Notícias

Notícias

Aneel muda bandeira tarifária para vermelha patamar 2 e conta de luz será mais cara em setembro

01/09/2024


A bandeira tarifária de energia elétrica em setembro será vermelha patamar 2. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de escassez de chuvas e o clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas térmicas, aumentando os custos da operação do sistema elétrico.

Esta é a primeira vez em pouco mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada, a última foi em agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

O anúncio da Aneel, na sexta-feira (30), sinaliza maiores custos para a geração de energia elétrica, com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Com a previsão de chuvas abaixo da média no próximo mês, o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas do país também deve ficar cerca de 50% abaixo da média. “Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explicou a Aneel.

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.

 

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber do valor adicional antes do início do mês, ele pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

JARDIM DE ANGICOS: A educação pede SOCORRO!

30/08/2024


Em um ano eleitoral, em meio a campanha, a atual gestão não parece preocupada com a educação, o município vive um total descaso com a comunidade estudantil. 

Os alunos das zonas rurais vem sendo penalizados com as constantes faltas de transporte escolar, as rotas rurais são atendidas por uma espécie de sorteio, onde é escolhida qual deve ser atendida.

Os alunos da comunidade de São Tomé fecha a semana hoje com direito a dois dias de acesso à escola, segunda e sexta-feira pela manhã.

Como não bastasse a falta de transportes, os alunos do turno vespertino foram liberados sem nenhum motivo justo ou comunicado oficial vindo da secretaria.

Será que a motivação foi o movimento político da coligação que o atual gestor está candidato a reeleição, já que os alunos foram liberados sem nenhuma justificativa? É SOMENTE UMA PERGUNTA

 

Acorda Jardim! É esse o trabalho que não pode parar?

Essa publicação é um oferecimento

RR CONTABILIDADE

Notícias

Máscara Negra: Ex-prefeito de Macau tentou enganar Juiz com atestado assinado pelo genro

30/08/2024


Nova revelação sobre a tentativa de obstrução da Justiça pelo ex-prefeito Flávio Veras, que foi intimado para depor, nesta sexta-feira (30), pelo juiz da 2ª Comarca de Macau, Eduardo Neri Medeiros, sobre seu envolvimento no comando de um esquema que desviou milhões de reais da Prefeitura de Macau, apurado na operação Máscara Negra.

Flávio tentou lançar mão de uma manobra, no mínimo suspeita, para não comparecer à audiência, apresentando um atestado médico com data do dia 29 de agosto, assinado pelo seu genro, Clark Gleibooll Fernandes Vieira (CRM/RN 7125), da clínica Samary, em Assu. Ele é marido da candidata a prefeita Flávia Tavares.

Flávio tem sido visto diariamente nas ruas de Macau comandando, pessoalmente, as programações de sua filha candidata. Na hora de se apresentar à Justiça, entretanto, ele usou um atestado médico em que seu próprio genro afirma que, “após cuidadosa avaliação”, o sogro dele “foi diagnosticado com agravo à saúde que o limita para o pleno exercício profissional”.

A desculpa dele não foi aceita pelo juiz Eduardo Neri Negreiros, que manteve a data da audiência para esta sexta.  No entendimento do juiz, “não restou demonstrado a impossibilidade de comparecimento do referido acusado à audiência”.

Para o juiz Eduardo Neri, “o atestado médico apresentado não apresenta justificativa plausível para o adiamento da audiência”.  Para quem está doente, a ponto de não comparecer a uma audiência judicial, causa estranheza o fato de Flávio estar em plena campanha.

Flávio é acusado de comandar um esquema que desviou milhões de reais dos cofres da prefeitura de Macau, por meio de contratos superfaturados envolvendo, entre outros, a Banda Grafith, que está proibida até hoje de contratar apresentações em eventos promovidos pela prefeitura, como o carnaval.

 

A punição para um médico que emite um atestado médico falso pode ser a detenção de um mês a um ano, de acordo com o artigo 302 do Código Penal. O caso deverá ser investigado pelo Conselho Regional de Medicina e pela polícia.

Robson Pires

Essa publicação é um oferecimento

TOWN FOR MAN

Notícias

Nova onda de calor que vai atingir o Brasil pode ser a mais forte do ano

30/08/2024


Uma nova onda de calor deve atingir alguns estados da região Centro-Sul do Brasil a partir de segunda-feira (2). As informações são da Climatempo.

Nova onda de calor pode ser a mais intensa do ano. De acordo com a Climatempo, a previsão é que a mudança de temperatura supere as registradas no primeiro semestre do ano, em março, abril e maio. “Em termo de duração e de temperaturas, os limiares podem extrapolar em muitas cidades, principalmente do interior do país”, informou o órgão.

Dias de calor extremo terão índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas. Isso agrava ainda mais a situação de queimadas sobre o Brasil Central, alertou a empresa de meteorologia.

Massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro. Segundo a Climatempo, as ondas de calor no mês de setembro são comuns em grande parte do Brasil, principalmente em áreas do Brasil Central e no Centro-Oeste. “Mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também”, diz a empresa.

Previsão é de que alguns estados registrem temperaturas 5ºC acima da média

Climatempo indica que temperatura vai passar de 42°C no Centro-Oeste e pode bater 40°C em áreas do Sudeste. O Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso podem registrar temperaturas de 41°C a 44°C, sendo que os maiores valores são esperados para locais no sul de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul. Cuiabá poderá chegar aos 43°C e Campo Grande, aos 40°C.

Estimativa mostra que a cidade de São Paulo poderá ter calor de 34°C a 36°C. Rio de Janeiro deve registrar temperaturas de 37°C a 39°C. Curitiba poderá ter de 30°C a 32°C e Goiânia de 37°C a 39°C

No Tocantins, Pará e Rondônia, são esperadas temperaturas de 38°C a 41°C. O norte e noroeste do Paraná, áreas no centro-norte e oeste de São Paulo, o estado de Goiás, o oeste de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro poderão experimentar calor de 37°C a 40°C.

Fenômeno deve durar até o dia 12 de setembro em algumas regiões do país. Os modelos meteorológicos indicam que, desta vez, o período da onda de calor seja maior. “É possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês”, segundo a Climatempo.

Com a condição de tempo seco e a atmosfera “parada”, a concentração de poluentes também aumenta. Com isso, a qualidade do ar deve ficar bem prejudicada no decorrer dos próximos dias. A umidade do ar pode atingir valores em emergência, abaixo dos 12%, em muitas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, Centro-Norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Frente fria no radar

A expectativa é de chuva na maioria destas áreas apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro. A Climatempo acrescentou que a primeira forte frente fria deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro.

 

UOL

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Notícias

Starlink recorre contra decisão de Moraes que bloqueou contas e ativos financeiros da empresa

30/08/2024


Foto: Gustavo Moreno/STF

A empresa de internet via satélite Starlink apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um mandado de segurança contra decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros da companhia que pertence ao bilionário Elon Musk. A ideia é assegurar o pagamento de eventuais multas que sejam aplicadas pela Justiça brasileira à rede social X (antigo Twitter), que também é de Musk. A informação foi confirmada pelo R7.

Em resposta à ordem de Moraes, a empresa fez uma publicação no X afirmando que “esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas — inconstitucionalmente — contra o X”. “Ela foi emitida em segredo e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil. Pretendemos abordar o assunto legalmente”, informou a empresa.

Na ação, a empresa alega que não tem qualquer ingerência sobre a rede social X, “limitando-se a oferecer serviço de internet via satélite” e que “não deixou de cumprir nenhuma ordem judicial”.

A empresa diz ainda que os ativos foram bloqueados “sem justificativa plausível e à míngua de um procedimento regular e válido, sem que sequer lhes fossem assegurados o direito da ampla defesa e do contraditório”.

“A ausência do processo de execução ou cumprimento de sentença não é simples formalidade cujo descumprimento não trouxe prejuízo às impetrantes. A não observação do procedimento legal lhe impediu de exercer o seu direito à ampla defesa e à garantia ao devido processo legal e ocasionou o bloqueio de todos os bens de propriedade das impetrantes, impedindo-as de exercer a sua atividade comercial. Por essa razão é imperiosa a anulação do ato coator”, disse.

X continua no ar

O X (antigo Twitter) permanece no ar no Brasil mesmo após o encerramento do prazo determinado pelo ministro Alexandre de Moraes para que a empresa indicasse um representante legal no país. Moraes havia estabelecido o prazo até 20h07 desta quinta-feira (29) para o cumprimento da determinação. Para que a rede social seja efetivamente bloqueada no Brasil, é necessária uma ordem formal do ministro, que deve notificar a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A Anatel, por sua vez, deve repassar a determinação às operadoras.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Teto de igreja desaba no Recife; duas pessoas morreram

30/08/2024


Parte do teto de uma igreja católica desabou no início da tarde desta sexta-feira (30) no Recife (PE). Dois homens morreram e ao menos 17 pessoas ficaram feridas, segundo o governo do estado. A informação é da CNN.

O acidente ocorreu por volta das 14h no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. No momento em que o telhado desabou, estava ocorrendo uma entrega de cestas básicas, que foi organizada pela diocese. Veja o momento exato do desabamento.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, informou que 17 pessoas foram atendidas pelas equipes de resgate. Dessas, duas foram para o Hospital da Restauração e as demais para unidades de pronto atendimento (UPAs).

“Acredita-se que não há mais vítimas no local”, afirmou o coronel Francisco de Assis Cantarelli Alves, comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

“Acabo de saber sobre o desabamento de parte do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, espaço de fé tão importante para nossa gente. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra (PSDB), por meio de nota.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, manifestou “profunda tristeza” pela ocorrência. “O acidente, que resultou em vítimas e causou grande dor à nossa comunidade, enche nossos corações de luto e solidariedade. Em oração, nos unimos às famílias enlutadas e a todos os que foram afetados por esta tragédia. Que o Senhor acolha as almas dos falecidos e conforte os corações dos que sofrem.”

 

Segundo o arcebispo, a arquidiocese “oferece todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares, buscando trazer alívio e esperança em meio a esta dor”.

Essa publicação é um oferecimento

HST CLINICAS - JOÃO CÂMARA

Notícias

TEM QUE RESPEITAR O BRASIL: Alexandre de Moraes suspende X no Brasil

30/08/2024


Foto: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento do X no Brasil. A decisão vale até que todas as ordens judiciais proferidas sejam cumpridas e as multas pagas. Além disso, deve ser indicado um representante legal da plataforma.

O prazo para dono do X, Elon Musk, responder às solicitações feitas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e não ter a plataforma retirada do ar expirou às 20h07 desta quinta-feira (29/8). Sem indicar um representante legal da plataforma no Brasil ou responder à demanda judicial, foi emitida a decisão para a retirada da rede X do ar no Brasil.

Antes de tomar a decisão, Moraes foi informado por sua equipe técnica que não hove manifestação do X. Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve ser notificada para que encaminhe para as operadoras, que executam o bloqueio site.

Moraes emitiu um mandado de intimação digital contra o dono do X, Elon Musk, na noite desta quarta-feira (28/8). No documento, o magistrado determinou que a empresa identificasse um representante legal no Brasil em 24h, sob pena de tirar a plataforma do ar caso a decisão não seja cumprida.

O documento alertava que a rede social poderia ser suspensa por tempo indeterminado “até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”.

A decisão foi compartilhada pelo STF em uma publicação na própria plataforma comandada por Musk, em resposta a um post da Conta Global Government Affairs onde foi anunciado o encerramento das operações do X no Brasil.

 

Fonte: Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Justiça bloqueia parte de herança de Gugu após pedido de homem de SP que diz ser 4º filho

29/08/2024


Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal

A Justiça de São Paulo bloqueou parte da herança deixada pelo apresentador Gugu Liberato. O pedido foi feito pela defesa de Ricardo Rocha, um empresário da capital paulista que diz ser o quarto filho do apresentador.

Rocha se manifestou na Justiça depois de um acordo extrajudicial registrado em cartório pelos nove herdeiros, entre eles filhos e sobrinhos, em 16 de agosto, mesmo com a ação de comerciante em andamento.

Em 21 de agosto, Rose Miriam Di Matteo, que é mãe dos três filhos de Gugu, renunciou ao processo que pedia 50% do patrimônio e o reconhecimento de união estável. Rose e Gugu teriam constituído uma família em meados de 2000 e se conheciam desde os anos 80, quando ela trabalhou como secretário de palco o apresentador. Os dois tiveram três filhos: João Augusto e as gêmeas Sofia e Marina.

Gugu morreu em 21 de novembro de 2019, em Orlando, nos Estados Unidos, depois de sofrer uma queda em casa e bater a cabeça. Em testamento, ele se identificava como estado civil solteiro e deixou os três filhos como herdeiros e parentes, um total de nove pessoas

A partilha do espólio entre os herdeiros foi lavrada em 16 de agosto deste ano e registrou que os três filhos receberiam cada um 25%, os herdeiros testamentários 5% e a mãe do apresentador, uma renda vitalícia paga pelos herdeiros.

No entanto, o comerciante Ricardo Rocha, que afirma ser fruto de um relacionamento que o apresentador teria tido ainda adolescente na capital paulista nos anos 1970, move uma ação de investigação de paternidade. Ele pede exame de DNA com a mãe de Gugu e os filhos.

Ao saber do acordo feito em cartório, a defesa de Rocha pediu à Justiça o bloqueio de parte do patrimônio de Gugu na proporção que caberia a ele ao fim da ação e se caso for comprovado que ele realmente é o quarto filho.

Segundo apurado pelo g1, o pedido da defesa de Ricardo citou que o inventário extrajudicial é “deslealdade processual” e poderia ocorrer a “possibilidade de evasão do patrimônio”.

O juiz da ação sobre paternidade analisou a manifestação de Ricardo e escreveu que “os herdeiros tinham plena consciência dessa ação e não poderiam ter realizado acordo extrajudicial sem proceder à necessária reserva de bens como garantia de eventual direito do autor”.

“A análise de má-fé processual será feita no julgamento”, registrou o magistrado na quarta-feira (28). O g1 procurou o advogado de Ricardo, que não quis comentar sobre o caso. O defensor das gêmeas e de Rose não emitiu posicionamento. A de João Augusto não foi localizada até a última atualização.

Quem é Ricardo Rocha

Os três filhos do apresentador foram avisados da investigação sobre o suposto filho por um oficial de Justiça assim que entraram na sala da audiência na 9ª Vara da Família em 2023.

Ricardo foi localizado pelo g1 na época. O empresário do ramo automotivo afirmou que não poderia comentar o caso, por conta do segredo de Justiça. No entanto, falou que não teve a suposta paternidade escondida pela mãe.

“Sei desde criança. Tive uma oportunidade de ir conhecê-lo quando ainda era criança, por volta dos 10 ou 12 anos, mas eu não queria. E se tornou um tabu na minha família, de não querer falar sobre esse assunto. Sou uma pessoa meio reservada. Só fiz agora [a ação na Justiça] para tirar essa dúvida. Meu problema maior não é nem financeiramente. Meu problema é tirar essa dúvida. Tem essa questão de dinheiro por trás que envolve muita coisa, mas não é o meu caso.”

“Quem nunca quis ir atrás fui eu. Pela minha família, a gente teria feito isso desde criança”, completou.

Ricardo nasceu em outubro de 1974. À época, a mãe trabalhava como babá em São Paulo para uma família e teria conhecido Gugu em uma padaria, quando ainda não era apresentador de TV.

“Não tenho nada é esconder. Tenho uma vida normal como qualquer outro trabalhador. Então, pra mim é diferente. Não quero confusão. Eu não quero problema com ninguém, eu só quero só fazer o DNA e comprovar. Só isso”, afirmou Ricardo.

Se conheceram em padaria

A mãe do homem que se diz filho de Gugu teria conhecido o apresentador no segundo semestre de 1973. Na época, ele tinha 15 anos e ainda não trabalhava em televisão. Eles teriam se conhecido em uma padaria que existia na rua Aimberê, em Perdizes, na Zona Oeste da capital paulista.

À época, mãe dele trabalhava como babá e empregada doméstica na casa de uma família vizinha da padaria que era frequentada Gugu. O mesmo local era frequentado pela mulher.

Os dois teriam se aproximado. Houve uma amizade, passeios e um relacionamento. No fim de janeiro de 1974, a mãe de Ricardo acompanhou a família a qual trabalhava em viagem ao litoral de São Paulo, passou férias e voltou ao fim da temporada, quando notou a gravidez.

A mulher ficou meses trabalhando para a família até a gestação avançada, quando foi dispensada. Ela chegou a procurar Gugu na padaria onde se conheceram, mas perdeu o contato com ele.

Ricardo tem outros três irmãos e vive em São Paulo. A mãe dele está viva e teve outros três filhos.

 

Fonte: g1

Essa publicação é um oferecimento

PREFEITURA DE PARAZINHO - RN

Notícias

‘Não tinha intenção de atingir Anderson, plano era matar Marielle’, diz Lessa no STF

29/08/2024


Foto: Reprodução

O ex-policial Ronnie Lessa disse, na tarde desta quinta-feira (29), que usou munição errada no atentado contra a vereadora Marielle Franco. Segundo ele, a intenção era apenas matar a vereadora do PSOL.

“Eu não tinha intenção nenhuma de atingir o Anderson. O plano era matar a Marielle. O Anderson morreu atingido pelos disparos que dei na vereadora. Eu estava empregando munição errada”, contou o ex-policial.

Marielle Franco e Anderson Gomes foram mortos em 14 de março de 2018. A assessora Fernanda Chaves estava no carro, ao lado de Marielle, e sobreviveu.

Este é o terceiro dia de depoimento de Ronnie Lessa no Supremo Tribunal Federal (STF). O assassino confesso de Marielle Franco responde nesta tarde a perguntas das defesas dos réus.

O reconhecimento aconteceu enquanto Lessa respondia a perguntas do advogado Roberto Brzezinski, que defende Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e apontado pelas investigações como mandante do crime junto com o irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão.

“Devia ter empregado a munição que usam para combater terrorista em voo. Com a munição que usei atingia o alvo, os outros em volta, a fuselagem e o avião caía”, comentou.

Escritos em código

Em seu depoimento, Ronnie Lessa contou que antes de fazer a delação premiada fazia anotações em código. Os nomes eram identificados por pontos e ao lado o que representavam na história. Segundo ele, tinha medo de esquecer e do papel ser recolhido por agentes penitenciários federais.

Era uma espécie de jogo da forca criado pelo ex-policial.

“A revista era diária na cela. Tinha medo que alguém pegasse e desviasse. Colocava em pontos o número de letras dos personagens. Tanto que quando fui fazer a delação eu pedi um tempo, antes de falar, para preencher os nomes das pessoas”, disse Lessa.

De acordo com o ex-policial, as notas eram feitas no período em que ficava na cela. Segundo ele, o presídio federal disponibilizava 5 folhas de papel por semana para cada detento.

Nos dias anteriores, o assassino confesso de Marielle Franco e Anderson Gomes respondeu a perguntas da Procuradoria Geral da República, de defensores públicos do RJ e de assistentes de acusação da família de Marielle, de Monica Benício, companheira da vereadora na época do crime e da assessora Fernanda Chaves, que estava no carro com Marielle.

Ronnie Lessa começou a depor no STF nesta terça-feira (27). Por 5 horas, ele respondeu a perguntas do promotor Olavo Pezzotti, representante da PGR, na audiência.

No primeiro dia de depoimentos, Ronnie Lessa falou que praticou o crime por ganância e que só pensava na recompensa que seria paga em dois terrenos avaliados em R$ 25 milhões.

No segundo dia de depoimento, Lessa disse que a equipe da Delegacia de Homicídios era corrupta na época em que era coordenada pelo delegado Rivaldo Barbosa. Todos os casos, segundo ele, eram motivos para se pegar propina.

Defesa de Rivaldo acusa Lessa de proteger alguém

A defesa de Rivaldo disse que Lessa faz afirmações genéricas sobre o ex-chefe de polícia. Os advogados dizem que ele afirma que nunca testemunhou atos de corrupção de Rivaldo e, quando é instigado a nominar pessoas que teriam visto, ele cita testemunhas mortas.

Por fim, a defesa acusa Lessa de estar protegendo alguém.

Nesta quinta-feira (29), Lessa responde a perguntas feitas pelos advogados dos réus que respondem ao processo no STF e que trata sobre os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Respondem a esse processo no STF:

 

  • Chiquinho Brazão, deputado federal, e o seu irmão, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ambos são apontados como mandantes do crime.
  • O delegado Rivaldo Barbosa, da Polícia Civil do RJ, é acusado de saber do crime antes da execução de Marielle
  • Major Ronald Paulo Alves Pereira, denunciado pela PGR, por monitorar os passos da vereadora
  • Robson Calixto Fonseca, o Peixe, assessor de Domingos Brazão, e apontado por sumir com a arma do crime.
  • Após Ronnie Lessa, será a vez do ex-policial Élcio de Queiroz prestar depoimento. Ele foi o motorista do Cobalt usado no atentado contra Marielle. Élcio de Queiroz também teve o acordo de colaboração premiada, que fez, homologado pela Justiça.

 

Fonte: g1

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Forças de segurança prendem mais dois suspeitos pelas mortes de pai e filho em João Dias

29/08/2024

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) confirma a prisão de mais dois suspeitos de participarem, diretamente, da ação criminosa que vitimou letalmente o prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira, e o pai dele, Sandi Alves de Oliveira. Ambos foram mortos a tiros na manhã da terça-feira (27). Agora, são quatro os suspeitos presos e autuados por envolvimento no duplo homicídio.

As primeiras prisões ocorreram em menos de oito horas após os assassinatos, ainda na noite da terça (27). Um deles, que estava armado com uma espingarda, é apontado como um dos executores, sendo um dos criminosos que teriam efetuado disparos de arma de fogo contra as vítimas. O segundo é um taxista, que foi preso propiciando fuga. No táxi, além dos dois presos, estavam mais dois suspeitos, que conseguiram fugir do cerco policial. Foram justamente estes dois que a Polícia Militar conseguiu capturar nas últimas horas.

Últimas prisões

O terceiro foi preso na noite da quarta (28), em Antônio Martins, após relatos de moradores que afirmaram ter visto um homem em atitude suspeita e com características compatíveis com os suspeitos que empreenderam fuga. Ao ser abordado por uma equipe da PM, ficou constatado que o suspeito estava armado com uma pistola e possuía mandado de prisão em aberto. Já o quarto suspeito foi encontrado e preso nesta manhã, também por policiais militares. Ele foi preso em uma van de transporte de passageiros, em uma estrada entre Pilões e Alexandria.

 

Os dois últimos detidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Alexandria, onde também foram autuados por participação direta no duplo homicídio. Ambos segue à disposição do Poder Judiciário.

Essa publicação é um oferecimento

RR CONTABILIDADE

Notícias

Influenciador digital é encontrado morto em Campina Grande (PB)

29/08/2024


O influenciador digital Odilon Wagner foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (28) no município de Campina Grande, no Agreste do estado.

Como observou o ClickPB, Odilon Wagner foi encontrado sem vida dentro do próprio apartamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, porém Wagner já estava sem vida.

Além de influenciador, Odilon atuou como apresentador e repórter das transmissão do Maior São João do Mundo, realizadas pelo site Sua Música.

 

ClickPB

Essa publicação é um oferecimento

HST CLINICAS - JOÃO CÂMARA

Notícias

População do RN cresce 4,35% e chega a 3,4 milhões, diz IBGE

29/08/2024


Foto: Canindé Soares

A população do Rio Grande do Norte é estimada em 3.446.071 habitantes, segundo novos dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A estimativa, que revela o total de habitantes em estados e municípios, considera a contagem de pessoas até o dia 1º de julho de 2024. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.

A projeção representa um número 4,35% maior do que mostrou o Censo de 2022 quando a população do RN era de 3.302.406.

Encolhimento da população

Na semana passada, o IBGE informou que projeções apontam que a população do Rio Grande do Norte vai começar a encolher em 2039.

Em 15 anos, a população potiguar deverá atingir o ponto de inflexão, em que deixa de crescer e passa a cair, antes mesmo do país como um todo. O Brasil deve começar esse processo em 2042.

Segundo a previsão do IBGE, o Rio Grande do Norte cairá de uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes em 2039 para cerca de 3,07 milhões em 2070.

Um dos principais fatores é a redução dos nascimentos. O levantamento aponta que o estado saiu de uma taxa de fecundidade de 2,48 em 2000 para 1,48 em 2023 – uma das mais baixas do país.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

RR CONTABILIDADE

Notícias

PESQUISA RANKING/ BG/ BENTO FERNANDES/ ESPONTÂNEA: Berguinho lidera com 58%, contra 13% de Josiano e 12,6% de Jacson

29/08/2024


PESQUISA RANKING/ BG/ BENTO FERNANDES mostrou na espontânea a consolidação da vantagem de Berguinho com 58%, contra 13% de Josiano e 12,6% de Jacson. 10,2% não sabe  7,2% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de agosto, com 500 entrevistas e margem de erro de 4,3% e registro no TSE: RN-03234/2024 .

Essa publicação é um oferecimento

VERISSIMO - DEPILAÇÃO A LASER

Notícias

Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos

28/08/2024


Foto: Divulgação/Exército

Mulheres que queiram se alistar no serviço militar poderão fazê-lo voluntariamente no ano em que completar 18 anos de idade. Decreto publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União autoriza a admissão, a partir do próximo ano, quando deverão ser estabelecidos os municípios onde haverá o alistamento feminino pelo plano geral de convocação.

De acordo com as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançam a maioridade. Antes, só podiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais.

Com a mudança, após o alistamento voluntário, elas passarão ainda pelas etapas de seleção, que incluem a inspeção de saúde e a incorporação, que começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para o exercício das funções gerais básicas.

A desistência do processo é admitida até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar passa a ser de cumprimento obrigatório e a militar fica sujeita aos deveres e penalidades previstos na legislação, como aplicação de multas e retenção do certificado de serviço militar.

As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e o período de serviço militar inicial, com duração de 12 meses, pode ser prorrogado de acordo com critérios definidos pelas Forças Armadas.

Assim como os homens convocados ou voluntários que se alistam, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.

 

Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Lei Seca: pai e filho são presos por embriaguez ao volante na mesma noite em Natal

28/08/2024


Ao ser detido, o homem de 47 anos foi levado à delegacia de plantão e ligou para o filho, que informou que também havia sido detido e estava na mesma delegacia

Uma operação da Seção Lei Seca do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) na Região Oeste de Natal resultou na prisão de pai e filho por embriaguez ao volante, na noite desta terça-feira 27. Ambos foram autuados conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O primeiro a ser detido foi um homem de 47 anos, submetido ao teste de alcoolemia que apontou um índice de 0,62 mg/L, configurando crime de trânsito. Ele foi levado à delegacia de plantão.

De forma inesperada, ao tentar comunicar o ocorrido ao filho, o homem descobriu que o jovem de 23 anos já estava na mesma delegacia, autuado pelo mesmo motivo. Minutos após a prisão do pai, o jovem foi abordado pela equipe da Lei Seca, e o teste do bafômetro indicou 0,47 mg/L, também caracterizando crime de trânsito. Ambos foram encaminhados para a delegacia, onde responderão criminalmente.

As penas para embriaguez ao volante incluem de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de obter a habilitação para dirigir. A multa administrativa aplicada é de R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é cassada.

 

Durante a operação, 387 condutores foram abordados. Além das prisões, um motorista foi autuado administrativamente por dirigir sob efeito de álcool, e outros cinco autos de infração foram emitidos por desobediência a normas do CTB.

Essa publicação é um oferecimento

ESSENCE CLINIC

Notícias

Polícia prende 12 suspeitos de envolvimento no assassinato de prefeito de João Dias

28/08/2024


Foto: Reprodução

O segundo veículo utilizado no crime, um Nissan de cor preta, foi encontrado abandonado próximo ao local da prisão do taxista e da pessoa que estava no carro. Segundo a polícia, o automóvel estava alvejado por balas de um possível revide no momento da ação criminosa. Já o primeiro veículo utilizado pelos bandidos foi encontrado parcialmente queimado numa estrada carroçável.

Já as outras dez pessoas presas em flagrante na zona rural de João Dias, foram encontradas com 13 armas de fogo, sendo fuzil, espingarda calibre 12, pistola, revólver e além de munições.

O caso

Marcelo e seu pai, Sandi Alves, foram assassinados após sofrerem um atentado a tiros no município de João Dias durante a manhã desta terça-feira (27). O prefeito chegou a ser socorrido e levado a um hospital na Paraíba, mas não resistiu, enquanto Sandi sofreu um disparo fatal na cabeça e morreu no local.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) informou em nota que já mobilizou efetivos para capturar os criminosos. Ainda de acordo com a Sesed, a motivação para o duplo-homicídio também está sendo investigada.

De acordo com a Polícia Militar, pelo menos oitos suspeitos participaram do assassinato do prefeito e de seu pai em João Dias. As informações foram repassadas pelo capitão Júlio Batista, comandante da companhia da Polícia Militar que atua em Alexandria e tem auxiliado nas diligências para elucidar o crime.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

VERISSIMO - DEPILAÇÃO A LASER

Notícias

Banco Central anuncia mudanças no funcionamento do Pix no celular

27/08/2024


Foto: Luh Fiuza/Metrópoles

O Banco Central anunciou mudanças significativas para aprimorar os mecanismos de segurança do Pix em celulares. As alterações buscam combater fraudes e golpes, e entrarão em vigor em 1º de novembro de 2024. A Resolução BCB nº 403 foi publicada no site da instituição.

A principal mudança se dá no acesso ao Pix em smartphones e computadores que não estão cadastrados no banco. Nesses casos, o BC limitou a R$ 200 o valor de transação. Também foi estabelecido que, quando houver a troca para um celular desconhecido, o limite diário de transações via Pix será de R$ 1 mil.

Segundo o BC, o objetivo é dificultar que bandidos consigam realizar pagamentos via Pix de dispositivos diferentes dos já utilizados pelo cliente.

Veja as mudanças

Adotar uma solução de gerenciamento de risco de fraude que use informações de segurança armazenadas no Banco Central, capaz de identificar transações Pix atípicas;

Disponibilizar um canal eletrônico aos clientes com informações sobre os cuidados necessários para evitar fraudes; e

Verificar, ao menos uma vez a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude na base de dados do Banco Central.

As mudanças, para os usuários do Pix, impactam apenas no aumento na segurança das operações, pois, com as novas regras, mesmo que um fradudador tenha acesso às informações bancárias e tentem realizar transações via Pix, ele encontrará uma nova barreira.

A resolução do Banco Central ainda responsabilizará as instituições financeiras por educar os clientes sobre boas práticas de segurança, disponibilizando informações claras e acessíveis sobre como se proteger contra fraudes.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

PF abre 32 inquéritos para investigar origem de incêndios florestais no país

27/08/2024


Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) informou nesta terça-feira (27) que já abriu 32 inquéritos para investigar os casos de incêndios em vegetação ocorridos nos biomas da Amazônia, do Pantanal e também no estado de São Paulo entre 2023 e 2024. A corporação afirma que ampliou os esforços para combater crimes ambientais.

Atualmente, a PF tem ao todo 5.589 inquéritos em trâmite sobre temáticas ambientais.

Em coletiva na última segunda-feira (26), o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, disse que 99,9% dos incêndios ocorridos no interior de São Paulo na última semana foram causados pela ação humana. O governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também afirmou que houve ação criminosa nas queimadas.

A Polícia Civil de São Paulo já prendeu cinco pessoas por suspeita de participação nos incêndios.

Como muitos dos incêndios ocorrem em áreas de preservação ambiental, a PF atua de maneira coordenada com o governo federal, estados e outras forças policiais para investigar as ocorrências.

Segundo a corporação, os próximos passos da investigação incluem o envio de peritos especializados aos locais afetados e o uso de tecnologia avançada para identificar os pontos de origem dos incêndios. A PF afirma que quer identificar não apenas os autores do fogo, mas também os possíveis mandantes, buscando correlacionar esses crimes ambientais a outros delitos.

Foram criados grupos especiais de investigação que se dedicam exclusivamente aos inquéritos nos locais mais afetados, como o estado de Goiás, onde o aeroporto da capital Goiânia precisou fechar por conta da fumaça trazida pelas queimadas.

 

Fonte: CNN

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Homem com suspeita de mpox no Brasil testa positivo para catapora

27/08/2024


Foto: Agência Brasil

O passageiro que desembarcou no último domingo (25) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com sintomas de mpox testou positivo para varicela, doença popularmente conhecida como catapora. A informação foi divulgada nesta terça-feira (27) pela Secretaria de Saúde de São Paulo. O caso foi descartado para mpox.

“O paciente está bem, segue em observação. O caso foi descartado para mpox e confirmado para varicela, após exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. É importante ressaltar que o paciente não é oriundo de áreas endêmicas de mpox e que o atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença faz parte da rotina do instituto desde 2022.”

A pasta emitiu um alerta epidemiológico na última sexta-feira (23) recomendando intensificar ações de vigilância e assistência para casos de mpox no estado.

“A secretaria destaca que está atenta ao cenário epidemiológico e que todas as unidades de saúde estaduais já possuem recomendações técnicas de monitoramento e acompanhamento da doença”.

O comunicado reforça que a transmissão da mpox entre seres humanos ocorre, sobretudo, por meio do contato íntimo com lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Os principais sintomas da doença são febre, fraqueza, linfonodos inchados, dores musculares, dores nas costas, dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal e tosse.

As medidas de prevenção citadas pela secretaria incluem:

  • evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;
  • evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém que tenha a doença;
  • higienizar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel;
  • não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;
  • usar máscaras, protegendo-se contra gotículas de saliva, entre casos confirmados e seus contatos.

 

Fonte: Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

TOWN FOR MAN

Notícias

Ronnie Lessa presta depoimento ao STF sobre morte de Marielle Franco

27/08/2024


Foto: Reprodução

O ex-policial Ronnie Lessa presta depoimento virtual nesta terça-feira (27) na ação penal aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra os réus envolvidos na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018, no Rio de Janeiro. Ronnie está preso na penitenciária do Tremembé, em São Paulo.

A audiência é conduzida por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo. Após pedido feito pela defesa de Lessa, réu confesso do assassinato, a oitiva, que começou por volta das 13h, não é acompanhada pelos réus.

O ex-policial foi arrolado pela acusação, que é exercida pela Procuradoria-Geral da República (PGR).  Além de réu confesso, Lessa assinou acordo de delação e disse que os irmãos Brazão são os mandantes do crime.

 

No processo, são réus o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, o irmão dele, Chiquinho Brazão, deputado federal (Sem Partido-RJ), o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, e o major da Policia Militar, Ronald Paulo de Alves Pereira. Todos respondem pelos crimes de homicídio e organização criminosa e estão presos.

Essa publicação é um oferecimento

PREFEITURA DE PARAZINHO - RN

Primeira páginaAnterior Próxima Última página