Notícias

Notícias

Wendel Lagartixa é preso na Bahia e encaminhado para presídio

11/05/2024


Imagem: reprodução

O policial militar reformado Wendel Fagner, o Wendel Lagartixa, foi preso na noite desta sexta-feira (10), na Bahia. Ele estava num veículo em direção ao Rio Grande do Sul, quando foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, no veículo onde estavam, havia uma arma.

Inicialmente, Wendel Lagartixa gravou um vídeo para o Instagram afirmando que o irmão dele assumiu a responsabilidade pela arma, reconhecidamente ilegal. O Wendel continua o vídeo fazendo críticas aos PRFs e aos policiais militares presentes na ocorrência.

Depois de algumas horas, a filha de Wendel, Anne Lagartixa divulgou um novo vídeo, afirmando que ao chegarem na delegacia, mesmo o irmão de Lagartixa tendo assumido a responsabilidade pela arma ilegal com o argumento de que vinha sendo ameaçado (disse também que levou sem ninguém saber), o preso acabou sendo Wendel Lagartixa.

“O delegado dispensou meu tio e levou meu pai. A gente não sabe o motivo”, afirmou Anne, acrescentando que, mesmo o tio tendo assumido a arma, a PRF afirmou que Wendel teria dito que a arma era dele. “Como pode uma safadeza dessa?”, questionou a jovem.

O fato é que Wendel já teria sido até encaminhado para o presídio na Bahia. A audiência de custódia deve acontecer só na segunda-feira (13). “A gente faz um apelo para que alguém possa ajudar meu pai, que seja advogado, desembargador, porque a gente está longe. Ligamos para os advogados, mas pela hora eles não atendem”, afirmou a filha de Lagartixa, em posts no Instagram durante a madrugada deste sábado (11).

VIAGEM PARA RIO GRANDE DO SUL

Wendel Lagartixa, o irmão e mais duas pessoas estavam indo para o Rio Grande do Sul, segundo ele, ajudar no salvamento de vítimas das enchentes. No vídeo que gravou falando da prisão, Wendel chegou a dizer que a arma ilegal era por causa da situação no RS, onde várias pessoas estavam sendo violentadas e estupradas.

 

96 FM Natal

Essa publicação é um oferecimento

RR CONTABILIDADE

Notícias

Cinco trechos do litoral do RN estão impróprios para banho; veja quais são

11/05/2024


Foto: Igor Jácome/g1

Cinco trechos de praias do litoral do Rio Grande do Norte estão impróprios para banho, segundo o mais recente Boletim de Balneabilidade das praias do programa Água Azul, divulgado nesta sexta-feira (10). São eles:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Ponta Negra (Morro do Careca), em Natal;
  • Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal;
  • Redinha (Rio Potengi), em Natal.

Foram coletadas e classificadas 51 amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

O Boletim da Balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A validade é de uma semana.

O estudo é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

g1-RN

 

 

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Com tumor cerebral, jornalista esportivo Antero Greco está em seus ‘dias finais’, revela companheiro de bancada na ESPN Paulo Soares

11/05/2024


Paulo Soares “Amigão” e Antero Greco no SportsCenter — Foto: Reprodução/ESPN

Após informações falsas sobre a morte do jornalista Antero Greco, de 68 anos, circularem na internet, o apresentador Paulo Soares afirmou em publicação que o amigo está nos “dias finais”. Os dois são amigos próximos e comandaram por anos o programa esportivo SportsCenter na ESPN Brasil.

Segundo o companheiro de bancada, Greco foi diagnosticado com tumor cerebral em junho de 2022, e desde então vinha fazendo tratamento para a doença. O jornalista está sedado, com alimentação por sonda, no Hospital Beneficência Portuguesa Mirante, em São Paulo, e não se comunica mais.

Ainda de acordo com Paulo Soares, o apresentador está rodeado de familiares, assim como amigos que tiveram a oportunidade de visitá-lo nos últimos dias para as despedidas. Depois que recebeu o diagnóstico do tumor cerebral, Antero fez duas cirurgias e também passou por radioterapia e quimioterapia. Até que sofreu com uma piora recente do quadro.

Em 9 de setembro do último ano, Greco passou mal ao vivo durante um programa e precisou ser retirado às pressas do estúdio. Na época, ele foi hospitalizado e precisou antecipar uma cirurgia que estava prevista para alguns meses depois. Afastado do trabalho, ele fez a cirurgia e passou por sessões de radioterapia.

— Exames foram feitos e se constatou um corpo estranho aqui [na cabeça]. Fui internado em urgência e operado pela equipe do Dr. Nilton Lara e saí legal. Dois meses depois, fazendo exames de rotina, mostrou que sobrou ‘um treco da gororoba’, então deveria ser submetido a uma segunda operação. Até que eu tive aquele piripaque. Exame aqui, biópsia aqui e acolá, a coisa ia de ‘médio’ para ‘grave a gravíssimo’ e para ‘coisa muito ruim’, depois foi rebaixado para ‘grave’. Fiz radioterapia e quimioterapia, estou me sentindo muito bem, estou liberado”, disse Greco na bancada do Sportscenter em 2023.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

KLEYTON MOTOS

Notícias

VÍDEO: Irmão de Wendell Lagartixa é preso na Bahia com pistola.

10/05/2024


Na filmagem, o próprio Wendell Lagartixa admite que o porte da arma é irregular e que foi “arregaçado”por policiais da Bahia. “Nos trataram como lixo”. No vídeo, o policial militar reformado aparenta estar alterado

O irmão do policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como “Lagartixa”, foi preso na noite desta sexta-feira (10) com uma arma quando estava a caminho do Rio Grande do Sul. A informação foi dada pelo próprio Wendel Lagartixa em vídeo postado na sua rede social.

Na filmagem ele próprio admite que o porte da arma é irregular e que foi “arregaçado”por policiais da Bahia. “Nos trataram como lixo”. No vídeo, Wendel Lagartixa aparenta alteração. “Estou indo para a delegacia agora com meu irmão preso por causa de uma arma”, diz.

Na filmagem ele reclama de ter sido parado e explica que estava a caminho do Rio Grande do Sul. “O meu irmão vinha dentro do carro com a gente. É ilegal? É ilegal. Meu irmão estava com uma arma ilegal porque a gente estava com medo de chegar ao Rio Grande do Sul e topar com muita facção”, disse.

Ele também se mostra revoltado com a forma como os policiais o trataram. “A Polícia, e o tenente da viatura da polícia da Bahia botou para lascar na gente. Polícia Militar me tratou como lixo. Só não me botou no chão porque eu peitei. E disse que se me colocasse… Iam ter que a ver”.

 

No final do vídeo ele promete que fará outra filmagem trazendo o nome do policial baiano que atuou na ocorrência.

 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO

Essa publicação é um oferecimento

KLEYTON MOTOS

Notícias

Quase 10 mil animais são resgatados durante enchentes no RS; voluntários se organizam com abrigos e cuidados

10/05/2024


Foto: Reprodução/ Instagram/ @deisefalci

Assim como as 107 pessoas mortas pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril, o número de animais que sofrem com os alagamentos e o abandono também revelam um cenário desolador. 9.819 foram resgatados até esta quinta-feira (9), segundo o governo do estado.

A informação foi divulgada pelo governo em uma coletiva de imprensa durante a tarde. Os dados foram contabilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS) com dados até às 12h, mas sem detalhes de quem fez os resgates. Estima-se que o número pode chegar a mais de 10 mil com operações do Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa Civil.

“Estamos vendo outros casos como esse (do cavalo Caramelo) que merecem esforço e resgate para que a gente possa deixar todas as vidas em segurança”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB).

A ativista da causa animal Luísa Sigaran está na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, na linha de frente de resgates e cuidados. Ela afirma que cerca de 1 mil animais das mais diversas espécies estão no local, de forma improvisada, com apoio somente de voluntários civis. O local tem galinhas, porcos, cachorros, gatos e até cavalos.

Nos resgates, que ocorrem juntamente as buscas por pessoas, a voluntária diz que vai às localidades das ilhas do Guaíba e a Eldorado do Sul, na Região Metropolitana da capital.

“É uma guerra. Muito bicho morto. Muito bicho faminto. Nós deixamos ração em cima dos telhados das casas [alagadas] para aqueles que não conseguimos resgatar, disse. ”A gente não tem como arcar com a responsabilidade. Nossa maior responsabilidade é salvar os animais e os manter vivo. A gente sobe em telhado, em casa submersa. Precisamos de um local grande e seguro para eles”, pontuou.

Em Porto Alegre, a prefeitura disponibilizou um espaço para atendimento a animais domésticos resgatados nas enchentes. A unidade de Saúde Animal Victória fica na Lomba do Pinheiro, na Zona Leste da Capital, e atende cerca de 130 pets de localidades afetadas, como a região das Ilhas e o bairro Humaitá.

“Eles recebem alimentação e são avaliados, com exames clínicos. Posteriormente, os animais são castrados, microchipados e devolvidos aos tutores depois de 30 dias”, explica Fabiana Ribeiro, coordenadora do Gabinete da Causa Animal (GCA).

Mobilização online

A mobilização para achar os tutores também ocorre pelas mídias sociais, com perfis que compartilham fotos de animais resgatados e desaparecidos.

Diulli Cardoso foi uma das pessoas que tomou a iniciativa de criar um perfil – nesse caso específico para o bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. A região foi uma das mais afetadas pelas cheias, o que deixou muitos animais desamparados. No domingo (5), a prefeitura pediu a moradores que deixassem as residências após o dique do Arroio Feijó transbordar.

Em alguns casos, pessoas utilizam o conhecimento técnico da profissão para auxiliar os animais. É o caso da arquiteta Marina Quintana, que arrecadou dinheiro nas mídias sociais para a montagem de estacas de madeira para cachorros e gatos. Ela atua, nesta semana, no Vida Centro Humanístico, um espaço público que tem acolhido, como abrigo, pessoas e também animais.

“Tem a sala vermelha, que é onde estão os cachorros mais lentinhos. Eles conseguem separar os cachorros que estão mais estressados e bravos, uma sala só para os idosos e uma só para gatos. A gente está, inclusive, criando mais espaço para 50 gatos. Espero que a gente termine amanhã”, diz.

 

Fonte: g1

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Notícias

Com ameaça de piratas, militares escoltam remédios e equipamentos de hospitais inundados no RS

10/05/2024


Foto: Cristiano Mariz / O Globo

Com a falta de insumos hospitalares na região Metropolitana de Porto Alegre (RS), os militares passaram a fazer operações com a equipe do Sistema Único de Saúde (SUS) para recuperar equipamentos e medicamentos de hospitais inundados.

Uma carga avaliada em R$ 1,5 milhão foi recuperada nesta sexta-feira. Militares e policiais civis com fuzis escoltavam três barcas lotadas de remédios, respiradores e aparelho de diálise do Pronto Socorro de Canoas, hospital de referência mais de 150 cidades no Estado. A unidade está inundada até o segundo andar.

A presença de piratas nas ruas alagadas levou ao reforço da segurança.

— Eles estão saqueando durante a noite. Já deram alguns pipocos para assustar a gente, mas não nos intimidam — disse o tenente do Exército Felipe Nimmiti, que coordenou a escolta da ação.

O tenente vai na frente do barco e sempre engatilha a arma quando avista algum barco suspeito.

Para evitar mergulhar em meio ao lixo tóxico do hospital, militares precisaram abrir um buraco no prédio com marretadas. De lá, escalaram a parede e retiraram os equipamentos.

Na última sexta, cerca de 250 pessoas foram evacuadas às pressas do Pronto Socorro de Canoas. Três pacientes acabaram morrendo no meio do corre-corre – um corpo ainda não foi encontrado.

Os suprimentos médicos foram encaminhados a outro hospital da cidade, que tem atendido os feridos das enchentes.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

FAB realiza lançamento aéreo de mantimentos em locais isolados no RS

10/05/2024


Foto: Divulgação

Nos próximos dias, a Força Aérea Brasileira (FAB), no âmbito do Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari 2, vai realizar o lançamento de donativos e materiais essenciais, por via aérea, nos locais mais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As missões buscam trazer mais agilidade no atendimento à população isolada, uma vez que muitas estradas encontram-se obstruídas.

Nesta quinta-feira (09), coordenado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), foi realizado o primeiro lançamento a partir da aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, que é sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG) e foi deslocado para operar a partir da Base Aérea de Santa Maria (BASM). Essa primeira carga, embarcada na Base Aérea de Canoas e lançada pela FAB na região de São Jerônimo (RS), continha cerca de 2,4 toneladas de fardos de água e cestas básicas.

“É muito importante para o Esquadrão ver que nosso trabalho está sendo útil em um momento tão emergencial. É para isso que treinamos e nos mantemos sempre preparados. Realizar missões de lançamento de carga em uma área de difícil acesso é gratificante e denota a capacidade de emprego da aeronave de transporte militar”, disse o capitão aviador Kleber Aurelio Saugo, um dos pilotos envolvidos na missão.

O material foi condicionado no método CDS (do inglês Container Delivery System) e equipado com paraquedas pelo Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) do Exército Brasileiro. O recolhimento e distribuição do material lançado pela FAB estão a cargo das autoridades locais.

Após a missão de lançamento, foram transportados 4,5 toneladas de insumos hospitalares e material de resgate até a Base Aérea de Santa Maria (BASM). O material foi embarcado na Base Aérea de Canoas.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

RR CONTABILIDADE

Notícias

DNIT dá novo prazo para liberação de desvio da BR-304, mas condiciona às chuvas

10/05/2024


Foto: Cedida

Os motoristas que trafegam pela BR-304 na altura do município de Lajes terão que esperar, pelo menos, mais cinco dias para utilizar o desvio prometido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). A obra, que tinha previsão de ser entregue e liberada nesta sexta-feira (10), não foi concluída. O novo prazo é a próxima quarta-feira (15). Contudo, desde que não chova.

De acordo com o superintendente do DNIT, Getúlio Batista, a causa para o atraso na entrega do desvio foi a chuva. A previsão para finalização nesta sexta-feira estava condicionada à estiagem, o que não ocorreu e, segundo ele, prejudicou o andamento da obra. Até lá, a população segue utilizando um desvio privado na região, ao custo de R$ 20 a R$ 30, dependendo do veículo, ou seguem por rotas alternativas, como a Estrada do Óleo.

Já sobre a a solução definitiva, com a construção da nova ponte, o DNIT também não tem previsão para a substituição da estrutura que foi destruída durante as fortes chuvas do início de abril. O órgão ainda está concluindo o anteprojeto, que será aprovado em Brasília, para somente após isso dar início ao processo emergencial para construir a nova ponte a ser utilizada pelos motoristas que trafegam entre as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte, Natal e Mossoró.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

PREFEITURA DE PARAZINHO - RN

Notícias

Davi é detonado por postar selfie sorrindo em meio a vítimas no RS: “Que felicidade é essa?”

10/05/2024


Foto: Reprodução

Trabalhando como voluntário no Rio Grande do Sul, Davi Brito decidiu tirar uma selfie em meio às vítimas das enchentes no estado gaúcho. “Deus no controle, vamos ajudar o povo”, escreveu ele na legenda do post, feito na tarde desta sexta-feira (10/5).

A imagem, porém, gerou uma onda de revolta nas redes sociais. Seguidores do campeão do Big Brother Brasil 24 criticaram a atitude do baiano em aparecer sorrindo na foto.

“Que horror você querer mídia filmando as pessoas em um momento de vulnerabilidade”, comentou uma pessoa. Outra disse: “Que felicidade é essa, Davi? Sorrindo? Olha a cara de tristeza do pessoal atrás”. “Tá achando que é festa?”, questionou uma terceira.

 

Fonte: Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Congresso alertou em 2008 para risco climático de enchentes extremas

10/05/2024


Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images

Um relatório do Congresso alertou há 16 anos para o risco de enchentes extremas no Brasil por causa do aquecimento global. O documento de 2008, que pediu que o Brasil se adaptasse com urgência às mudanças climáticas, tem trechos que contrastam com o desastre climático no Rio Grande do Sul dos últimos dias, que já deixou 107 mortos.

“A vulnerabilidade do Brasil manifesta-se sob diversos aspectos, como, por exemplo: aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos (enchentes e secas)”, afirmou o relatório final da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas do Congresso, em junho de 2008. O documento de 253 páginas apontou ainda: “As chuvas estão ficando mais concentradas, no tempo e no espaço, corroborando o quadro atual de mais secas e enchentes intensas”.

O relator da comissão era o então senador Renato Casagrande, atual governador do Espírito Santo. Naquela época, Lula estava no seu segundo mandato, o ministro do STF Dias Toffoli era advogado-geral da União, e a crise financeira de 2008 se aproximava do ápice nos Estados Unidos.

Guilherme Amado – Metrópoles

 

 

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

SBT tira do ar reportagem sobre caminhões multados no RS

10/05/2024


Foto: Reprodução

O SBT enfrenta uma crise com o governo Lula por causa de uma reportagem do programa Tá na Hora, exibida na última terça-feira (7). A matéria afirmava que caminhões com doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul estavam sendo multados.

O relato foi feito pela âncora Márcia Dantas, que foi enviada ao estado na segunda-feira (6). Marcão do Povo, o outro apresentador do programa, também ressaltou a informação e criticou as autoridades que supostamente multavam as doações. O assunto ocupou 75 minutos do Tá na Hora, que teve ao todo 105 minutos.

A reportagem chegou a ser compartilhada por Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT e filha de Silvio Santos, em seu Instagram. “Isso é jornalismo de verdade. Parabéns, SBT!”, escreveu a executiva.

Porém, assim que foi ao ar, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, pediu providências para que a reportagem fosse desmentida. Mais cedo, ele já havia dito nas redes sociais que aquela informação, que vinha circulando em grupos de extrema-direita havia algumas horas, não era verdadeira.

Oficialmente, o SBT afirma que não houve erro e que a jornalista apenas relatou o que viu durante a ida ao Rio Grande do Sul. Segundo a emissora, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) suspendeu as multas aplicadas e flexibilizou as regras para inspeções de caminhões justamente por causa da reportagem. As duas medidas foram confirmadas ao F5 pela agência, que, no entanto, não esclareceu se elas tiveram ligação direta com a situação mostrada pelo Tá na Hora.

De qualquer modo, nesta quarta-feira (8), o material não era mais encontrado nas páginas digitais do SBT ou no canal oficial da emissora no YouTube. Segundo a emissora, a reportagem foi retirada do ar após os questionamentos para verificação. Após comprovar que as informações apresentadas estavam corretas, os vídeos voltaram às plataformas.

 

Folha

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Exército já resgatou mais de 60 mil pessoas em enchentes no RS, diz comandante

10/05/2024


Foto: Reprodução

Em entrevista à CNN, na noite desta quinta-feira (9), o comandante do Exército, General Tomás Paiva, detalhou o trabalho das equipes militares nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O oficial afirmou que o Exército está empenhado em uma operação de guerra, com mais de 20 mil militares envolvidos até o momento. Segundo Paiva, já foram resgatadas mais de 60 mil pessoas em áreas afetadas pelas fortes chuvas.

“Ainda estamos na fase onde a prioridade é resgatar pessoas, salvar vidas”, afirmou.

Combate às notícias falsas

O comandante lamentou a disseminação de notícias falsas sobre o trabalho das Forças Armadas, ressaltando que isso entristece os próprios militares envolvidos nas operações, muitos deles gaúchos que tiveram que deixar suas próprias famílias para auxiliar no resgate.

“Isso chega a um ponto, eu entendo que há desespero das pessoas, mas eu acho que não pode haver esse tipo de aproveitamento. A informação correta é fundamental para que a confiança seja restabelecida”, declarou.

Próximas etapas

Paiva ressaltou que, após a fase inicial de resgate, as próximas etapas envolverão o apoio logístico às pessoas desabrigadas e a reabertura de vias, demandando a mobilização do poder público em todas as esferas.

“Certamente, não só as forças, mas o poder público de uma maneira geral vai ter que se mobilizar para fazer isso aí o quanto antes e mais rápido, porque isso é necessário para que a gente não tenha percalços no atendimento à população”, concluiu.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

11 bombeiros do RN embarcam para auxiliar vítimas das enchentes no RS

10/05/2024


Foto: CBM/RN

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), enviou nesta sexta-feira (10), os bombeiros militares, equipamentos e veículos para a força tarefa humanitária no estado do Rio Grande do Sul.

Ao todo, serão enviados 11 bombeiros militares. Além de equipamentos de resgate e salvamento, quatro embarcações, duas pick-ups, e kit’s de atendimento pré-hospitalar.

A equipe do CBMRN saiu de Natal, rumo ao Rio Grande do Sul, por volta das 7h desta sexta-feira. A previsão de duração da viagem é de cinco dias.

“Nesse momento de crise que o Rio Grande do Sul passa, manifestamos toda nossa solidariedade ao povo gaúcho, e estamos com toda nossa Corporação à disposição para atuarem nas diversas frentes que for necessário”, disse o comandante-geral.

O gabinete de gestão de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) tem sido responsável pela coordenação do envio de efetivo e de recursos dos demais estados. “O gabinete definirá os próximos passos de nossas equipes assim que chegarem no Rio Grande do Sul”, afirmou o comandante-geral.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

KLEYTON MOTOS

Notícias

Papa Francisco doa mais de R$ 100 mil EUROS às vítimas das chuvas no RS

09/05/2024


Foto: WikimediaCommons

O Papa Francisco doou 100 mil euros (cerca de R$ 550 mil) para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (9) pelo arcebispo de Porto Alegre, Jaime Spengler.

“Fomos informados pela Nunciatura Apostólica de que o Santo Padre destinou um valor substancial, por meio da Esmolaria Apostólica, para auxílio dos desabrigados. Este valor foi em torno de 100 mil euros e será repassado para a Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível”, disse Spengler ao Vatican News.

A Esmolaria Apostólica funciona como o departamento da Santa Sé que tem a função de exercer a caridade para os pobres em nome do Papa. Segundo o Vatican News, Francisco expressou sua solidariedade aos afetados pelas enchentes no Estado.

No domingo (5), o Papa expressou sua solidariedade pela “população do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingida por grandes inundações, que o senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”.

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

CHUVAS NO RS: Nasa divulga imagens de satélite que mostram dimensão da tragédia; veja antes e depois

09/05/2024


Imagem: Divulgação/Nasa

A Nasa, agência espacial ligada ao governo dos Estados Unidos, divulgou imagens captadas por satélite que mostram a dimensão da tragédia provocada pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada.

Até a tarde desta quinta-feira (9), 107 pessoas morrera, 374 estão feridas e 136, desaparecidas. Clique aqui para ver os nomes. Em todo o estado, 428 municípios foram atingidos –veja a lista aqui.

Para efeito de comparação, a Nasa divulgou duas imagens da região metropolitana de Porto Alegre: uma do dia 20 de abril –antes do início dos atuais eventos climáticos– e outra desta semana.

 

A imagem mais recente mostra os rios Jacuí, Sinos e Caí completamente inundados, com a água extravasando por uma área extensa a partir dos leitos. As águas barrentas chegam ao lago Guaíba e à lagoa dos Patos.

 

A imagem abaixo mostra, na cor azul, o nível normal dos rios que banham a Grande Porto Alegre e, em vermelho, como esses cursos d’água ficaram após as tempestades.

O transbordamento desses grandes rios provocaram grandes enchentes em municípios da região metropolitana. Além da capital gaúcha, as imagens de satélite mostram cidades como Canoas, Guaíba e Eldorado do Sul embaixo d’água.

Outra imagem focada na cidade de Porto Alegre mostra como a cidade foi castigada pela cheia do Guaíba, cujo nível passou de 5 metros pela primeira vez na história. Na imagem, é possível ver a região das ilhas, o porto, o Centro Histórico, o aeroporto Salgado Filho e os estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio completamente alagados.

CNN Brasil

 

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Notícias

STF valida restrições a indicações de políticos em empresas públicas

09/05/2024


Foto: Gustavo Moreno/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quinta-feira que são constitucionais as restrições para indicação de políticos para a direção de empresas estatais que foram estabelecidas pela Lei das Estatais, de 2016. Os ministros decidiram, no entanto, manter as indicações feitas desde o ano passado, quando essa restrição foi suspensa, até agora. Novas nomeações que contrariem a lei não serão permitidas.

A decisão pela validade da lei foi tomada por oito votos a três. Já a manutenção dos indicados durante a vigência da decisão provisória ocorreu por unanimidade.

O julgamento foi concluído nesta quinta com os votos de Edson Fachin, Luiz Fux e Cármen Lúcia, favoráveis à lei, e de Gilmar Mendes, contrário.

Já haviam se manifestado pela constitucionalidade os ministros André Mendonça, Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Flávio Dino votou pela inconstitucionalidade, assim como o relator, o ministro aposentado Ricardo Lewandowski (hoje ministro da Justiça).

Legislação estabeleceu quarentena

Estavam sendo analisados dois pontos da Lei das Estatais, que foram suspensos em março do ano passado por Lewandowski. O primeiro deles é a vedação de nomeação de ministros de Estado e secretários estaduais e municipais para o conselho de administração ou diretoria de estatais.

O segundo é a proibição de indicação, para os mesmos órgãos, de pessoas que tenham atuado nos últimos três anos como participantes de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização de campanha eleitoral.

Lewandowski havia considerado, atendendo a um pedido do PCdoB, que essa proibição estabelecia “discriminações desarrazoadas e desproporcionais”.

Nesta quinta, Fachin afirmou que a lei não impede a nomeação devido a opiniões políticas, mas sim atua contra o conflito de interesses.

— Não se pode, por exemplo, impedir uma pessoa de assumir determinado cargo público em virtude de sua opinião, política, ideológica, seja ela qual for. Mas é possível que ela presuma que quem tenha exercido cargo de direção partidária ou funções similares enumeradas pela lei tenha um conflito objetivo de interesses com a administração.

Luiz Fux lembrou que outros cargos também são alvos de quarentena, como os próprios juízes

— A quarentena estabelecida pela lei me parece uma quarentena adequada por ela tem parâmetros constitucionais. E esse é o parâmetro que se aplica aos juízes e também aos membros do Poder Legislativo.

Gilmar Mendes, por sua vez, considerou que a lei pode afastar “quadros competentes”:

— A pretexto de blindar a empresa estatal de ingerências partidárias e (de) pessoas não qualificadas, o diploma legal afasta, ou pode afastar, quadros competentes da República de postos-chaves da administração pública indireta.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Leite diz que reconstrução do Rio Grande do Sul custará R$ 19 bilhões

09/05/2024


Foto: Divulgaçao

O governador Eduardo Leite (PSDB) disse nesta 5ª feira (9.mai.2024) que serão necessários ao menos R$ 19 bilhões para reconstruir a infraestrutura do Rio Grande do Sul depois das fortes chuvas que atingiram 425 dos 497 municípios e já mataram 107 pessoas. Segundo Leite, diversas áreas vão precisar de recursos.

Ele disse que a avaliação dos danos ainda é preliminar. “O efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores”, declarou em seu perfil no X (ex-Twitter). O governador declarou que deve detalhar os recursos necessários para o Estado ainda nesta 5ª feira (9.mai).

Os temporais já deixaram 107 mortos e 136 pessoas desaparecidas, de acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado às 9h. O Estado ainda tem:

desalojados: 163.786;

pessoas em abrigos: 67.428;

afetados: 1.476.170; e

feridos: 374

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Notícias

Bolsonaro diz estar melhorando da infecção na perna; veja imagem

09/05/2024


Foto: Reprodução/Rede Social

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou à coluna do Igor Gadelha que começou a sentir sinais de melhora da Erisipela, infecção de pele provocado por uma bactéria e que, no caso dele, atingiu a perna esquerda (veja foto).

Segundo Bolsonaro, a melhora começou a ser sentida na tarde da quarta-feira (5/5). “Depois do almoço comecei a sentir uma melhora. Antes disso estava muito ruim”, relatou o ex-mandantário.

O ex-presidente da República está tratando a infecção com dois antibióticos principais: Daptomicina e Ceftriaxone. Ambos os medicamentos são aplicados pela equipe médica por meio de injeções.

 

Além da Erisipela, Bolsonaro está internado em um hospital privado de São Paulo por conta de um desconforto intestinal, o que o ex-presidente também já apresentou melhora, segundo o último boletim médico.

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Câmara aprova PL que exige oferta de serviço para rastrear pets em voos após morte do cão Joca

09/05/2024


Foto: Reprodução/Instagram

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) um projeto de lei que exige que as empresas aéreas ofereçam o serviço de rastreamento de animais de estimação (cães e gatos) por elas transportadas em voos domésticos.

O projeto foi aprovado de forma simbólica (quando não há a contabilização de votos) e com orientação favorável de todos os partidos. O texto segue para o Senado.

A matéria é de autoria dos deputados petistas Alencar Santana (SP), Odair Cunha (MG), líder da sigla na Casa, e Carlos Veras (PE), e foi apresentado em 2022.

O texto foi aprovado na esteira da comoção causada pela morte de um cachorro da raça golden retriever, Joca, em abril. Ele morreu após ter sido enviado para o destino errado num voo da Gol Linhas Aéreas.

 

Folha de S. Paulo

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Chuvas no RS: sobe para 107 o número de mortos em todo o estado

09/05/2024


Foto: Reprodução

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, em balanço divulgado no início da noite desta quarta-feira (8), que chegou a 107 o número de pessoas mortas em decorrência das chuvas que castigam o estado desde o início da semana passada. Há ainda 374 feridos e 136 desaparecidos.

Veja o balanço:

Óbitos confirmados: 107

Óbitos em investigação: 1

Municípios afetados: 425

Pessoas afetadas: 1.476.170

Desalojados: 164.583

Pessoas em abrigos: 67.542

Feridos: 374

Desaparecidos: 136

Resgates retomados após trégua na chuva

Os resgates realizados por voluntários com embarcações, partindo do Lago Guaíba, em Porto Alegre, foram retomados ainda na quarta-feira (8), horas depois de uma interrupção provocada pela chuva. A prefeitura da capital gaúcha chegou a pedir a suspensão dos salvamentos, por volta das 14h de ontem, pois as condições meteorológicas apresentavam riscos às pessoas.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Primeira páginaAnterior Próxima Última página