Notícias
Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho
03/11/2024

O funcionário de uma empresa de Baixa Grande do Ribeirão, município do Piauí, confessou ter desviado R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho, conhecido jogo de azar.
O indivíduo, que não teve a identidade revelada, está sendo investigado por furto qualificado e associação criminosa. Ele revelou, em depoimento prestado na sexta-feira (1º), nomes de outras pessoas que também teriam participado da ação.
Conforme o delegado Marcos Halan, da Polícia Civil do município, a empresa formalizou uma denúncia contra o funcionário. Dias depois, o suspeito se apresentou para esclarecimentos, a fim de evitar ser preso.
“A empresa nos procurou relatando que um funcionário tinha praticado um furto com a ajuda de outras pessoas, no valor em torno de R$ 500 mil”, disse Halan. Com o início da auditoria na empresa, o desvio já chega a R$ 600 mil.
“Posteriormente, o jovem veio até a polícia para apresentar a versão dele, confessando ter jogado o dinheiro na plataforma do Jogo do Tigrinho”, acrescentou o delegado. No depoimento, o rapaz contou que, em um dia, chegou a depositar R$ 140 mil na plataforma.
O jovem vai responder criminalmente e os demais investigados serão ouvidos pela polícia. “Nós ainda estávamos apurando o caso e a empresa ainda estava fazendo a auditoria. Mas ele deve responder por furto qualificado e por associação criminosa, porque tem mais pessoas envolvidas que colaboraram com ele nos furtos. Ele mencionou os nomes de todos os outros envolvidos”, disse Halan.
O rapaz trabalhava na empresa há 4 anos e ressarciu uma parcela do montante desviado. Segundo o delegado, a família dele está vendendo uma propriedade e promete arcar com o restante da quantia.
“Já devolveu parte do valor, em torno de R$ 200 mil. Agora, vamos encaminhar o caso para o Judiciário tomar as devidas providências”, contou Halan, que reforçou o impacto dos jogos de azar na sociedade. “Os vícios em jogos estão se mostrando um problema de saúde pública.”
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Página com o tema da redação do Enem 2024 vaza antes do horário permitido; PF investiga
03/11/2024

Foto: David Batista
Assim como ocorreu na edição de 2023, foi divulgada nas redes sociais uma imagem da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2024 com o tema da redação e os textos motivadores antes de 18h, horário que estudantes podem sair com a prova. O jornal O Globo recebeu a imagem às 16h29 e notificou o Inep, organizador da prova.
A imagem passou a circular depois do início da prova, mas ante que elas pudesse vir a público. Professores ouvidos pelo jornal O Globo confirmam que a página é compatível com a prova.
A prova usou textos como o samba da Mangueira “História para ninar gente grande” e uma imagem de alunos da rede municipal do Rio na Pequena África para inspirar os inscritos a escrever sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Em nota, o Inep informou que “deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de prova é motivo de eliminação do participante, nos termos do tópico 12.1.24 do edital do Enem 2024”. De acordo com o órgão, os episódios “são registrados em ata de sala de aplicação e não comprometem a lisura do certame” e a Polícia Federal já foi acionada para investigar o caso.
Em maio desse ano, a Polícia Federal informou que identificou a pessoa responsável por realizar o vazamento de 2023. A investigação concluiu que uma pessoa contratada para aplicar a prova do ENEM na cidade de Belém (PA) tirou uma foto da prova de redação às 13h50, quando o exame ainda estava em andamento, e encaminhou a uma amiga, professora.
“A conduta de utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, conteúdo sigiloso de processo seletivo para ingresso no ensino superior, pode gerar uma pena de reclusão de um a quatro anos e multa”, divulgou a PF.
Extra com informações de O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Marinha do Brasil faz alerta para ventos de até 60km/h no litoral do RN
03/11/2024

Foto: reprodução/g1
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de alerta de mau tempo para o litoral do Rio Grande do Norte, com previsão de ventos de até 60 km/h no oceano entre este domingo (30), até a segunda-feira (4).
Os ventos, segundo a Marinha do Brasil, podem afetar toda a faixa litorânea de Natal (RN) até São Luís (MA), no sentido de direção sudeste a nordeste.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico: https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo
Por conta da intensidade, a Marinha informou que os navegantes devem consultar as informações antes de se “fazerem ao mar”, solicitando ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para este domingo (3/11)
03/11/2024

ÁRIES (nascimento entre 21/3 a 20/4)
De alguma maneira sua alma terá de encontrar espaço e tempo para aliviar as pressões e tensões que vem suportando, e o momento não poderia ser melhor para isso. É domingo, é propício, é hora de você fazer algo que agrade.
TOURO (nascimento entre 21/4 a 20/5)
O mundo produz acontecimentos que só agregam ansiedade às pessoas que, por natureza, já são ansiosas também, e que são maioria, diga-se de passagem. Procure desfrutar das coisas leves que também acontecem por aí.
GÊMEOS (nascimento entre 21/5 a 20/6)
Os bons momentos que você desfrutar com as pessoas que agradam sua alma precisam ser preservados de conversas impertinentes, que só eclipsariam o regozijo disponível, envolvendo as pessoas em discórdias fulminantes.
CÂNCER (nascimento entre 21/6 a 21/7)
Muito querer e pretender demais que algo aconteça de acordo com os desejos, pareceria ser essa uma fórmula de sucesso. Enquanto isso, a vida apresenta limitações que parecem castigos, mas que são formas de proteção.
LEÃO (nascimento entre 22/7 a 22/8)
As tensões são impressionantes, mas não acontecem sozinhas, paralelamente há assuntos leves e graciosos que servem de contraponto. Portanto, sua consciência não tem obrigação de ficar presa nas tensões apenas.
VIRGEM (nascimento entre 23/8 a 22/9)
Ninguém consegue reconhecer o quanto custa a você ser quem você é, e ainda por cima manter tudo dentro da ordem possível. Melhor não cobrar a ninguém essa percepção, porque a vida interior é invisível aos olhos físicos.
LIBRA (nascimento entre 23/9 a 22/10)
As pressões precisam ser administradas com sabedoria, porque em sua maioria se cobrem de justificativas racionais, mas são estritamente emocionais. E no mundo das emoções nossa humanidade anda totalmente desencontrada.
ESCORPIÃO (nascimento entre 23/10 a 22/11)
Suporte as tensões com presença de espírito, sem cair na armadilha de reagir aceleradamente ao que acontece, porque se você demorar um pouco, as iniciativas que tomar serão coroadas com sabedoria. Aí sim!
SAGITÁRIO (nascimento entre 22/11 a 21/12)
Ninguém consegue fazer nada sozinho, nem se salvar nem tampouco se perder, porque o tempo inteiro a mente humana busca referências, em pessoas, que representem aquilo que se busca conquistar. É assim.
CAPRICÓRNIO (nascimento entre 22/12 a 20/1)
Quanto mais pressionada sua alma se sentir, pior reagirá aos acontecimentos. É bom você tomar um tempo para relaxar e se distrair sem, no entanto, procrastinar aquilo que seja imprescindível fazer agora. Melhor não.
AQUÁRIO (nascimento entre 21/1 a 19/2)
As ofensas nem sempre são intencionais, em muitos casos a alma se ofende com situações que para as outras pessoas não têm nenhuma importância, e elas as experimentam sem perceber o que acontece ao redor. É assim.
PEIXES (nascimento entre 20/2 a 20/3)
Essa sensação que não deixa você desfrutar completamente das coisas boas que andam acontecendo, é coisa de se levar a sério? Ou é mais um desses pressentimentos que não dão em nada? Só o tempo dirá, só o tempo.
Essa publicação é um oferecimento
Marçal manda Bolsonaro “cuidar da própria vida” e avisa que “pau vai quebrar” se ataques continuarem
02/11/2024

Em vídeo polêmico, ex-coach pede que Bolsonaro “toque a vida” e devolva R$ 100 mil doados em 2022
BRASÍLIA – Em um ataque repleto de provocações, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que se projeta como candidato à Presidência em 2026, publicou um vídeo nesta sexta-feira 1º detonando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Marçal disse que Bolsonaro precisa “tocar a vida” e focar em sua inelegibilidade ao invés de alfinetá-lo. “O pau vai quebrar” foi o recado do político ao ex-presidente, em uma escalada de tensão entre os dois nomes da direita.
“Bolsonaro, toca a sua vida, seja candidato. Deixa eu em paz. Eu gosto de você, fica tranquilo. Já vi que tem todos os bolsonaristas querendo se levantar contra mim. Eu vou fazer o que tenho que fazer, e em 2026 ‘nois’ vê’”, disparou Marçal, lembrando que o ex-presidente foi tornado inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Seu problema não é comigo, é com o STF. Luta por isso, e eu vou estar torcendo por você. Não tenta ser o malvadão para cima de mim, porque eu sou uma pessoa boa”, acrescentou.
Marçal X Bolsonaro
As farpas entre Marçal e Bolsonaro começaram durante a campanha para as eleições municipais deste ano, nas quais o ex-coach ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Nesta semana, Bolsonaro criticou Marçal e lamentou ter lhe concedido uma medalha em junho deste ano, destacando que a “onda Marçal” teria começado após um encontro entre os dois. O ex-coach reagiu imediatamente e afirmou que devolverá a medalha.
Além disso, Marçal exigiu a devolução de R$ 100 mil que doou à campanha de Bolsonaro na disputa de 2022 contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na semana passada, Bolsonaro disse que a doação foi “do coração” e que os apoiadores da direita interpretaram mal sua relação com Marçal, que nunca teve seu apoio explícito.
A relação entre os dois parece ter desmoronado de vez no primeiro turno das eleições municipais, quando Marçal pediu que Bolsonaro fizesse uma retratação pública como condição para apoiar Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição em São Paulo. O gesto foi visto por aliados de Bolsonaro como uma tentativa de humilhação, extinguindo qualquer chance de reaproximação.
Com informações de O Estado de S. Paulo.
Essa publicação é um oferecimento
Lula passará por novos exames neste domingo (3); presidente repete avaliação pela quarta vez, 15 dias após queda
02/11/2024

Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo
Quinze dias após o acidente doméstico no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por novos exames neste domingo (3). O chefe do Executivo terá a avaliação feita no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, pela manhã.
Essa é a quarta vez que Lula repete os exames, que têm a intenção de monitorar o caso do presidente. Os dois anteriores mostraram um quadro “estável”. Nos relatórios médicos, o presidente foi considerado apto a exercer as atividades em Brasília.
Lula caiu no banheiro do Palácio do Alvorada em 19 de outubro e bateu a parte de trás da cabeça. Precisou de cinco pontos. Por causa do contragolpe da batida, o presidente teve um pequeno sangramento na região da têmpora.
Orientações
Uma das orientações dada pelos médicos foi evitar voos. O petista cancelou três compromissos internacionais desde o acidente: a Cúpula dos Brics, na Rússia; a COP29, no Azerbaijão; e a COP16, na Colômbia.
Nem agendas fora de Brasília o presidente tem cumprido. Ainda durante as eleições municipais, deixou de participar de atos de campanha de Guilherme Boulos (PSOL), então candidato à Prefeitura de São Paulo.
Lula também não votou no segundo turno eleitoral em São Bernardo do Campo, onde tradicionalmente vota.
Apesar disso, as agendas de trabalho em Brasília vêm sendo cumpridas normalmente.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
1 em cada 11 famílias tem criança ou adolescente vítima de assédio sexual online, diz pesquisa
02/11/2024

Foto: SB Arts Media/Getty Images
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2) mostra que 9% dos brasileiros têm na família crianças ou adolescentes que foram vítimas de assédio sexual na internet. Em cerca da metade (51%) desses casos, não foi feita denúncia.
É um número muito expressivo: 1 em cada 11 famílias já enfrentou esse tipo de crime. Na maioria dos casos, não procuraram polícia ou algum tipo de autoridade.
Há grande desproporção na resposta sobre assédio sexual conforme a idade dos entrevistados, com 17% das pessoas de 16 a 24 anos dizendo haver casos na família, contra 4% das com mais de 60 anos. Os jovens sabem mais sobre esses crimes porque são vítimas ou têm menos problema em admitir que eles existem.
No geral, 89% disseram não ter havido casos de assédio sexual online a crianças e adolescentes na família, e 2% responderam não saber.
O levantamento também incluiu a opinião dos entrevistados sobre a idade a partir da qual o acesso à internet deve ser livre, sem a supervisão de pessoas adultas. Houve empate, em 38%, entre os que consideram que deve ser de 10 a 14 anos (pré-adolescência) e os que dizem ser de 15 a 17 anos (adolescência).
Para 17%, a rede só deve ser liberada depois dos 18 anos. Segundo 3%, o acesso deve ser permitido já na infância (até 9 anos). E 4% disseram que crianças nunca devem acessar livremente a internet.
Na média geral, a idade apontada para o acesso à internet ser feito sem a supervisão de adultos foi de 14 anos.
O levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 14 e 18 de outubro. A amostra total foi de 2.002 entrevistas (1.923 participantes disseram ter acesso à internet), tendo como público-alvo a população brasileira com 16 anos ou mais, incluindo regiões metropolitanas e cidades do interior de diferentes portes, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos (7 pontos, no caso da pergunta sobre apresentação de denúncia), para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%
Folhapress
Essa publicação é um oferecimento
Caiçara do Norte, Poço Branco, Taipu, e mais 23 cidades estão com nível de desenvolvimento sustentável muito baixo
02/11/2024

A terceira atualização do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), divulgada nesta sexta-feira (1º) em Brasília, revelou um cenário preocupante para o Rio Grande do Norte. Segundo o levantamento, 26 municípios potiguares foram classificados com um nível de desenvolvimento sustentável considerado muito baixo, ou seja, com grande dificuldade para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre as cidades potiguares com o menor índice está Baraúna, que ocupa a posição de número 5.216 na lista nacional e registra apenas 36,87% de desenvolvimento sustentável. Este índice coloca Baraúna como a cidade com a menor pontuação no estado, destacando-se negativamente entre os 5.570 municípios brasileiros avaliados pelo IDSC-BR.
As cidades do Rio Grande do Norte que apresentaram os menores índices de desenvolvimento sustentável são: Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Marcelino Vieira, Alexandria, Luís Gomes, Serra do Mel, Várzea, Taipu, Januário Cicco, Patu, Rio do Fogo, Paraú, Angicos, Poço Branco, São Miguel, Santana do Matos, Ipanguaçu, Governador Dix-Sept Rosado, São Pedro, Encanto, Barcelona, Caiçara do Norte, Apodi, Grossos, Porto do Mangue, Upanema e Baraúna.
Os indicadores utilizados na pesquisa analisam mais de 100 variáveis nacionais e medem o avanço dos municípios em áreas essenciais, como a erradicação da pobreza e a proteção ambiental. No cenário nacional, o levantamento mostrou que 2.885 cidades brasileiras, ou 51,3% do total, registraram um nível de desenvolvimento sustentável baixo, enquanto 934, o equivalente a 16,8%, foram classificadas com índices muito baixos, categoria em que se enquadram as 26 cidades do Rio Grande do Norte.
De acordo com o relatório, nenhuma cidade brasileira atingiu o nível muito alto de desenvolvimento sustentável. Por outro lado, apenas 91 municípios – ou 1,6% do total – chegaram a um nível alto de sustentabilidade, indicando que os desafios para o alcance dos ODS ainda são grandes em todo o país.
A atualização do IDSC-BR destaca a necessidade de investimentos e políticas públicas urgentes, especialmente nas cidades com índices muito baixos, para que possam progredir em direção a um desenvolvimento sustentável mais robusto.
Agência Brasil.
Essa publicação é um oferecimento
Pix passa o cartão de crédito como meio de pagamento online preferido no Brasil, diz pesquisa
02/11/2024

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Pix superou o cartão de crédito e se tornou a forma de pagamento mais empregada no comércio online, segundo uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), divulgada na última quinta-feira (31).
O dado é um recorte de uma pesquisa maior, denominada TIC Domicílios, que traça um retrato da conectividade entre os brasileiros. Feita há 20 anos pelo Cetic.br, ela constatou nesta edição que 85% das residências em áreas urbanas do País têm acesso à rede de internet, uma grande evolução ante os 13% de 2005.
O estudo traz detalhes sobre o perfil de uso da internet no País, as habilidades digitais dos brasileiros para usar esses recursos e os serviços públicos online, além do comércio eletrônico.
Em relação especificamente ao Pix, dado que integra o capítulo sobre comércio online, 84% daqueles ouvidos pela pesquisa disseram usar esse meio de pagamento no ambiente digital. Enquanto isso, 67% dos entrevistados disseram usar o cartão de crédito – uma mesma pessoa pode usar mais de uma forma de pagamento para fazer as suas compras online.
Embora a pesquisa do TIC Domicílios seja anual, a sondagem sobre o comportamento dos brasileiros em relação ao comércio eletrônico é feita de dois em dois anos. Em relação a 2022, última vez que a pesquisa abordou o e-commerce, houve uma evolução de 18 pontos percentuais entre aqueles que usam o Pix.
“Neste ano, a pesquisa destaca o crescimento do Pix como forma de pagamento das compras realizadas pela internet, puxado pelas classes sociais D e E, com menor acesso ao cartão de crédito”, enfatiza o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.
Os maiores aumentos no pagamento por Pix ocorreram entre as classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e D/E (de 60% para 78%). Os pagamentos feitos por boletos bancários caíram quase pela metade, de 43% em 2022 para 24% em 2024, diferença de 19 pontos percentuais, segundo o Cetic.br.
O que as pessoas mais compram?
Segundo o estudo, o grupo de roupas, calçados e material esportivo foi o que teve maior crescimento nas compras online pelos consumidores. Enquanto em 2022 eles representavam 64% das compras, agora somam 71%. Em segundo lugar aparecem os cosméticos e itens de higiene pessoal, que somam 41% (em 2022, respondiam por 34%).
Outro dado que chamou a atenção dos pesquisadores foi o avanço do pagamento por serviços de músicas pela internet, passando de 13% em 2022 para 19% agora.
Aplicativos de lojas no telefone celular foram mencionados por 65% dos usuários que compraram online, enquanto 22% citaram ter comprado por meio de redes sociais.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Uso da cannabis na medicina veterinária é aprovado pela Anvisa
02/11/2024

Foto: Getty Images
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira (30/11), a regularização de produtos à base de cannabis para tratamento veterinário em animais. A decisão possibilita que médicos da área utilizem substâncias canabinóides para tratar diversas doenças
Em comunicado, a Anvisa informou que somente os médicos veterinários habilitados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) terão permissão para prescrever os medicamentos à base de cannabis. Os produtos precisam ter registro e autorização sanitária da Anvisa ou ser regularizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Os médicos veterinários só poderão prescrever os medicamentos em receitas especiais a serem retidas nas farmácias. Isso já acontece com outros produtos controlados, conforme a legislação vigente, garantindo o seu uso estritamente terapêutico.
O órgão ainda reiterou que a manipulação de produtos à base de cannabis continua proibida. “A medida também não altera as determinações da RDC 660/2022, que prevê a possibilidade de importação por pessoa física somente para uso próprio (uso humano)”, diz a nota.
Uso da cannabis em pets
A forma mais utilizada da cannabis para tratamento de doenças em pets é na versão óleo, sendo administrada de forma oral. De acordo com a médica veterinária Julianna Gomes, o produto é feito com o extrato da planta cannabis. Outras opções são em creme e sprays.
A profissional relata ao Metrópoles que os pets em tratamento de condições como epilepsia, dores crônicas provenientes de artrite, inflamações, lesões agudas e crônicas em coluna vertebral, têm tido sucesso em reverter os sintomas por meio do uso de remédios à base da fórmula.
“Condições autoimunes, glaucoma e até mesmo ansiedade nos cachorros que foram tratadas com os compostos da planta de cannabis tiveram resultados positivos”, diz a veterinária.
Os felinos também se beneficiam com os tratamentos feitos com o extrato da planta. “Isso inclui gatos com problemas de cistite idiopática felina (Síndrome de Pandora), ansiedade, dores crônicas, inflamação, convulsões e até questões comportamentais”, finaliza.
Metrópoles – coluna É o Bicho
Essa publicação é um oferecimento
Poço Branco: Cidade se despede da jovem Yasmin Duarte, vítima de acidente de moto
02/11/2024

Foto: reprodução/blogdorocha
Faleceu na noite desta sexta-feira, 01 de novembro a jovem Yasmin Duarte, 22 anos, vítima de um acidente de moto.
Após sofrer o acidente, foi socorrida para um hospital em Natal com traumatismo craniano e o médico mandou a mesma de volta para casa, seu quadro piorou e voltou para o Walfredo Gurgel, onde foram feitos os procedimentos e logo após ficou entubada, vindo a falecer na noite desta sexta-feira.
A morte da jovem provocou um clima de comoção na cidade.
Fonte: Blog do Rocha
Essa publicação é um oferecimento
CASO MARIA FERNANDA: Família protesta e polícia inicia buscas por jovem desaparecida em São Gonçalo do Amarante
02/11/2024

Imagens: reprodução
A família de Maria Fernanda da Silva Ramos, a menina de 12 anos que desapareceu na tarde da última quinta-feira (31) após sair de casa para ir à escola em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, decidiu fazer um protesto neste sábado (02) para “chamar atenção das autoridades”.
Segundo familiares, Maria Fernanda foi vista pela última vez ao sair de casa por volta das 12h30 da quinta-feira (31). Testemunhas informaram que viram a menina entrando em um carro vermelho, após conversar com o motorista por alguns minutos.
A família registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital na manhã da sexta-feira (1).
De acordo com a mãe da menina, Fabiana Pessoa da Silva, o objetivo do protesto é saber mais informações e pedir para que as autoridades responsáveis adiantem as buscas.
“A gente quer alguma informação, a gente quer saber de alguma coisa, até agora a gente não sabe de nada. Não disseram nada. E disseram que vão procurar segunda-feira. Daqui para segunda-feira pode acontecer muita coisa com minha filha. E onde é que minha filha está uma hora dessa? Eu quero justiça, eu quero minha filha de volta”, relatou.
“Esse é um protesto para chamar a atenção das autoridades, de alguém, para todo mundo se reunir e procurar minha filha”, disse.
Na última sexta-feira (02), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inseriu o caso no “Amber Alerts”, um sistema de alertas para auxiliar no encontro de pessoas desaparecidas no Brasil.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) informou que logo que o Boletim de Ocorrência foi registrado pela família, a Polícia Civil iniciou às investigações que apuram o desaparecimento.
Também em nota, a Polícia Civil informou que segue em diligências para poder encontrar a adolescente Maria Fernanda, leia a íntegra abaixo:
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), esclarece que a instituição segue em diligências para poder encontrar a adolescente Maria Fernanda da Silva Ramos, 12 anos, que desapareceu na tarde do dia 31 de outubro, no bairro Golandim, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
As buscas foram iniciadas imediatamente após a família da vítima registrar o Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Plantão da Zona Norte, na manhã do dia 1º de novembro de 2024.
Até o momento, familiares, testemunhas e o principal suspeito, que estava em um veículo Strada vermelho, foram ouvidos. O homem foi localizado, após intensas diligências realizadas pela DHPP e pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil, e conduzido, juntamente com o veículo, à delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis. Na sequência, foi identificado que o homem não possui relação com o caso, sendo liberado em seguida.
A PCRN reafirma que as diligências continuarão de forma contínua e incessante e empreenderá todos os esforços necessários para esclarecer o fato e localizar a adolescente, sendo imprescindível o apoio da sociedade.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.
Com informações de g1-RN
Essa publicação é um oferecimento
Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para este sábado (2/11)
02/11/2024

ÁRIES (nascimento entre 21/3 a 20/4)
Por mais que as contingências atuais sejam impeditivas, evite tomar isso como algo que veio para ficar. As coisas ainda vão mudar muito e, com certeza, o vento soprará de forma favorável de novo. É assim.
TOURO (nascimento entre 21/4 a 20/5)
Quando as pessoas não se detêm para refletir um pouco sobre o que andam fazendo, inadvertidamente se entregam a uma inércia emocional cheia de insatisfações que, com certeza, será aproveitada por alguém para as manipular.
GÊMEOS (nascimento entre 21/5 a 20/6)
As pessoas interessadas em se unir a você para iniciar qualquer coisa que o valha precisam ser testadas, para verificar se tudo não passa de fogo de palha, ou se há, no fundo, verdadeiro interesse de empreender.
CÂNCER (nascimento entre 21/6 a 21/7)
Talvez não seja muito o que você possa fazer agora, mas o pouco que conseguir fazer, se o fizer direito, terá resultados muito interessantes. Melhor ainda será se você agir com total desapego pelos resultados.
LEÃO (nascimento entre 22/7 a 22/8)
Senão agora, a qualquer momento a partir de agora; uma coisa é certa, sua alma não ficará muito tempo mais entregue à inércia de algo que poderia ter sido resolvido antes. Não importa, o negócio é seguir em frente.
VIRGEM (nascimento entre 23/8 a 22/9)
Tome um tempo para conversar longamente com sua alma, estabelecendo essa interlocução com absoluta transparência e sinceridade, sem se pautar em como tudo deveria ser, mas em como tudo é de fato.
LIBRA (nascimento entre 23/9 a 22/10)
Sobram informações, dicas, palpites e opiniões, sua alma está recheada de tudo isso e ainda mais. Agora é quando se torna urgente que você faça alguma coisa com esse mundaréu de informações, e se atreva a agir.
ESCORPIÃO (nascimento entre 23/10 a 22/11)
Tenha em mente que hoje não é um dia qualquer, é aquele tipo de momento em que, com pouco esforço, mas com intenção clara e vigorosa, você obterá resultados muito maiores do que em quaisquer outros dias. É assim.
SAGITÁRIO (nascimento entre 22/11 a 21/12)
As certezas são confortáveis, mas enganosas também, por isso é necessário, imprescindível até, que você sempre tome um tempo solitário para questionar a natureza de suas certezas, e evitar assim que se tornem preconceitos.
CAPRICÓRNIO (nascimento entre 22/12 a 20/1)
Esse mundo de sentimentos desencontrados em que se transformou sua vida interior merece atenção, cuidado e carinho. Faça o possível para reservar um tempo e se dedicar às experiências suaves e leves.
AQUÁRIO (nascimento entre 21/1 a 19/2)
Seguir a vontade da maioria é uma opção, mas não a única. É preciso você valorizar seu posicionamento, muito mais ainda se esse significar uma contrariedade para o fluxo que a maioria das pessoas segue.
PEIXES (nascimento entre 20/2 a 20/3)
Mesmo que você não tenha certeza de se o que precisa fazer seria o melhor, siga em frente, porque nesta parte do caminho certamente seria melhor errar por tentar do que se abandonar à inércia, e errar por não se atrever.
Essa publicação é um oferecimento
Sobe para 205 número de mortes na maior enchente do século na Espanha
01/11/2024

Reprodução/Exército
O número de mortos por causa da enchente histórica na Espanha chegou a 205, segundo informou o governo local nesta sexta-feira (1). Só em Valência, a terceira maior cidade do país, são 202 mortos. As outras três pessoas morreram nos estados vizinhos de Castilla-La Mancha e Andaluzia.
O número de mortos deve aumentar, porque ainda há dezenas de desaparecidos, segundo as autoridades espanholas. E o ministro dos Transportes espanhol afirmou que muitas pessoas ficaram presas dentro de carros.
Com danos que lembram um forte furacão ou tsunami, as enchentes que atingiram a região de Valência nesta semana, derivadas de uma tempestade que durou oito horas, foram as piores já registradas neste século, segundo a Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet).
Três dias após as enchentes e em meio a um cenário de “terra arrasada” com centenas de carros empilhados pelas ruas, moradores da região metropolitana de Valência estão sem comida, energia e água, e lojas foram saqueadas. Voluntários estão indo à região levando doações.
Na Espanha, autoridades afirmaram que a enchente foi a pior tragédia ambiental do século no país.
A tragédia já é o pior desastre relacionado a enchentes na história moderna da Espanha, e o número de mortos agora é o mais alto para um único país na Europa desde que as enchentes na Romênia mataram 209 pessoas em 1970. Em 1967, Enchentes em Portugal mataram
O governo espanhol determinou o envio do Exército para a região nesta sexta. Segundo o governo, militares ajudarão na limpeza de ruas e no envio de alimentos a moradores do sul de Valência, a parte mais afetada pela enchente. Milhares de voluntários estão chegaram à cidade nesta sexta com rodos e alimentos para ajudar a população local nos trabalhos de limpeza e a se recuperar das enchentes.
Nesta sexta, sem comida, energia e água, moradores do sul de Valência, a parte mais afetada, pediram ajuda ao governo, a quem criticam pela demora no envio de alertas sobre o temporal.
Desde quinta-feira, centenas de pessoas começaram a ir ao sul de Valência com rodos e alimentos em mutirões organizados pelas redes sociais para ajudar a população local. Nesta manhã, no entanto, a Defesa Civil pediu para que voluntários parem de ir à região afetada para não atrapalhar o trabalho de resgate, que ainda estava em curso nesta sexta.
Equipes de resgate ainda buscavam por corpos de vítimas nesta sexta, principalmente nos bairros do sul e nos municípios ao lado de Valencia, como Paiporta e Torrent, os mais afetados. A suspeita é que a maioria dos desparecidos estejam dentro de carros que foram engolidos pela lama.
Fonte: g1
Essa publicação é um oferecimento
STF determina remoção de conteúdo homofóbico em obras jurídicas
01/11/2024

Foto: STF
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino determinou nesta 6ª feira (1º.nov.2024) a remoção de trechos com teor homofóbico contra a comunidade LGBTQIA+ de obras jurídicas.
“O que se tem em mãos aqui é um caso de abuso de direito fundamental, e nenhum direito fundamental deve ser interpretado no sentido de autorizar a prática de atividades que visem à destruição de outros direitos ou liberdade, uma vez que esses direitos existem para promover o bem-estar e a dignidade do ser humano e não para acobertar a prática de maldades que possam ameaçar esses valores”, afirmou.
Dino fixou ainda o valor de R$ 150.000 como indenização por danos morais coletivos. Segundo o magistrado, depois de serem reeditadas sem os conteúdos considerados ofensivos, as obras poderão ser novamente vendidas ao público.
Na decisão, o ministro ressaltou a importância de equilibrar a liberdade de expressão com o respeito à dignidade humana na decisão. Afirmou que a Constituição Federal impõe a responsabilização civil, penal, criminal e administrativa em casos de desrespeito à dignidade humana.
“Esta Casa possui consolidada jurisprudência sobre a importância da livre circulação de ideias em um Estado democrático, porém não deixa de atuar nas hipóteses em que se revela necessária a intervenção do Poder Judiciário, ante situações de evidente abuso da liberdade de expressão, como a que verifico no caso em exame”, declarou.
A decisão atendeu a um recurso apresentado pelo MPF (Ministério Público Federal) após o TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª. Região negar seu pedido para cessar a circulação das obras.
O MPF ingressou com a ação depois que alunos da Universidade de Londrina (PR) apontaram o conteúdo homofóbico presentes nas obras da Biblioteca da instituição de ensino.
OS TRECHOS
Segundo a decisão, as obras continham discursos de ódio contra mulheres e pessoas LGBTQIA+. Trechos citam frases como “maléfica causa gay”, “contaminados por hormônios femininos na alimentação”, “o mal do homossexualismo na origem” e legitima a demissão de funcionários “afeminados”.
Também afirmam que a AIDS “somente existe pela prática doentia do homossexualismo, bissexualismo e entre os heterossexuais, quando da penetração anal nas mulheres”.
Fonte: Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Arrecadação do ICMS no RN atinge R$ 6,1 bilhões em 2024, com alta de 1%
01/11/2024

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio Grande do Norte chegou a R$ 6,1 bilhões entre janeiro de setembro de 2024, o que representa um crescimento de 1% em comparação com o mesmo período do ano passado, mesmo com o retorno da alíquota para 18% no início do ano, antes era 20%. Os números estão no mais recente Boletim Fazendário, divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz/RN), nesta quinta-feira (31).
Além do ICMS, o ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa mortis e Doação) também apresentou variação positiva no acumulado dos nove primeiros meses desse ano. Foram R$ 31,2 milhões, que representa um aumento de 52%. Já o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) manteve-se sem variações, com R$ 494,4 milhões.
No caso do ICMS somente em setembro, mês de referência do boletim, a receita alcançou R$ 710,8 milhões contra R$ 735,4 milhões do mesmo mês em 2023, numa queda de 3,46%. Contudo, analisando a evolução desse tributo ao longo dos meses, a receita vem aumentando. Depois da última queda no mês de maio, quando o ICMS reduziu de R$ 671,2 milhões para R$ 643,8 milhões, os recursos somaram R$ 690,5 milhões em junho, aumentando para R$ 695,7 milhões em julho, R$ 709,9 milhões em agosto, até os R$ 710,8 em setembro. Com exceção de junho, os valores, no entanto, ficaram abaixo dos mesmos meses de 2023.
A Sefaz diz que, pelo quinto mês seguido, as receitas estaduais ficaram abaixo do volume recolhido no ano anterior. Isso porque, em setembro, a arrecadação geral do estado sofreu uma redução de 2,8% em relação ao mesmo período de 2023, chegando ao total de R$ 768,6 milhões, enquanto, em setembro do ano anterior, o volume havia atingido R$ 790,7 milhões. Para a pasta, isso é um reflexo direto do baixo recolhimento do principal tributo estadual, o ICMS.
Contudo, as transferências constitucionais de receitas pela União, que inclui Royalties e Fundo de Participação dos Estados (FPE), manteve-se acima do registrado em 2023 em todos os meses.
Somente em setembro, a alta foi de 20,3% com R$ 510,7 milhões em repasses. Com isso, o volume total de receitas do RN (transferências + arrecadação própria) em setembro foi de R$ 1,27 bilhão, num aumento de 5,3% em relação a setembro de 2023.
O informativo da Sefaz reúne as principais movimentações financeiras do estado e está disponível para consulta e download no portal da Fazenda Estadual (www.sefaz.rn.gov.br), na seção ‘Boletins’.
Receitas próprias
Janeiro a setembro/2024
ICMS: R$ 6,1 bilhões (+1%)
IPVA: R$ 494,4 (0%)
ITCD: R$ 31,2 milhões (+52%)
Receitas de setembro
Repasses constitucionais:
R$ 510,7 milhões (+20,3%)
Receitas próprias: R$ 768,6 milhões (-R$ 2,8 milhões)
Volume total de receitas:
R$ 1,27 bilhão (+5,3%)
Fonte: Sefaz/RN
Reportagem completa na Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para esta sexta-feira (1º/11)
01/11/2024

ÁRIES (nascimento entre 21/3 a 20/4)
O vazio se apresenta e seria melhor não lutar contra esse, mas o aceitar e encontrar um lugar na alma onde o acomodar, porque servirá para você se lançar a um novo ciclo criativo, depois de vencer a inércia do vazio.
TOURO (nascimento entre 21/4 a 20/5)
Ninguém consegue se salvar sozinho e nem mesmo se perder, porque o tempo inteiro nossa humanidade busca referências em pessoas que representem aquilo que anseia conquistar ou mesmo rejeitar. Construir relacionamentos.
GÊMEOS (nascimento entre 21/5 a 20/6)
Importante mesmo é que você se muna de instrumentos e armas para dar conta de tudo que está em andamento, porque inteligência não falta a você, mas em muitos casos é preciso de algo mais para fazer acontecer os desejos.
CÂNCER (nascimento entre 21/6 a 21/7)
Um pouco de divertimento é algo que deve ser levado a sério, porque a alma não aguenta ficar tempo demais focada em qualquer coisa que o valha. É preciso oferecer distração, passatempo e regozijo à alma. É assim.
LEÃO (nascimento entre 22/7 a 22/8)
Agora é um bom momento para tomar medidas que procurem dar um fim, senão definitivo pelo menos temporário, aos perrengues que vêm atazanando sua alma há alguns meses. Faça isso com vigor, mas sem atropelar ninguém. É por aí.
VIRGEM (nascimento entre 23/8 a 22/9)
Há assuntos que merecem ser conversados com mais profundidade e frequência, porque ainda sua alma não tem todos os dados necessários para tomar quaisquer decisões. Ouvir opiniões diversas vai ajudar, com certeza.
LIBRA (nascimento entre 23/9 a 22/10)
A medida de segurança que sua alma precisa anda aumentando e se sofisticando, resultando isso em que se torna mais difícil a conquistar e estabilizar. Não importa, se houvesse apenas conforto não haveria evolução.
ESCORPIÃO (nascimento entre 23/10 a 22/11)
Alguma iniciativa será necessário tomar, porque seria temerário abandonar tudo à inércia, aguardando pela sorte, que continua sendo um fator caprichoso demais para se apostar nela. Melhor tomar a iniciativa.
SAGITÁRIO (nascimento entre 22/11 a 21/12)
Quanto mais tempo você tomar para refletir e se esclarecer sobre tudo que está envolvido neste momento, melhor será para todos os envolvidos, porque as decisões serão mais acertadas e benéficas. Melhor assim.
CAPRICÓRNIO (nascimento entre 22/12 a 20/1)
Socialize, faça isso ainda que não sinta vontade nenhuma de ter gente por perto e, ao contrário, sinta o urgente desejo de tomar distância e se encerrar em seu mundo particular. Socializar torna tudo mais leve.
AQUÁRIO (nascimento entre 21/1 a 19/2)
Pensar, idealizar, sonhar, todas são atividades que, sem um mínimo esforço de as conduzir no sentido de se transformarem em obras concretas, acabam criando o efeito contrário. Em vez de libertar, congestionam
PEIXES (nascimento entre 20/2 a 20/3)
Projete sua mente ao futuro sem nenhum pudor nem tampouco compromisso com visões que só sejam pertinentes, ou que se ajustem aos limites de suas capacidades. Essa projeção há de nutrir a liberdade absoluta.
Essa publicação é um oferecimento
Senado aprova criação de cadastro público de pedófilos e condenados por crimes sexuais
31/10/2024

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo
O Senado brasileiro aprovou um projeto de lei que estabelece um cadastro para pedófilos e indivíduos condenados por crimes sexuais, que incluirá informações como nome e CPF dos infratores. A proposta, elaborada pela senadora Margareth Buzetti, do PSD de Mato Grosso, recebeu um substitutivo e agora aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Atualmente, os processos que envolvem crimes contra a dignidade sexual são mantidos em sigilo. No entanto, a nova legislação permitirá a divulgação dos dados de condenados em primeira instância, tornando essas informações acessíveis ao público. Caso o réu seja absolvido em instâncias superiores, seus dados retornarão ao regime de sigilo.
A proposta abrange uma série de crimes, incluindo estupro, favorecimento da prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes. O senador Marcos Rogério, relator do projeto, enfatizou que a medida busca promover maior transparência no sistema judiciário, permitindo que a sociedade tenha acesso a informações relevantes sobre esses crimes.
Além disso, o projeto prevê a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, que possibilitará a consulta pública dos dados a partir do trânsito em julgado da sentença. As informações estarão disponíveis por um período de dez anos após o cumprimento da pena, enquanto os dados sobre as vítimas e os detalhes dos casos permanecerão em sigilo.
Jovem Pan
Essa publicação é um oferecimento
Assassinos de Marielle, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados pelo Tribunal do Júri
31/10/2024

Foto: Brunno Dantas/TJRJ
Exatos 6 anos, 7 meses e 17 dias após o crime, o 4º Tribunal do Júri do Rio condenou nesta quarta-feira (30) os assassinos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O crime chocou o país e – até hoje – gera repercussão em todo o mundo.
Foram condenados o ex-policial militar Ronnie Lessa, o autor dos disparos naquela noite de 14 de março de 2018, e o também ex-PM Élcio Queiroz, que dirigiu o Cobalt usado no atentado.
Ronnie e Élcio foram enquadrados nos seguintes crimes:
duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima)
tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle que sobreviveu ao atentado e prestou depoimento nesta quarta-feira.
receptação do Cobalt prata, clonado, que foi usado no crime
Delação
Apesar das penas, Lessa e Élcio devem sair bem antes da cadeia. Os dois assinaram um acordo de delação premiada, que levou ao avanço das investigações – principalmente em relação aos mandantes.
No acordo, está previsto, entre outras coisas, que:
Élcio Queiroz ficará preso, no máximo, por 12 anos em regime fechado;
Ronnie Lessa ficará preso por, no máximo, 18 anos em regime fechado – e mais 2 anos em regime semiaberto.
Esses prazos começam a contar na data em que foram presos, em 12 de março de 2019 – um ano após o crime. Ou seja, 5 anos e 7 meses serão descontados das penas máximas.
Assim, Élcio pode deixar a cadeia em 2031, e Lessa iria para o semiaberto em 2037, e fica livre em 2039.
Ambos ganharam também o benefício de deixar os presídios federais de segurança máxima – já foram transferidos para penitenciárias estaduais.
Lessa conseguiu ainda ter de volta a casa da família na Zona Oeste do Rio que estavam entre os bens bloqueados pela Justiça.
O acordo de cada réu, no entanto, pode ser anulado caso fique comprovada alguma mentira na delação premiada e que não leve à elucidação de casos.
Relembre o crime
Em 14 de maio de 2018, a vereadora Marielle Franco (PSOL) foi morta a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, na Região Central do Rio, por volta das 21h30.
Além da vereadora, que levou quatro tiros na cabeça, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Fernanda Chaves estava no banco de trás e foi atingida por estilhaços.
Os bandidos – Lessa e Queiroz – estavam em um Cobalt prata e seguiram Marielle desde a Casa das Pretas, na Lapa, onde ela participara de um evento em uma distância de cerca de 4 quilômetros. A dupla emparelhou ao lado do veículo onde estava a vereadora e disparou, fugindo sem levar nada.
Fonte: g1
Essa publicação é um oferecimento
Número de lares urbanos com internet passou de 13% para 85% em 20 anos
31/10/2024

Nas residências em áreas urbanas do Brasil, 85% têm acesso à internet. Nas áreas rurais, o índice é de 74%. Os dados fazem parte da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.ebcebc
Este ano, o estudo completa 20 anos. A série histórica sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação em domicílios e suas formas de uso pela população com 10 anos de idade ou mais apresenta um retrato da transformação da conectividade no Brasil, considerando que em 2005 apenas 13% das residências em áreas urbanas, por exemplo, tinham acesso à rede.
Divulgada nesta quinta-feira 31 durante a 10ª edição da Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a série histórica mostra que, há 20 anos, 24% dos habitantes de áreas urbanas eram usuários da rede. Este ano, o índice alcançou 86%, indicando um total de 141 milhões de pessoas conectadas ao ambiente digital.
Se considerado o conceito ampliado de usuário de internet, que abarca quem informou não ter acessado a rede, mas realizou atividades online pelo celular, o índice sobe para 90%.
“Em seus anos iniciais, a pesquisa investigava exclusivamente domicílios e usuários de áreas urbanas. Agora, a comparação foi feita com base nesse recorte”, explica o Cetic.br.
Em duas décadas a coleta de dados revela que o país passou de um a cada oito domicílios com internet para sete a cada oito domicílios conectados. A forma de acesso também mudou: em 2008, usuários se conectavam mais via lan houses ou internet cafés e utilizando computadores. Atualmente, quase todos se conectam de seus domicílios utilizando um smartphone.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento




























