Notícias
Grandes eventos terão que fornecer água grátis ao público até o fim do ano, define governo
27/08/2024

Foto: Agência Brasil
O governo federal publicou nesta terça-feira (27) uma portaria que obriga grandes eventos a fornecerem água potável gratuita para o público até o fim do ano.
A decisão foi motivada pela onda de calor e baixa umidade que atinge o país desde a última semana.
A portaria é assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, e vale por 120 dias – ou seja, até o Natal deste ano.
“Ao fim do período de validade desta Portaria, haverá nova avaliação das condições climáticas, visando à prorrogação ou revisão das medidas fixada”, diz o texto.
O texto cita “shows, festivais e quaisquer outros eventos de grande porte”. A Senacon informou que a regra também vale para outros eventos, como jogos de futebol.
Segundo a portaria, as produtoras de eventos deverão:
garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, com água ou não, e instalar “ilhas de hidratação” para o público encher essas garrafas de forma gratuita;
garantir que haja pontos de venda de comida e bebida e de distribuição gratuita de água em “regiões estratégicas do local do evento” para facilitar o acesso;
assegurar “espaço físico e estrutura necessária para assegurar o rápido resgate de participantes do evento, em caso de intercorrências relacionadas à saúde e demais situações de perigo”.
O evento poderá restringir garrafas de algum material específico para garantir a segurança e a integridade física dos participantes.
A portaria não proíbe a venda de água, desde que haja também opções gratuitas.
Além do cumprimento dessas regras, os órgãos de defesa do consumidor também devem fiscalizar se haverá abuso de preços na venda de água.
O governo não definiu, na portaria, o “público mínimo” para que as regras sejam aplicadas. Essa análise será feita pelos Procons em cada caso, se houver denúncia de que a norma não foi cumprida.
Decisão repete 2023
A portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira repete uma regra que foi adotada pelo governo federal no segundo semestre de 2023.
Na ocasião, o governo anunciou que a distribuição de água seria obrigatória em shows, festivais e outros grandes eventos após a morte de uma fã durante o show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro.
Ana Benevides tinha 23 anos e passou mal durante a apresentação, que foi marcada pelo forte calor.
Fonte: g1
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito morto com o pai no RN foi atingido por pelo menos 11 tiros, diz médico
27/08/2024

Foto: Reprodução
O prefeito da cidade de João Dias (RN), Marcelo Oliveira (União Brasil), de 38 anos, foi morto com pelo menos 11 disparos de arma de fogo, segundo o médico que o atendeu no Hospital Regional de Catolé do Rocha, na Paraíba.
De acordo com o médico Wagner Martins, o prefeito deu entrada na unidade de saúde por volta das 12h desta terça-feira (27) e estava inconsciente, mas ainda com vida. O médico disse que ele foi atingido por disparos no tórax, abdômen e membros inferiores.
“O paciente logo em seguida evoluiu para uma PCR [parada cardiorrespiratória]. A gente fez todo o protocolo de RCP [reanimação cardiopulmonar], porém o paciente, depois de realizadas todas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, evoluiu para o óbito, por volta de 12h20”, disse.
O prefeito foi morto a tiros ao lado do pai, o o ex-vereador Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, durante um evento político na cidade de João Dias na manhã desta terça-feira. Marcelo era candidato a reeleição.
A Polícia Civil confirmou durante a tarde que um segurança do prefeito também ficou ferido na ação criminosa.
Segundo o delegado Alex Wagner, da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe), responsável pela investigação do caso, pelo menos oito criminosos chegaram em dois carros e praticaram os disparos contra o prefeito.
“Seriam oito pessoas que chegaram e efetuaram os disparos”, disse o delegado após colher relatos de testemunhas.
“Chegaram em dois carros e efetuaram os disparos no bairro aqui de João Dias, um bairro mais afastado. Ele estava fazendo a campanha política, visitando as casas, e aí aconteceu esse atentado”.
Fonte: g1RN
Essa publicação é um oferecimento
Grave acidente envolvendo caminhão e 3 carros termina com homem morto na Grande Natal
27/08/2024

Um grave acidente envolvendo quatro veículos aconteceu na manhã desta terça-feira (27) na BR-406 entre Taipu e Ceará-Mirim, na Grande Natal. Uma pessoa morreu e pelo menos outras duas ficaram feridas, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
A colisão envolveu uma kombi, um carro de passeio (um Fiesta), uma caminhonete (Saveiro) e um caminhão caçamba. Segundo a PRF, o caso aconteceu por volta das 6h40.
Com o impacto da batida, a kombi ficou totalmente destruída, na pista. A caçamba e a caminhonete saíram da rodovia e desceram uma ribanceira.
O motorista da kombi, Alexandre Ribeiro da Silva, de 52 anos, morreu no local. Ele morava em Parnamirim, na Grande Natal, trabalhava com granito, e estava indo a João Câmara fazer medições para um serviço.
Entre as pessoas feridas, estão a esposa de Alexandre e o motorista da Saveiro, que foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados a um hospital.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão não foi encontrado no local, mas familiares informaram que o homem também tinha sido levado a uma unidade de saúde com ferimentos.
Por 96 FM
Essa publicação é um oferecimento
Relatório sobre acidente em voo da Voepass será divulgado em 6 de setembro
27/08/2024

Foto: Secretária de Segurança São Paulo
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgará no próximo dia 6 de setembro o relatório preliminar das investigações sobre o acidente aéreo envolvendo o ATR-72 da Voepass, que caiu no último dia 9, em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando todas as 62 pessoas que estavam a bordo.
O voo havia saído de Cascavel (PR) e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Segundo o site FlightRadar24, o avião saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22.
Conforme monitoramento do voo feito pelo site, a aeronave perdeu o equivalente a 5 quilômetros de altitude em menos de 2 minutos. O horário previsto para chegada em Guarulhos era às 13h30.
Compartilhamento de informações
Integrantes da Polícia Federal (PF) e do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) começaram a compartilhar dados das investigações sobre a queda do avião da Voepass, nesta segunda-feira (26). Uma reunião, em Brasília (DF), definiu as diretrizes para a troca de informações entre os órgãos.
Segundo fontes presentes na reunião, há “milhares” de análises a serem feitas que vão ser divulgadas aos poucos, por meio de notas técnicas.
Parte das apurações é feita no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Os técnicos, agora, aguardam o acesso a conversas gravadas por áudio e dados do voo e que estão nas caixas-pretas da aeronave que que caiu em Vinhedo (SP).
Fonte: CNN
Essa publicação é um oferecimento
Jardim de Angicos: Carlinhos não está nem ai para a população, veja o estado da quadra dos Balbinos
27/08/2024
A cidade que já foi considerada a princesinha do mato grande na gestão da ex prefeita Suely, hoje só coleciona descaso e uma péssima administração voltada somente para interesses próprios. Carlinhos vem perdendo força política todos os dias, a população não aguenta mais tanto sofrimento e descaso. Um seguidor nos enviou o vídeo da quadra dos Balbinos que está um estado deplorável, uma falta de respeito com os moradores. SERÁ QUE O POVO DESSA LOCALIDADE NÃO INTERESSA AO PREFEITO? É SOMENTE UMA PERGUNTA
Ver essa foto no Instagram
Matéria/Netinho Faustino
Essa publicação é um oferecimento
Seca deve fazer conta de luz subir a partir de setembro, com bandeira amarela
26/08/2024

Reprodução
Foto: Custodio Coimbra
A conta de luz dos brasileiros deve ficar mais cara a partir de setembro. O governo já está ciente de que a bandeira amarela na conta de luz deve ser acionada no mês que vem devido à queda no nível dos reservatórios com a seca em todo o país. Além do problema de curto prazo, deve começar a pesar mais para os consumidores os gastos com o acionamento de usinas térmicas para dar conta da demanda no horário de pico. E esta é uma segunda fatura, que será acertada no reajuste anual das distribuidoras de energia.
Em relação à bandeira amarela, uma taxa extra na conta de luz, a definição será feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na próxima sexta-feira. A expectativa é que seja acionada em setembro, mas que não dure muito se as chuvas prometidas para o início do período úmido, em outubro, se confirmarem. O custo adicional da bandeira amarela é de R$ 1,88 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) de energia usados. Em agosto, a bandeira é verde, sem custo extra na tarifa.
Mas há outro movimento mais permanente que aumenta o custo de geração de energia no segundo semestre de cada ano, principalmente devido à mudança da matriz energética do país, com alta da participação da solar e eólica, que já responde por 31,4% da geração. Esse problema vem sendo enfrentado por outros países, mas tem ficado mais evidente no Brasil desde o ano passado e deve pesar no reajuste anual das distribuidoras em 2025.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Governo Federal envia ajuda para municípios atingidos por incêndios em São Paulo
26/08/2024

Foto: Divulgação/Ministério da Defesa
O ministro Waldez Góes participou de uma reunião com o presidente para tratar das ações de enfrentamento aos incêndios nas cidades paulistas.
Afetados por incêndios florestais, municípios do estado de São Paulo contam com apoio do Governo Federal para minimizar os impactos do desastre. Entre as ações, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) solicitou, neste fim de semana, aeronaves para ajudar no combate às queimadas e monitoramento das áreas atingidas. Na tarde deste domingo 25, o ministro Waldez Góes participou, de forma virtual, de reunião comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sala de situação criada para tratar das ações de enfrentamento aos incêndios nas cidades paulistas.
“A reunião serviu para alinharmos e fortalecermos todas as ações do Governo Federal”, explica Waldez Góes. “Vamos ampliar todas as medidas de enfrentamento, para que todos os municípios sejam atendidos”, acrescentou o ministro.
Afetados por incêndios florestais, municípios do estado de São Paulo contam com apoio do Governo Federal para minimizar os impactos do desastre. Entre as ações, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) solicitou, neste fim de semana, aeronaves para ajudar no combate às queimadas e monitoramento das áreas atingidas. Na tarde deste domingo 25, o ministro Waldez Góes participou, de forma virtual, de reunião comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sala de situação criada para tratar das ações de enfrentamento aos incêndios nas cidades paulistas.
“A reunião serviu para alinharmos e fortalecermos todas as ações do Governo Federal”, explica Waldez Góes. “Vamos ampliar todas as medidas de enfrentamento, para que todos os municípios sejam atendidos”, acrescentou o ministro.
O encontro envolveu os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Segurança Pública, das Relações Institucionais, e o da Saúde, entre outras autoridades envolvidas no combate aos incêndios.
Para o combate aos incêndios, foram mobilizadas, até o momento, uma aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira, e três de asa rotativa do Comando de Aviação do Exército Brasileiro, com capacidade para transportar 600 litros de água cada.
“Atendendo a uma orientação do presidente Lula, que visa apoiar as ações do estado de São Paulo no combate às queimadas que atingem dezenas de municípios, solicitamos ao Ministério da Defesa a mobilização dessas aeronaves”, disse o ministro Waldez Góes, em publicação em suas redes sociais.
“Reiteramos nosso apoio e solidariedade ao Governo de São Paulo, aos municípios e a todas as pessoas que estão sofrendo com mais essa complexa situação de emergência climática”, completou o ministro.
Waldez Góes confirmou que a aeronave KC-390 já está em Ribeirão Preto, na ação de combate às queimadas. Equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, a aeronave transporta até 12 mil litros de água em cada voo.
“Ela teve papel fundamental no combate às queimadas no Pantanal e Amazônia. É compromisso do presidente Lula garantir ajuda rápida e eficaz à nossa gente, sempre que preciso e em qualquer lugar do Brasil”, acrescentou o ministro.
Essa publicação é um oferecimento
Acidente Acidente entre moto e cavalo deixa vítima morta em Macaíba
26/08/2024
Foto: Reprodução
Um acidente envolvendo um motociclista na moto Honda/CG150 e um equino aconteceu na manhã desta segunda-feira (26) em Macaíba, por volta das 05h30, no km 10 da BR 226.
A vítima, que ainda não identificada, chegou a receber atendimento pelo SAMU mas o motociclista não resistiu e faleceu no local.
A Polícia Civil, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e a Polícia Rodoviário Federal (PRF) foram acionadas no local do acidente.
Novo Notícias
Essa publicação é um oferecimento
Israel e Hezbollah deixam claro que os ataques de hoje não serão os últimos
25/08/2024

Fotos: Reuters
Os líderes de Israel e do Hezbollah deixaram claro que os ataques mútuos deste domingo (25) não serão os últimos no confronto entre os dois lados.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse no início de uma reunião de emergência do seu gabinete que “o que aconteceu hoje não é o fim dessa história”.
Representantes do grupo militante radical xiita libanês, por seu lado, afirmaram que os ataques contra o território israelense foram apenas a “primeira fase” de sua resposta ao assassinato de seu principal líder militar, Fuad Shukr, morto por um míssil lançado por Israel no dia 30 de julho.
A retórica belicista indica que a atual escalada de violência pode ser apenas o início de um conflito ainda mais amplo, mais duro e sangrento entre os dois lados.
O Hezbollah vem bombardeando o norte de Israel quase diariamente desde o início da guerra na Faixa de Gaza, iniciada com os ataques do Hamas contra civis israelenses no dia 7 de outubro do ano passado.
As Forças de Defesa de Israel, em retaliação, também lançam mísseis contra o sul do Líbano na mesma proporção.
Cerca de 100 mil pessoas já tiveram que deixar o sul do Líbano e outras 60 mil, o norte de Israel, desde que as escaramuças começaram.
Os ataques deste domingo, no entanto, foram os maiores desde o início da guerra, com o uso de mais de 100 caças militares israelenses que bombardearam centenas de posições do Hezbollah –que revidou com cerca de 300 mísseis e drones.
Pelo menos três pessoas morreram no Líbano.
O Hezbollah disse em uma declaração que está “no mais alto nível de prontidão e permanecerá forte e alerta” a qualquer “transgressão ou agressão” israelense.
O grupo disse ainda que, especialmente se civis forem feridos, “a punição será muito severa e dura”.
Netanyahu também foi duro, dizendo que ordenou que seus militares realizassem um intenso ataque preventivo para remover a ameaça do Hezbollah.
“Estamos atacando o Hezbollah com golpes esmagadores surpreendentes. Há três semanas, eliminamos seu chefe militar e hoje frustramos seu plano de ataque”, disse o líder israelense.
“Nasrallah em Beirute e Khamenei em Teerã precisam saber que este é um passo adicional para mudar a situação no norte e devolver nossos moradores em segurança para suas casas”, disse ele em referência aos líderes do Hezbollah, Hassan Nasrallah e do Irã, Ali Khamenei.
“E eu reitero: este não é o fim da história”, concluiu ele.
O temor, agora, é que um ataque mal calculado de um dos lados acabe levando a múltiplas vítimas civis ou grandes danos materiais. Isso abriria a possibilidade de uma guerra total na região.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
PF abre inquéritos para apurar queimadas em todo o país
25/08/2024

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
A Polícia Federal vai apurar as causas de incêndios e queimadas que atingem todo o país. Em coletiva de imprensa neste domingo (25), a corporação confirmou a abertura de dois inquéritos referentes à situação de São Paulo. Ao todo, a PF tem 31 inquéritos do tipo. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu as investigações para confirmar a suspeita de que a situação “não é natural”.
“É preciso parar de atear fogo”, declarou a ministra. “Fundamental que se entenda que o que tá acontecendo. Quando se trata de ação criminosa, será punida com todo o rigor que a lei nos oferece”, completou.
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do encontro para discutir os focos de incêndio, que se espalham por todo o país. No entanto, não falou com a imprensa após a reunião. O encontro aconteceu na sede do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), onde está localizado o Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).
Além de Lula e Marina, estavam presente na reunião o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a primeira-dama Janja da Silva, o presidente do Ibama, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Desde sexta-feira (23), cidades de São Paulo e de Goiás e o Distrito Federal acordaram cobertos com uma espessa camada de fumaça. Em Brasília, visitantes da Torre de TV não conseguiam ver a Esplanada dos Ministérios, localizada logo em frente, por conta da fuligem.
Recorde de focos de incêndio
Os focos de incêndio têm batido recorde neste ano. A Amazônia, o Pantanal e o Sudeste do país estão com as situações mais críticas. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos divulgou imagens que mostram um corredor de monóxido de carbono que se estende do Norte brasileiro até as regiões Sul e Sudeste, passando por Peru, Bolívia e Paraguai.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Butantan encerra estudo para vacina contra covid
24/08/2024

O Instituto Butantan confirmou na sexta-feira (23), em nota oficial, que irá encerrar o desenvolvimento de imunizante contra a covid-19. Os estudos para a vacina estavam na chamada Fase II, que contava com testes em 400 voluntários. Porém, os resultados obtidos foram abaixo do desempenho esperado, ficando aquém de outras vacinas utilizadas no país.
“De acordo com a pesquisa, a Butanvac dobrou a quantidade de anticorpos contra a doença após 28 dias de sua aplicação, quando a meta esperada era que induzisse uma produção de anticorpos quatro vezes maior, número atingido por vacina já disponível à população”, diz a nota.
“O ensaio clínico cumpriu o seu papel. No Butantan, temos respeito absoluto pelo processo e resultado científicos. Por isso, a população pode acreditar na gente. Quando dizemos que uma vacina é boa, é porque os estudos demonstraram isso. Nesse caso, o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada. Por isso, interrompemos o seu desenvolvimento e seguimos no desenvolvimento de rotas mais promissoras”, explica o diretor do instituto, o epidemiologista Esper Kallás, no comunicado.
Essa publicação é um oferecimento
Faustão revela que pode ter que passar por 2º transplante de rim
24/08/2024

Após internação na semana passada, Fausto Silva, o Faustão, deu entrevista ao SBT Brasil, nessa sexta-feira (23/8), e abriu o jogo sobre a saúde, revelando até a possibilidade de um novo transplante.
O apresentador garantiu que está bem e até mudou a rotina para um estilo de vida mais saudável. Vale lembrar que ele já passou por dois transplantes, um de rim e outro de coração, no último ano.
Apesar disso, ele segue em tratamento e contou que pode ter que pssar por um novo transplante de rim – ele passou por uma cirurgia similar em fevereiro deste ano.
“Esta semana tem uma perspectiva de reduzir para uma vez na semana, até parar. Tem duas expectativas. Uma é essa que eu ainda estou acreditando na equipe que me atende, mas eu já tenho a possibilidade de operar com esse médico curitibano em Miami, eu fiz consulta com ele. Ele tem um outro sistema, com doadores vivos… (…) Ele quer implantar no SUS esse sistema dele, que é uma revolução. Isso vai dar mais possibilidade. Tenho uns dez doadores só da família com compatibilidade de tipo sanguíneo”, explicou Fausto Silva.
Apesar do diagnóstico, ele afirma estar bem. “Minha saúde está muito boa. Hoje, por exemplo, fiz duas horas de ginástica. Depois de dois transplantes em um prazo de seis meses, precisava recuperar a parte física. Se tornou meu mote de vida cuidar da funilaria”, garantiu.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Anvisa proíbe venda de balas Dori por suspeita de contaminação com a bactéria Salmonella
23/08/2024

Balas da marca Dori são proibidas pela Anvisa. — Foto: Reprodução / Dori
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização, a distribuição e o consumo de 30 lotes de sete marcas de balas da empresa Dori Alimentos por suspeita de contaminação com Salmonella. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira.
No documento, a agência afirma que a decisão foi tomada “considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa (…) devido ao potencial risco de presença de Salmonella muenchen nos lotes indicados”.
A empresa anunciou o recolhimento voluntário dos itens, que foram distribuídos pelo país e fabricados em Rolândia, no Paraná, entre 21 de junho e 10 de julho deste ano. (Veja a lista completa abaixo)
“Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído”, diz a fabricante em nota.
Aos consumidores que tenham adquirido produtos dos lotes citados, a Dori reforça que não consumam as balas e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa para o esclarecimento de dúvidas e processo de reembolso.
O contato pode ser feito pelo telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao 12h. Ou por e-mail, pelo sac@dori.com.br
Além disso, a fabricante reforçou que os demais produtos da marca, assim como outros lotes da mesma bala que não tenham sido mencionados no recolhimento, “são considerados seguros para consumo”. “A Dori reforça seu compromisso contínuo com a qualidade, transparência e a saúde e segurança de seus consumidores”, disse.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e é transmitida justamente pela ingestão de itens contaminados. Os principais sintomas são vômito, dores abdominais, febre, diarreia, cansaço, mal-estar e perda de apetite.
As queixas podem surgir entre 6 e 72 horas após o consumo do alimento contaminado e costumam desaparecer em até uma semana. Os sintomas variam de intensidade de acordo com o nível da contaminação.
Bala Hortelã Recheada
- Lote 210624 / Validade: 21/06/2026
- Lote 240624 / Validade: 24/06/2026
- Lote 250624 / Validade: 25/06/2026
- Bala Bolete Tutti Frutti
- Lote 250624 / Validade: 25/06/2026
- Lote 270624 / Validade: 27/06/2026
- Lote 280624 / Validade: 28/06/2026
- Lote 010724 / Validade: 01/07/2026
- Lote 020724 / Validade: 02/07/2026
- Lote 030724 / Validade: 03/07/2026
- Bala Hortelã Mint 30x600G Bala Morango Recheada
- Lote 050724 / Validade: 05/07/2026
- Lote 080724 / Validade: 08/07/2026
- Lote 240624 / Validade: 24/06/2026
- Lote 260624 / Validade: 26/06/2026
- Lote 270624 / Validade: 27/06/2026
- Lote 280624 / Validade: 28/06/2026
- Bala Morango Recheada
- Lote 080724 / Validade: 08/07/2026
- Lote 090724 / Validade: 09/07/2026
- Lote 100724 / Validade: 10/07/2026
- Dori Regaliz Tijolo
- Lote 185 / Validade: 03/11/2025
- Lote 186 / Validade: 04/11/2025
- Lote 187 / Validade: 05/11/2025
- Bala Lua Cheia Chantilly
- Lote 020724 / Validade: 02/07/2026
- Lote 030724 / Validade: 03/07/2026
- Lote 040724 / Validade: 04/07/2026
Essa publicação é um oferecimento
Pastor é preso por estuprar própria enteada de 11 anos no RN
23/08/2024

Um pastor foi preso na manhã desta sexta-feira (23) em Antônio Martins, no interior do Rio Grande do Norte, pela suspeita na prática do crime de estupro de vulnerável contra a própria enteada, de 11 anos.
Segundo a Polícia Civil, o homem havia praticado diversos abusos contra sua enteada, crime denunciado pela mãe da vítima em 2019. O suspeito havia respondido ao processo em liberdade, mas, após a sentença definitiva e ter sido condenado a 15 anos e 11 meses de prisão em regime fechado, ficou foragido.
Após diligências, as equipes policiais localizaram e prenderam o homem. Ele foi encaminhado ao sistema prisional para cumprimento da pena.
Essa publicação é um oferecimento
RN receberá 73 novos profissionais do Mais Médicos
23/08/2024

Ao todo, na região Nordeste serão alocados 1.104 profissionais
O novo edital para o 38º ciclo do programa Mais Médicos para o Brasil ofertou 3.177 vagas e recebeu 33.014 inscrições, destacando a participação expressiva de médicos formados no país. Do total de vagas, 95% foram preenchidas por profissionais que possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Os 5% restantes das vagas foram preenchidos por brasileiros formados no exterior. Ao todo, na região Nordeste serão alocados 1.104 profissionais, desse número, 73 irão atuar no Rio Grande do Norte.
Dentre as inscrições, o programa registrou 3.079 somente de cotistas, representando 9,3% do total. Neste grupo, 382 candidatos (12,4%) se inscreveram para vagas destinadas a pessoas com deficiência, enquanto 2.741 (88%) optaram pelas cotas étnico-raciais.
Já a distribuição por sexo foi a seguinte: 18.782 inscrições femininas (56,9%), 14.196 masculinas (43%), e 36 que não especificaram o sexo (0,1%).
Em relação à descrição dos inscritos, o perfil 1 – que inclui médicos com CRM no Brasil – foi o mais prevalente, com 15.699 inscrições (47,5%). O perfil 2, que abrange brasileiros formados no exterior, somou 13.467 inscrições (40,8%), enquanto o perfil 3, destinado a estrangeiros formados no exterior, contou com 3.848 inscrições (11,7%).
Resultados
Das 3.177 vagas oferecidas no edital do 38º ciclo do programa, 99,9% foram preenchidas, com apenas uma vaga em São Jerônimo (RS) não ocupada. Entre os profissionais alocados, 3.005 (95%) pertencem ao perfil 1, enquanto 171 (5%) são do perfil 2. Esse resultado reflete uma mudança significativa em comparação ao 28º ciclo, quando o perfil 1 representou 84,7% das alocações e o perfil 2, 15,3%.
Em termos de autodeclaração de raça e cor, 53,9% dos selecionados se identificaram como brancos, 42,2% como negros (32,9% pardos e 9,3% pretos), 3,4% como amarelos e 0,5% como indígenas. Além disso, 425 profissionais (13,3%) utilizaram o sistema de cotas étnico-raciais, sendo 416 negros, 6 indígenas e 3 quilombolas. Entre os alocados, 129 (4%) são pessoas com deficiência (PcD).
Pela primeira vez, o quesito orientação sexual foi analisado. A maioria, 85,3%, se identifica como heterossexual, enquanto 5% se declaram homossexuais, 1,7% bissexuais, 0,2% indicam outra orientação, 0,1% se identificam como assexuais, e 7,7% preferiram não informar.
Melhorias
O governo federal retomou o Mais Médicos em 2023 para garantir atendimento médico principalmente em regiões de vazios assistenciais, além de trazer aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.
Desde o ano passado, eles têm a possibilidade de fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O número de profissionais do Mais Médicos em atividade aumentou 93,83% desde o início do governo Lula — de janeiro de 2023 até junho de 2024. Atualmente, 24.894 médicos e médicas atendem em todo o Brasil. São 12.051 a mais que o registrado em dezembro de 2022.
Essa publicação é um oferecimento
Cientistas da UFRN encontram pegadas de dinossauro de 125 milhões de anos
23/08/2024

Foto: Laboratório de Palentologia e Paloecologia/UFRN
Um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) descobriu um conjunto único de pegadas de dinossauro na região de Sousa, na Paraíba, na bacia do Rio do Peixe. O gigante que caminhou pelo local viveu há pelo menos 125 milhões de anos, e pertencia ao grupo dos Titanosauriformes, também chamados de pescoçudos.
A descoberta começou em 2022, quando estudantes de Geologia da UFRN encontraram marcas que pareciam ser de um grande dinossauro As pegadas estão em um local conhecido como “Vale dos dinossauros”, no oeste da Paraíba. Então, a professora de Paleontologia Aline Ghilardi passou a estudar o local, e confirmou a descoberta.
Ghilardi também entendeu que o local se tratava de um novo sítio ainda não reconhecido. Posteriormente, Zarah Gomes, mestranda e orientanda de Ghilardi, analisou as pegadas em detalhes.
As descobertas foram publicadas na revista Historical Biology e revelam que o pescoçudo viveu na região há mais de 125 milhões de anos. Foram descobertas sete pegadas de cerca de 70 centímetros de diâmetro que o animal deixou para trás. Além delas, também foram descritas outras cinco pistas de animais pré-históricos ainda não identificados.
O conjunto de pegadas pertencente ao pescoçudo inaugura um novo iconogênero e uma nova iconespécie, a Sousatitanosauripus robsoni. Os paleontólogos chamam de iconofósseis as marcas preservadas que não são parte do corpo do ser vivo propriamente, como as pegadas. O nome escolhido faz uma homenagem a Robson Araújo Marques, que era conhecido como “o velho do rio” ou o grande “guardião do Vale dos Dinossauros”.
E como as pegadas foram preservadas por tantos anos? Gomes explica que o processo de sedimentação dos fósseis envolveu uma sequência de eventos. “As pegadas foram preservadas em um arenito fino, que era um pouco úmido, como uma planície de inundação de um rio. Essas pegadas foram soterradas posteriormente com outros sedimentos, o que preservou durante milhões de anos. Quando o local vai sofrendo muito intemperismo, essas pegadas reaparecem nos afloramentos.”
Zarah também explica que não foi possível relacionar as pegadas a uma espécie já conhecida, mas somente a um grupo mais abrangente, o de Titanosauriformes. Esse aspecto reforça o ineditismo da descoberta, que possui características ainda não registradas antes.
De acordo com as estimativas, o animal que produziu as pegadas tinha cerca de 3,3, metros de altura até o quadril, entre 12 e 15 metros de comprimento, além de pescoço e cauda longos.
Em relação às características das pegadas, os pesquisadores descobriram que o animal não tinha garras nas “mãos”, que o espaço entre as patas de lados opostos era estreito e que há diferença de tamanho entre as pegadas das “mãos” e dos “pés”.
Com esses resultados, entende-se que o animal que produziu as pegadas provavelmente fez parte de um momento intermediário na evolução dos Titanosauriformes. Ao longo do tempo, esse grupo foi perdendo as garras e ganhando passadas mais largas, para dar sustentação ao seu corpo que ficou maior.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
Criminoso de alta periculosidade rompe tornozeleira eletrônica e foge no RN
23/08/2024

A última localização do criminoso teria sido perto de Goianinha, próximo da BR-101
Considerado um criminoso de alta periculosidade com um extenso histórico criminal, Edielson Franscisco da Costa, conhecido como “Baratinha”, que passou para o regime semiaberto há cerca de duas semanas, conseguiu romper sua tornozeleira eletrônica e se encontra foragido.
Baratinha já foi condenado por participação em quadrilhas e também é conhecido por ameaçar policiais penais.
Segundo informações a última localização do criminoso teria sido perto de Goianinha, próximo da BR-101.
Essa publicação é um oferecimento
Especialista diz que no futuro haverá mais sexo com robôs do que com humanos
23/08/2024

Um futurologista de nome Ian Pearson considera que, até 2025, as mulheres vão passar a ter mais sexo com robôs do que com homens. Mais ainda, Pearson diz que, até 2050, o sexo com robôs se tornará mais comum do que entre humanos.
A tese de Pearson, que foi compartilhada pela loja online de brinquedos para adultos Bondara, baseia-se no fato de pessoas do sexo feminino estarem mais dispostas a usar acessórios como vibradores – uma tendência que diz ter crescido de forma acentuada nos últimos anos. Pois bem, Pearson diz que não levará muito tempo até sexo com robôs se tornar mais popular do que ver pornografia.
“Muitas pessoas ainda terão reservas sobre o sexo com robôs no início. Mas acho que – gradualmente, à medida que se habituam a eles, que a IA (Inteligência Artificial) e o comportamento mecânico e a sua sensação melhorem e comecem a tornar-se amigos com fortes laços emocionais – o escrúpulo irá se evaporar gradualmente”, contou o futurologista de acordo com o The Sun.
Polêmica Paraíba
Essa publicação é um oferecimento
SANTO ANTÔNIO: Mulher tem “céu da boca” perfurado ao realizar procedimento odontológico
23/08/2024

Foto: Reprodução
A dona de casa, Maria de Loudes Coelho, moradora do município de Santo Antônio, na Região Agreste do RN, denunciou um profissional da cidade por um procedimento odontológico errado que resultou na perfuração do palato, conhecido como “céu da boca”.
Segundo a dona de casa, em virtude da perfuração, ao ingerir qualquer tipo de líquido, o alimento é regurgitado pelas narinas.
Maria de Loudes Coelho procurou a unidade de saúde para realizar a extração de um dente localizado na arcada superior. Durante o exame de avaliação, o profissional falou que o caso dela não era de cirurgia e sim da colocação de uma coroa. Em seguida, o dentista começou a examinar o dente e aplicou quatro anestesias para a retirada do dente, mas sem o consentimento da paciente e sem a realização de um RX.
A dona de casa relatou ainda que sentiu que o profissional aparentou insegurança durante o atendimento.
O procedimento foi realizado na quinta-feira (8). Ainda conforme o relato de Maria de Loudes, no dia seguinte, após sentir dores fortes, ela percebeu que uma secreção estava escorrendo do nariz para a boca. “Eu tomei água e a água foi saindo pelo meu nariz”, contou. Ao procurar atendimento no hospital, ela foi informada de que o palato havia sido perfurado.
Maria de Loudes registrou um boletim de ocorrência na delegacia da cidade.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
PF intimará delegado que apreendeu celular de ex-assessor de Moraes
23/08/2024

Foto: Divulgação
A PF (Polícia Federal) intimará o delegado da Polícia Civil de São Paulo José Luiz Antunes, responsável por apreender em 2023 o celular de Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da AEED (Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo apurou o Poder360 com fontes ligadas à investigação, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) aguarda a expedição do ofício que deve ser feito nesta 6ª feira (23.ago).
Os investigadores da PF comunicaram informalmente à cúpula da Secretaria de Segurança Pública que deseja ouvir os outros 2 delegados que tiveram alguma participação no caso do celular de Tagliaferro. Em depoimento à PF, Tagliaferro disse ter se sentido “seguro” ao tomar conhecimento de que o celular apreendido em 2023 seria levado ao gabinete de Moraes em Brasília.
A informação de que o celular seria levado a Moraes foi dada pelo cunhado de Tagliaferro, Celso Luiz de Oliveira que, segundo ele, teria sido dita pelo delegado da Polícia Civil de São Paulo João Luiz. À época, o ex-chefe de órgão do TSE estava sendo preso pelo crime de violência doméstica. O ex-chefe de órgão do TSE declarou que entregou o celular desbloqueado (com a senha) aos agentes e só recebeu o aparelho novamente 6 dias depois, deslacrado e corrompido. Nega ter participação no vazamento das mensagens.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento




























