Notícias

Notícias

Homem mata mulher a tiros e depois se mata no interior do RN

20/01/2025


Foto: Reprodução

Um crime chocou a população no município de Santo Antônio, interior do Rio Grande do Norte, na noite deste domingo (19). De acordo com informações da polícia, um homem identificado como Pedro Henrique atirou contra a sua companheira e depois tirou a própria vida.

Segundo a polícia, o crime aconteceu em um trecho da RN-003, nas proximidades do sítio Jucá, zona rural de Santo Antônio. A Polícia Civil iniciou a investigação do caso.

 

Novo Notícias

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

UERN suspende concurso para professores após denúncias de que empresa responsável pelo processo revelou identidade dos candidatos à banca

19/01/2025


Foto: Uern/Divulgação

O concurso público da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para professor do ensino superior foi suspenso. A decisão foi publicada em uma portaria e paralisa o processo seletivo na etapa de provas e títulos.

Segundo a Fundação da UERN (FUERN), a medida “foi tomada a partir de denúncias apontando que o sistema do Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan), empresa responsável pelo certame, revelou a identidade dos candidatos perante as bancas examinadoras, violando os princípios da legalidade e da impessoalidade”.

A recomendação para a suspensão do processo partiu da Comissão Central do Concurso.

Em nota, o Idecan disse que tomou conhecimento da suspensão do concurso através do comunicado da UERN.

O Instituto informou que a banca instalou um procedimento interno “para entender o que causou a instabilidade do sistema e ressalta que todas as provas corrigidas pelos professores seguem um padrão de segurança”.

Segundo o Idecan, os professores envolvidos no processo seletivo assinaram um termo de confidencialidade que garante o sigilo antes durante e após o certame.

“A banca reforça o compromisso em manter as informações sigilosas entre os profissionais e que o inconveniente não interfere em nada na lisura e confiabilidade do certame e confia na reversão da decisão, respeitando a vontade dos 1.269 candidatos que realizaram os exames”, citou na nota o Idecan.

O concurso em questão foi aberto pela UERN em janeiro de 2024 e previa 66 vagas para docentes. O processo seletivo previa ainda 40 vagas para técnicos de nível médio e superior, parte que não foi afetada pela suspensão.

Segundo A UERN, a suspensão ocorre “diante da necessidade de garantir o contraditório e a ampla defesa”. A Universidade informou que antes de adotar novos procedimentos para conclusão do concurso, vai instalar um procedimento de apuração das denúncias.

“Os passos seguintes serão determinados após a apuração dos fatos e, consequentemente, serão adotadas as medidas cabíveis”, completou a UERN.

 

g1-RN

Essa publicação é um oferecimento

SHOPPING 20

Notícias

Executivo de futebol do ABC puxa repórter da 96 FM pelo braço e tenta intimidá-lo após coletiva de imprensa

19/01/2025


Foto: Joao Moura Fortaleza

O repórter Judson Araújo, mais jovem profissional do time da 96, sofreu uma tentativa de intimidação por parte do executivo de futebol do ABC, Agnello Gonçalves. O ato agressivo foi feito após a vitória abcedista sobre o Santa Cruz de Natal, por 3 a 0, no estádio Frasqueirão, quando Judson apenas realizada seu trabalho como setorista do ABC.

O fato ocorreu após a coletiva de imprensa, quando Judson estava no auditório do ABC, concluindo a edição de material jornalístico. Agnello Gonçalves fechou a porta, foi ao encontro de Judson, segurou o repórter pelo braço e, com dedo em riste, falou que não gostava do trabalho do profissional e do que ele “andava falando”. Agnello ainda disse “você não me conhece, acho bom parar com isso agora”.

Judson questionou o que teria falado para desagradar o diretor abcedista, mas ele disse que a assessoria de imprensa do clube, presente no momento, iria explicar. Agnello Gonçalves repetiu as palavras iniciais, acrescentou que também não gostou da abordagem dele ao técnico Ney Franco, dos comentários feitos e reforçou: é bom parar!

Quando Agnello Gonçalves saiu e Judson foi liberado para deixar a sala. O assessor de imprensa do ABC, Leo Pessoa, se aproximou e afirmou que, provavelmente, o diretor teria confundido Judson com outra pessoa da 96 FM – como se fosse justificável qualquer abordagem nesse sentido, em um ambiente fechado, após uma coletiva de imprensa.

Após alguns instantes, Agnello Gonçalves retornou, abordou e Judson novamente e pediu desculpas, pois de fato o havia confundido com outro profissional da rádio. Mas alertou que era importante “tomar cuidado”, porque já havia banido a PAN quando estava no Corinthians e não seria problema fazer o mesmo com a 96, estando no ABC.

No retorno para casa, já quase meia noite, Judson Araújo gravou um vídeo contando o sentimento após a tentativa de intimidação. O ABC ainda não se pronunciou.

A Associação dos Cronistas Esportivos do RN se manifestou através de nota de repúdio e classificou como “fatos de natureza vergonhosa” as ações do Diretor Executivo do ABC.

NOTA DE REPÚDIO

Natal, 19 de janeiro de 2025

É com muito pesar e tristeza que a Presidência da ACERN vem a público externar fatos de natureza vergonhosa cometidos pelo então Diretor Executivo do ABC Futebol Clube Sr. Agnelo Gonçalves contra o Cronista Esportivo Judson Araújo, atualmente repórter da 96 FM, onde em espaço confinado, sala de coletiva, proferiu calúnias e agiu com atitude truculenta e grosseira ao segurar o braço do repórter na tentativa de intimidar e tolher o direito pétreo, garantido pela Constituição Federal de 1988, que permite o livre exercício da profissão e da expressão à todo cidadão brasileiro.

Não obstante ao caso, outrora em gestões passadas do clube, já havíamos relatado problemas e dificuldades na sala de coletiva. Tal caso vem tornar público que precisamos de mudanças urgentes e a imprensa precisa ter os seus direitos garantidos. O Sr. Agnelo Gonçalves, naquele momento representava o clube e como tal deixou claro para todos que não somos bem-vindos a trabalhar com liberdade naquela Praça de Desporto.

Dado isso comunico de antemão que oficiarei nas próximas 24h a Federação Norteriograndense de Futebol e a Polícia Militar, a fim de pedir garantias de que nenhum jornalista sofra mais retaliações dentro do estádio Maria Lamas Farache, pertencente ao ABC ou em qualquer outra praça desportiva do Rio Grande do Norte.

Pediremos ainda que o Sr Agnelo Gonçalves jamais possa estar em salas de coletiva junto com profissionais de Imprensa, dado o seu já público e conhecido comportamento violento, o qual documentadamente, ele adotou contra nosso colega repórter profissional.

Outrossim aguardamos, no mínimo, um pedido público e formal de desculpas do ABC Futebol Clube ao repórter Judson Araújo e a toda classe de Cronistas Esportivos do RN.

Destaco que tal profissional sempre trabalhou de forma exemplar, possui conduta ilibada e diante de muitas situações de dificuldade sempre agiu com ética e retidão. Amplio a solicitação de pedidos de desculpas do Clube à 96 FM, empresa na qual o repórter trabalha e exerce sua profissão com dignidade e profissionalismo.

Pedro Vitorino de Oliveira Junior

Presidente da ACERN

 

Repórter Fotográfico | DRT-RN 2114

Essa publicação é um oferecimento

CALIFORNIA GASTROBAR - PETISCARIA E AÇAITERIA

Notícias

Diagnosticado com tumor no pâncreas, Léo Batista está internado na UTI

18/01/2025


Foto: Divulgação/ Instagram

O apresentador Léo Batista, a voz marcante da televisão brasileira, está internado no Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro. Exames detectaram um tumor no pâncreas do jornalista.

No hospital desde o último dia 6, Léo Batista, de 92 anos, inicialmente apresentou um quadro de desidratação e dor abdominal. Com o diagnóstico do tumor, o apresentador está na unidade de terapia intensiva (UTI).

Um dos grandes nomes da história do jornalismo esportivo brasileiro, Léo Batista está na TV Globo desde 1970. Sua última aparição na tela antes da internação foi na edição de 26 de dezembro do Globo Esporte.

Veja a íntegra do boletim médico

“O paciente João Batista Belinaso (Léo Batista) deu entrada no Hospital Rios D’Or no dia 06 de janeiro, em decorrência de um quadro de desidratação e dor abdominal. Após a realização de exames, foi diagnosticado um tumor no pâncreas. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva, com o devido acompanhamento clínico para o atual estado de saúde”

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

ABC vence o Santa Cruz de Natal por 3 a 0; confira os gols

18/01/2025


Emanuel assume artilharia do Campeonato Potiguar — Foto: Alexandre Lago

O ABC não teve dificuldade para vencer o Santa Cruz de Natal por 3 a 0 na tarde deste sábado, em confronto pela terceira rodada do Campeonato Potiguar. O Alvinegro conseguiu abrir 2 a 0 em 10 minutos, controlou o jogo no Frasqueirão e depois ampliou na segunda etapa.

O atacante Emanuel, de 19 anos, marcou duas vezes e se igualou a Alisson Farias, do Santa Cruz, na artilharia do estadual, com quatro gols.

O ABC chegou aos sete pontos, assumindo a liderança provisória da competição. O Santa, com três pontos, caiu para a quinta colocação.

 

O próximo desafio do ABC é o clássico contra o América-RN, no sábado, às 16h, novamente no Frasqueirão. O Santa Cruz enfrenta o Força e Luz no mesmo dia, às 15h, no Nazarenão, em Goianinha.

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Após quase 15 anos, Luiz Bacci anuncia saída da Record

18/01/2025


O apresentador Luiz Bacci, da Record, anunciou sua saída da emissora na noite desta sexta-feira (17). A publicação foi feita no Instagram. Bacci ficou quase 15 anos na Record. jornalista realizou sua despedida após todos esses anos trabalhando com telejornais como o “Cidade Alerta”.

 

Segundo a postagem, “a decisão que seria tomada em março, no fim de seu contrato, foi antecipada para esta sexta-feira (17)”. Após deixar a Record, o profissional “planeja focar em seus negócios, incluindo a rede “Bacci Notícias”, além de novos empreendimentos que ainda serão anunciados”, conclui a nota.

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA VENÂNCIO

Notícias

Brasil e outros 9 países expressam ‘grave preocupação’ por deportação em massa de imigrantes

18/01/2025


Reprodução

Os titulares da diplomacia de dez países de América Latina e Caribe, entre eles o Brasil, expressaram “grave preocupação” pelo anúncio de uma deportação em massa de imigrantes. Uma declaração conjunta foi publicada nesta sexta-feira (17).

O posicionamento não atribuiu tal medida a nenhum país, mas é uma alusão ao anúncio do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu a maior operação de deportação da história dessa nação. Trump será empossado na segunda-feira (20).

“São motivo de grave preocupação os anúncios de deportação em massa, sobretudo por sua incompatibilidade com os princípios fundamentais dos direitos humanos e por não abordarem de modo eficaz as causas estruturais da migração”, afirma a declaração.

O documento faz um chamado a todos os países do hemisfério para que procedam de acordo com o direito internacional, os direitos humanos e a legislação nacional para gerir a imigração “com uma abordagem humanista, especialmente diante da ameaça de deportações em massa”.

“Reafirmamos que todas as pessoas imigrantes, independentemente de sua situação migratória, têm direitos fundamentais e inalienáveis, e que todos os Estados estão obrigados a respeitá-los, protegê-los e a procurar adotar medidas para sua plena realização”, acrescenta a declaração.

Os países signatários — Brasil, Belize, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México e Venezuela — também se comprometem a defender os direitos humanos dos imigrantes.

Isso inclui “rechaçar sua criminalização em todas as etapas do ciclo migratório” e “protegê-las prioritariamente do crime organizado transnacional que lucra com a migração”.

A declaração conjunta também sugere retomar as reuniões sobre migração da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com o objetivo de ter “um espaço amplo de discussão de propostas” para atender a essa problemática.

A reunião regional sobre “Mobilidade Humana na Rota Norte do Continente” foi convocada pelo México atendendo a uma iniciativa da presidente Claudia Sheinbaum e de sua contraparte hondurenha Xiomara Castro, informou o Ministério das Relações Exteriores do México em comunicado.

G1

 

 

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Projeto de Lei torna obrigatório uso de focinheira em cães de grande porte e de ‘raças perigosas’ no RN

18/01/2025


Foto: Emerson Araújo

O aumento de casos no Rio Grande do Norte envolvendo ataques de cães de grande porte e/ou de raças consideradas “perigosas”, em especial em áreas urbanas, motivou o projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de focinheira e estabelece normas de segurança para a condução responsável dos cães.

O texto determina o uso obrigatório de focinheira para os cães de grande porte (peso superior a 25kg) e raças consideradas perigosas: “aquelas reconhecidas por estudos técnicos, regulamentações nacionais ou internacionais, incluindo, mas não se limitando, a Pit Bull, Rottweiler, Doberman, Fila Brasileiro e Mastim Napolitano” sempre que estiverem em vias públicas ou locais de acesso coletivo.

O deputado estadual Gustavo Carvalho, destacou que a proposição “visa atender à crescente preocupação da sociedade potiguar com a segurança em logradouros públicos e locais de acesso coletivo, bem como com a preservação da integridade dos cães e da população em geral”.

O projeto de lei prevê, em caso de descumprimento, a aplicação de multa em dinheiro para reincidentes e até a apreensão do animal em casos de grave risco à segurança pública. Os recursos arrecadados com a aplicação das multas, segundo a matéria, serão destinados a programas de conscientização e proteção animal no Estado do Rio Grande do Norte.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

SHOPPING 20

Notícias

Estudante que tentou matar aluno em escola do RN vira ré e pode ficar presa de 6 a 20 anos

18/01/2025


Foto: reprodução

A justiça do RN aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou ré a estudante Lyedja Yasmin Silva Santos, de 19 anos, que tentou matar um colega de classe na Escola Estadual Berilo Wanderley. A decisão foi do juiz Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

Ela deverá ser julgada por tentativa homicídio qualificado e caso seja considerada culpada, poderá ser punida com pena de reclusão que varia de 6 a 20 anos de prisão. A pena pode ser reduzida de um a dois terços, dependendo das circunstâncias.

A defesa tentou evitar que ela se tornasse ré alegando que o caso tratava-se de um incidente de sanidade mental. O MPRN opinou que não era o caso, alegando que não havia qualquer documento médico que indicasse a hipótese. O juiz não aceitou a argumentação da defesa.

“No caso sob análise, não houve apresentação de qualquer documento médico apto a levantar questionamento acerca da autodeterminação da requerente na época dos fatos descritos da denúncia”, disse o juiz, na sentença.

E acrescentou: “Outrossim, não se vislumbra a partir da análise do pleito defensivo, indicação clara dos indícios do comprometimento mental alegado hábeis a justificar a instauração do incidente pretendido. Ademais, não houve a detecção, ao longo da fase investigativa, de sinal de semelhante situação”.

Lyedja Yasmin Silva Santos está presa desde o dia 17 de dezembro do ano passado. Ela entrou na escola Berilo Wanderley com o objetivo de matar uma colega de turma e uma professora. No entanto, um disparo atingiu acidentalmente um outro aluno, de raspão, na cabeça.

A situação foi contida por um colega, que conseguiu desarmar a atiradora e evitar uma tragédia de maiores proporções. Segundo a polícia, a jovem apresenta tendências suicidas e já vinha enfrentando problemas pessoais. De acordo com as investigações, ela agiu sozinha.

 

Novo Notícias 

Essa publicação é um oferecimento

CJ HOME CENTER

Notícias

Bolsonaro diz que vai à Justiça contra Haddad por acusação sobre fake news envolvendo o Pix

18/01/2025


Fotos: Evaristo Sá/AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em entrevista à CNN que vai entrar com uma ação contra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Irei responder na Justiça. É uma perseguição à minha família”, afirmou o ex-presidente.

O ministro da Fazenda Fernando Haddad afirmou, em entrevista exclusiva à CNN nesta sexta-feira (17), que, no entendimento dele, o ex-presidente Jair Bolsonaro está “um pouco por trás” do vídeo publicado por Nikolas Ferreira (PL-MG), no mesmo dia em que o governo federal decidiu revogar a medida de fiscalização do Pix.

“Eu tenho, para mim, que o Bolsonaro está um pouco por trás disso, porque o PL financiou o vídeo do Nikolas”, disse. O vídeo publicado pelo deputado Nikolas Ferreira – que alcançou mais de 300 milhões de visualizações nas redes sociais – embasou a decisão do Planalto de derrubar a medida da Receita Federal.

Na publicação, o parlamentar critica o governo dizendo que a gestão federal prejudica a população, sobretudo os “trabalhadores informais”, com regras de fiscalização via Pix, agora revogadas.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

CALIFORNIA GASTROBAR - PETISCARIA E AÇAITERIA

Notícias

497 mil crianças e adolescentes sofrem privação de direitos no RN

17/01/2025


Foto: Magnus Nascimento

O Rio Grande do Norte registrou, em 2023, que 497,76 mil (59,4%) crianças e adolescentes de 0 a 17 anos enfrentavam alguma privação de direitos fundamentais, segundo o Relatório de Pobreza Multidimensional Infantil do Unicef, e que 21,7% (181,8 mil) sofriam de alguma privação extrema. O percentual coloca o RN acima da média nacional, que foi de 55,9%, destacando-se entre os desafios nas regiões Norte e Nordeste, as mais afetadas pela pobreza infantil no Brasil. Ainda assim, quando somados os dois níveis de privação, o estado aparece como o segundo estado nordestino que mais conseguiu reduzir esse índice, saindo de 87,3% para 81,2% no período, junto ao Ceará, que passou de 79,7% para 71,2%.

O relatório, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), analisou sete dimensões fundamentais: renda, educação, acesso à informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil – além de uma análise sobre segurança alimentar, apontando disparidades significativas entre os estados brasileiros.

No contexto nacional, o Rio Grande do Norte segue a tendência das regiões Norte e Nordeste, que concentram os maiores índices de privação entre crianças e adolescentes e se posiciona como o terceiro estado nordestino onde há mais privações, ficando atrás de estados como Maranhão (50,9%) e Piauí (62,5%), que registraram percentuais elevados de crianças privadas de direitos básicos. O Rio Grande do Norte compartilha índices semelhantes aos da Paraíba (44,1%) e Pernambuco (37,2%). Esses estados, apesar de algumas variações, refletem uma persistente desigualdade em relação a outras regiões do país.

Em áreas mais desenvolvidas, como o Sudeste, estados como São Paulo apresentaram percentuais bem inferiores, com 20,1% das crianças enfrentando alguma privação, evidenciando as disparidades entre as regiões brasileiras. No Sul, Paraná lidera com o menor índice, registrando apenas 35,7% de crianças privadas de algum direito.

Os dados do relatório revelam que, no Rio Grande do Norte, o saneamento foi o indicador mais alarmante, com 64,5% das crianças vivendo em residências com algum nível de privação nesse aspecto. Já a renda apresentou 16,7% de privação intermediária e 13% de privação extrema.

Em comparação, o estado apresenta números superiores à média nacional em saneamento, onde o percentual médio de privação foi de 37,96%, e em renda, com média nacional de 19,14%. Além disso, 10,1% das crianças potiguares enfrentaram privação intermediária na educação, enquanto 0,8% lidaram com privação extrema nessa dimensão.

As privações em moradia também foram observadas no estado, com 6,1% das crianças vivendo em condições inadequadas de forma intermediária e 2,3% de forma extrema. Já a falta de acesso à água afeta 4,1% das crianças de maneira intermediária e 3,6% de forma mais severa.

Desafios

O relatório do Unicef destaca a necessidade de políticas públicas específicas para mitigar as desigualdades regionais e as condições de vulnerabilidade de crianças e adolescentes. No Rio Grande do Norte, esses desafios incluem investimentos em infraestrutura de saneamento básico, ampliação de programas sociais voltados para a renda das famílias e fortalecimento da educação básica.

As disparidades regionais, somadas às limitações de acesso a serviços essenciais, reforçam a importância de uma abordagem integrada, que considere as peculiaridades locais e garanta que todas as crianças tenham acesso a seus direitos fundamentais. Conforme apontado pela Unicef, reduzir a pobreza multidimensional infantil requer ações coordenadas, com foco especial em estados do Norte e Nordeste, como o Rio Grande do Norte, onde as vulnerabilidades permanecem alarmantes.

Desigualdades persistem no Brasil

A pobreza infantil no Brasil, medida em suas múltiplas dimensões, caiu de 62,5% em 2017 para 55,9% em 2023, segundo o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Essa redução, que corresponde a cerca de 3,6 milhões de crianças e adolescentes deixando condições de privação, foi impulsionada principalmente por avanços nas dimensões de Informação e Renda.

Ainda assim, 680 mil crianças enfrentam privações de direitos fundamentais, como acesso a educação, saneamento e segurança alimentar. Apesar dos progressos em algumas áreas, a desigualdade regional e racial persiste, com os maiores índices concentrados nas regiões Norte e Nordeste.

A dimensão educacional apresentou piora significativa. Em 2023, 30% das crianças de 7 a 8 anos não estavam alfabetizadas, mais do que o dobro dos 14% registrados em 2019. O relatório atribui essa deterioração às interrupções educacionais causadas pela pandemia de COVID-19, que afetaram principalmente crianças negras, moradores de áreas rurais e de famílias de baixa renda. Em áreas rurais, a taxa de analfabetismo para crianças de 7 a 8 anos chegou a 45%.

Embora tenha havido uma melhora em relação a 2018, a insegurança alimentar grave ainda atinge 5,1% das crianças e adolescentes brasileiros. Já a insegurança alimentar em qualquer nível afeta 36,9% desse grupo, com os maiores índices observados no Norte e Nordeste. Entre crianças negras, as taxas de insegurança alimentar continuam significativamente maiores do que entre crianças brancas.

O relatório destaca o papel do Bolsa Família na redução da pobreza. Em 2023, o programa retirou 4 milhões de crianças da pobreza extrema, ampliando o impacto em regiões mais vulneráveis, como o Nordeste, onde a taxa de privação de renda caiu de 46,6% para 32,5%.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias destacou que é fundamental dar acesso a políticas de segurança alimentar, assistência social, saúde, saneamento e educação às crianças em situação de vulnerabilidade. “E isso é possível graças ao conjunto abrangente de ações e programas que estamos implementando no Governo Federal. Os resultados deste estudo mostram, mais uma vez, que estamos no caminho certo”, destacou.

Percentual de crianças e adolescentes

(0 a 17 anos) com alguma privação no RN:

Educação

10,1 % (privação intermediária)

0,8 % (privação extrema)

Informação

3,1 % (privação intermediária)

0,9 % (privação extrema)

Trabalho infantil

1,6 % (privação intermediária)

0,4 % (privação extrema)

Moradia

6,1 % (privação intermediária)

2,3 % (privação extrema)

Água

4,1 % (privação intermediária)

3,6 % (privação extrema)

Saneamento

64,5 % (privação intermediária)

5,2 % (privação extrema)

Renda

16,7 % (privação intermediária)

13,0 % (privação extrema)

 

Fonte: Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

TikTok tem recurso negado e pode ser banido dos EUA no domingo, decide Suprema Corte

17/01/2025


Foto: Reprodução/AFP

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (17), por unanimidade, que o TikTok pode ter sua operação no país bloqueada a partir deste domingo (19), segundo uma lei aprovada no ano passado pelo Congresso norte-americano.

A lei sancionada por Joe Biden em abril de 2024, determina que a plataforma tem até o dia 19 para encontrar um comprador para sua operação nos EUA. Caso contrário, a rede social não poderá mais funcionar no país.

O TikTok contestou a lei na Suprema Corte e alegou que ela viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante liberdade de expressão para cidadãos do país, já que cerca de 170 milhões de usuários no mercado americano não poderiam se comunicar pelo app.

Os juízes da Suprema Corte, no entanto, decidiram que a lei é válida e não contraria a Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, assume na segunda-feira (20), um dia após o prazo da lei. Sem dar mais detalhes, ele disse que tomará um decisão sobre a plataforma. “No final das contas, depende de mim, então vocês vão ver o que eu vou fazer”, disse Trump, em entrevista à CNN.

O jornal The Washington Post informou na quarta-feira (15) que Trump cogita assinar logo no início de seu governo uma ordem executiva que suspenderia o banimento do TikTok nos EUA por um prazo de 60 a 90 dias.

Ainda não está claro o que realmente acontecerá com o TikTok no domingo. Segundo a agência Associated Press, especialistas indicam que o aplicativo não vai desaparecer dos celulares, mas não será mais possível baixá-lo em lojas como a Play Store, do Google, e a App Store, da Apple.

Além disso, usuários nos EUA não receberão atualizações da plataforma, o que em algum momento fará o aplicativo apresentar falhas para antigos usuários, segundo afirmou o Departamento de Justiça americano no processo.

Ainda de acordo com a lei, serviços de hospedagem dos EUA também serão impedidos de trabalharem com o TikTok.

A Suprema Corte ouviu os argumentos sobre a lei em 10 de janeiro, apenas nove dias antes do prazo estabelecido para a venda ou banimento do aplicativo. Segundo o The New York Times, o caso foi colocado em regime de urgência no tribunal.

O TikTok está na mira de autoridades americanas desde o primeiro governo de Donald Trump. Em 2020, o republicano tentou impedir que novos usuários baixassem o aplicativo e planejava banir as operações do app, mas perdeu uma série de batalhas judiciais sobre a medida.

Na campanha para a eleição de 2024, Trump mudou de posição e passou a defender que o TikTok continuasse operando nos EUA.

“Você sabe, tenho um lugar especial no coração para o TikTok, porque ganhei a juventude por 34 pontos, e há quem diga que o TikTok tem algo a ver com isso”, disse o republicano em dezembro, após ser eleito.

O governo dos EUA alega que o TikTok é um risco à segurança nacional porque permite à China coletar dados e espionar usuários. A ByteDance, dona do TikTok, nega a acusação.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

ESSENCE CLINIC

Notícias

Escola de Caiçara do Norte é alvo de investigação: Alunos comendo no chão e risco de desmoronamento.

17/01/2025


A Escola Municipal Emmanuel Bezerra dos Santos, localizada no município de Caiçara do Norte, está no centro de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A Promotoria de Justiça da Comarca de São Bento do Norte investiga as graves condições estruturais da escola, que incluem risco de desmoronamento devido […]

A Escola Municipal Emmanuel Bezerra dos Santos, localizada no município de Caiçara do Norte, está no centro de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A Promotoria de Justiça da Comarca de São Bento do Norte investiga as graves condições estruturais da escola, que incluem risco de desmoronamento devido ao avanço do mar, além de situações precárias em que os alunos consomem merenda escolar.

Risco iminente de desabamento

O principal alerta diz respeito à segurança física da escola, que estaria com sua estrutura comprometida pelo avanço do mar. De acordo com relatos recebidos pelo Ministério Público, as condições são tão severas que podem comprometer a integridade física de alunos e funcionários. A proximidade com a linha costeira é apontada como a causa principal do desgaste estrutural.

Merenda escolar no chão

Além dos riscos estruturais, a Promotoria apura que os alunos estão sendo obrigados a consumir a merenda escolar em condições inadequadas. Segundo o inquérito, as crianças não têm acesso a mobiliário apropriado, precisando sentar no chão para se alimentar, em completo desrespeito à dignidade dos estudantes.

Medidas em andamento

O Ministério Público determinou que a Secretaria Municipal de Educação de Caiçara do Norte informe, no prazo de 10 dias úteis, as providências que estão sendo tomadas para resolver os problemas relatados. A Promotoria também solicitou que documentos que comprovem as ações adotadas sejam encaminhados.

Entre as medidas que podem ser exigidas, estão a realocação emergencial dos alunos para um espaço seguro e adequado, bem como a implementação de um plano para garantir condições mínimas de conforto e dignidade.

Impacto social

A situação da escola revela não apenas um problema de gestão pública, mas também uma violação dos direitos básicos das crianças, garantidos pela Constituição Federal. O artigo 205 estabelece que a educação é um direito de todos e dever do Estado, enquanto o artigo 227 assegura prioridade absoluta na proteção da infância, abrangendo saúde, dignidade e segurança.

 

Fonte: https://blogdodina.com/escola-rn-investigacao/

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Fátima Bezerra vai quebrar Ouro Branco

17/01/2025


A cidade de Ouro Branco, localizada na região do Seridó potiguar, vive uma situação de completo isolamento. As duas principais vias de acesso ao município estão totalmente intransitáveis, causando transtornos para moradores, comerciantes e caminhoneiros que costumavam frequentar a cidade.

Com as estradas em péssimas condições, caminhoneiros que anteriormente utilizavam Ouro Branco como ponto de parada para hospedagem ou alimentação agora evitam o local, prejudicando diretamente os donos de restaurantes e outros negócios locais. A situação vem gerando reclamações constantes por parte dos comerciantes, que relatam prejuízos crescentes e falta de perspectivas de solução.

 

O caso também reacendeu críticas à governadora Fátima Bezerra, com moradores classificando o problema como parte dos “buracos de Fátima”. A falta de manutenção nas estradas, que já se arrasta há bastante tempo, tem colocado em xeque a capacidade do governo estadual de atender às necessidades básicas da população.

Essa publicação é um oferecimento

SHOPPING 20

Notícias

Sesap: RN está em estado de alerta para epidemia de dengue

17/01/2025


Foto: Adriano Abreu

O Rio Grande do Norte está em estado de alerta para uma epidemia de arboviroses, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo a pasta, o aumento de notificações de casos de arboviroses em dezembro e em janeiro deste ano acenderam o alerta das autoridades de saúde, que anteciparam a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (CES) para dengue e outras arboviroses. Só para a dengue, são 432 casos prováveis nas duas primeiras semanas de janeiro. Aliado a isso, o aumento de casos em 2024 em relação a 2023 foi de 180%, segundo Diana Rêgo, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap. O RN é o primeiro estado do Brasil a abrir o centro para dengue neste ano, segundo o Ministério da Saúde.

Esse é um de três fatores para que a Sesap decidisse antecipar a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (CES) para esta quinta-feira (16), numa ação que deverá ser integrada entre uma série de secretarias e municípios. A ideia é unir esforços para evitar casos graves e óbitos. Em 2024, o Estado registrou dois óbitos de dengue e três de chikungunya. De acordo com o plano de contingência para as arboviroses, o RN encontra-se em nível de alerta, com possibilidade de entrar em situação de epidemia caso registre um aumento expressivo de casos ou confirme algum caso de óbito.

“Quando fizemos a avaliação do cenário epidemiológico, informei as secretarias e a governadora que tínhamos três motivos suficientes para instalação desse centro. O primeiro motivo é a comparação dos números de casos de 2024 para 2023, com um aumento de mais de 180% de incidências de casos de dengue. O segundo motivo é que comparando o RN com outros estados do Nordeste somos o terceiro com maior incidência de casos”, explica Diana Rêgo, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Ainda segundo Diana Rêgo, outro fator que amplia a preocupação no Estado é a circulação do sorotipo 3 no Brasil, que desde 2008 não circulava de forma predominante no Brasil. No país, são endêmicos sorotipos 1 e 2, e uma vez exposta a um determinado sorotipo, após a remissão da doença, uma pessoa passa a ter imunidade para aquele sorotipo específico.

“O estado do RN não tem a presença desse sorotipo Denv-3 da dengue. No ano passado só tivemos a identificação do 1 e do 2. Então se viemos a ter a circulação desse sorotipo Denv-3 podemos vir a ter um número de pessoas com um desenvolvimento da forma grave da doença”, acrescenta Diana Rêgo.

Neste primeiro momento, trinta municípios potiguares estão em estado de alerta e terão ações programadas específicas para as arboviroses. As ações incluem capacitações de gestores e corpo técnico, visitas a domicílio, busca ativa, entre outras ações. Os municípios foram incluídos levando em considerações fatores como incidência, casos graves, óbitos e fluxo turístico.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

CJ HOME CENTER

Notícias

Helicóptero cai em Caieiras (SP) com 4 pessoas a bordo

17/01/2025


Foto: Reprodução

Um helicóptero caiu na noite da 5ª feira (16.jan.2025) em uma área de mata fechada na cidade de Caieiras, na Grande São Paulo. Uma criança de 12 anos e 3 adultos estavam a bordo.

Equipes resgataram o piloto, Edenilson de Oliveira Costa, e a criança com vida. Um homem e uma mulher, identificados como pais da criança, foram encontrados mortos.

A aeronave havia decolado de Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, com destino à cidade de Americana, no interior do Estado. O helicóptero, modelo EC 130 B4 e matrícula PR-WVT, foi fabricado pela Eurocopter France. Ele pertence à C & F Administração de Aeronaves LTDA, empresa de André Feldman e Paulo José Converso.

Atuam na operação equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, dois helicópteros Águia da Polícia Militar e um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira).

A FAB informou que investigadores do Seripa IV (Qa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), localizado em São Paulo (SP), foram acionados para investigar a ocorrência.

Na ação inicial, serão coletados dados e verificados os danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

CALIFORNIA GASTROBAR - PETISCARIA E AÇAITERIA

Notícias

Câncer matou 18 mil pessoas nos últimos cinco anos no Rio Grande do Norte

16/01/2025


Entre 2019 e 2023, o câncer, em suas diferentes formas, matou 18.052 pessoas no Rio Grande do Norte. O número é quase o dobro de vítimas fatais da covid-19, por exemplo, que levou 9.327 pessoas à morte, de 2020 até o início de 2025, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O câncer de pulmão foi o que mais matou pacientes acometidos com a doença do RN, representando 13% dos óbitos (2.264 mortes), seguido pelos cânceres de mama e próstata (8% cada), estômago (7%) e cólon e reto (6%).

Os números estão no “Boletim Epidemiológico do Câncer”, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesap/RN), que oferece uma análise do cenário da doença ao longo desse período específico no RN. O documento aponta que o aumento de mortes por câncer foi proporcional entre os sexos, subindo 4% nos cinco anos, mas com predominância no público masculino (51%).

A faixa etária mais afetada foi a partir dos 60 anos, concentrando 71% dos óbitos. Entre os homens, o câncer de próstata foi responsável por 16% das mortes, seguido pelos cânceres de pulmão (13%), estômago (9%) e esôfago (6%).

Nas mulheres, o relatório destaca o considerável crescimento no número de mortes causadas pelo câncer de mama em todos os anos analisados, com um aumento de 25% em 2023 comparado a 2019. Esse tipo de câncer representa 16% do total, seguido pelos cânceres de pulmão (12%), colo de útero 7%, cólon/reto (6%), e estômago 6%.

A 6ª Região de Saúde (Pau dos Ferros) apresentou as maiores taxas de mortalidade, com aumento de 12% em 2023 em relação a 2019, enquanto a 5ª e a 2ª Região de Saúde (Santa Cruz e Mossoró, respectivamente) apresentaram uma discreta diminuição na taxa de mortalidade em comparação com 2019 (-1,8% e -2,5%).

Já a 7ª Região (Metropolitana) registrou as menores taxas de óbito, mas tem a maior taxa de incidência de câncer. O relatório aponta que esse resultado pode estar relacionado à melhor estrutura e acesso aos serviços de saúde na região, de modo que se consegue diagnosticar mais e tratar a doença com melhor estrutura.

Quanto à incidência, entre 2019 e 2023, foram 53.480 casos de câncer registrados no RN, com uma predominância de 56% dos casos no sexo feminino (30.196 registros) em comparação aos 44% no sexo masculino (23.284 casos). A diferença reflete um cenário de maior impacto da doença nas mulheres ao longo do período analisado.

A incidência geral de câncer apresentou aumento significativo, passando de 287,8 casos por 100 mil habitantes para 329,7 no sexo masculino e de 325,3 para 430,6 no sexo feminino. O ano de 2020, início da pandemia de covid-19, registrou as menores taxas, possivelmente influenciado pela redução no acesso aos serviços de saúde e, consequentemente, a menos diagnósticos.

Entre os tipos de câncer mais frequentes, destacam-se o câncer de mama entre as mulheres, com 8.047 registros (27% do total), seguido pelo câncer de colo do útero (8%), neoplasias de tecidos conjuntivos (6%), estômago (5%) e cólon e reto (4%). Nos homens, o câncer de próstata liderou as ocorrências, somando 3.226 casos (14%), seguido pelo câncer de estômago (11%) e de tecidos conjuntivos (9%), cólon e reto (5%), brônquios e pulmões (4%).

A maior incidência foi observada em pessoas entre 60 e 69 anos (24%), seguidas pela faixa dos 50 a 59 anos (22%). Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos representaram apenas 2% do total de casos registrados no período.

Região de Mossoró teve a menor incidência

Regionalmente, a 7ª Região de Saúde (Metropolitana) apresentou as maiores taxas de incidência em 2023, com um crescimento de 25% em relação a 2019. A menor incidência foi registrada na 2ª Região (Mossoró).

O relatório da Sesap destaca a importância de fortalecer as políticas públicas para a prevenção e combate ao câncer no Rio Grande do Norte. As ações incluem programas de conscientização sobre hábitos de vida saudáveis, combate ao tabagismo e ao alcoolismo, incentivo à atividade física e alimentação balanceada.

Também aponta que é necessário ampliar os exames de rastreamento, como mamografia e colonoscopia, com foco na população acima dos 60 anos. A Sesap reforçou, ainda, a importância de fortalecer a atenção primária, melhorar a infraestrutura das regiões mais carentes e capacitar continuamente os profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento precoce da doença.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial

16/01/2025


Uma pesquisa feita pela Ipsos e o Google com 21 mil pessoas em 21 países mostrou que em 2024 o Brasil ficou acima da média global no uso de inteligência artificial (IA), com 54% dos brasileiros relatando que utilizaram IA generativa enquanto a média global ficou em 48%. A IA generativa é a que cria conteúdos como imagens, músicas e textos.

Segundo o estudo Nossa Vida com IA: Da inovação à aplicação, o otimismo em relação ao potencial da IA aumenta conforme ela vai mostrando seus benefícios. Para 65% dos brasileiros, essa tecnologia é promissora por contribuir com diversas áreas da vida. A média mundial para o item otimismo é de 57%.

Pelo menos 60% dos brasileiros acreditam que a IA traz uma maior expectativa de ganhos, prevendo que haja aumento nos empregos. Essa mesma visão é compartilhada por 49% dos entrevistados globalmente. O percentual de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho causadas pela IA cresceu de 62% para 68% em um ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros que se viam impactados pelo uso de IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.

A pesquisa indica que os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, com destaque para a ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Já 64% da população brasileira acredita que os benefícios da inovação, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos dos avanços da IA.

Para o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, é inspirador ver o otimismo e o entusiasmo do brasileiro com relação à IA generativa. “Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era”, afirma.

As áreas que facilitam a vida cotidiana são apontadas com entusiasmo pelos entrevistados no Brasil. Os destaques ficam para a busca por informações online (81%), a assistência pessoal (76%) e o apoio aos estudos (74%). Além disso, há um consenso sobre a importância de ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%). Três a cada quatro brasileiros entrevistados (78%) afirmam utilizar IA no trabalho e 88% dos entrevistados consideram essencial o uso da IA para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para os desafios do negócio.

 

Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA VENÂNCIO

Notícias

Passagens aéreas no Brasil tiveram redução de 5,1% no valor médio em 2024

16/01/2025


O preço médio das passagens aéreas no Brasil registrou uma queda de 5,1% em 2024, em comparação com o ano anterior, atingindo o valor de R$ 631,16. O dado foi divulgado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante um café da manhã com jornalistas nesta quinta-feira (16). De acordo com ele, o resultado é positivo, sobretudo no contexto global, onde as tarifas aéreas apresentaram um aumento médio de 15%.

Segundo números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), citados pelo ministro, mais da metade das passagens aéreas vendidas no Brasil em 2024 – cerca de 50,8% – custaram menos de R$ 500.

“A gente precisa fazer esse debate de tentar incutir na cultura do brasileiro a possibilidade de comprar passagens com mais antecedência”, afirmou o ministro ao comentar os dados.

 

O cálculo do valor médio das tarifas é realizado pela Anac com base em todas as passagens efetivamente comercializadas por companhias aéreas que operam voos domésticos regulares no país. Essas informações são fornecidas mensalmente pelas empresas, permitindo uma análise detalhada do comportamento do mercado.

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

Número de afogamentos triplica no RN em apenas 15 dias; três pessoas morreram

16/01/2025


Foto: CBMRN / Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou, nesta quarta-feira (16), o balanço dos primeiros 15 dias da Operação Verão 2025. Entre 1º a 15 de janeiro, os guarda-vidas registraram 71 resgates de vítimas de afogamento nas áreas monitoradas, com três mortes.

No mesmo período do ano passado, foram 24 resgates e nenhum óbito nas áreas supervisionadas. Isso significa que, de um ano para o outro, o número de afogamentos quase triplicou.

Para prevenir acidentes, os bombeiros já realizaram mais de 14 mil orientações ao público e 4,7 mil advertências neste início de temporada. Além disso, as ações de blitz educativas têm sido intensificadas nas rodovias de acesso ao litoral, nas pousadas, nos hotéis e diretamente nas praias de maior fluxo de turistas e veranistas.

“A prevenção é a chave para salvar vidas. Nosso trabalho não se limita aos resgates; buscamos conscientizar a população para que possam aproveitar o verão de forma segura. Em muitos casos, uma simples orientação pode evitar uma tragédia”, destacou o subcomandante-geral do CBMRN, coronel Franklin Araújo.

Outro fator crucial nas ações deste ano é a colaboração com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que tem atuado de forma determinante em resgates de difícil acesso e no apoio às operações de salvamento em áreas mais remotas. Um dos casos aconteceu na terça-feira (14), quando um turista de São Paulo foi resgatado de helicóptero após ficar preso em uma correnteza na Praia do Forte.

O Corpo de Bombeiros está investindo mais de R$ 500 mil em diárias operacionais, garantindo diariamente a presença de mais de 60 guarda-vidas nas principais praias do estado. A corporação reforça o pedido à população para que redobre os cuidados ao entrar na água, respeite as orientações dos guarda-vidas e evite situações de risco desnecessárias.

 

Fonte: Portal 98Fm

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página