Insegurança
VÍDEO: [IMAGENS FORTES]Por vingança, homem atira em réu durante sessão do júri em Pernambuco
02/04/2024
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Secretário do Ministério da Justiça diz que retirada da Força Nacional de Mossoró é ‘estratégia’ e que ‘forças locais’ acharão fugitivos
30/03/2024
Foto: Jamile Ferraris / MJSP
Com autorização inicial para durar 60 dias, a presença de agentes e viaturas da Força Nacional em Mossoró (RN) — com o objetivo de ajudar as autoridades locais a capturar os dois fugitivos da penitenciária federal — foi mantida por 36 dias.
A saída do reforço policial na região foi chamada de “mudança de estratégia” pelo secretário de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, em entrevista ao JR Entrevista, na Rede Record.
A procura por Rogério da Silva Mendonça, 36 anos, conhecido como Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, apelidado de Deisinho, chega ao 46º dia neste sábado (30).
“O que está sendo planejado é uma mudança de estratégia, mantendo as forças locais fazendo os trabalhos de execução de buscas e ao mesmo tempo intensificando as investigações. Nós acreditamos que vamos, com as investigações, com o trabalho de inteligência policial, realizar a recaptura dos dois”, afirmou Garcia.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Fugitivos de Mossoró ficaram ao menos 30 dias sem revista em celas; 10 servidores são investigados
28/03/2024
Reprodução
Os dois presos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, ficaram ao menos 30 dias sem revista nas celas. A corregedoria da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) abriu investigação contra 10 servidores.
A informação consta em uma IPS (investigação preliminar sumária) realizada pela corregedoria do órgão, que aponta que a fuga foi resultado de diversas falhas de procedimentos.
Segundo fontes envolvidas nas buscas, a partir da próxima semana, vai haver uma mudança na estratégia de procura pelos fugitivos. O tempo de permanência da Força Nacional no município não será renovado, haverá uso somente das forças locais, além de membros da inteligência da polícia.
A busca pelos dois presos completa 44 dias nesta quinta-feira (28).
Nesse intervalo, Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, 34, chamado de Tatu ou Deisinho, já mantiveram uma família como refém, foram avistados em comunidades diversas, se esconderam em uma propriedade rural e agrediram um indivíduo na zona rural de Baraúna.
Os investigadores dizem acreditar que eles estejam atualmente escondidos em uma caverna na região, e um deles estaria mancando.
De acordo com a IPS, a falha principal foi a ausência de revistas nas celas por um período mínimo de 30 dias, quando, conforme os procedimentos adequados, deveria ocorrer diariamente. Isso resultou na incapacidade dos servidores de detectar o buraco que os presos estavam fazendo na luminária.
Segundo os investigadores, não foi possível determinar com precisão quantos tempo foi necessário para abrir o buraco, mas estima-se que tenha levado de três a quatro dias.
Além das barras de ferro da própria cela, os presos utilizaram uma chapinha de 20 cm, localizada no buraco da porta, por onde eles recebem alimentos.
Falta de revistas nas celas
Há ainda a possibilidade de o prazo da falta de revistas em celas ser ainda maior, considerando que só foram analisados relatórios de um período de 30 dias. Durante a investigação preliminar, foram colhidos depoimentos de 22 servidores.
São apontadas ainda falhas estruturais no presídio, como o uso de luminária com parafuso inadequado e a ausência de laje no shaft, como é chamado o espaço da manutenção do presídio, onde estão máquinas, tubulações e toda a fiação.
Segundo investigadores, a presença da laje poderia ter inviabilizado a fuga, considerando que em 2018, na penitenciária federal de Catanduvas, houve uma tentativa de fuga semelhante através da luminária. Naquela ocasião, o preso não conseguiu sair e retornou à cela.
As penitenciárias foram informadas sobre o ocorrido, e a penitenciária de Mossoró implementou o reforço na segurança das luminárias em 2018. No entanto, foi utilizado um parafuso inadequado, o que também teria contribuído para essa nova fuga.
A corregedoria da Senappen não chegou a investigar a tentativa de fuga de 2018 tendo em vista que a situação foi classificada como dano ao patrimônio. Agora, investigadores consideram que houve um erro na época. A avaliação é de que a obra na área externa do presídio não foi determinante para a fuga, mas facilitou a saída dos detentos.
10 servidores investigados
Após a conclusão da investigação preliminar, a corregedoria instaurou três processos administrativos disciplinares envolvendo 10 servidores que ocuparam cargos de chefia durante os 30 dias que antecederam a fuga.
A lista inclui o chefe de segurança, o diretor da unidade, seis chefes de plantão e dois servidores das torres 3 e 4, que supostamente teriam visão sobre a área de onde os presos fugiram.
Na visão dos investigadores, os chefes teriam a obrigação de fiscalizar se os servidores estavam realizando as revistas de forma adequada. Esses processos podem levar mais de um ano para serem concluídos.
Além disso, 17 servidores receberam TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) por não terem seguido os procedimentos adequadamente.
Enquanto o processos administrativos disciplinares pode resultar até na demissão do servidor, o TAC não possui esse caráter. O servidor concorda em cumprir as condições estabelecidas e se compromete a não cometer infrações durante dois anos. Além disso, ele é obrigado a realizar um curso sobre procedimentos e rotinas carcerárias.
A investigação preliminar também concluiu que não houve conivência por parte dos servidores. O que ocorreu foi uma sequência de falhas procedimentais.
Na avaliação desses investigadores, houve também uma falta de investimento ao longo do tempo na infraestrutura do presídio, que também contribuiu com a fuga. O presídio ficou durante dois anos sem contrato de manutenção, resultando em um aspecto deteriorado nas celas dos dois detentos.
Além disso, devido à promessa de construção da muralha, não houve investimento na cerca elétrica com sensor de presença, apesar de essa cerca já ter sido eletrificada no passado. Adicionalmente, havia uma lâmpada queimada em um poste, que deveria iluminar o corredor por onde os presos passaram até alcançar a cerca.
Algumas câmeras de vigilância também estavam inativas ou apresentavam qualidade insatisfatória. Enquanto as câmeras de todos os presídios federais são espelhadas com Brasília, as que capturaram a fuga não estavam devido à sua baixa qualidade.
Além da investigação em relação aos servidores, também foi instaurado uma nova IPS para examinar a gestão desde a construção do presídio, com foco nos problemas estruturais que não foram devidamente tratados.
Uma das questões que os investigadores buscam esclarecer é o motivo pelo qual o projeto original da construção da penitenciária incluía uma laje no shaft, enquanto no projeto executivo essa laje foi removida.
Também querem apurar quem autorizou a instalação dos parafusos inadequados na luminária em 2018.
Folhapress
Essa publicação é um oferecimento
CRUELDADE: Homem esfaqueia cachorro em Currais Novos; Polícia Civil investiga caso
27/03/2024
Reprodução
Uma cena de crueldade foi registrada no último fim de semana em Currais Novos, na região do Seridó potiguar. Um homem desferiu diversos golpes de faca contra um cachorro, que estava dentro de uma fábrica de gesso. O agressor foi ao local, executou a violência contra o animal e saiu caminhando na sequência. O caso ocorreu na tarde do último sábado (23).
A ação durou menos de um minuto e foi registrada por uma câmera de segurança. O homem chega próximo ao portão do imóvel, empunha a faca e desfere os golpes no animal. Na sequência, ele sai andando pela rua.
“Me pergunto sobre qual a motivação pra uma pessoa fazer isso, esfaquear um cachorro por pura maldade. Os animais devem ser protegidos, cuidados, e merecem ser bem tratados”, afirma um dos proprietários do local.
A Polícia Civil foi notificada do caso e registrou Boletim de Ocorrência. Segundo o delegado Paulo Ferreira, titular da Delegacia de Currais Novos, a equipe trabalha na identificação do autor do crime e vai instaurar inquérito policial.
Essa publicação é um oferecimento
“Fura, fura”: vídeo mostra ladrões com faca roubando mãe e filho no DF
26/03/2024
Reprodução
Após ameaças, trio de criminosos levou os celulares das vítimas na Asa Norte. Equipe da 2ª DP prendeu dois dos acusados na terça (26/3)
Armados com facas, três bandidos foram flagrados, por câmeras de segurança, ameaçando e roubando mãe e filho, na Quadra 710 da Asa Norte, na manhã segunda-feira (25/3).
Um dos meliantes teria dito para os comparsas durante o crime: “Fura, fura”. As vítimas não foram feridas e entregaram os pertences.
“Passa o celular e o dinheiro!”, ordenou um dos criminosos na hora do assalto. O trio subtraiu um Iphone 13, avaliado em R$ 4 mil, e outro aparelho orçado em R$ 200.
Os bandidos fugiram do local. As vítimas registraram ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).
Agentes da 2ª DP (Asa Norte) localizaram dois acusados, Edvaldo Alessandro Barreto da Silva e Klébler Costa Silva. As vítimas reconheceram os bandidos, que foram presos em flagrante. O terceiro criminoso segue foragido.
Essa publicação é um oferecimento
Homem condenado por sequestro de criança de dez meses em São Paulo é preso no RN
26/03/2024
Reprodução
Policiais civis da 93ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Acari), com apoio da 2º Companhia de Polícia Militar, deram cumprimento, nesta terça-feira 26, a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem, de 29 anos, suspeito de cometer o crime de sequestro. Ele foi detido na cidade de Acari, região do Seridó.
Segundo as investigações, o suspeito sequestrou uma criança de dez meses no estado de São Paulo, no dia 14 de fevereiro de 2016. O homem foi capturado e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Essa publicação é um oferecimento
Após pedir sorvete, homem esfaqueia atendente e foge
26/03/2024
Reprodução
Um homem entrou em uma sorveteria, fez um pedido e esfaqueou a atendente; ele foi detido, mas não revelou motivo da agressão
Um homem foi detido depois de tentar matar a atendente de uma sorveteria no Jardim Odete, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, na madrugada dessa segunda-feira (25/3). O criminoso entrou no local, pediu sorvete e depois deu ao menos cinco facadas na vítima.
Câmeras de segurança flagraram o momento (assista abaixo) em que o homem chega ao estabelecimento. Agindo como um cliente comum, ele se dirige até o balcão e começa a escolher sabores de sorvete. Quando a atendente coloca o pratinho do suposto cliente na balança, ele dá a volta no balcão e começa a esfaqueá-la. Por outro ângulo, o homem foge do local correndo.
Segundo o registro da ocorrência, equipes da Guarda Civil Metropolitana estavam em patrulha quando foram acionadas para prestar apoio a uma vítima de esfaqueamento na Estrada de São Bento.
Os agentes foram até a sorveteria, onde a vítima já havia sido socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apresentando ferimentos e um corte na região do peitoral. Ela foi levada ao Hospital Santa Marcelina e já recebeu alta médica, informou a GCM.
Os guardas receberam uma denúncia anônima e foram até a casa do suspeito. O homem foi encontrado no quintal da residência.
O homem se recusou a fornecer mais detalhes ou a motivação para o crime. Ele ainda disse que se desfez da faca utilizada lançando-a na linha do trem.
O caso foi registrado como tentativa de homicídio e seguirá sob investigação pelas autoridades competentes, disse a GCM.
Essa publicação é um oferecimento
Policial militar da reserva é baleado em Parnamirim após reagir à ação criminosa
25/03/2024
Reprodução
Um policial militar da reserva foi baleado em Parnamirim após reagir a uma ação de criminosos que tentavam roubar um malote de um supermercado, no bairro Nova Esperança, na tarde desta segunda-feira (25).
Os bandidos fugiram do local em dois veículos, sem conseguir efetuar o assalto. Segundo a polícia, eram pelo menos quatro bandidos, com uma pistola e outra arma calibre 12.
O polcial da reserva teve a perna atingida por um dos tiros dos criminosos e foi socorrido ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. Ele não corre risco de morte. Uma caminhonete que estava próxima ao local, também foi atingida por tiros.
Essa publicação é um oferecimento
Suspeito de espancar ex-companheira em Natal tem prisão preventiva decretada
25/03/2024
Reprodução
O ex-marido de uma mulher, suspeito de agredir violentamente a ex-companheira de 22 anos, no bairro Nordeste, na Zona Oeste de Natal, na noite de segunda-feira (25), teve a prisão preventiva decretada na tarde desta segunda-feira (25), após passar por audiência de custódia.
Segundo a vítima, o suspeito descobriu que ela tinha uma medida protetiva contra ele e foi isso que teria causado sua revolta e a espancado. “Era um relacionamento bem conturbado, vivia sob ameaça, mas ela gostava dele ou até por medo acabava voltando para ele. Até por medo, ela acabava voltando para ele. Eles vinham de uma festa e na volta ele foi agredindo ela”, afirmou a mãe da mulher agredida. Ela está estável nesse momento. Teve traumatismo craniano. Ele tentou enforcar. Ela denunciou ele”, completou. Ela teria perdido um rim devido a agressão. A mulher tem 5 filhos, todos menores de 6 anos.
Policiais militares do 9º Batalhão foram os responsáveis pela prisão do suspeito.
Essa publicação é um oferecimento
‘Tentaram me matar, mas a arma falhou’: motorista de aplicativo conta detalhes de sequestro em Natal
24/03/2024
Foto: Maurício Teixeira/TV Ponta Negra
Um motorista de aplicativo, cuja identidade não será revelada, passou por momentos de muita tensão. Criminosos, se passando por passageiros, embarcaram na viagem normalmente, até anunciarem o assalto.
Os criminosos, que embarcaram na Praia do Meio, com destino ao bairro de Neópolis, anunciaram o assalto pouco depois do embarque e obrigaram o motorista a retornar. Quando estacionou o veículo, ele teve as mãos amarradas e colocado no porta-malas. “Fiquei muito suado e desmaiei.”, relatou o ocorrido na noite da sexta-feira (22).
“Um dos criminosos chegou a tentar atirar, mas a arma falhou”, completou.
O carro foi deixado no acesso à Ponta do Morcego, próximo à rotatória, na descida para a Praia dos Artistas.
Ele conseguiu forçar a tampa do porta-malas e colocar as mãos para fora. Um colega, também motorista de aplicativo, passava pelo local e pediu socorro. Os bombeiros conseguiram retirá-lo da mala do carro, em seguida, ele foi conduzido para a delegacia de plantão onde prestou depoimento.
Ainda abalado, ele mencionou que vai desistir de trabalhar como motorista de aplicativo.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
Sargento da PM é morto a tiros no bairro Planalto
24/03/2024
Foto: reprodução
Um sargento da Polícia Militar foi morto a tiros na manhã deste domingo (24) no conjunto Leningrado, no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Valdemilson Rodrigues de Freitas, tinha 46 anos.
A assessoria da PM confirmou que ele pertencia à corporação no Rio Grande do Norte, mas não deu mais detalhes sobre o caso até a atualização mais recente desta matéria.
A esposa de Valdemilson – que preferiu não se identificar – contou que o sargento saiu de casa, no próprio bairro Planalto, nas primeiras horas da manhã deste domingo, mas não informou para onde iria.
A mulher disse que por volta das 6h foi informada por uma sobrinha que o marido havia sido assassinado.
O crime aconteceu próximo a um lote de terreno que o sargento possuía no Leningrado. Dois suspeitos surgiram do mato e atiraram contra Valdemilson, segundo informou a esposa.
Nada dele foi roubado – o corpo do policial foi encontrado com a pistola com munições, um colete e o celular.
Valdemilson Rodrigues de Freitas estava lotado no 1º Batalhão da Polícia Militar, mas já havia feito parte do 9º BPM. Ele era casado e deixa dois filhos.
O corpo foi levado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para passar por necropsia, o que vai auxiliar nas investigações da Polícia Civil.
g1-RN
Essa publicação é um oferecimento
“Disseram que Natal não era como o Rio de Janeiro”, diz turista após ser assaltada em praia de Natal
22/03/2024
Foto: Reprodução/TV Tropical
Dois casais de turistas, sendo um boliviano e um do Acre, foram roubados por criminosos nessa quarta-feira (20). O crime aconteceu na Praia do Forte, zona Leste de Natal. A turista boliviana desabafou após o crime e afirmou que não voltará mais à cidade.
“Disseram que Natal não era como o Rio de Janeiro. Disseram que Natal era tranquila, que poderia caminhar por todo lado. Como vou me sentir tranquila se meu marido está todo ensanguentado? Nunca mais eu venho ao Brasil”, falou.
O marido dela também conversou com a reportagem da TV Tropical. Ele lamentou que os documentos foram roubados, mas elogiou o trabalho da Polícia Militar, que prendeu dois criminosos pouco tempo depois.
Um policial militar que participou da ação relatou que os suspeitos foram localizados em outro trecho da zona Leste da capital. “O cidadão gritou informando que tinha acontecido um assalto. No deslocamento, perto da escadaria de Mãe Luíza, estavam os dois. As vítimas reconheceram. Segundo os dois, eles estavam com duas garotas. Segundo eles, elas levaram a arma e os objetos”, detalhou.
Portal da Tropical
Essa publicação é um oferecimento
Polícia Federal indicia homem suspeito de dar abrigo a fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró
21/03/2024
Foto: Gustavo Brendo
A Polícia Federal indiciou dois homens presos ao longo da operação de buscas por Deibson Cabral e Rogério Mendonça, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro.
Os dois indiciados são pessoas que teriam tentado ajudar os fugitivos a escapar do cerco montado pelas autoridades. Eles devem responder por favorecimento pessoal e organização criminosa.
Entre eles, está o mecânico que deu abrigo aos fugitivos por cerca de uma semana em Baraúna, no Oeste potiguar.
Um dos indiciados é um mecânico de 38 anos dono de uma chácara na Zona Rural de Baraúna, município vizinho a Mossoró, onde ficava um esconderijo usado pelos fugitivos. Na ocasião da prisão, os investigadores apontaram que ele recebeu R$ 5 mil para esconder os dois fugitivos na propriedade.
O outro indiciado é um homem apontado como integrante do Comando Vermelho, que teria viajado ao Ceará e voltado ao Rio Grande do Norte em um carro para dar apoio aos fugitivos.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Cães farejadores detectam cheiro de fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró em morador de Baraúna
21/03/2024
Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca
Cães farejadores usados pela força-tarefa detectaram nesta terça-feira (19) o cheiro dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró em um homem na zona rural da cidade de Baraúna (RN), onde as buscas têm se concentrado. A informação foi confirmada ao g1 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta quarta-feira (20).
O homem foi interrogado pelos policiais da força-tarefa e negou qualquer envolvimento com os foragidos. Ele não foi preso.
Deibson Cabral e Rogério Mendonça fugiram do presídio federal no dia 14 de fevereiro. Nesta quarta-feira, a força-tarefa entrou no 36º dia de caçada aos dois fugitivos.
Os dois foragidos foram vistos pela última vez no dia 3 de março, quando invadiram um galpão agrícola em Baraúna e agrediram um homem. No dia 12, os cães farejaram presença humana na zona rural da cidade.
Nesta quarta-feira (20), o Ministério da Justiça prorrogou por 10 dias o uso da Força Nacional na operação realizada no interior do Rio Grande do Norte. A autorização inicial foi concedida no dia 19 de fevereiro.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Caso Marielle: Lewandowski anuncia homologação da delação de Ronnie Lessa
19/03/2024
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fez um pronunciamento público nesta terça-feira (19/3) para anunciar a homologação da delação premiada de Ronnie Lessa, acusado de ser um dos responsáveis pela morte da vereadora Marielle Franco.
Com a colaboração de Lessa, homologada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a justiça chega mais perto de descobrir os envolvidos no assassinato, que completou seis anos em 14 de março.
A colaboração de Lessa foi oficializada após audiência do investigado com um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Morais. Lewandowski ainda destacou que a delação ocorre em sigilo de justiça, mas as atualizações trazem esperanças.
“Nós sabemos que essa colaboração premiada, que é um meio de obtenção de provas, traz elementos importantíssimos que nos levam a crer que brevemente nós teremos a solução do assassinato da vereadora Marielle Franco”, destacou o ex-magistrado. O ministro também elogiou o trabalho da Polícia Federal (PF) e apoio do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Em nota, o STF deu mais detalhes sobre a homologação: "O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, homologou o acordo de colaboração premiada de Ronnie Lessa após verificar presentes os requisitos da Lei nº 12.850/13 — regularidade, legalidade, adequação dos benefícios pactuados e dos resultados da colaboração à exigência legal. Na segunda-feira (18/3), houve audiência com o colaborador, na qual foi constatada a voluntariedade da manifestação da vontade dele. Agora, o caso está com a Polícia Federal para continuidade das investigações, que correm sob sigilo".
Essa publicação é um oferecimento