Notícias
ELE NÃO VAI NÃO: Moraes nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA para posse de Trump
16/01/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quinta-feira (16) o pedido de devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que ele possa viajar para os Estados Unidos (EUA) e participar da posse de Donald Trump.
Com isso, essa é a quarta vez que o Supremo nega a restituição do documento.
De acordo com a decisão, “não há dúvidas” que desde a decisão unânime da primeira turma do STF (de reter o passaporte de Bolsonaro), “não houve qualquer alteração fática que justifique a revogação da medida cautelar”.
A decisão diz ainda que Bolsonaro continua dando indícios de que pode tentar fugir do país.
“O cenário que fundamentou a imposição de proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes, continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro, para se furtar à aplicação da lei penal, da mesma maneira como vem defendendo a fuga do pais e o asilo no exterior para os diversos condenados com trânsito em julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal em casos conexos à presente investigação e relacionados à “tentativa de Golpe de Estado e de Abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, diz o documento.
A decisão também cita que, logo após o indiciamento, Bolsonaro cogitou fugir e pedir asilo político em outro país para evitar uma eventual responsabilização no Brasil.
“O apoio à ilícita evasão do território nacional de réus condenados definitivamente pelo plenário do STF em casos conexos à presente investigação, e a defesa da permanência clandestina no exterior, em especial na Argentina, para evitar a aplicação da lei e das decisões judiciais transitadas em julgado, estão, constantemente, sendo corroborados pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que, segundo a própria defesa, teria intermediado os convites para a viagem requerida pelo indiciado Jair Messias Bolsonaro para os EUA”, diz outro trecho.
Por G1
Essa publicação é um oferecimento
Criança de quatro anos morre após ser atacada por pitbull no RN
16/01/2025

Foto: Ilustrativa
Uma criança de quatro anos morreu após ser atacada por um cachorro da raça pitbull na noite desta quarta-feira (15), no município de Touros, no litoral Norte. O menino chegou a ser socorrido no local, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo informações confirmadas à TRIBUNA DO NORTE por fontes próximas, o caso aconteceu no conjunto Frei Damião e a criança estava em casa quando foi atacada pelo cachorro, que é da família.
O menino foi socorrido ao Hospital Municipal Paulo Almeida de Machado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de receber o atendimento da equipe médica da unidade hospitalar do município.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Idoso vai parar em hospital de JP após brinquedo sexual de 40 cm ficar preso no ânus
16/01/2025

Foto: Reprodução
Um idoso de 68 anos passou por uma cirurgia para retirar um brinquedo sexual do corpo, em João Pessoa. O caso foi registrado no Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana, onde o idoso permanece internado, desde o último dia 13 de janeiro.
A assessoria de comunicação do hospital informou que o objeto tinha cerca de 40 centímetros. A cirurgia foi necessária porque o objeto não pôde ser removido de forma simples.
Após o procedimento, o homem se recupera na unidade de saúde e, segundo a assessoria, apresenta quadro clínico estável.
O Hospital de Emergência e Trauma segue acompanhando a recuperação do paciente.
Essa publicação é um oferecimento
Após alagamento, Idema recebe pedido para vistoriar engorda de Ponta Negra
16/01/2025

Foto: Magnus Nascimento
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) recebeu um pedido para vistoriar a obra de drenagem e engorda da Praia de Ponta Negra. A solicitação acontece após fortes chuvas atingirem Natal na última segunda-feira (13), motivando o alagamento de um trecho da obra.
O pedido foi feito ao Idema pelo Ministério Público Federal (MPF). Em ofício expedido nesta quarta-feira (15), o MPF estipulou o prazo de dez dias para uma resposta do órgão Estadual. O documento destaca que o laudo técnico da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) do MPF, elaborado em outubro de 2024, já apontava a necessidade de esclarecimentos sobre a obra de drenagem de águas pluviais, essencial para o aterramento hidráulico.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, o alagamento registrado em um trecho da engorda da Praia de Ponta Negra foi motivado pela conexão entre dois pontos da drenagem da região. Segundo ele, o problema deve ser solucionado nas próximas semanas e não afeta o cronograma da engorda.
O MPF, por sua vez, afirma que o projeto não previu adequações da drenagem no trecho entre o Morro do Careca e o dissipador de energia (caixa de controle de vazão) mais próximo ao morro. Assim, de acordo com o laudo, mesmo com a previsão de revitalização dos 14 dissipadores existentes na área das obras, o trecho mais próximo ao Morro do Careca não foi considerado, “embora seja de grande relevância, visto que contém justamente o cartão postal da área e local de notável erosão da praia”. O laudo também indicou que é preciso corrigir divergências entre os detalhes dos dissipadores, que apresentam dimensões diferentes no projeto.
Em ação civil pública apresentada à Justiça Federal, com pedido de urgência, o MPF sustenta que a fiscalização da obra na praia deve ser feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Enquanto a Justiça não analisa o pedido, o MPF entende que Idema deve fazer a vistoria, para que haja um efetivo acompanhamento por órgão ambiental de eventuais intercorrências da obra.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Bento Fernandes: Na gestão do prefeito “INGRATO”, os animais fazem a função de limpeza das ruas e a população fica indignada
15/01/2025

Já não bastava ter "TRAÍDO" o sistema que estendeu a mão quando mais necessitou, Berguinho O INGRATO, vem colecionando polêmicas em apenas 15 dias de gestão.
Mostrando que está totalmente perdido, a prefeitura ainda não conseguiu se articular em nada, e dessa vez a população começou a cobrar mais empenho do gestor.
Animais são vistos livremente circulando pelas ruas, pista e até mesmo destruindo a grama da praça deixada pela gestão passada do prefeito Júnior Marques.
Enquanto a população cobra u ma gestão mais atuante, Berguinho segue postando vídeos em suas redes sociais para tentar de alguma forma mostrar que está fazendo algo pela cidade.
Bora prefeito, cuide em resolver essa situação que o POVO DE BENTO FERNANDES MERECE RESPEITO.
Ver essa foto no Instagram
Netinho Faustino
Essa publicação é um oferecimento
Prefeitura de SP constrói muro de 40 metros de extensão e confina Cracolândia; ativistas reclamam
15/01/2025

Foto: William Santos/ TV Globo
A Prefeitura de São Paulo construiu um muro na Cracolândia, no Centro da cidade, para delimitar uma área e confinar os usuários de drogas. A construção, de cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, fica na Rua General Couto Magalhães, na região da Santa Ifigênia, perto da estação da Luz.
Os usuários, agora, se aglomeram atrás do muro, em uma área que também é cercada com grades pela gestão municipal, na Rua dos Protestantes. Os gradis vão até a Rua dos Gusmões.
A prefeitura argumenta que a construção, dentre outras medidas, ocorreu para melhorar o atendimento dos usuários, garantir mais segurança para as equipes de saúde e assistência social e facilitar o trânsito de veículos na região.
A administração municipal diz ainda que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve redução, na média, de 73,14% de pessoas no local.
Para um representante do coletivo Craco Resiste, no entanto, o muro fecha “um triângulo no fluxo” e cria um “campo de concentração de usuários”.
Com o muro e os gradis, a região vira um triângulo cercado. Em tese, os usuários são livres para sair e entrar no local, mas, segundo ativistas, são direcionados pelos guardas civis sempre para a mesma área.
Para entrar no cerco, eles passam por revistas, que seriam para retirar coisas ilícitas, segundo ativistas.
‘Encarcerados’
Para Roberta Costa, da Craco Resiste, o muro foi levantado para manter os usuários no espaço e “cobrir” a visão da Cracolândia para quem passa de carro pela Rua General Couto Magalhães.
“A gente vive hoje na cidade uma cena absurda e bizarra de violência contra as pessoas que estão desprotegidas socialmente. É uma coisa que não vem de agora, já faz muitos anos que o poder público viola essas pessoas”, critica.
Na avaliação dela, a situação só piorou. “O que a gente viu acontecer no ano passado está num nível muito bizarro, que, inclusive, parece visualmente um campo de concentração”, diz.
Roberta afirma que o muro “encarcerou” os usuários, e os movimentos de direitos humanos são impedidos de entrar na área para prestar serviço a eles.
G1
Essa publicação é um oferecimento
Trecho da engorda que foi alagado passa por drenagem
15/01/2025

Foto: Magnus Nascimento
As intensas chuvas que caíram sobre Natal na manhã de segunda-feira (14) causaram transtornos significativos na Praia de Ponta Negra, na área já finalizada da engorda. O extravasamento da rede de drenagem, que afetou a área entre os quiosques 8 e 15, provocou alagamentos, dificultando o fluxo de turistas e de quem trabalha na região. Durante a manhã desta terça-feira (15), a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no local para averiguar a situação e a água já não era mais visível.
De acordo com Thiago Mesquita, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a interconexão entre os pontos de drenagem 8 e 9 da rede foi o fator principal para o alagamento. O ponto 9, que absorve uma grande quantidade de carga hidráulica, teve problemas devido a uma conexão com o ponto 8, que não comportava o volume de água. Mesquita garantiu que o problema não envolvia esgoto.
“A área voltou a normalidade porque a gente está, de forma mecanizada, estimulando o processo de infiltração no aterro. Estamos dando essa alternativa provisória até se resolver de forma definitiva. A empresa já começou desde ontem a fazer turnos de 24 horas, se preciso até de madrugada, para acelerar esse processo da drenagem”, explica Thiago Mesquista, sem definir prazo para a conclusão da correção no sistema.
Para os trabalhadores que atuam na praia, como Rosângela de Souza, 50, proprietária de uma barraca na orla, a situação ocorrida durante a última manhã foi preocupante. Com 35 anos de experiência em Ponta Negra, Rosângela relata que os prejuízos provocados pelas chuvas foram consideráveis, chegando a mais de R$1 mil. “Prejudicou todo mundo, ainda mais pelo cheiro. Hoje meu coração está mais aliviado em ver que a água não está mais aqui, mas isso prejudica muito o fluxo de clientes que a gente se prepara para receber”, desabafa.
A mesma aflição foi compartilhada por Paulo Gersiu, 23, fotógrafo de turismo na Praia desde 2020, que precisou driblar as adversidades para conseguir bons ângulos para os registros dos turistas. “As pessoas estavam perguntando como que deixam nosso cartão-postal chegar a essa situação e com fedor. Para quem trabalha com turismo, que está aqui com o pessoal todo dia, é muito ruim lidar com essa situação. Prejudica o nosso trabalho”, afirma. Apesar dos dois trabalhadores citarem um mau-cheiro na área que foi alagada, Thiago Mesquita destacou que a água que ocupava parte da faixa de areia não se tratava de esgoto, mas sim predominantemente água de chuvas sem outros problemas ligados à contaminação.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Raio atinge casa durante chuva no interior do RN
15/01/2025

Foto: Reprodução
Um raio atingiu uma casa durante uma forte chuva que caiu na cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar, durante a noite de terça-feira (14).
O caso aconteceu na Rua Raimundo Libanio Rocha. De acordo com a Polícia Militar, o raio atingiu uma haste da casa que recebe o fio do poste de energia elétrica da companhia distribuidora.
Imagens mostram a parede da casa quebrada e a haste no chão, o que levou a Polícia Militar a isolar a área para garantir a segurança dos moradores e esperar a chegada da equipe da Neoenergia Cosern.
A polícia informou que houve queda de energia na cidade. Também foi registrada instabilidade no sinal da internet por algumas horas. Ainda segundo a PM, um idoso de 84 anos e um outro homem estavam na casa no momento que o raio caiu e não ficaram feridos.
Em nota, a Neoenergia Cosern informou que enviou uma equipe ao local na noite desta terça-feira (14) e orientou o cliente a refazer o “padrão de entrada” para ter o fornecimento restabelecido.
Segundo o monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em 24 horas, entre as 7h de terça (14) e 7h desta quarta-feira (15), Luís Gomes registrou 81,6 milímetros de chuva.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Turista de SP morre em Natal com suspeita de dengue; Sesap investiga se paciente se infectou no RN
14/01/2025

Foto: Fiocruz / Reprodução
Um turista de São Paulo morreu em Natal no dia 3 de janeiro com suspeita de dengue. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), o paciente era um homem e tinha 43 anos de idade. A pasta não divulgou em que hospital o turista morreu.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rêgo, o paciente morreu com sintomas de dengue. Agora, o Estado busca entender se de fato o homem estava com a doença, e se ele se infectou no Rio Grande do Norte ou antes de chegar ao Estado.
Nesta segunda-feira (13), a Sesap instalou uma sala de situação para monitorar os casos de dengue no RN. Em 2024, foram 17.742 casos prováveis registrados no Rio Grande do Norte, o que representa um aumento de 131% em relação a 2023, quando foram 7.679 casos no Estado.
A primeira reunião da sala de situação, que inicialmente terá encontros quinzenais, foi coordenada pela secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho. “Estamos antecipando as ações porque a vigilância epidemiológica identificou um aumento expressivo de casos no fim de 2024. Esse é o momento que precisamos, mais uma vez, contar com a colaboração de todos no combate ao mosquito”, resumiu ela.
Composta por membros de todas as áreas da Sesap, a sala de situação vai auxiliar no enfrentamento à dengue com as avaliações técnicas e montagem de estratégias intersetoriais, ao lado do Centro de Operações de Emergências (COE), que começa a funcionar a partir da quinta-feira (16).
Fonte: Portal 98Fm
Essa publicação é um oferecimento
INSS volta a fazer prova de vida, mas beneficiário não precisa ir à Previdência ou agência bancária; entenda
14/01/2025

Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a fazer prova de vida entre seus beneficiários, como aposentados e pensionistas. A volta do procedimento foi oficializada em 1º de janeiro de 2025, após o fim da vigência de uma portaria do Ministério da Previdência Social que dispensava a realização da ação de fiscalização.
Com a portaria, nenhum benefício poderia ser suspenso ou bloqueado por falta de prova de vida. Agora, as interrupções no pagamento podem voltar a acontecer. O objetivo é combater fraudes.
Apesar disso, praticamente nada muda para quem recebe os benefícios, já que é o INSS que deve procurar provas de que o usuário está vivo ou não. Para isso, o órgão aciona diversos bancos de dados. Só em caso de dificuldade na obtenção das informações é que o beneficiário é notificado para que faça a prova de vida fisicamente.
Para saber se o beneficiário está vivo, o INSS vai usar informações como: saque de benefício com biometria, votação nas eleições organizadas pela Justiça Eleitoral, realização ou atualização no Cadastro Único, realização ou atualização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros sistemas.
Como saber se minha prova de vida está válida?
Para saber se a prova de vida está válida, o beneficiário pode acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para celular. Ou ainda acessar o site meu.inss.gov.br. Em ambas as plataformas, o acesso se dá por meio de CPF e senha. Por fim, o beneficiário também pode ligar para a Central 135 e obter a informação. Em última instância, o beneficiário pode se dirigir a alguma agência do INSS e solicitar a conferência das informações.
Fonte: Portal 98Fm
Essa publicação é um oferecimento
Fake news sobre Pix é atitude criminosa e causa consequências, diz novo ministro da Secom
14/01/2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O novo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Sidônio Palmeira, classificou como criminosa a disseminação das fake news sobre taxação do Pix. Segundo ele, essa mentira tem consequências reais. Sidônio afirmou que a desinformação é o grande mal da humanidade e que facilitou a volta da direita.
“Não tem mudança sobre o Pix, não vai mudar nada”, disse ele nesta terça-feira (14), durante a cerimônia de posse. Responsável pela campanha presidencial em 2022, o marqueteiro assume o posto em momento de mudança estratégica na área comunicacional do governo, com vistas às eleições de 2026. Na agenda, chamou o novo emprego de “desafio” e informou se inspirar em Lula.
O publicitário tomou posse no lugar de Paulo Pimenta, que estava no comando da Secom desde o início do mandato de Lula, com breve passagem pela chefia do ministério temporário para reconstrução do Rio Grande do Sul. Tanto Sidônio quanto Pimenta têm falado que a mudança serve para dar novo rumo à comunicação do governo federal, alvo de críticas públicas de Lula em dezembro.
A troca é a primeira confirmação da nova reforma ministerial de Lula. As alterações completas devem ser feitas até o fim deste mês. A tendência — segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em entrevista — é que as mudanças ocorram até 21 de janeiro, dia em que o presidente vai reunir os 38 ministros para a primeira reunião geral do ano.
Segundo o novo ministro, enfrentar discursos de ódio em redes sociais será um grande desafio. O ministro disse ser importante identificar e punir os responsáveis pela disseminação.
Durante a cerimônia, Sidônio afirmou que a área é guardiã da democracia e prometeu melhorar a divulgação das ações do Executivo.
No início do discurso, ele confessou que nunca esteve em seus planos assumir o comando da Secom. O marqueteiro informou que vai comandar a pasta com o “sentimento de justiça”. Depois, listou diversos feitos pelo governo petista até o momento.
“Esse trabalho não está sendo recebido por parte da população. A população não consegue ver as virtudes do governo… Para fazer frente ao movimento, não basta apenas chamar o marqueteiro. Precisamos ampliar nossa concepção do papel da comunicação no novo mundo”, afirmou Sidônio.
Fonte: R7
Essa publicação é um oferecimento
Morre o ex-senador Benedito de Lira, pai de Arthur Lira, aos 82 anos
14/01/2025

Foto: Instagram
Morreu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos, o ex-senador Benedito de Lira (PP-AL), um dos líderes mais importantes da história política de Alagoas. Pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o popular “Biu de Lira” enfrentava tratamento contra um câncer. Os detalhes sobre as cerimônias de velório e enterro ainda serão anunciados pela família
Seu coração silenciou hoje, após trajetória de vitórias eleitorais que deixaram um legado de trabalho pelo povo alagoano, nos mandatos de senador, deputado federal, deputado estadual, vereador em Junqueiro e em Maceió e prefeito reeleito da Barra de São Miguel.
Biu de Lira foi operado em 31 de dezembro de 2024, em procedimento de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, em Maceió. E, mesmo em tratamento, o prefeito superava adversidades e para se empenhar em seu último mandato público.
Diário do Poder
Essa publicação é um oferecimento
Lula critica mãe que dá celular para criança se acalmar: “Comportamento desumano”
14/01/2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais
O presidente Lula (PT) criticou nesta segunda-feira (13) mães que dão celular para crianças que choram no lugar de “aconchegar” os filhos. O discurso foi durante a sanção do projeto que proíbe aparelhos celulares nas escolas do Brasil.
“Comportamento desumano”
Criticando o ato, Lula disse: “Vi caso de criança com dois anos começar a chorar e ao invés da mãe pegar para que o aconchego do corpo pudesse fazer a criança parar de chorar, simplesmente dar o celular.”
Ele seguiu: “É uma coisa fria, gelada, não tem nada a ver e não vai educar. Esse comportamento desumano está sendo utilizado pelos humanos.”
Namoro no celular
O presidente também relatou quando viu um casal de adolescentes sentados frente a frente conversado pelo celular. “Tirei o telefone dos dois e disse: ‘Conversem se olhando, vão ver se não é muito mais bonito, interativo, do que ficar na frente do outro sem pegar na mão, apenas com a mão no celular.”
Para o presidente, o celular atrapalha o contato humano: “O ser humano nasceu para viver olhando um para a cara do outro, para brincar. Somos feitos de reação química que tem que olhar, abraçar, pegar na mão.”
Proibição de celulares em escolas
A sanção da proibição de celulares em escolas ocorreu em um evento fechado no Palácio do Planalto. Ainda não foi publicado pelo Diário da União, mas Lula garantiu que não haverá votos.
A proposta foi aprovada de forma simbólica pelo Senado em dezembro de 2024. O governo esperava colocar a PL em ação no começo do ano letivo de 2025.
Fonte: IG último segundo
Essa publicação é um oferecimento
Fortes chuvas provocam infiltração em UTI do Hospital Walfredo Gurgel
13/01/2025

Em Natal, diversos pontos da cidade foram afetados pelas fortes chuvas, e o maior hospital público do Rio Grande do Norte não escapou dos transtornos nesta segunda-feira (13). Imagem que circula nas redes sociais revela água vazando pelo teto de uma das salas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Nas imagens, é possível ver a água escorrendo pelas paredes e se acumulando perto de tomadas e instalações elétricas, o que representa um grande risco de curto-circuito e outros acidentes. Não é possível confirmar, no vídeo, se havia pacientes na UTI no momento do incidente.
O Hospital Walfredo Gurgel, referência em atendimentos de urgência e emergência no estado, já enfrenta há anos problemas estruturais. Infiltrações e condições precárias são recorrentes, e a situação piora durante o período chuvoso.
Até o momento, a Secretaria de Saúde Pública não se manifestou sobre os danos causados e os reparos necessários no teto.
96 FM
Essa publicação é um oferecimento
Receita Federal diz que nova fiscalização do PIX não é feita para pegar pequeno comerciante
13/01/2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Secretaria da Receita Federal informou que o novo formato de fiscalização de movimentações financeiras, englobando dados também do PIX, não tem por objetivo autuar os pequenos empresários do país.
No começo deste ano, o órgão ampliou a fiscalização de transações financeiras, e receberá dados das operadoras de cartão de crédito (carteiras digitais) e das chamadas “instituições de pagamento” — que ofertam o serviço das “maquininhas”, por exemplo.
“É exatamente o contrário, a gente não tem nem condição de fiscalizar dezenas de milhões de pessoas que movimentam valores baixos. A gente quer é automatizar isso para poder melhor orientar esse tipo de contribuinte a se regularizar, por exemplo. Se a pessoa não tem uma empresa aberta, ela pode abrir um MEI, alguma coisa assim. Mas não tem nem sentido a Receita Federal ir para a fiscalização repressiva nesses casos”, disse o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.
O secretário afirmou que o objetivo do recebimento de informações financeiras dos contribuintes é “liberar a mão de obra” da Receita Federal para que ela possa focar “onde realmente a invasão é relevante, que são nos grandes valores”, ou seja, nas empresas de maior porte.
“Não é esse tipo de contribuinte [pequeno]. Para esse contribuinte, essas medidas são importantíssimas porque elas facilitam a vida dele. Tiram o ônus de prestar outras declarações para a Receita Federal, e diminui o risco de caírem nas margens fiscais da Receita Federal”, acrescentou o chefe do Fisco.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Latam anuncia suspensão da rota Rio de Janeiro-Natal a partir de março deste ano
13/01/2025

A LATAM Airlines anunciou a suspensão da rota entre os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e o Aeroporto de Natal a partir de 30 de março de 2025. Segundo a companhia, a interrupção ocorre devido a necessidades operacionais e não tem prazo definido para retomada.
Ainda segundo a LATAM, também foi suspensa a rota entre o Galeão (RJ) e o Aeroporto Internacional de São Luís (Maranhão).
Segundo a companhia, como alternativa de viagem para os passageiros afetados por esta suspensão, o agente de viagens pode oferecer a mudança da conexão de acordo com o seguinte:
Galeão (GIG) – Natal (NAT): proteção em voos Latam com conexão em Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH) ou Brasília (BSB).
Essa é a segunda suspensão de voo para o Rio Grande do Norte em menos de uma semana. Na última quarta-feira (8), a Azul Linhas Aéreas comunicou que os voos para o Aeroporto de Mossoró, na Região Oeste do RN, seriam suspensos a partir do dia 10 de março.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
Estudante de Medicina da UERN é encontrado morto aos 23 anos; instituição decreta luto de três dias
13/01/2025

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) decretou luto oficial de três dias após a morte do estudante Olímpio Duarte Silva Magalhães, de 23 anos, que cursava o 9º período de Medicina.
Ele foi encontrado morto em sua residência neste domingo (12). A causa oficial do óbito não foi divulgada.
Em nota, a UERN lamentou a perda e destacou a trajetória do estudante: “Olímpio era engajado com o movimento estudantil e se destacava na defesa do acesso das minorias ao ensino superior”. Como forma de homenagem, a bandeira da universidade será mantida a meio mastro durante o período de luto oficial.
Por Ismael Sousa
Essa publicação é um oferecimento
Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
13/01/2025

Foto: José Aldenir/Agora RN
Nesta segunda-feira 13 os estudantes brasileiros interessados em ingressar no ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) saberão, finalmente, os resultados das provas, que foram realizadas nos dia 3 e 10 de novembro do ano passado.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão as notas a partir das 10h (horário de Brasília). Em seguida, uma coletiva de imprensa vai trazer mais detalhes sobre os principais dados do Enem.
De olho no Sisu
As notas poderão ser usadas para ingresso na educação superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu, até as 23h e 59 minutos do dia 21 de janeiro.
De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro.
Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Enem e não tenham zerado a prova de redação.
Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Prazo para Meta explicar nova política de moderação termina nesta 2ª
13/01/2025

Reprodução
Termina nesta 2ª feira (13.jan.2025) o prazo dado pela AGU (Advocacia Geral da União) para que a Meta explique a nova política de moderação de conteúdo. O órgão enviou, na 6ª feira (10.jan), uma notificação extrajudicial solicitando as informações em até 72h. Eis a íntegra (PDF – 486 kB).
A empresa decidiu acabar com o seu sistema de verificação de fatos e suspendeu as restrições a publicações nas suas redes sociais Facebook e Instagram. A decisão foi anunciada pelo criador da big tech, Mark Zuckerberg, em um vídeo postado em 7 de janeiro.
As redes sociais da big tech também exibirão mais conteúdo de política nos feeds dos usuários e passarão a moderar os conteúdos reportados como nocivos só quando indicado pelos usuários.
As mudanças já estão em vigor e devem se intensificar nas próximas semanas, segundo anúncio do diretor do Instagram, Adam Mosseri.
Ao dizer que enviaria a notificação extrajudicial à empresa, o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que a multinacional é uma “biruta de aeroporto” e que as novas diretrizes não estão claras desde o anúncio.
“A enorme preocupação do governo brasileiro com a política adotada pela empresa Meta, que parece com a biruta de aeroporto, o tempo todo muda de posição ao sabor dos ventos. Eu quero dizer para essa empresa que a sociedade brasileira não ficará à mercê desse tipo de política”, disse.
Segundo o ministro da AGU, ainda não está sobre a mesa do governo uma possível suspensão das plataformas no Brasil. Ele afirmou, entretanto, que, caso a resposta da Meta não seja satisfatória, poderá entrar na Justiça contra a empresa.
“Isso [suspensão] não está em discussão neste momento, o que nós estamos discutindo é qual a política de proteção às populações vulneráveis à garantia dos direitos fundamentais que essa empresa vai adotar. Essa é a questão fundamental, porque a empresa, quando mudou sua política, ela não foi transparente e ela não informou ao governo e à sociedade brasileira como ela deve se portar daqui para frente”, declarou.
Para Messias, a principal preocupação do governo é com crianças e adolescentes, populações vulneráveis e com pequenos comerciantes que utilizam as plataformas da Meta diariamente.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Chuva causa alagamentos e deixa trânsito lento na Grande Natal
13/01/2025

Foto: André Luís
Natal amanheceu com chuvas na manhã desta segunda-feira (13), que resultaram em diversos pontos de alagamento, impactando o trânsito para os motoristas durante as primeiras horas do dia na capital potiguar e na região metropolitana.
Um dos pontos impactados pelas chuvas foi o cruzamento das avenidas Nascimento de Castro e Prudente de Morais, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, que deixou o local parcialmente transitável com o acúmulo de água. Outro ponto impactado pelas chuvas foi a avenida Getúlio Vargas, no bairro Monte Castelo, em Parnamirim.
No domingo (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todas as cidades do Rio Grande do Norte. O aviso é válido até às 10h da manhã desta segunda-feira (13).
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento




























