontade e, principalmente, muita fé em Deus”.

Segundo a equipe do hospital, embora necessite de equipamentos para respiração e alimentação, Raylly Victoria possui condições de alta hospitalar, mas aguarda judicialização para estruturação de Home Care (cuidado em domicílio).

Formatura

A formanda é vaidosa. Antes da festa, teve maquiagem e penteado. Desde que ficou sabendo que iria participar da formatura, Raylly ficou mais alegre. O médico Roger Cabral, que acompanha a paciente, disse que se surpreendeu com o quadro de evolução dela.

“Essa alegria, essa satisfação pessoal, também traz ajuda. Não só os remédios, mas ela sentir o apoio da equipe, essa alegria, ajuda na cura e no cuidado”, afirmou a superintendente do hospital, Eliane Pereira.

Uma ambulância com todos os equipamentos necessários e uma equipe multidisciplinar foi providenciada para acompanhar Raylly e mãe até o campus do IFRN na Zona Norte de Natal. A escola também preparou um espaço especial para atender às necessidades da aluna. A estudante foi recebida com aplausos ao chegar para a formatura.

“A gente sempre priorizou os sonhos dela. Esse dia representa o nome dela, Victoria”, disse a mãe da jovem, Rayanny Nayara Fernandes Silva.

G1 RN

 

 

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Notícias

Pix bate novo recorde de transações em um dia

08/04/2024


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O número de transações realizadas em um único dia com o Pix bateu novo recorde na sexta-feira (5) e atingiu 201,6 milhões, superando o total de 178,7 milhões registrado em 6 de março deste ano. Ou seja, houve avanço de quase 23 milhões de operações. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Banco Central (BC).

No dia seguinte ao recorde, no sábado (6), o número de transações alcançou 171,4 milhões, o maior para sábados desde a criação do Pix, em novembro de 2020.

“Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix”, disse o BC, em nota. Os dois resultados positivos do meio de pagamento, anotados na semana passada, coincidiram com o dia de pagamento de boa parte das empresas brasileiras.

De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o próximo desafio é a internacionalização do sistema. Ela, contudo, ainda esbarra em alguns problemas, como o controle da lavagem de dinheiro e a cobrança de impostos sobre as operações.

Metrópoles

 

 

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Organizador de festa na praia de Miami, em Natal, será autuado por lixo deixado no local

08/04/2024


Foto: Reprodução

O organizador de uma festa realizada neste domingo (7), na praia de Miami, em Natal, será autuado pela Lei nº 6.294/2011. De acordo com a lei, é obrigatória a limpeza das ruas após a realização de eventos por parte de seus organizadores. O que não aconteceu no referido evento.

Quem caminhou pela praia de Miami nesta segunda-feira (8) viu a faixa de areia com grande quantidade de lixo e, segundo os moradores, essa não é a primeira vez que ocorre essa situação. O lixo era tanto que se espalhava até o calçadão: garrafas de vidro e itens de plástico deixados pelos frequentadores da festa.

 

Caso a lei seja descumprida, os infratores podem receber multas que variam de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) dependendo do porte e capacidade financeira do promotor do evento. Se houver reincidência, a lei prevê que seja cobrado o dobro do valor da primeira multa.

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Por unanimidade, STF diz que Forças Armadas não são “poder moderador”

08/04/2024


Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Artigo 142 não autoriza intervenção militar em conflito de poderes

Por 11 votos a zero, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) esclareceram que a Constituição não permite, às Forças Armadas o papel de “poder moderador” no país, tese alardeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, usada como argumento para justificar uma eventual intervenção militar no caso de haver conflitos entre os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.

A decisão decorre de uma ação protocolada em 2020 pelo PDT para impedir que o Artigo 142 da Constituição seja utilizado para justificar o uso das Forças Armadas para interferir no funcionamento das instituições democráticas.

Em junho de 2020, o relator do caso, ministro Luiz Fux, concedeu liminar para confirmar que o Artigo 142 não autoriza intervenção das Forças Armadas nos Três Poderes. Pelo texto do dispositivo, os militares estão sob autoridade do presidente da República e se destinam à defesa de pátria e à garantia dos poderes constitucionais.

Segundo Fux, o poder das Forças Armadas é limitado e exclui qualquer interpretação que permita a intromissão no funcionamento dos Três Poderes e não pode ser usado pelo presidente da República contra os poderes.

 

“A missão institucional das Forças Armadas na defesa da pátria, na garantia dos poderes constitucionais e na garantia da lei e da ordem não acomoda o exercício de poder moderador entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, afirmou o relator.

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Homem é preso por maus-tratos a animal em Jardim do Seridó

08/04/2024


Foto: Reprodução

Gato foi encontrado com ferimentos graves e em estado de sofrimento

Um caso de maus-tratos contra animais foi registrado em Jardim do Seridó na noite deste sábado 6. Um homem esfaqueou um gato e o jogou no quintal da casa do dono.

Por volta das 20h15, a central de rádio da 2ª Cia/6º BPM recebeu uma mensagem via WhatsApp informando sobre o crime. A equipe se dirigiu ao local e constatou a veracidade dos fatos. O gato foi encontrado com ferimentos graves e em estado de sofrimento.

Após a confirmação do crime, a guarnição se dirigiu à casa do acusado, que se encontrava trancado em sua residência e se negou a abrir a porta. Diante da recusa, foi necessário o uso da força para adentrar o local e realizar a prisão do indivíduo.

 

O autor do crime foi conduzido à delegacia de plantão em Caicó-RN para as providências cabíveis. Ele responderá pelo crime de maus tratos contra animais, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

E AGORA? Homem que teve pênis amputado pela ex reata com ela

08/04/2024


FOTO: Reprodução

O frentista Gilberto Nogueira de Oliveira, de 39 anos, teve o pênis amputado pela companheira, a cozinheira Daiane dos Santos Farias, de 34 anos. O crime foi motivado por uma traição do homem, que teve um caso com a sobrinha da mulher, de 15 anos.

Em uma vingança, ela prendeu o órgão genital do parceiro em um elástico e usou uma navalha para cortá-lo. Na delegacia, ela confessou toda a trama e foi presa. Já o homem passou por uma série de cirurgias e ainda não está totalmente recuperado.

No entanto, houve uma reviravolta na história. À época do crime, no fim do ano passado, o homem era taxativo em dizer que não perdoaria Daiane, porém, segundo informações do colunista Ulisses Campbell, o casal reatou o relacionamento.

Na coluna True Crime, o jornalista revelou uma troca de cartas entre o casal. Conforme os registros, a primeira mensagem foi enviada por Gilberto, no dia 15 de março, que queria saber como Daiane estava.

O frentista achava que jamais receberia resposta. Porém, para sua surpresa, duas semanas depois ele recebeu uma carta escrita de dentro da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, onde a cozinheira aguarda julgamento.

Troca de cartas

Ao responder Gilberto, Daiane contou sentir “vergonha” de ter decepado o companheiro e relata as condições deploráveis do cárcere.

“Estou usando duas calcinhas há dois meses. Não consegui um trabalho aqui na cadeia. Ainda bem, porque teria de tirar a roupa todos os dias para passar de uma ala para outra. A revista íntima é obrigatória. E não queria que as funcionárias do presídio soubessem que só tenho duas calcinhas”, relatou.

Daiane disse que dorme no chão de uma cela de dois metros quadrados junto com outras duas detentas que não tomam banho.

Na carta, revelou nunca ter recebido visitas e que sente “muitas saudades” dos filhos, da casa, dos cachorros, dos gatos e, principalmente, de Gilberto. Ela pediu perdão e perguntou se ele estaria disposto a reatar o relacionamento.

Na resposta seguinte, Gilberto afirmou que perdoou completamente a mulher e se mostrou disposto a voltar. Na correspondência, ele manifestou o desejo de visitá-la na cadeia assim que for possível e também se propôs a arcar com as despesas de sua defesa, estipulada em R$ 40 mil.

Ao blog True Crime, o homem revelou que decidiu voltar para Daiane porque a ama mais do que tudo.

“Se não tivesse tido relações sexuais com a minha sobrinha no dia do aniversário da minha companheira, nada disso teria acontecido. Daiane é uma mulher maravilhosa, amorosa, que me ama. Ela não merecia ser traída dessa forma. Foi exposta para todo país. (…) Não me importo com o que os outros pensam. O que realmente importa é o que sinto por ela”, disse ele.

Pênis não foi reimplantado

O crime aconteceu quando Gilberto e Daiana se preparavam para casar. Os dois mobiliaram uma casa de sírio em Atibaia, no interior paulista. Ela tinha dois filhos de outro relacionamento; ele, um. Antes do Natal, Daiane descobriu que seu companheiro estava tendo um caso com sua sobrinha de 15 anos.

Para a vingança, ela comprou uma lingerie e preparou a suíte para uma noite de amor. Enquanto o noivo estava na cama sem roupa, Daiane apagou a luz e amputou o órgão genital do homem.

Para evitar um eventual reimplante, ela jogou o pênis de Gilberto no vaso sanitário e acionou a descarga. Antes disso, tirou uma foto do membro do companheiro em suas mãos e postou no grupo da família de Gilberto no WhatsApp. Também atirou as chaves do carro dele pela janela para dificultar o socorro.

Ainda em tratamento, Gilberto passou recentemente por um procedimento para a retirada de pedras nos rins, mas não foi possível devido a uma infecção decorrente do golpe no ventre. Por outro lado, recebeu de presente de um médico urologista uma prótese peniana, que deverá ser implantada quando seus ferimentos estiverem totalmente cicatrizados.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

Prazo para inscrição no concurso da Guarda Municipal de Macaíba encerra nesta segunda-feira

08/04/2024


Foto: Reprodução

Vencimentos dos futuros integrantes da GCM macaibense serão de R$ 1,5 mil

As inscrições para o concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Macaíba seguem até esta segunda-feira, dia 8 de abril de 2024. Estão sendo ofertadas 50 vagas a serem preenchidas imediatamente após a conclusão de todas as fases do certame e mais 150 vagas a serem incluídas em cadastro reserva, totalizando 200 vagas. Os vencimentos dos futuros integrantes da GCM macaibense serão de R$ 1.500,00, somando-se às gratificações específicas aplicadas a essa categoria profissional.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o portal da banca organizadora (www.idecan.org.br), onde consta o edital referente ao certame. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130,00. Para concorrer às vagas e participar desta seleção, os homens deverão ter estatura mínima de 1,60m e as mulheres ter estatura mínima de 1,55m. A idade mínima é de 18 anos, enquanto a máxima é de 45 anos.

A data prevista para a aplicação da prova objetiva é 26 de maio de 2024. A prova deverá conter questões de conhecimentos gerais (português, matemática e informática) e conhecimentos específicos (direito penal, direito processual e legislação de trânsito), conforme especificado no edital. Os locais de aplicação serão divulgados em tempo oportuno no site da Idecan.

 

As demais fases correspondem à aplicação de teste de aptidão física, à avaliação psicológica, à avaliação de saúde, à investigação social e ao curso de formação. É de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento das publicações acerca das informações sobre o decorrer do concurso.

AgoraRN

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Primeira páginaAnterior Próxima Última página