Mundo
Google demite funcionários que participaram de protesto
18/04/2024
Foto: Reprodução
O Google demitiu 28 funcionários que protestaram na 3ª feira (16.abr.2024) devido ao contrato da empresa com o governo de Israel. O desligamento dos trabalhadores foi informado pelo vice-presidente de Segurança Global, Chris Rackow, em um e-mail enviado a toda a companhia. O jornal The Wall Street Journal teve acesso ao comunicado.
Os protestos foram liderados pela organização No Tech for Apartheid. Foram realizados nos escritórios do Google nas cidades norte-americanas de Nova York, Seattle e Sunnyvale. No e-mail, Rackow disse que os atos foram “inaceitáveis, extremamente perturbadores e fizeram os colegas de trabalho se sentirem ameaçados”.
Segundo o The Wall Street Journal, Google e Amazon assinaram em 2021 um contrato, conhecido como Nimbus, para fornecer serviços em nuvem ao governo israelense.
Os manifestantes disseram que planejavam ocupar os escritórios do Google até serem presos ou até que a empresa cancelasse o contrato com Israel. Na 3ª feira (16.abr), 9 trabalhadores da big tech foram presos em Sunnyvale. Eles ocuparam um escritório usado pelo CEO do Google Cloud, Thomas Kurian.
Um porta-voz do No Tech for Apartheid contestou que todos os 28 funcionários demitidos tenham participado do protesto. “Este ato flagrante de retaliação é uma indicação clara de que o Google valoriza mais o seu contrato de US$ 1,2 bilhão com o governo genocida e os militares israelenses do que seus próprios trabalhadores –aqueles que criam valor real para executivos e acionistas”, lê-se em comunicado citado pela publicação norte-americana.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
TEM QUE RESPEITAR O BRASIL TAMBÉM: Musk obedece ordens eleitorais da Índia no X para retirar conteúdos da plataforma
17/04/2024
YOUTUBE
A rede social X (antigo Twitter) revelou em sua plataforma várias ordens da Comissão Eleitoral da Índia para remover postagens de formações e candidatos nas eleições gerais e pediu que todas as instruções de monitoramento fossem relatadas, acusando o governo indiano de censura.
“A Comissão Eleitoral da Índia (ECI) emitiu ordens de remoção exigindo que o X atue em postagens contendo discursos políticos compartilhados por políticos eleitos, partidos políticos e candidatos a cargos públicos”, disse a plataforma em um comunicado em sua conta dedicada a assuntos governamentais na quarta-feira, 17.
O X compartilhou uma série de comunicados emitidos pela ECI solicitando a remoção imediata de determinadas postagens por supostamente violarem o código de conduta, principalmente de partidos que se opõem ao governo nacionalista hindu do primeiro-ministro Narendra Modi. A corrida eleitoral na Índia começa no final desta semana.
“Em conformidade com as ordens, suspendemos essas postagens até o final do período eleitoral. No entanto, não concordamos com essas ações e defendemos que a liberdade de expressão deve se estender ao discurso político em geral”, disse X. A rede social também solicitou à Comissão Eleitoral que “publique todas as suas ordens de exclusão no futuro”, concluiu a carta.
A reclamação ocorre às vésperas das eleições indianas e também nos dias que antecedem uma reunião entre o proprietário da plataforma, Elon Musk, e Modi. O relacionamento entre Musk e Modi se desenrola em meio a reclamações e reivindicações de controle excessivo sobre o antigo Twitter e reuniões amistosas que buscam a entrada da Tesla no mercado indiano.
Embora não tenha havido nenhuma palavra oficial sobre a data da próxima reunião, espera-se que ela ocorra nas próximas duas semanas. Nas eleições da Índia, que começam em 19 de abril, quase um bilhão de eleitores votarão em um período de seis semanas. As pesquisas e a opinião pública concordam que Modi ganhará facilmente um terceiro mandato consecutivo.
Fonte: Estadão
Essa publicação é um oferecimento
Presidente do Irã diz que qualquer ação contra os interesses do país receberá resposta severa
16/04/2024
Foto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Durante uma conversa com o emir do Catar, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que qualquer ação contra os interesses do país receberá uma resposta severa. As informações foram publicadas pela agência iraniana ISNA, nesta terça-feira (16).
A afirmação de Raisi acontece após Israel afirmar que vai responder ao ataque iraniano contra o país, lançado no sábado (13). Naquele dia, mais de 300 mísseis e drones do Irã foram enviados ao território israelense.
Raisi conversou com o emir Tamim bin Hamad al-Thani por telefone. Segundo a ISNA, o presidente iraniano enfatizou a necessidade de tomar medidas dissuasivas contra o conflito na Faixa de Gaza. Ele também criticou o apoio de alguns países do Ocidente a Israel.
“Declaramos categoricamente que a menor ação contra os interesses iranianos certamente será recebida com uma resposta severa, generalizada e dolorosa contra qualquer perpetrador”, disse.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Estados Unidos estão “comprometidos” com a segurança de Israel, diz Biden
15/04/2024
Foto: Official White House Photo by Adam Schultz
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abordou publicamente pela primeira vez o ataque do Irã contra Israel no fim de semana, dizendo que continua focado na segurança de Israel e em buscar um cessar-fogo e um acordo de reféns, enquanto trabalha para impedir que o conflito se transforme em uma guerra regional mais ampla.
“Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel. Estamos comprometidos com um cessar-fogo que trará os reféns para casa e evitará que o conflito se espalhe além do que já se espalhou”, disse Biden na Casa Branca.
O presidente fez os comentários ao dar as boas-vindas ao primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, no Salão Oval, em meio à tensão contínua na região e às preocupações com as forças dos EUA.
“Também estamos comprometidos com a segurança do nosso pessoal e parceiros na região, incluindo o Iraque”, disse Biden. “A parceria entre o Iraque e os Estados Unidos é crítica.”
Fonte: CNN
Essa publicação é um oferecimento
Gabinete de Israel volta a se reunir após 1º encontro terminar sem resposta definida ao Irã
15/04/2024
Foto: Reprodução/X/@IsraeliPM
Uma nova reunião do gabinete de guerra de Israel está marcada para esta segunda-feira (15), após o primeiro encontro entre o alto escalão do governo e do exército israelenses, no domingo (14), terminar sem uma decisão sobre como o país responderá ao ataque do Irã.
O gabinete está determinado a responder – mas ainda não decidiu o momento e o âmbito. O funcionário disse que os militares israelenses foram encarregados de apresentar opções adicionais de resposta
Separadamente, um alto funcionário do governo Biden informou aos repórteres que um funcionário israelense disse aos Estados Unidos que não pretende intensificar significativamente o confronto com o Irã.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Autoridades de Israel concordam em responder a ataque do Irã, mas divergem sobre período e intensidade
14/04/2024
Sistema anti-aéreo em funcionamento em Israel durante o ataque do Irã – Amir Cohen – 14.abr.24/Reuters
As autoridades de defesa de Israel concordam que o país deve responder aos ataques do Irã feitos entre a noite desse sábado (13) e a madrugada deste domingo (14), mas discordam a respeito de quando e como a retaliação deve ser feita, de acordo com a imprensa do país. Segundo o ministro do Gabinete de Guerra israelense, Benny Gantz, o país vai “cobrar o preço” das agressões da “maneira e no momento que convier”.
A mídia internacional do Oriente Médio aponta que os integrantes do Gabinete de Guerra de Israel estão divididos. Parte deles defende que o país responda com força, enquanto membros mais moderados argumentam que o momento exige uma abordagem equilibrada, para evitar uma escalada do conflito na região.
Segundo um jornal local de Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu estava decidido a contra-atacar o Irã já na manhã deste domingo (14), mas desistiu depois de conversar por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ele teria dito a Netanyahu que os Estados Unidos não vão participar de eventual contraofensiva de Israel ao Irã.
A fala de Gantz teria demonstrado que Israel não deve responder às agressões imediatamente. “Esse evento não terminou. A aliança estratégica e o alinhamento de cooperação regional devem ser fortalecidos, especialmente agora”, destacou o ministro israelense. O Gabinete de Guerra de Israel reuniu-se na manhã deste domingo (14), no horário de Brasília, para discutir uma resposta aos ataques do Irã.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Biden chama ataque do Irã de ‘descarado’ e diz que vai reunir G7 para coordenar resposta
14/04/2024
Foto: Adam Schultz/AP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou o ataque do Irã contra Israel, no sábado (13), como “descarado” e afirmou que vai reunir os líderes do G7 para coordenar uma resposta “diplomática e unida”.
Em comunicado, Biden afirmou que orientou a transferência de aeronaves e embarcações de defesa contra mísseis balísticos para apoiar Israel antes mesmo do ataque.
“Graças a esses destacamentos e à extraordinária habilidade dos nossos militares, ajudamos Israel a derrubar quase todos os drones e mísseis que estavam a caminho”, afirmou.
Biden disse ainda que irá convocar os líderes do G7 durante este domingo (14) e que manterá o contato com líderes israelenses.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Possível guerra entre Irã e Israel deve fazer petróleo subir
14/04/2024
Foto: Reprodução/Pixabay
A possível guerra entre Irã e Israel é vista com preocupação para a economia global. O temor é que o conflito cause uma disparada nos preços do petróleo. O barril do tipo brent já operava em alta na última semana diante do crescimento da tensão. Desde março, a cotação acumula 8% de alta. A tendência é de uma pressão ainda maior nos preços.
Neste sábado (13.abr.2024), o Irã lançou um ataque com drones e mísseis contra Israel. A tensão entre os 2 países vem crescendo desde o início da guerra do país judeu contra o Hamas. O grupo extremista palestino tem relação duradoura com o Irã, potência militar e econômica que já forneceu apoio político, financeiro e armamentos à organização.
Nas últimas semanas essa tensão cresceu. O serviço de inteligência dos Estados Unidos alertou na sexta-feira (12.abr) para a possibilidade de ataque do Irã a Israel. O mercado de petróleo estremeceu com temor de uma guerra generalizada e o barril chegou a bater US$ 93. Ao final do dia, fechou em US$ 90,21.
O possível conflito chega em um momento de alta do petróleo, tanto pelo temor de aumento dos conflitos como pela manutenção de cortes na produção feitas pela Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Em 2024, o barril do tipo brent –referência global– valorizou 20%.
Essa publicação é um oferecimento
Exército do Irã diz que operação foi “concluída” e alerta EUA e Israel contra retaliação
14/04/2024
Foto: REUTERS/Amir Cohen
Sardar Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, disse que o país enviou uma mensagem aos Estados Unidos através da embaixada suíça alertando Washington que se cooperar com Israel em suas possíveis próximas ações, as bases americanas “não terão qualquer segurança” e o Irã irá “lidar” com elas.
Bagheri disse que da perspectiva do Irã, a operação militar contra Israel “foi concluída”.
No entanto, ele enfatizou que as forças armadas iranianas permanecem em alerta máximo e estão preparadas para “agir se necessário”, de acordo com uma entrevista à TV estatal IRINN neste domingo (14).
“Se o regime sionista responder, a nossa próxima operação será muito maior”, disse Bagheri. O regime sionista é uma referência iraniana a Israel.
“As ações de Israel no consulado foram condenadas, portanto uma resposta deveria ter sido dada”, acrescentou Bagheri.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Itamaraty vê ataque do Irã a Israel com “grave preocupação”
14/04/2024
Foto: Reprodução
Ministério das Relações Exteriores brasileiro pediu “máxima contenção” para evitar escalada de conflito no Oriente Médio
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou, na noite deste sábado (13/4), pronunciamento sobre o ataque de drones do Irã a Israel. Os materiais foram neutralizados pelo domo de ferro israelenses e por caças de países aliados.
“Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã”, diz a nota do Itamaraty.
A diplomacia brasileira diz ver o acirramento do conflito com “grave preocupação”. “O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”, segue a nota.
O MRE recomenda, ainda, que não sejam feitas viagens não essenciais à região “e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras”.
As tensões entre Irã e Israel sofreram uma nova escalada no início do mês, quando o ataque a um complexo diplomático iraniano na Síria deixou 16 mortos, incluindo dois altos comandantes da Guarda Revolucionária iraniana.
Israel, junto aos Estados Unidos, já monitoravam ataques em uma possível retaliação iraniana. As dezenas de drones explosivos cruzaram os céus israelenses por volta das 2h no horário local.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, também se pronunciou neste sábado sobre o ataque. “Condeno fortemente a grave escalada representada pelo ataque em grande escala lançado contra Israel pelo Irã”, afirmou em comunicado.
O português recomendou um cessar-fogo imediato. “Nem a região nem o mundo consegue aguentar outra guerra”, lamentou.
Essa publicação é um oferecimento
“Quem ferir Israel também será ferido”, diz Netanyahu sobre ataque do Irã
13/04/2024
Foto: Ronen Zvulun/Reuters
O Irã lançou drones em direção a Israel, disse um porta-voz das Forças de Defesa de Israel neste sábado (13).
O porta-voz as Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari explicou que eles estavam acompanhando a ameaça em seu espaço aéreo e acrescentou que o ataque levará algumas horas para chegar a Israel.
Mais cedo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel estava se preparando para um ataque do Irã.
“Nossos sistemas defensivos estão implantados; estamos prontos para qualquer cenário, tanto defensiva quanto ofensivamente. O Estado de Israel é forte. As Forças de Defesa são fortes. O público é forte”, afirmou Netanyahu.
O premiê agradeceu aos EUA, Reino Unido, França e seus outros aliados por “estarem ao lado de Israel”.
“Determinamos um princípio claro: quem nos ferir também será ferido. Nos defenderemos contra qualquer ameaça e faremos isso com equilíbrio e determinação”, completou.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Rússia fala em criar “nova arquitetura de segurança” com a China
09/04/2024
Foto: Reprodução
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que Moscou e a China concordaram em discutir formas de aprofundar a cooperação em segurança na Europa e na Ásia. A medida seria para contrariar as tentativas dos EUA de impor a sua vontade na região. A declaração foi feita depois que o russo conversou com o chanceler chinês, Wang Yi. “Temos falado muito sobre a necessidade de garantir a segurança e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico, onde os EUA continuam a prosseguir com uma política de alianças militares e políticas com integrantes limitados que são claramente dirigidas contra a China e a Rússia”, disse Lavrov, citado pela agência russa Tass.
Segundo Lavrov, ele e o chanceler chinês discutiram “as perspectivas de criação de uma nova arquitetura de segurança na Europa e na Ásia, à medida que os mecanismos euro-atlânticos continuam decaindo e sendo destruídos”. Os Estados Unidos se colocaram ao lado da Ucrânia no conflito com a Rússia. Lavrov declarou, em fevereiro, que “as realidades de um mundo multipolar” estão causando uma “reação agressiva” nos EUA e em outros países ocidentais, que buscam manter seu “domínio” e sua “hegemonia”.
A relação dos norte-americanos com a China vem se deteriorando desde que o presidente dos EUA, Joe Biden, assumiu a Casa Branca, no começo de 2021. Em telefonema a Biden no começo deste mês, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que os fatores negativos no relacionamento do país asiático com os Estados Unidos têm crescido.
Xi Jinping conversou por telefone, em fevereiro, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na época, o líder chinês disse que os países deveriam estreitar a “coordenação estratégica” para assegurar seus interesses. Os 2 concordaram em “intensificar” a cooperação de políticas externas em várias organizações, como a ONU (Organização das Nações Unidas) e o Brics.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
MEXEU COM XANDÃO: PF abre procedimento para apurar falas de Elon Musk contra Moraes
09/04/2024
Foto: WikimediaCommons
A PF (Polícia Federal) instaurou um procedimento para apurar as falas do dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
O procedimento faz parte da decisão do ministro de incluir Musk como investigado no inquérito das milícias digitais, protocolado em julho de 2021 e que investiga grupos por condutas contra a democracia.
Além disso, Moraes determinou a instauração de um novo inquérito para apurar as condutas do empresário em relação aos crimes de:
obstrução à Justiça;
organização criminosa; e
incitação ao crime.
Segundo Moraes, o empresário do X iniciou uma “campanha de desinformação sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral” no sábado (6.abr) que foi reiterada no domingo (7.abr).
Fala em “abuso de poder econômico” por parte de Musk para tentar “manipular a opinião pública”. Já a plataforma é acusada de “induzir a manutenção de condutas criminosas praticadas pelas milícias digitais” investigadas em inquérito de mesmo nome.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Aeronave Boeing perde partes da turbina após levantar voo nos EUA
07/04/2024
Caso aconteceu na cidade de Denver. Apesar do susto, avião conseguiu voltar em segurança para o aeroporto de onde saiu
Uma aeronave do modelo Boeing 737-800 da companhia aérea Southwest Airlines perdeu partes da cobertura de uma das turbinas logo após a decolagem. Apesar do susto, ninguém se feriu, e o avião conseguiu voltar em segurança para o aeroporto de onde saiu, na cidade de Denver, nos Estados Unidos.
O episódio aconteceu na tarde deste domingo (7/4). Os pedaços que saíram da turbina atingiram a asa da aeronave. A Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) vai investigar o incidente.
O voo 3695 da Southwest saiu de Denver com destino a Houston, no estado do Texas. A companhia aérea informou que seguiu o transporte dos passageiros e acrescentou que as equipes de manutenção estavam revisando a aeronave.
Segundo a agência Reuters, de acordo com registros do FAA, o avião entrou em serviço no início de 2017. A Boeing encaminhou perguntas à Southwest para obter informações sobre as operações de aviões e a frota da companhia aérea.
Essa publicação é um oferecimento
Jornalista brasileira está foragida do FBI há 82 dias
03/04/2024
Reprodução
Há 82 dias a brasiliense Patrícia Lélis é foragida do FBI. Acusada de fraude, a jornalista é procurada pela Justiça dos Estados Unidos desde 12 de janeiro. Lélis é acusada de fraude eletrônica, transações monetárias ilegais e roubo de identidade agravado. A informação foi confirmada pelo Departamento de Justiça dos EUA.
De acordo com a Justiça americana, Lélis teria se passado por uma advogada especializada em imigração e aplicado golpe em clientes que chega ao valor de US$ 700 mil a R$ 3,4 milhões. A acusação afirma que a foragida vivia em Arlington, nos Estados Unidos, e prometia ajudar clientes estrangeiros a obter visto permanente no país. Ela teria cobrado R$ 1,32 milhão pelo serviço a uma vítima.
Acusação – No entanto, segundo a acusação, Patrícia movimentou o dinheiro para sua conta bancária pessoal e usou o montante para reformar o banheiro de sua casa e quitar dívidas do cartão de crédito. Se condenada, Lélis pode pegar até 20 anos de prisão.
A última publicação de Patrícia nas redes sociais é de fevereiro, quando estava há mais de um mês foragida. No post, ela confirmou que está sendo procurada e diz que as acusações são infundadas. “Sim, o FBI no USA está me ‘procurando’. Mas já sabem exatamente onde estou como exilada política. Foram meses de perseguições e mentiras”, disse à época.
“Meu suposto crime: não aceitei que me fizessem de bode expiatório contra aqueles que considero como meus irmãos por cultura e principalmente por lado político e, sim, ‘roubei’ todas as provas que pude para mostrar o meu lado da história e garantir minha segurança”, completou a brasileira.
Quem é – Patrícia Lélis é brasiliense e já esteve envolvida em diversas polêmicas. Em 2016, ela acusou o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) de tentativa de estupro, assédio sexual e agressão. O processo contra o parlamentar foi arquivado.
Essa publicação é um oferecimento
Na Sexta-Feira Santa, papa propõe que fiéis olhem para a consciência
29/03/2024
Reprodução
Nas meditações da Via-Sacra, o papa Francisco sugeriu que fiéis façam uma reflexão sobre sua própria consciência e às distorções do mundo
O papa Francisco convidou os fiéis a fazerem uma “conversa face a face com Jesus” e refletirem sobre a própria consciência, nesta Sexta-Feira Santa (29/3). A palavra consta nas meditações da Via-Sacra, que ocorrerá no Coliseu, em Roma, na noite desta sexta (29/3). A celebração, tradicional entre católicos, relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo.
As meditações da Via-Sacra geralmente são feitas por bispos, missionários e outros representantes da Igreja Católica ou de grupos da sociedade, como refugiados de guerra. No entanto, neste ano, o texto foi redigido pelo próprio papa.
Na palavra, o pontífice sugere que os fiéis reflitam para si mesmos e a própria consciência, ao mesmo tempo em que não deixem de olhar para as “distorções do mundo contemporâneo”.
“Uma conversa face a face com Cristo, feita de reflexões, interrogações, introspecções, confissões, invocações. Uma longa oração íntima que, neste Ano da Oração, prelúdio do Jubileu, deixa o coração humano falar”, descreve o Vaticano.
Lava-pés
Durante as celebrações da Quinta-Feira Santa (28/3), o papa Francisco lavou os pés de 12 detentas de uma penitenciária feminina de Roma, na Itália. A cerimônia é tradicional católica e retoma o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés dos discípulos na Ceia do Senhor.
Ao longo da homilia, o pontífice falou sobre a importância do perdão. “Mas Jesus perdoa tudo. Jesus perdoa sempre. Só pede que nós peçamos o perdão”, disse.
Essa publicação é um oferecimento
Parlamento da Tailândia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo
27/03/2024
Foto: Reprodução
O parlamento da Tailândia aprovou por ampla maioria um projeto de lei de igualdade de casamento nesta quarta-feira (27), um passo histórico que move um dos países mais liberais da Ásia mais perto de se tornar o terceiro do continente a legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo.
O projeto teve o apoio de todos os principais partidos da Tailândia e foi mais de uma década em desenvolvimento. Ainda requer aprovação do Senado e aprovação do Rei antes de se tornar lei para entrar em vigor 120 dias depois.
A legislação foi aprovada por 400 dos 415 parlamentares presentes, com apenas 10 votando contra. Com isso, a Tailândia pode se juntar a Taiwan e ao Nepal em permitir uniões entre pessoas do mesmo sexo.
“Fizemos isso para todos os tailandeses para reduzir a disparidade na sociedade e começar a criar igualdade”, disse Danuphorn Punnakanta, presidente do comitê parlamentar sobre o projeto de lei, aos parlamentares antes da leitura.
“Eu quero convidar todos vocês a fazer história.”
A passagem do projeto de lei marca um passo significativo para consolidar a posição da Tailândia como um dos países mais liberais da Ásia em questões lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, com abertura e atitudes progressistas coexistindo na sociedade ao lado do tradicional, valores budistas conservadores.
A Tailândia tem sido um atrativo para casais do mesmo sexo, com uma cena social LGBT vibrante e visível para moradores e expatriados, e campanhas direcionadas para atrair viajantes LGBT.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
País mais feliz do mundo, Finlândia tem dificuldade para combater violência doméstica
25/03/2024
Foto: Divulgação
Ele recebeu o título de país mais feliz do mundo pela sétima vez consecutiva pelo ranking de felicidade da ONU, WHR (World Happiness Report), na semana passada. Antes, em 2023, foi eleito o terceiro país com a maior equidade de gênero pelo Fórum Econômico Mundial.
Ainda assim, a Finlândia enfrenta grandes desafios para combater a violência doméstica, que mantém números considerados altos mesmo diante de crescente investimento em políticas públicas para diminui-los.
Dados mais recentes do governo finlandês mostram que a violência doméstica cresceu 21% entre 2021 e 2022. Além disso, o país não conseguiu avançar na luta contra o crime ao longo de dez anos. Se em 2012, foram contabilizadas 11,4 mil vítimas dele, entre crianças e adultos, em 2022 a cifra cresceu para cerca de 11,8 mil.
Folha de S. Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Daniel Alves paga fiança de 1 milhão de euros e já pode deixar a prisão em Barcelona
25/03/2024
Reprodução
O jogador brasileiro Daniel Alves, condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma mulher, pagou nesta segunda-feira (25) a fiança de 1 milhão de euros (R$ 5.5 milhões) imposta pela Justiça espanhola, e já pode deixar a prisão em liberdade provisória. A informação é do jornal El País.
Daniel, que está preso há um ano e dois meses na região metropolitana de Barcelona, deve deixar a prisão nas próximas horas. Ainda não se sabe de onde veio o dinheiro para o pagamento da fiança, se é do próprio ex-atleta ou se alguém o ajudou, já que ele está com seus bens bloqueados. O pai de Neymar informou na semana passada que não iria pagar a fiança do ex-jogador. A família do craque brasileiro deu dinheiro há alguns meses para Daniel pagar uma multa para redução de sua pena.
Preso desde 20 de janeiro de 2023 pelo estupro de uma mulher de 23 anos na boate Sutton, no fim de 2022, o ex-jogador terá de entregar à Justiça seus dois passaportes — espanhol e brasileiro — e não pode deixar a Espanha. Além disso, ele também terá de comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona.
Daniel está impedido de chegar a menos de 1 quilômetro da casa ou de qualquer lugar frequentado pela vítima e está proibido de entrar em contato com ela.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Sobe para 93 o número de mortos em ataque terrorista a casa de shows na Rússia
23/03/2024
Foto: REUTERS/Maxim Shemetov
Subiu para 93 o número de mortos em um ataque contra um famoso complexo de concertos perto de Moscou nesta sexta-feira (22), segundo o Comitê de Investigação da Rússia. Outras 100 pessoas ficaram feridas depois que atiradores invadiram o edifício com armas e granadas.
Segundo a agência estatal RIA, citando o ministério regional da saúde neste sábado (23), três crianças estão entre os mortos no ataque.
O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque em um breve comunicado publicado no perfil de notícias do grupo, a Amaq, no Telegram na sexta-feira. O grupo não forneceu evidências para apoiar a afirmação.
Imagens de vídeo do local do ataque, a sala de concertos Crocus City Hall, mostram o vasto complexo, que abriga a área musical e um shopping center, em chamas e com fumaça subindo no ar.
A agência RIA Novosti informou que os indivíduos armados “abriram fogo com armas automáticas” e “lançaram uma granada ou uma bomba incendiária, que iniciou um incêndio”. Eles então “supostamente fugiram em um carro Renault branco”, disse a agência de notícias.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento