Notícias
POD ISSO FAUSTINO?: Vereador e presidente da câmara de Pedra Grande(RN), Fabinho dos Barreiros, será o entrevistado desta quinta-feira(12)
12/09/2024
O blogueiro Netinho Faustino entrevista no maior e melhor PODCAST da região do mato grande, o vereador e presidente da câmara de Pedra Grande–RN, Fabinho dos Barreiros.
A entrevista promete ser líder de audiência na cidade e claro, vamos tirar as dúvidas do eleitorado, falar sobre trajetória política e diversos assuntos.
O podcast vai ao ar às 20h peço YOUYUBE.COM/PODISSOFAUSTINO
Essa publicação é um oferecimento
Prazo para participar da lista de espera do Prouni encerra hoje (12)
12/09/2024

Foto: Reprodução Ministério da Educação (MEC)
O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (Sesu), abriu o prazo para manifestação de interesse na lista de espera do Programa Universidade Para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2024.
Os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares podem se inscrever na lista de espera até esta quinta-feira (12), por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponível na página do Prouni. O resultado da lista será divulgado na terça-feira (17).
Os participantes que forem chamados pela lista de espera devem comparecer às instituições para as quais foram pré-selecionados entre os dias 17 e 26 de setembro, a fim de apresentar a documentação necessária e comprovar as informações fornecidas durante a inscrição. Além disso, é importante que os candidatos verifiquem se a instituição exige documentos adicionais. Todo o processo é gratuito e as orientações oficiais podem ser consultadas nos canais de comunicação do MEC.
Em 2024, o Prouni ofertou um total de 651.483 bolsas, sendo algumas integrais (100%) e outras parciais (50%). Nas duas edições deste ano, o programa contou com a inscrição de 910.419 candidatos, gerando mais de 1,8 milhão de inscrições, já que cada candidato pode optar por até dois cursos.
Fonte: O Poti News
Essa publicação é um oferecimento
Advogados e tabeliães suspeitos de estelionato são alvos de operação da Polícia Civil no RN
12/09/2024

Foto: PCRN
Um operação deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) nesta quinta-feira (12) cumpriu sete mandados de busca e apreensão em endereços vinculados a uma organização criminosa suspeita de crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos públicos.
De acordo com as investigações, o esquema envolvia advogados e tabeliães que obtinham informações sobre contas bancárias de pessoas falecidas, sem movimentação recente, e forjavam escrituras de inventário e procurações públicas.
A operação foi realizadas nas cidades de Natal, Parnamirim, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos e Japi. Além da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD), a ação contou com policiais da 34ª Delegacia de Polícia de São Tomé (34ª DP) e de Delegacias Especializadas da Grande Natal.
Segundo a PCRN, nas falsificações de inventários e procurações públicas dentro do esquema criminoso, eram colocados “laranjas” como herdeiros únicos, permitindo que os criminosos sacassem os valores das contas. Após o saque realizado por advogados em agências bancárias, o dinheiro era distribuído em diversas contas de passagem, antes de ser dividido entre os membros da quadrilha. Estima-se que os golpes tenham causado prejuízos superiores a R$4 milhões às famílias das vítimas.
Além dos mandados de busca, foram emitidos oito mandados de monitoração eletrônica para os investigados. Também foi determinado o bloqueio de R$4 milhões em bens e contas, além da apreensão de veículos pertencentes à organização criminosa.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Confirmada vinda de Lula ao RN para pedir votos para Natália Bonavides
12/09/2024

Foto: Reprodução
A presença do presidente da República, Lula, ao Rio Grande do Norte para reforço à campanha eleitoral de Natália Bonavides (PT) foi o principal anúncio feito durante a convenção do PT em Natal. Embora articuladores da sigla ainda não tenham a certeza da vinda do presidente da República ao Estado, a candidata a prefeita de Natal do PT garantiu, nesta quarta-feira, 11, ao Diário do RN, que o líder petista visitará a capital do Estado na reta final da campanha eleitoral.
A dúvida sobre a vinda, ou não, do presidente surgiu quando a CNN publicou, nesta segunda-feira, 09, a realização de uma reunião que teria acontecido entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, os ministros Alexandre Padilha e Paulo Pimenta, e o presidente Lula, em que teriam discutido as agendas prioritárias no último mês da campanha municipal.
A informação é que partido teria avaliado que Lula deve focar neste momento em capitais estaduais em que candidatos da esquerda tenham mais chances de passar para o segundo turno, como São Paulo, Porto Alegre, Teresina e Fortaleza.
Já nesta quarta-feira, 11, de acordo com O Globo, Natal foi citada como uma das possibilidades de visita onde o PT pode reverter o quadro eleitoral.
Esta reportagem foi citada por Natália para garantir que a liderança estará em solo potiguar para fazer frente às campanhas adversárias em Natal. “Padilha, Marco Aurélio que é meio que o chefe de gabinete dele, todo mundo segue dizendo que está tudo certo. Agora, a data ele só confirma bem em cima mesmo”, afirmou.
De acordo com a publicação, na mesma reunião do domingo, 08, o presidente expressou vontade de subir em palanques com cenários mais definidos e fazendo apostas que são consideradas mais certeiras, em candidatos considerados estratégicos para o PT e com chance de ir ao segundo turno.
Diário do RN
Essa publicação é um oferecimento
Governo avalia retorno do horário de verão, diz ministro de Minas e Energia
11/09/2024

Foto: REUTERS/Callaghan O’Hare
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse nesta quarta-feira (11) de que o governo avalia implementar um horário de verão para para economizar energia diante do cenário de estiagem no Brasil. “A adoção do horário de verão está em fase de avaliação”, disse o ministro.
O horário foi suspenso em 2019 durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“No setor energético, todas as possibilidades têm que estar na mesa porque a percepção das pessoas que se aprofundam na matéria sabem que o nosso desafio é equilibrar segurança energética com comodidade tarifária”, afirmou Silveira.
A discussão ocorre neste momento por conta da seca no país e na possibilidade desse instrumento ser usado para economizar energia. Estudos feitos no passado demonstraram, porém, que o horário de verão estava com um efeito contrário: gastando-se mais energia do que o normal, por conta dos hábitos de consumo.
Com informações de CNN Brasil e O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Torcedor que agrediu uma policial militar durante partida de futebol em Natal é condenado e proibido de comparecer a eventos esportivos por dois anos
11/09/2024

Foto: Freepik
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve na Justiça a condenação de um torcedor que agrediu uma policial militar durante uma partida de futebol. O caso aconteceu em julho de 2023.
O agressor foi condenado a dois anos de reclusão mais 20 dias-multa, convertidos em proibição de comparecimento em eventos esportivos, por promover tumulto, praticar ou incitar a violência.
O crime aconteceu na tarde de 30 de julho de 2023, na Arena das Dunas, bairro Lagoa Nova. O denunciado, Leandro Modesto Veiga, desferiu um chute contra as costas da policial militar. A PM estava, junto com sua equipe, diligenciando para conter torcedores quando foi agredida. O homem chegou a ser detido, mas saiu após o pagamento de fiança. A sentença prevê que o homem pode recorrer em liberdade.
A Justiça verificou que o acusado preenche os requisitos da Lei nº 14.597/2023, convertendo a pena de reclusão para pena impeditiva de comparecimento às proximidades de eventos esportivos, independentemente de quais sejam as equipes competidoras. A medida valerá por dois anos, período pelo qual o agressor deve permanecer em estabelecimento indicado entre as duas horas antecedentes e as duas horas posteriores à realização de partidas de campeonatos esportivos do time “Paysandu Sport Club”.
Dia da Policial Feminina
A Lei 10.764, de 2020, instituiu o dia 11 de setembro como o Dia da Policial Feminina no Rio Grande do Norte. A data marca o ingresso na PMRN da primeira turma mista de soldados, marcando o início da participação das mulheres na história da corporação.
Essa publicação é um oferecimento
Cadáver de santa morta há 442 anos é exumado em bom estado de conservação
11/09/2024

Policiais civis da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz (6ª DR), da 69ª Delegacia de São José de Campestre (69ª DP) e da 8ª Delegacia Regional (DR) de Rio Verde/GO, deram cumprimento nesta quarta-feira (11) a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de São José de Campestre/RN, em desfavor de um homem foragido, de 43 anos, por uma série de homicídios ocorridos na Região Agreste Potiguar.
Com base nas informações, a equipe policial realizou a prisão do suspeito no município de Rio Verde/GO, após o trabalho de identificação e localização da 6ª DR de Nova Cruz.
O homem foi conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A prisão faz parte da 2ª fase da “Operação Serra Segura”, uma ação que teve início com um trabalho investigativo e detalhado da 69ª Delegacia de São José de Campestre (69ª DP), resultando na captura de dois homens anteriormente, um de 33 anos e o outro de 40 anos.
Na ocasião, foram apreendidas três espingardas, três aparelhos celulares, 149 munições de calibre .40 S&W, 22 munições de calibre .38 SPL, uma pistola .40 S&W da marca Taurus, um revólver calibre .38 SPL da marca Taurus, 19 cartuchos deflagrados de calibre .38 SPL, 27 cartuchos deflagrados de calibre .40 S&W, um cartucho deflagrado de calibre .32, uma munição deflagrada de .380 ACP, uma porção de pólvora, uma porção de chumbo e quatro blusões camuflados.
Portal Grande Ponto
Essa publicação é um oferecimento
Homem investigado por homicídios no RN é preso em Goiás
11/09/2024

Policiais civis da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz (6ª DR), da 69ª Delegacia de São José de Campestre (69ª DP) e da 8ª Delegacia Regional (DR) de Rio Verde/GO, deram cumprimento nesta quarta-feira (11) a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de São José de Campestre/RN, em desfavor de um homem foragido, de 43 anos, por uma série de homicídios ocorridos na Região Agreste Potiguar.
Com base nas informações, a equipe policial realizou a prisão do suspeito no município de Rio Verde/GO, após o trabalho de identificação e localização da 6ª DR de Nova Cruz.
O homem foi conduzido ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A prisão faz parte da 2ª fase da “Operação Serra Segura”, uma ação que teve início com um trabalho investigativo e detalhado da 69ª Delegacia de São José de Campestre (69ª DP), resultando na captura de dois homens anteriormente, um de 33 anos e o outro de 40 anos.
Na ocasião, foram apreendidas três espingardas, três aparelhos celulares, 149 munições de calibre .40 S&W, 22 munições de calibre .38 SPL, uma pistola .40 S&W da marca Taurus, um revólver calibre .38 SPL da marca Taurus, 19 cartuchos deflagrados de calibre .38 SPL, 27 cartuchos deflagrados de calibre .40 S&W, um cartucho deflagrado de calibre .32, uma munição deflagrada de .380 ACP, uma porção de pólvora, uma porção de chumbo e quatro blusões camuflados.
Portal Grande Ponto
Essa publicação é um oferecimento
MIS PPK: candidata do RJ vence concurso da vagina mais bonita do país
11/09/2024

Foto: Reprodução Metrópoles
Chegou ao fim o concurso da vagina mais bonita do Brasil. Quem levou o título para casa, este ano, foi a carioca Sabrina Saraiva, conhecida como Jean Grey, após conquistar 56,75% dos votos. Ela ainda ganhou R$ 10 mil como premiação.
Pelo segundo ano consecutivo, a coroa ficou com uma carioca. Na final, Sabrina venceu as candidatas do Ceará (40,94% dos votos), Santa Catarina (1,98%) e Espírito Santo (0,33%).
Beleza natural
Para concorrer, as vulvas precisam ser naturais, sem qualquer tipo de procedimento estético. Além disso, as fotos não devem mostrar o rosto das candidatas para não influenciar os votos.
Nesta edição, ao todo, cinco mil mulheres se inscreveram, sendo 27 escolhidas, representando cada estado e o Distrito Federal. A final contabilizou mais de 111 mil votos populares, sendo que a campeã somou mais de 63 mil.
A criadora do concurso íntimo, Ana Otani, influenciadora de plataforma adulta, explicou, em entrevista anterior ao Metrópoles, que a ideia do concurso surgiu por meio dos seus próprios seguidores, que pediram para ela criar conteúdo com suas amigas criadoras.
“Nesta edição, espero atingir um público ainda maior e que a aceitação seja menos difícil, pois estamos apenas mostrando a beleza íntima natural das mulheres brasileiras”, comentou Ana.
Fonte: Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
PM acusado de matar personal após briga de trânsito em Natal irá a júri popular
11/09/2024

A Justiça decidiu que o policial militar Ronaldo Cabral Torres, acusado de matar o personal trainer Paulo Henrique Araújo Silva após uma briga de trânsito em Natal, deverá ser julgado perante o tribunal do júri. A pronúncia do réu foi feita pelo juiz José Armando Ponte Dias Júnior, em decisão assinada no dia 4 deste mês. O magistrado concedeu ao policial o direito de recorrer em liberdade, tal como já se encontra.
Paulo Henrique foi morto no dia 29 de abril de 2022, após uma discussão de trânsito em Natal. Segundo denúncia do Ministério Público (MPRN), a vítima foi morta com um tiro no rosto após uma discussão no trânsito, na Ponte de Igapó, e ser perseguido pelo algoz até o bairro Nordeste, na zona Oeste da capital potiguar. No local, o personal caiu da moto que conduzia após uma colisão traseira provocada pelo carro dirigido pelo policial – momento que precedeu o disparo.
Em interrogatório judicial, o acusado afirmou que matou a vítima em legítima defesa, uma vez que Paulo Henrique, após ter sua moto atingida pelo veículo que conduzia, teria partido para cima dele de maneira muito agressiva, agindo como se estivesse portando alguma arma, chegando a atingir o vidro do seu carro com golpes de capacete. A mulher do réu, que também é policial militar e estava com ele no carro, prestou o mesmo relato.
A namorada de Paulo Henrique, que estava como garupa na moto, relatou que ele não teria tentado agredir o réu. Ela disse que a vítima, ao se levantar do solo, foi em direção ao réu e tirou o capacete, sendo imediatamente alvejada por disparos efetuados pelo policial.
Na sentença de pronuncia, que encaminha o acusado para perante a júri popular, o juiz impronunciou a mulher do policial, que tinha denunciada por ter dado cobertura ao companheiro. O magistrado apontou que não há indícios suficentes nos autos de que tenha ela contribuído para a morte da vítima, tendo o próprio MP requerido a sua impronúncia. Na decisão, ainda n~ão foi marcada data para o julgamento.
O caso
Paulo Henrique tinha 33 anos de idade quando foi morto com um tiro no rosto no dia 29 de abril de 2022. O crime foi registrado no bairro Nordeste, na zona Oeste de Natal. As investigações, realizadas pela Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa da Zona Oeste 1, apontam que houve um desentendimento de trânsito na Ponte de Igapó, antes do homicídio. A vítima estava na moto com a namorada e o casal de PMs, em um carro.
O personal trainer teria recebido uma trancada e revidado praticando a manobra conhecida como “cortar o giro”, tendo feito menção que chutaria o automóvel. Ele foi perseguido ao seguir caminho pela Avenida Felizardo Moura e acessou o bairro Nordeste. Ao reduzir a velocidade para passar por uma lombada, a moto de Paulo Henrique foi atingida por trás pelo carro, e ele caiu. A vítima se levantou, tirou o capacete e foi em direção ao carro, quando foi alvejado no rosto pelo policial.
A perícia técnica comprovou que o projétil que matou a vítima saiu da arma que era utilizada pelo policial.
“A materialidade restou comprovada através dos documentos periciais acostados aos autos. Quanto aos indícios de autoria, esses encontram-se devidamente demonstrados com base nos relatos das testemunhas ouvidas e perícia balística”, diz trecho da denúncia apresentada pelo MP à Justiça. O documento ainda aponta que os acusados agiram movidos pela futilidade, motivados por mera discussão de trânsito, e que a vítima não teve chances de defesa.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Shows de Gusttavo Lima consomem orçamento de cultura de pequenas cidades. Em Mossoró ele recebeu R$ 1.2 milhão
11/09/2024

De acordo com reportagem assinada pelos jornalistas Deborah Magagna e Chico Alves para portal ICL Notícias, o cantor sertanejo e apoiador da extrema direita brasileira Gustavo Lima tem “arrastado” o orçamento da cultura em muitos municípios do interior do país.
De acordo com o levantamento só em 2024 o artista faturou R$ 12,3 milhões em onze shows pagos por prefeituras, na maioria cidades pequenas e médias. Para isso os prefeitos usam boa parte do orçamento municipal, algo que pode comprometer outras iniciativas culturais e até o serviço em áreas como saúde e educação.
Na lista há cidades pequenas como Mara Rosa, em Goiás, que tem apenas 10 mil habitantes. No dia 23 de maio, Lima foi contratado para show na localidade por um cachê de R 1,1 milhão, o equivalente a 10,35% do orçamento municipal para a área de cultura no ano (R$ 10.629.800,00) e 1,31% do total da verba anual disponível para todas as secretarias (R$ 83.874.936,00).
No município de Campo Verde, em Mato Grosso, Gusttavo Lima fechou no início de julho um contrato para se apresentar pelo mesmo cachê estratosférico de R$ 1,1 milhão. Nesse caso, o gasto do município com o cantor sertanejo equivale a metade do orçamento municipal para a cultura em 2024, mais precisamente 52,78% . Ou R$ 24,67 por cada um dos 44 mil habitantes.
Em Mossoró, o show de Gustavo Lima durante o Mossoró Cidade Junina teve orçamento de estrondosos R$ 1.2 milhão, o que representa um gosto de quase 4% do orçamento anual da cultura em uma única noite.
Essa publicação é um oferecimento
Lula anuncia criação de Estatuto da Emergência Climática
11/09/2024

Foto: Agência Brasil
O presidente Lula vai enviar ao Congresso uma medida provisória que cria o Estatuto da Emergência Climática cujo objetivo é acelerar políticas públicas para enfrentar riscos extremos, como secas e queimadas.
Durante entrevista para a Rádio Norte FM na manhã desta quarta-feira (11), Lula ressaltou a importância da adaptação às mudanças climáticas e sugeriu usar o Exército no combate a desastres ambientais. Além disso, ele defendeu o apoio dos países desenvolvidos para a preservação da Amazônia, reforçando o compromisso do Brasil com o desmatamento zero até o final da década.
Com a COP 30 se aproximando, que será realizada em Belém (PA) em 2025, o presidente reafirmou que a questão ambiental pode impulsionar o desenvolvimento sustentável no país. Ele argumentou que é possível crescer economicamente sem prejudicar o meio ambiente, conciliando preservação com progresso industrial e aumento de empregos e renda.
Fonte: Infomoney
Essa publicação é um oferecimento
Sesap confirma primeiro caso de febre Oropouche no RN
11/09/2024

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou, na manhã desta quarta-feira 11, o registro do primeiro caso da febre Oropouche no RN. O caso aconteceu em Parnamirim, na Grande Natal, no mês de agosto.
A paciente, uma mulher de 69 anos, já foi curada da doença e encontra-se bem de saúde. Até esta semana, o Rio Grande do Norte era o único estado do Nordeste sem ocorrências confirmadas da doença.
O estado foi notificado com 17 casos suspeitos e conta com nove sendo investigados pela Sesap.
A febre do Oropouche é uma doença transmitida pelo inseto conhecido como maruim ou mosquito-pólvora (Culicoides paraensis). Por causa da predileção do mosquito por materiais orgânicos, a recomendação é que a população mantenha os quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico doméstico, além de usar roupas compridas e sapatos fechados em locais com muitos insetos.
Alguns dos sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares e atrás dos olhos.
A coordenadora de vigilância em saúde, Diana Rêgo, informou que o mosquito que transmite a Oropouche, diferente do Aedes aegypti, não convive com água parada e se alimenta de matéria orgânica.
“Atenção ao armazenamento de lixo, em especial lixo orgânico. As pessoas que moram próximas de bananeiras e mangues devem utilizar repelente, roupas de mangas compridas, de preferência claras, e se possível, colocar telas nas residências”, completou.
Essa publicação é um oferecimento
Sesap confirma primeiro caso de febre Oropouche no RN
11/09/2024

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou, na manhã desta quarta-feira 11, o registro do primeiro caso da febre Oropouche no RN. O caso aconteceu em Parnamirim, na Grande Natal, no mês de agosto.
A paciente, uma mulher de 69 anos, já foi curada da doença e encontra-se bem de saúde. Até esta semana, o Rio Grande do Norte era o único estado do Nordeste sem ocorrências confirmadas da doença.
O estado foi notificado com 17 casos suspeitos e conta com nove sendo investigados pela Sesap.
A febre do Oropouche é uma doença transmitida pelo inseto conhecido como maruim ou mosquito-pólvora (Culicoides paraensis). Por causa da predileção do mosquito por materiais orgânicos, a recomendação é que a população mantenha os quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico doméstico, além de usar roupas compridas e sapatos fechados em locais com muitos insetos.
Alguns dos sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares e atrás dos olhos.
A coordenadora de vigilância em saúde, Diana Rêgo, informou que o mosquito que transmite a Oropouche, diferente do Aedes aegypti, não convive com água parada e se alimenta de matéria orgânica.
“Atenção ao armazenamento de lixo, em especial lixo orgânico. As pessoas que moram próximas de bananeiras e mangues devem utilizar repelente, roupas de mangas compridas, de preferência claras, e se possível, colocar telas nas residências”, completou.
Essa publicação é um oferecimento
Eliminatórias: Brasil perde para Paraguai e ouve ‘olé’ da torcida adversária
11/09/2024

Foto: Daniel DUARTE / AFP
A seleção brasileira continua envergonhando o seu torcedor. Se foi ao menos competitiva contra o Equador, nesta quarta-feira (10) sucumbiu diante de um rival mais frágil, o Paraguai, em partida da oitava rodada das Eliminatórias. Com notável dificuldade para ser criativo, o Brasil mereceu ser derrotado em Assunção. Perdeu por 1 a 0 – gol marcado pelo jovem meio-campista Diego Gómez – num duelo em que foi dominado e poderia ter perdido por mais.
A partida no Defensores del Chaco, foi previsível, lenta, apática e improdutiva a seleção brasileira, repetindo atuações tão ruins que havia feito sob o comando de diferentes técnicos. O time produziu muito pouco e jogou como se não precisasse subir na tabela, mas precisa, já que caiu para o quinto lugar. São apenas dez pontos em oito partidas no torneio classificatório – oito a menos que a líder Argentina.
É muito pouco para a seleção pentacampeã, outrora reconhecida e exaltada como a melhor do mundo. Hoje, tem que ouvir vaias, críticas e cobranças porque é protagonista de seguidos vexames. O Paraguai tem nove e está no sétimo lugar.
Jovem Pan
Essa publicação é um oferecimento
Polícia Civil acaba farra e apreende máquinas caça-níqueis no RN
11/09/2024

Policiais civis da 49ª Delegacia de Polícia (DP) de Cruzeta realizaram, na tarde de terça-feira (10), a apreensão de seis máquinas conhecidas como caça-níqueis no município de São José do Seridó, interior do Rio Grande do Norte.
De acordo com as investigações, as máquinas foram localizadas e apreendidas em um estabelecimento comercial. A ação policial foi desencadeada após uma denúncia anônima, que levou a equipe a realizar diligências preliminares para confirmar as informações recebidas.
Os policiais civis deslocaram-se até o local e encontraram as máquinas caça-níqueis em funcionamento, acessíveis ao público. Durante a abordagem, foi constatada a prática de contravenção penal, pois a exploração comercial dessas máquinas configura a infração de jogo de azar.
Os aparelhos foram imediatamente apreendidos e o responsável pelo estabelecimento foi conduzido à Delegacia de Polícia para a formalização dos procedimentos legais pertinentes.
Essa publicação é um oferecimento
Além de impeachment, oposição fala em apreender e acessar telefone de Moraes em documento
11/09/2024

Foto: Gustavo Moreno/STF
Além do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a oposição no Congresso Nacional fala na apreensão e na quebra de sigilo de telefones, computadores, tablets e outros aparelhos eletrônicos pessoais e funcionais do magistrado.
A ideia consta no pedido de impeachment contra Moraes. O documento ainda não está no sistema oficial do Senado, mas foi compartilhado nesta terça-feira (10) pela assessoria do senador Rogério Marinho (PL-RN) com a assinatura da assessoria técnica da Secretaria-Geral da Mesa do Senado.
O texto cita a criação de uma comissão especial de senadores para então eventualmente determinar a busca e apreensão de aparelhos não só de Moraes, mas também dos auxiliares Airton Vieira e Marco Antônio Vargas e do perito Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Afirma que, “quebrados seus sigilos, sejam periciados pelo órgão técnico próprio a fim de angariar provas para subsidiarem o presente procedimento”.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Brasil vive o período de estiagem mais extenso já registrado
11/09/2024

Foto: Michael Dantas/AFP
A seca deste ano é a mais extensa já registrada no Brasil, a mais intensa em partes da Amazônia e deve superar em severidade a do Pantanal em 2021, até agora a mais extrema desse bioma. O número de focos de incêndio entre janeiro e segunda-feira chegou a 164.543, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foi o maior para este período desde 2010 e o quinto desde o início da série histórica, em 1998 — o pior ano foi 2007, com 184.010 focos.
A gravidade e extensão do fenômeno foram detalhadas em uma nota técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A nota lembra que ele começou no segundo semestre de 2023. Segundo o Cemaden, estão sob algum grau de seca 5 milhões de km², ou 59% do país. Até então, a estiagem mais ampla registrada era a de 2015-2016, com 4,6 milhões de km² (54% do território). A terceira mais ampla foi a de 1997-1998, que afetou 3,6 milhões de km² (42%).
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Clínica de estética em Natal é condenada após cliente ficar com queimaduras em depilação a laser
11/09/2024

Foto: Adriano Abreu
Uma clínica de estética em Natal foi condenada a indenizar uma cliente em R$ 5 mil por danos morais após ela sofrer queimaduras na pele devido a falhas no serviço de depilação a laser. A decisão foi proferida por unanimidade pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
O caso começou quando a cliente adquiriu um pacote de depilação a laser no valor de R$ 3.721,05. Durante a sexta sessão, a fisioterapeuta responsável aumentou o parâmetro do laser para intensificar os resultados. A cliente, no entanto, começou a sentir desconforto e ardência intensa durante o procedimento, mas a profissional insistiu que era uma reação normal.
Após a sessão, a cliente relatou ardência e notou vermelhidão na perna. Além disso, a pomada necessária para tratar a área estava em falta no estabelecimento. Ao sair da clínica e se dirigir ao trabalho, as manchas na perna se agravaram e a ardência se intensificou, conforme evidenciado por imagens apresentadas no processo.
Devido a gravidade dos sintomas, a cliente buscou atendimento médico e foi diagnosticada com queimaduras provocadas pelo tratamento a laser. A dermatologista prescreveu medicamentos para clarear a pele afetada, e após 30 dias de tratamento, a profissional adicionou um novo medicamento devido à despigmentação da pele.
Na decisão, o relator do processo, juiz Eduardo Pinheiro, destacou que a responsabilidade da clínica é objetiva, conforme o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O juiz argumentou que, mesmo sem culpa comprovada, o fornecedor de serviços deve reparar os danos causados aos consumidores por falhas na prestação dos serviços e por informações inadequadas sobre os riscos envolvidos.
Além da indenização por danos morais, a clínica também foi condenada a restituir à cliente a quantia de R$ 1.607,37, referente a danos materiais, acrescida de juros e correção monetária.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Smurfing: Deolane é suspeita de usar tática do PCC para lavar dinheiro
11/09/2024

Foto: Reprodução
A advogada e influenciadora Deolane Bezerra e a mãe dela, presas no último dia 4/9, são apontadas pela Polícia Civil de Pernambuco como integrantes de uma organização criminosa envolvida com jogos ilegais e lavagem de dinheiro.
Para movimentar os lucros resultantes de atividades criminosas, como mostra a investigação policial, o grupo se valia de um método conhecido como “smurfing“, usado também pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).
Como mostram informações enviadas à Polícia Civil pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do governo federal, Deolane e os outros denunciados realizaram transações financeiras atípicas com 34 empresas, além de pessoas físicas, com depósitos em dinheiro vivo, de forma fracionada.
Essa é uma característica do “smurfing”, recurso por meio do qual criminosos movimentam grandes valores, mas diluídos em pequenos depósitos, com o intuito de dificultar o monitoramento das autoridades financeiras.
No processo do caso é afirmado que documentos apontam “fundados indícios” da prática reiterada “do crime de lavagem de dinheiro por parte dos investigados, ao longo dos últimos anos”.
O “dinheiro sujo”, seguem os registros judiciais, foi lavado pela organização “com a aquisição de imóveis e carros de luxo”, além de “loterias”.
“As circunstâncias concretas dos fatos narrados como crime, evidenciam a periculosidade dos réus, que de acordo com as informações prestadas nos autos, formam um complexo esquema de conluio criminoso [organização criminosa] destinado à prática de crimes de lavagem de capitais, ocultação de bens, sonegação de impostos, referentes aos valores provenientes da exploração ilegal dos jogos de azar, promovendo, constituindo, financiando e integrando, pessoalmente e por interpostas pessoas e empresas, organização criminosa”, diz trecho de decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Carrões de luxo
Como revelado pelo Metrópoles, os carros de luxo ostentados pela influenciadora, para seus mais de 21 milhões de seguidores nas redes sociais, são um dos indícios de lavagem de dinheiro encontrados pela polícia. Deolane foi presa e teve a oportunidade de responder às acusações em liberdade.
Ela, porém, ficou menos de 24 horas em prisão domiciliar, após descumprir uma das medidas cautelares impostas pela Justiça do Recife, que a impedia de falar com a imprensa. Ela deu entrevistas assim que colocou os pés para fora da cadeia, na segunda-feira (9/9).
A influenciadora foi presa novamente nessa terça-feira (10/9), assim que chegou ao Fórum da capital pernambucana, para assinar papéis antes de seguir para São Paulo, onde iria ficar em uma de suas três mansões. Deolane é alvo de uma investigação sobre bets (sites de apostas) ilegais usadas para lavar dinheiro do crime.
Ela e a mãe, Solange Alves Bezerra Santos, de 55 anos, foram presas na última quarta-feira (4/9) em cumprimento a mandados de prisão preventiva, cumpridos pela Polícia Civil durante a Operação Integration.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento





























