Política
Brasil Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira (11)
11/10/2024
Foto: Agência Brasil
As emissoras de rádio e televisão de 52 cidades onde haverá segundo turno, no dia 27 de outubro, recomeçaram nesta sexta-feira (11) a divulgação da propaganda eleitoral.
Até 25 de outubro, serão 20 minutos diários de exibição em rede para os candidatos a prefeito, divididos em dois blocos de 10 minutos no rádio e na TV.
No rádio, será das 7h às 7h10; e das 12h às 12h10. Já na TV, a divulgação será no início da tarde, das 13h às 13h10, e à noite, das 20h30 às 20h40.
Além disso, serão destinados 25 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite.
O tempo de propaganda em rede e por inserções está dividido de forma igual entre partidos, federações ou coligações dos candidatos. Começa pela candidatura com maior votação no primeiro turno, com a alternância da ordem a cada programa em bloco ou veiculação de inserção.
Mas diversas atividades de propaganda já puderam ser retomadas 24 horas após o encerramento do primeiro turno, como a campanha nas ruas com alto-falantes, comício e propaganda eleitoral na internet, além de divulgação paga na imprensa escrita.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Nem o próprio voto: pelo menos 22 candidatos zeraram nas urnas nas Eleições 2024 no RN
10/10/2024
Foto: Reprodução
Pelo menos 22 candidatos a vereador não tiveram sequer o próprio voto no último domingo (6), no Rio Grande do Norte, segundo levantamento do portal g1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral.
Ainda assim, sete deles se tornaram suplentes de seus partidos e federações e podem assumir o cargo de vereador caso o titular eleito precise se afastar da função.
É o caso do candidato Edivan Mendes Fernandes, mais conhecido como Vanvan da Chapada (PSD), do município de Apodi, na região Oeste, que concorria pela quarta vez consecutiva a um mandato de vereador do município.
Moradores do município ressaltaram que o candidato chegou a ter vários votos em outras ocasiões. O resultado de 2024, no entanto, teria sido afetado por um erro na campanha.
O número do candidato registrado no TRE era o 55.999. Na propaganda eleitoral, Vanvan anunciou o número 55.888.
O g1 procurou o candidato, mas não teve as ligações atendidas até a última atualização desta reportagem.
Segundo o TRE-RN, a Resolução TSE 23.677 aponta que, “na definição de suplentes, não há exigência de votação nominal mínima
Candidatos com zero votos
- Apodi – Vavan da Chapada (PSD) – suplente
- Bom Jesus – Domingos do Pastel
- Bom Jesus – Larissa (PP) – suplente
- Caiçara do Norte – Gricerio Martins (PSDB) – suplente
- Canguaretama – Thal (PRTB)
- Extremoz – Emanuel Sales (PT)
- Grossos – Pablo Show (Pode)
- Ipanguaçu – Timtim Pedreiro (Novo)
- Lagoa Salgada – Neto de Bibi (PT)
- Mossoró – Dr. Damásio Leite (PSD) – suplente
- Nísia Floresta – Netinho Emiliano (Avante) – suplente
- Parazinho – Garrote (PP)
- Parnamirim – Irmão Alex (Republicanos) – suplente
- Passagem – Raimundão (MDB) – suplente
- Porto do Mangue – Berg do Assentamento (PSDB)
- Rio do Fogo – Eleiane Dantas (PL)
- Rio do Fogo – Naza Júnior (PSDB)
- São Gonçalo do Amarante – Felipão (Solidariedade)
- São Gonçalo do Amarante – Cilene Barros (Rede)
- São Gonçalo do Amarante – Natasha Costa (Rede)
- Touros – Rose do Vila Império (Cidadania)
- Várzea – Socorro Alexandria (Pode)
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Candidatos a vereador na cidade de Pendências recebem o mesmo número de votos e eleito é definido pela idade
09/10/2024
Foto: TSE/divulgação
Um caso inusitado ocorreu nas eleições municipais deste ano em Pendências, cidade na região do Vale do Açu. A última das 11 vagas para vereadores ficou para um representante do partido PSB, pela média, e foi definida pela idade, já que os dois candidatos em disputa receberam a mesma quantidade de votos. Luiz do Porto, 56 anos, se elegeu, e Welinton Jacaré, 45 anos, ficou na primeira suplência.
Os dois receberam exatos 241 votos. De acordo com o artigo 110 do Código Eleitoral, o critério a ser utilizado nos casos de empate é a idade, com o candidato mais velho recebendo prioridade. Por isso, Luiz do Porto levou vantagem contra o correligionário.
Apesar de não ficar com a vaga, Welinton Jacaré agradeceu à votação dos eleitores em Pendências. “Passando aqui para agradecer de coração a todos aqueles que depositaram esse voto de confiança em mim”, disse ele em publicação nas redes sociais.
Já Luiz do Porto se soma a Paulo Barreto, Adailton, Marones e Joseny Oliveira, todos do PSB, como a maior bancada da Câmara Municipal ao lado da quantidade de vereadores do MDB, que também teve cinco eleitos (Xandal, Fernando Júnior, Tamara Galvão, Nanan Olegário e João Zuza). Welliedna Enfermeira, do PV, foi a outra vereadora eleita.
Embora improvável, empates para definir eleição já foram registrados. Em 2020, por exemplo, na cidade de Caraúbas, no interior da Paraíba, o prefeito Silvano Dudu (União Brasil), 52 anos, conquistou a reeleição justamente pelo critério de idade. Com 100% das urnas apuradas, Dudu e seu adversário, Nerivan (MDB), 34 anos, registraram exatamente 1.761 votos cada um, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Vereador morre horas antes de saber que foi reeleito
08/10/2024
Em um evento eleitoral marcado pela emoção, o vereador Geraldo Corado, popularmente conhecido como “Caceteiro”, partiu de forma inesperada, deixando a pequena cidade de Sebastião Barros, no Sul do Piauí, em luto. A tragédia ocorreu no último domingo, dia 6 de outubro, quando Corado, reeleito como o segundo vereador mais votado da cidade, sofreu um infarto minutos antes de saber dos resultados oficiais.
Geraldo, que recebeu 289 votos, apenas quatro a menos do que o candidato mais votado, retornava de Corrente quando a fatalidade aconteceu, ele sofreu um infarto. Sua morte repentina desencadeou uma onda de comoção entre os moradores e colegas. Já na manhã da segunda-feira, dia 7, a cidade se despedia de seu representante com um sepultamento marcado por homenagens e lágrimas.
A trajetória de Geraldo Corado é digna de nota. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele era conhecido não apenas por seu apelido curioso, mas também pelo empenho em causas sociais e educacionais. Seu compromisso com a comunidade de Sebastião Barros marcou seu mandato na Câmara Municipal, da qual já presidira entre 2021 e 2022. Além de seu papel como vereador, Corado foi um dedicado professor, sempre focando na melhoria da qualidade de vida local.
Como a Comunidade Reagiu à Perda do Vereador?
O falecimento inesperado de Geraldo gerou uma série de homenagens e manifestações de pesar. Em nota, a Câmara Municipal destacou a importância do trabalho desenvolvido por Corado, exaltando seu legado. “Geraldo foi um dedicado professor e vereador em mandato… Sua contribuição será sempre lembrada”, expressou a nota.
Ramiro Lobato, colega de partido e candidato a prefeito, também destacou a importância de Geraldo para o MDB local. “Obrigado por toda a ajuda e pelos ensinamentos ao longo desta campanha. Você foi um vencedor e será sempre lembrado”, escreveu Lobato, que também foi afetado pela derrota nas eleições.
Apesar de sua carreira política ter sido abruptamente interrompida, o legado de Geraldo permanece forte. Sua dedicação e compromisso são frequentemente citados como inspiração. A lembrança de seu trabalho coordenando campanhas e sua liderança na Câmara em 2021/2022 são partes do legado construído ao longo dos anos.
Terra Brasil Notícias
Essa publicação é um oferecimento
Prefeita de Jandaíra elege sucessor e se consolida como liderança do Mato Grande
07/10/2024
A coligação Jandaíra da Esperança elegeu, neste domingo (06), Reginaldo Vitorino (PT) e Roberto de Udo (MDB) para prefeito e vice da cidade. A vitória foi de 49,42% contra 33,11% de Ricardo Paulino, segundo colocado, e 17,47% de Stênio, que ficou em terceiro.
A eleição de Reginaldo teve apoio da atual prefeita, Marina Marinho (PT), que finaliza o mandato de 8 anos em dezembro. Com aprovação de mais de 90%, a gestora é responsável pela construção de novas estradas, escola e reforma do hospital da cidade.
A coligação também elegeu os vereadores Anderson Aguiar (PT), Ivanaldo Alexandre (PT), Dedé da Oficina (PT), Matias Filho (PT) e Juninho (MDB), formando maioria na Câmara Municipal de Jandaíra. Ficaram na suplência os vereadora Alessandra Pia (PT) e Raimundo Farias (MDB).
Essa publicação é um oferecimento
Antonimar Amorim é eleito prefeito de Olho D’Água do Borges com diferença de apenas um voto
07/10/2024
Na cidade de Olho D’Água do Borges, no Rio Grande do Norte, a eleição para prefeito foi marcada por uma disputa acirrada, resultando na vitória de Antonimar Amorim, do União Brasil, por uma diferença mínima de apenas um voto. Ele recebeu 2.178 votos, superando a candidata Laize Sales, do PP, que obteve 2.177 votos.
A contagem dos votos foi encerrada por volta das 18h15, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 50,01% dos votos válidos, Antonimar, de 76 anos, já havia sido vice-prefeito na gestão anterior. Sua vice-prefeita eleita é Marceli Fernandes, do Podemos.
A eleição em Olho D’Água do Borges destaca-se por sua singularidade, uma vez que o município possui cerca de 4.800 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e uma população estimada de 3.900 pessoas, conforme o Censo do IBGE de 2022. Essa eleição se torna um marco inédito no estado, evidenciando a importância do voto e a participação da comunidade em um pleito tão próximo.
Essa publicação é um oferecimento
Caiçara do Norte: Com 57,43% Pilola é reeleito
07/10/2024
O candidato Pilola (45) foi reeleito prefeito de Caiçara do Norte com 2.830 votos contra 2.099 votos de Allan Cruz (10) uma maioria prol Pilola de 731 votos, conforme dados oficiais da Justiça Eleitoral.
Essa publicação é um oferecimento
Thabatta Pimenta é eleita a primeira vereadora trans de Natal
07/10/2024
Foto: Reprodução
Com 7.085 votos, Thabatta Pimenta (PSOL) foi eleita a primeira vereadora trans da história de Natal. A candidata do PSOL figurou entre as seis mais votadas para a Câmara Municipal de Natal, atrás somente de Robson Carvalho (União Brasil), Eriko Jácome (PP), Daniel Valença (PT), Irapoã (Republicanos) e Daniel Rendall (Republicanos).
Thabatta disputou as eleições pela primeira vez ao cargo de vereadora no município de Carnaúba dos Dantas, filiada ao Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB), obteve 320 votos, mas não foi eleita. Em 2020, com 5,38% dos votos, na disputa do pleito pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) foi eleita vereadora em Carnaúba dos Dantas. Com o resultado, Thabatta se tornou a primeira vereadora trans do Rio Grande do Norte.
Já em 2022, Thabatta disputou as eleições estaduais como candidata a deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na época vereadora em Carnaúba dos Dantas, conquistou 2,17% dos votos (40.533) mas não terminou eleita.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa 89FM/Data Census para Vereador em João Câmara
05/10/2024
A pesquisa eleitoral RN-06080/2024, registrada no dia 29 de setembro de 2024, refere-se às eleições municipais de João Câmara, RN, para o cargo de prefeito.
A pesquisa foi realizada dia 02 de setembro pela empresa Data Census LTDA, e entrevistou 400 eleitores.
A responsável estatística é Dra. Kalline Fabiana Silveira Marinho (registro CONRE: 9620). .
A pesquisa foi contratada pela Fundação Maria Targino Pontes de Araújo, com divulgação prevista para o dia 5 de outubro de 2024.
SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE ESTAVAM ELEITOS:
- Bia de Titinho5,25%
- Fernando Guilherme 5,25%
- Rosiane Soares 5,00%
- Jeska Fernandes 4,50%
- Prof.(o) Silvano 4,00%
- Armistrong 3,75%
- Daniel enfermeiro 3,75%
- Flávio Sami 3,50%
- Ademir da saúde 3,25%
- Prof.(a) kelly Cristine 3,25%
- Gilberto Honorato 3,00%
- Irani Antunes 3,00%
- Rubinho Vicente 3,00%
Essa publicação é um oferecimento
Reginaldo e Roberto confirmam preferência e lotam ruas de Jandaíra na Vigília da Esperança
04/10/2024
As ruas de Jandaíra confirmaram o que as pesquisas já mostravam: o povo já decidiu que Reginaldo e Roberto vão dar continuidade ao trabalho realizado por Marina durante oito anos na Prefeitura. Na Vigília da Esperança que aconteceu na noite desta quinta-feira (3), a multidão tomou conta e pintou a cidade de vermelho e verde.
"Durante 40 dias, andamos nos quatro cantos de Jandaíra apresentando nossas ideias e projetos e mostrando que somos uma continuação do seu trabalho, Marina, um trabalho aprovado pelo povo", disse Roberto. O candidato a vice da coligação Jandaíra da Esperança (PT e MDB) ainda lembrou da importância de votarem nos candidatos a vereadores do grupo.
Segundo Reginaldo, durante a campanha foi possível ver a reconstrução do município realizada nos últimos oitos anos. "Marina, vocês nos credenciou a estar aqui pelo trabalho que você fez e pelas políticas públicas que implementou. Você reconstruiu essa cidade, concluiu obras inacabadas e não vai deixar nenhum dia de atraso nos salários. Vamos continuar esse trabalho, essa política nova em que todos têm o seu espaço", disse.
Para concluir, Marina destacou o preconceito e ódio que sofreu por ser uma mulher jovem e que, apesar do machismo, conseguiu provar sua capacidade de gerir o município. "Jandaíra vem passando por um momento de luta contra o acordão e o retrocesso. Nós enfrentamos muitos desafios em 2017 quando assumi essa gestão. Aqui em Jandaíra não se cria mais coronel e dono de prefeitura porque nós somos livres", disse a prefeita.
Ela ainda citou obras que mudaram a cidade para a melhor, como as ruas asfaltadas, o CRAS em funcionamento, a conclusão das obras da creche que ficou abandonada por 16 anos, a pista de skate e a estrada de Tubibal, em fase de conclusão. "Eu não tenho dúvida que no dia 6 de outubro será Reginaldo e Roberto e que teremos maioria na Câmara", concluiu.
Essa publicação é um oferecimento
BOMBA: Operação da Polícia Federal por compra de votos mira prefeita de Maxaranguape e apreende documentos em depósito de construção
01/10/2024
Foto: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou uma operação em um depósito de material de construção, o DSL – Depósito São Luiz, em Ceará-Mirim/RN, com o objetivo de apreender notas fiscais, recibos, documentos, celulares e outros equipamentos que possam fornecer provas contra a prefeita de Maxaranguape, Maria Erenir Freitas de Lima (Professora Nira), e outras pessoas citadas na investigação.
Entre os alvos estão Edmilson de Oliveira Lima, Evânio Pedro do Nascimento, Ronialdo Câmara da Silva (Roni). A ação faz parte de uma investigação sobre abuso de poder e possíveis irregularidades envolvendo os citados.
Blog do Dina
Essa publicação é um oferecimento
MP obtém condenação de réus por desvio de recursos públicos em contrato de Câmara Municipal de Santana do Matos
01/10/2024
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação do ex-presidente da Câmara Municipal de Santana do Matos e de mais três réus, sendo um empresário, uma empresa e um ex-servidor público. A sentença judicial estipulou ressarcimento do dano, pagamento de multa civil, proibição de contratar com o poder público e suspensão dos direitos políticos.
A investigação realizada pelo MPRN apontou que a contratação W J Assunção Informática & Assessoria para a prestação de serviços de assessoria e consultoria, totalizou um pagamento de R$ 42.000,00.
Erinaldo Florêncio Xavier da Costa, enquanto ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal, ordenou pagamentos à W J Assessoria, com a intenção de que parte desses valores retornassem a ele próprio. O MPRN comprovou na ação civil pública que, por meio de contas bancárias da empresa, Erinaldo e seus associados teriam desviado recursos públicos, configurando uma série de irregularidades que resultaram em enriquecimento ilícito e danos ao erário.
A ação destacou ainda que essas manobras não apenas infringiram a Lei de Improbidade Administrativa, mas também violaram princípios fundamentais da administração pública.
Condenações
Erinaldo Florêncio Xavier da Costa foi sentenciado ao ressarcimento ao erário equivalente ao valor do dano, consistente na quantia de R$ 3.100,00, acrescido de atualização monetária e de juros de mora de 1% ao mês, contados a partir do dano ao erário, a ser apurado em sede de cumprimento de sentença. Ele também terá que efetuar um pagamento de multa civil, em favor da municipalidade, e teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.
Emerson Gabriel da Cunha Macedo, foi sentenciado ao pagamento de multa civil, equivalente ao valor do dano para qual concorreu, R$ 1.800,00, à suspensão dos direitos políticos por oito anos e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, por oito anos.
Wilk Jackson Assunção foi condenado ao pagamento de multa civil, em favor da municipalidade, equivalente ao valor do dano para qual concorreu, R$ 1.300,00, à suspensão dos direitos políticos por oito anos e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, por oito anos.
E empresa W J Assunção Informática e Assessoria – ME, por sua vez, está proibida de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de oito anos.
Essa publicação é um oferecimento
TRE-RN Mantém por Unanimidade Registro de Candidatura de Hélio de Mundinho à Prefeitura de Guamaré
01/10/2024
Em uma decisão unânime, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) julgaram o recurso referente ao registro de candidatura de Hélio Willamy Miranda da Fonseca, popularmente conhecido como Hélio de Mundinho, para o cargo de Prefeito do Município de Guamaré. A Corte manteve a decisão em primeira instância, que já havia deferido o registro, confirmando a elegibilidade do candidato.
A Juíza Eleitoral Andrea Cabral Antas Câmara já havia declarado improcedentes as impugnações apresentadas pelo Partido Progressistas e pela Coligação Juntos por Guamaré (Podemos/Republicanos), que questionavam a candidatura com base em alegações de inelegibilidade por suposta continuidade de mandato do mesmo grupo familiar à frente da Prefeitura. O TRE-RN, ao analisar os argumentos, reconheceu que não houve sucessão de mandato, uma vez que Hélio de Mundinho não exerceu efetivamente o cargo de Prefeito no quadriênio 2021-2024, não tendo sido diplomado ou tomado posse.
A decisão também ressaltou que a passagem do irmão de Hélio, Eudes Miranda da Fonseca, pela Prefeitura em 2021 foi considerada uma mera substituição legal e provisória, não configurando uma sucessão que pudesse ensejar a inelegibilidade.
Hélio de Mundinho expressou sua gratidão pela decisão e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Guamaré: “Tentaram me impugnar uma, duas vezes. Mas eu confio minha vida àquele que é o maior advogado. Deus não dorme e eles se quiserem vencer as eleições, conquistem nas urnas. Ou estão com medo? Eu estou confiante de que, com a graça de Deus, iremos continuar o nosso trabalho pelo desenvolvimento do nosso município. Será como sempre foi: Deus, Hélio e o povo”, declarou.
A defesa do candidato foi patrocinada pelo escritório DMD Advogados.
Essa publicação é um oferecimento
‘Tenho experiência em colocar Natal em ordem’, afirma Carlos Eduardo durante caravana pela Zona Oeste
01/10/2024
Durante uma caravana pela Zona Oeste, nesta segunda-feira (30), o candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo, relembrou o caos encontrado em sua última gestão, após assumir a prefeitura de Micarla de Sousa e Paulinho Freire. “Quando assumi a prefeitura, encontrei uma cidade destruída, com lixo por toda parte, escolas e postos de saúde fechados, salários atrasados. Natal estava de cabeça para baixo”, destacou.
Carlos Eduardo lembrou que, à época, pediu 200 dias para colocar a cidade em ordem, mas conseguiu reverter o cenário de desorganização em apenas 100 dias. “Eu tinha a experiência necessária e, em pouco tempo, fiz Natal voltar a andar”, afirmou.
O ex-prefeito ressaltou que a situação atual da cidade, com buracos nas ruas e uma paralisação das políticas sociais, reforça ainda mais a importância de ter alguém com sua experiência à frente da gestão. “A cidade parou no tempo, está cheia de problemas. E neste momento, nada é mais importante do que ter experiência para resolver,” concluiu.
Carlos Eduardo segue intensificando sua agenda, com caminhadas, carreatas e encontros com moradores e lideranças em diversas regiões da capital potiguar, apresentando suas propostas para um novo ciclo de avanços e desenvolvimento.
Essa publicação é um oferecimento
Candidato a prefeito de Caiçara do Rio do Vento (RN) sofre atentado em casa
01/10/2024
A casa de Lenilson do Posto, candidato a prefeito de Caiçara do Rio do Vento, foi alvo de um atentado com disparos de arma de fogo, nessa segunda-feira (30). Pelo menos seis marcas de tiros foram encontradas no muro do imóvel.
A Polícia Militar foi acionada para investigar o ocorrido. De acordo com relatos, os suspeitos fugiram em um veículo branco, mas o modelo do carro não foi identificado, e até o momento, nenhum suspeito foi localizado.
Cerca de 20 pessoas estavam no local com o candidato no momento do ataque. A esposa de Lenilson passou mal durante o incidente e precisou de cuidados.
Portal 96 FM
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa Quaest mostra Nunes, Boulos e Marçal empatados em 1º
30/09/2024
Foto: Reprodução/TV Record
A menos de uma semana da eleição, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) e o influencer Pablo Marçal (PRTB) se mantêm tecnicamente empatados na liderança da pesquisa Quaest para a Prefeitura da capital paulista, divulgada nesta segunda-feira (30/9).
Nunes aparece com 24%, oscilando um ponto para baixo em relação à pesquisa da semana passada. Já Boulos apresenta os mesmos 23%. Marçal, por sua vez, tem 21%, tendo oscilado um ponto para cima. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Tabata Amaral (PSB) oscilou dois pontos para cima e apresenta 10%, enquanto Datena manteve os mesmos 6% do levantamento anterior.
Confira a pesquisa Quaest completa:
Ricardo Nunes (MDB): 24%
Guilherme Boulos (PSol): 23%
Pablo Marçal (PRTB): 21%
Tabata Amaral (PSB): 10%
José Luiz Datena (PSDB): 6%
Marina Helena (Novo): 2%
Bebeto Haddad (DC): 0%
João Pimenta (PCO): 0%
Ricardo Senese (UP): 0%
Altino Prazeres (PSTU): 0%
Não sabem/não responderam: 6%
Branco/nulo: 8%
Boulos lidera a pesquisa espontânea, na qual nenhum candidato é apresentado de forma prévia aos entrevistados, com 17%, seguido de Marçal e Nunes, ambos com 14%. Tabata, por sua vez, apresenta 4% e Datena, 1%. Do total de eleitores, 45% se disseram indecisos.
Datena é o candidato mais rejeitado, com 68%, seguido de Marçal (52%), Boulos (49%), Nunes (38%) e Tabata (37%).
Ainda segundo a pesquisa, os eleitores de Boulos são os mais convictos de seus respectivos votos: 78% disseram ter certeza de que votarão no psolista. Já Marçal teve 71% do seu eleitorado decidido sobre o voto no influenciador e o prefeito conta com 65% dos eleitores já decididos.
A Quaest entrevistou 1.800 eleitores presencialmente entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-01233/2024.
Segundo turno
Nunes venceria tanto Boulos quanto Marçal caso avançasse ao segundo turno contra qualquer um dos dois, segundo o levantamento. O instituto também mostra que o influenciador sairia derrotado pelo deputado caso o confronto direto seja entre eles.
Nunes (49%) x Boulos (33%)
Nunes (53%) x Marçal (25%)
Boulos (41%) x Marçal (36%)
Essa publicação é um oferecimento
BOMBA: Suposto uso da máquina pública nas eleições de Jardim de Angicos pode gerar cassação de registro de candidatura do prefeito
29/09/2024
A política de Jardim de Angicos pode sofrer uma grande reviravolta depois que a coligação Por Amor a Jardim de Angicos ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o prefeito daquela cidade e candidato à reeleição.
A ação é robusta e traz várias provas de uso da máquina pública para beneficiar a candidatura do atual prefeito, o que é considerado crime eleitoral.
Com isso, a disputa política naquela cidade tem um novo cenário e mudou completamente na reta final das eleições de Jardim de Angicos.
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa DATACENSUS/ ANNARUTHDANTAS em São Gonçalo do Amarante: Jaime Calado soma 55,77% e Eraldo 31,35%
29/09/2024
Faltando sete dias paras as eleições, a nova pesquisa DATACENSUS/ANNARUTHDANTAS para São Gonçalo do Amarante mostra o cenário para o processo eleitoral. Na pesquisa estimulada Jaime Calado soma 55,77% e Eraldo 31,35%. Gabi Trajano aparece com 3,08%. Não sabe somam 8,07% e nenhum 1,73%.
Na pesquisa espontânea Jaime Calado está com 53,46% e Eraldo com 29,62%. Gabi Trajano soma 2,12% e outros 13,26% dos entrevistados afirmaram não saber. 1,54% disseram nenhum.
A pesquisa Datacensus está registrada na Justiça Eleitoral com o número RN 1180/2024. Foram entrevistadas 520 pessoas, nos dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro é de 4,3% para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.
Fonte: Site Anna Ruth Dantas
Essa publicação é um oferecimento
Parazinho: Evento da Candidata da Oposição Fracassa
28/09/2024
O evento realizado pela candidata da oposição foi um dos últimos esforços para tentar chamar a atenção do eleitorado indeciso. Com essa atividade, contabiliza-se o terceiro fracasso da oposição, que vem declinando e perdendo força junto ao eleitorado.
Circulam nas redes sociais e em grupos de Parazinho diversas imagens e vídeos que comprovam o declínio geral do evento em Pereiros e a falta de apoio dos eleitores.
Essa publicação é um oferecimento
Governo deve proibir cartão do Bolsa Família para bets após pedido de urgência de Lula
27/09/2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Lula (PT) demonstrou indignação a auxiliares em Nova York ao se deparar com a notícia do impacto das bets nas contas da população mais pobres e alta de endividamento. Ele já cobrou de seu governo a edição, com urgência, de medidas para reverter esse cenário.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse à Folha que Lula pediu “urgentes providências” sobre o tema. A pasta é responsável pelo programa.
“O presidente defende que Bolsa Família é para alimentação e necessidades básicas de cada família beneficiária. Pediu urgentes providências”, disse Dias. O cartão do Bolsa Família, que pode ser usado para compras no débito e outras movimentações, como saque do benefício, deve ser vetado para bets.
“A regulamentação das bets, coordenada pelo Ministério da Fazenda e Casa Civil, deve conter regra com limite zero para o cartão de benefícios sociais para jogos e controle com base no CPF de quem joga.”
Folha de S. Paulo
Essa publicação é um oferecimento