Notícias

9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever, aponta IBGE

23/03/2024


Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ao todo, 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais são analfabetas no Brasil — o que representa taxa de analfabetismo de 5,4% —, de acordo com dados presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Educação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22/3).

Em comparação com 2022, o índice do ano passado sofreu redução de cerca de 232 mil analfabetos na população brasileira.

Mais da metade (54,7%) das pessoas que não sabem ler e escrever mora no Nordeste, totalizando 5,1 milhões. Em seguida, aparece o Sudeste, que abriga 2,1 milhões (22,8%) dos analfabetos do país.

A Pnad Contínua Educação retrata o panorama educacional da população do Brasil, com os seguintes indicadores: analfabetismo, nível de instrução e número médio de anos de estudo, taxa de escolarização, abandono escolar de pessoas de 14 a 29 anos, entre outras abordagens.

Analfabetismo nas regiões do Brasil

O Nordeste e o Norte apresentaram as taxas de analfabetismo mais elevadas — 11,2% e 6,4%, respectivamente —, entre pessoas com 15 anos ou mais. Enquanto esses dados eram significativamente menores no Centro-Sul do Brasil.

Apesar da queda considerável de 0,5 ponto percentual, entre 2022 e 2023 (passando de 11,7% para 11,2%), o Nordeste é a única região que ainda não conseguiu cumprir a Meta 9, presente no Plano Nacional de Educação (PNE) — que prevê a redução da taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais para 6,5%.

O Brasil atingiu essa meta intermediária em 2017, enquanto Sul, Sudeste e Centro-Oeste alcançaram esse feito desde 2016. O Norte só cumpriu a meta 9 do PNE em 2022.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Cidade

POÇO BRANCO: Homem morre carbonizado dentro de casa na madrugada desta sexta-feira (22)

23/03/2024


Um homem, de 68 anos, conhecido como Damião morreu carbonizado no quarto de sua  casa  na madrugada desta sexta-feira (22), onde morava com seu irmão Luiz Anselmo, na rua Manoel Roque, 121, conjunto Novos Tempos na cidade de Poço Branco RN.

Segundo o Blog do Rocha apurou junto a seu irmão Luiz Anselmo, ambos tinham bebido e seu irmão Damião foi dormir, por volta das 0h30 minutos da madrugada o quarto do mesmo começou a pegar fogo e  o mesmo foi consumido pelas chamas.

Não se sabe ainda a causa do incêndio, mas pode ter sido provocado por um cigarro que queimou o colchão e provocou toda essa tragédia.

Os vizinhos perceberam a fumaça e ainda  tentaram salvar o homem,  mas as chamas já alcançavam o telhado do quarto, onde  Damião foi encontrado sem vida, deitado na cama. O fogo não se espalhou pela casa,  ficou restrito ao quarto.

O ITEP foi chamado, recolheu o corpo para perícia e depois ser liberado para sepultamento. O Blog do Rocha se solidariza com a família e que Desu receba Damião em seu Reino.

 

 Fonte: Williams Rocha

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Cidade

João Câmara: OPOSIÇÃO MENTE NOVAMENTE: Fardamento escolar e material estão garantidos aos alunos da rede municipal

22/03/2024





FOTO/CECIDA

Em uma tentativa desesperada de montar uma narrativa para tentar desmerecer a gestão do prefeito Manoel Bernardo, alguns membros da oposição gritavam aos cantos canto da cidade, batiam em mesa, publicavam matérias que o fardamento não seria entregue, passaram vergonha.

O prefeito Manoel Bernardo garantiu o fardamento escolar e também o material para os alunos da rede municipal, o material começou a ser destribuído pela Escola Municipal de tempo integral Ivanize Lacerda e CEMEI Fanquinha.

A secretária Ozelia Medeiros nos informou que as demais escolas serão entregues durante a semana, garantindo assim mais conforto e compromisso com a população da cidade.

Mais uma vez a oposição em um ato de desespero comete uma grande falha ao tentar propagar que o fardamento e o material não seriam entregues. Isso mostra que estão absolutamente despreparados para ocupar qualquer cargo público na cidade. Veja bem, não conseguem sustentar uma mentira, será que iriam caso ganhassem sustentar um governo? É SOMENTE UMA PERGUNTA.

 

MATÉRIA/ Netinho Faustino 

 

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Notícias

Homem que fingia ser prefeito de Aracaju para aplicar golpes em empresários é preso em Natal

22/03/2024


Material apreendido com o homem que foi preso — Foto: SSP/SE

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) cumpriu mandado de prisão pelo crime de estelionato contra um homem que fingiu ser prefeito de Aracaju com o objetivo de aplicar golpes em empresários. A ação foi realizada na última terça-feira (19), em Natal, por meio de uma ação integrada com a Polícia Civil de Sergipe. A informação foi divulgada pela PCRN nesta sexta-feira (22).

A investigação foi iniciada no Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de Sergipe, por meio da Delegacia Especial de Repressão à Crimes Cibernéticos (DRCC), quando foram registradas, inicialmente, duas notícias de crimes praticados supostamente pela mesma pessoa e utilizando-se de semelhante modus operandi. A partir daí, houve trocas de informações com a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

O Delegado André Baronto, da PCSE, esclarece que as investigações apontam que o suspeito também se passava por prefeito de outros municípios de Sergipe e de outros estados. “A partir daí, quando identificados que ele residia no Rio Grande do Norte, nós entramos em contato com a Deicor/RN e começamos a trocar informações. Nisso, acabamos representando pela prisão preventiva da busca e apreensão”, complementa.

Segundo ele, ainda, o estelionato consistia no contato do indivíduo com empresários, oportunidade em que ele se passava por assessor dos prefeitos e depois como prefeito, com o objetivo de pedir apoio financeiro no transporte de pessoas e vacinas. O delegado Joacir Rocha, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR/PCRN), afirma que o investigado agora segue à disposição do Sistema Prisional.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA VENÂNCIO

Notícias

NA CADEIA: Mauro Cid é preso após depoimento ao STF

22/03/2024


Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid, voltou a ser preso para a prisão nesta sexta-feira (22) após prestar depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre áudios vazados em que ele critica Alexandre de Moraes e a Polícia Federal (PF).

Após o término da audiência de confirmação dos termos da colaboração premida, que durou cerca de 1h30, foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pelo Ministro Alexandre de Moraes contra Cid por descumprimento das medidas cautelares e por obstrução à Justiça. Cid foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) pela PF.

Os áudios publicados pela “Veja” indicam que Mauro Cid teria afirmado a um interlocutor que os policiais, ao interrogá-lo, queriam que ele falasse coisas que não aconteceram.

“Eles (os policiais) queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu”, teria dito Mauro Cid em uma mensagem de áudio enviada, segundo a revista, a um amigo.

A conversa, afirma a revista, teria durado mais de uma hora. “Eles estão com a narrativa pronta. Eles não queriam saber a verdade, eles queriam só que eu confirmasse a narrativa deles. Entendeu?”, teria dito o militar ao amigo.

Sobre Alexandre de Moraes, a “Veja” informou que Cid fez uma série de considerações sobre a condução do processo. “O Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta”, teria afirmado.

Os áudios teriam sido gravados após o último depoimento de Cid à PF, em 11 de março.

Cid é considerado uma das principais peças da apuração sobre a possível tentativa de golpe encabeçada por Bolsonaro, integrantes de seu governo e aliados. O STF homologou o acordo de delação do ex-ajudante de ordens em 9 de setembro de 2023.

Como a delação está em andamento, o STF mantém sob sigilo o acordo. Cid já prestou sete depoimentos à PF. O último durou aproximadamente oito horas.

 

CNN Brasil 

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Mundo

Coceira constante leva mulher a descobrir doença rara no fígado

22/03/2024


A inglesa Florence Charles, de 29 anos, descobriu que a causa da coceira constante que sentia era uma doença rara e não diagnosticada no fígado.

Além da sensação constante de formigamento na pele, a jovem sentia náuseas e fadigas, mas que acreditava que tudo estava relacionada ao seu recente casamento. Florence tinha iniciado a vida a dois apenas alguns meses antes dos sintomas aparecerem.

“A coceira dela era tão grande, especialmente nas mãos e nos pés, que ela tinha de dormir com bolsas de gelo nos pés e tomava banhos constantes para aliviar a sensação”, lembrou Josh Charles, marido da jovem, em entrevista ao Daily Mail.

Após uma sequência de exames de sangue apontar icterícia, quando o fígado começa a perder a eficiência, os médicos descobriram que Florence tinha colangite esclerosante primária.

Colangite esclerosante primária (CEP)

A CEP é uma doença hematológica crônica e autoimune (fruto de um ataque do próprio organismo às suas células). O problema de saúde leva a uma inflamação dos dutos bilhares e, caso não seja tratada, progride para a cirrose e a falência do fígado. Não há cura para o quadro, mas ele pode ser controlado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, a doença é mais frequente na Europa (com 6 casos para cada 100 mil pessoas) e relativamente rara no Brasil. Estima-se que a frequência aqui seja de um terço da observada no hemisfério norte, mas não há dados concretos.

Ela é uma doença mais frequente em homens (na proporção 2:1) e é frequentemente associada a outras doenças autoimunes, especialmente a doença inflamatória intestinal (DII), a hepatite e a doença de Crohn.

A coceira como sintoma

Os sintomas mais frequentes da doença são: icterícia, coceira na pele, alterações na cor da urina, dor localizada abdominal, fadiga, perda de peso e descontrole das enzimas corporais.

No caso de Florence, a coceira foi o sintoma que levou ao diagnóstico. “Não conseguia me livrar da sensação de ter a pele inteira irritada. Não estava nem conseguindo mais trabalhar”, afirmou.

A CEP não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados. “Estou passando agora por ajustes da medicação, mas consegui retomar a minha vida. Hoje em dia, tomo 13 medicamentos por dia para manter os sintomas sob controle, mas isso não é nada perto do sofrimento de não saber o que tinha”, contou.

 

O único tratamento definitivo seria um transplante de fígado, mas ele é indicado apenas para casos mais severos, quando a medicação já não funciona.

Essa publicação é um oferecimento

JR PLAY FILMES - PRODUTOR AUDIOVISUAL

Notícias

Peão de rodeio morre eletrocutado ao usar celular ligado à tomada

22/03/2024


Leonardo era peão de rodeio em touro e sempre participava das cavalgadas em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul

O peão de rodeio Leonardo Moreira de Paula, 33 anos, morreu eletrocutado, na tarde dessa quinta-feira (21/3), em Água Clara, município do Mato Grosso do Sul. Ele usava o celular, que estava ligado à tomada, durante temporal, segundo informações da TV Fatos.

De Paranaíba, o jovem estava no Distrito de São Domingos acompanhando a mãe em uma visita à tia.

Peão de rodeio era conhecido na região

 

O prefeito Ângelo Guerreiro, de Três Lagoas, lamentou a morte do peão, conhecido na região. “Ao seu pai, Silvano de Paula, amigo de longa data meu e do Arizon Lopes, a toda a família e amigos, nossos sinceros sentimentos. Que Deus conforte o coração de todos”, disse.

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Cidade

João Câmara: Belas Artes é a maior e melhor loja de artigos personalizados e de corte a laser da cidade

22/03/2024






Siga Nosso Instagram 

@belasartesjc

Essa publicação é um oferecimento

LA BELAS ARTES - ARTES EM CORTES A LASER

Cidade

Em João Câmara o MOTOTÁXI FREI DAMIÃO É A SUA MELHOR OPÇÃO!

22/03/2024


LIGUE A COBRAR E PEÇA SUA MOTO DE UMA FORMA SEGURA!

 

Pensou em viajar com segurança e conforto? pensou MOTO TÁXI FREI DAMIÃO ?

Ligue agora 

9090 3262-2020 ou (84)99458-9587 

Funcionamos 24h 

Siga nosso Instagram @mototaxifreidamiao_3262_2020 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Política

Contas de Carlos Eduardo são aprovadas, mas com “ressalva”

22/03/2024


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (RN) aprovou com “ressalvas” as contas do ex-Prefeito de Natal (RN) Carlos Eduardo de 2022. Mas… foi com “ressalva”. Ou seja, em parte.

Essa publicação é um oferecimento

FF CONSULTORIA ONLINE

Curiosidades

País tem quase dois casos por dia de exercício ilegal da medicina

22/03/2024


O Brasil registrou quase dois casos por dia de exercício ilegal da medicina nos últimos 12 anos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O levantamento, segundo a instituição, foi motivado pelos casos reiterados de crimes recentes, que resultaram em lesões graves e morte de pacientes.

Entre 2012 e 2023, o país registrou 9.875 casos do crime, seja na medicina, na área dentária ou farmacêutica. No Poder Judiciário, foram 6.189 novos processos do tipo. Delegacias de Polícia Civil registraram 3.337 boletins de ocorrência.

Os dados foram coletados com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Poder Judiciário nos estados e as polícias civis das 27 unidades da Federação por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de registros nas delegacias de Polícia Civil: 937 ocorrências. Desse total, 11 resultaram em morte: cinco na capital fluminense, e 31 ocasionaram lesão corporal grave. O tribunal do estado é o que mais registrou processos novos no ano passado (74).

São Paulo vem em segundo lugar, com 528 ocorrências policiais. A maior parte delas acontece no interior do estado. Minas Gerais aparece na sequência, em terceiro lugar, com 337 ocorrências.

A instituição alerta também para a subnotificação de casos. Cinco estados não encaminharam as informações solicitadas: Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Alagoas.

No caso desse último, não há dados na base antes de 2021. Segundo o CFM, o Rio Grande do Sul enviou dados amplos que não possibilitaram recorte específico. Alguns não têm dados atualizados, nem uma base histórica com informações desde 2012.

O exercício ilegal da medicina é crime previsto no artigo 282 do Código Penal, com punição de 6 meses a 2 anos de multa.

“Fuja de promessas milagrosas” – O presidente do CFM, José Hiran Gallo, disse que a sociedade precisa estar constantemente informada dos perigosos de se submeter a procedimentos médicos realizados por profissionais sem a devida capacitação.

“Em caso de dúvida, vale consultar os sites dos Conselhos Regionais de Medicina ou do CFM para saber se o profissional tem o registro de médico e se ele está ativo. Nós sempre dizemos: fuja de promessas milagrosas, principalmente aquelas divulgadas nas redes sociais”, afirmou.

No caso de irregularidades, a recomendação é denunciar na polícia e nos conselhos de medicina, para que também seja aberta apuração administrativa e encaminhamento para os demais órgãos.

Casos emblemáticos – O CFM destacou alguns casos recentes de prática ilegal da medicina que tiveram maior repercussão. Em fevereiro deste ano, um dentista foi preso no Recife, por dar cursos proibidos de reposição hormonal.

Em agosto do ano passado, a polícia começou uma investigação em Goiânia sobre uma mulher que provocou lesão corporal em pacientes em clínicas de estética. Na mesma cidade, em novembro, foi aberta investigação contra quatro dentistas, que realizavam procedimentos estéticos exclusivos de médicos.

Em Coroados, no interior de São Paulo, uma mulher foi presa por usar registro profissional de outra médica e chegou a atender 30 pacientes em Unidades Básicas de Saúde (UBS). O caso foi registrado em março deste ano.

 

Em Divinópolis, no centro-oeste de Minas Gerais, uma biomédica foi detida em maio de 2023 por provocar a morte de uma paciente durante cirurgia ilegal.

Essa publicação é um oferecimento

JR PLAY FILMES - PRODUTOR AUDIOVISUAL

Cidade

Homem morre após sofrer choque com cortador de grama em Mossoró

22/03/2024


Um homem morreu na manhã desta quinta-feira (21), em Mossoró (RN), após sofrer um choque elétrico em casa enquanto utilizava um cortador de grama.

Francisco Francimar de Morais, de 58 anos, estava descalço no momento em que foi eletrocutado.

Logo após tomar o choque, a esposa de Francisco gritou por ajuda. Os vizinhos tentaram auxiliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o homem já havia morrido.

De acordo com os peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), os vestígios apontam que o homem morreu após sofrer um choque elétrico no manuseio entre a tomada do cortador de grama e uma extensão.

“Ele estava manuseando um equipamento de cortar grama e, ao tentar fazer uma troca de tomada, ou alguma coisa assim [aconteceu o acidente], contou o perito do Itep Clécio Soares.

 

O caso será investigado pela Polícia Civil de Mossoró. Com informações de g1 RN.

Essa publicação é um oferecimento

MOTO TAXI FREI DAMIÃO

Notícias

Robinho vai cumprir pena por estupro em Tremembé, a cadeia dos famosos

22/03/2024


Foto: Reprodução/GE

Preso nesta quinta-feira (21/3) em Santos, no litoral paulista, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) validar a sentença da Justiça italiana que o condenou a 9 anos de prisão, por estupro coletivo, o ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, vai cumprir pena na Penitenciária 2 de Tremembé (P2), no interior de São Paulo.

O presídio é conhecido como a “Cadeia dos Famosos” por abrigar presos envolvidos em casos de grande repercussão, como Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Gil Rugai e Lindemberg Alves. Na P2 de Tremembé também ficou detido Edinho, filho de Pelé, que foi goleiro do Santos, time que projetou Robinho no futebol.

Robinho foi preso pela Polícia Federal (PF) no início da noite desta quinta-feira, em seu apartamento em Santos, e levado para a sede da PF na cidade para exame de corpo de delito. Ele passou por audiência de custódia e foi transferido por volta da 1h desta sexta-feira (22/3) para a penitenciária de Tremembé.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

TOWN FOR MAN

Notícias

Concurso Caixa: presidente prevê 2 mil nomeações ainda este ano

22/03/2024


Das mais de 4 mil vagas ofertadas no concurso da Caixa 2 mil devem ser preenchidas ainda este ano. A informação foi passada pelo presidente do banco, Carlos Vieira.

Segundo Carlos, a previsão é que 2 mil novos empregados entrem já neste segundo semestre de 2024. Os demais serão convocados no ano seguinte, em 2025.

“Temos que consolidar 1º a entrada dessas pessoas. A expectativa é de entrarem 2 mil novos empregados no 2º semestre e outros 2 mil no ano seguinte. Mas é um concurso importante. Há dez anos que a Caixa não realizava (concursos)”, disse Carlos Vieira em entrevista ao Poder 360.

O presidente também comentou que a seleção já está perto de alcançar 1,1 milhão de inscritos.

Na última parcial, o banco revelou oficialmente que o concurso Caixa tem 1.005.478 de inscrições realizadas, sendo que somente 514.469 candidatos já estão confirmados.

Esse total estava relacionado aos que já haviam realizado o pagamento da taxa de inscrição ou que tiveram seus pedidos de isenção aceitos.

Parcial de inscritos do concurso Caixa

De acordo com a Caixa, a parcial de inscritos, até o momento, está da seguinte forma:

técnico bancário novo: 904.340 inscrições e 463.763 confirmadas;

técnico bancário de Tecnologia da Informação (TI): 93.586 inscrições e 46.989 confirmadas;

engenheiro de segurança do trabalho: 6.893 inscrições e 3.362 confirmadas; e

médico do trabalho: 659 inscrições e 355 confirmadas.

Concurso Caixa tem inscrições abertas até segunda, 25

As inscrições do concurso da Caixa seguem abertas e vão até a próxima segunda-feira, dia 25.

Para quem deseja participar, basta acessar o site da Fundação Cesgranrio e preencher o formulário com todos os dados.

Após o preenchimento, será preciso quitar o valor da taxa até o último dia para pagamento, sendo eles de:

R$50, para técnico bancário (nível médio); e

R$60, para médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho (nível superior).

Quem teve o pedido de isenção negado, ainda pode participar, desde que pague o valor da taxa.

 

A xpectativa é que o atual concurso da Caixa de 2024 ultrapasse o edital de 2014. Na época, a seleção registrou 1.176.614 inscritos, sendo uma das mais concorridas da história.

Essa publicação é um oferecimento

PREFEITURA DE PARAZINHO - RN

Insegurança

“Disseram que Natal não era como o Rio de Janeiro”, diz turista após ser assaltada em praia de Natal

22/03/2024


Foto: Reprodução/TV Tropical

Dois casais de turistas, sendo um boliviano e um do Acre, foram roubados por criminosos nessa quarta-feira (20). O crime aconteceu na Praia do Forte, zona Leste de Natal. A turista boliviana desabafou após o crime e afirmou que não voltará mais à cidade.

“Disseram que Natal não era como o Rio de Janeiro. Disseram que Natal era tranquila, que poderia caminhar por todo lado. Como vou me sentir tranquila se meu marido está todo ensanguentado? Nunca mais eu venho ao Brasil”, falou.

O marido dela também conversou com a reportagem da TV Tropical. Ele lamentou que os documentos foram roubados, mas elogiou o trabalho da Polícia Militar, que prendeu dois criminosos pouco tempo depois.

Um policial militar que participou da ação relatou que os suspeitos foram localizados em outro trecho da zona Leste da capital. “O cidadão gritou informando que tinha acontecido um assalto. No deslocamento, perto da escadaria de Mãe Luíza, estavam os dois. As vítimas reconheceram. Segundo os dois, eles estavam com duas garotas. Segundo eles, elas levaram a arma e os objetos”, detalhou.

 

Portal da Tropical

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA VENÂNCIO

Notícias

Moraes vota para condenar mais 14 pessoas por envolvimento nos atos extremistas do 8 de Janeiro

22/03/2024


Foto: Gustavo Moreno

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (22) para condenar mais 14 acusados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de participação nos atos extremistas do 8 de Janeiro, em Brasília, no ano passado (veja os nomes abaixo). As ações penais serão analisadas de forma virtual até o próximo dia 3.

Confira o nome e o tempo da pena de cada um:

• DAVI EMANUEL PEREIRA DOMICIANO — 14 anos

• FATIMA APARECIDA PLETI — 17 anos

• GELSON ANTUNES DA SILVA — 14 anos

• JOSIANI VARGAS DE FREITAS — 14 anos

• MARCELO SOARES KONRAD — 14 anos

• MARIA APARECIDA DE ALMEIDA — 14 anos

• MARIA APARECIDA MEDULE — 14 anos

• MIGUEL FERNANDO RITTER — 14 anos

• ORLANDO BARDELLI DA SILVA — 17 anos

• OSWALDO DE SOUZA LOPES JUNIOR — 14 anos

• RODRIGO PEREIRA SANTIAGO — 14 anos

• ROSEMEIRE APARECIDA MORANDI — 17 anos

• SONIA TERESINHA POSSA — 14 anos

• THIAGO RENAN BORGES PEREIRA — 17 anos

Os 14 réus, presos durante os ataques aos prédios dos Três Poderes, respondem pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

No julgamento virtual, não há discussão. Os ministros votam por meio do sistema eletrônico da Corte. Se há um pedido de vista, a sessão é suspensa. Quando ocorre um pedido de destaque, o julgamento é reiniciado no plenário físico.

Desde setembro, o Supremo condenou ao menos 145 pessoas envolvidas nos atos extremistas. As penas variam entre 12 e 17 anos de prisão. Ao todo, a Corte recebeu 1.345 denúncias. Desse total, 1.113 foram suspensas para que a PGR avalie se vai propor acordos que evitem a condenação.

Os atos extremistas que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes deixaram um prejuízo material de R$ 20,7 milhões. Nas condenações, o STF vem estabelecendo o pagamento de uma multa de R$ 30 milhões, dividida entre todos os réus, por danos coletivos.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Política

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO ESTIMULADA 2: Jaime venceria com 62% contra 19% de Eraldo

22/03/2024


A PESQUISA SETA/BG/SÃO GONÇALO também avaliou um segundo cenário estimulado, apenas com os nomes de Jaime Calado e Eraldo Paiva.

O ex-prefeito venceria com  62,4%, contra 19,5% de Eraldo, 11,9% não responderam e 5,7% votariam branco ou nulo.

 

A pesquisa foi registrada no TRE-RN com o número RN-02988/2024, entrevistou 500 pessoas entre os dias 16 e 17 de março.

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Política

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO GONÇALO REJEIÇÃO: Eraldo é o mais rejeitado por 34%, Geraldo 29% e Jaime 8%

22/03/2024


A PESQUISA SETA/BG/SÃO GONÇALO também perguntou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum.

Eraldo Paiva foi o mais rejeitado por 34,7% dos entrevistados, Geraldo 29,5% e Jaime 8,5%, enquanto 27,3% não rejeitam ninguém.

 

A pesquisa foi registrada no TRE-RN com o número RN-02988/2024, entrevistou 500 pessoas entre os dias 16 e 17 de março.

Essa publicação é um oferecimento

SANTANDER PERTO

Notícias

Dino nega recurso de Bolsonaro contra multa aplicada pelo TSE

21/03/2024


Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino negou, nesta quinta-feira (21) recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para anular a decisão que o condenou a pagar R$ 70.000 por impulsionamento ilegal durante a campanha eleitoral de 2022.

Os advogados da campanha de Bolsonaro recorreram ao Supremo para tentar anular decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que reconheceu a ilegalidade cometida contra a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao analisar a peça, Dino rejeitou o recurso por razões processuais. Para o ministro, a jurisprudência do Supremo impede a reavaliação das provas julgadas pelo TSE. Eis a íntegra da decisão.

“Houve reconhecimento de que estes não só efetivaram impulsionamento de conteúdo negativo na internet como também não identificaram de forma inequívoca, clara e legível o número de inscrição no CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] ou o número de inscrição no CPF [Cadastro Nacional de Pessoa Física] da pessoa responsável, além de que não colocaram a expressão ‘Propaganda Eleitoral’, desrespeitando as regras”, disse.

Ex-ministro da Justiça e Segurança do governo Lula, Dino foi empossado no Supremo no mês passado. Ele também é relator de mais 350 processos, dentre os quais, ações contra a atuação de Bolsonaro durante a pandemia da covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão do ex-presidente.

 

Poder 360 com informações de Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

FF CONSULTORIA ONLINE

Curiosidades

Sem hélices e silenciosas: novas turbinas eólicas são ‘amigas’ das aves

21/03/2024


As turbinas eólicas são uma forma de geração de energia limpa, mas que trazem dois problemas: são barulhentas e podem matar aves. Novas startups estão tentando solucionar esses problemas com opções silenciosas e “amigas dos pássaros”.

Em vez de parecer um ventilador gigante, como as turbinas convencionais, ela tem um design cilíndrico e sem hélices. O modelo é da startup espanhola Vortex Bladeless, que desenvolveu a turbina Vórtez.

Ela é feita para oscilar com o vento, num processo chamado de vibração induzida por vórtice. Esse movimento é convertido para energia elétrica.

Outra vantagem desse modelo de turbina é que ele pode ser usado também em ambientes com menos vento. Nas turbinas convencionais, o local precisa ter forte incidência de ventos para fazer sentido a instalação.

A empresa diz que suas turbinas são 30% mais baratas que as convencionais por ter instalação e manutenção mais simples. A Vortex Bladeless tem feito uma série de protótipos para testar a viabilidade e aplicação da tecnologia.

Startup americana tenta mais energia, com menos espaço. Outra solução é da startup dos EUA Aeromine Technologies, que tenta mirar na geração de energia eólica comparada com a solar.

A empresa promete com sua turbina sem hélice gerar 50% mais energia do que o mesmo custo de painéis solares tradicionais em um telhado e usando apenas 10% de área. Além da eficiência, ideia da companhia é tentar gerar mais energia ocupando menos espaço, inclusive instalando essas turbinas em áreas livres no rooftop de prédios.

A companhia diz ainda que sua turbina não tem partes móveis expostas – o que reduz a manutenção, e aumenta a vida útil do equipamento. E como a solução da startup espanhola também é silenciosa e menos intrusiva visual e sonoramente.

Ainda que as duas empresas apontem para um futuro de turbinas sem hélice e silencioso, a viabilidade das soluções continua sendo estudado. Sem contar que elas precisam ser testadas a longo prazo, em diferentes ambientes e a adaptabilidade em infraestruturas já existentes.

 

Com informações de UOL

Essa publicação é um oferecimento

MENU DAS GRIFES

Primeira páginaAnterior Próxima Última página