Notícias

Notícias

Horóscopo do dia: veja a previsão para o seu signo hoje

07/01/2025


Áries

O dia começa com muita agitação e motivação, mas isso requer uma atenção redobrada na vida financeira. Nada de sair gastando antes do dinheiro estar em mãos, ok? Aquela graninha especial pode acabar entrando ainda essa semana, por isso foque suas energias nas tarefas inacabadas.

Sabemos que às vezes queremos ajudar nossos amigos mais próximos, mas evite emprestar dinheiro, pode te fazer falta mais para frente e agora no início do ano, será importante para realização de alguns sonhos.

Com personalidade cativante e carisma nas alturas, tome a iniciativa para conquistar aquele crush. Já no relacionamento a dois, seu lado possessivo vai dar as caras, mas não deixe que isso interfira na sua vida amorosa!

Touro

A intuição é um dos seus pontos fortes e este é o momento para usá-la a seu favor. No trabalho, foque em tarefas que possam ser resolvidas sozinha, não é um bom momento para interação com o time. Haja discretamente para conseguir alcançar seus objetivos, respeitando seu próprio ritmo.

Com a Lua entrando em Touro, pode despertar um lado mais exigente consigo mesma, por isso, tenha um pouco mais de paciência e pondere algumas críticas que podem chegar aos seus ouvidos, principalmente se vierem da família. Cuidado com aquele segredo que vem guardando, revelar ele pode causar estresse em sua vida.

O amor exige uma paciência e carinho para que dê certo, assim, que tal demonstrar seu amor pelo par e respirar fundo antes de entrar em assuntos mais delicados? Na paquera, surpresas estão por vir e um romance escondido pode acabar vindo à tona.

Gêmeos

Sabe aquela mudança tão esperada no trabalho? Este é o momento certo para investir em novos projetos e trabalhos que irão proporcionar uma nova experiência na sua vida profissional. Arrisque-se e tente algo diferente.

Marcou uma saída com os amigos? Ou uma viagem? Se prepare para imprevistos durante esse período. Mas não se preocupe, a diversão é garantida, apenas evite envolver amigos e dinheiro, é uma dor de cabeça que pode ser evitada.

Você pode estar se sentindo mais introspectivo nesta semana, mas não deixe que este lado mais quieto atrapalhe o seu relacionamento. Aposte em mais tempo juntos, seja em um jantar romântico ou um cinema depois do trabalho. Essa distância emocional pode interferir na vida amorosa caso esteja solteiro.

Câncer

Boas energias estão a caminho, fazendo deste o período certo para investir mais na carreira e até apostar naquele seu projeto pessoal que tava abandonado. Evite um pouco as críticas, o nível de cobrança pode estar alto, mas isso pode acabar atrapalhando a interação com o seu time.

Com a Lua entrando em Touro, as energias podem ficar mais pesadas, causando atrito em diferentes tipos de relacionamentos. Aquela sua amizade que já estava em um momento mais complicado, pode acabar de vez, abrindo espaço para novas oportunidades.

Aproveite este período para se jogar no amor. O dia pode ser intenso, mas fuja de confusões e valorize os pontos que vocês têm em comum, principalmente com conversas mais profundas, isso tanto para aqueles que já estão em um relacionamento mais sério como também na paquera.

Leão

Comunicação e otimismo podem ser a chave para um bom momento em equipe. Tarefas que antes pareciam complicadas podem se desenrolar com mais facilidade tendo outras pessoas para ajudar. Junte seu grupo e foque nas metas.

Tente ser mais flexível em seus círculos sociais, a Lua em Touro pode dificultar um pouco a sua rotina com as amizades. Se está prestes a viajar com os amigos ou fazer um passeio ao ar livre, esteja preparado para possíveis imprevistos.

Cobranças excessivas pode ser um grande problema no seu relacionamento. Ninguém gosta de ser cobrado, ainda mais por motivos tão levianos. Paciência é o segredo para um relacionamento mais duradouro. Se está solteiro, a paquera passa por uma maré de boas energias, use o alto astral para conquistar novos corações.

Virgem

Mudanças estão por vir na sua vida profissional e será preciso um pouco mais de jogo de cintura para lidar com elas. Sabemos que Virgem é um signo que gosta de rotina, mas tem mudanças que vem para o bem.

Para complementar ainda mais as surpresas do dia, energias positivas também cercam seus relacionamentos, mas é preciso atenção redobrada, brigas podem acabar acontecendo se não tiver cuidado.

Mostre seu lado mais sedutor, assim será ainda mais fácil de conquistar corações, principalmente daquele crush. No caso dos regidos por Virgem que estão em um relacionamento sério, deixe o trabalho um pouco de lado e foque no amor entre os dois.

Libra

Aproveite este novo dia que se inicia para começar as tarefas que necessitem da colaboração de mais pessoas e invista em tempo de qualidade com a sua equipe. Para além do trabalho, é importante manter uma boa interação com os colegas.

Com a Lua em Touro, sua intuição ficará ainda mais forte e com isso, podem acabar surgindo desavenças entre seus amigos e até com a família. Mantenha a cabeça no lugar e evite atritos desnecessários se possível.

O momento íntimo a dois pode ganhar mais força nesta terça-feira, potencializado pelo toque sensual de libra, o que é uma ótima notícia se estiver em um envolvimento mais sério. Se existe algum tipo de desentendimento com o crush, pode ser que seja o fim deste ciclo.

Escorpião

Se você estava precisando de um dinheirinho extra, não precisa se preocupar. O momento é propício para novos projetos e trabalhos, com surgimento de oportunidades que podem mudar a sua vida profissional. Mas vale lembrar que nem tudo vem fácil e é preciso batalhar para alcançar seus objetivos.

O lado bom da Lua em Touro é que os relacionamentos ficam mais fáceis de lidar, fazendo com que a rotina se torne mais divertida e descontraída, principalmente se levarmos em consideração o campo da amizade.

Nada melhor no amor do que esquecer de vez o ex e este será o período certo para que isso aconteça. Se jogue e confie no seu charme para garantir um novo crush. Em relacionamentos mais sérios, evite brigas desnecessárias, principalmente por ciúmes.

Sagitário

Nesta terça-feira a sorte estará ao seu lado. Aproveite este período para dar um gás na vida profissional. Comece tarefas que envolvam a criatividade e a ajuda de outras pessoas da sua equipe, assim, será mais rápido e fácil de conseguir alcançar os seus objetivos.

A entrada da Lua em Touro, faz com que o movimento astrológico influencie diretamente a maneira como os signos se comportam diante de relacionamentos. Em meio a isso, você se verá tomando decisões de maneira mais racional, ao invés de agir com o coração.

Se está em um relacionamento mais sério ou até mesmo ficando com um crush a mais tempo, é importante entender as diferenças entre os dois e fugir com que brigas aconteçam por desavenças que poderiam ter sido evitadas antes. Na intimidade, a rotina pode acabar esfriando e tá tudo bem, apenas tente compensar com demonstrações de carinho.

Capricórnio

Se tem a opção de cuidar de demandas do trabalho em casa, lide com as tarefas no conforto do seu lar. Você está em um momento muito caseiro, dando prioridade para a sua casa, por isso, que tal investir mais na decoração ou em itens que facilitem o seu dia?

Apesar de muitos signos estarem sendo afetados negativamente com a chegada da Lua em Touro, no seu caso Capricórnio, o charme estará em alta, fazendo com que consiga entender melhor todos à sua volta, mas atenção, nada de possessividade por aqui.

Você está cercado de admiradores e por isso, a arte da conquista será ainda mais gratificante e repleta de novos amores. Mas se está em um relacionamento duradouro, invista em um tempo sozinhos, viagens e passeios românticos são uma ótima pedida.

Aquário

Sabe aquele trabalho que precisa de deslocamento, atendimento ao público e até contato com o cliente? Neste período, fluirá ainda melhor. Além disso, você conseguirá lidar com as demandas de maneira mais rápida, o que tornará seu trabalho mais fácil.

Os relacionamentos podem passar por turbulências, principalmente no círculo familiar, assim, o convívio ficará um pouco mais complicado, mas nada impossível de lidar. Na amizade fique atento quanto à comunicação.

Sabemos que ciúme às vezes é complicado de administrar, mas dose um pouco, ciúmes excessivos podem desencadear desentendimentos em quem está em um relacionamento mais profundo. Se está à procura de novos amores, se jogue de cabeça e capriche na lábia.

Peixes

Se está procurando formas de conseguir uma grana extra para este início de ano, mergulhe de cabeça no trabalho e evite distrações. Novos trabalhos podem surgir, ajudando na meta financeira. Mas lembre-se evite gastar dinheiro que não tem.

Com a Lua em Touro, os relacionamentos podem ficar um pouco conturbados e a comunicação ficará mais nebulosa, assim, escolha as palavras com cuidado e fique o mais longe possível de fofoqueiros.

 

Carinho e amor estão no ar, é um momento incrível para quem busca aprofundar ainda mais um relacionamento ou até mesmo conhecer novas pessoas. Com um período tão incrível, é importante ficar de olho nas amizades falsas que podem atrapalhar isso.

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Geral Papa nomeia primeira mulher para liderar gabinete importante do Vaticano

07/01/2025


Fotos: Reuters/Consolata Missionaries

O Papa Francisco nomeou nesta segunda-feira (6) a primeira mulher para liderança de um departamento importante do Vaticano. Ele escolheu uma irmã da Itália para o comando do gabinete que supervisiona as ordens religiosas católicas do mundo.

A irmã Simona Brambilla, de 59 anos, vai dirigir o Dicastério do Vaticano para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Ela substitui o Cardeal João Braz de Aviz, um prelado brasileiro que liderava o gabinete desde 2011.

Francisco elevou mulheres a cargos de liderança no Vaticano ao longo de seus 11 anos de papado, as nomeando para funções de “segundo em comando” em vários gabinetes.

Mas ele ainda não havia nomeado uma mulher para liderar um dos gabinetes da Santa Sé, a entidade soberana que supervisiona globalmente a Igreja Católica.

Brambilla foi nomeada como “prefeita” do gabinete do Vaticano. Francisco também nomeou o cardeal espanhol Angel Fernández Artime como “pró-prefeito” do departamento.

A assessoria de imprensa do Vaticano disse que Brambilla liderará o departamento, mas não deu detalhes em um primeiro momento sobre como os dois indicados dividiriam as tarefas.

Entre outras nomeações, Francisco já havia indicado mulheres para os cargos de número dois no gabinete de desenvolvimento do Vaticano, no gabinete de vida familiar e no gabinete de imprensa.

Ele também indicou Barbara Jatta como a primeira mulher a liderar os Museus do Vaticano, em 2016.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

ESSENCE CLINIC

Notícias

Flamengo contrata Rodrigo Paiva, demitido da CBF por indícios de assédio sexual

07/01/2025


Michael Regan/Getty Images

Demitido do cargo de diretor de Comunicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após ser acusado de praticar assédio sexual contra uma ex-dirigente da entidade, Rodrigo Paiva será confirmado como novo chefe da assessoria de imprensa do Departamento de Futebol do Flamengo. O nome de Rodrigo enfrenta resistência de grupos dentro do próprio clube, e, nas redes sociais, torcedores se manifestam contrariamente a ele.

O caso que faz alusão a Rodrigo Paiva tramita na Justiça. Em agosto de 2024, a 2ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro condenou a CBF, ré na ação na qual o nome de Paiva foi incluído pela autora

Na sentença, o juiz Leonardo Almeida Cavalcanti é enfático: “A fala do sr. Rodrigo Paiva reflete a misoginia da sociedade, na qual a mulher é objetificada e relegada a um papel que se presta apenas à satisfação do prazer do homem, a algo para sua apreciação e deleite, a um mero instrumento para atender os seus interesses”.

Na ação, o juiz afirma que “o Diretor de Comunicação da ré, sr. Rodrigo Paiva, em quem confiava como um amigo, a assediava por meio de mensagens e convites, assim como outros colegas, que o faziam escancaradamente”.

O magistrado segue citando exemplos do que considerou como flagrantes de assédio praticados pelo ex-diretor da CBF:

“No dia 8 de novembro de 2022, em determinado momento, o sr. Rodrigo Paiva chama a reclamante de, dentre outros elogios, linda, repetindo essa mesma palavra aparentemente elogiosa logo em seguida no mesmo dia. Mais adiante, no dia 21, o sr. Rodrigo Paiva escreve ‘Que bom, anjo’. A reclamante, em momento algum, corresponde às investidas, tratando o sr. Rodrigo Paiva de forma amigável, porém profissional, sem ressaltar qualquer atributo físico seu.”

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notícias

“Aqui só tem eu, Moreira e o diabo”, disse guarda que matou secretário em Osasco

07/01/2025


Foto: Reprodução

Um guarda civil municipal matou o secretário-adjunto de Segurança de Osasco, Adilson Custódio Moreira, de 53 anos, dentro da Prefeitura, após um desentendimento na tarde dessa segunda-feira (6).

O crime aconteceu após uma reunião na qual o guarda Henrique Marival de Sousa, de 46 anos, teria se desentendido com o Moreira.

A reportagem da CNN teve acesso ao Boletim de Ocorrência do caso. Segundo uma das testemunhas ouvidas, Moreira estava reunido com os guardas municipais para esclarecer as mudanças na escala de trabalho. A troca de escala motivou morte de secretário de Osasco.

Após a reunião com cerca de 18 membros da equipe, uma conversa com cada guarda ocorria individualmente e, no momento dos disparos, apenas Moreira e o guarda estavam na sala.

Disparos e abordagem

Segundo o comandante da GCM de Osasco, Erivan da Silva Gomes, o guarda se trancou na sala com o corpo da vítima. Erivan relatou que tentou conversar com o guarda através da porta, perguntando “como está o Moreira?”.

A resposta foi “você já sabe, você já sabe. Esse cara é sujo”. Em seguida, o guarda afirmou: “aqui dentro, só tem eu, o Moreira e o demônio”.

A rendição do guarda ocorreu por volta das 19h30, após negociação com o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). O secretário-adjunto já estava morto quando as equipes chegaram ao local.

Ele foi detido e conduzido à Delegacia Seccional de Osasco. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso. O local do crime foi periciado e a arma do crime, uma pistola Taurus calibre 40, foi apreendida. O suspeito optou por permanecer em silêncio durante interrogatório.

CNN

 

 

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

[VÍDEO] CAOS TOTAL: Cirurgiões do Walfredo Gurgel estão trabalhando sem luvas de procedimento

07/01/2025

Vídeo: Cedido

Uma denúncia que chegou ao BLOGDOBG, nesta terça-feira (07), afirma que os cirurgiões do Hospital Walfredo Gurgel estão trabalhando sem luvas de procedimento.

Como se não bastasse, até o papel para imprimir os prontuários, que precisa ser gerado no sistema de atendimento, acabou.

Além disso, em um vídeo enviado ao blog, mostra a situação do CRO (Centro de Recuperação de Operados ) e do Centro Cirúrgico.

 

Veja:

 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Netinho Faustino ? (@blogdonetinhofaustinojc)

Essa publicação é um oferecimento

CJ HOME CENTER

Notícias

Confira imagens da viatura que conduzia presos e capotou após acidente

07/01/2025




Fotos: Reprodução

Uma viatura da Polícia Civil do Rio Grande do Norte bateu em um ônibus, atingiu um poste e capotou na manhã desta terça-feira (7) em Natal. Um homem que estava na caminhonete morreu.

O acidente aconteceu por volta das 6h no cruzamento da avenida Florianópolis com a rua Paranduva, no bairro Potengi, e envolveu um ônibus da linha N-64, operado pela empresa Guanabara. O ônibus trafegava com 3 passageiros, além do motorista. Nenhum deles ficou ferido.

Segundo informações PCRN, na viatura estavam dois agentes, uma mulher vítima de violência doméstica junto de uma criança, e 3 conduzidos na “jaula” do carro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro aos ocupantes do veículo e constatou o óbito de um deles.

 

98FM

Essa publicação é um oferecimento

VALLORIZA SOLUÇÕES - REVENDEDOR AVELLOZ MOTOS

Notícias

Motociclistas por aplicativo fazem protesto em Natal, pedindo investigação do acidente que vitimou colega na BR-101

06/01/2025


Foto: Reprodução

Motociclistas por aplicativo realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (6) pelas ruas e avenidas de Natal pedindo investigação sobre o acidente que vitimou o colega Pedro Enrique, na madrugada do último domingo (5), na BR-101, em Parnamirim.

Dezenas de motociclistas se concentraram na Área de Lazer do Conjunto Panatis, na Zona Norte de Natal, e na frente do shopping Midway Mall, e seguiram em cortejo até o cemitério do Bom Pastor, onde acontece o enterro.

De acordo com PRF, Pedro Enrique fazia uma corrida, quando teria perdido o controle da moto saindo da pista e colidindo com um placa de sinalização, no trecho de Emaús. Segundo colegas do motociclista, ele teria sido fechado por um motorista em uma caminhonete.

A passageira que estava com ele, de 44 anos, caiu da moto e teve apenas lesões leves, recebendo atendimento médico do SAMU.

 

Ponta Negra News

 

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

Vitória de Trump será certificada hoje no Congresso com segurança reforçada

06/01/2025


REUTERS/Cheney Orr • REUTERS

A Câmara e o Senado dos Estados Unidos realizam uma sessão conjunta nesta segunda-feira (6) para certificar a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais do país, realizadas em novembro de 2024.

A cerimônia acontece no Capitólio, sede do Congresso americano, em Washington D.C., a partir das 15h, no horário de Brasília. A segurança ao redor do local foi reforçada, por exemplo, com cercas no perímetro do edifício.

O Secretário de Segurança Interna dos EUA determinou que esse é um Evento Nacional de Segurança Especial — essa é a primeira vez que essa designação é concedida para a certificação, seguindo uma solicitação do prefeito de D.C..

Essa é a última etapa do processo eleitoral dos EUA antes da posse de Trump, que está marcada para o dia 20 de janeiro, também em Washington D.C..

A certificação será comandada por Kamala Harris, vice-presidente do país e candidata democrata derrotada pelo republicano no pleito.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notícias

Horóscopo do dia: confira o que os astros revelam para esta segunda-feira (6/1)

06/01/2025


ÁRIES (nascimento entre 21/3 a 20/4)

Agora é quando as projeções que a mente faz sobre o futuro se tornam bastante fantasiosas, e isso não significa que sejam negativas, apenas que precisam ser tratadas com cuidado, porque são difíceis de executar.

TOURO (nascimento entre 21/4 a 20/5)

A empatia não é necessariamente um sinal de que deva haver algo interessante para investigar entre as pessoas que a experimentaram. Às vezes a empatia é uma experiência fugaz, que é melhor desfrutar e depois esquecer.

GÊMEOS (nascimento entre 21/5 a 20/6)

Todo mundo que tem boca, tem opinião também. E todo mundo que tem coração, tem também alguma dica boa para oferecer sobre qualquer assunto sem, no entanto, garantia de que essa dica tenha sido comprovada. É por aí.

CÂNCER (nascimento entre 21/6 a 21/7)

De pouco em pouco acaba se fazendo muito, e para isso é imprescindível manter a rotina, mesmo que ela provoque enfado e tédio. A rotina não tem graça, mas é graças a ela que a excitação maior acontece. Ou não?

LEÃO (nascimento entre 22/7 a 22/8)

A imaginação pode ser invisível e etérea, mas produz resultados muito concretos, porque mobiliza o corpo que precisa se preparar para a aventura que a imaginação propõe, mesmo que depois não aconteça nada. É assim.

VIRGEM (nascimento entre 23/8 a 22/9)

As pessoas certas estão todas por aí, mas misturadas com as erradas, e a princípio não há facilidade alguma para distinguir umas das outras. Por enquanto, então, melhor transitar pelo mundo social com discrição.

LIBRA (nascimento entre 23/9 a 22/10)

De vez em quando dão uns brancos e você parece ingressar em outra dimensão paralela, e isso seria muito bom se não houvesse inúmeros assuntos que precisam ser organizados. Dar um branco às vezes atrapalha bastante.

ESCORPIÃO (nascimento entre 23/9 a 21/11)

Há assuntos que são mais satisfatórios na imaginação do que na prática, e por isso se torna necessário fazer uso do discernimento para que a imaginação não coloque em marcha desejos que, depois, serão frustrantes.

SAGITÁRIO (nascimento entre 22/11 a 21/12)

Você não pode esclarecer ninguém que não tenha pedido para ser esclarecido. Agora é quando sua alma precisa perceber quando seguir em frente, e quando deter o movimento antes de provocar uma confusão danada.

CAPRICÓRNIO (nascimento entre 22/12 a 20/1)

Quando os planos são feitos em silêncio, sem conversar com ninguém, parecem mais perfeitos do que verdadeiramente são. Por mais que você queira manter seus planos em sigilo, é preciso conversar com alguém a respeito.

AQUÁRIO (nascimento entre 21/1 a 19/2)

De certa maneira, uns mais, outros menos, mas todas as pessoas em geral desenham territórios mentais, emocionais e físicos ao seu redor, e os conflitos surgem quando os territórios são invadidos, ainda que inadvertidamente.

PEIXES (nascimento entre 20/2 a 20/3)

Ideias não faltam, aliás, sobram, o que faltam são braços para levar essas ideias à prática. Começando pelos seus próprios braços, que respondem ao intelecto, faça com que cada dia seja uma aproximação aos objetivos.

Essa publicação é um oferecimento

SHOPPING 20

Notícias

Atos de 8/1 completam 2 anos com mais de 300 condenados e 500 acordos para evitar prisão

06/01/2025


Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na próxima quarta-feira (8), Brasília volta a lembrar das cenas de depredação da Praça dos Três Poderes que aconteceram em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes destruíram os prédios do STF (Supremo Tribunal Federal), do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. Até o momento, o STF já condenou 310 pessoas: 229 executores dos atos e 81 na condição de incitadores.

As penas dos executores variam entre 15 anos e 17 anos de prisão. Eles foram punidos pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

No caso dos condenados por incentivarem a realização dos atos, as penas foram de 1 ano de prisão, que acabaram substituídas por prestação de serviços comunitários e a presença em um curso sobre democracia.

Ao menos 500 pessoas decidiram fechar acordos com a PGR (Procuradoria-Geral da República) admitindo os crimes e puderam cumprir medidas alternativas à prisão, como pagamento de multa e participação de curso sobre democracia para se livrar do julgamento.

Ao todo, 81 pessoas recusaram o acordo. Além disso, quatro pessoas foram absolvidas. Três delas eram pessoas em situação de rua que acabaram presas no contexto dos atos.

Prejuízo financeiro

Os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes deixaram um prejuízo material de R$ 30 milhões. Nas condenações, o STF vem estabelecendo o pagamento de uma multa por danos coletivos com base neste valor, que é dividida entre todos os réus.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025

06/01/2025


Foto: Natinho Rodrigues

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e Previdência Social vão dar início a um pente-fino para revisar 802 mil aposentadorias por invalidez, hoje chamada de aposentadoria por incapacidade permanente.

A revisão seguirá regra legal e convocará beneficiários que não passam por perícia médica há mais de 24 meses, ou seja, dois anos. A medida integra os esforços do governo federal para economizar R$ 10 bilhões com cortes de benefícios indevidos, anunciado em 2024.

“A lei mandar fazer, e eu cumpro a lei”, afirmou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em entrevista à Folha.

“Eu não gosto de falar pente-fino, eu falo revisão. É uma revisão dos requisitos. E vamos revisar o que a lei manda revisar. É fazer o que presidente Lula falou. Quem tem direito tem que dar o benefício rápido, sem que minhas ineficiências atrapalhem o segurado. Quem não tem direito não é para dar benefício, porque senão falta dinheiro.”

O instituto não divulgou a data de início, mas fontes disseram à reportagem que as convocações devem começar em março. Elas serão feitas por meio da rede bancária, quando o cidadão for receber seu benefício mensal. No extrato deverá vir a informação de que é necessário marcar uma perícia de revisão.

A convocação também poderá ser pelo aplicativo ou site Meu INSS, por carta, SMS ou, até mesmo, por meio de edital publicado no “Diário Oficial da União”.

Antes de começar a convocar os aposentados, a Previdência e o INSS devem publicar as regras da revisão, a exemplo do que fizeram com o pente-fino no auxílio-doença e no BPC (Benefício de Prestação Continuada) em 2024.

A revisão do auxílio-doença ocorreu entre agosto e dezembro de 2024. Segundo o INSS, foram realizadas 595.995 perícias de revisão, que resultaram em 323.651 benefícios cortados, o que representa 54% do total. O número é quase o total de concessões mensais nos últimos meses do ano passado.

Além disso, 42.160 auxílios foram convertidos em aposentadoria por invalidez (7% do total), e os demais foram mantidos como auxílio-doença, hoje chamado de benefício por incapacidade temporária. Eles deverão ser “reavaliados novamente no prazo prescrito pelo perito médico federal”, diz nota do INSS enviada à Folha.

QUEM PODE TER O BENEFÍCIO CORTADO NO PENTE-FINO DO INSS?

Segurados que não se encaixam nas regras de pagamento poderão perder o benefício no pente-fino. É preciso comprovar a condição de saúde. Laudos médicos, exames, receitas de medicamentos e indicações de procedimentos ajudam na avaliação do perito. Ter um atestado com data atualizada também é importante. O documento deve conter CID (Classificação Internacional de Doenças).

QUEM DEVE FICAR DE FORA DO PENTE-FINO DO INSS?

Por lei, há três perfis de segurado que não devem ser convocados para o pente-fino:

Segurados a partir de 55 anos e que recebem o benefício por incapacidade há mais de 15 anos

Segurados a partir de 60 anos de idade, protegidos pelo Estatuto do Idoso

Segurado aposentado por incapacidade permanente por HIV

 

Folhapress

Essa publicação é um oferecimento

VALLORIZA SOLUÇÕES - REVENDEDOR AVELLOZ MOTOS

Notícias

75% dos inquéritos por queimada e desmatamento na Polícia Federal não indiciam ninguém

05/01/2025


Foto: Agência Brasil

Apenas em 1 em cada 4 inquéritos abertos por desmatamento ou queimadas na Polícia Federal aponta os responsáveis pelos respectivos crimes.

Desde 2019, segundo os dados da própria PF levantados pela Folha de S. Paulo, foram instauradas 5.406 investigações para apurar esses tipos de violação, e apenas em 1.385 o processo chegou a algum indiciamento. Ou seja, em 75% isso não acontece.

Indiciar é o ato de apontar a possível autoria do crime, ou seja, significa que a polícia acredita que colheu evidências suficientes para que alguém possa ser responsabilizado por determinada conduta.

Após essa etapa, ainda cabe ao Ministério Público analisar a documentação enviada pela PF. Caso concorde, oferece uma denúncia à Justiça, que então pode, caso ache plausível, recebê-la e, só então, começa a julgar o caso para eventualmente decidir pela condenação.

Ou seja, o indiciamento é apenas a primeira etapa do processo de responsabilização, mas é essencial para que haja punição pelos crimes.

Procurada, a PF afirmou que a taxa não está distante do índice geral de indiciamentos da corporação: 28% do total de inquéritos abertos para apurar todo tipo de crime.

Mas ressaltou que a sua taxa de solução atualmente é de 89,5% para os crimes ambientais (não exclusivamente queimadas e desmatamento).

“Para que se busque aumentar as taxas de solução dos crimes ambientais relacionados a incêndios florestais, tem-se intensificado a capacitação dos policiais, a adoção de novas tecnologias como imagens de satélite, cooperação com outros órgãos e com polícia de outros países para a troca de expertises”, disse a PF, em nota.

Dados compilados pela PF a pedido da Folha mostram que, desde 2019 até o fim do ano passado, foram abertos 361 inquéritos sobre queimadas, mas só 72 levaram a pelo menos um indiciamento.

Em 2024, o Brasil enfrentou uma grave crise de incêndios florestais, e tanto o governo Lula (PT) quanto o STF (Supremo Tribunal Federal) pressionaram a polícia por investigações mais profundas.

No ano passado, houve um aumento no número de inquéritos instaurados por queimadas: foram 119. Em nenhum dos cinco anos anteriores este número foi maior do que 70.

A PF afirmou que, dos inquéritos abertos em 2024, 101 ainda estão em andamento, mas 9 já chegaram a algum indiciamento.

Desde 2019, foram abertas 5.045 investigações por desmatamento, o que engloba destruir, danificar, cortar, desmatar, degradar ou explorar economicamente florestas sem autorização.

Este montante inclui os dados até outubro de 2024. Neste período, 1.313 inquéritos foram relatados com indiciamento.

Foram 251 pessoas presas em flagrante —e 87% dos casos foram solucionados.

Já a taxa de identificação da autoria dos atos é maior, de cerca de 50% dos inquéritos em geral e 41% para os de incêndios florestais.

 

Folhapress

Essa publicação é um oferecimento

VALLORIZA SOLUÇÕES - REVENDEDOR AVELLOZ MOTOS

Notícias

Jaime Calado encontra medicamentos vencidos em depósito de São Gonçalo: “Crime”

04/01/2025


Dois dias depois de tomar posse em São Gonçalo do Amarante, o novo prefeito Jaime Calado (PSD) denunciou nesta sexta-feira (3) ter encontrado medicamentos desperdiçados no depósito da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Jaime, no local, tanto há medicamentos com data de validade vencida como há produtos em excesso, sem demanda de uso na cidade. O novo gestor responsabiliza a gestão do ex-prefeito Eraldo Paiva (PT) pelo descaso.

“Tem medicamentos que foram comprados em excesso, por falta de controle. Não havia demanda. E depois de dois caminhões de medicamentos vencidos, como a gente já mostrou as imagens, ainda tem alguns medicamentos vencidos aqui. O que nós estamos procurando fazer é um controle melhor, para evitar esse crime de as pessoas ficarem precisando do medicamento sem ter e os medicamentos se vencendo aqui”, afirmou Jaime, durante visita ao espaço.

Entre os medicamentos vencidos, estão caixas de Buscopan, medicamento usado no alívio de dores.

 

98 FM

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

AGORA VAI: PRTB diz querer filiar Gusttavo Lima e fala em chapa com Pablo Marçal para as eleições de 2026

04/01/2025


Foto: reprodução

O presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, afirmou nesta 6ª feira (3.jan.2024) que o partido tem interesse em filiar o cantor sertanejo Gusttavo Lima para as eleições de 2026. Também afirma aprovar a ideia de uma chapa composta por ele e pelo ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que disputou a Prefeitura de São Paulo em 2024.

“Almejamos as filiações do ex-presidente Jair Bolsonaro, dos governadores Romeu Zema, Ratinho Jr. e Tarcísio Freitas, dos senadores Cleitinho e Damares, da doutora Raissa e, com certeza absoluta, a filiação do Gusttavo Lima”, disse Leonardo.

O presidente do PRTB afirma que Marçal é atualmente o líder político do partido e que o ex-coach afirmou a ele que permanecerá na sigla para as próximas eleições.

“Pablo hoje é o nosso líder político dentro do partido e tem dito que, além da pontuação das pesquisas eleitorais e observados alguns critérios, ele está disposto a participar e organizar essa grande construção nacional”, declarou.

Perguntado se Gusttavo Lima poderia ser vice de uma eventual chapa com Marçal, Leonardo respondeu:

“Ou vice e versa. São tantas opções dentro dessa nova construção. Com certeza teríamos nomes fortes para governadores e senadores (SP, MG, BA, RJ, PR e demais Estados). E, com certeza absoluta, uma chapa imbatível para presidente da República”.

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Jovem é baleado na cabeça após pisar no pé de traficante

03/01/2025


Foto: Reprodução

Um jovem de 18 anos identificado como Kauan Galdino Florêncio Pereira foi baleado na cabeça durante um baile funk na madrugada de 4ª feira (1º.jan.2025) em Queimados, no Rio de Janeiro. De acordo com a polícia, o suspeito de atirar é um traficante identificado como Testa de Ferro que não gostou quando o jovem pisou no pé dele. As informações são do g1.

As testemunhas relataram que o atirador exigiu que Kauan pedisse desculpas, mas o jovem ficou nervoso com a situação e não se desculpou. Por isso, o traficante efetuou o disparo. Testa de Ferro seria o chefe do tráfico de drogas da comunidade São Simão, em Queimados.

Kauan é goleiro de futebol amador e de acordo com a família sonhava em ser jogador profissional. O jovem foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Queimados, mas devido a gravidade dos ferimentos precisou ser transferido para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu.

A prefeitura do município informou que o estado de saúde é gravíssimo e que ele está internado no CTI (Centro de Terapia Intensivo). O jogador vai passar por novos exames nesta 6ª feira (3.jan).

O caso está sendo investigado pela 55ª Delegacia de Polícia, em Queimados.

Poder 360

 

 

Essa publicação é um oferecimento

ESSENCE CLINIC

Notícias

Na mira do STF, emendas Pix aumentam 12 vezes em quatro anos e desafiam a governabilidade

03/01/2025


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/blogdonetinhof/public_html/includes/funcoes.php on line 36


Integrantes do governo, por sua vez, veem o crescimento das emendas Pix com preocupação. A avaliação é que, ao possibilitar repasses diretos a municípios e estados, a modalidade aumenta o controle do Legislativo sobre o Orçamento, o que representa um maior desafio para manter a governabilidade. Na prática, é um instrumento a menos que o Palácio do Planalto tem para atrair o apoio de parlamentares para pautas de seu interesse.

Criado em 2019 pelo Congresso, esse tipo de emenda permite que a verba caia direto na conta das prefeituras e governos estaduais. Até novembro de 2024, bastava ao parlamentar dizer para qual cidade o dinheiro deveria ir, sem necessidade de indicar um projeto ou obra específica. Assim, os gestores locais poderiam gastar o recurso federal livremente, sem precisar vinculá-lo a programas do governo.

O modelo, contudo, foi considerado pouco transparente pelo ministro Flávio Dino, do STF, que suspendeu os pagamentos em agosto do ano passado e só voltou a liberá-los três meses depois, após a aprovação de um projeto pelo Congresso que cria condições para a verba ser liberada. Entre elas, a exigência de apresentação de um plano de trabalho para a execução do recurso, que deverá ser aprovado pelo ministério correspondente — se for para a construção de uma escola, por exemplo, o detalhamento, com valor e cronograma, deverá ter aval do Ministério da Educação.

A distribuição desses recursos, porém, ainda depende de critérios políticos levados em conta pelos parlamentares, que definem, dentro do valor disponível para eles em emendas individuais, quanto e para onde o envio será feito diretamente para a conta da prefeitura ou do governo estadual. Neste ano, cada deputado teve R$ 37,9 milhões para indicar, enquanto senadores tiveram R$ 69,6 milhões. Dos R$ 19,8 bilhões pagos até esta semana, 39% foram pelo formato Pix.

Levantamento do GLOBO com base nos dados do Orçamento mostra, por exemplo, que a cidade que mais recebeu emendas Pix até hoje foi Carapicuíba, município da Região Metropolitana de São Paulo com 386,9 mil habitantes. Foram R$ 157,2 milhões para o município desde 2020.

A maior fatia da verba foi enviada pelo deputado Marco Feliciano (PL-SP), que destinou R$ 33,9 milhões para o município governado há oito anos por um aliado, o prefeito Marcos Neves (PSDB). Não é possível saber, contudo, como o dinheiro foi gasto.

Em nota, a prefeitura de Carapicuíba atribui “a grande quantidade de recursos destinados à cidade” ao bom relacionamento com parlamentares. A gestão municipal diz que as emendas Pix “têm sido fundamentais para agilizar processos burocráticos como a aprovação de projetos, licitações e execução de obras”. “Assim, garantimos que os benefícios cheguem de forma mais rápida e eficiente à população”, afirma. Procurado, Feliciano não comentou.

Com a prefeitura com cofres cheios, Neves não teve dificuldades para eleger seu sucessor nas eleições municipais. O prefeito apoiou a candidatura de José Roberto (PSD), eleito no primeiro turno com 80,29% dos votos válidos.

Reportagem do GLOBO em outubro revelou que a taxa de reeleição nas cidades mais contempladas com emendas Pix e onde os prefeitos disputaram um novo mandato foi de 93,7%. Foram 105 reeleitos em uma lista de 112 municípios apontados pela Controladoria-Geral da União (CGU) como os principais destinos desse tipo de recurso. Na média geral do país, o índice de reeleição foi de 80,29%.

A lista de cidades mais contempladas com emendas Pix também inclui capitais. Com 442,9 mil habitantes, Macapá figura como o segundo maior destino dos recursos. Foram R$ 152,4 milhões que caíram na conta da prefeitura em quatro anos. O campeão de envios foi o senador Lucas Barreto (PSD-AP), aliado do prefeito, Doutor Furlan (MDB), e responsável por 30% das emendas encaminhadas à cidade.

— É o maior município do estado. A maior parte dos recursos que eu mando, 70%, é para investimento, e o restante é para custeio. A capital tem muita demanda reprimida da Saúde, porque atende outras cidades e até o Pará — disse Barreto.

Procurada, a Prefeitura de Macapá não respondeu.

O segundo município que mais recebeu este tipo de recurso neste ano foi Coari, no Amazonas, com R$ 47,1 milhões. Observando os dados desde 2020, a cidade está em sexto lugar no ranking. Os deputados Adail Filho e Silas Câmara, ambos do Republicanos, foram os responsáveis pela maior parte das indicações, com R$ 18,4 milhões e R$ 13 milhões, respectivamente.

Silas Câmara afirmou que indicou recursos a Coari neste ano porque “o município tem base com prefeito eleito do Republicanos”. Ele ressaltou que fiscaliza o uso dos recursos e que as emendas Pix ajudaram no equilíbrio de contas de municípios.

Já Adail disse que destinou emendas para todos os municípios do Amazonas e para o governo estadual. Ele ressaltou, ainda, que Coari recebeu um valor significativo porque é um “município estratégico” e onde ele teve sua maior votação no estado.

— É meu dever atender às necessidades da população, sempre de forma técnica e independente de quem esteja no comando da prefeitura — afirmou, pontuando que todos os recursos tiveram plano de trabalho e serão fiscalizados.

No ranking dos parlamentares, foi o senador Jayme Campos (União-MT) quem mais destinou emendas Pix desde 2020 — R$ 89,3 milhões. Ele alega que o formato tem menos burocracias.

— Quando vai via Caixa Econômica Federal, tem que ter projeto e você acaba esperando anos. Eu acho que sempre há a maior transparência possível. Cabe ao parlamentar indicar. Se tiver algum desvio ou o prefeito não aplicar bem, tem que ser penalizado na forma da lei — disse Campos.

Para o economista Marcos Mendes, pesquisador associado do Insper, além de representar mais agilidade na hora de enviar o recurso, as emendas Pix permitem ao parlamentar fortalecer o vínculo político com prefeitos aliados, uma vez que transfere ao gestor municipal a escolha de como aplicar o recurso. Ele também cita que, no caso de um congressista mal intencionado, o fato de a modalidade ter baixa transparência facilita eventuais irregularidades:

— O aumento geral de emendas, e não só das Pix, dificulta a governabilidade. Por um lado, pesa muito no Orçamento, exigindo ajuste fiscal em outras áreas e, por outro, tira das mãos do Executivo a moeda de troca para fidelizar parlamentares à agenda de votações do governo.

Bruno Morassutti, diretor de Advocacy da Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada no acesso a informações públicas, pontuou que as emendas Pix são um “retrocesso”:

— Elas são estabelecidas sem um debate mais aprofundado de priorização. O problema começa com a falta de critério claro na alocação desse recurso.

Uma auditoria da CGU entregue ao STF em novembro de 2024 apontou que recursos de emendas Pix foram usados para bancar micaretas, festas juninas, a reforma de um clube e corridas de carro pelo país.

Um dos vice-líderes do governo na Câmara, o deputado Rogério Correia (PT-MG) pontua que existe vantagem na modalidade, com os recursos chegando aos gestores de forma mais célere, mas concorda com a necessidade de mais transparência:

— Eu envio o dinheiro e quero que o prefeito gaste com aquilo que eu indiquei. Se a prefeitura faz outra coisa desagrada a mim também, porque é um compromisso que eu fiz com a base.

Já a deputada Duda Salabert (PDT-MG), também vice-líder do governo na Casa, diz que há prejuízo na elaboração de políticas públicas:

— O parlamentar tem que fiscalizar e legislar. O orçamento é responsabilidade do Executivo. Uso as emendas porque estão abertas a todos, mas sou favorável à extinção.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notícias

Governo Lula perde R$ 573,3 milhões em prescrição de multas do Ibama

03/01/2025


Reprodução Ibama

O governo Lula (PT) deixou de receber R$ 573,3 milhões com a prescrição de multas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos últimos dois anos. O valor equivale a um quarto do orçamento do órgão ambiental.

Somente de janeiro a outubro de 2024, foram R$ 270,3 milhões, ante os R$ 303 milhões de 2023. No total, 1.316 autos de infração prescreveram. A coluna obteve os dados via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Na prática, o Ibama identifica os infratores e aplica as multas. O processo, no entanto, fica parado durante anos, até que prescreve. O valor, então, deixa de ser recolhido aos cofres públicos.

Há multas prescritas que foram registradas há décadas – a mais antiga remonta a 1991. Entre os principais motivos da prescrição é a falta de servidores do Ibama e excesso de judicialização por parte dos infratores.

Lista de infratores

A lista de infratores que tiveram as multas prescristas é composta por agricultores e empresas e empresários de diferentes segmentos da economia: construtoras, siderúrgicas, petroleiras, pecuaristas, entre outros.

Um dos casos que chama a atenção é o da Petrobras, que deixou de pagar R$ 7,7 milhões em valores atualizados. Três multas da estatal prescreveram no último ano. A maior delas, de R$ 6,1 milhões, foi aplicada em 2008, devido ao funcionamento de serviço potencialmente poluidor em Salvador (BA), o que contrariaria normas legais e regulamentos pertinentes.

Procurada, a petrolífera informou que “realiza uma avaliação técnica e jurídica das mesmas e, como permite a legislação brasileira, reserva-se o direito de contestá-las administrativamente nos casos em que há divergência de entendimento”.

Ainda por meio de nota, a Petrobras ressaltou também “que tais questionamentos, muitas vezes, são acatados pelos órgãos competentes, o que resulta na anulação ou redução do valor das multas. Dessa forma, eventuais pagamentos dependem da conclusão dos trâmites administrativos e processuais, cujos prazos e andamento, em sua grande maioria, não estão sob responsabilidade da empresa”.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

SHOPPING 20

Notícias

Apple vai pagar US$ 95 mi para resolver processo de privacidade da Siri

03/01/2025


Foto: Reprodução

A Apple concordou em pagar US$ 95 milhões em dinheiro para resolver uma proposta de ação coletiva alegando que sua assistente Siri ativada por voz violava a privacidade dos usuários.

Um acordo preliminar foi protocolado na terça-feira (31) à noite no tribunal federal de Oakland, Califórnia, e requer aprovação do juiz distrital dos EUA Jeffrey White.

Proprietários de dispositivos móveis reclamaram que a Apple rotineiramente gravava suas conversas privadas depois que eles ativavam a Siri involuntariamente e divulgava essas conversas a terceiros, como anunciantes.

Os assistentes de voz geralmente reagem quando as pessoas usam “palavras-chave” como “Ei, Siri”.

Dois demandantes disseram que suas menções aos tênis Air Jordan e aos restaurantes Olive Garden acionaram anúncios para esses produtos. Outro disse que recebeu anúncios para um tratamento cirúrgico após discuti-lo com seu médico.

Os membros, estimados em dezenas de milhões, podem receber até US$ 20 por dispositivo habilitado para Siri, como iPhones e Apple Watches.

A Apple negou qualquer irregularidade ao concordar

A empresa sediada em Cupertino, Califórnia, e seus advogados não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Os advogados dos autores não responderam imediatamente a solicitações semelhantes. Eles podem buscar até US$ 28,5 milhões em honorários, mais US$ 1,1 milhão para despesas, do fundo de liquidação.

Os US$ 95 milhões representam cerca de nove horas de lucro para a Apple, cujo lucro líquido foi de US$ 93,74 bilhões em seu último ano fiscal.

Um processo semelhante em nome de usuários do Voice Assistant do Google está pendente no tribunal federal de San Jose, Califórnia, no mesmo distrito do tribunal de Oakland. Os autores são representados pelos mesmos escritórios de advocacia do caso da Apple.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

Após não ser reeleita, ex-vereadora leva privada e pias de gabinete em SP

02/01/2025


A ex-vereadora de São Paulo Janaina Lima (PP) removeu uma privada e duas pias do gabinete que utilizou durante seu mandato na Câmara Municipal da cidade.

Na eleição de outubro de 2024, Lima recebeu 12.215 votos e não foi reeleita para o cargo.

Procurada pela CNN, a ex-parlamentar informou que todos os itens retirados do gabinete foram adquiridos com recursos próprios e que, portanto, não integram o patrimônio da Câmara.

Lima ainda disse que outros itens, que também foram fruto de investimento pessoal, como uma divisória de vidro, uma bancada, duas estruturas de cobogó [divisória], um teto aberto com instalações elétricas no estilo industrial e luminárias permaneceram no espaço.

“O vereador que assumiu o gabinete manifestou apreço pelo desenho arquitetônico do espaço, que foi transformado em um modelo de coworking durante minha gestão”, disse Lima.

“Fico feliz em saber que ele pretende manter esse conceito, que promove um espírito empreendedor dentro da Câmara. Continuo à disposição para alinhar quaisquer ajustes necessários, sempre buscando preservar o projeto e atender as regras da Casa”, prosseguiu.

Nesta quarta-feira (1°), o novo presidente da Casa, Ricardo Teixeira (União), ao ser questionado sobre o assunto afirmou que a Câmara irá “verificar o que aconteceu e tomar as medidas cabíveis”.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notícias

Cinco anos após Covid, Brasil não tem plano para lidar com futuras pandemias

30/12/2024


Michael Dantas – 28.mar.23/Folhapress

Há cinco anos, em 31 de dezembro de 2019, a cidade de Wuhan, na China, reportava para a OMS (Organização Mundial da Saúde) casos de pneumonia de origem desconhecida que causavam preocupação. Duas semanas depois, seria confirmada a existência de uma nova forma de coronavírus, batizada de Covid-19.

A doença evoluiria para a pior pandemia desde a gripe espanhola, causando 7 milhões de mortes confirmadas globalmente na última meia década. O Brasil chega ao fim desses cinco anos como vice-campeão nas mortes totais acumuladas e sem planos para combater pandemias futuras.

O Ministério da Saúde contabiliza 714 mil mortes por Covid, número absoluto menor apenas que o dos Estados Unidos, cuja taxa é de 1,2 milhão de mortos, segundo dados do Our World in Data, da Universidade de Oxford. Com uma população de mais de 200 milhões, o Brasil é o 20º país com maior incidência de mortes por milhão de pessoas.

O número de vítimas da doença a cada 1 milhão de habitantes no Brasil é de 3.399. Considerar a proporção é importante porque, quanto maior a população de um país, mais provável que seu número total de mortes seja mais alto. O país com mais mortes por milhão de habitantes é o Peru —que fica em sétimo lugar no total acumulado, com 220 mil vítimas.

Ainda assim, o número brasileiro é considerado elevado. “Nós temos 10% das mortes no mundo, e não temos 10% da população mundial, então é possível ver que há uma desproporção”, diz o médico infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

“Isso se deu porque nós tivemos por muito tempo um negacionismo que permeou as instruções não farmacológicas, isto é, as orientações sobre comportamento”, explica Kfouri.

Essas medidas são, por exemplo, o uso de máscaras e o isolamento social. O fechamento de comércios e de espaços como praias, cinemas e restaurantes, e o esvaziamento das cidades foram uma marca dos primeiros anos da pandemia.

Alguns dos maiores pontos turísticos globais, como a Fontana di Trevi, em Roma, ou a Torre Eiffel, em Paris, ficaram vazios, em imagens que ganharam o mundo.

“Todas as pandemias terminam da mesma forma, atingindo uma boa imunidade populacional”, explica o médico. A diferença é que se essa imunidade populacional vem associada à vacinação, não ao contágio, o número de mortes é menor. “Você pode atingir esse resultado com milhares de mortes ou milhões de mortes”, afirma.

Para Alexandre Naime, professor do departamento de infectologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e coordenador científico da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), é crucial que os países mantenham a notificação ativa à OMS para garantir um controle efetivo e uma resposta coordenada, mesmo com a mudança no cenário pandêmico.

“A plataforma mundial de dados é fundamental para compreender quais vírus respiratórios estão causando óbitos.”

De acordo com o Ministério da Saúde, 424 mil das vítimas nacionais da Covid morreram em 2021, quando o presidente Jair Bolsonaro defendia a “imunidade de rebanho por contágio”.

Em 6 de abril daquele ano, quando o país ultrapassou a marca de 4.000 mortos por dia, o então presidente afirmou em evento em Chapecó (SC): “Não vamos aceitar a política do fica em casa, do feche tudo, do lockdown. O vírus não vai embora. Esse vírus, como outros, veio para ficar”.

Apesar do que foi aprendido na crise sanitária, a professora Deisy Ventura, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), diz que o Brasil não possui um plano para fazer diferente em novas pandemias. “Nós sequer temos uma legislação a respeito de resposta a emergências”, afirma.

Nós temos 10% das mortes no mundo, e não temos 10% da população mundial, então é possível ver que há uma desproporção de como a Covid-19 incidiu sobre a nossa população

Isso porque, explica a professora, a lei promulgada em fevereiro de 2020, antes mesmo de o primeiro caso da doença ser registrado no Brasil, tem validade apenas para o coronavírus.

“Foi uma lei que fizemos às pressas, na época que precisávamos repatriar os brasileiros que estavam em Wuhan”, diz ela, que defende que é preciso criar um arcabouço legal que impeça que a resposta sanitária fique a reboque das predileções políticas do momento.

“Tem que estar escrito na lei, por exemplo, que a resposta da ‘imunidade de rebanho por contágio’ nunca pode ser usada como resposta”, diz.

No âmbito internacional, afirma a professora, os países também enfrentam problemas para chegar a um consenso sobre como atuar no futuro. Já foram contabilizados 776 milhões de casos da doença no mundo, segundo a OMS.

Procurado pela Folha, o Ministério da Saúde diz que tem compromisso com a preparação, vigilância e resposta a emergências em saúde pública. Afirma que neste ano o departamento que cuida dessa área foi reestruturado para aprimorar sua atuação em formação, inteligência e avaliação de riscos.

Segundo o ministério, a modernização segue as melhores práticas nacionais e internacionais e levou o departamento a ser reconhecido pela OMS como centro colaborador para treinamento em emergências de saúde pública.

A pasta informa ainda que o relatório final sobre um plano estratégico para prevenção, preparação e resposta a pandemias está previsto para março de 2025, e que ele ampliará a base legal e operacional do país para responder a emergências futuras.

“Além disso, foi criado o Comitê Técnico-Consultivo de Emergências, composto por especialistas renomados, para apoiar o desenvolvimento de estratégias baseadas em evidências.”

Uma tentativa de se fechar um acordo global sobre prevenção de pandemias ainda em 2024 fracassou. Isso significa que haverá novas negociações ano que vem, mas com os Estados Unidos novamente sob a gestão de Donald Trump, que governava o país durante a Covid.

“Perdemos uma janela para resolver o acordo antes de Trump voltar ao poder”, diz Ventura.

Trump dá sinais pouco animadores para a comunidade científica, como a indicação do ativista antivacina Robert F. Kennedy Jr. para a secretaria de Saúde.

A vacinação teve papel fundamental na transição da Covid de uma emergência de saúde pública internacional para a convivência com o vírus. Atualmente, a OMS estima que 87% da população brasileira tenha recebido ao menos uma dose do imunizante contra o coronavírus.

Para Kfouri, um dos legados nocivos da condução da pandemia foi justamente o aumento da desconfiança sobre a vacina. Uma pesquisa do Instituto Ipsos divulgada em novembro de 2024 mostrou que 29% dos brasileiros possuem algum grau de medo em relação à imunização.

“A pandemia e o surgimento de novas tecnologias vacinais criaram um ambiente para que grupos minoritários e barulhentos pudessem espalhar essa ideologia, e nós vimos os índices de imunização de outras doenças também serem afetados.”

Ventura também alerta para o risco de esquecimento da pandemia. “A Covid-19 é cada vez menos lembrada, por ser inconveniente. Não temos no Brasil nem um dia de homenagem às vítimas”, diz. A Câmara dos Deputados chegou a aprovar a criação de um dia nacional de memória, mas a proposta não avançou no Senado.

“Nós estamos esquecendo o que aconteceu, e ao esquecer, a história entra em disputa, e os mesmos erros podem ser cometidos novamente.”

Em nota, o Ministério da Saúde defende que foram realizados investimentos em capacitação para gestores estaduais e municipais, formação de comitês operacionais de emergência e elaboração de planos de contingência.

O ministério também destaca a inclusão da vacinação contra a Covid-19 no calendário nacional, beneficiando gestantes e idosos e a intensificação de campanhas para doenças como poliomielite, sarampo e coqueluche.

 

Folha de São Paulo

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página