Notícias

Notícias

Pessoas traídas têm 9 vezes mais chance de trair, diz pesquisa

12/05/2024


Foto: igor_kell/Getty Images

Chumbo trocado não doi? Dados de uma pesquisa conduzida por estudiosos da Universidade Estadual da Califórnia mostram que pessoas que já foram traídas ou desconfiam que são traídas têm cerca de 8,72 vezes mais chance de também trair.

Para chegar a essa conclusão, 2 mil pessoas casadas, entre homens e mulheres, foram entrevistadas sobre traição. As informações são do portal Daily Mail.

De acordo com os pesquisadores, isso acontece por conta de um fenômeno chamado de “intimidade de vingança”. A raiva e o ressentimento costumas ser as principais motivações, com o objetivo de causar no parceiro a mesma dor que ela sentiu.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

FF CONSULTORIA ONLINE

Notícias

PEDRA GRANDE: Projeto BBC sendo solidário

12/05/2024






Realizado com sucesso

Neste último sábado, 11/05/2024, na cidade de Pedra Grande, através da iniciativa do @barber_felix7 reunimos os projetos sociais @projeto_bbc_ @projetocaranguejo2020 @escolinha_aapg para promovermos jogos amistosos, com intuito de arrecadar alimentos para atender as vítimas acometidas pelas fortes chuvas no estado do Rio Grande Sul. 

#solidariedade 

Projeto social sendo solidário por meio do esporte.

 

Quero agradecer a participação e colaboração de todos em especial aos responsáveis

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

O PODER EMANA DO POVO: A festa organizada por comerciantes em Caiçara do Norte está lotada

12/05/2024



Mesmo com tudo que aconteceu por parte da atual gestão da cidade tentando atrapalhar o evento dos comerciantes na praça das rocas, o povo deu uma resposta a gestão.

 

O EVENTO ESTÁ ACONTECENDO AGORA E ESTÁ LOTADO!

 

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Mortes por leptospirose aumentam 44% devido a enchentes no Brasil em três anos

12/05/2024


Foto: DIVULGAÇÃO/SES-DF

As mortes por leptospirose cresceram 44% em três anos no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020 o país teve 195 óbitos contra 281 em 2023. O acumulativo dos anos totalizou 974 mortes, com 182 em 2021 e 318 em 2022, sendo considerado o maior registro. As enchentes foram a principal causa do aumento de mortalidade.

A leptospirose é uma doença infecciosa adquirida quando a pessoa é contaminada pela exposição direta ou indireta à urina de ratos que estejam infectados pela bactéria Leptospira. Com as enchentes, o aumento de transmissão da doença é maior.

“Quando acontece esse tipo de desastre natural, [a leptospirose] consegue se espalhar pela enchente e quem entra em contato com a água contaminada, fica doente. Lembrando que ela consegue penetrar na pele mesmo sem nenhum tipo de feridas”, explica o infectologista Manuel Renato Palacios.

Segundo Palacios, a leptospirose não é uma doença de alta letalidade, mas se desenvolvido para a forma mais grave, a taxa de óbitos pode crescer. De acordo com a pasta, até abril deste ano, são 72 mortes em 734 casos.

Tragédia no RS

A população do Rio Grande do Sul vive a pior catástrofe decorrente da água da chuva. Em 12 dias, as enchentes afetaram ao menos 1,7 milhões de pessoas e 86% dos municípios. Com o aumento de risco da contaminação da doença, a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) elaborou no domingo (5) uma nota técnica de recomendação para prevenção dos casos no estado.

“É fundamental que nesse cenário essa profilaxia seja amplamente fornecida para a população que ficou em contato direto com as áreas alagadas. O acesso a isso pode mudar o cenário e evitar muitos casos graves pela doença” disse o coordenador da infectologia do Hospital DF Star, Giberto Nogueira.

R7

 

 

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

SUSTO: Jacaré invade casa e é retirado pelo Corpo de Bombeiros, em Ceará-Mirim

12/05/2024


Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã deste domingo (12), uma visita inesperada assustou moradores de uma casa na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Um jacaré resolveu levar emoção para o Dia das Mães aos moradores de uma residência no bairro Nova Conquista.

Apesar do susto, o animal ficou preso no alpendre da casa após os moradores fecharem os portões, impedindo que a visita continuasse o passeio no interior da casa. Os populares acionaram o Corpo de Bombeiros Militares (CBM), que foi até o local e fez a remoção do réptil. De acordo com o CBM, ninguém se feriu, e o animal foi retirado com segurança.

 

Novo Notícias

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

VÍDEO: Veja o momento em que motorista invade área de obra na Zona Norte de Natal e carro cai em cratera

12/05/2024


Câmeras de segurança registraram o momento em que condutor de um veículo derrubou manilhas e faixas de isolamento e o carro que ele dirigia caiu em uma cratera na Zona Norte de Natal, na madrugada deste domingo (12). O acidente foi ocorreu por volta das 3h, no cruzamento da Avenida Maranguape com a Rua São Francisco. Até às 13h do domingo, o carro ainda se encontrava na cratera, e a cena chama atenção de curiosos, que a todo momento param para fazer fotos.

Moradores da região pularam na cratera para socorrer o condutor, que não foi identificado. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar o resgate. Chovia bastante na região, o que dificultou a retirada do motorista. Consciente, com escoriações, ele foi conduzido em ambulância a um hospital.

A interdição no local foi iniciada no dia 21 de novembro de 2023. 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Netinho Faustino ? (@blogdonetinhofaustinojc)

Essa publicação é um oferecimento

KLEYTON MOTOS

Notícias

EXCLUSIVO: Blogueiro Netinho Faustino entrevista hoje(12) uma sobrevivente da tragédia no Rio Grande do Sul

12/05/2024


O blogueiro Netinho Faustino entrevista hoje dia 12 pelo instagram @blogdonetinhofaustinojc vitimas da tragédia no Rio Grande do Sul. A live vai ao ar ás 20h30min.

 

Iremos conversar com quem está passando de perto essa tragédia, e claro poder ajudar as familias de uma forma direta com doações.

 

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Notícias

CAIÇARA DO NORTE:[VÍDEO] Prefeitura tenta barrar festa das mães promovidas por comerciantes

12/05/2024


 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Netinho Faustino ? (@blogdonetinhofaustinojc)

Mais uma vez, a gestão do Prefeito Pilola tentar impedir o comércio local de Caiçara do Norte de realizar uma confraternização e assim aquecer o comércio local.

Primeiro foi a ressaca de carnaval, no Bloco Voador com Batata, que enquanto a Prefeitura de São Bento do Norte apoiou com banheiros químicos e iluminação, a gestão de Pilola mostrou o seu lado perseguidor, retirando a iluminação pública e impedindo o bloco de estender sua apresentação.

Hoje os comerciantes se organizaram com o cantor Messias Paraguai. Uma festa pequena, um palco e um som estava sendo montado no bairro das Rocas. Mas para a surpresa, além de Pilola não apoiar, ainda mandou desmontar o palco e acabar com o evento.

Em vídeo, os comerciantes desabafam sobre o episódio do dia das mães. A festa vai acontecer, mas em outro lugar e de forma improvisada. 

Um adeno: Os comerciantes de Caiçara do Norte possuem todas as autorizações para a realização do evento, no corpo de bombeiros e órgãos de fiscalização.

Matéria/ Netinho Faustino 

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Número de vítimas das chuvas sobe para 143 no Rio Grande do Sul

12/05/2024


Mais de 76 mil pessoas foram resgatadas com vida

Boletim divulgado às 9h deste domingo 12 pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul revela que subiu para 143 o número de óbitos confirmados nas enchentes recentes que afetaram 446 municípios gaúchos. Estão desaparecidas ainda 125 pessoas. No total, as enchentes afetaram 2.115.704 pessoas. Estão desalojadas 537.380. Há 806 feridos e 81.170 pessoas em abrigos.

O mutirão formado por profissionais e voluntários de todo o país que trabalham no estado resgatou até o momento 76.399 pessoas e 10.555 animais. As equipes somam 27.589 pessoas, com auxílio de 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações. A orientação dada à população é que verifique se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Em caso positivo, deve-se procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos.

Alertas

Com o objetivo de aumentar o nível de prevenção, recomenda-se que as pessoas se cadastrem para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o Código de Endereçamento Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

 

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo gaúcho, também é possível efetuar o cadastramento via ‘Whatsapp’, registrando-se pelo telefone (61) 2034-4611 ou no ‘link’. “Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual”, informou a Secom.

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Rio Grande do Sul tem chance muito alta de novas inundações neste domingo (12)

12/05/2024


Foto: Claudia Martini/Xinhua

Quase todo o Rio Grande do Sul está sob possibilidade muito alta de novas inundações e/ou enxurradas —ocorrências hidrológicas—, neste domingo (12), de acordo com boletim do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Dentro dessa área de risco está a região metropolitana de Porto Alegre e as regiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste. O risco é derivado da previsão de mais chuvas, a permanência das inundações no estado, além dos acumulados de chuva dos últimos dias e das condições de saturação do solo, aponta o Cemaden.

Somente a região Centro Ocidental do estado escapa da classificação “muito alta”, mas, ainda assim, encontra-se sob possibilidade alta de ocorrências hidrológicas.

O Sul Catarinense, na área litorânea, também se encontra sob possibilidade alta.

Folha de S. Paulo

 

 

Essa publicação é um oferecimento

RR CONTABILIDADE

Notícias

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

12/05/2024


Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada federal Amália Barros (PL) morreu aos 39 anos, informou um comunicado oficial publicado em sua conta no X (antigo Twitter) na madrugada deste domingo (12). Ela estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas.

Eleita deputada federal em 2022 por Mato Grosso, Amalia era vice-presidente do PL Mulher nacional e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.

Paulista de Mogi Mirim e formada em Jornalismo, Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular em 2016.

Desde então, a congressista adotou o gesto da mão cobrindo seu olho esquerdo como sua marca registrada e passou a lutar por pautas relativas à toxoplasmose e à visibilidade de pessoas monoculares.

Amália inspirou a Lei 14.126/2021, apelidada com o nome, que classifica a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial.

Ainda em 2021, a política fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que realiza campanhas de doação de prótese ocular e presta assistência a monoculares. Por meio dele, a deputada federal realizava campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais.

Amália era filiada ao Partido Liberal (PL), mesmo partido pelo qual o ex-presidente Jair Bolsonaro se elegeu em 2018, e era aliada da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, e tem fotos com ambos em suas redes sociais.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

KLEYTON MOTOS

Notícias

URGENTE: Juiz reconsidera decisão e manda prender Wendel Lagartixa

11/05/2024


Imagem: reprodução

Após conceder liberdade provisória, o juiz Eduardo Ferreira Padilha, da Bahia, a pedido do Ministério Público, resolveu reconsiderar decisão e decretou a prisão preventiva de Wendel Lagartixa.

“Ante o exposto, com lastro nos arts. 309 e 312 do CPP, DEFIRO a promoção ministerial de ID. 444145970, pelo que, RECONSIDERANDO a retro decisão de ID. 444141517, CONVERTO O FLAGRANTE DE WENDEL FAGNER CORTEZ DE ALMEIDA. Expeça-se o MANDADO DE PRISÃO decorrente de conversão do flagrante em preventiva“, escreveu na decisão.

Ao conceder a liberdade provisória de ‘Lagartixa’, o juiz havia dito que estava “impossibilitado legalmente de analisar o mérito acerca da conversão do flagrante em prisão preventiva. Isto porque o art. 311, da legislação adjetiva, com a redação dada pela lei 13964/2019,não mais possibilita a decretação da prisão preventiva sem requerimento da Autoridade Policial ou do Ministério Público”. 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

KLEYTON MOTOS

Notícias

Não fazer as unhas é a nova tendência de beleza; conheça o nonicure

11/05/2024


As unhas cada vez mais minimalistas estão com tudo. Famosas e fashionistas têm apostado no nonicure; veja como usar também

Se tem uma palavra que apareceu muito no mundo da moda e na beleza no geral nos últimos anos foi “minimalismo”. Muitas mulheres têm apostado em visuais mais naturais, com menos maquiagem e roupas um pouco mais básicas. E, agora, essa tendência também repercutiu nas unhas, com a chamada“nonicure”.

Na nonicure, as unhas podem aparecem com enfeites mais básicos e menos extravagantes ou mesmo sem nada, ao natural. E até as estrelas de Hollywood têm aderido a essa ideia, viu?

Não é à toa que, no Oscar 2024, várias atrizes apareceram optando por esse minimalismo nas unhas. Jennifer Lawrence, Zendaya, Issa Rae, Emily Blunt, Emma Stone e Meg Ryan foram algumas das que entraram nessa moda, usando unhas naturais e tons de nude. Foram poucas as que apostaram em algo mais ousado.

Uma das vantagens da nonicure é que esse estilo é versátil e os seus cuidados com as unhas duram mais. Ademais, essa tendência é um alívio para quem já não curtia nail arts tão elaboradas ou que demorassem muito para ficarem prontas.

Cores neutras

A primeira maneira de usar a tendência é usando esmaltes de cores neutras. Pode ser um nude, um rosinha bem claro ou até um tom mais puxado para o branco ou para o marrom. Eles vão deixar o seu visual bem clean e combinam com qualquer roupa que você deseje vestir no período em que estiver com eles.

Detalhes minimalistas ou brilhos

Se você gosta sempre de dar um toque a mais nas unhas, porém não quer sair do conceito da nonicure, você pode, por exemplo, apostar em algum desenho minimalista, como o clássico desenho de meia lua ou pequenos círculos ou corações. Até as famosas “francesinhas” podem fazer parte da trend!

Ademais, você pode optar por um brilho suave por cima do esmalte clarinho, para dar um up nas unhas sem deixar o minimalismo de lado.

Sem nada mesmo (mas muito bem cuidadas!)

Por fim, muitas mulheres têm escolhido deixar as unhas ao natural mesmo, sem nenhum esmalte ou cor. Todavia, vale lembrar que, para esse estilo ficar bonito, é preciso que elas estejam muito bem cuidadas.

 

Corte, lixe, hidrate as cutículas, use bases fortalecedoras, beba água, tenha uma boa alimentação, proteja as mãos com luvas quando for lavar a louça e tome outros cuidados para deixar as unhas lindas, mesmo sem nenhum esmalte.

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Prefeitura de São Gonçalo anuncia datas do “Arraiá SãoGonçalão”

11/05/2024


Evento será realizado de 21 a 24 de junho e vai definir quadrilha para Unej

Considerado o maior festival de quadrilhas juninas do Rio Grande do Norte, o Arraiá SãoGonçalão chega a sua 3ª edição neste ano e já tem datas definidas: será realizado de 21 a 24 de junho, no Ginásio de Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante.

A Liga Independente de Quadrilhas Juninas do RN (Liquajutern) anunciou que em breve abrirá inscrições para participantes da disputa entre quadrilhas.

É no SãoGonçalão que a representante potiguar para a disputa do Festival Nordestão de Quadrilhas da União Nordestina de Entidades Juninas (Unej) é definida.

 

“Desde já, aproveito para convidar o nosso povo a participar. É uma linda festa, com repercussão em todo o estado! E movimenta bastante a economia local, o que também é muito importante para nós”, destaca o prefeito Eraldo Paiva. O SãoGonçalão é uma festa consolidada no município, que leva multidões ao Ginásio de Santo Antônio, e promete mais uma grande edição este ano.

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Em ação rápida, Polícia prende homem e recupera baterias furtadas em São José de Mipibu

11/05/2024


Foto: PCRN

Segundo as investigações, os suspeitos arrombaram o galpão, fizeram um buraco na parede e furtaram 160 baterias veiculares

Policiais civis da 24ª Delegacia de Polícia de São José de Mipibu (24ª DP) e da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Natal) recuperaram, na madrugada deste sábado (11), uma parte de uma carga furtada de um galpão na madrugada da última sexta-feira 10, no município de São José de Mipibu, na Grande Natal. Um homem, de 24 anos, foi preso por furto.

As diligências começaram logo após o conhecimento do fato. Segundo as investigações, os suspeitos arrombaram o galpão, fizeram um buraco na parede e furtaram 160 baterias veiculares e quatro caixas de lubrificantes, além de danificar as câmeras de segurança. O prejuízo foi calculado em cerca de R$100 mil.

No momento da prisão, a Polícia Civil encontrou uma granja abandonada, em Parnamirim, onde o investigado escondeu os produtos furtados. Ao chegarem no local, os policiais visualizaram um veículo roubado que foi usado na ação, além de 45 das 160 baterias furtadas.

O suspeito e todo o material foi apreendido e levado à Delegacia de Plantão de Parnamirim. A Polícia Civil continua com as investigações a fim de responsabilizar todos os autores do crime praticado.

 

A Polícia Civil enfatiza a importância da colaboração da população e solicita que informações sejam enviadas de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Notícias

Jovem se afoga ao tentar resgatar amigo na praia da Redinha

11/05/2024


Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Socorrido por banhistas, ele foi levado para atendimento médico em seguida

Um adolescente de 17 anos se afogou ao tentava resgatar um amigo na praia da Redinha, localizada em Natal, neste sábado 11. Socorrido por banhistas, ele foi levado para atendimento médico em seguida.

Segundo relatos de testemunhas, o jovem se lançou para ajudar um amigo que estava em dificuldades na água. Embora tenha conseguido resgatar o amigo, acabou sendo vítima do afogamento. Banhistas presentes no local conseguiram retirá-lo do mar e prestaram os primeiros socorros.

As autoridades competentes, como o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram acionadas e realizaram o transporte do jovem para o hospital. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do adolescente.

 

Com informações do portal g1/RN

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Notícias

Morre Leonardo Arruda, ex-deputado e ex-presidente do ABC, aos 76 anos

11/05/2024


Ex-político enfrentava uma batalha contra o câncer e veio falecer na tarde deste sábado 11

Na tarde deste sábado 11, faleceu Leonardo Arruda, aos 76 anos, ex-deputado estadual e ex-presidente do ABC.

Arruda foi um político influente, exercendo quatro mandatos como deputado estadual e presidindo a Assembleia Legislativa do RN entre 1995 e 1997. Além disso, ocupou a presidência do ABC durante o período de 1995 a 1998.

 

O ex-político enfrentava uma batalha contra o câncer, passou por uma cirurgia, porém, complicações surgiram posteriormente, levando ao seu falecimento nesta tarde.

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Wendel Lagartixa é solto; juiz concedeu liberdade provisória

11/05/2024


Imagem: reprodução

O juiz Eduardo Ferreira Padilha concedeu liberdade provisória a Wendel Lagartixa na tarde deste sábado (11). Wendel havia sido preso na Bahia por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e fraude processual, quando estava a caminho do Rio Grande do Sul.

De acordo com a polícia, foi realizada busca e constatou-se que a arma de fogo encontrada no banco veículo estava irregular e, no momento da abordagem, Wendel assumiu para a equipe da PRF que arma era de sua propriedade e de fato não seria registrada (pistola PT 840P TAURUS calibre 40).

Mas, quando os prepostos da PRF comunicaram que o caso seria apresentado ao delegado plantonista, ‘Lagartixa’ passou a afirmar arma seria do irmão, motorista do veículo, e os demais ocupantes do veículo passaram a corroborar com a segunda versão de Wendel , afirmando que a arma pertencia condutor.

O juiz condicionou a liberdade desde que Lagartixa mantenha atualizado na Vara o endereço para futuras notificações, bem como comparecer a todos os atos e termos de eventual processo criminal ou em procedimento em sede policial.

 

Na decisão, o juiz afirmou que “encontra impossibilitado legalmente de analisar o mérito acerca da conversão do flagrante em prisão preventiva. Isto porque o art. 311, da legislação adjetiva, com a redação dada pela lei 13964/2019,não mais possibilita a decretação da prisão preventiva sem requerimento da Autoridade Policial ou do Ministério Público”.

Essa publicação é um oferecimento

TOWN FOR MAN

Notícias

‘Velho’ ‘radinho’ de pilha salva a comunicação e vira item de segurança no Rio Grande do Sul

11/05/2024


Foto: arquivo pessoal

Os rádios de pilha se tornaram itens essenciais na comunicação com pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É por meio deste “item de museu” que essa parcela da população consegue se inteirar da situação do estado e recebe informações complementares.

“Estamos vendo pessoas há dias sem energia, sem contato ou acesso a qualquer fonte de informação digital. O rádio acaba sendo a forma de conexão com o mundo”, afirma o professor universitário Willian Araújo, de 36 anos.

Uma campanha idealizada por ele e outros profissionais da Unics (Universidade de Santa Cruz do Sul) busca arrecadar aparelhos para distribuição nas áreas afetadas pela enchente —a princípio, as comunidades da região central do estado. “Nos dias de grande confusão, eu me vi com o meu radinho de pilha”, diz.

“Rádios locais não tinham transmissão online no horário que eu queria ouvir, eu estava sem internet e sem luz. E eu não tinha outro rádio que não fosse o de pilha”, disse Willian Araújo.

A cidade de Santa Cruz do Sul é considerada de porte médio e, apesar de ter uma área urbana bastante industrializada, ela também é forte na agricultura familiar. A população está acostumada com o uso do rádio, mas sempre atrelado ao celular, internet ou carro.

“A emergência climática configurada nessa enchente nos mostrou que as nossas infraestruturas comunicacionais são muito vulneráveis. O rádio de pilha acabou se tornando uma forma segura de ter acesso a informação sem depender das mídias sociais”, afirmou Willian Araújo.

A campanha arrecada rádios de pilha e recursos para comprá-los. Em paralelo, o núcleo de comunicação da Unics produz boletins informativos que são transmitidos nas rádios locais.

Entre os conteúdos estão dicas de cuidado com a saúde nas enchentes ou como identificar sintomas de leptospirose, por exemplo. Também foi criado um canal no WhatsApp, para a equipe receber áudios e vídeos e fazer checagem das notícias.

Rádio é resiliente

“O rádio vem anunciando sua morte desde os anos 50 e vemos a resiliência do meio de comunicação se atualizar a cada desafio tecnológico. Os podcasts e a transmissão ao vivo mostram como a oralidade é importante para a sociabilidade humana”, afirma Willian Araújo.

“O que estava caindo em desuso é a tecnologia de transmissão de FM (frequência modulada), assim como a AM (amplitude modulada) estava obsoleta. Elas ganharam um outro significado no Rio Grande do Sul a partir dessa tragédia”, complementa.

Willian acredita que o rádio de pilha é o “item de segurança” que todos deveriam ter em casa. Apesar de não ser o mais prático ou tecnológico, é o meio de comunicação que funciona quando a estrutura essencial entra em colapso.

Embora a ideia tenha nascido através da Unics, a iniciativa cresceu e já conta com apoio da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e diversas associações ligadas à radiodifusão.

 

UOL

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Notícias

Inundação atingiu 300 mil imóveis e 800 instalações de saúde no RS, indicam dados do IBGE

11/05/2024


Foto: Daniel Marenco

A inundação histórica provocada pelas recentes chuvas no Rio Grande do Sul alagou ao menos 303 mil edificações residenciais e 801 estabelecimentos de saúde em 123 cidades, indicam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Universidade Federal do estado (UFRGS).

Além disso, ficaram submersos total ou parcialmente 682 unidades de ensino, 1.347 templos religiosos, 2.601 propriedades agropecuárias e mais 48 mil edifícios utilizados para outras finalidades, como lojas, bancos, prédios públicos ou comerciais e construções. Os dados se referem às áreas alagadas até a segunda-feira (6), após temporais no fim de semana passado.

O cálculo foi realizado pela Folha a partir da sobreposição entre as coordenadas geográficas do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), resultante do Censo 2022, e o mapeamento das enchentes realizado por cientistas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), com apoio da Faculdade de Arquitetura e pesquisadores voluntários.

 

Folha de S. Paulo

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Primeira páginaAnterior Próxima Última página