Notícias

Notícias

Chinês é preso no aeroporto de Guarulhos com 6kg de ouro escondido

05/07/2024


Uma ocorrência surpreendente chamou a atenção no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos esta semana. Um homem de nacionalidade chinesa, previamente conhecido pelas autoridades, foi preso enquanto tentava embarcar em um voo rumo a Hong Kong carregado com um alto valor em ouro não declarado.

O contrabando consistia em seis quilos de ouro, estimados em quase 3 milhões de reais. Curiosamente, o material estava escondido dentro de pacotes de café, numa tentativa de burlar a segurança do aeroporto. Este método, embora criativo, não foi suficiente para enganar a equipe de fiscalização da Polícia Federal.

Qual foi o valor do ouro apreendido?

As 17 peças de ouro apreendidas no aeroporto foram avaliadas em aproximadamente R$ 2.763 milhões, tendo sua valoração influenciada pelas oscilações do mercado. Este valor possibilita entender o possível impacto econômico que este tipo de crime pode gerar, afetando direta e indiretamente a economia nacional.

Por que este caso é considerado grave?

Segundo informações da Polícia Federal, o crime não está apenas na tentativa de exportação ilegal, mas também no fato de haver uma usurpação de bens pertencentes à União. Além disso, o indivíduo envolvido não era um novato nessas práticas ilícitas. Ele já havia sido detido anteriormente sob a mesma acusação, o que levanta questões sobre a recorrência de tais atividades e as estratégias de prevenção atuais.

Ações e consequências legais

O suspeito, cuja identidade foi retida até a conclusão das investigações, recebeu voz de prisão em flagrante e será submetido a um processo judicial. Ele responderá por crimes contra a ordem econômica, em específico, a usurpação de minérios.

Esse tipo de delito não apenas prejudica a economia como também coloca em cheque a segurança dos processos aduaneiros nos aeroportos brasileiros, demonstrando a constante necessidade de aprimoramento nos mecanismos de controle e fiscalização de exportações suspeitas.

 

O Antagonista

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Americanas vai à Justiça para recuperar bônus pagos a ex-diretores

05/07/2024


Foto: Divulgação

A diretoria da Americanas aguarda a conclusão das investigações para entrar na Justiça contra ex-diretores da companhia, que eventualmente forem acusados de participar da fraude de R$ 25,2 bilhões na varejista. De acordo com uma fonte ligada à empresa, um dos objetivos com a ação é recuperar os bônus pagos a esses ex-executivos.

A tese da Americanas, nesse caso, é simples: se a participação dessas pessoas no esquema de fraudes for confirmada, os bônus acumulados ao longo de anos — e podem ser mais de 10 anos — foram pagos de forma irregular, com base em resultados maquiados. Para acionar a Justiça, contudo, a empresa espera que os participantes do esquema sejam formalmente indicados.

Em nota enviada ao Metrópoles, a empresa confirmou que “aguarda a conclusão das investigações para responsabilizar judicialmente todos os envolvidos”. Não existe, porém, uma estimativa do valor total dos bônus pagos aos executivos, cuja soma estaria na ação.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Caso Gabriel: policiais acusados da morte do jovem são absolvidos por jurados

05/07/2024


Foto: Reprodução

Os quatro policiais militares acusados da morte de Giovanni Gabriel de Souza Gomes foram absolvidos pelos jurados, em sessão do júri popular, que começou na terça-feira (2) e teve finalização nessa quinta-feira (4). Os réus foram absolvidos pela tese da negativa de autoria, ou seja, no entendimento da maioria dos jurados os acusados não foram os responsáveis pela morte de Giovanni Gabriel, ocorrida em junho de 2020.

Foram absolvidos os réus Anderson Adjan Barbosa de Souza, Bertoni Vieira Alves, Valdemi Almeida de Andrade e Paullinelle Sidney Campos Silva.

O caso

Giovani Gabriel de Souza Gomes desapareceu no dia 5 de junho de 2020. Seu corpo só foi encontrado no dia 14. Ele saiu nas primeiras horas da manhã do bairro em que morava, Guarapes, zona Oeste de Natal, em direção à casa da namorada, em Parnamirim. O namoro, segundo familiares, não era aprovado pelos pais da jovem, o que fez com que Gabriel guardasse sua bicicleta em um terreno próximo à casa.

Quando saía do terreno, o jovem foi surpreendido pela viatura onde estavam Bertoni Vieira Alves, Valdemi Almeida de Andrade e Anderson Adjan Barbosa de Sousa, que levaram o rapaz. Segundo a denúncia do MPRN, os policiais militares lotados no Batalhão da PM de Goianinha estavam longe de sua área de patrulhamento atribuída.

Naquele dia, Paulinelle Sidney Campos Silva informou que sua cunhada havia sido vítima de um assalto na manhã do sumiço de Gabriel e que seu veículo, um Hyundai i30, foi roubado pelos assaltantes.

Ainda de acordo com a sentença, o assalto aconteceu por volta das 6h40 e, às 7h15, Paullinelle telefonou para os colegas a fim de iniciar a busca pelos assaltantes, ignorando os procedimentos previstos dentro da Corporação e sua área definida de patrulhamento.

Às 7h49, o PM foi informado pelo irmão, Platinny Willer Campos Silva, que o carro de Nicole havia sido encontrado em uma área próxima ao loteamento onde vivia a namorada de Giovani Gabriel. Foi próximo ao local onde o carro havia sido abandonado que se depararam com Giovani Gabriel, que acabava de guardar sua bicicleta.

Neste momento, os policiais colocaram Gabriel dentro da viatura e, em seguida, o levaram até a zona rural de São José do Mipibu. Em virtude da quebra do sigilo telefônico, foi possível constatar que Paullinelle, que não estava na mesma viatura dos três colegas, recebeu ligações e foi informado sobre o sequestro e, posteriormente, sobre a iminente execução do rapaz. Ainda segundo a denúncia, os PMs efetuaram dois tiros na nuca do estudante.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

ES DISTRIBUIDORA - ÁGUA E GÁS

Notícias

Pix por aproximação será lançado em fevereiro de 2025, diz Banco Central

04/07/2024


Novas regras visam simplificar etapas nos pagamentos online e disponibilizar o Pix em carteiras digitais

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional estabeleceram novas regras para o sistema Open Finance, permitindo pagamentos por aproximação com o Pix, sem necessidade de acessar o aplicativo do banco. O lançamento dessa funcionalidade para o público geral está programado para fevereiro de 2025, conforme anunciado nesta quinta-feira 4.

O diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, explicou que, a partir do ecossistema do Open Finance e da simplificação do processo de pagamento, será possível utilizar o Pix por aproximação.

As novas regras visam simplificar etapas nos pagamentos online e disponibilizar o Pix em carteiras digitais.

Além disso, as novas diretrizes ampliam o número de instituições participantes do Open Finance, incluindo aquelas relevantes em áreas como investimentos e operações de câmbio.

Damaso lembrou que a governança definitiva do Open Finance, que agora possui CNPJ próprio, foi aprovada anteriormente pelo BC. Ele ressaltou que o Open Finance já está em operação no Brasil, com algumas instituições financeiras desenvolvendo até 65 produtos baseados nesse sistema.

 

Durante a entrevista coletiva, Damaso mencionou que uma fintech economizou R$ 8 milhões em cheque especial através de uma linha de crédito mais barata ou uso de saldo disponível em outra instituição. Em outro exemplo, um banco aumentou o limite de crédito pessoal para seus clientes.

Essa publicação é um oferecimento

PREFEITURA DE PARAZINHO - RN

Notícias

Governadora inaugura os IERNs de Alexandria e de Campo Grande nesta sexta-feira 5

04/07/2024


Primeira inauguração será às 10h, quando será realizada a entrega do IERN de Alexandria

A governadora Fátima Bezerra entrega nesta sexta-feira 5 mais duas unidades do IERN – Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, levando para o interior do Estado ensino técnico de qualidade. Os IERNs integram o Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) no eixo criação de escolas profissionais.

A governadora Fátima Bezerra entrega nesta sexta-feira 5 mais duas unidades do IERN – Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, levando para o interior do Estado ensino técnico de qualidade. Os IERNs integram o Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) no eixo criação de escolas profissionais.

A primeira inauguração será às 10h, quando será realizada a entrega do IERN de Alexandria. A unidade de ensino atenderá a 19 municípios do Oeste potiguar, num investimento de R$ 13,8 milhões.

Em seguida, às 16h, Fátima Bezerra inaugura o IERN de Campo Grande, com investimento de R$ 14 milhões. O IERN de Campo Grande atenderá a oito municípios do entorno, no Médio Oeste do estado.

No caminho, antes de se dirigir à Campo Grande, a governadora visita as obras do IERN de Umarizal, às 14h.

SERVIÇO

O QUE: Inauguração dos IERNs de Alexandria e Campo Grande – Visita ao IERN de Umarizal.

QUANDO E ONDE: Sexta-feira (05/07)

10h – Inauguração do IERN de Alexandria.

Rua Santo Antônio, marginal da RN-117, Novo Horizonte, Alexandria-RN.

14h – Visita às obras do IERN de Umarizal.

Marginal da RN-117, Umarizal-RN

16h – Inauguração do IERN de Campo Grande.

Rua Antônio Gondim, s/n, bairro São Pedro, Campo Grande-RN

 

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA VENÂNCIO

Notícias

Julgamento de Wendel Lagartixa na Bahia será na próxima semana

04/07/2024


O julgamento do policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como Wendel Lagartixa, vai começar na próxima quinta-feira (11) na Justiça da Bahia. Ele responde a processo por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e fraude processual. A audiência de instrução e julgamento de Lagartixa está marcado para o Fórum João Mangabeira, na Comarca de Vitória da Conquista/BA, cidade onde ele foi preso no último dia 10 de maio. Atualmente, ele encontra-se custodiado em um presídio militar em Salvador.

O advogado de defesa, João Antônio Dias, afirmou que a tese de defesa do acusado já está montada. Na audiência de instrução, o juiz do caso vai ouvir Wendel Lagartixa, testemunhas de acusação e defesa, além da apresentação de provas.

“Vamos ouvir as testemunhas, que são os policiais rodoviários federais que participaram da ocorrência e o pessoal que estava com ele [Wendel] dentro do carro. A gente vai ter a cautela de aguardar o que vai ser dito para poder, em cima disso, concretizar o que a gente vem trabalhando”, afirmou o advogado. João Antônio Dias reforçou que a defesa vai pedir a absolvição do policial militar reformado.

Wendel Lagartixa foi preso em Vitória da Conquista, no dia 10 de maio deste ano, após uma abordagem de policiais rodoviários federais que encontrou uma arma irregular dentro do carro que o policial militar reformado viajava com familiares e um amigo. Segundo Lagartixa, o grupo viajava rumo ao Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas das enchentes nas cidades gaúchas.

“A arma não era dele, não. A arma era do irmão dele. Isso já está provado nos autos através de documentos”, disse o advogado de defesa.

Relembre o caso

Wendel Lagartixa responde por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e fraude processual. O caso foi registrado no dia 10 de maio deste ano, em Vitória da Conquista/BA, quando o carro onde ele estava foi parado por policiais rodoviários federais. Dentro do veículo, além do PM reformado, estavam o irmão Felipe (motorista) e o sobrinho dele Raysandro, juntamente com o amigo sargento Belarmino.

Segundo registro policial, o carro foi parado em Vitória da Conquista, em posto da Polícia Rodoviária Federal da BR-116, por volta das 16h. Após a abordagem, os agentes encontraram uma pistola .40, de uso restrito, no banco traseiro do automóvel, embaixo de uma bolsa. Os policiais disseram que a localização da arma foi apontada por Wendel Lagartixa. Ele teria assumido que a pistola era de sua propriedade e não seria registrada.

O registro da ocorrência diz que, quando os agentes da PRF afirmaram que o caso seria comunicado ao delegado plantonista, Wendel Lagartixa passou a afirmar que a arma pertencia ao seu irmão, que conduzia o veículo. Os ocupantes do carro também teriam corroborado com a segunda versão.

Contradições nas oitivas dos ocupantes do carro foram consideradas pela autoridade policial para ratificar a prisão do PM reformado.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Notícias

Conheça Zandor, primeiro cão farejador de dinheiro da Receita Federal

04/07/2024


Foto: Divulgação

Na última semana a equipe da Receita Federal da 7ª Região Fiscal ganhou um novo agente um tanto quanto especial: Zandor, o primeiro cão farejador de cédulas de dinheiro e drogas do Fisco.

Da raça pastor belga malinois, o agente canino, de dois anos, foi treinado para detectar euro e dólar para coibir a evasão de divisas. Apenas em 2024, ele realizou cinco apreensões no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

Conforme a Receita Federal, a partir de agora, o agente canino da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da 7ª Região Fiscal atuará na alfândega do aeroporto do Galeão.

O treinamento do cão

Para tornar-se um agente canino e trabalhar nas áreas de controle aduaneiro, Zandor precisou passar por um treinamento realizado pelo Centro Nacional de Cães de Faro (CNK9) da Receita, que é composto por diversas fases, com duração de cerca de cinco meses.

De acordo com o órgão, o cão é avaliado a cada fase até que “esteja pronto para atuar em qualquer cenário aduaneiro”. Em nota enviada ao Metrópoles, o Fisco afirmou que nos próximos dois anos serão formados mais 50 agentes caninos para o trabalho de fiscalização aduaneira. Entre eles, uma parcela atuará apenas para detecção de divisas, em áreas “ainda em estudo”.

“Os novos cães de divisas serão alocados nos principais pontos de fronteira do país”.

Zandor, o cão farejador de dinheiro

Zandor é o primeiro cão de faro formado pelo Centro Nacional de Cães de Faro para detecção de numerário. Ele foi treinado com cédulas de dinheiro picotadas para identificá-las e, assim, ajudar a coibir a evasão de divisas.

No momento, o centro de cães de faro da Direp da 7ª Região Fiscal tem cinco cães, todos especialistas na detecção de entorpecentes. São eles: Hanna, Abby, Kyra, Dax e Kavalo. “Zandor chega para reforçar esse time”, destaca a Receita.

Para a geração mais velha, o nome do agente canino parece comum e vocês não estão enganados, pois Zandor também é um personagem do desenho Os Herculóides, de 1967, do antigo estúdio norte-americano de animação Hanna-Barbera.

Na série animada, Zandor — ao lado da esposa, Tara, e do filho, Dorno — protege o planeta de invasões de raças alienígenas.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Não se preocupem comigo, diz Bolsonaro após fim de inquérito da PF e possível indiciamento

04/07/2024


Por meio de mensagem enigmática, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esboçou tranquilidade em meio ao avanço de investigações da Polícia Federal (PF) que podem resultar em seu indiciamento.

Nesta quinta-feira (4), após a PF deflagrar a segunda fase da operação que investiga a falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19, o ex-mandatário afirmou que os apoiadores não devem se preocupar com ele.

A resposta cifrada se deu, após ser indagado pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, a respeito de matéria do Metrópoles que informa que a PF concluiu o inquérito que apura a venda ilegal de joias da Presidência nos Estados Unidos e decidiu indiciá-lo neste caso e no da fraude dos cartões de vacina.

Segundo a coluna, apesar de não responder diretamente a pergunta, Bolsonaro enviou um vídeo e a seguinte mensagem:

“Por falta de conhecimento…

… meu povo pereceu”

Deus, Pátria, Família e Liberdade.

Não se preocupem comigo.

Eu escolhi esse caminho.

Sou um homem muito feliz.

Bom dia a todos.

 

Jair Bolsonaro.

Essa publicação é um oferecimento

HST CLINICAS - JOÃO CÂMARA

Notícias

Câmara adia votação sobre pena para estupradores

04/07/2024


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados adiou na sessão desta quarta-feira (3), a votação do projeto de lei que propõe aumentar a pena para estupradores. A medida ocorreu em resposta ao pedido do deputado Luiz Couto (PT-PB), que solicitou mais tempo para analisar a proposta.

Sob autoria do deputado Paes de Lira (PTC-SP), o texto foi protocolado em fevereiro de 2010 e desde então, reuniu outras 56 proposições semelhantes. Ele estava parado na Câmara desde abril de 2022, porém voltou a tramitar em maio deste ano em paralelo à repercussão sobre a resolução do Conselho Federal de Medicina que proibia o aborto após 22 semanas, mesmo em casos de estupro e ao PL que equipara o aborto realizado nesse período ao crime de homicídio.

Segundo o relator do caso, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) as propostas que planejam aumentar as penas de crimes contra a liberdade sexual são opções acertadas, pois possuem a capacidade de promove o desestímulo à ação dos infratores. Em texto substitutivo, Neto apresenta parecer favorável. O PL aumenta a pena máxima para o estupro de vulnerável, que passa de 15 anos para 20 anos e, em casos de lesão corporal, a punição passa de 20 para 24 anos.

O estatuto determina que os condenados para essas infrações só terão acesso a liberdade condicional se aceitarem voluntariamente passar por tratamento químico-hormonal para diminuição do ímpeto sexual e da libido. Ainda não data para a nova votação, que deve ocorrer nas próximas semanas.

 

Fonte: Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

ES DISTRIBUIDORA - ÁGUA E GÁS

Notícias

Entidades estudantis que produzem carteiras falsas no RN são punidas e impedidas de atuar

03/07/2024


Foto: Reprodução

O Conselho Administrativo da Meia Passagem Intermunicipal (Campe) do Rio Grande do Norte concluiu em 27 de junho o processo de habilitação das entidades estudantis aptas a emitir carteiras válidas no transporte intermunicipal do estado. A credencial é essencial para a validação da carteira no sistema de transporte entre cidades.

Este ano, além das entidades nacionais reconhecidas pela lei federal 12.933/2013 – UNE e UBES – apenas a Associação Estudantil do Rio Grande do Norte (AERN) foi habilitada.

Outras três entidades, a Associação Nordestina dos Estudantes (ANE), a União dos Estudantes Potiguar (UEP) e a União Geral dos Estudantes do Brasil (UGEB), foram consideradas inaptas após análise do setor jurídico da Secretaria de Infraestrutura (SEI) e parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), devido problemas na documentação.

No caso da ANE, com sede em Mossoró, além do atestado de inaptidão, a entidade também recebeu uma punição por decisão do Campe, devido a reincidência em emissões fraudulentas de documentos estudantis. A denúncia contra a ANE foi apresentada pelo Setrans-RN em julho do ano passado e a portaria com a punição foi publicada na última terça-feira (2), através da portaria n° 190 da SEI.

A representante da UBES no Campe, Luana Bezerra, considera que o processo de habilitação promovido pelo Campe visa dar maior segurança jurídica ao documento que reconhece a condição estudantil. “Na prática, essas entidades falsas vendem carteiras que não têm qualquer validade. Tanto que o estudante é imediatamente impedido de utilizá-la no transporte. O estudante apenas perde dinheiro”, explica.

Lilian Mirelly, presidenta da UMES/RN, considera que a segurança jurídica do documento estudantil é essencial para garantir o acesso dos estudantes ao benefício da meia passagem intermunicipal. “O trabalho do Campe em punir as entidades fraudulentas demonstra o compromisso em preservar a integridade desse direito, além de contribuir com o combate aos falsos estudantes”, afirma.

Histórico de punições

Ao longo dos últimos anos, entidades estudantis consideradas “fraudulentas”, que emitem carteiras sem qualquer validade para uso, foram denunciadas à Justiça. Em 2016, houve punição à URNE; em 2018, foram punidas a UEP, UNNEB, UNNES, UJERN, UPES e ANE; já em 2023, ocorreu a punição a AEP e reincidência à URNE.

Existe ainda denúncias em apuração por fraude no cadastramento das entidades estudantis no processo de 2023, com inquéritos policiais abertos contra as entidades UGEB, URNNE.BR, UDERN e ANE.

 

Fonte: Portal 98Fm

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

WhatsApp vai parar de funcionar em mais de 15 aparelhos

03/07/2024


O WhatsApp deixará de funcionar em mais de 15 modelos de celulares a partir deste mês, já que o aplicativo não será mais compatível com determinados modelos iOS e Android.

De acordo com o Centro de Ajuda do WhatsApp, o aplicativo também para de funcionar pois os aparelhos obsoletos não têm capacidade de receber atualizações de segurança e novas mudanças de software.

Os aparelhos que não terão mais o WhatsApp a partir de julho são:

Samsung: Galaxy S3 Mini, Galaxy X Cover 2, Galaxy Trend Lite;

LG: LG Optimus L3 II Dual, LG Optimus L5 Dual, LG Optimus L7 Dual, LG Optimus F3Q, LG Optimus L2 II, LG Optimus F6;

iPhone: iPhone SE, iPhone 5, iPhone 6, iPhone 6S Plus;

Outros: Alcatel Go Flip 2, Grand S Flex, Grand Memo, Xperia M.

O WhatsApp continua compatível com os seguintes softwares: Android OS 5.0 e versões posteriores; iOS 12 e suas versões seguintes e KaiOS 2.5.0 e versões posteriores, também incluindo os celulares JioPhone e JioPhone 2.

Os usuários que vão correr o risco de perder o acesso ao aplicativo receberão uma notificação para atualizar o sistema operacional do celular, caso ainda não tenha sido feito.

 

No Android, é só entrar nas configurações do celular, ir em “Sistema” e conferir se há alguma atualização. Já no iOS, é preciso entrar em “Ajustes”, depois “Geral” e “Atualização de Software”. Em seguida, clique em “Atualizações Automáticas” e “Baixar Atualizações de iOS”.

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Notícias

João Câmara: Morre o Jovem e empresário Kleyton Motos

03/07/2024


João Câmara em Luto: O blog do Netinho Faustino colheu algumas informações sobre o ass4ss;ina;to do empresário Kleyton Motos, o empresário Kleyton estava em sua loja fazendo uma negociação com outro empresário, quando por volta das 11h30min, chegou um carro tipo COROLA preto e anunciou um suposto assalto, ele foi abordado por um rapaz que lhe perguntou, Kleyton?

Imediatamente ele respondeu: sim, o suposto assaltante sacou uma arma e atirou a queima roupa, não dando tempo da vítima esboçar qualquer reação.

O corpo se encontra no Hospital Regional de João Câmara no aguardo da funerária que encaminhará o corpo ao Itep.

A cidade está tomada pelo LUTO pois o empresário era bastante conhecido e querido.

Matéria/ Netinho Faustino

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Notícias

URGENTE: Morre o Jovem e empresário Kleyton Motos

03/07/2024


João Câmara em Luto ?: Morre o jovem e empresário Kleyton Motos.

Segundo informações um veículo tipo corola chegou até a loja do empresário anunciando um suposto assalto, seriam dois homens, e logo após identificar a vítima começaram a atir:ar.

Não se sabe ainda se foi realmente uma tentativa de assalto ou um crime encomendado.

Matéria em Atualização : 11:51

 

Matéria / Netinho Faustino

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Notícias

Brasil joga mal, empata com a Colômbia e enfrentará o invicto Uruguai nas quartas da Copa América

03/07/2024


Foto: AFP

A Seleção Brasileira voltou a jogar mal e apenas empatou com a Colômbia por 1 a 1 nesta terça-feira (2/7), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, nos Estados Unidos, pela terceira e última rodada do Grupo D da Copa América. O resultado dificultou a vida do Brasil, que enfrentará, na próximo fase, o invicto Uruguai.

No início do primeiro tempo, a Seleção até levou perigo aos adversários. Com a necessidade de buscar o resultado para avançar em posição confortável, pressionou. No entanto, depois que Raphinha abriu o placar, logo aos 12 minutos do primeiro tempo, passou a ser sufocada pela Colômbia. O cenário foi pior no segundo tempo, quando o Brasil mal criou oportunidades.

O resultado classificou a Seleção Brasileira às quartas de final do torneio como segunda colocada da chave, com cinco pontos. Portanto, vai enfrentar no mata-mata o Uruguai. Primeira colocada do Grupo C, a Celeste encerrou a fase classificatória invicta, com três vitórias em três jogos (3 a 1 sobre o Panamá, 5 a 0 diante da Bolívia e 1 a 0 contra os EUA).

A Colômbia, por sua vez, garantiu vaga como líder do Grupo D, com sete tentos. Na próxima fase, medirá forças com o Panamá, segundo posicionado do Grupo C.

 

No Ataque

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

RN vacina somente 55% do público-alvo contra a gripe

03/07/2024


Foto: ALEX RÉGIS/ TRIBUNA DO NORTE

O RN atingiu somente 55,16% do público-alvo da vacinação contra a gripe. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 717 mil potiguares foram vacinados desde o início da campanha, sendo que o público-alvo total é de 1,3 milhão de pessoas, todas dos grupos prioritários no Estado, incluindo povos indígenas, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Em Natal, foram vacinadas apenas 55 mil pessoas, quando o público-alvo é de 183 mil natalenses. Um percentual, portanto, de 30% do total.

Apesar da meta de 90% do público-alvo não ter sido alcançada, nas Unidades Básicas de Saúde de Natal a procura pela vacina segue constante. Na UBS Brasília Teimosa, no bairro de Santos Reis, no decorrer da terça-feira (02) foram aplicadas doses do imunizante em 16 pessoas. A equipe de vacinação da UBS explica que a procura costuma ser constante, até o fim ou que as doses sejam recolhidas pelo poder público.

Na UBS São João, em Tirol, a vacinação está entre cerca de 60 a 70 pessoas vacinadas contra Influenza por dia. Embora a procura seja maior do que na UBS Brasília Teimosa, a equipe da UBS São João informa que comumente são aplicadas pelo menos 120 doses do imunizante por dia, e alega que a baixa procura se dá devido ao período de férias e tempo chuvoso, que alteram as rotinas dos natalenses.

A vacinação é a única forma de prevenção contra o vírus da gripe, e não é contraindicada para nenhum público. A vacina contra Influenza está incluída no Calendário de Vacinação recomendado pelo Ministério de Saúde, sendo indicada para indivíduos a partir do sexto mês de vida.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

RR CONTABILIDADE

Notícias

Greve do Ibama no Rio Grande do Norte começa hoje

03/07/2024


Foto: Divulgação/IBAMA

A partir desta quarta-feira (3), servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte aderiram ao movimento de paralisação por tempo indeterminado como tem feito os trabalhadores do órgão em outros estados desde junho.

A greve tem como pauta a reivindicação de reajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e reestruturação das carreiras da categoria. Com o movimento paredista, apenas atividades consideradas essenciais serão mantidas, algumas delas, como a demanda de licenciamento ambiental, com equipes reduzidas.

É o caso do serviço de licenciamento ambiental, que contará com a manutenção de 10% dos servidores trabalhando para a concessão, renovação ou acompanhamento de licenças. Também são consideradas essenciais e, por isso estarão mantidos, os serviços de fiscalização ambiental, questões que possam causar risco grave e iminente à subsistência de comunidades, resgate de animais silvestres e emergências ambientais.

Tiago Costa, que integra a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente do Estado (Ascema/RN), diz que a pauta principal é a reestrutura de carreiras. “Isso [o plano de carreiras] envolve a questão salarial, porque o que a gente tem visto nos últimos concursos é que as pessoas entram no Ibama almejando melhores salários, mas acabam abandonando a carreira”, afirma. Segundo ele, já foram apresentadas duas propostas ao Governo Federal, mas não houve avanço.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Portaria proíbe cobrança de ‘consumação mínima’ em barracas de praia em Natal

03/07/2024


Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Novas regras estão em vigor para regularizar as atividades desempenhadas em áreas públicas em Natal. A medida atinge os pontos de locação e quiosques na orla municipal, que estão proibidos de cobrar uma taxa de consumação mínima em suas barracas. A portaria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi publicada na edição do último dia 20 de junho no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com o texto, o usuário da orla de Natal “não está obrigado a consumir qualquer produto durante sua permanência nos pontos de locação (barracas)”. Segundo as regras, o que pode ser cobrado, desde que forma clara, é o valor pela utilização do chamado kit-praia (mesas, cadeiras e guarda-sóis das barracas).

A medida foi criticada pela Associação dos Quiosqueiros da Praia de Ponta Negra (AQPN). A entidade reclamou da falta de diálogo entre a gestão municipal, quiosqueiros e locadores.

“Não existia cobrança anteriormente, quando tínhamos 25 mesas. Com a diminuição, passou a ser necessária. Hoje são 15, já querem diminuir para 12. Não tem como (manter a estrutura com essas mudanças)”, afirma Aldemir Henrique, presidente da entidade.

 

g1 RN

Essa publicação é um oferecimento

KLEYTON MOTOS

Notícias

Senado avança em projeto que garante prisão especial para policiais

03/07/2024


A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou na terça-feira (2) um projeto de lei que visa garantir prisão especial para agentes de segurança pública que forem detidos. Segundo a proposta, policiais detidos deverão ser alojados em quartéis de suas respectivas corporações ou em celas separadas das destinadas aos presos comuns.

Em 2020, o projeto de lei foi iniciado pelo senador Major Olímpio (PSL-SP), um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que veio a falecer em 2021 devido a complicações da Covid-19. Atualmente, a proposta está sendo analisada pelo senador Marcos Pontes (PL-SP), também conhecido como Astronauta Marcos Pontes, que apresentou um texto substitutivo na Comissão de Segurança Pública (CSP).

O texto de Marcos Pontes estende o direito à prisão especial para policiais militares, civis, federais e legislativos. Além disso, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, funcionários de institutos de criminalística e medicina legal, agentes de trânsito e guardas portuários também terão direito ao benefício.

 

A proposta agora seguirá para análise em outras comissões do Senado e, se aprovada, será encaminhada para votação no plenário da Casa. A medida tem como objetivo garantir melhores condições para agentes de segurança pública que venham a ser detidos no exercício de suas funções.

Essa publicação é um oferecimento

HST CLINICAS - JOÃO CÂMARA

Notícias

Lei institui 19 de novembro como Dia do Rei Pelé

02/07/2024


Foto: Ricardo Stuckert/CBF

O futeb jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, Pelé. A Lei nº 14.909, de 1º de julho de 2024 que institui o Dia do Rei Pelé, está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

A lei sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determina o 19 de novembro como a data que marca a homenagem ao mais famoso camisa 10 da história do futebol mundial, falecido em dezemol brasileiro tem, a partir desta terça-feira (2), uma data oficial para celebrar aquele que é considerado o maiorbro de 2022. Nesse dia, em 1969, Pelé marcou o seu milésimo gol, na partida entre o Santos e o Vasco da Gama no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.

Expectativa pelo milésimo

Naquele 19 de novembro de 1969, a expectativa pelos mil gols de Pelé era enorme. Torcedores de clubes de futebol do Brasil e também internacionais tinham suas atenções voltadas para o Maracanã. Toda a imprensa brasileira e jornalistas estrangeiros já haviam reservado os espaços no estádio para acompanhar de perto o feito inédito de um jogador de futebol atingir a marca dos mil gols. E esse jogador era Pelé, o Atleta do Século.

A marca dos 999 gols foi atingida dias antes, no jogo amistoso contra o Botafogo da Paraíba, quando o Santos venceu por 3 a 0, no Estádio José Américo de Almeida, em João Pessoa. Mas a expectativa da torcida pelo segundo gol de Pelé no jogo, e milésimo na carreira, acontecer em solo paraibano foi frustrada quando ele assumiu a função de goleiro após a lesão do titular da posição.

No dia 16 de novembro, um domingo, a equipe santista voltava a jogar fora de São Paulo. Desta vez, em Salvador, contra o Bahia, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O jogo terminou empatado em 1 a 1, e Pelé não marcou.

Três dias depois, noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro, mais de 65 mil pessoas estavam no Maracanã. Para o momento histórico, todo um esquema foi montado pelas emissoras de televisão, visando a cobertura do milésimo gol do Rei do Futebol. Um plano de segurança, inclusive, foi colocado em ação a fim de evitar a invasão do gramado.

Enfim, o gol histórico

O Santos entrou em campo com o seu uniforme tradicional, todo de branco. O time tinha como treinador Antoninho, que escalou a equipe com jogadores como Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Clodoaldo, Lima, Edu e o camisa 10, Pelé. O Vasco, do técnico Célio de Souza, tinha no gol o argentino Andrada, a zaga formada por Fidélis, Moacir, Renê e Eberval; o meio de campo formado por Fernando, Buglê, Benetti; e o ataque com Acelino, Adilson e Danilo Menezes. O árbitro da partida foi Manoel Amaro de Lima.

O Santos começou o jogo dominando o time de São Januário, mas foi o Vasco que abriu o placar do Maracanã, com Benetti, aos 16 minutos do primeiro tempo. O primeiro tempo terminou com 1 a 0 para a equipe carioca. Na segunda etapa, o Santos conseguiu o empate logo aos 10 minutos, com um gol contra de Renê. Após o gol, o time santista continuou pressionando o Vasco.

O pênalti aconteceu aos 33 minutos, quando Pelé foi derrubado na área, após receber um passe de Clodoaldo. Manoel Amaro não teve dúvida e apontou para a marca de cobrança da penalidade. Na hora da cobrança, apenas Pelé, a bola e o goleiro Andrada estavam na área, os jogadores do Santos ficaram reunidos no meio de campo. Ninguém parecia admitir a possibilidade de desperdício daquela penalidade.

O camisa 10 precisou de três passos, deu a paradinha e com o pé direito colocou a bola com um chute rasteiro no canto esquerdo do goleiro. Andrada ainda conseguiu tocar na bola, mas não evitou o gol mil de Pelé, exatamente aos 34 minutos e 12 segundos.

Diferentemente, das comemorações anteriores, o Rei do Futebol não deu o soco no ar. Foi até o fundo do gol e pegou a bola. Neste momento, os jornalistas que estavam atrás do gol invadiram o gramado e levantaram Pelé, colocando-o nos ombros. O nome do craque santista era ouvido em todo o Maracanã, no grito dos torcedores.

Naquele instante, vestiram uma camisa com o número 1000, com a qual Pelé deu a volta olímpica no Maracanã. Seguido pela imprensa e em um dos maiores momentos de sua carreira, o maior camisa 10 de todos os tempos não aproveitou os microfones para exaltar seus feitos ou agradecer a quem o ajudou na carreira, como seria esperado. Em vez disso, pediu às autoridades para não esquecerem das crianças, das pessoas pobres e dos idosos.

“Pelo amor de Deus, olha o Natal das crianças, olha Natal das pessoas pobres, dos velhinhos cegos. Tem tantas instituições de caridade por aí. Pelo amor de Deus, vamos pensar nessas pessoas. Não vamos pensar só em festa. Ouça o que eu estou falando. É um apelo, pelo amor de Deus. Muito obrigado”, disse o Rei, encerrando um dos mais gloriosos capítulos do Maracanã, dele próprio e do futebol brasileiro.

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Notícias

Brasil Réus pelo assassinato de Marielle indicam ao STF mais de 60 testemunhas entre políticos e investigadores

02/07/2024


Foto: Guilherme Cunha/ ALRJ

Réus pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e o ex-chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa indicaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) 67 nomes, entre políticos e investigadores, para serem ouvidos como testemunhas na ação penal.

O rol de testemunhas das defesas conta com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, deputados federais como Reimont (PT-RJ), Otoni de Paula (MDB-RJ) e Washington Quaquá (PT-RJ), além de vereadores.

Nove indicados se repetem entre os réus, como o delegado Giniton Lages, que é investigado no caso, as promotoras que atuaram na investigação Simone Sibílio e Letícia Emile Alqueres Petriz, o delegado Daniel Rosa, e o delegado da Polícia Federal Fabrizio José Romano.

Cabe ao relator, ministro Alexandre de Moraes, validar as testemunhas que de fato serão ouvidas. A Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda vai indicar as testemunhas de acusação.

Há expectativa de que os depoimentos comecem em agosto.

Julgamento no STF

Em junho, por unanimidade, a Primeira Turma do STF tornou réus os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, Rivaldo Barbosa, o major da PM Ronald Alves e o ex-assessor Robson Calixto Fonseca, conhecido como Peixe.

Segundo a PGR, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Domingos Brazão e o irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido), foram os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Uma assessora de Marielle ficou ferida.

Segundo a acusação, o motivo foi a atuação política da vereadora para atrapalhar interesses dos irmãos Brazão, entre eles, a regularização de áreas comandadas por milícias no Rio de Janeiro.

O julgamento ocorre no STF porque Chiquinho Brazão é deputado federal. Pela Constituição, parlamentares têm que ser julgados no Supremo (é o chamado foro privilegiado).

No caso, a PF e a PGR apontam que os crimes tiveram relação com o mandato porque se prolongaram ao longo dos anos para esconder os assassinatos, o que garante o foro no STF.

 

Fonte: g1

Essa publicação é um oferecimento

KLEYTON MOTOS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página