Mundo

Mundo

Sobe para 93 o número de mortos em ataque terrorista a casa de shows na Rússia

23/03/2024


Foto: REUTERS/Maxim Shemetov

 

Subiu para 93 o número de mortos em um ataque contra um famoso complexo de concertos perto de Moscou nesta sexta-feira (22), segundo o Comitê de Investigação da Rússia. Outras 100 pessoas ficaram feridas depois que atiradores invadiram o edifício com armas e granadas.

Segundo a agência estatal RIA, citando o ministério regional da saúde neste sábado (23), três crianças estão entre os mortos no ataque.

O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque em um breve comunicado publicado no perfil de notícias do grupo, a Amaq, no Telegram na sexta-feira. O grupo não forneceu evidências para apoiar a afirmação.

Imagens de vídeo do local do ataque, a sala de concertos Crocus City Hall, mostram o vasto complexo, que abriga a área musical e um shopping center, em chamas e com fumaça subindo no ar.

A agência RIA Novosti informou que os indivíduos armados “abriram fogo com armas automáticas” e “lançaram uma granada ou uma bomba incendiária, que iniciou um incêndio”. Eles então “supostamente fugiram em um carro Renault branco”, disse a agência de notícias.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Mundo

MP da Espanha recorre de liberdade provisória de Daniel Alves

23/03/2024


Foto: Alberto Estevez/Reuters

O Ministério Público de Barcelona recorreu da decisão da Justiça que permitiu a liberdade provisória de Daniel Alves mediante o pagamento de uma fiança de 1 milhão de euros, equivalente a 5,5 milhões de reais.

O ex-jogador brasileiro foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos em uma boate em Barcelona.

O Tribunal de Barcelona concordou parcialmente com o pedido da defesa de Alves para libertá-lo, enquanto se aguarda a sentença final.  Daniel Alves, porém, ainda não pagou a fiança e deve permanecer o fim de semana preso.

Em recurso apresentado na sexta-feira, 22, promotores de Barcelona citaram o risco de fuga.

Daniel Alves teve os dois passaportes espanhol e brasileiro retidos e está proibido de sair do país.

O jogador, de 40 anos, que estava detido desde 20 de janeiro de 2023, também terá de “comparecer todas as semanas” em tribunal e responder “a todas as intimações legais” até ao seu novo julgamento, cuja data é desconhecida.

Ele também está proibido de se aproximar “a menos de um quilômetro da casa” ou “do local de trabalho” da vítima e “de se comunicar com ela por qualquer meio”.

Pedido de liberdade provisória

Daniel Alves solicitou sua libertação provisória na terça-feira, 20, durante uma breve sessão à porta fechada perante o tribunal de Barcelona. A acusação opôs-se a este pedido, considerando que o risco de fuga era significativo.

Ouvido por videoconferência a partir da prisão de Barcelona onde está detido, o antigo lateral da Seleção garantiu ao tribunal que não fugiria, acrescentando que acredita na justiça, segundo fontes judiciais.

A sua advogada, Inés Guardiola, lembrou que o ex-jogador já cumpriu um quarto da pena proferida em primeira instância, um argumento tido em conta pelo tribunal, que até agora se tinha oposto aos vários pedidos de libertação do jogador.

A advogada da demandante, por sua vez declarou que “é um escândalo deixarmos uma pessoa em liberdade quando sabemos que ela pode arrecadar um milhão de euros num instante”, disse Ester García à rádio catalã RAC-1.

 

O Antagonista

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Mundo

Coceira constante leva mulher a descobrir doença rara no fígado

22/03/2024


A inglesa Florence Charles, de 29 anos, descobriu que a causa da coceira constante que sentia era uma doença rara e não diagnosticada no fígado.

Além da sensação constante de formigamento na pele, a jovem sentia náuseas e fadigas, mas que acreditava que tudo estava relacionada ao seu recente casamento. Florence tinha iniciado a vida a dois apenas alguns meses antes dos sintomas aparecerem.

“A coceira dela era tão grande, especialmente nas mãos e nos pés, que ela tinha de dormir com bolsas de gelo nos pés e tomava banhos constantes para aliviar a sensação”, lembrou Josh Charles, marido da jovem, em entrevista ao Daily Mail.

Após uma sequência de exames de sangue apontar icterícia, quando o fígado começa a perder a eficiência, os médicos descobriram que Florence tinha colangite esclerosante primária.

Colangite esclerosante primária (CEP)

A CEP é uma doença hematológica crônica e autoimune (fruto de um ataque do próprio organismo às suas células). O problema de saúde leva a uma inflamação dos dutos bilhares e, caso não seja tratada, progride para a cirrose e a falência do fígado. Não há cura para o quadro, mas ele pode ser controlado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, a doença é mais frequente na Europa (com 6 casos para cada 100 mil pessoas) e relativamente rara no Brasil. Estima-se que a frequência aqui seja de um terço da observada no hemisfério norte, mas não há dados concretos.

Ela é uma doença mais frequente em homens (na proporção 2:1) e é frequentemente associada a outras doenças autoimunes, especialmente a doença inflamatória intestinal (DII), a hepatite e a doença de Crohn.

A coceira como sintoma

Os sintomas mais frequentes da doença são: icterícia, coceira na pele, alterações na cor da urina, dor localizada abdominal, fadiga, perda de peso e descontrole das enzimas corporais.

No caso de Florence, a coceira foi o sintoma que levou ao diagnóstico. “Não conseguia me livrar da sensação de ter a pele inteira irritada. Não estava nem conseguindo mais trabalhar”, afirmou.

A CEP não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados. “Estou passando agora por ajustes da medicação, mas consegui retomar a minha vida. Hoje em dia, tomo 13 medicamentos por dia para manter os sintomas sob controle, mas isso não é nada perto do sofrimento de não saber o que tinha”, contou.

 

O único tratamento definitivo seria um transplante de fígado, mas ele é indicado apenas para casos mais severos, quando a medicação já não funciona.

Essa publicação é um oferecimento

JR PLAY FILMES - PRODUTOR AUDIOVISUAL

Mundo

Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo pela sétima vez consecutiva; Brasil sobe 5 posições

20/03/2024


Foto: Reprodução Instagram @embaixadafinlandia

A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pela sétima vez consecutiva, segundo um relatório patrocinado pela ONU e divulgado nesta quarta-feira. Os países nórdicos ocupam os primeiros lugares e Dinamarca, Islândia e Suécia aparecem abaixo da Finlândia.

O Brasil subiu cinco posições desde o ano passado, quando estava em 49º lugar, indo agora para 44º, segundo destacou a Forbes. Em último lugar, na lista de 143 países, aparece o Afeganistão, afetado por uma catástrofe humanitária após o retorno dos talibãs ao poder, em 2020.

Pela primeira vez em mais de 10 anos, Estados Unidos e Alemanha não aparecem entre os 20 países mais felizes, e ocupam as posições 23 e 24. Já Costa Rica e Kuwait entraram no top 20 e ocupam as posições 12 e 13.

Nenhum dos países mais populosos do mundo aparece entre os 20 primeiros. “Entre os dez primeiros, apenas Holanda e Austrália têm mais de 15 milhões de habitantes. Entre os 20 primeiros, apenas o Canadá e o Reino Unido têm mais de 30 milhões de habitantes”, destaca o relatório.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Mundo

Ofensiva terrestre é necessária para destruir o Hamas em Rafah, diz Netanyahu

19/03/2024


Foto: REUTERS/Ronen Zvulun

Destruir o Hamas em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, exigirá uma incursão terrestre das forças militares israelenses, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nesta terça-feira (19), após um apelo da Casa Branca para que o país repense essa estratégia.

Informando os legisladores, Netanyahu afirmou que deixou “extremamente claro” ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “que estamos determinados a completar a eliminação desses batalhões [do Hamas] em Rafah, e não há maneira de fazer isso, exceto entrando no terreno”.

Diversas autoridades internacionais, incluindo a ONU, alertam que uma operação na região poderia ser “catastrófica”, tendo em vista o grande número de palestinos refugiados lá.

Joe Biden, por exemplo, expressou preocupação com a medida em ligação com Netanyahu. Ele pediu que uma delegação israelense vá a Washington para discutirem alternativas.

No final de semana, a Casa Branca informou que ão viu um plano “credível” do governo de Israel sobre como protegeria as centenas de milhares de civis no sul da Faixa de Gaza.

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Primeira páginaAnterior Próxima Última página