Notícias
Projeto prevê piso salarial de R$ 4.750 para psicólogos e jornada semanal de 30h
23/09/2024

A iniciativa surgiu de uma ideia legislativa apresentada por um psicólogo do estado de Goiás. Sérgio Barros fez a sugestão (SUG 13/2022) por meio do portal e-Cidadania, no qual recebeu apoio mais de 30 mil pessoas. Ele destacou que a principal finalidade da proposta é dar dignidade e valorização a “uma classe muito relevante para a saúde.”
Segundo a Agência Senado, a sugestão foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde foi relatada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). Favorável à matéria, a relatora alterou a proposta inicial de piso salarial de R$ 5 mil, reduzindo o valor para R$ 4.750 mensais a ser reajustado anualmente pela inflação, seguindo o mesmo valor recentemente aprovado Congresso Nacional para o piso dos profissionais enfermeiros (Lei nº 14.581 de 2023).
— A proposta é uma resposta ao desgaste emocional e mental significativo enfrentado pelos psicólogos devido à natureza intensa de seu trabalho. A criação de um piso salarial nacional, similar ao que foi estabelecido para a enfermagem, é uma forma de reconhecer e valorizar as condições especiais de trabalho de profissionais da saúde mental — destacou Mara.
Se aprovado na CAE, o projeto passará ainda pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e posteriormente irá a votação no Plenário.
Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
CASO EMILLY: Polícia Civil conclui investigação sobre assassinato de adolescente de 15 anos em Patu
23/09/2024

Foto: Reprodução
A Polícia Civil finalizou, nesta segunda-feira (23), as investigações sobre o assassinato da adolescente Emilly Roniclésia Pinto Félix, de 15 anos, ocorrido em 2023, em Patu. O cunhado da vítima, Tallyson Vagner Dantas de Almeida, de 21 anos, foi apontado pela polícia como o principal suspeito de ter cometido o crime. A Polícia Civil investigava a participação de uma segunda pessoa na morte de Emilly, o que foi descartado após a conclusão das investigações.
O desaparecimento de Emilly foi notificado em 15 de julho de 2023. Dias depois, o corpo da adolescente foi encontrado carbonizado. Desde o início, as investigações indicaram que Tallyson teria cometido o crime. Na época, após ser apontado como principal suspeito do desaparecimento da menina, ele fugiu para a cidade de Mossoró e cometeu suicídio.
Segundo a polícia, a possibilidade de envolvimento de uma segunda pessoa no crime motivou a continuidade das investigações. Ao longo de mais de um ano, a autoridade policial responsável procedeu com uma série de diligências para confirmar ou afastar a participação deste segundo suspeito. Segundo o delegado Paulo Cesário, a participação desta segunda pessoa foi totalmente descartada, ficando claro que o crime foi cometido apenas por Tallyson.
Durante o inquérito, foram requisitadas diversas perícias essenciais para elucidação do caso, entre elas exames genéticos, análise de celulares e perícias de pesquisa de sangue humano. Além disso, foi utilizada a técnica de “mantrailing”, que consiste na busca e localização de pessoas específicas por meio do odor, com o auxílio de cães farejadores. A investigação também contou com a análise de imagens de câmeras de segurança, para verificar se houve manipulação dos registros, procedimento que exigiu a perícia de um DVR (Digital Video Recorder).
O tempo de conclusão do inquérito policial foi condicionado à espera pelos laudos periciais solicitados ao longo da investigação, com destaque para o laudo do DVR, que foi recebido recentemente e foi crucial para encerrar o processo investigativo.
Com a finalização do relatório conclusivo, a Polícia Civil remeteu o inquérito ao Poder Judiciário, que fará a análise final do caso.
O caso
De acordo com familiares, Emilly Roniclesia Porto Félix, de 15 anos, estava na casa onde mora, no bairro Fomento, e por volta das 20h saiu dizendo que iria encontrar a mãe na churrascaria.
Emilly não chegou ao local onde a mãe a esperava e não foi mais vista. No domingo (16) pela manhã, os familiares procuraram a delegacia da cidade para informar sobre o desaparecimento. Desde então, os familiares tentam localizar a adolescente e fazem buscas na região. O corpo da adolescente foi encontrado carbonizado no fim da manhã do dia 19 de julho de 2023 em Patu.
A polícia apontou Thallyson Vagner como principal suspeito de ter cometido o crime. Ele chegou a ser levado à delegacia para prestar depoimento, mas foi liberado devido à ausência de flagrante ou provas do envolvimento dele na morte da adolescente. Apesar do depoimento confuso na época, segundo o delegado, o suspeito não confessou ter matado Emilly.
Thallyson foi encontrado morto em uma pousada de Mossoró. Segundo a polícia, ele se matou. Ele teria sido a última pessoa que esteve na companhia da menor.
Fonte: 98Fm
Essa publicação é um oferecimento
Inmet publica alerta amarelo de baixa umidade para o RN
23/09/2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de baixa umidade para esta segunda-feira 23. O alerta de perigo potencial começou às 11h e vai até às 21h de hoje.
Durante esse período, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e impactos à saúde.
O instituto recomenda beber bastante líquido, evitar atividades físicas intensas durante as horas mais secas, evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia.
Essa publicação é um oferecimento
Justiça decreta prisão de Gusttavo Lima em operação contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais
23/09/2024
Cantor é um dos alvos da Operação Integration, que também prendeu a influenciadora Deolane Bezerra.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou, nesta segunda-feira (23), a prisão do cantor Gusttavo Lima. A decisão foi tomada em meio às investigações da Operação Integration, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro pelo qual também foi presa a influenciadora digital Deolane Bezerra.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife. A decisão foi publicada depois que o Ministério Público devolveu o inquérito à Polícia Civil, pedindo a realização de novas diligências e recomendando a substituição das prisões preventivas por outras medidas cautelares.
O g1 teve acesso à decisão. No documento, a juíza afirma que não vislumbra, "no momento, nenhuma outra medida cautelar menos gravosa capaz de garantir a ordem pública".
A Operação Integration foi deflagrada no dia 4 de setembro, resultando na prisão de Deolane Bezerra e de outros investigados. Na mesma data, entre as diligências da operação, foi apreendido, pela Polícia Civil de São Paulo, um avião que pertencia a uma empresa de Gusttavo Lima, Balada Eventos e Produções. A aeronave, prefixo PR-TEN, foi recolhida por policiais enquanto passava por uma manutenção no aeroporto de Jundiaí, no interior paulista.
Na ocasião, o advogado da Balada Eventos e Produções, Cláudio Bessas, informou ao g1 que a aeronave foi vendida por meio de contrato de compra e venda, devidamente registrado junto ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB-Anac), para a empresa J.M.J Participações.
Procurada, a Anac informou que há uma negociação, porém a empresa de Gusttavo Lima ainda consta como proprietária do avião.
No dia seguinte à apreensão do avião, o cantor Gusttavo Lima usou as redes sociais para dizer que não tinha nada a ver com o avião apreendido durante a Operação Integration.
“O bebê não pode pegar uma semana de descanso! Estão dizendo aí que o meu avião foi preso, gente…Eu não tenho nada a ver com isso, me tira fora disso. Esse avião foi vendido no ano passado. Honra e honestidade foram as únicas coisas que sempre tive na minha vida, e isso não se negocia”, afirmou o cantor, em suas redes.
O avião foi fabricado em 2008 pela Cessna Aircraft e é homologado para transporte, com capacidade para 11 pessoas, incluindo uma tripulação mínima de dois pilotos, sem permissão para operação de táxi aéreo.
Relembre a cronologia do caso:
Em julho deste ano, Deolane Bezerra abriu uma empresa de apostas, Zeroumbet, com capital de R$ 30 milhões.
Em 4 de setembro, a empresária e influenciadora digital foi presa na Operação Integration, deflagrada contra uma quadrilha suspeita de movimentar cerca de R$ 3 bilhões num esquema de lavagem de dinheiro de jogos de azar.
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 20 milhões de Deolane e de R$ 14 milhões da empresa dela por lavagem de dinheiro. Na delegacia, a influenciadora afirmou que sua renda mensal é de R$ 1,5 milhão.
Além de Deolane Bezerra, foram presas mais de 10 pessoas suspeitas de integrar o esquema, incluindo o empresário Darwin Henrique da Silva Filho, dono da casa de apostas Esportes da Sorte, e a esposa dele, Maria Eduarda Filizola.
Em depoimento após ser presa, Deolane confirmou que comprou um carro de luxo de Darwin, um Lamborghini Urus S, por R$ 3,85 milhões.
Segundo a Polícia Civil, os pagamentos à vista pela compra e pela venda de carros de luxo feitas pela empresa e pelo empresário geraram indícios de que houve "lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho e de apostas esportivas".
Ainda no dia 4, após a prisão, Deolane escreveu uma carta, publicada no Instagram, dizendo que está sofrendo "uma grande injustiça", que ela e a família são vítimas de preconceito e lamentou a prisão da mãe.
Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, a Justiça decretou o sequestro de bens de vários alvos, incluindo aeronaves e carros de luxo, e o bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões. Ao todo, a polícia solicitou que R$ 3 bilhões fossem bloqueados.
No dia 9 de setembro, Deolane deixou a cadeia no Recife, após ser beneficiada com um habeas corpus. Ela ficaria em prisão domiciliar e teria que usar tornozeleira eletrônica.
Antes mesmo de entrar no carro para ir embora, Deolane falou com a imprensa na frente do presídio: "Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade por parte do delegado. [...] Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada".
Na noite de 9 de setembro, uma nova carta escrita por Deolane foi publicada no Instagram. "Agradeço imensamente o carinho e o apoio de todos, tenham certeza que não irão se arrepender, afirmo com todo o respeito que tenho por vocês, sou inocente e não há uma prova sequer", disse no trecho final do manuscrito.
No dia 10 de setembro, Deolane teve a prisão domiciliar revogada, após o descumprimento das medidas cautelares para sua liberação, e seguiu para o presídio em Buíque, no Agreste de Pernambuco.
No dia 11 de setembro, o Tribunal de Justiça de Pernambuco negou outro pedido de habeas corpus feito pela defesa de Deolane. O juiz alegou, entre outros motivos, "financiamento de manifestantes [para protestar contra a prisão dela] por iniciativa de familiares".
Essa publicação é um oferecimento
Em entrevista, Datena diz que cadeirada foi gesto de defesa contra ataques
23/09/2024

Foto: TV Globo/ Bob Paulino
O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, disse nesta segunda-feira (23) que a cadeirada que deu no candidato Pablo Marçal (PRTB) durante o debate da TV Cultura, foi um gesto de defesa aos ataques que sofreu do adversário, mas afirmou que jamais repetiria tal agressão.
Ele também prometeu criar 40 km de corredor de ônibus e disse ser a favor do uso de fuzil na Guarda Metropolitana, mas apenas em batalhões especiais.
Na avaliação do apresentador, usuários de drogas, por exemplo, não podem ser abordados pelas forças de segurança com armas letais. “Dependente químico merece carinho”, afirmou.
Datena abriu a série de entrevistas do SP1, da TV Globo, com os candidatos à prefeitura da capital paulista.
Os cinco candidatos que tiveram 5% ou mais na última pesquisa eleitoral do Datafolha serão entrevistados ao vivo pelo apresentador Alan Severiano.
As entrevistas têm duração de 30 minutos, e as íntegras ficarão disponíveis no Globoplay. A ordem dos entrevistados foi definida por sorteio realizado com a participação dos representantes dos partidos em 19 de setembro.
Cadeirada em Pablo Marçal
Durante a entrevista, ele alegou que agiu em legítima defesa contra as ofensas que sofreu de seu adversário durante o debate da TV Cultura. Na ocasião, Datena atingiu Marçal com uma cadeira após ser ofendido pelo adversário.
“Eu não me arrependo do gesto de defesa que eu fiz a ataques mentirosos, canalhas, sobre fatos que não aconteceram, fatos que foram investigados pela polícia e forma arquivados e ser chamado de estuprador perante o Brasil inteiro eu não consegui resistir, tive uma atitude humana”
“Não me arrependo absolutamente, me arrependo, é claro, de um gesto lamentável como esse acontecer num debate que é um espaço democrático, mas eu não pude me conter. Agora, se eu faria de novo? Evidente que não faria de novo.”
Fonte: G1
Essa publicação é um oferecimento
Projetos de energia renovável no RN preveem R$ 75,5 bilhões em investimentos até 2029
23/09/2024

Os projetos de energia renovável no RN preveem até 2029, pelo menos, R$ 75,5 bilhões em investimentos. São R$ 30 bilhões em projetos de energia solar e eólica e outros R$ 45,5 bilhões em projetos para produção de hidrogênio verde.
A soma coloca o RN em posição de destaque no que diz respeito à chamada neoindustrialização brasileira, que é pautada pelo uso de fontes sustentáveis e alinhada à agenda internacional de combate às mudanças climáticas.
Os números foram levantados junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-RN) e levam em consideração as perspectivas reais para os próximos anos. Esse é o cenário atual, contudo, esses valores poderão se tornar ainda maiores.
Para dar uma ideia da pujança desses investimentos, em 2022, os projetos de energia solar somaram R$ 21,8 bilhões em investimentos, enquanto a eólica ficou em R$ 9,3 bilhões. Em 2023, esses valores foram de R$ 17,1 bilhões para solar e R$ 5,4 bilhões para eólica.
Os investimentos em energia solar estão de tal modo que mudaram a balança comercial do estado. Hoje, o principal produto importado para o RN são placas de painéis solares, para projetos que serão instalados no território potiguar.
De acordo com a Sedec, a estimativa é de que nos últimos 13 anos, a energia sustentável no RN foi responsável por um investimento entre R$ 45 a 50 bilhões (de 2010 a 2023). Esse valor inclui tudo que foi necessário para a implantação dos parques no estado.
Agora em 2024, de janeiro a junho, o Rio Grande do Norte registrou investimentos de R$ 6,1 bilhões em eólica e R$ 3 bilhões em solar.
E também registrou — no início do segundo semestre — o primeiro contrato para produção de hidrogênio verde do Brasil. Esse contrato, cujo investimento previsto é de R$ 40 milhões, foi firmado entre a CPFL Energia e a Mizu Cimentos, com apoio do governo do Rio Grande do Norte e do Consórcio Nordeste.
O projeto consiste em uma planta-piloto que usará energia renovável para produzir o hidrogênio verde a ser utilizado nos fornos rotativos da companhia de cimento, que ficam na cidade de Baraúna, a cerca de 300 quilômetros de Natal, na divisa com o Ceará.
A assinatura do contrato com a Mizu é apenas a fresta de luz um novo horizonte de oportunidades que está começando a se descortinar para o RN. De acordo com o secretário-adjunto da Sedec, Hugo Fonseca, há pelo menos outros quatro projetos privados de hidrogênio verde sendo desenvolvidos no RN.
Um deles foi destacado recentemente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no estudo “Hidrogênio sustentável: perspectivas para o desenvolvimento e potencial para a indústria brasileira”, que lista mais de 60 projetos de hidrogênio a partir de fontes renováveis no Brasil, com investimentos estimados em R$ 188,7 bilhões.
O projeto citado pelo estudo da CNI para o RN visa a implantação do Complexo Industrial para produção de Hidrogênio e Amônia Verde – Alto dos Ventos. De acordo com a CNI, o investimento total é de R$ 12,9 bilhões.
O pedido de licenciamento prévio foi apresentado ao Idema em maio de 2023 e informava que seriam gerados 50 empregos diretos. A planta deve ocupar uma área de 200 mil metros quadrados.
Há ainda um projeto em Areia Branca, com investimento estimado em R$ 13 bilhões, cuja licença prévia foi pedida pela Maturati Participações em abril de 2024. O pedido prevê a instalação do Complexo Industrial Morro Pintado – Usina de Geração de Hidrogênio Verde/Amônia.
Trata-se de um projeto híbrido com mais de 1 GW de capacidade instalada – composto por 231 MW de energia eólica e 812,5 MW de energia solar. De acordo com o memorando assinado pelo governo do estado e a empresa em agosto deste ano, o projeto tem potencial para gerar 3 GWh por ano.
A previsão é que a nova planta entre em operação até janeiro de 2026. Também de acordo com o memorando, estima-se a geração de 52 mil toneladas de hidrogênio verde e derivados como amônia e ureia verde por ano.
De acordo com Hugo Fonseca, há ainda outros dois projetos em Galinhos, cujos investimentos são estimados entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões (cada). Para a estimativa total foi usado o valor de R$ 7 bilhões, cada.
No Diário Oficial do Rio Grande do Norte, em maio de 2023, em julho e agosto deste ano constam pedidos de licença de alteração “visando a instalação de uma planta piloto de eletrólise de água de hidrogênio sustentável por meio de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), localizada na Ilha de Pisa Sal, Zona Rural”.
Além das iniciativas já citadas, o governo do estado desenvolve o projeto do Porto-Indústria Verde, que deve ser instalado em Caiçara do Norte (RN), a cerca de 154 quilômetros de Natal. De acordo com estudos feitos, a obra está orçada em R$ 5,6 bilhões e será implantada em uma área de 13 mil hectares, gerando 50 mil novos empregos diretos e indiretos
“O Porto-Indústria é um grande hub de produção de hidrogênio, onde vai estar concentrado um pool de usinas, que vão produzir hidrogênio e vão usar a logística para distribuir esse hidrogênio para o mercado técnico brasileiro e também para o mercado externo”, explica Hugo Fonseca.
Solar deve passar eólica em 2025
A tendência é que o Rio Grande do Norte observe já nos próximos anos uma nova mudança na sua matriz energética, com a produção de energia solar ultrapassando a fonte eólica. “A tendência é que até 2029 a fonte solar, nesse ritmo de crescimento, supere a fonte eólica como a principal fonte de geração de energia no estado”, afirma Hugo Fonseca.
Ele explica que tendo por base o que já está como potência outorgada, a energia eólica responde por 11.1 gigawatts enquanto a solar está com 10.9 gigawatts. “A diferença entre a eólica solar, está em torno de quase 200 megawatts. É muito pouco. Então a tendência é que a solar, ela ultrapasse os dados de potência instalada outorgada a eólica”.
De acordo com o secretário-adjunto, essa ultrapassagem poderá ocorrer no final de 2025 e início de 2026. “Vai depender muito do cenário que a gente vai encontrar agora no segundo semestre. Porque o que está acontecendo é que estamos vivendo um período de seca grande agora, e se houver aí uma perspectiva de melhora de preços no mercado, pela demanda que tende a ser crescente agora no segundo semestre, e ir se intensificando até o final de fevereiro, no início de março, a tendência é que nós teremos um volume maior de contratação da solar pelo preço que será mais competitivo e ela tende a passar”, explica. De acordo com Balanço Energético do primeiro semestre de 2024 produzido pela Sedec, o Rio Grande do Norte superou a marca de 24 gigawatts de potência outorgada para geração de energia elétrica.
- Investimentos em energia renovável no RN
- Investimentos 1º semestre de 2024
- ? Eólica: R$ 6,1 bilhões
- ? Solar: R$ 3 bilhões
- Investimentos em 2023
- ? Eólica: R$ 5,432 bilhões
- ? Solar: R$ 17,180 bilhões
- Investimentos em 2022
- ? Eólica: R$ 9,378 bilhões
- ? Solar: R$ 21,884 bilhões
- Investimentos feitos de 2010 a 2023
- ? Entre R$ 45 a R$ 50 bilhões
- Investimentos em Eólica e solar previstos até 2029
- ? R$ 30 bilhões
- Investimentos em Hidrogênio Verde previstos
- ? 01 Projeto em Macau – R$ 12,9 bilhões
- ? 02 Projetos em Galinhos – R$ 6 a 8 bilhões (cada)*
- ? 01 Projeto em Areia Branca – R$ 13 bilhões
- ? Porto-Indústria Verde – R$ 5,6 bilhões
- ? 01 Projeto (contrato assinado) – R$ 40 milhões
Novo Notícias
Essa publicação é um oferecimento
Brasil está em 14º entre países que mais usam camisinha, mostra pesquisa
22/09/2024

Uma pesquisa global mostrou os países que mais usam camisinha durante o sexo e quais menos usam. O Brasil ficou em 14º lugar com 32% das pessoas revelando que usaram camisinha nos últimos 12 meses. Ele fica atrás de outros dois países sul-americanos, Peru e México, que ficaram em 3º e 13º lugar com 41% e 33%. O levantamento é da Durex.
De acordo com a pesquisa, realizada com mais de 29 mil pessoas em 36 países, apenas 15% dos britânicos disseram ter comprado preservativos no ano passado. Países como os Estados Unidos e a Austrália não tiveram melhor desempenho, com 16% e 19% por cento, respectivamente.
Isso se compara a países com as maiores compras de preservativos, como os Emirados Árabes Unidos, onde 63% dos entrevistados disseram que compraram o contraceptivo recentemente.
Mas britânicos, americanos e australianos estão longe de ser os mais avessos ao preservativo, revelou a pesquisa realizada pela Durex. No final da lista estavam o Japão e a Holanda, onde apenas 12% dos entrevistados disseram ter estocado preservativos nos últimos 12 meses.
A pesquisa da Durex descobriu que os motivos mais comuns para não usar preservativo incluem a percepção de falta de sensação — citada por 16% dos entrevistados — falta de espontaneidade do momento (14%) e a ideia de que eles podem acabar com o humor (13%).
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou preocupação com o declínio alarmante no uso de preservativos e outros métodos contraceptivos entre adolescentes, o que pode levar a consequências como maiores taxas de infecções sexualmente transmissíveis.
Essa publicação é um oferecimento
Hezbollah lança cerca de 150 mísseis contra Israel
22/09/2024

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O Exército de Israel informou que cerca de 150 mísseis foram lançados do Líbano em direção ao território israelense na manhã deste domingo, 22. Há registros de danos a residências e feridos.
Os foguetes do Hezbollah atingiram uma região mais ao sul — mas ainda no norte de Israel — do que os lançamentos anteriores. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), os mísseis foram disparados “em direção a áreas civis”.
As autoridades israelenses afirmaram que os bombeiros trabalham para apagar os incêndios causados pela queda dos foguetes.
O serviço de emergência Magen David Adom informou que quatro pessoas ficaram feridas por estilhaços durante a noite, incluindo três perto da cidade de Haifa, onde foram registrados danos em edifícios e carros incendiados.
Um adolescente morreu depois de bater seu veículo enquanto sirenes soavam nas primeiras horas da manhã.
Os militares disseram que alguns dos foguetes disparados em direção a Haifa foram interceptados, enquanto outros atingiram Kiryat Bialik, um subúrbio da cidade costeira.
Um foguete atingiu uma casa em Moreshet, na Baixa Galileia, causando danos significativos, mas sem feridos.
O Hezbollah afirmou que os lançamentos foram feitos em resposta ao ataque massivo atribuído a Israel com pagers e walkie-talkies no Líbano.
O Antagonista
Essa publicação é um oferecimento
Natal decreta situação de emergência em Ponta Negra pelo avanço do mar que atingiu hotéis
21/09/2024

Em virtude do agravamento dos estragos provocados pelo avanço do mar no litoral da cidade, em especial no processo de erosão do Morro do Careca, como ficou demonstrado em relatório produzido pela Defesa Civil municipal, bem como também frear o avanço do mar sobre as estruturas urbanas e em toda a orla de Ponta Negra, até que o projeto da engorda seja finalizado, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou nesta sexta-feira (20) o estado de emergência. O objetivo é garantir medidas que visam a proteção das pessoas que ainda se arriscam frequentando a área próxima ao Morro do Careca, mesmo com a interdição do local, e a patrimônio paisagístico da cidade que é a praia de Ponta Negra com sua enseada e o Morro do Careca ao fundo, maior cartão postal da cidade.
A decisão pelo decreto de Emergência também foi embasada em reunião do Comitê de Crise criado pela Prefeitura para enfrentamento de desastres naturais, depois que alguns hoteleiros procuraram o município pedindo medidas urgentes em função dos estragos que o avanço do mar com marés altas chegando ao coeficiente de 2.9 causaram em algumas estruturas de contenção.
“Estamos diante de uma grave ameaça de colapso do Morro do Careca. Não vamos permitir que aconteça, pois isso poderá acarretar prejuízos incalculáveis para toda a cidade e até coloca em risco a vida das pessoas, como aponta o relatório da Defesa Civil. Reuni o gabinete de crise da Prefeitura, decidimos pela decretação do Estado de Emergência e o próximo passo é definir o planejamento das ações, incluindo o perímetro da área que será interditada, qual o tipo de barreira iremos utilizar, assim como analisar o prejuízo para os equipamentos turísticos e a população da região, a fim de que a gestão municipal ofereça o suporte necessário”, detalhou Álvaro Dias.
Durante a reunião, a Defesa Civil do Municipal apresentou um relatório em que revela um quadro preocupante a respeito da atual situação do Morro do Careca. O estudo constatou que o processo erosivo pelo qual passa a área avançou de forma significativa em um curto período de tempo com a formação de voçorocas (desgastes provocados pela erosão), ampliando o desgaste do terreno, gerando o risco de desabamento em locais com circulação de pessoas e fazendo com que o local seja considerado de alta periculosidade.
Na análise, foi verificado o desabamento dos dissipadores de drenagens, recém-instalados pela Prefeitura em uma obra paralela à da engorda, e dos muros de contenção da maré na altura dos Hotéis Rifóles e El Aram. O Hotel Vila do Mar também sofreu com a invasão da água em seu terreno.
Segundo o secretário Tiago Mesquita, da Semurb, a solução definitiva para a região é o projeto de “engorda” da praia, mas o município reconhece a necessidade de adotar medidas urgentes para evitar um desastre maior, diante do agravamento da situação enquanto o aterramento hidráulico não for concluído.
“Estamos monitorando constantemente a região e a atual situação é bem preocupante. O prefeito Álvaro Dias sabe da importância de Ponta Negra para a cidade e, com certeza, não vai medir esforços para solucionar essa questão. Inclusive, já determinou que toda a equipe de secretários e técnicos do Município fiquem em alerta para agir no menor tempo possível”, disse a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Fernanda Jucá.
Essa publicação é um oferecimento
MP recomenda trocar prisão de Deolane Bezerra e outros investigados por medidas cautelares
21/09/2024

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Ministério Público de Pernambuco decidiu pedir novas diligências da Operação Integration, que prendeu a advogada e influencer Deolane Bezerra, a mãe dela, Solange Bezerra. Além disso, o MPPE também recomendou substituir as prisões preventivas já realizadas por “outras medidas cautelares”.
“O Ministério Público de Pernambuco, após minuciosa análise dos autos da investigação denominada ‘Operação Integration’, concluiu que, no momento, para embasar a acusação formal seriam necessárias algumas diligências complementares às que já foram levadas a efeito pelo Polícia Judiciária do Estado de Pernambuco”, informou o MPPE.
Já a recomendação pela substituição das prisões preventivas, se dá devido ao MP levar em consideração que a continuidade das investigações pode estender a prisão dos suspeitos a ponto de provocar um “constrangimento ilegal”.
“Por evidente, as prisões preventivas já deferidas e executadas devem ser substituídas por outras cautelares de que trata o Código de Processo Penal, posto que o lapso temporal necessário ao cumprimento das novas diligências implicaria, inevitavelmente, em constrangimento ilegal”, declarou a instituição.
Deolane foi presa por suspeita de participar de um suposto esquema de lavagem de dinheiro por meio de jogos ilegais na internet. A operação também resultou na prisão da mãe dela, Solange Bezerra, e do dono da Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filho, entre outros investigados.
Band Jornalismo
Essa publicação é um oferecimento
RN tem média de 27 denúncias sobre propaganda eleitoral irregular por dia no aplicativo Pardal do TSE
21/09/2024

Foto: Júnior Andrade – IMCOS/TRE-PI
O aplicativo Pardal havia recebido 986 denúncias sobre práticas de propaganda eleitoral irregular na campanha das eleições no Rio Grande do Norte. O número corresponde a uma média de 27,39 denúncias por dia. Conforme a Justiça Eleitoral, 8% dos casos denunciados são relacionados a propagandas irregulares na internet e 92% a outras formas de propaganda geral nas ruas. Os dados são até as 18h desta sexta-feira, 20.
Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 36,31% das denúncias (358 casos) são referentes às campanhas para vereadores. Em segundo lugar, estão as denúncias contra coligações/partidos/federações, com 33,67% (332 casos), seguidas pelas denúncias referentes ao cargo de prefeito, com 29,01% (286 casos). Em menor número, 1,01% (10 casos) estão as denúncias contra campanhas de vereadores.
O município de Natal lidera no estado, com 157 denúncias recebidas. Em seguida, estão as cidades de São José de Mipibu, com 84 denúncias; Parnamirim, com 75 denúncias; Touros, com 70; Upanema, com 44; Macau, com 38; Assu, com 29; Mossoró, com 26 e Jardim de Piranhas, com 25 casos.
Já os municípios de Arez, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Campo Grande, Galinhos, Goianinha, Ipanguaçu, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Messias Targino, Monte das Gameleiras, Nísia Floresta, Ouro Branco, Pureza, Ruy Barbosa, Serra de São Bento, São Fernando, São Pedro e São Tomé notificaram um caso cada, até esta sexta, 20.
DESTINO DAS DENÚNCIAS
De acordo com a Justiça Eleitoral, as denúncias relacionadas às candidaturas e ao contexto local da disputa são encaminhadas ao juízo eleitoral competente, a fim de exercer o poder de polícia eleitoral, conforme estabelece a Portaria do TSE nº 662/2024. Se a acusação estiver relacionada a casos de desinformação, a pessoa será direcionada para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e, se o assunto tratar de crime ou ilícito eleitoral, para o Ministério Público Eleitoral.
Para evitar acusações incorretas ou infundadas, o aplicativo fornece a descrição específica sobre o que pode e não pode em relação ao tópico em questão. Com base na avaliação da usuária ou do usuário, são oferecidas as opções “Prosseguir” ou “Encerrar”. Quem faz a denúncia é responsável por preencher os dados e anexar os arquivos sobre a irregularidade apontada.
Essa publicação é um oferecimento
Marinha de Pernambuco encontra corpo próximo ao naufrágio
20/09/2024

Foto: Reprodução
A Marinha de Pernambuco confirmou, em nota enviada à imprensa, que um corpo foi encontrado nas proximidades do local onde ocorreu o naufrágio em Ponta de Pedras, na cidade de Goiana, localizada no litoral de Pernambuco, no último domingo (15).
No entanto, a Marinha não confirmou a identidade. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal para identificação.
Lembrando que o potiguar Edriano Gomes de Miranda, de 48 anos, é o único tripulante do navio de carga “Concórdia” que permanece desaparecido.
Outro potiguar que se encontrava desaparecido, o taifeiro Antônio Rafael Bezerra, de 64 anos, foi encontrado sem vida e teve o corpo velado por familiares na manhã dessa quarta-feira, em Ceará-Mirim. Outras três pessoas também foram encontradas mortas. Ao todo, haviam nove pessoas na embarcação.
“Até que se esgote a possibilidade de encontrar o tripulante desaparecido com vida, a
Marinha permanecerá realizando buscas, em conjunto com a comunidade marítima e as diversas
instituições dos estados de Pernambuco e Paraíba, sob a coordenação do Salvamar Nordeste,
seguindo padrões técnicos de buscas”, disse a Corporação em nota.
Fonte: Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Polícia Civil procura mais dois homens envolvidos no assa:ssi:nato do empresário Kleyton Motos
20/09/2024
CASO KLEYTON MOTOS: O blog do Netinho Faustino conseguiu com exclusividade as imagens de dois homens suspeito de ma:t4r o empresário.
Nas imagens o carro apresenta um problema e os dois homens, um seria o condutor do veículo que desce primeiro; o outro seria o passageiro que suspeita ser o autor do disparo contra Kleyton que tirou sua vida.
A polícia pede a quem conhecer esses dois homens e souber do paradeiro dos mesmos, DENUNCIE!
O crime:
No dia 3 de julho de 2024, o empresário Éverton Kleyton de Freitas foi executado dentro da sua própria loja de veículos, Kleyton Motos, na cidade de João Câmara, às vésperas de uma operação policial que o tinha como alvo. Ainda nas investigações preliminares, foi apurado pelos policiais que dois homens participaram diretamente da execução do empresário, quando utilizaram um veículo Hyundai HB20 Sedan, de cor prata, na logística do crime.
No dia do delito, o executor praticou o crime em conluio com um comparsa, que o auxiliou na fuga. Segundo o delegado Luciano Augusto Pereira, a polícia suspeita, ainda, que o alvo possa fazer parte de um grupo de extermínio, pelo modus operandi utilizado na ação.
Por sua vez, a vítima estava sendo investigada pelos crimes de associação criminosa, adulteração de veículo automotor, estelionato e lavagem de dinheiro, e havia contra ela medida cautelar de Busca e Apreensão expedida pela justiça.
A Polícia Civil continua em diligências investigativas a fim de localizar os demais envolvidos no crime, bem como de esclarecer a motivação do homicídio que vitimou o empresário.
Disk denúncia anônima através do número (84) 99481-8532 SUA IDENTIDADE SERÁ PRESERVADA!
Ver essa foto no Instagram
Matéria/ Netinho Faustino
Imagens exclusivas
Essa publicação é um oferecimento
Moraes multa X em R$ 5 milhões por ‘truques’ para suspender bloqueio no Brasil
19/09/2024

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes multou a rede social X (antigo Twitter), administrada pelo bilionário Elon Musk, em R$ 5 milhões, de forma diária, caso a plataforma volte a ficar ativa para os usuários brasileiros.
A medida foi deferida, por meio da chamada “edital de intimação”, após o retorno repentino da rede para parte dos usuários na manhã de quarta-feira (18), sendo utilizado nos sistemas Android e iOS, e posteriormente, nos desktop.
No documento, Moraes intima a rede social no Brasil “para que, imediatamente, suspenda a utilização de seus novos acessos pelos servidores CDN Cloudfare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, criados para burlar a decisão judicial de bloqueio da plataforma em território nacional, sob pena de multa diária de R$ 5 milhões”.
A multa se aplica também à Starlink – empresa de tecnologia também vinculada ao bilionário Elon Musk, e que teve recursos bloqueados no início do mês para bancar multas aplicadas ao X.
Essa publicação é um oferecimento
Falta de vacinas atinge 56% dos municípios do Estado, aponta CNM
19/09/2024

Foto: Adriano Abreu
Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 64,7% das cidades brasileiras relataram falta de vacinas para imunizar, situação que afeta principalmente o público infantil. Na realidade do Rio Grande do Norte, o estudo mostra que 56% dos municípios potiguares constataram esse desabastecimento de pelo menos um imunizante na rede pública, 6ª maior porcentagem do Nordeste. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) São João, no bairro do Tirol, em Natal, durante esta quarta-feira (18) e constatou a falta da Varicela há pelo menos três meses.
De acordo com a direção da unidade, desde o encerramento do último lote da Varicela, o pedido foi realizado à Prefeitura do Natal. Por sua vez, o executivo municipal teria sinalizado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que teria retornado informando a falta dessa vacina em todo Rio Grande do Norte. A Varicela, conhecida popularmente como catapora, é uma doença altamente contagiosa.
A pendência do imunizante Varicela na rede pública foi líder no levantamento do CNM, situação relatada por pelo menos 1.210 municípios brasileiros. Desde 2013, o Ministério da Saúde incluiu essa vacina na rotina tetra viral para crianças entre 15 meses e dois anos de idade.
Segundo Maria Eliza Garcia, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS-RN), além da Varicela, a falta da Vacina Antirrábica também é uma realidade no estado.
“Estamos vivendo um momento preocupante para cumprimento de vacinação de acordo com as obrigações de percentual de cobertura”, afirma. De acordo com Maria Eliza, o mês de outubro será ainda mais crítico, pois já houve uma sinalização do Ministério da Saúde quanto à falta das vacinas de Febre Amarela e da Difteria, Tétano e Pertussis (DTP).
“Estamos fazendo um documento junto com a Sesap para o Ministério da Saúde solicitando providências e também mandaremos para o Ministério Público dando ciência da falta de vacinas para que não sejamos notificados pela Justiça. Neste momento teremos baixa cobertura destas vacinas”, explica a presidente do COSEMS-RN. A falta de vacinas também foi tema de uma reunião remota entre os municípios e o Governo do Rio Grande do Norte durante a manhã desta quarta-feira.
Outras vacinas relatadas pelos municípios brasileiros em falta são: Covid Criança (inativada XBB laboratório Moderna) com 770 relatos; Meningocócica C com 546; Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela) com 447; Hepatite A com 307; e DTP com 288.
Nacionalmente, Santa Catarina apresenta a maior falta de vacinas, relatado por 83,7% das cidades. No ranking regional, o desabastecimento do Nordeste é liderado por Pernambuco (80,6%), Ceará (78,7%) e Maranhão (76,7%). Em sequência aparecem Bahia (66,9%), Alagoas (65,5%), Rio Grande do Norte (56%), Sergipe (51,7%), Paraíba (50%) e Piauí (44%).
Após constatar os dados do levantamento evidenciando a falta de vacinas em 1.563 cidades brasileiras, o Conselho Nacional de Municípios oficiou o Ministério da Saúde para cobrar providências para sanar a falta de vacinas.
Essa publicação é um oferecimento
Polícia Civil prende vigilante por homicídio em Mossoró
19/09/2024

Foi constatado que o suspeito também é investigado por outros crimes cometidos na região da Maísa
Policiais civis da 15ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró cumpriram um mandado de prisão temporária, expedido pelo Poder Judiciário, na quarta-feira 18, contra um homem, de 30 anos, pela suspeita da prática do crime de homicídio. A prisão foi realizada em Mossoró.
De acordo com as investigações, o homem, que trabalha como vigilante, realizou o crime que vitimou Jacildo Freitas Lima, de 36 anos, no dia 25 de maio de 2024, na região da Maísa, localizada na Zona Rural do município.
Foi constatado que o suspeito também é investigado por outros crimes cometidos na região da Maísa. Além disso, as investigações seguirão em andamento no intuito de identificar os demais envolvidos.
Ele foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Essa publicação é um oferecimento
UFRN abre concurso público com vagas para área tecnológica; Remuneração é de R$ 11 mil
18/09/2024

Foto: José Aldenir / Agora RN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou, nesta segunda-feira, 16, um edital de novo concurso público com quatro vagas para docência no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). As oportunidades são para professores da área de tecnologia, com especialidades em Inteligência Artificial e Internet das Coisas, Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial Generativa e MLOPs.
As inscrições para a seleção acontecerão entre os dias 30 deste mês a 18 de outubro e devem ser feitas por meio do site do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) – aba “Concursos”.
As oportunidades contam com remuneração de R$ 11.481,64 (salário acrescido de benefícios), com regime de trabalho de dedicação exclusiva. Uma vez selecionados, os novos docentes atuarão no âmbito do IMD, o qual conta com diferenciais institucionais.
Exemplos dessas vantagens são os programas de pós-graduação que o IMD possui, além do fato da Unidade ser sede de um parque tecnológico, o Metrópole Parque, possuir uma Diretoria de Projetos – a qual rege uma série de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) – e ainda ser constituído como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).
Aberto a candidatos com doutorado, o concurso público consiste ainda em uma oportunidade para profissionais de todo o Brasil também desfrutarem da residência em Natal, polo turístico mundialmente conhecido por suas praias, clima estável e atrativos de verão.9
Seleção
O processo de seleção consistirá nas seguintes etapas: homologação das inscrições, prova escrita, exames de didática e avaliação de títulos e de Memorial e Projeto de Atuação Profissional (MPAP).
A relação dos temas da prova de didática, assim como as expectativas de atuação profissional, serão divulgados no site do SIGRH, menu “Concursos”. Todo o processo é regido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp/UFRN).
Mais informações e detalhes sobre o concurso público podem ser conferidas no Edital nº 069/2024, disponível no site da Progesp.
Essa publicação é um oferecimento
Senado aprova programa que facilita crédito para microempresas e MEIs
18/09/2024

FOTO: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
O plenário do Senado Federal aprovou em votação simbólica, nesta quarta-feira (18/9), o projeto de lei (PL) nº 1725/2024, que institui o programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa do governo federal busca facilitar a abertura de crédito para microempresas e microempreendedores individuais.
A proposta segue, agora, para sanção presidencial. A Casa Alta havia aprovado, na terça (17/9), a tramitação em regime de urgência do texto. A medida autorizou que o projeto não precise passar pela análise de comissões e siga direto para apreciação em plenário.
O texto também inclui outras propostas voltadas ao mesmo público, como:
o microcrédito a inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);
o Desenrola Pequenos Negócios;
a criação de mercado para o crédito imobiliário; e
o Eco Invest Brasil, incentivo aos investimentos em projetos sustentáveis.
A medida foi criada por meio de medida provisória (MP) pelo Executivo. Apesar de ter vigência imediata, as MPs precisam ser aprovadas pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados em até 60 dias, prorrogáveis por igual período.
Uma vez que isto não ocorreu, a MP perdeu a validade, mas o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), apresentou projeto de lei com o mesmo teor para validar o programa. A proposta foi aprovada na Casa Baixa no fim de agosto.
Fonte: Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Aposta única leva o prêmio de R$ 81 milhões na Mega-Sena
18/09/2024

Uma aposta de Timbaúba (PE) acertou sozinha as seis dezenas da Mega-sena sorteadas nesta terça-feira (17) no concurso 2.775 e vai levar R$ 81.473.638,46. A aposta simples foi feita na lotérica Loteria da Praça.
Os números sorteados foram 01 – 04 – 14 – 26 – 44 – 51.
Essa publicação é um oferecimento
Homem que matou mulher e tentou matar mais duas pessoas em 2009 por causa de fofoca é preso no RN
18/09/2024

Policiais civis da 12ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Gonçalo do Amarante, deram cumprimento a um mandado de prisão condenatória, expedido pelo Poder Judiciário, nessa segunda-feira (16), contra Eduardo da Silva Soares, de 44 anos, pela prática dos crimes de homicídio e duas tentativas de homicídio.
A prisão foi realizada na zona rural do município de Pendências. De acordo com as investigações, os crimes teriam ocorrido no dia 10 de dezembro de 2009, no bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, o homem realizou o homicídio que vitimou Simone da Silva Felipe, 19 anos, e tentou matar um homem e uma mulher, ambos de 24 anos.
Foi constatado também que a motivação do ato teria sido fofocas na vizinhança. Ele foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá uma pena de 20 anos de reclusão em regime fechado.
Essa publicação é um oferecimento


























